Avaliação heurística

10

Click here to load reader

description

Avaliação heurística do Spotify para a disciplina Ergonomia e Usabilidade para o curso de pós-graduação em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens.

Transcript of Avaliação heurística

Page 1: Avaliação heurística

Avaliação Heurística:

Spotify

Aline Bertoldi – A10 – Ergonomia e Usabilidade – Instituto Faber-Ludens

Page 2: Avaliação heurística

Problema 1: Propagandas mudam de posição na interface conforme o uso.Consequência: O usuário pode ficar confuso e ser induzido à erros, podendo abri-los por engano, interferindo na realização da tarefa.Criticidade: médiaRecomendações: padronizar o formato e a localização dos banners.

Page 3: Avaliação heurística

Problema 2: Ajuda é fora do programa.Consequência: As informações de ajuda ficam fora do programa, levando o usuário a encontrar informações irrelevantes durante o caminho, levando à perda de foco na realização da tarefa.Criticidade: baixaRecomendações: Integrar a ajuda ao software e disponibilizar um atalho na seção “MAIN”.

Page 4: Avaliação heurística

Problema 3: Organização da biblioteca do usuário é confusa.Consequência: O acesso à própria biblioteca de músicas não é completo, pois nem sempre as ações que ele pode desempenhar são visíveis, não há diferenciação das músicas que ele possui no computador ou adicionou a uma playlit. Algumas funcionalidades só são mostradas quando o usuário clica com o botão direito em determinada música.Criticidade: altaRecomendações: Tornar mais simples ao usuário organizar a própria biblioteca através do Spotify, sem precisar do auxilio de outros players.

Page 5: Avaliação heurística

Problema 4: Mensagens de erro têm pouco destaque.Consequência: O usuário pode dar pouca importância a elas ou ignorá-las.Criticidade: médiaRecomendações: Mensagens de erros mais visíveis e bem destacadas.

Page 6: Avaliação heurística

Problema 5: Layouts diferentes para ouvir músicas para a mesma ação.Consequência: A consistência de padrões não é forte o suficiente para que o usuário realize a tarefa rapidamente, já que o layout muda conforme o modo como o usuário escolhe ouvir músicas, pois o layout é diferente para rádios, biblioteca, página de artistas e músicas marcadas com estrela. Criticidade: altaRecomendações: Manter um padrão para que a experiência do usuário seja fluida, não exigindo que ele se adapte a cada novo local.

Page 7: Avaliação heurística

Problema 6: Algumas funcionalidades são escondidas e não apresentam atalhos.Consequência: O usuário não lembrará da funcionalidade e terá pouco ou nenhum interesse por ela. Embora algumas funções têm atalho por comando de teclado, o usuário pode ser induzido ao erro, pois o comando escolhido representa funções diferentes em outros programas.Criticidade: médiaRecomendações: Avisar o usuário sobre a existência daquela função e agrupá-la às funções relacionadas.

Page 8: Avaliação heurística

Problema 7: A função “sair do programa” é diferente do que o usuário espera.Consequência: Devido aos conceitos utilizados, o usuário clicará no X para fechar o programa, porém, essa ação apenas minimiza o Spotify, enquanto a música continua tocando. Para fechar definitivamente o programa, o usuário precisa fazer um caminho um pouco mais longo.Criticidade: altaRecomendações: Adaptar a função sair de acordo com o sistema conhecido pelo usuário.

Page 9: Avaliação heurística

Problema 8: Funcionalidades estendidas através de aplicativos.Consequência: O usuário pode se confundir com as funções oferecidas pelos aplicativos, além de precisar escolher e adicionar os que ele tem preferência individualmente. Cada aplicativo apresenta interfaces ligeiramente diferentes das que o usuário se acostumou.Criticidade: médiaRecomendações: Padronizar as interfaces e oferecer ao usuário uma lista com melhores descrições dos aplicativos, além da opção desabilitar um aplicativo diretamente nessa lista.

Page 10: Avaliação heurística

Problema 9: Funções reduzidas no modo off-line.Consequência: O usuário tem limitadas as ações durante a realização da tarefa em modo off-line, como funciona por streaming, as músicas do banco de dados não estão disponíveis.Criticidade: baixaRecomendações: oferecer a opção para o usuário salvar as músicas favoritas em listas que possibilitem executá-las no modo off-line.