AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

14
AVALIAÇÃO INTEGRADA Aluno (a) _______________________________ RA________________________ Curso ________________________ 4º TERMO Data: _______/ ________/ ________ Disciplina Engenharia Civil 15 10 2014 QUESTÃO 1. Analise as afirmações abaixo. A respeito do reúso de água, I. O reúso da água subentende uma tecnologia desenvolvida em maior ou menor grau, dependendo dos fins a que se destina e de como ela tenha sido usada anteriormente. II. Devido à mineralização lenta da matéria orgânica contida na água de reúso, ocorre a formação de húmus, o qual pode acarretar prejuízo às propriedades físicas do solo, dificultando a retenção de água. III. O reúso indireto e não planejado da água ocorre quando essa, já utilizada uma ou mais vezes, é descarregada no meio ambiente e novamente é utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. É correto o que se afirma em A) I, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) I e III apenas. E) I, II e III. QUESTÃO 2. Considere uma função diferenciável e suponha que F(x,y,z) = 0 define implicitamente funções não nulas e diferenciáveis z = f(x,y), y= g(x,z) e x= h(y,z). Nessa situação, analise as afirmações abaixo. I. II. Se então III. = 1 É correto o que se afirma em A) II, apenas. B) III, apenas. C) I e II, apenas. D) I e III, apenas. E) I, II e III. QUESTÃO 3. Considerando-se que dois chuveiros de mesma potência, um de 127 Volts e outro de 220 Volts, foram instalados à mesma distância do QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos) e sempre são ligados e desligados simultaneamente, é INCORRETO afirmar que A) o circuito do chuveiro de 220 Volts deve ser protegido por dois disjuntores termomagnéticos unipolares, quando ligado em rede bifásica. B) os dois chuveiros consomem a mesma quantidade de energia.

Transcript of AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Page 1: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

AVALIAÇÃO INTEGRADA Aluno (a) _______________________________ RA________________________

Curso ________________________ 4º TERMO

Data: _______/ ________/ ________

Disciplina

Engenharia Civil 15 10 2014

QUESTÃO 1. Analise as afirmações abaixo. A respeito do reúso de água,

I. O reúso da água subentende uma tecnologia desenvolvida em maior ou menor grau, dependendo dos fins a que se destina e de como ela tenha sido usada anteriormente.

II. Devido à mineralização lenta da matéria orgânica contida na água de reúso, ocorre a formação de húmus, o qual pode acarretar prejuízo às propriedades físicas do solo, dificultando a retenção de água.

III. O reúso indireto e não planejado da água ocorre quando essa, já utilizada uma ou mais vezes, é descarregada no meio ambiente e novamente é utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.

É correto o que se afirma em A) I, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) I e III apenas. E) I, II e III.

QUESTÃO 2. Considere uma função diferenciável e suponha que F(x,y,z) = 0 define implicitamente funções não nulas e diferenciáveis z = f(x,y), y= g(x,z) e x= h(y,z). Nessa situação, analise as afirmações abaixo.

I.

II. Se então

III. = 1

É correto o que se afirma em

A) II, apenas. B) III, apenas. C) I e II, apenas. D) I e III, apenas. E) I, II e III.

QUESTÃO 3. Considerando-se que dois chuveiros de mesma potência, um de 127 Volts e outro de 220 Volts, foram instalados à mesma distância do QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos) e sempre são ligados e desligados simultaneamente, é INCORRETO afirmar que

A) o circuito do chuveiro de 220 Volts deve ser protegido por dois disjuntores termomagnéticos unipolares, quando ligado em rede bifásica.

B) os dois chuveiros consomem a mesma quantidade de energia.

Page 2: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

C) o valor da corrente no circuito do chuveiro de 127 Volts é maior que o valor da corrente do chuveiro de 220 Volts.

D) o chuveiro de 127 Volts deve ser protegido por um disjuntor termomagnético unipolar, quando ligado em rede monofásica.

E) o valor da corrente do chuveiro de 220 Volts é menor do que o valor da corrente do chuveiro de 127 Volts.

QUESTÃO 4. Assinale a alternativa em que a afirmativa NÃO está de acordo com as normas brasileiras relativas às instalações elétricas de baixa tensão.

A) A cor do isolamento do condutor neutro deve ser azul claro e a do condutor de proteção deve ser verde ou verde-amarelo.

B) O condutor PEN combina as funções de condutor de proteção (PE) e de condutor Neutro (N). C) Os fios ou cabos dentro de um mesmo eletroduto podem ocupar até 90% da área do eletroduto. D) Instalação de baixa tensão é aquela cuja tensão é inferior a 1000 Volts, em Corrente Alternada. E) Nunca mude a chave de temperatura do chuveiro elétrico com o corpo molhado e o chuveiro ligado.

QUESTÃO 5. A tabela abaixo representa o consumo de energia do número de famílias em região desenvolvida de classe média:

42754|

16652|

6001|

kwh em familias de

Consumon

O consumo de energia esperado para 3 famílias nas condições acima definida é de:

A) 1450 B) 2890 C) 2450 D) 2340 E) 2800.

QUESTÃO 6. Baseando-se no seguinte gráfico

Page 3: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Determinar a área A, usando o polinômio interpolador de 2° grau. A) A = 5,0 ua B) A = 4,5 ua C) A = 6,0 ua D) A = 5,5 ua E) A = 4,0 ua

QUESTÃO 7.

O IMPORTANTE NÃO É SER GRANDE, MAS SER MAIS VELOZ QUE RIVAL Entrevista com empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza ( Fontes: Folha de S.Paulo, 2013)

Presidente do Magazine Luiza afirma que atendimento é fundamental para empreendedor se destacar dos concorrentes. Em sabatina da Folha, executiva afirma que últimos meses foram positivos para as vendas do varejo. Questionada pela plateia sobre as pequenas lojas que fecham quando o Magazine Luiza chega a uma cidade, afirmou que elas têm condições de dar um atendimento melhor que as grandes redes. À colunista Maria Cristina Frias, à editora de "Mercado", Ana Estela de Sousa Pinto, e ao repórter Toni Sciarretta, Luiza fez ainda grande defesa do Minha Casa Melhor, em que o governo subsidia eletrodomésticos para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida.

EMPREENDER Eu perdi meu marido de repente, há três anos. Foi na piscina, ele estava nadando, era novo. O que nos salva é ter uma paixão muito forte. E foi a paixão pelo varejo que me salvou. O empreendedor tem de gostar do que faz.Você tem de se esforçar, 70% das pessoas que venceram vieram de família pobre. Tem gente sem energia, que anda com uma planta e a planta morre [risos], não dá. Veja, quando a pessoa não deu certo em nada na vida, vai ser vendedora [risos]. Mas eu adoro. Minhas amigas, intelectuais, nunca quiseram ser vendedoras, e eu na faculdade já queria. Isso me move. Acho também que o empreendedor é muito castigado no Brasil por não ter dado certo na primeira vez. Nos EUA, é a coisa mais comum. Erre uma, duas, três vezes, só não erre o que você já errou. [Dirige-se a um participante que encaminhou uma pergunta sobre ser empreendedor.] Você não tem nada a perder. Se tudo der errado, você voltará a ser bancário.

CLASSE C Comecei a frequentar Paraisópolis e Heliópolis. Abrimos loja, estamos procurando crescer. Aí levei os sul-coreanos da Samsung para Paraisópolis. Eles viram os moradores mostrando o quanto queriam o último Galaxy. Levei a também o pessoal da Whirlpool para mostrar que os moradores queriam geladeira "frost free", de duas portas. E a Whirlpool não pretendia investir nisso!

PEQUENOS Não é verdade que as redes matem o pequeno varejista local. Ele pode dar um ótimo atendimento, e os fornecedores valorizam o pequeno. A indústria não quer ficar na mão de dois ou três grandes. Veja os supermercados. Quando o Walmart chegou, todo mundo ficou assustado. Na minha região [interior de São Paulo], supermercados locais é que são um sucesso. A questão não é o grande comendo o pequeno, é o veloz vencendo o lento.

MINHA CASA MELHOR Fiquei oito meses indo a Brasília tratar do Minha Casa Melhor. O governo é muito aberto para a gente

Page 4: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

ajudar. Sei que vocês nem vão publicar isso, porque vocês gostam do negativo [risos]. Mas a Dilma é alguém que escuta. No Nordeste, a cada 100 clientes novos do varejo, 70 não têm histórico de crédito e não são aprovados. O governo escolheu vários produtos para a casa, e até R$ 5.000 a pessoa vai pagar em 48 meses, a 5% ao ano. Hoje, o programa representa 7% ou 8% da nossa venda. Mas vai subir. A Caixa já deu R$ 1 bilhão ao programa.

OTIMISMO Só 7% dos brasileiros têm TV de tela plana. Outro dia vendemos 8.000 jogos de panela num dia só. O brasileiro quer as coisas, há potencial. Os últimos meses foram uma boa surpresa para o varejo. Até julho, era muita luta para chegar na meta de vendas. Agora melhorou. Como o varejo é o primeiro que sofre e o primeiro que reage, é algo muito bom. Sobre a entrevista da Presidente do Magazine Luiza é possível afirmarmos:

I. O programa federal que auxilia a indústria de móveis está fadado a não dar certo, uma vez que o Subsídio da Caixa Federal ser canalizado prioritariamente para o setor da própria construção civil, o que por sua vez justifica o boom do setor nos últimos 5 anos;

II. O argumento sobre a força do Magazine Luíza sobre as pequenas lojas anteriormente existentes é refutado pela autora da entrevista, uma vez que na opinião dela, os pequenos tem vantagens que as grandes não tem como concorrer; e ela aposta em uma diferenciação, o que pressupõe uma perfil de empreendedorismo por parte dos pequenos; enfim, aqueles que não são competitivos, automaticamente perdem espaço, e podem inclusive fechar;

III. Sobre a frase “a questão não é o grande comendo o pequeno, é o veloz vencendo o lento”, a entrevistada está automaticamente apostando no perfil empreendedor dos pequenos; todos tem a mesma oportunidade, mas há de se concordar de que os grandes já trazem uma cultura diferenciada, concorrencial mesmo, com muito treinamento, muito estudo; e neste sentido são os grandes mesmos que se beneficiarão.

IV. Pode se dizer que o Magazine Luíza obteve uma expansão admirável com a ascensão da classe C no Brasil. E esta ascensão foi possibilitada pelas políticas sociais do governo de FHC, que iniciaram ainda em 2004, seja pelo programa do Bolsa Família que redirecionou para as camadas mais baixas nada menos do que 24 bilhões de reais, como os sucessivos aumentos acima da inflação

do salário mínimo. V. Se, só 7% dos brasileiros têm TV de tela plana, Dilma parece ser uma pessoa que ouve as boas

iniciativas dos empresários, os programas Minha Casa Melhor e Minha Casa, Minha Vida continuam de portas abertas, e a Caixa federal se abre mais e mais para o beneficiamento de programas de cunho popular, há motivos para ser otimista, segundo a entrevistada do Magazine Luíza.

A partir das afirmações acima, pode se escolher como a alternativa correta: A) somente III e IV B) somente I e II C) todas são corretas D) somente I e IV E) todas menos a III e IV QUESTÃO 8. Em termos de esquematização estrutural de edifícios, um erro bastante comum está em considerar as condições de engastamento, total ou parcial, das lajes e vigas, que podem ser agravadas no caso de edifícios altos ou com peças de inércia muito diferentes entre si. Para o engastamento parcial de vigas, deve – se considerar o que recomenda o item 3.2.3, da ABNT NBR 6118, para apoios extremos. Falhas na adoção do modelo estrutural correto poderão levar ao surgimento de trincas nas vigas, alvenarias e revestimentos, sendo necessária sua manutenção.

Page 5: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Para a viga apresentada acima, qual o sistema estrutural correto a ser adotado para seu cálculo?

QUESTÃO 9. De acordo com o exposto pela ABNT NBR 6118 (2003), nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com o apresentado no Quadro I e pode ser avaliada, simplificadamente, segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes.

Page 6: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Tendo como referências as informações acima, é correto afirmar que a agressividade do meio ambiental nas estruturas de concreto ou se suas partes está relacionada

A) Somente às ações mecânicas, às variações volumétricas de origem térmica, à retração hidráulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

B) Somente às ações físicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e de outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

C) Às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, dependendo das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e de outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

D) Somente às ações químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e de outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

E) Às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concretos, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e de outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

QUESTÃO 10. Um topógrafo esta levantando as dimensões de um terreno irregular para fins de loteamento urbano. Com o teodolito instalado em um ponto A, ele lê a mora no ponto B, anotando os seguintes dados: Fio superior (fs)= 1595mm; Fio médio (fm)= 800mm; Fio inferior (fi ) = 96mm; Constantes do aparelho: f/i= 100 e f+i=0; Ângulo zenital (Z) = 87º

BORGES, A. C. Topografia. São Paulo: Edgard Blüncher, 1977. Nessa situação, a distância inclinada que o topógrafo lê entre os pontos A e B é de

A) 80,0m. B) 70,4m.

Page 7: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

C) 79,5m. D) 149,9m. E) 159,5m.

QUESTÃO 11. Devido aos problemas causados pela geração desordenada dos resíduos nos grandes centros urbanos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criou, no ano de 2002, a Resolução n.° 307, que responsabiliza o gerador pelo destino a ser dado ao seu resíduo. Uma empresa, preocupada com a destinação correta dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) gerados, encomendou um estudo para investigar se os RCDs podem ser empregados em camadas granulares de pavimentos asfálticos. A equipe contratada investigou a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso desse material na área da pavimentação. Ao fazer a classificação do RCD, verificou que o mesmo foi classificado como não perigoso e inerte. Ao verificar os valores de aquisição e transporte do RCD, descobriu que seus custos eram inferiores quando comparados aos dos agregados graníticos convencionalmente usados em obras rodoviárias locais. Para realizar a análise técnica do resíduo, a empresa sugeriu ensaiar dois tipos de misturas: uma identificada como M1, constituída de uma mistura estabilizada de solo com brita convencional, e a outra identificada como M2, constituída de uma mistura do mesmo solo com RCD. A equipe resolveu estudar a viabilidade do emprego das duas misturas em camadas granulares de pavimentos à luz de métodos de dimensionamento empírico (com base nos resultados do Índice de Suporte Califórnia) e mecanístico-empírico (com base nos resultados do ensaio de Módulo de Resiliência). A tabela abaixo mostra os resultados de alguns ensaios realizados com as misturas investigadas.

Considerando os resultados do programa experimental para aplicação no dimensionamento de um pavimento, analise as afirmações abaixo.

I. O comportamento resiliente das misturas testadas é melhor explicado pela tensão desvio. II. Os resultados da CBR e da expansão da mistura 2 (M2) revelam que ela pode ser usada em camada

de sub-base de pavimento. III. Os resultados do CBR e da expansão da mistura 1 (M1) e da mistura 2 (M2) revelam que elas podem

ser usadas em camadas de base de pavimento. IV. No dimensionamento mecanístico- empírico, deve-se utilizar o modelo do módulo de resiliência em

função da tensão de confinamento para as misturas M1 e M2. É correto apenas o que se afirma em

A) I. B) II. C) III. D) II e IV. E) I, III e IV.

Page 8: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

QUESTÃO 12. A maioria dos materiais gerados em uma obra de demolição pode e deve ser reaproveitada. Produzir utilizando materiais que podem ser reciclados é, às vezes, mais barato do que comprar matéria-prima, pois o preço da fabricação já está embutido no material de segunda mão. Na tabela 1, apresenta-se a redução do impacto ambiental (em %) da reciclagem de resíduos na produção de alguns materiais utilizados na indústria da construção civil.

Praticando os chamados 3 Rs – redução, reutilização e reciclagem – na indústria da construção civil e tendo como referência a tabela acima, conclui-se que será possível diminuir

I. O consumo de energia. II. A poluição do solo, da água e do ar. III. A exploração de recursos naturais. IV. A quantidade dos materiais utilizados na indústria da construção civil. V. Os custos de produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.

É correto o que se afirma em

A) I e III, apenas. B) II e IV, apenas. C) IV e V, apenas. D) I, II, III e V apenas. E) I, II, III, IV e V.

QUESTÃO 13. Muitos municípios brasileiros de médio e grande porte estão passando por problemas relacionados à Drenagem urbana, devido a fatores como ocupação de áreas de várzeas, o que limita as Áreas de Preservação Permanente (APP), aumento da taxa de impermeabilização do solo. Assim, surgem as emblemáticas enchentes sendo caracterizadas como resultado do aumento do escoamento superficial direto, ou seja, a parcela da água da chuva que escoa diretamente sobre o pavimento. E como evitar? Através de adoção de medidas mitigadoras que atenuem o pico de vazão nos grandes centros. Desta maneira, estão sendo desenvolvidos pavimentos de concretos totalmente permeáveis que retiram uma parcela da água da superfície, conforme especificado na matéria abaixo:

Pavimentos de concreto permeável Fernando Benigno da Silva (colaborou: Associação Brasileira de Cimento Portland)

Edição 190 - Novembro/2012 Descrição do sistema

Pavimentos constituídos por peças permeáveis drenantes de concreto poroso, destinados a pátios residenciais,

Page 9: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

comerciais, estacionamentos e calçadas, e/ou constituídos por peças intertravadas de juntas alargadas em concreto, destinadas a pátios industriais e vias de tráfego leve e médio. São projetados para serem permeáveis, permitindo a infiltração da água de chuva. Os pavimentos permeáveis drenantes em concreto poroso possuem espaços livres na sua estrutura, considerando não só o revestimento, mas também as camadas inferiores de apoio e drenagem, que permitem a passagem da água. O concreto utiliza agregados com poucos ou sem finos, resultando nos vazios por onde a água passa. O sistema construtivo da Oterprem, empresa do ramo, emprega peças de concreto poroso e também em concreto convencional no tipo de juntas alargadas.

Características técnicas

Tipos e dimensões As peças comercializadas pela Oterprem têm as seguintes dimensões: TIPO 1: Piso permeável drenante em concreto poroso (a água passa pelos vazios das peças) Dimensões: 10 cm x 20 cm x 8 cm (LxCxH) Resistência do concreto: ≥ 25 MPa TIPO 2: Piso intertravado permeável com juntas alargadas (a água passa pelas juntas das peças) Dimensões: 10 cm x 20 cm x 8 cm (LxCxH) Resistência do concreto: 35 MPa a 50 Mpa

Durabilidade Normalmente adota-se a vida útil de projeto do pavimento de 20 anos. Com o passar do tempo,

o acúmulo de sedimentos no pavimento permeável diminui a capacidade de infiltração.

A velocidade do acúmulo de sedimentos depende do volume de tráfego e da existência de fontes de sedimentos próximos ao pavimento, como jardins e áreas propensas a carreamentos de sólidos. Os sedimentos, porém, ficam limitados à parte superior da peça e ao topo do rejunte do pavimento.

Figura 1 – Esquema de funcionamento do piso

(Fonte: Pini, 2013)

Figura 2 – Esquema de instalação

(Fonte: Pini, 2013)

Recomenda-se uma limpeza anual com a retirada dos sedimentos acumulados de modo a atingir a vida útil esperada para o pavimento permeável. Podem ser utilizados equipamentos de aspiração para limpeza do pavimento permeável. Outro item a ser observado é o crescimento de vegetação nas juntas, que deve ser frequentemente retirada, pois afeta a infiltração de água. Assim, diante do especificado acima, pela empresa Oterprem, você como engenheiro responsável pela execução de um pátio de estacionamento para veículos leves, adota as peças do TIPO 1, para sua confecção. Considerando que o estacionamento tenha as seguintes dimensões 30 metros x 27 metros, incluindo as vagas e vias de acesso, pergunta-se: Depois de recebido o pedido, os engenheiros da Oterprem decidiram realizar alguns testes para determinação da resistência destes blocos. Assim, foi utilizado o traço especificado abaixo, para moldar algumas peças do ensaio. Diante o exposto, pergunta-se qual o traço em proporção e qual a quantidade de prças produzidas com estas quantidades?

A) (V) 1 : 1,2 : 2,44 : 0,50 e 210 peças B) (F) 1 : 1,3 : 2,45 : 0,75 e 210 peças C) (F) 1 : 1,2 : 2,44 : 0,75 e 208 peças D) (F) 1 : 1,3 : 2,45 : 0,50 e 211 peças E) (F) 1 : 1,2 : 2,43 : 0,40 e 209 peças

3 sacos de cimento; 180 Kg de areia; 14 latas de 18 litros de brita; 75 litros de água.

Page 10: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Observação: Utilizar os seguintes valores da tabela abaixo

Tabela 1 – Propriedades físicas dos materiais utilizados Materiais Cimento Areia Brita Massa específica (kg/dm³) 3,14 2,5 2,6 Massa unitária (kg/dm³) 1,43 1,5 1,45

QUESTÃO 14. O concreto armado ainda é uma das tipologias estruturais mais usuais na construção de edificações de múltiplos pavimento, porém a alvenaria estrutural também vem se destacando em edificações de caráter social. Uma das maneiras de garantir a estabilidade de tal sistema é a utilizar aço e concreto nos pontos de amarração, normalmente nos cantos e nas cintas de amarração. Desta maneira, o aço aplicado nestes pontos são aços do tipo CA-50 com diâmetros determinados pelo projeto de estrutura, sobre suas propriedades mecânicas é incorreto afirmar que:

A) (V) Aço CA 50, apresenta uma tensão de ruptura mínima de 50 kgf/mm² e são barras que passam por encuramento.

B) (V) Aço CA 50, trata-se de um material com elevado módulo de elasticidade o que caracteriza como sendo um material dúctil.

C) (F) Aço CA 50, trata-se de um material com boa resistência a compressão, e com baixa flambagem independendo do perfil.

D) (F) Aço CA 50, trata-se de um material com alta resistência ao desgaste e pode variar com o tipo de liga.

E) (V) Aço CA 50, trata-se de um material com alta resistência ao impacto porém, variável com o tipo de aço.

QUESTÃO 15. Os agregados usados nos traços de concretos e argamassas são classificados em graúdos e miúdos. A definição correta do que é dimensão máxima do agregado é: A) a soma das porcentagens retidas acumuladas dividida por 100; B) a abertura da malha, em milímetros, da peneira da série normal à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% ; C) a abertura da malha, em milímetros, da peneira da série normal à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 10% ; D) a abertura da malha, em milímetros, da peneira da série normal à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 3% ; E) a soma das porcentagens retidas acumuladas dividida por 100. QUESTÃO 16. Leia o texto abaixo:

TRAGÉDIA NO ESPAÇO: EXPLODIU O ÔNIBUS ESPACIAL COLUMBIA Uma provável causa da explosão no ônibus espacial (space shuttle) teria sido o desprendimento de uma peça dos foguetes propulsores que teria atingido a parte inferior da asa esquerda da nave, danificando a cobertura de cerâmica, projetada para suportar as altas temperaturas geradas pelo calor decorrente do atrito com a atmosfera durante a reentrada na Terra.

Page 11: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Quando um veículo como o ônibus espacial reentra na atmosfera, a temperatura na sua superfície pode atingir valores muito altos. A figura acima mostra um mapeamento das temperaturas mais altas que a proteção de isolamento térmico superficial do ônibus espacial pode suportar, estando as mais altas no nariz e nas asas. Um compósito com matriz de carbono reforçado com fibras de carbono e recoberto com carbeto de silício foi desenvolvido para proteger essas áreas. Entre o material compósito e a estrutura metálica do ônibus, foram colocadas mantas isolantes térmicas, que limitam a temperatura da estrutura metálica a 180 ºC. Com base nessas informações, assinale a opção correta. A) A transmissão de calor através das diferentes camadas que formam o isolamento térmico independe da espessura dessas camadas. B) O revestimento de carbeto de silício tem como função evitar a oxidação do compósito à base de carbono decorrente das altas temperaturas e da presença de oxigênio na atmosfera. C) A utilização de adesivo polimérico para fixação das mantas isolantes térmicas à estrutura metálica não seria adequada, uma vez que esse material não suporta a temperatura especificada no projeto. D) Visto que aplicações na indústria aeroespacial não têm limitação quanto à densidade dos materiais utilizados especificamente para a confecção de peças de altíssimo desempenho, em vez de compósito de carbono, poderia ter sido utilizadas lâminas de tungstênio, o que teria evitado o acidente. E) Em razão das diferentes temperaturas a que as partes da estrutura da aeronave são submetidas durante sua reentrada na atmosfera, todos os materiais constituintes dessas partes devem ter o mesmo coeficiente de expansão térmica. QUESTÃO 17. Quando do acompanhamento da concretagem da estrutura de uma obra aeroportuária por um engenheiro civil, este verificou que a laje recebeu uma grande quantidade de água, após a sua moldagem, durante o processo de cura do concreto. Este procedimento tem por finalidade: A) manter o concreto saturado com água. B) hidratar o cimento. C) evitar o endurecimento precoce do concreto. D) aumentar a porosidade do concreto. E) aumentar a resistência superficial. QUESTÃO 18. Leia o texto abaixo:

TELESCÓPIO HUBBLE DETECTA ESTRANHA LUZ Com ajuda do telescópio espacial Hubble, cientistas da NASA conseguiram identificar o responsável pela estranha luz azul em volta de um buraco negro na galáxia de Andrômeda. Tamanho progresso na capacidade de observação astronômica deve-se, em grande parte, aos novos materiais cerâmicos empregados na construção do telescópio espacial Hubble, que permitem a obtenção de espelhos de altíssima qualidade. Tradicionalmente, espelhos para telescópios têm sido construídos a partir de peças vítreas monolíticas. Normalmente, são escolhidos vidros com baixo coeficiente de expansão térmica, para se reduzir a probabilidade de fratura por choque térmico. A utilização de peças monolíticas com diâmetros acima de 6,5 m, como a utilizada no Hubble, não é recomendada porque essas peças têm massas superiores a 60 toneladas. Nessas dimensões, espelhos monolíticos são extremamente caros, difíceis de serem manufaturados e

Page 12: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

transportados e, ainda, mantêm a limitação de ser suscetível a fratura prematura por choque térmico. Considerando o assunto abordado no texto, suponha que um espelho semelhante ao utilizado no Hubble foi instalado no deserto de Atacama, no Chile, onde a diferença de temperatura entre o dia e a noite pode chegar a 100 ºC. Suponha, ainda, que um processo de choque térmico resultou na ruptura desse espelho. Essa ruptura deveria estar associada aos fenômenos de: A) fadiga e condução elétrica. B) expansão/contração térmica e resistência elétrica. C) expansão/contração térmica e condução elétrica. D) deformação viscosa e fratura frágil. E) expansão/contração térmica e condução térmica. QUESTÃO 19. O concreto deve ser protegido durante o processo de endurecimento (ganho de resistência) contra secagem rápida, mudanças bruscas de temperatura, excesso de água, incidência de raios solares, agentes químicos, vibração e choques. Para isso, entre os métodos mais comuns utilizados durante o processo de cura do concreto, incluem-se

I. manter uma lâmina de água sobre a superfície de concreto moldada. II. molhar continuamente a superfície concretada, no mínimo 3 dias após a moldagem da peça. III. utilizar produtos apropriados para produzir uma película impermeável na superfície concretada. IV. cobrir com serragem seca a superfície concretada, para absorver rapidamente a umidade do material

e promover a sua proteção contra os raios solares. V. posicionar uma lona a certa altura da superfície concretada, para protegê-la da incidência de raios solares e induzir fluxo de ar para acelerar a pega do concreto. É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. B) IV e V. C) I, II e III. D) III, IV e V. E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 20. A amostragem do concreto para ensaios de resistência à compressão deve ser feita dividindo-se a estrutura em lotes. De cada lote, deve ser retirada uma amostra, com número de exemplares de acordo com o tipo de controle. Cada exemplar é constituído por dois corpos-de-prova da mesma amassada. Toma-se como resistência do exemplar o maior dos dois valores obtidos no ensaio do exemplar. Para lotes com números de exemplares entre 6 e 20, o valor estimado da resistência característica à compressão (fckest) , na idade especificada, considerando controle por amostragem parcial, é dado por

Em que m=n/2 (Despreza-se o valor mais alto de n, se n for ímpar). f1+f2+...+fm são valores das resistências dos exemplares, em ordem crescente.

NBR 12655 (2006) Concreto: Preparo, controle e reconhecimento. Rio de Janeiro, ABNT. Na tabela abaixo, estão apresentados os resultados da resistência à compressão obtidos a partir do ensaio à compressão simples realizados aos 28 dias nos exemplares de um lote de concreto.

Page 13: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO

Considerando os dados e o critério apresentado, qual é a resistência característica à compressão estimada? A) 28,0 B) 28,1 C) 29,0 D) 30,8 E) 34,5.

BOA PROVA! “Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde

um novo amanhecer”. (Margaret Thatcher)

Page 14: AVALIAÇÃO INTEGRADA 4º TERMO