avaliacao_de_riscos

37
 AVALIAÇÃO DE RISCOS ESTALEIRO RISCOS PREVENÇÃO CONDIÇÕES DO ESTALEIRO Insalubridade Incomodidade Colisão Atropelamento Queda ao nível Queda de objectos Electrocussão Incêndios Desarrumação Dificuldade de acesso Manter o estaleiro em ordem. Garantir o estado de salubridade. Guardar distâncias de segurança entre as vias ou zonas de circulação de veículos e os  postos de trabalho. Guardar distâncias de segurança na movimentação dos veículos e de equipamentos e na movimentação dos diferentes materiais. Armazenar em segurança os diferentes materiais. Recolher os resíduos e escombros e evacuá -los com periodicida de. Articular entre si as actividades que existam no local ou no meio envolvente. Utilizar sinalização que evidencie os objectivos e situações susceptíveis de provocar  perigos. Prestar informação aos trabalhadores sobre a organização do estaleiro e exigir o seu cumprimento.

Transcript of avaliacao_de_riscos

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 1/36

 

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

ESTALEIRO  RISCOS PREVENÇÃO 

CONDIÇÕES DOESTALEIRO

InsalubridadeIncomodidadeColisãoAtropelamentoQueda ao nívelQueda de objectosElectrocussãoIncêndiosDesarrumaçãoDificuldade de acesso

Manter o estaleiro em ordem.Garantir o estado de salubridade.Guardar distâncias de segurança entre as vias ou zonas de circulação de veículos e os postos de trabalho.Guardar distâncias de segurança na movimentação dos veículos e de equipamentos ena movimentação dos diferentes materiais.Armazenar em segurança os diferentes materiais.Recolher os resíduos e escombros e evacuá-los com periodicidade.Articular entre si as actividades que existam no local ou no meio envolvente.Utilizar sinalização que evidencie os objectivos e situações susceptíveis de provocar  perigos.Prestar informação aos trabalhadores sobre a organização do estaleiro e exigir o seucumprimento.

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 2/36

 

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

ESTALEIRO  RISCOS PREVENÇÃO 

IMPLANTAÇÃODEEQUIPAMENTOSFIXOS:

ElevaçãoProdução

Quedas em alturaQueda da cargaEntalamento

GolpesSobre esforçoElectrocussãoQueda do equipamentoQueda de materiais rolantesChoques na movimentação decargasProjecção de betão 

As instalações e equipamentos fixos devem ser implantados em locaisacessíveis e sem que venham prejudicar o desenvolvimento futuro da obrae a sua remoção posterior.

As instalações e equipamentos devem ser verificados previamente emantidos em bom estado de funcionamentoAs instalações e equipamentos devem ser operados por trabalhadoresespecializados.Em todos os aparelhos e acessórios de elevação deve ser garantida aafixação, de modo visível, da carga máxima autorizada.

 Nos veículos e máquinas móveis devem existir, os triângulos de pré-sinalização e a sinalização sonora e luminosa de marcha-atrás. bem comoas luzes de posição, em trabalhos nocturnos.

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 3/36

 

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

ESTALEIRO  RISCOS PREVENÇÃO 

ARMAZÉM IncêndioQueda de objectosEntalamento

Contaminação

Organizar o interior do armazém de modo a que fique perfeitamentedefinido um corredor de acesso a todas as zonas de stock.Colocar prateleiras suficientemente largas de modo a que os materiais e

ferramentas não fiquem em equilíbrio instável.Gerir a arrumação de modo a que se garanta, em permanência, a nãocontaminação dos materiais por produtos ou substâncias nocivas.As ferramentas susceptíveis de derramar ó1eos de lubrificação deverãoestar assentes sobre resguardos ou tinas de recepção impermeáveis, quegarantam a não contaminação da instalação.

 Não serão admitidos em armazenagem produtos que pela sua natureza seencontrem classificados como produtos perigosos de acordo com odisposto na legislação existente.Os produtos inflamáveis e/ou explosivos serão armazenados em localseparado. Excepcionalmente admite-se armazenamentos inferiores a 20 L.Os produtos serão preferencialmente armazenados nas embalagens deorigem. Quando tal não for possível fazer-se-á a sua rotulagem de acordocom o que se encontra normalizado. O material de protecção individual encontra-se-á armazenado em

 prateleiras perfeitamente independentes na zona superior do armazém elonge de todas as fontes de ultra ± violetas.

Existirá como meio de combate a incêndios 1 extintor de pó químico secoTipo ABC de 6 Kg.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 4/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

ESTALEIRO  RISCOS PREVENÇÃO 

FERRAMENTARIA  DesorganizaçãoDeterioração 

Acessibilidade à zona de trabalhos para facilidade de levantamento edepósito de equipamentos e ferramentas.Suficiência de equipamentos e ferramentas.

Arrumação em locais próprios.Verificação do estado de utilização dos equipamentos e ferramentas, providenciando a reparação ou substituição sempre que, estiverem emcausa as condições de segurança. 

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 5/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

ESTALEIRO  RISCOS PREVENÇÃO 

ESTALEIRO DEFERRO 

Corte e enucleaçãoQueda de igual nível.Esmagamento

Perfuração 

A descarga do ferro deverá ser feita com os estropos adequados.É proibida a elevação pelos" atados" dos molhos.Arrumar correctamente o ferro e conforme diâmetros.

Separar e arrumar desperdícios, removendo-os periodicamente.Verificar periodicamente o estado de conservação dos cabos eléctricos dasinstalações.Organizar o trabalho de modo a evitar aglomeração de operários.Movimentar as armaduras com estropos aplicados em elementosresistentes.Utilizar capacete, botas com biqueira e palmilha de aço e luvas.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 6/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

EQUIPAMENTOS  RISCOS PREVENÇÃO 

ESCADAS DE MÃO Queda Em operação de soldadura e corte não utilizar escadas de alumínio. Utilize preferencialmente escadas em alumínio com certificado deconformidade.

A escada deve ultrapassar 1 m o seu ponto de apoio superior.A escada deverá ter apojo antiderrapante ou ser eficazmente calçada na base.Deverá ser criada amarração ou apoio que evite deslizamento lateral daescada.A distância que vai do apoio inferior à prumada do apoio superior deveráser mais ou menos 1/4 da altura da base da escada a esse apoio.As escadas de madeira não poderão ser pintadas ou tratadas com produtosque possam ocultar defeitos da madeira.

Obrigatoriamente os degraus deverão manter uma distância uniforme entresi.Só são permitidos empalmes executados por pessoal especializado e com aaprovação da Direcção da Obra.As cargas indicadas como admissíveis referem-se a esforços estáticos ecom a escada lançada na posição correcta. A utilização fora destes

 parâmetros deverá ser criteriosamente ponderada.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 7/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

EQUIPAMENTOS  RISCOS PREVENÇÃO 

BETONEIRA Entalão e esmagamento.Descargas eléctricasQuedas ou choques no

transporte

Verificar os dispositivos de segurança com regularidade, cabos, etc.Estacionar em superfície plana e horizonta1.Devem ter ligação terra feita à rede.

 Nunca introduzir o braço no tambor em movimento.Quando terminados os trabalhos deve ficar imobilizada por mecanismoeficaz.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 8/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

EQUIPAMENTOS  RISCOS PREVENÇÃO 

SERRA CIRCULAR Corte e enucleaçãoProjecção de partículasElectrocussão

PoeirasRuído

Implantar correctamente a máquina no pavimento.Assegurar a ligação das massas metálicas à terra. Utilizar terra de

 protecção do circuito ou criar piquet de terra.

Manter a operacionalidade das protecções do disco, nomeadamente protecção inferior e capacete.Utilizar discos de corte apropriados e de dentes pastilhados.Prever mesa de apoio para corte de peças longas.Em peças de pequenas dimensões utilizar empurradores.A limpeza da máquina será fita com os elementos de corte parados e acorrente de alimentação cortada.Utilizar botas de palmilha e biqueira de aço., auriculares, máscara ligeira,óculos de protecção contra projecção frontal.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 9/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

EQUIPAMENTOS  RISCOS PREVENÇÃO 

PÁ CARREGADORARETROESCADORA

Queda de alturaEsmagamentoElectrocussãoChoque com operáriosCapotamento de máquinaChoque com máquinasQueda e projecção demateriaisQueda de operários dacabina

Inspecções periódicas da sinalização.Limitação e sinalização da zona de trabalho da máquinaProibição de abandonar ou estacionar a máquina em rampas ou taludes.Proibição de trabalhar com máquinas em desníveis ou taludes excessivos ecom terreno que não garanta segurança.Proibir a circulação em zonas onde não está previsto o seu uso.Proibir as velocidades excessivas.Informar o condutor da existência de outras máquinas que possaminterferir com a manobra.Evitar carregar excessivamente a pá ou fazer movimentos bruscos.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 10/36

 

AVALIAÇÃO DERISCOS

TAR EFA

EQUIPAME

NTO

R ISCOS

PR EVENÇ

ÃO

AVALIAÇÃO DE RISCOS

EQUIPAMENTOS  RISCOS PREVENÇÃO 

APARELHOSELEVATÓRIOS

GUINCHOS EMONTAGEM

Corte, contusões na carga demateriais.Riscos lombares oumusculares por esforço namovimentação da carga.Queda de objectos.Queda em altura durante asmontagens.

Zonas de trabalho limpas e ordenadas.Zonas de trabalho bem iluminadas.Protecção das portas até à definitiva colocação das mesmas.Colocação de plataformas de protecção sobre a zona de trabalho.Montagem de guarda-costas e guarda-cabeças.Luvas isolantes para baixa tensão.Cinto de segurança.Botas com palmilha e biqueira de aço.Capacete de segurança.Luvas de couro.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 11/36

ESCA

VAÇÃO

R etr o

escavado

r aCamião

Sote

r r amento

Quedaden

ívelsu

 per 

ior 

R es

 p

eitar otal

udedef in

ido.

 Não

 pe

r mitir a

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 12/36

AVALIAÇÃO DERISCOS

TAR EFA

E

QUIPAMEN

TO

R ISCOS

PR EVENÇÃ

O

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 13/36

DESC

OFR AGEM 

DEELEME

 NTOSHOR IZO

 NTAIS

Marte

loPlataf 

or masAr r ancador 

Esma

gamentoQ

uedadenívelsu

 per i

or Qued

Utiliz

ar 

 plataf 

or masdetr a

 balho.S

eguir u

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 14/36

AVALIAÇÃO DERISCOS

TAR EFA

E

QUIPAMEN

TO

R ISCOS

PR EVENÇÃ

O

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 15/36

ESCO

R AME

 NTO

Com

 p

actador a

Dor mentesPr umosGr 

ua 

Qued

adenível

su per ior Quedadeig

ualnív

Or ga

nizar ost

r a balhosdemodoaga

r antir u

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 16/36

AVALIAÇÃO DERISCOS

TAR EFA

E

QUIPAMEN

TO

R ISCOS

PR EVENÇÃ

O

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 17/36

COFR 

AGEM DEE

LEME

 NTOSVER TICAIS

Pain

éisdecof 

r agemÓleodedescof 

r agemM

Esma

gamentoQ

uedaEntalamento

 Naco

locaçãod

oóleodedescof r age

m.Utiliz

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 18/36

AVALIAÇÃO DERISCOS

TAR EFA

E

QUIPAMEN

TO

R ISCOS

PR EVENÇÃ

O

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 19/36

DESC

OFR AGEMD

EELEME

 NTOSVER TICA

IS

Marte

loAr r anc

ador  

Esma

gamentoQ

uedadenívelsu

 per i

or Qued

Segu

ir escr u

 p

ulosamenteasequên

ciadet

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 20/36

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

TAREFA MATERIAIS EQUIPAMENTO RISCOS PREVENÇÃO

BETONAGEM DEPAVIMENTOSTÉRREOS

Betão Auto-bombaVibrador RéguaRodo

Queda igual nívelElectrocussãoProjecção de partículasDermatoses

Esmagamento

Estabilizar a auto-bomba tendo o cuidadode degradar a carga das sapatas comapoios adequados.Caso se justifique, iluminar convenien ± 

temente a zona da auto-bomba e da betonagem.Instalar rede eléctrica tendo em conta asequência da betonagem.Refazer, se for o caso, caminho decirculação sobre armaduras.

 Não utilizar ferros verticais comoindicadores de nível a não ser que³boleados´.Procurar posições estáveis aquando daorientação da mangueira distribuidora da

 bomba. Nas operações de desentupimento daconduta da auto-bomba não se colocar defrente para a abertura.Utilizar capacete, botas com biqueira e

 palmilha de aço e luvas de PVC.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 21/36

AVALIAÇÃO DE RISCOS

TAREFA MATERIAIS EQUIPAMENTO RISCOS PREVENÇÃO

ALVENARIAS Tijolo Colher de trolha

Fio-de-prumoBetoneiraGamela

Dermatoses

Queda em alturaQueda ao mesmo nívelPneumonioses

Limpeza e organização das zonas de

trabalho.Boa iluminação das zonas de trabalho.As operações de carga e descarga demateriais nos pisos devem ser super ± visionadas por elementos instruídos paratal.Manter as plataformas de vedação para

 protecção dos trabalhadores.

As plataformas de trabalho em andaimesterão guarda-costas e guarda-cabeças.Manter-se-ão as protecções perimetrais atéà execução das alvenarias exteriores.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 22/36

AVALIAÇÃO DE RISCOS

TAREFA MATERIAIS EQUIPAMENTO RISCOS PREVENÇÃO

BETONAGEM

ELEMENTOSHORIZONTAIS

Betão Auto-bomba

Vibrador RéguaRodo

Dermatoses

Queda igual nível esuperior ElectrocussãoProjecção de partículasPerfuraçãoEsmagamento

Caso justifique, iluminar convenientemente

a zona de escoramento.Interditar, durante toda a betonagem, a zonade acesso à zona de escoramento.Instalar rede eléctrica tendo em conta asequência da betonagem.Refazer, se for caso, circulação sobrearmaduras.Manter vigilância apertada sobre o

comportamento do escoramento.Procurar posições estáveis aquando daorientação da manga distribuidora da

 bomba. Nas operações de desentupimento não secolocar de frente para as aberturas.Respeitar os ritmos de betonagem pré-estabelecidas.Organizar o trabalho de talochar de modo aque o ³nível de laser´ não atinjaacidentalmente os olhos dos trabalhadores.Utilizar capacete, botas com biqueira e

 palmilha de aço e luvas.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 23/36

AVALIAÇÃO DE RISCOS

TAREFA MATERIAIS EQUIPAMENTO RISCOS PREVENÇÃO

APLICAÇÃO DE

DESCOFRANTE

Óleo de descofrar Pulverizador 

Trincha

Dermatoses

Carcinogénio

 Na aplicação em cofragem, que quer pela sua

dimensão ou forma, exista grande possibilidadeda neblina ou pulverizador se perder naatmosfera circundante, utilize trinchas.Se utilizar pulverizador de dorso reabastecer depois de o retirar das costas.

 Na operação de abastecimento evitar escorrimento e se tal acontecer proceder àlimpeza exterior do equipamento.

Aplicar o produto de costas voltadas ao vento.Utilizar luvas de borracha e calças de oleado. Nunca aplicar o produto em tronco nú.Proceder à lavagem frequente do vestuárioutilizando água saponificada a temperaturasuperior a 40 graus.Proceder à higiene corporal meticulosa após a

 jornada de trabalho.Em caso de contaminação acidental de qualquer 

 parte do corpo, lavar abundantemente a parteatingida com água e sabão.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 24/36

AVALIAÇÃO DE RISCOS

TAREFA MATERIAIS EQUIPAMENTO RISCOS PREVENÇÃO

COFRAGEM DE

ELEMENTOSHORIZONTAIS

Madeira

Óleo dedescofragem

Serra circular 

MarteloPulverizador 

Queda de nível

superior Queda de igual nívelEntalamentoPosturasContaminação comóleo de descofragem

Organizar acesso (escadas de mão).

Executar plataformas para colocação dos primeiros elementos horizontais.Cumprir plano de trabalhos segundoDirecção da obra e fabricantes de cofragem.Trabalhar de frente para os vãos.Organizar recepção de materiais de acordocom o espaço disponível e capacidade deresistência ao escoramento.

Colocação de protecção perimetral.Assoalhar a zona de bordadura de modo agarantir plataforma de trabalho para a

 betonagem.Manter limpa a zona de trabalhos.Utilizar protecção individual para acolocação de óleo de descofragem.

 Nos trabalhos de feixos utilizar serra circular eléctrica com protecção.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 25/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: TROLHA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa alvenarias de tijolo, pedra ou blocos. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

4 anos

Subs. Filtro quando colmatado

15 diasVariável18 meses

 Na preparação de massas

 Na preparação/aplicação de massas

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; projecção de materiais.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 26/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: CANALIZADOR 

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:Trabalhador que executa todos os trabalhos da sua especialidade (água quente e fria) assume responsab.dessa execução. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldaduraMáscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

Sim

SimSim

Sim

Sim

SimSim

4 anos

(Subs. o interior) 18 meses36 meses

Subs. filtro quando colmatado1 mêsVariável18 meses18 mesesSubs. quando danificado

Adeq. os vidros-filtros tipo de soldadura

A rebarbar tubos e picagem de soldaduraEm trabalhos de altura

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; projecção de materiais.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 27/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: ELECTRICISTA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa todos os trabalhos da sua especialidade e assume resp. dessa execução. 

EQUIPAMENTOPERMANEN

TEEVENTUAL

DURAÇÃO DOEQUIPAMENTO

OBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

SimSim

SimSim

4 anos

2 mesesSubs. há mínima deterioração18 mesesSubs. vidro quando picadoSubs. quando danificado

Dieléctricas em trabalhos em tensãoSem palmilha de açoIntervenção em tensãoEm trabalhos de altura

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; queda objectos, projecção de materiais e queimaduras c/ corrente eléctrica cont. técnico.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 28/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: CARPINTEIRO DE LIMPOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa trabalhos em aros, portas, apainelados, rodapé e roupeiros nos interiores. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

Sim

SimSim

Sim

Sim

4 anos

(Subs. o interior) 18 meses

VariávelSubs. filtros quando colmatado

Variável18 meses18 meses

 No trabalho com máquinas

Limpeza e lixagemAplicação de cuprinol

Aplicação de cuprinol

 No trabalho com máquinas e limpeza

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível; projecção de materiais, corte e amputação e electrocussão.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 29/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: SERRALHEIRO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa todos os trabalhos em ferro e alumínio. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

Sim

SimSim

Sim

4 anos

(Subs. o interior) 18 meses36 meses

2 meses

18 meses18 meses

 No trabalho com máquinasAdequar os vidros ao tipo de soldadura

 Na picagem a rebarbar e corte

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; projecção de materiais, queimaduras e electrocussão.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 30/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: PINTOR 

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa todos os trabalhos de pintura. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

SimSim

4 anos

VariávelSubs. filtro quando colmatado

Variável18 meses18 mesesVariável

Limpezas e lixagens Na aplicação das tintas e vernizes

Produtos tóxicos e inflamáveis

Produtos tóxicos e inflamáveis Na montagem/desmontagem deandaimes e bailéus

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; projecção de materiais e dermatoses.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 31/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: ARMADOR DE FERRO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa todos os trabalhos de montagem e colocação de ferro. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

SimSim

Sim

Sim

4 anos

(Subs. o interior) 18 meses

1 mês

18 meses18 mesesSubs. quando danificado

Variável

 No corte de ferroEm trabalhos de altura

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; projecção de materiais.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 32/36

 

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 33/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: SERVENTE

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa todos os trabalhos de apoio. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança 

Sim

Sim

SimSim

SimSim

4 anos

1 mêsVariável18 mesesSubs. vidro quando picadoSubs. quando danificado

 No manuseamento de produtos químicos

Trabalhos que envolvam projecçõesEm trabalhos de altura

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Não tem tarefa especifica. Para avaliar riscos consultar fichas dos profissionais com tarefas próximas das destes trabalhadores.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 34/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: CARPINTEIRO DE TOSCO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que executa e monta estrutura de madeira e metálica em moldes para fundir betão. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

SimSim

Sim

4 anos

1 mês1 mês18 meses

Subs. quando danificado

 Na aplicação de óleo descofragem

Em trabalhos de altura

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e em altura; projecção de materiais e riscos ligados às máquinas que utiliza.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 35/36

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: PEDREIRO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que procede à picagem de betão e abertura de roços.  

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldadura

Máscara de filtrosMáscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança 

Sim

Sim

Sim

Sim

SimSim

4 anos

6 meses

Subs. filtro quando colmatado

1 mês

18 meses6 meses

(Subs. interior) 2 meses

 No início e limpeza de furo

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível e projecção de materiais.

 

5/7/2018 avaliacao_de_riscos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/avaliacaoderiscos 36/36

 

EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

DISTRIBUIÇÃO POR PROFISSÃO

PROFISSÃO: ENCARREGADO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO: Trabalhador que chefia em termos de mão de obra na execução dos trabalhos. numa obra de grandedimensão, ou coordena simultaneamente várias obras. 

EQUIPAMENTO PERMANENTE EVENTUALDURAÇÃO DO

EQUIPAMENTOOBSERVAÇÕES

CapaceteTampões para ouvidosProtectores auricularesMáscara para soldaduraMáscara de filtros

Máscara de filtros químicosLuvas de protecção mecânicaLuvas de protecção químicaBotas biqueira e palmilha açoÓculos de segurançaCinto de segurança

Sim

Sim

4 anos

18 meses

OBSERVAÇÕES: Ver fichas dos E.P.I.

Riscos inerentes à actividade

ACIDENTES: Queda ao mesmo nível; projecção de materiais e queda em altura.