Avaliações 2017 SIMULADO 2ª. SÉRIE 4ª. aplicação · 2ª. SÉRIE 4ª. aplicação. Questão 1...

51
Setor de Avaliações EDITORA Avaliações 2017 SIMULADO . SÉRIE . aplicação

Transcript of Avaliações 2017 SIMULADO 2ª. SÉRIE 4ª. aplicação · 2ª. SÉRIE 4ª. aplicação. Questão 1...

Setor de Avaliações

EDITORA

Avaliações 2017

SIMULADO

2ª. SÉRIE

4ª. aplicação

Questão 1

Gabarito: BENEM

Questão 2

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Na obra de Carlos Julião, aparecem um rei e seus segui-dores no Festejo de Reis, comemoração tipi-camente católica. Todos os personagens são negros, em uma demonstração de que também eles praticavam rituais religiosos no Brasil Colo-nial, do século XVIII. Porém, na imagem, existem elementos que expressam o sincretismo (mistu-ra) da cultura negra/africana à branca/europeia, como os instrumentos musicais atabaque africa-no e viola europeia. Assim, a alternativa corre-ta é a (gabarito B), que afirma que os Festejos de Reis também eram realizados pelos negros, com mistura de elementos de sua cultura afri-cana com a dos brancos europeus. No século XVIII, brancos e negros estavam organizados em irmandades ou confrarias religiosas, que não permitiam, no caso dos brancos, especialmente, a presença de negros. Porém, não há indícios de que os brancos proibissem as manifestações negras de religiosidade popular, tal como afirma, erroneamente, a alternativa (A). A alternativa (C) está incorreta exatamente pelo comentário ante-rior, que mencionou a impossibilidade de negros participarem de ritos das irmandades ou confra-rias de brancos, nos Setecentos; a (D), pois a expressão da religiosidade negra mesclava sua cultura africana à europeia, não sendo, portanto, a expressão de uma cultura africana tradicional; a (E) porque a imagem apresenta o Festejo de Reis de negros, e não de brancos.

Questão 3

Gabarito: CENEM

Questão 4

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. A imagem, com a presença de trem a vapor, de grandes embarcações e de personagens com vestimen-tas tradicionais e modernas (àquela época), representa o Japão moderno e industrializado, no século XIX. Assim, a alternativa correta é a (gabarito E), pois afirma que a obra expressa a Era Meiji, momento em que o Japão saiu do iso-lamento do regime de xogunato, desde o século XVII, e passou a se industrializar e a comercia-lizar com outras nações. A alternativa (A) está incorreta porque o processo de industrialização do Japão foi tardio e datou da segunda meta-de do século XIX, e não do século XVII; a (B), pois as pressões para a abertura comercial do Japão, incentivando seu processo de industria-lização, foram realizadas pelos Estados Unidos, e não pela China, no século XIX; a (C), pois a imagem mostra um Japão moderno e industria-lizado, na Era Meiji, e não arcaico e isolado; a (D), pois a industrialização japonesa foi tardia, e não concomitante à industrialização inglesa, na Primeira Revolução Industrial, do século XVIII.

Questão 5

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O Direito de Petição no Brasil, contra qualquer abuso de

Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

3

4

poder, individual ou coletiva, tem relação com a Petição de Direito inglesa, do século XVII, quando o Parlamento questionou o poder real. Portanto, a alternativa correta é a (gabarito D). A alternativa (A) está incorreta porque a Peti-ção de Direito inglesa pretendeu questionar o poder absoluto do rei, e não assegurar seus amplos poderes; a (B), pois a Petição de Direito inglesa demonstrou o poder da burguesia nas-cente naquele reinado, e não da nobreza, que perdia espaço de atuação na Idade Moderna; a (C), pois, ao contrário de aumentar o poder do monarca inglês, a Petição de Direito proposta pelo Parlamento teve o objetivo de controlar os abusos dos reis absolutistas; a (E) porque, ao contrário de uma derrocada da burguesia, a Petição de Direito do Parlamento inglês levou a revoluções burguesas que objetivaram, com sucesso, controlar o poder absoluto dos mo-narcas na Inglaterra, a exemplo da Revolução Puritana e da Revolução Gloriosa.

Questão 6

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H15Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. A tirinha rela-ciona o conto infantil medieval Branca de Neve e os Sete Anões à obra A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, datada de 1830, que representa a vitória da liberdade na Revo-lução Francesa de 1789. Assim, tal como afir-ma a alternativa (gabarito E), a tirinha identifica a ausência do príncipe encantado, que deveria despertar a donzela Branca de Neve com um beijo, ironizando a derrota da nobreza na Revo-lução Francesa, de 1789. A alternativa (A) está incorreta, pois afirma que o príncipe encantado lutava a favor do povo; no entanto, na Revolu-ção de 1789, a população pobre e miserável da França, aliada à burguesia, lutou contra os excessos da nobreza, grupo social do qual fa-zia parte o próprio rei, Luís XVI. Nesse sentido, a (D) também está errada, pois expressa que o

Príncipe Encantado havia morrido por amor a uma Revolução, que, na verdade, lutava contra seus privilégios de nobreza. A alternativa (B) está errada, pois não há elementos na tirinha, tampouco históricos, que levem a pensar que o príncipe encantado de Branca de Neve fora assassinado na Idade Média e não chegou a dar-lhe o beijo; a (C) porque a tirinha, ao repre-sentar a obra icônica de Delacroix sobre a Re-volução Francesa, faz menção a esse episódio histórico do mundo moderno, e não à Guerra dos Cem Anos, um evento medieval.

Questão 7

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Políticos católicos conservadores geraram a Questão Religiosa no final do Segundo Reinado, contri-buindo para a queda da Monarquia e para o advento da República no Brasil. O texto trata de alguns dos posicionamentos políticos des-se segmento católico. A alternativa correta é a (gabarito A), porque afirma que esses políticos se colocaram contra o imperador D. Pedro II, pois não eram favoráveis à inclusão de maçons no catolicismo, lembrando que o próprio impe-rador compunha a Maçonaria. A alternativa (B) está incorreta, pois questionavam o Padroado, ou seja, o poder do imperador em nomear bis-pos no Brasil. Assim, eles eram favoráveis tam-bém à aplicação da Bula Syllabus, que proibia a participação de maçons na Igreja Católica, opondo-se, novamente, ao Império, e não sen-do seus aliados, como afirma, de forma errada, a alternativa (C); a (D) está incorreta, pois as questões religiosas e militares ajudaram a der-rubar o Império, e não a República, forma de governo no Brasil que o sucedeu; a (E) porque o Padroado já era uma prática recorrente no Império brasileiro, não sendo instalado, por-tanto, durante a Questão Religiosa no final do século XIX.

5

Questão 8

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Segundo o texto, os símbolos nacionais serviram para dar concretude à ideia de nação e, por isso, como afirma corretamente a alternativa (gaba-rito E), serviram de suporte para a constituição das nações europeias e de seus sentimentos nacionalistas, no século XIX. A alternativa (A) está incorreta, pois, no texto, não há indícios dos regimes políticos seguidos pelas nações europeias, no século XIX, ainda que se saiba que não foram adeptos às políticas socialis-tas. Dessa forma, a (C) também está incor-reta, pois afirma que as nações europeias se organizaram por meio de práticas anarquistas. A (B) está errada, pois os símbolos nacionais, segundo o texto, serviram para a construção da nação por meio de elementos coletivos, e não de marcas pessoais, como era usual an-teriormente. Nesse sentido, a (D) também está errada, pois afirma que os símbolos serviram de suporte à materialização dos poderes parti-culares dos reis, e não de uma coletividade, tal como pressupunha a ideia de nação, no século XIX.

Questão 9

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. A fotografia de uma cidade europeia, do início do século XX, representa o período chamado de Belle Époque, no qual houve muitas transformações técnico-científicas e de lazeres urbanos, decor-rentes do acúmulo de riquezas, provenientes da industrialização e do imperialismo europeu. A presença de automóveis, assim como de pos-tes de luz elétrica dão esse indício. Assim, a al-ternativa correta é a (gabarito A) porque afirma

que a foto representa a Belle Époque, marca-da por transformações, paz e prosperidade na Europa. A alternativa (B) está incorreta, pois a Primeira Revolução Industrial ocorreu na Ingla-terra, no século XVIII. Naquele momento, ainda não existiam automóveis. Devido a isso, a (E) também está errada, pois afirma que o desen-volvimento técnico-científico que possibilitou o surgimento dos automóveis ocorreu na Pri-meira Revolução Industrial. Foi durante a Belle Époque, ou na Segunda Revolução Industrial, que os automóveis foram criados, servindo como bens de consumo muito caros e pouco disponíveis para a maior parte da população. A (C) está incorreta porque a iluminação pública já existia desde cerca do século XVIII; porém, não era à base de energia elétrica, mas, sim, de óleos animais, gás e querosene.

Questão 10

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. A charge sa-tiriza o voto de cabresto, prática política utili-zada pelos coronéis para garantir a vitória de seus candidatos e/ou aliados, tal como afirma, de forma correta, a alternativa (gabarito C). A alternativa (A) está incorreta, pois a charge não ironiza, particularmente, a Política do Café com Leite, nome dado à política de sucessão presidencial, e não de políticos locais, entre mi-neiros e paulistas. Por não acontecer a Políti-ca do Café com Leite em âmbitos locais, mas, sim, com relação à sucessão presidencial, a (D) também está incorreta. A (B) está errada porque a Política dos Governadores, durante a Primeira República brasileira, pretendia unir politicamente os Estados Federados aos pre-sidentes da República, e não se opor a eles; a (E) porque o voto de cabresto era uma estraté-gia política coercitiva e não pretendia conscien-tizar a população a votar.

6

Questão 11

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H15Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Os persona-gens representados nas esculturas são, à es-querda, Maria Bonita, e, à direita, seu esposo Lampião, casal famoso durante a Primeira Re-pública brasileira por liderar o movimento popu-lar do Cangaço no Sertão Nordestino. O chapéu, tipicamente nordestino, ajuda a identificá-los na imagem. Assim, a alternativa correta é a (ga-barito B) porque afirma que a imagem trata de Maria Bonita e de Lampião, que com um bando de homens e outras mulheres lutaram contra os poderes dos coronéis locais, no Sertão do Nor-deste. As alternativas (A) e (C) estão incorretas, pois afirmam que as esculturas representam Anita e Giuseppe Garibaldi, lideranças impor-tantes de outro momento histórico, quando da Revolução Farroupilha, ocorrido no atual Esta-do do Rio Grande do Sul, no século XIX; a (D) está incorreta, pois o Cangaço não é considera-do um movimento messiânico, que pressupõe a presença de um líder carismático e religioso, como um Messias, tal como as guerras de Ca-nudos e do Contestado; a (E), pois Maria Bonita e Lampião não participaram da Revolta da Vaci-na, um movimento popular urbano, ocorrido no Rio de Janeiro, no início do século XX, em meio à Primeira República brasileira.

Questão 12

Gabarito: EENEM

Questão 13

Gabarito: EENEM

Questão 14

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. As manifes-tações de rua na Rússia, ocorridas em 1917, objetivavam lutar por paz, terra e pão, em um contexto de miséria, no qual a Rússia partici-pava da Grande Guerra, opondo-se à violência do Czar aos trabalhadores insatisfeitos, como afirma, de forma correta, a alternativa (gabarito D). A alternativa (A) está incorreta, pois o povo russo queria paz e, por isso, não defendia a continuidade da participação russa na Grande Guerra mundial; a (B), pois os protestos de 1917 não objetivavam apoiar o Czar pelas represálias aos trabalhadores no violento episódio Domin-go Sangrento; ao contrário, os trabalhadores se manifestavam contra o Czar; a (C), pois os epi-sódios que envolveram a eclosão da Revolução Russa, de 1917, pretendiam, de início, protes-tar contra as arbitrariedades do Czar Nicolau II e, em um segundo momento, inspirados pelas ideias bolcheviques, implantar um regime socia-lista na Rússia, e não anárquico; a (E) porque os bolcheviques pretendiam, tão logo tomassem o poder, implantar a Ditadura do Proletariado, bus-cando, em um primeiro momento, sanar os pro-blemas decorrentes da luta de classes no país para, posteriormente, ser implementado o regi-me comunista. Além disso, a imagem nos revela uma passeata pacífica, que não corrobora com a ideia de vingança contida na alternativa.

Questão 15

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. A charge data de 1942, quando da Segunda Guerra Mundial, mas nada impede que a política de perseguição de Adolf Hitler aos judeus seja compreendida. Por meio dela, pode-se concluir que o líder ale-mão perseguia os judeus (assim como homos-sexuais e ciganos), considerados por ele seres inferiores, para atingir seus propósitos expan-sionistas na Europa, no Entreguerras, como afirma, de modo correto, a alternativa (gabarito

7

C). A alternativa (A) está incorreta, pois a charge trata com ironia o fato de Hitler julgar que o velho judeu estivesse lutando contra ele; a (B), pois o idoso que aparece na charge é um judeu, com suas vestimentas e estilo de cabelo específicos. Nesse sentido, a charge humoriza o fato de Hitler atribuir a alguém tão frágil os problemas da Ale-manha, fato que não tem nada a ver com ser ou não idoso, mas, sim, judeu. A alternativa (D) está errada, pois durante a República de Weimar, não havia perseguição aos judeus, fato iniciado com Adolf Hitler e suas políticas inspiradas na superioridade da raça ariana e na necessidade de espaço vital à Alemanha; a (E), pois Hitler subjugava os judeus, considerando-os inferiores a eles, e não superiores, em termos raciais.

Questão 16

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Esse item exige do aluno o conhecimento do processo de desmetropolização, isto é, o deslocamen-to de empresas para o interior do país, saindo das grandes metrópoles em função do trânsito, encargos financeiros, impostos e mão de obra mais cara (gabarito E). A alternativa (A) está incorreta, pois a periferização da mão de obra está relacionada aos trabalhadores que habitam a periferia de grandes cidades e se deslocam diariamente até as regiões centrais; a (B), pois gentrificação está relacionada a melhorias ur-banas em áreas degradadas, valorizando um espaço urbano e, por outro lado, excluindo mo-radores tradicionais; a (C), pois metropolização tem relação com o crescimento das áreas me-tropolitanas, e a reportagem aborda exatamente o processo inverso; a (D), pois megalopolização tem relação com o crescimento das megalópo-les, e a reportagem não aborda esse fenômeno.

Questão 17

Gabarito: AENEM

Questão 18

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H19Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item exige do aluno compreensão de que os tec-nopolos apresentam vínculos com ambientes de alta tecnologia e, portanto, exigem mão de obra altamente qualificada (gabarito A). As alternativas (B), (C), (D) e (E) estão incorre-tas, pois matéria-prima, mercado consumidor, energia e transporte são fatores de locação da indústria tradicional, não estando vinculados aos centros de alta tecnologia, como o Vale do Silício, localizado na costa oeste dos Estados Unidos.

Questão 19

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Esse item exige do aluno compreensão dos fatores lo-cacionais, tais como energia, transporte, ma-téria-prima e mercado consumidor, além dos fatores considerados na atualidade, tais como sindicatos fracos e incentivos fiscais. A alter-nativa correta é a (gabarito E). A alternativa (A) está incorreta, pois, se a indústria levasse em conta a matéria-prima, o local mais indi-cado seria a Região Metropolitana de Belo Horizonte, devido à proximidade com as gran-des siderúrgicas; a (B), pois a energia no país apresenta-se integrada, sendo de grande abundância no Centro-Sul do país; a (C), pois o estado de São Paulo consome mais de 50% da produção de automóveis do país; se uma empresa optasse pelo mercado consumidor, essa região deveria ser a escolhida; a (D) por-que os sindicatos pouco organizados servem de atrativo para instalação de indústrias, pois os salários tendem a ser mais baixos.

8

Questão 20

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H27Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item exige do aluno compreensão dos problemas ambien-tais urbanos. A alternativa correta é a (gabarito B), pois o texto aborda a chuva ácida, que atin-ge o patrimônio cultural no norte da China. A alternativa (A) está incorreta, pois ilhas de calor representam a diferença de temperatura entre áreas centrais e periféricas, devido à falta de áreas verdes nas áreas centrais, além da quan-tidade de asfalto, concreto e vidro; a (C), pois subsidência urbana representa um acidente geológico, em especial, em áreas de ocorrên-cia de rochas calcárias; a (D), pois efeito estufa é um fenômeno natural que retém partículas e gases na atmosfera, mantendo, dessa forma, as temperaturas estáveis e garantindo a vida no planeta; a (E), pois movimentos de massa apresentam relação com os deslizamentos de encostas, associados à grande pluviosidade, ao relevo íngreme e, em muitas situações, à intervenção humana.

Questão 21

Gabarito: EENEM

Questão 22

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H20Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil, que exige um amplo conhecimento do aluno sobre o processo industrial dos BRICS. A alternativa correta é a (gabarito D). A alternativa (A) está incorreta porque a China tem gravíssimos problemas ambientais e isso pode, inclusive, ser um limitador para o seu crescimento; a (B) porque a Índia, apesar do grande contingen-te populacional, adotou uma política industrial

voltada ao setor de serviços, e não a um “país fábrica”, como a China; a (C) porque o proces-so de industrialização da África do Sul se deu com base nas transnacionais, e não nas esta-tais; a (E) porque o processo industrial brasi-leiro iniciou-se no governo Vargas, na década de 30.

Questão 23

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item exi-ge do aluno conhecimento sobre o processo industrial dos países subdesenvolvidos. A alter-nativa correta é a (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta porque os BRICS não são ape-nas plataformas de exportação; a (C) porque nem todos os países emergentes apresentam as características do texto; as alternativas (D) e (E) estão incorretas porque tanto o NAFTA quanto a APEC apresentam países desenvolvi-dos que não possuem características mencio-nadas no texto.

Questão 24

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil, que requer do aluno conhecimentos mais específicos de conceitos de urbanização. A alternativa correta é a (gabarito C). A alternativa (A) está incorre-ta porque esse é o conceito de periferia; a (B) porque esse é o conceito de cinturões verdes; a (D) porque esse é o conceito de exúrbio; a (E) porque esse é o conceito de assentamen-tos precários ou favelas.

Questão 25

Gabarito: A

ENEM

9

Questão 26

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, que exige do aluno conhecimentos gerais do processo brasileiro de urbanização. A alternativa correta é a (gabarito E) porque é a que melhor explica a imagem contrastante da cidade e da favela, mostrando a segregação do espaço. A alter-nativa (A) está incorreta porque a urbanização brasileira apresenta grandes contrastes e gran-de segregação; a (B) porque a urbanização foi acelerada e recente; a (C) porque não há ele-vados investimentos em infraestrutura urbana; a (D) porque há segregação socioespacial e pouco investimento em infraestrutura.

Questão 27

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil, que exige do aluno interpretação da imagem e conhecimen-tos gerais da agricultura mundial e brasileira. A alternativa correta é a (gabarito D) porque a imagem mostra uma família trabalhando no campo, produzindo hortifrutigranjeiros e cultu-ras mais simples. A alternativa (A) está incor-reta porque a agricultura patronal geralmente é fortemente mecanizada; a (B) porque o agro-negócio também é representado por grande produtividade e mecanização; a (C) porque a agricultura intensiva é moderna e mecanizada; a (E) porque a imagem não apresenta nenhum tipo de irrigação.

Questão 28

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H19Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio, que exige do aluno o domínio de conceitos relativos ao

comércio mundial. A alternativa (gabarito A) está correta porque a subida ou a queda de pre-ços se dá pelo aumento ou pela diminuição da procura. As commodities variam seus preços pela lei da oferta e da procura, estabelecidos pelo mercado internacional, não pelo país pro-dutor. A alternativa (B) está incorreta porque, tradicionalmente, commodities são produtos baratos; a (C) porque as commodities pouco significam para a exportação da Alemanha ou da França, apenas da Argentina; a (D) porque os países ricos produzem poucos commodities e não têm peso significativo em suas balanças comerciais; a (E) porque as commodities, em países pobres, têm grande peso nas suas ba-lanças comerciais.

Questão 29

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, em que o aluno deve associar o processo histórico e de localização aos fluxos migratórios. A alterna-tiva correta é a (gabarito C) porque indica as principais razões pelas quais os nordestinos sertanejos migraram e continuam migrando. A alternativa (A) está incorreta porque o ciclo do ouro ocorreu na Região Sudeste; a (B) porque não houve presença relevante de petróleo na Região Centro-Oeste; a (D) porque o ciclo do café iniciou no Vale do Paraíba e, depois, es-tendeu-se para o Paraná; a (E) porque o ciclo da borracha ocorreu na Amazônia, e não no litoral.

Questão 30

Gabarito: EENEM

Questão 31

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: B

10

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de interpretar as informações contidas no texto sobre a especificidade do trabalho humano. O suporte textual apresenta dois pressupos-tos: tanto o trabalho humano quanto o animal visam transformar a natureza para satisfazer suas necessidades; o trabalho animal é pau-tado no instinto, enquanto o trabalho huma-no baseia-se na consciência. Desse modo, a alternativa correta é a (gabarito B), pois sus-tenta que o trabalho humano é consciente e dirigido a um propósito, ao passo que o traba-lho desenvolvido pelos outros animais é ca-racterizado pelo instinto. A alternativa (A) está incorreta, pois, conforme o texto inicialmente indica, o trabalho, entendido como a capaci-dade de atuar sobre a natureza, de modo a satisfazer suas necessidades, é uma ativida-de comum tanto aos seres humanos como aos outros animais; a (C), visto que o texto apresenta as diferenças essenciais que distin-guem o trabalho humano do trabalho animal; a (D) ao indicar a atividade instintiva como o aspecto que assemelha o trabalho humano ao trabalho animal; a (E), pois o suporte textual não menciona a inferioridade do trabalho ani-mal em razão da atividade instintiva.

Questão 32

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H16Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de interpretar as informações contidas no texto sobre os impactos da introdução da linha de montagem no processo industrial. A alternati-va (gabarito A) está correta porque apresenta uma das consequências causadas pela intro-dução da esteira de montagem: a separação entre as atividades de concepção e execução do trabalho industrial. A alternativa (B) está in-correta, pois a linha de montagem e o parce-

lamento do trabalho permitiu a contratação de trabalhadores menos qualificados; a (C), visto que o parcelamento das atividades na linha de montagem afastou os trabalhadores das eta-pas de planejamento do processo industrial; a (D), pois o suporte textual não relaciona a linha de montagem com o engajamento dos operá-rios em sindicatos e movimentos sociais; a (E), pois as linhas de montagem, ao promoverem o parcelamento das atividades industriais, in-viabilizaram o trabalho em equipe na execução das atividades.

Questão 33

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H16Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto so-bre o sistema Just-in-Time. Além disso, exige uma compreensão prévia dos modelos produ-tivos fordista, taylorista e toyotista. O sistema Just-in-Time visa diminuir os desperdícios cau-sados pelo acúmulo de estoques e flexibilizar os processos industriais, sendo um dos princí-pios do toyotismo, modelo japonês de produ-ção amplamente difundido na década de 1970. Portanto, a alternativa correta é a (gabarito E), pois afirma que o sistema Just-in-Time está re-lacionado ao modelo produtivo toyotista, cujo objetivo é a flexibilização do processo produ-tivo e a personalização dos produtos, confor-me as demandas do mercado. A alternativa (A) está incorreta, pois o parcelamento das ativi-dades industriais e a produção e consumo em larga escala são características do fordismo; a (B), pois o Just-in-Time é um sistema criado em momento posterior ao taylorismo; a (C), visto que a personalização e estocagem dos produ-tos, conforme a demanda, é um aspecto próprio do toyotismo; a (D), pois o sistema próprio do modelo de produção fordista é o Just-in-Case.

11

Questão 34

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto sobre a conquista dos direitos sociais e trabalhistas no Brasil. O suporte textual apresenta uma crí-tica à noção de que os direitos sociais – traba-lhistas e previdenciários – teriam sido outorga-dos, isto é, concedidos pelo governo de Getúlio Vargas. Tal intepretação é reducionista e equi-vocada, na medida em que descontextualiza o papel dos movimentos de trabalhadores e sin-dicatos na conquista de direitos sociais e traba-lhistas. Desse modo, a alternativa correta é a (gabarito D) ao afirmar que a expressão ideo-logia da outorga tem por intuito desconstruir a noção amplamente difundida de que os direi-tos sociais e trabalhistas foram concedidos ao povo brasileiro por Getúlio Vargas. A alternativa (A) está incorreta, visto que o intuito do autor não é o de informar os esforços empreendidos na Era Vargas para a criação e consolidação da legislação trabalhista; a (B) porque a Proclama-ção da Independência no Brasil é mencionada apenas a título de comparação com a ideologia da outorga; a (C), pois o texto selecionado não menciona as conquistas do povo brasileiro em relação à legislação trabalhista e previdenciá-ria; a (E), pois o texto não aborda a origem do sistema de proteção social brasileiro.

Questão 35

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H16Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto so-bre os impactos causados pela globalização e inovação tecnológica nas relações de trabalho.

O suporte textual apresenta dados que rela-cionam a automatização dos processos pro-dutivos e a redução dos rendimentos dos tra-balhadores de classe média. Nesse sentido, a alternativa (gabarito E) está correta, pois afirma que a inovação tecnológica redefine os proces-sos produtivos, substituindo postos de trabalho ocupados pela classe média por novas tec-nologias da automação. A alternativa (A) está incorreta, pois reestruturação produtiva, en-tendida como reorganização das relações de produção, com base no modelo toyotista e na incorporação de tecnologias da informação, é um dos fatores responsáveis pela redução dos postos de trabalho e a consequente redução dos rendimentos dos trabalhadores de classe média; a (B), pois o texto indica a redução dos rendimentos dos trabalhadores nas maiores economias mundiais, mas não detalha se tal fenômeno é mais evidente nas economias em desenvolvimento; a (C), tendo em vista que o texto demonstra, justamente, as transforma-ções do capitalismo ocasionadas pelas recen-tes inovações econômicas e tecnológicas da sociedade; a (D), pois o suporte textual apenas menciona os impactos causados pela inova-ção tecnológica nos processos produtivos, sem qualificá-los como expressão das contradições internas do capitalismo.

Questão 36

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto so-bre as relações comerciais entre países no con-texto de globalização da economia. O suporte textual selecionado aborda, especificamente, a adoção de práticas protecionistas e restritivas ao comércio internacional no contexto de crise econômica mundial. A alternativa correta é a (gabarito B), pois indica que, em situações de

12

crise econômica, as nações tendem a adotar medidas comerciais restritivas perante o avan-ço da concorrência internacional. A alternativa (A) está incorreta, pois o texto não aborda es-pecificamente a estratégia de investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico pelas empresas transnacionais; a (C), tendo em vista que o suporte textual indica o estabelecimen-to de práticas protecionistas, o que evidencia a incapacidade de conciliação entre diferentes interesses econômicos; a (D), visto que não há menção à atuação de organizações internacio-nais no que concerne a sustentabilidade dos países centrais e periféricos; a (E), pois o texto menciona especificamente políticas restritivas ao comércio, não tratando de questões relacio-nadas à entrada de imigrantes e refugiados.

Questão 37

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H14Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item iden-tifica a habilidade que os alunos têm de inter-pretar as informações contidas no texto sobre a crise do sindicalismo. A alternativa correta é a (gabarito A), que aponta como fator responsá-vel pela crise do sindicalismo a dificuldade de os movimentos sociais representarem e mobi-lizarem os diferentes segmentos da classe tra-balhadora. A alternativa (B) está incorreta, pois o texto não menciona o desgaste da imagem dos sindicatos em razão das disputas internas como uma das causas da crise do sindicalis-mo; a (C), visto que não há menção no texto da proliferação massiva de organizações sin-dicais; a (D) por mencionar a manutenção de práticas sexistas como um dos motivos da crise sindical. O suporte textual apenas menciona a dificuldade de os sindicatos incorporarem as mulheres, assim como outros segmentos pro-fissionais, como os empregados de escritório, os que trabalham no setor de serviços mercan-tis, os empregados de pequenas empresas e

os trabalhadores em tempo parcial. Por fim, a alternativa (E) está incorreta, visto que não há menção no texto de condutas corruptas e imo-rais de lideranças sindicais.

Questão 38

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de interpretar as informações contidas no texto sobre a Reforma Trabalhista no Brasil. A al-ternativa correta é a (gabarito C), ao sustentar que as novas regras da Reforma Trabalhista visam flexibilizar direitos trabalhistas median-te acordos firmados entre patrões e empre-gados. A alternativa (A) está incorreta, pois o texto selecionado não faz menção à criação de mais postos de trabalho, nem à redução da burocracia e dos custos sociais decorrentes da contratação; a (B), visto que a subordinação é uma das características inerentes às relações de trabalho; a (D), pois o texto não menciona a possibilidade de redução da jornada de tra-balho; além disso, a proposta de extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical repre-senta um obstáculo à atuação dos sindicatos; a (E), visto que a Reforma Trabalhista, além de dificultar o ajuizamento de ações trabalhistas, não prevê a ampliação do sistema de proteção social dos trabalhadores.

Questão 39

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: C

Comentário:Item de nível médio. A divisão da alma, propos-ta por Platão, considera as funções que cada parte exerce, a saber: a irascível é responsável pelas habilidades de defesa para a autoconser-vação da vida; a concupiscível, pelos desejos

13

do corpo; e a racional, por controlar as duas anteriores (desejos e impulsos de autoconser-vação), por ser superior a ambas (gabarito C). A alternativa (A) está incorreta porque os desejos do corpo provêm da parte concupiscível, e não irascível; o controle dos desejos e impulsos de autoconservação é função da parte racional da alma, e não da concupiscível; e os impulsos de autoconservação são funções da parte irascí-vel, e não da racional; a (B) porque a irascível apresenta a definição da racional; a concupiscí-vel, da irascível; e a racional, da concupiscível; a (D) porque a irascível apresenta a definição da racional; a concupiscível, da irascível; e a ra-cional, da concupiscível; a (E) porque a irascível apresenta a definição da concupiscível; a con-cupiscível, da racional; e a racional, da irascível.

Questão 40

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Para Kant, o imperativo categórico é o conjunto de leis mo-rais que orientam as ações humanas de acordo com princípios universais, válidos em qualquer lugar, em qualquer época, para situações se-melhantes. Logo, a alternativa correta é a (ga-barito A). A alternativa (B) está incorreta porque apresenta a definição de imperativo hipotético, e não categórico; a (C) porque o imperativo ca-tegórico não é o conjunto de leis que rege as ações pelos desejos e apetites, assim como não é regido por leis particulares, e sim univer-sais; a (D) porque as leis morais não são cria-das pelo Estado, e sim pelo consentimento re-cíproco dos valores estabelecidos, assim como não é pelo medo e pela coação que age o im-perativo categórico, e sim pela adequação das ações morais com a racionalidade humana; a (E) porque o imperativo categórico não está vinculado a um lugar (Europa) e a um perío-do (século XVIII) específicos, mas a princípios universais, válidos em qualquer tempo e lugar.

Questão 41

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H10Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Para Aristóteles, o ser humano tende naturalmente para a so-ciabilidade e para a racionalidade, o que o faz um ser político por natureza. Na vida em so-ciedade, Aristóteles ressaltou três virtudes que deveriam guiar as ações: a justiça, o bem co-mum e a felicidade. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). A alternativa (A) está errada porque menciona o belo, ligado à experiência estética, e a verdade, à linguagem; a única vir-tude política mencionada nessa alternativa é o bem; a (B) porque menciona a fé, a razão e as paixões e nenhuma das três é uma virtude, mas uma condição da própria humanidade; a (C) porque menciona as justiças distributiva e participativa, que não são virtudes, mas, sim, desdobramentos da justiça; a (E) porque a ver-dade se situa na esfera do discurso e porque a razão é uma capacidade inata do ser humano; somente a felicidade é uma virtude que se bus-ca na coletividade.

Questão 42

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. A alternativa (gabarito B), que, na obra O príncipe, fala da cisão entre ética e política, é a que apresenta corretamente a motivação para o uso do termo maquiavélico, sendo, portanto, a correta. A al-ternativa (A) está incorreta porque, embora defi-na virtú corretamente, não foi ela quem motivou a criação do termo maquiavélico; a (C) porque a fortuna não é a razão da criação do termo; além disso, a definição de fortuna está errada; a (D) porque atribui a origem do termo à virtú e à fortuna, que são, respectivamente, o bom uso da fortuna, além de definir erroneamente

14

os conceitos de Maquiavel; a (E) porque a no-breza tinha interesse em estabelecer um esta-do laico, com pouca ou nenhuma interferência da Igreja Católica.

Questão 43

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. O jusnatura-lismo é a corrente filosófica que aborda a pas-sagem do estado de natureza para o estado civil, por meio de um pacto social que garanta a autopreservação das pessoas no corpo so-cial. Logo, a alternativa correta é a (gabarito E). A alternativa (A) está errada porque afirma que passamos do estado civil para o de natureza, enquanto o correto é o contrário; não é o direito natural que leva o indivíduo para o estado civil, e sim o pacto social; o jusnaturalismo também não considera a individualidade, mas a coletivi-dade, e não o espaço privado, e sim o corpo so-cial; a (B) porque estado de natureza se compa-ra ao “estado selvagem”; portanto, não é assim que ocorre a passagem para o estado civil; o pacto social está no local correto, mas individua-lidade e espaço público não têm relação com o jusnaturalismo; a (C) porque o direito civil é uma consequência do pacto social; e individua-lidade e espaço privado não foram postulados pelo jusnaturalismo; a (D) porque inverte os ter-mos estado civil e estado de natureza; em vez de corpo social, o correto é pacto social; e em vez de espaço público, o correto é corpo social.

Questão 44

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. A alternativa (gabarito B) apresenta corretamente a defi-nição do estado de natureza para o civil, pois a condição para ocorrer essa transição é por meio da renúncia das liberdades individuais em

favor de um soberano que garanta a ordem e a paz. A alternativa (A) está errada porque os bens materiais seriam preservados na passa-gem para o estado civil, pois não havia a in-tenção de fazer uma distribuição igualitária das riquezas; além disso, o déspota não seria ne-cessariamente escolhido legitimamente; a (C) porque, para Hobbes, não seria por meio da re-núncia aos direitos civis que o indivíduo adere ao pacto, e sim da renúncia às liberdades indi-viduais; a (D) porque inverte os termos estado civil e estado de natureza e porque o pacto visa à renúncia das liberdades individuais; a (E) por-que não há renúncia ao direito de votar, visto que não há direito de voto na visão de Hobbes, defensor do absolutismo.

Questão 45

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. A charge faz menção a três críticas de Marx ao capitalismo: a luta de classes, simbolizada pelas vestimentas utilizadas pelos pássaros, representando o tra-balhador operário clássico da época da Primeira Revolução Industrial; o consumismo, represen-tado pelo pássaro da direita; e a liberalização da economia, representada pela placa. Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta porque o direito de greve foi fomentado por Marx, e não criticado; os direitos básicos dos indivíduos muitas vezes não são respeitados no capitalismo; e, embora a globali-zação seja uma versão ultramoderna do libera-lismo, Marx não chegou a conhecer esse fenô-meno; as alternativas (C) e (E) estão incorretas porque as grandes redes de fast food, ícones do capitalismo no final do século XX, representam outra fase do capitalismo, que já é distinta da primeira fase do marxismo, que está represen-tada na charge; a (D) porque Marx propunha a centralização da economia nas mãos do Estado (estatização), e não o contrário.

15

Questão 46

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H23Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item visa explorar o conhecimento do aluno em re-lação à eletrólise. Para a resolução desse item, a reportagem mostra uma aplicação prática da eletrólise. A alternativa correta é a (gabarito E). Eletrólise é um processo não espontâneo, que precisa de energia para ocorrer. Nesse proces-so, energia elétrica é fornecida a uma substân-cia que se decompõe em novas substâncias. Na eletrólise, assim como nas pilhas, há dois polos, o negativo e o positivo. No polo positi-vo, denominado de ânodo, ocorre a oxidação da reação; no polo negativo, chamado de cá-todo, ocorre a redução. Com essa informação, conclui-se que as alternativas (A) e (B) estão incorretas. A (C) está incorreta, pois, apesar de haver consumo de energia no processo, os elétrons saem do ânodo para o cátodo, e não o contrário; a (D), pois contém informações inver-tidas. Os cátions irão contribuir para a redução, e os ânions para a oxidação.

Questão 47

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H6Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item explora a capacidade do aluno de balancear e reconhecer partes de uma reação de oxirre-dução. Filmes antigos como o da figura eram revelados por meio de reações químicas. No enunciado, especificou-se a reação química uti-lizada pelo processo de revelação fotográfica. Nessa reação, há um agente oxidante (AgCl) e um agente redutor (hidroquinona). Com base nessa informação, pode-se considerar a alter-nativa (gabarito B) correta; consequentemen-te, a alternativa (A) está incorreta. A (C) está errada, pois o balanceamento estequiométrico

da reação é 1 : 2 : 2 → 1 : 2 : 2 : 2; a (D) está incorreta, pois o Nox da prata, na reação, varia de +1 a 0, ou seja, sua variação é de +1; a (E) está incorreta, pois o AgCl é o agente oxidante e, por isso, deve obrigatoriamente sofrer redu-ção, e não oxidação.

Questão 48

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H5Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade do aluno em reconhecer uma reação de oxirredução e seus componen-tes. Para isso, foi utilizado como suporte um esquema de uma pilha feita de limão. O aluno deve identificar, nessa pilha, os polos, a dife-rença de potencial e os tipos de reação que ocorrem. A alternativa correta é a (gabarito D), pois os íons de cobre sofrem redução no cáto-do, e os elétrons são emitidos no ânodo. Per-cebe-se que há dois eletrodos no limão; um de zinco e outro, de cobre. No eletrodo de zinco, conhecido como ânodo ou polo negativo, ocor-re a oxidação; no de cobre, conhecido como cátodo ou polo positivo, ocorre a redução. Com base nessa informação, pode-se afirmar que a alternativa (A) está incorreta. A (B) está erra-da, pois, embora aconteça a redução no ele-trodo de cobre, sua massa aumenta durante o processo, em vez de diminuir. A (C) está in-correta, pois a diferença de potencial da pilha (∆E = Ered cátodo – Ered. ânodo) é igual a +1,10 V, e não ao valor especificado. A (E) está errada, pois os elétrons são conduzidos pelo fio condu-tor, e não pelo limão.

Questão 49

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item visa identificar a capacidade do aluno de calcu-lar a concentração de soluções. A figura mostra,

16

de forma didática, o processo de formação de uma mistura. Para calcular a concentração, em mol/L, o aluno deve dividir o número de mols do soluto (cloreto de sódio) pelo volume da solução, em litros. Para o cálculo do número de mols, deve-se utilizar a massa molecular do sal, informada no enunciado. A alternativa correta é a (gabarito C). Em 1 mol de cloreto de sódio, existem 58,5 g de massa; então, em 15,25 g, que foi a massa fornecida no enun-ciado, há 0,26 mols. Esse valor dividido pelo volume (0,25 L) é igual a 1,04 mol/L. Logo, a alternativa (A) está incorreta, pois, no cálculo, foi utilizado o volume em mililitros, e não em litros. Na (B), as unidades foram utilizadas cor-retamente, mas, em vez de dividir o número de mols pelo volume, o cálculo foi feito multipli-cando esses valores; na (D), o cálculo do nú-mero de mols foi realizado de forma incorreta, acarretando erro no valor da concentração da solução. A (E) está incorreta, pois considerou o valor da concentração em g/L, e não em mol/L.

Questão 50

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item iden-tifica o conhecimento do aluno em relação ao pH de uma substância. O texto mostra uma situação onde o pH de um produto era modificado pela adição de uma substância química. A alternativa correta é a (gabarito A). A soda é um composto básico. Portanto, sua adição a uma solução faz com que o pH dela se eleve, aumentando sua basicidade. Uma substância que tem pH de 0 a 6,9 é considerada ácida, de 7,1 a 14 é básica. Valor 7,0 significa que é de um composto neutro. Logo, (B), (C), (D) e (E) estão incorretas.

Questão 51

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item in-vestiga a habilidade do aluno de entender a re-lação entre pressão e temperatura. Nesse item, o aluno deve escolher a alternativa que justifica o porquê de a panela de pressão cozinhar mais rápido que as panelas comuns. A alternativa correta é a (gabarito B). A pressão dentro des-sa panela é maior que a pressão atmosférica. Isso torna a temperatura de ebulição da água mais alta, cozinhando os alimentos em menor tempo. A alternativa (A) contradiz a explicação correta ao dizer que a pressão no interior da panela é menor que a pressão atmosférica. A (C) está incorreta, pois a temperatura de ebuli-ção aumenta com o aumento da pressão; a (D), pois a pressão no interior da panela é maior que a atmosférica. Além disso, é o aumento da temperatura de ebulição da água que acelera o cozimento, e não a diminuição de seu ponto de condensação; a (E), pois a válvula de seguran-ça serve apenas para evitar que a pressão se torne excessiva e cause a explosão da panela.

Questão 52

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item visa identificar o conhecimento do aluno em re-lação à temperatura e à pressão de vapor de quatro substâncias. Ele deve analisar o com-portamento dessas variáveis para cada uma das quatro substâncias indicadas no gráfico. A alternativa correta é a (gabarito E). A propano-na apresenta uma temperatura de ebulição de 55 °C para uma pressão de vapor de aproxima-damente 100 kPa, mesmo valor de pressão do etanol a uma temperatura de 80 °C.A alternativa (A) está incorreta, pois, conforme mostrado no gráfico, a pressão da água a 100 °C é de aproximadamente 100 KPa, e não de 200 KPa;a (B), pois a pressão de vapor da pro-panona a 40 °C é de 60 KPa, e a do ácido eta-noico a 75 °C é de 20 KPa. Assim, a pressão

17

da propanona é maior que a do ácido etanoico nessas temperaturas; a (C), pois a água entra em ebulição a 100 °C, e o etanol a 80 °C; a (D), pois a temperatura de ebulição do ácido etanoi-co é, segundo o gráfico, de aproximadamente 117 °C.

Questão 53

Gabarito: EENEM

Questão 54

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H25Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item investiga a habilidade do aluno em interpretar informações e calcular a concentração de uma solução. Para solucionar esse item, o aluno deve aplicar seus conhecimentos de reações químicas, de estequiometria e regra de três simples. Com base na reação química envolvi-da, 2HCl + Ca(OH)2 → CaCl2 + 2H2O, pode-se afirmar que há 0,0015 mol de HCl e 7,5 x 10–4 mol de Ca(OH)2. Esta quantidade refere-se ao volume (10 mL) da base utilizada. Assim, em 1000 mL, tem-se 0,075 mol/L dessa substân-cia. Logo, a alternativa correta é a (gabarito C). As alternativas (A), (B), (D) e (E) estão incorre-tas devido a erros de cálculo.

Questão 55

Gabarito: AENEM

Questão 56

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Esse item ex-plora o conhecimento do aluno em relação à cinética química. Para solucionar esse item, o aluno deve utilizar a lei de velocidade de uma reação, v = k [NO]x . [Br2]y. Os valores de x e y

dessa equação dependem da variação de con-centração e da velocidade de cada reagente. Para efetuar os cálculos, o aluno deve utilizar experimentos onde apenas um dos reagentes varie. Para o NO, o aluno deve utilizar os expe-rimentos 3 e 4 da tabela. Nesse caso, a con-centração desse reagente dobra enquanto sua velocidade é quadruplicada. Logo, o expoente x é igual a 2. Para o Br2, o aluno deve utilizar os experimentos 1 e 2. Percebe-se que a con-centração e a velocidade desses reagentes dobraram. Portanto, o expoente y é igual a 1. Substituindo os valores de x e y na equação, tem-se: v = k [NO]2 . [Br2]1. Portanto, a ordem de reação é igual à soma dos expoentes, ou seja, é igual a 3. Assim, a alternativa correta é a (gabarito E). Como a ordem de reação é igual a 3 e os valores de x e y são iguais a 2 e 1, respectivamente, as alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas.

Questão 57

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H8Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item explora o conhecimento do aluno em relação aos conceitos de equilíbrio de uma reação quí-mica. A alternativa correta é a (gabarito B), pois a reação em questão é 2 NH3 N2 + 3H2. Per-cebe-se, ao analisar o gráfico, que, no início da reação, há apenas concentração de NH3, uma vez que a concentração dos compostos N2 e H2 é zero. Para se calcular a constante de equilí-brio dessa reação, deve-se aplicar a fórmula

Kcprodutosreagentes

=[ ][ ]

.

Assim, KcH N

NH=[ ] ⋅ [ ][ ]23

2

32 . Os expoentes dessa

equação são os coeficientes estequiométricos da reação. Utilizando os valores das concen-

trações de equilíbrio, tem-se Kc =[ ] ⋅ [ ][ ]6 2

4

3

2 , ou

18

seja, Kc = 27. Logo, a alternativa (A) está incor-reta. A (C) está incorreta, pois todos os compo-nentes de uma reação entram em equilíbrio ao mesmo tempo; a (D), pois NH3 inicia a reação com 8 mols e, no momento do equilíbrio, tem a metade desse valor. Assim, entende-se que foram gastos 50% de NH3, e não 25%. Para se calcular o grau de equilíbrio do reagente, utiliza-

se [ ]

[ ]molsequilíbrio

mols inícioα = . Portanto, 4 mols

8 molsα = ,

ou seja, α = 0,5. Conclui-se, então, que a (E) está incorreta.

Questão 58

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H27Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item explora o conhecimento do aluno a respeito do Princípio de Le Chatelier. De acordo com esse princípio, um sistema em equilíbrio, ao receber uma perturbação externa, desloca-se no sentido de minimizá-la e, dessa forma, retornar ao estado de equilíbrio anterior ou atingir uma nova situação de equilíbrio. Nes-se item, bicarbonato de sódio foi adicionado a uma reação, em equilíbrio, de ácido bórico com água. O bicarbonato de sódio, considera-do um sal ácido, possui H+ na sua formulação, o mesmo H+ encontrado na água e no ácido (H3BO3), presentes no lado esquerdo da rea-ção. A adição de íons H+ do bicarbonato de sódio aumenta a quantidade de íons no lado esquerdo, fazendo com que a reação contrá-ria, do lado direito, seja favorecida, produzin-do, então, B(OH)–4 para que o equilíbrio seja reposto. Considerando essas informações, pode-se afirmar que a alternativa correta é a (gabarito D); consequentemente, as alternati-vas (A), (B), (C) e (E) estão incorretas.

Questão 59

Gabarito: BENEM

Questão 60

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H23Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item busca identificar o conhecimento do aluno em relação à eletrólise e à estequiometria de uma reação química. Para a resolução desse item, utilizou-se um esquema de obtenção de cobre por eletrólise aquosa. Para selecionar a alter-nativa correta, deve-se fazer alguns cálculos. Para 1 mol de elétrons, tem-se aproximada-mente 1 F = 96 500 C (Coulomb – unidade de carga elétrica). Para o cobre, em solução, tem-se Cu2+ = 2 mols de elétrons. Portanto, 2 mols de elétrons possuem 96 500C · 2 = 193 000 C. Aplicando-se a fórmula Q = i·t (i é a corrente e t, o tempo em segundos) para cálculo da quan-tidade de carga elétrica, tem-se:Q = i · t = 2 · 3 600 Q = 7 200 C193 000 C - 63,5g7 200 C - x gX = 2,37 g de cobre depositado. Logo, a alter-nativa correta é a (gabarito C). Se o aluno co-meter erros de cálculo, marcará a alternativa (A), (B), (D) ou (E).

Questão 61

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Nesse item, o aluno deve entender que a técnica de pesca que utiliza explosivos é uma das muitas apli-cações do Princípio de Pascal. Esse princípio estabelece que a pressão produzida em um ponto de um fluido em equilíbrio se transmite integralmente a todos os outros pontos desse fluido. Portanto, a pressão adicional causada por explosivos no fundo do mar gera uma onda de pressão que se propaga na água, afetando os peixes que se encontram nas proximidades

19

da detonação. Logo, a alternativa correta é a (gabarito B). Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que o explosivo lançado na água está sob o efeito do empuxo; ao assinalar a (C), entende que quando o explosivo é deto-nado, realiza um trabalho com a transformação de energia causada pela explosão; ao marcar a (D), entende que quando o explosivo é de-tonado, ocorre uma transformação de energia química em energia mecânica e térmica; ao es-colher a (E), considera que a pressão em pon-tos diferentes da água depende da diferença de altura entre esses pontos..

Questão 62

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve entender o Princípio de Arquimedes, em que o volume do líquido deslocado por um objeto é igual ao volume da parte imersa desse objeto. Assim, medindo a massa da coroa e conhe-cendo o volume do líquido deslocado, pode-se calcular a sua densidade e, por fim, compará-la com a densidade do ouro. Portanto, a alternativa correta é a (gabarito A). Ao escolher a alternati-va (B), o aluno entende que um objeto de ouro tem peso menor que o de um confeccionado com outros materiais; ao assinalar a (C), enten-de que o peso de um objeto entra em equilíbrio com o empuxo da água, causando flutuação; ao marcar a (D), entende que um objeto, por estar submerso, tem o seu peso diminuído pelo em-puxo; ao escolher a (E), entende que, em caso de flutuação na superfície de um líquido, um ob-jeto tem densidade menor que a do ouro.

Questão 63

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Para a reso-lução desse item, o aluno deve entender que

o torque, ou o momento de uma força, é de-terminado pela força aplicada, multiplicada pelo comprimento da alavanca. Quanto mais afasta-do o ponto de contato com a bola estiver do om-bro do jogador (o local onde ocorre a rotação), maior será o seu torque; logo, a resposta corre-ta é a (gabarito C). Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que girando o quadril, ao bater na bola, causará um impacto maior; no entanto, apenas o giro do quadril não é suficiente para a obtenção de um impacto mais eficiente; é ne-cessário girá-lo de forma correta no momento de acertar a bola. Se isso for feito de maneira errada, o efeito será contrário, como o próprio texto mostra. Ao assinalar a (B), entende que o aumento da distância entre as pernas dá ao jo-gador um maior equilíbrio para realizar o golpe; entretanto, há outras variáveis que devem ser consideradas para se conseguir efetivamente um aumento de torque. Ao marcar a (D), consi-dera que o fato de o jogador flexionar os joelhos pode trazer mais força ao golpe; entretanto, isso é inconclusivo; ao escolher a (E), entende que se o jogador aplicar uma maior aceleração ao braço, mesmo que este esteja mais encolhi-do, poderá alcançar um torque maior. Isso, no entanto, não garante aumento de torque. Nes-se item, deve-se levar em consideração o que realmente é efetivo para o aumento do torque, e não o que hipoteticamente o aumentaria.

Questão 64

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Para a re-solução desse item, o aluno deve entender o conceito de equilíbrio de um corpo. Esse item aborda o caso de uma pessoa que realiza um exercício de supino reto, com o braço estica-do e a barra parada. Essa situação pode ser descrita como o equilíbrio de um corpo exten-so sobre dois apoios (os braços). Para ocorrer esse equilíbrio, o somatório das forças e o dos

20

momentos desse sistema devem ser nulos. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que, por haver apenas uma pessoa, há apenas um apoio; ao assinalar a (B), entende que por haver apenas uma pessoa, há apenas um apoio, e que o somatório dos momentos em um ponto desse sistema é nulo; ao escolher a (C), com-preende que cada braço da pessoa é um apoio; no entanto, ele se esquece de que o somatório das forças desse sistema é nulo; ao marcar a (E), entende que há uma força resultante dife-rente de zero nesse sistema, devido ao movi-mento executado no exercício; entretanto, o enunciado solicita uma posição específica.

Questão 65

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Nesse item, o aluno deve relacionar o conceito de coeficiente de dilatação térmica com o de módulo de elasti-cidade, apresentados no texto e no enunciado. Para a situação proposta, apesar de o alumínio ter alto coeficiente de dilatação térmica, não sofre grandes deformações, pois seu módulo de elasticidade é baixo. Logo, a alternativa cor-reta é a (gabarito E). Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que o alumínio, por ser mais leve, tem vantagem em relação a outros metais; porém, não há como se afirmar que ele se dilata mais que os outros. Ao assinalar a (B), considera que o alumínio libera, ao se dilatar, as tensões a que está sujeito; no entanto, ele gera outras nas peças às quais está ligado; ao marcar a (C), não entende que, apesar de ter um coeficiente de dilatação maior e ser mais leve que outros metais, não há como garantir a facilidade relatada nessa alternativa; ao esco-lher a (D), deduz que o coeficiente de dilatação térmica e o módulo de elasticidade do alumínio são duas coisas separadas.

Questão 66

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H21Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Para a re-solução desse item, o aluno deve entender os conceitos relativos a calor específico e à capa-cidade térmica. O calor específico é a quantida-de de calor necessária para elevar ou diminuir a temperatura de uma substância em 1 °C; a capacidade térmica, por sua vez, é a quanti-dade de calor necessária para variar a tempe-ratura de um objeto. Com base nos conheci-mentos sobre esse assunto, é correto afirmar que a alternativa correta é a (gabarito A). Ao escolher a alternativa (B), o aluno entende que a capacidade térmica tem relação com a po-tência, ou seja, energia trocada no decorrer de um tempo; ao assinalar a (C), atribui às duas grandezas a característica de grandeza física extensiva, mas somente a capacidade térmica, como mencionado no texto, tem essa caracte-rística; ao escolher a (D), inverte a definição de capacidade térmica; ao assinalar a (E), o aluno se equivoca, pois quanto maior o calor especí-fico, maior a quantidade de calor para elevar a temperatura de uma substância.

Questão 67

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H6Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Para solu-cionar esse item, o aluno deve utilizar a equa-ção fundamental da calorimetria e entender, também, que o vidro precisa estar em sua temperatura de fusão para que o processo de moldagem se inicie. Ao se multiplicar a massa pelo calor específico e pela variação de tem-peratura, obtém-se a resposta correta (gabarito D). Ao escolher a alternativa (A), o aluno utiliza a unidade errada para a temperatura; ao assi-nalar a (B), comete um erro de unidade e se

21

esquece de subtrair da temperatura de fusão os 25 °C da temperatura ambiente; ao esco-lher a (C), comete alguns erros de conversão de unidades e deixa de fora alguns termos da equação; ao marcar a (E), não calcula a varia-ção de temperatura, esquecendo-se dos 25 °C de temperatura ambiente.

Questão 68

Gabarito: CENEM

Questão 69

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H2Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Para a reso-lução desse item, o aluno deve compreender o conceito de inversão térmica. No inverno, o solo perde calor para o meio rapidamente, formando uma camada de ar frio nas proximi-dades de sua superfície. Isso impede que cor-rentes de convecção se formem, uma vez que uma camada de ar quente, posicionada acima dessa camada fria, bloqueia a circulação das correntes de convecção e, portanto, a renova-ção do ar próximo à superfície terrestre. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). Ao esco-lher a alternativa (A), o aluno entende que uma camada de ar quente entre os edifícios impe-de a formação de correntes de convecção; ao assinalar a (B), entende que, devido à elevada temperatura do concreto, o ar quente não per-mite a geração de correntes de convecção; ao marcar a (C), compreende que a inversão tér-mica ocorre no inverno, devido às grandes va-riações de temperatura durante os dias; ao es-colher a (E), entende que o calor recebido pelo ar é dissipado, devido à incidência de ventos.

Questão 70

Gabarito: DENEM

Questão 71

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Para a reso-lução desse item, o aluno deve compreender que a transmissão de calor de um meio mais frio para um mais quente exige a realização de um trabalho mecânico que, no caso do refrige-rador, é realizado pelo compressor. Portanto, a alternativa correta é a (gabarito A). Ao escolher a alternativa (B), o aluno não entende que ape-nas o acréscimo de temperatura não é suficien-te para o funcionamento de um refrigerador; ao assinalar a (C), não entende que, apesar de o gás refrigerante mudar de estado, temperatura e pressão durante o seu trajeto no ciclo de refrige-ração, sua quantidade permanece constante; ao escolher a (D), não percebe que essa alternativa está relacionada à finalidade do refrigerador, e não ao porquê de seu funcionamento; ao mar-car a (E), entende que o gás realiza as trocas de calor espontaneamente, o que não acontece.

Questão 72

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Para a reso-lução desse item, o aluno deve compreender o funcionamento de uma câmera escura. Um au-mento significativo do orifício de passagem dos raios de luz causa também a passagem de raios indesejados, que refletem um mesmo ponto vá-rias vezes, o que deixaria a imagem disforme, apenas um borrão. Portanto, a alternativa corre-ta é a (gabarito E). Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que maior quantidade de raios de luz traz maior nitidez à imagem; ao assinalar a (B), entende que, com um furo muito maior, a imagem que é passada para a câmera também é muito maior; ao marcar a (C), entende que maior quantidade de raios de luz traz maior brilho

22

à imagem; ao escolher a (D), entende que, devi-do à maior quantidade de raios de luz na câma-ra, as cores são alteradas.

Questão 73

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H23Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Para a re-solução desse item, o aluno deve entender o comportamento dos raios de luz nos diferentes tipos de espelho e perceber, também, que os raios solares devem ser direcionados para o receptor, que é um ponto fixo da usina helio-térmica. A alternativa correta é a (gabarito B), pois os raios que incidem perpendicularmente no espelho são refletidos na direção do foco. Caso o receptor seja localizado nessa posição, receberá uma grande incidência de raios. Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que terá mais facilidade para posicionar o espelho plano no lugar correto, devido ao seu ângulo de incidência; ao assinalar a (C), entende que os raios que passam pelo centro de curvatura re-tornam ao mesmo lugar, concentrando, assim, alguns raios nessa posição; ao escolher a (D), entende corretamente que, com um espelho convexo, pode-se direcionar raios para várias direções com facilidade; porém, na situação da usina heliotérmica, os raios solares devem ser direcionados para um único ponto; ao marcar a (E), o aluno entende corretamente que os raios são direcionados para o foco; entretanto, não percebe que, apesar de a direção estar correta, o sentido está errado.

Questão 74

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H2Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Para a reso-lução desse item, o aluno deve ter conhecimen-to sobre o funcionamento das lentes. A alterna-tiva correta é a (gabarito C), pois a curvatura

da lente faz com que os raios que chegam aos olhos sejam desviados de acordo com a razão entre os índices de refração do meio e do vi-dro, aproximando-se ou afastando-se da reta normal a esse raio de curvatura. Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que não há desvio dos raios que chegam à visão, como se a lente fosse plana; ao assinalar a (B), entende que a convergência ou divergência dependem da posição em que a lente se encontra; ao es-colher a (D), entende que o raio de curvatura da lente influencia na convergência ou diver-gência; ao marcar a (E), atribui o aspecto de convergência ou divergência ao tipo de mate-rial utilizado na lente.

Questão 75

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Para a re-solução desse item, o aluno deve aplicar a fór-mula da profundidade aparente, substituindo a profundidade do objeto pela altura real em que se encontra o alvo do peixe. O interessante é entender que o peixe deve fazer ajustes no disparo, pois o alvo está um pouco afastado do que ele realmente vê. Fazendo-se a subs-tituição nas fórmulas, chega-se à conclusão de que a alternativa correta é a (gabarito D). Ao escolher a alternativa (A), o aluno calcula a di-ferença entre a distância real do objeto e o índi-ce de refração do ar; ao marcar a (B), substitui erroneamente, na fórmula, a distância do obje-to como sendo a distância da imagem; ao as-sinalar a (C), entende que o objeto e a imagem vistos pelo peixe estão na mesma posição; ao escolher a (E), entende que deve somar a dis-tância do objeto com o índice de refração do ar.

Questão 76

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H15Gabarito: A

23

Comentário: Item de nível médio. A imagem constitui uma representação de técnica envol-vendo as células iPS, ou células-tronco de plu-ripotência induzida, formadas a partir da célula somática (gabarito A). Ao marcar a alternativa (B), o aluno entende erroneamente que qual-quer processo envolvendo diferenciação celu-lar relaciona-se com célula-tronco embrionária; ao assinalar a alternativa (C) ou (D), compreen-de erroneamente que as células somáticas re-presentadas são provenientes do cordão um-bilical e da placenta; ao considerar a (E), não compreende o que é o corpúsculo de Barr.

Questão 77

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H28Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Os platelmin-tos são conhecidos como vermes achatados. A morfologia do seu corpo está relacionada à ausência de uma cavidade corporal, pois são acelomados. Essa característica limita o nú-mero de camadas celulares que o animal pode apresentar, uma vez que não há uma forma efi-caz de distribuir substâncias para um número grande de camadas de células. A distribuição de nutrientes em seu organismo ocorre por di-fusão – de célula a célula, uma vez que não apresentam sistema circulatório. Portanto, es-sas duas características (ausência de cavidade corporal e de sistema circulatório) estão rela-cionadas à limitação do número de camadas de células e, consequentemente, ao tamanho do corpo do animal (gabarito B). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno associa corretamente a limitação à ausência do sistema circulatório, mas cita uma característica que não se encon-tra em platelmintos, que é a presença de um pseudoceloma; ao marcar a (C), seleciona uma característica que não é encontrada em platel-mintos, pois eles apresentam sistema digestó-rio incompleto; ao considerar a (D), erra porque as duas características citadas estão presentes

nos animais desse filo, mas não estão relacio-nadas à limitação no porte corporal; ao esco-lher a (E), erra porque os platelmintos são ani-mais triblásticos, que apresentam mesoderme.

Questão 78

Gabarito: EENEM

Questão 79

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H28Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Na imagem, retrata-se uma espécie que apresenta desen-volvimento indireto, com metamorfose comple-ta, pois mostra as seguintes fases: ovo → larva → pupa → adulto. Portanto, a imagem carac-teriza desenvolvimento holometábolo (gabarito C). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno não reconhece o desenvolvimento indireto, pois não sabe a diferença entre as classificações direto e indireto; ao marcar a (B), não compreende o que é desenvolvimento hemimetábolo; ao con-siderar a (D), estabelece relação incorreta en-tre metamorfose completa e desenvolvimento hemimetábolo; ao assinalar a (E), estabelece relação incorreta entre metamorfose incomple-ta e desenvolvimento holometábolo.

Questão 80

Gabarito: DENEM

Questão 81

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H28Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. A imagem demonstra três animais pertencentes a duas classes distintas de cordados. Para a região da Austrália, destaca-se a presença de mamíferos marsupiais e monotremados. Os animais repre-sentados são: uma ave, um ornitorrinco e uma

24

équidna, estes últimos são mamíferos monotre-mados, ou seja, ovíparos (gabarito B). Ao assi-nalar a alternativa (A), o aluno erra porque não identifica a ave; ao marcar a (C), não identifica corretamente os mamíferos prototérios (mono-tremados); ao considerar a (D), identifica ape-nas um dos animais corretamente; ao assinalar a (E), não identifica a ave, além de afirmar incor-retamente que há presença de um marsupial.

Questão 82

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Na etapa in-dicada por I, ocorre a despolarização da mem-brana por meio da entrada de íons sódio por difusão facilitada, evento relacionado à inver-são de polaridade de uma parte da membrana plasmática do neurônio; já na etapa II, ocorre a repolarização, quando a bomba de sódio e potássio (transporte ativo) restabelece a pola-rização positiva (externamente) e negativa (in-ternamente) por meio da saída de íons sódio contra o gradiente de concentração (gabarito B). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno não identifica corretamente as etapas que permi-tem a passagem do impulso elétrico, pois hou-ve inversão das duas fases, mas a explicação relacionada ao fluxo de sódio está parcialmen-te correta; ao marcar a (C), identifica a ordem correta das duas etapas, mas não determina o que ocorre em cada uma; ao considerar a (D), erra porque não identifica corretamente as eta-pas que permitem a passagem do impulso elé-trico, pois houve inversão das duas fases, sem explicar como há o fluxo de sódio nesse caso; ao marcar a (E), seleciona a etapa que não faz parte das regiões I e II do gráfico.

Questão 83

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. A refeição demonstrada é rica em carboidratos. Portan-to, a sua digestão permite absorção de grande quantidade de glicose, aumentando, considera-velmente, os níveis de açúcar no sangue. Para evitar que a hiperglicemia se mantenha, há au-mento da liberação de insulina, que promoverá maior retirada de glicose do sangue, pois é um hormônio hipoglicemiante. Nesse caso, não há aumento do glucagon, pois ele tem ação contrá-ria, hiperglicemiante, e é secretado em grande quantidade quando os níveis de glicose redu-zem (gabarito C). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno erra porque os níveis de insulina au-mentam, e o glucagon não é hipoglicemiante; ao marcar a (B), erra porque os níveis de insuli-na aumentam, para evitar a hiperglicemia, e por isso esse hormônio tem ação hipoglicemiante; ao considerar a (D), incide em erro porque os níveis de insulina não reduzem e, também, por-que não há maior mobilização de glicose, mas maior captação dela, por outros tecidos, pro-movendo sua retirada do sangue; ao marcar a (E), erra porque, em diabético, não há aumento exagerado da insulina, pois os indivíduos não apresentam produção normal desse hormônio.

Questão 84

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. O olho humano apresenta a pupila como estrutura relacionada ao controle de entrada de luz no sistema óptico. Portanto, é a pupila que tem função análoga ao diafragma de uma câmera fotográfica (gabarito E). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno erra porque a retina é a estrutura que recebe a luz e onde a imagem deve ser formada, invertida, mas não é ela quem controla a entrada de luz no siste-ma óptico; ao marcar a (B), erra porque a córnea atua como uma lente no olho humano, mas não realiza controle da passagem de luz; ao conside-rar a (C), incide em erro porque a estrutura rela-

25

cionada à focalização da imagem sobre a retina não controla a penetração da luz; ao assinalar a (D), incorre em erro porque a coroide é a camada vascularizada do olho, que permite nutrição das células que fazem parte do sistema óptico.

Questão 85

Gabarito: DENEM

Questão 86

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O refluxo gastroesofágico é descrito como o retorno in-voluntário do conteúdo estomacal para o esô-fago, o que provoca irritação do revestimento esofágico, pois o suco apresenta pH ácido. Nesse caso, o esfíncter da cárdia apresenta mau funcionamento, possibilitando o retorno do conteúdo estomacal ao esôfago (gabarito B). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno erra porque o esfíncter pilórico controla a passa-gem de alimento do estômago para a porção inicial do intestino delgado, o duodeno; ao marcar a (C), incide em erro porque o ceco intestinal não está relacionado diretamente com o esôfago; ao considerar a (D), erra por-que o alimento não passa pela vesícula biliar e, também, porque ela não controla a passa-gem dele entre estômago e esôfago; ao assi-nalar a (E), erra porque o canal colédoco está relacionado ao fígado, e não à passagem de alimento.

Questão 87

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Durante a apneia, em que há interrupção do fluxo de ar, pois não estão ocorrendo normalmente a inspi-

ração e a expiração, há acúmulo de gás carbô-nico no sangue. Isso provoca redução do pH, pois a maior disponibilidade desse gás promo-ve formação de ácido carbônico, que se disso-cia, liberando H+. Alterações no pH sanguíneo são captadas pelo centro respiratório, localiza-do no bulbo, onde há o controle da respiração. Até certo nível, é possível impedir a respiração. Caso essa alteração no pH continue, estimu-la-se o diafragma, que inicia a realização dos movimentos respiratórios (gabarito D). Ao assi-nalar a alternativa (A), o aluno erra porque não compreende que, em apniea, não há movimen-tos respiratórios que possibilitem maior capta-ção de gás oxigênio para a formação de maior taxa de oxi-hemoglobina; ao marcar a (B), inci-de em erro porque não há alcalose respiratória, mas acidose respiratória, pois há formação de ácido carbônico que se dissocia em H+ no san-gue; ao considerar a (C), erra porque há maior liberação de CO2 no sangue, mas isso não pro-move maior formação de carboxi-hemoglobina, pois ela é formada pela ligação da hemoglobi-na com o monóxido de carbono; ao assinalar a (E), incorre em erro porque há acúmulo de CO2, levando a uma diminuição do pH.

Questão 88

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H15Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O vaso san-guíneo destacado está obstruído e, portanto, o fluxo de sangue cerebral não é normal. Essa condição pode causar o acidente vascular cere-bral (AVC), conhecido como derrame cerebral. Assim, os neurônios deixam de receber nutrien-tes, o que prejudica seu funcionamento (gaba-rito C). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno erra porque não são demonstradas células de defesa, mas a interpretação que ele fez, prova-velmente, foi essa pela representação do coá-gulo demonstrado na imagem; ao marcar a (B), incide em erro porque a formação do coágulo

26

não está destacando maior fluxo sanguíneo para o cérebro; ao considerar a (D), erra por-que os vasos coronários não se encontram na região cerebral; eles são responsáveis pela vascularização do coração; ao marcar a (E), incide em erro porque a veia cava inferior não está representada na imagem; ela é a respon-sável por conduzir o sangue das partes inferio-res do corpo para o átrio direito do coração.

Questão 89

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H30Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Em caso de queimadura, deve-se, o mais rápido possível, procurar lavar o local com água corrente, para suavizar a dor. Não se deve aplicar pomadas, óleos ou creme dental (gabarito E). Ao assina-lar a alternativa (A), o aluno erra porque não é recomendado aplicação de creme dental, pois pode agravar a situação; ao marcar a (B), inci-de em erro porque a água utilizada deve ser fria e corrente, sem sabão ou óleos; ao considerar a (C), erra porque não se deve aplicar poma-das após o acidente; ao assinalar a (D), incor-re em erro porque chás ou óleos naturais não devem ser utilizados, pois podem prejudicar a recuperação do tecido lesado.

Questão 90

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. A máquina apresentada realiza a filtração do sangue para a retirada de substâncias tóxicas em exces-so no sangue de pacientes que tiveram perda parcial ou total de função renal (gabarito A). Ao assinalar a alternativa (B), o aluno erra por-que o débito cardíaco é o volume sanguíneo bombeado pelo coração, e não é uma condi-ção relacionada à hemodiálise; ao marcar a (C), incide em erro porque a obstrução de va-sos coronários pode provocar infarto do mio-cárdio e, portanto, não se relaciona à filtração do sangue; ao considerar a (D), erra porque o pigarro é uma condição relacionada ao siste-ma respiratório, e não à filtração de sangue; ao marcar a (E), incorre em erro porque hiper-função renal não provoca prejuízo à filtração do sangue, portanto não é condição que exige diálise.

27

LÍNGUA INGLESA

Questão 91

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H6Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de selecionar informações relevantes em um texto, a fim de encontrar uma justificativa para o argumento central. A alternativa que atende à proposta do item é a (gabarito E), pois é a única que faz uso dos elementos do texto-base. As alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas porque não utilizam elementos do texto-base.

Questão 92

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, o qual ave-rigua a capacidade do aluno de identificar o tipo de argumentação utilizado em um frag-mento de texto. A alternativa (gabarito C) é a correta, pois utiliza evidências e dados de fon-tes fidedignas para validar seu ponto de vista. A alternativa (A) está incorreta porque o autor do texto apresenta dados extraídos de fontes confiáveis, contrariando o senso comum; as alternativas (B) e (E), se equivocam, pois não consta no texto nenhuma forma de compara-ção e de exemplificação; a (D) está incorreta porque não há presença de argumento de au-toridade no texto.

Questão 93

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio que avalia a capacidade do estudante de depreender a ideia central do texto. A música erudita influencia no comportamento dos clientes, a ponto de estes consumirem produtos mais caros na loja (ga-barito C). A alternativa (A) está incorreta, pois o estudo sugere que somente um tipo de música exerce influência relevante para o aumento dos gastos dos clientes; a (B) porque contradiz o argumento central do texto; as alternativas (D) e (E) porque contrariam as ideias e os argu-mentos propostos.

Questão 94

Gabarito: DENEM

Questão 95

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H5Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio que investiga a habilidade do aluno em reconhecer as dife-rentes possibilidades de significado do verbo modal can em um contexto específico. A alter-nativa (gabarito B) está correta porque é a úni-ca que apresenta uma expressão que condiz com o contexto. A alternativa (A) está incorreta porque supposed to não é sinônimo de can, e sim de outro modal verb: should; as alternativas (C), (D) e (E) apresentam sinônimos de can; no entanto, nenhuma dessas alternativas repre-senta o verbo modal com um significado con-dizente com o contexto proposto pela imagem.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

28

LÍNGUA ESPANHOLA

Questão 91

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item busca avaliar a compreensão leito-ra do aluno e, com base nela, a possibilida-de de que ele organize as informações con-tidas no fragmento do relato de viagem a respeito da cidade Antigua, na Guatemala. Chega-se, assim, à resposta correta (gabari-to A). Ao assinalar a alternativa (B), é possível perceber um desentendimento de ordem global, explicando uma leitura calcada em informações fragmentadas e que não dão sentido ao que foi lido; ao marcar a (C), o aluno se equivoca por utilizar algumas informações pontuais presentes no relato e por não relacioná-las ao que é apre-sentado na alternativa; ao assinalar a alternativa (D) ou (E), demonstra dificuldade com a leitura específica de algumas informações, tomando a afirmação como uma verdade possível.

Questão 92

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H5Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item bus-ca avaliar o reconhecimento das preposições em Língua Espanhola e, como consequência, os seus usos pragmáticos. Dessa forma, é pos-sível encontrar a resposta correta (gabarito D). Ao marcar a alternativa (E), o aluno se equi-voca, provavelmente por se confundir em um nível de compreensão leitora, atrelando a pre-posição à ideia de pertencimento de um tempo histórico; ao assinalar a alternativa (A), (B) ou (C), demonstra dificuldade em relacionar uma estrutura sintática com o seu uso pragmático, o que demonstra necessidade de reflexão sobre os respectivos usos na Língua Espanhola.

Questão 93

Gabarito: DENEM

Questão 94

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H5Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item exige conhecimentos avançados de estruturas linguísticas da Língua Espanhola, com desta-que para o reconhecimento dos paradigmas verbais que caracterizem o presente do subjun-tivo. Assim, chega-se à resposta correta (gaba-rito C). Ao marcar as alternativas (A), (D) ou (E), o aluno demonstra dificuldade em relacio-nar o subjuntivo com os seus paradigmas mais claros e imediatos; ao assinalar a (B), é possí-vel que o aluno tenha se equivocado, motivado pelo verbo regalen, que, nesse contexto, não está no subjuntivo, mas no imperativo negativo.

Questão 95

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H5Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item exige que os alunos apresentem conhecimen-tos específicos em relação à conjugação de verbos regulares no presente do subjuntivo. As-sim, chega-se à alternativa correta (gabarito E). Ao escolher quaisquer outras opções (A), (B), (C) ou (D), o aluno se equivoca por demonstrar dificuldade em reconhecer paradigmas que de-finem o subjuntivo.

Questão 96

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H22Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, pois o aluno pode verificar, com facilidade, quão tendenciosa

29

é a informação presente na linha fina, pois a palavra promiscuidade, além de mencionar uma questão pessoal, isto é, de não ser notí-cia, passa uma carga semântica muito pesada, não vista mais ao longo do texto. Assim, a al-ternativa correta é a (gabarito C). A alternativa (A) está incorreta, pois os dados apresentados trazem apenas o número de crianças que nas-ceram de mães adolescentes; a (B) porque, longe de trazer o ponto de vista do autor, apre-senta números que comprovam que foi feita uma pesquisa baseada em estatística, o que, especialmente nesse caso, confere autorida-de ao Ipea no que diz respeito à apresentação desses dados. Ao marcar a alternativa (D), o aluno não percebe que a alternativa continua relacionada a dados apresentados no texto; logo, não traz opinião. Na (E), tem-se a alter-nativa que mais pode confundir o aluno, pois é uma opinião, só que pertence a um leitor do texto, não ao produtor do texto oficial, ou seja, trata-se de uma repercussão do texto original.

Questão 97

Gabarito: BENEM

Questão 98

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Embora co-bre, em sua essência, conteúdo relativo à re-gência, o aluno precisa compreender o enun-ciado, dando ênfase à palavra preferir. Além disso, é necessário ter noção básica de crase. A alternativa que está correta, no que diz res-peito à regência verbal, é a (gabarito E), pois o verbo preferir é transitivo direto e indireto; logo, precisa de um complemento sem preposição (objeto direto) e um complemento com preposi-ção (objeto indireto). Como as palavras choco-late e sorvete são masculinas, não há, portanto, motivo para crase em nenhuma delas. O erro

na alternativa (A) consiste no uso da expressão do que, inadequada em regência verbal, porém muito usada no senso comum. A (B) apresenta dois erros: o primeiro está relacionado à inter-pretação do enunciado, pois, pelo que ele soli-cita, a pessoa prefere chocolate, não sorvete; o segundo erro está relacionado ao uso de crase, pois chocolate é palavra masculina, logo, não há crase diante dela. Na (C), há duplo erro: o primeiro corresponde à interpretação, pois cho-colate é a preferência, não sorvete; o segun-do por causa da locução do que, inadequada nesse caso de regência. O erro na (D) também está relacionado ao reconhecimento do erro da crase diante da palavra masculina sorvete.

Questão 99

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil, pois requer do aluno reconhecimento da classificação de ver-bos conforme os elementos que a compõem: pessoa, número, modo e tempo. Além disso, ele deve perceber a importância do uso do acento gráfico, que pode alterar a classificação morfo-lógica de uma palavra. O que se espera como resposta está na alternativa (gabarito A), pois a palavra inicio corresponde ao tempo presente do modo indicativo, o qual expressa uma certe-za, está na primeira pessoa do singular, e pode, por isso, ser conjugado como Eu inicio. O erro da alternativa (B) corresponde à menção feita sobre a terceira pessoa e o modo subjuntivo; na (C), é incorreto dizer que o verbo está em se-gunda pessoa; se estivesse, a conjugação seria inicias; muito menos está no modo subjuntivo. Ao marcar a (D), o aluno erra porque não perce-be a diferença do número na conjugação verbal, a ponto de não saber a diferença (ou não reco-nhecer no verbo) entre singular e plural, nem re-conhecer o modo e os tempos verbais, confun-dindo indicativo com subjuntivo e presente com futuro. Os erros encontrados na alternativa (E) correspondem à análise da pessoa e do tempo.

30

Questão 100

Gabarito: DENEM

Questão 101

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil, pois exige que o aluno perceba qual informação ganha desta-que em manchetes, de acordo com a posição em que é colocada na estrutura linguística, bem como a negociação que se pode fazer ao trocar trechos de lugar em um enunciado. O que se espera como resposta está na alternativa (ga-barito E), uma vez que a palavra ciclone, pre-sente no sujeito, toma maior proporção do que o local apresentado por meio do adjunto ad-verbial. O erro na alternativa (A) está em dizer que a informação sobre lugar se destaca por estar no final da manchete, quando, na verda-de, chamaria mais atenção se fosse a primeira informação apresentada. A alternativa (B) não está errada com relação à informação apresen-tada no sentido de dizer que oficialmente o ad-junto adverbial é um complemento da estrutura sintática; logo, pensa-se nele como último item da frase, mas, de maneira alguma, ele estará errado em outra posição, desde que a pontua-ção esteja correta. A alternativa (C) está errada quanto ao conceito, pois não há lugar fixo e cor-reto para a colocação do adjunto adverbial, ou seja, ele pode vir no início da frase, por exem-plo, desde que sinalizado por vírgulas. Ao mar-car a alternativa (D), o aluno incorre em erro porque, na manchete em questão, o referido adjunto adverbial não consiste na informação mais relevante, mas, sim, em ser um acessório.

Questão 102

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H23Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil, pois há refe-rência à idade de 40 anos no texto, o que induz o aluno a marcar a alternativa (gabarito B). O motivo pelo qual, provavelmente, alguns alu-nos não cheguem à conclusão esperada é o fato de que eles podem interpretar a questão como um alerta. Nesse sentido, há tendência de marcar alternativas como (C), (D) e (E), de modo a entender que o texto se refere a uma prevenção, assim o público-alvo seria formado por jovens (C), crianças (D) e adolescentes (E). Quanto à alternativa (A), o conteúdo do texto é interessante para pessoa de qualquer idade, mas a justificativa oferecida é a que está mais distante do que se espera, porque dá a sen-sação de que pessoas que passaram da meia idade não têm mais vida ativa, o que incorre em pensamento preconceituoso.

Questão 103

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H18Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, pois o obje-tivo é determinar a categoria de texto de acor-do com a função que ele exerce. O esperado como resposta está na alternativa (gabarito C), porque o texto em questão explica super-ficialmente o conteúdo de uma pesquisa, cujo assunto é de interesse geral; porém, mais es-pecificamente de pessoas de meia-idade. O erro da alternativa (A) está em mencionar que existe comparação, quando, na verdade, são apresentados dados gerais, sem comparar situações específicas. A alternativa (B) está incorreta porque não há sinal de itens enume-rativos no assunto apresentado, apenas infor-mação sucinta. A alternativa (D) está distante do que é esperado, porque claramente não se trata de uma opinião, pois o texto baseia-se em resultado de pesquisa. Ao marcar a alternativa (E), o aluno provavelmente pensa que o texto é científico porque aborda uma pesquisa feita em universidade, mas isso não é o suficiente

31

para tornar o texto científico; ele apenas divul-ga uma pesquisa científica.

Questão 104

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H18Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio, pois todas as palavras apresentadas fazem parte do texto; então, o aluno precisa detalhar as informações recebidas para se certificar da resposta. O alu-no que, por acaso, tem leitura sobre Zygmunt Bauman reconhece o tema pela própria re-ferência ao mundo externo à escola. Porém, aquele que não carrega essa bagagem deve se apoiar nas palavras consumidor, comprador e consumo, que são as que predominam diante das alternativas oferecidas; logo, a relação é comercial. A alternativa que deve ser assinala-da por apresentar essa lógica é a (gabarito D). Quanto à alternativa (A), o erro consiste em atri-buir ao contexto apresentado o significado de festa. Quem marcar essa alternativa, provavel-mente dá às palavras encontros e espaço lota-do um significado festivo, mas nada mais confir-ma essa hipótese. Em relação à alternativa (B), tem-se, no texto, duas ocorrências da palavra templo, o que pode fazer com que o aluno ache que a repetição não se dá à toa; porém, o autor cita templo do consumo, o que faz com que a expressão esteja relacionada ao comportamen-to de compras como se fosse um ritual, daí o termo que, na segunda ocorrência, apenas re-toma a palavra com a mesma simbologia da pri-meira citação. A alternativa (C) associa banco como possibilidade de resposta porque faz uso das ideias de segurança e de proteção; porém, no texto, Bauman aborda isso para dar a ideia de que, em um shopping, as pessoas que mo-ram nas ruas não comprometem as intenções que o consumidor tem no ambiente de compra, por isso a ideia de proteção. A alternativa (E) parece mais distante das possibilidades, por-que a menção feita à palavra ator é um tanto

vaga e não há mais nada no texto que sustente a ideia de espetáculo que a palavra traria por si só. Logo, não deve ser marcada.

Questão 105

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, pois o assun-to transitividade, uma vez trabalhado de manei-ra contextualizada, geralmente exige do aluno domínio sintático dos elementos da frase para que ele chegue à resposta com segurança. No texto em questão, a ordem dos elementos da frase em que aparece o verbo solicitado está invertida no que diz respeito ao verbo e seu complemento, o que, para alguns alunos, tor-na o raciocínio mais difícil. O que se espera do aluno é que marque a alternativa (gabarito C), considerando o verbo em questão como tran-sitivo direto, porque o verbo desejar precisa de complemento, uma vez que é transitivo. O aluno também deve perceber que esse complemento é o pronome os, que retoma o sujeito os en-contros, apresentado na primeira frase do frag-mento, exercendo função de objeto direto, uma vez que não há preposição em sua estrutura. O aluno que marcar a alternativa (A) é o que mais se distancia da análise pretendida, pois mostra não ter percebido que verbos que exercem a função de ligar o sujeito a uma característica, expressa no predicado (predicativo do sujeito), não são estudados em transitividade, porque se enquadram em outro setor da análise sintática, tendo uma função de menor importância, uma vez que só ligam termos. A alternativa (B) pode ser registrada pelo aluno que considerar o fato de não ter aparecido elemento escrito após o verbo; no entanto, a alteração de ordem entre o verbo e seu complemento resolve essa equa-ção. Ao marcar as alternativas (D) ou (E), o alu-no mostra não ter domínio sobre a necessidade da preposição para que um complemento ver-bal se constitua como objeto indireto.

32

Questão 106

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H16Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio, pois, já na primeira leitura, é possível ter certo estranha-mento quanto a alguns vocábulos utilizados, além de certas inadequações com relação à norma-padrão. O que se espera como resposta está no uso do vocabulário; logo, a alternativa (gabarito A) é a correta, uma vez que palavras como palavreava, instransmixível e gostoseou, apesar de não existirem oficialmente, não com-prometeram a qualidade e a compreensão do texto; pelo contrário, elas até conferiram certo charme à estrutura narrativa. A alternativa (B) está incorreta justamente por alegar o contrário da alternativa anterior; que os termos não exis-tem é verdade, porém não é possível alegar que impediram ou comprometeram o texto. Ao marcar a alternativa (C), o aluno provavelmen-te faz uma leitura superficial do texto e não se dá conta de que a situação em que aparecem a segunda e a terceira pessoas do singular na mesma estrutura, no último parágrafo em “Vês, tu falas, ela fala, ela fala!”, é pontual e não con-siste em incompatibilidade de uso, mas é como se o pai, primeiro, estivesse falando com a filha; depois, com os familiares. O erro presente na alternativa (D) corresponde à informação incor-reta apresentada quanto ao estilo do autor; ao contrário do que é mencionado na alternativa, a linguagem é sensível e poética, e não direta e objetiva. Na (E), o erro está na informação de que a estrutura linguística está de acordo com a norma-padrão, quando, na verdade, além do vocabulário usado com algumas palavras inexistentes, pode ser observada ausência de vírgulas em frases que iniciam com a oração subordinada adverbial temporal e concessiva, por exemplo; além disso, a falta de preposição em situação que compromete a regência ver-bal, como em certo que falava sozinho.

Questão 107

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer, pelo conceito expresso, o tempo e o modo verbal apresentados nas frases. Como os verbos são: palavreava, saía, ocupavam, somavam e era estão no pretérito imperfeito do modo indica-tivo, o que corresponde à alternativa (gabarito C). A alternativa (A) está duplamente errada, pois nem tempo (presente), nem modo (sub-juntivo) estão de acordo com o que o enuncia-do apresentou. Para que a alternativa (B) esti-vesse correta, seria necessário que as ações tivessem início e conclusão no passado, mas, no texto, existe uma apresentação do que era verdade no passado recente, sem marcas de ação encerrada. O erro da alternativa (D) con-siste em atribuir o tempo presente a ações que vinham da observação do que acontecia antes do momento atual da narração. Quanto à alter-nativa (E), mais uma vez, há duplo erro, pois nem tempo (futuro), nem modo (subjuntivo) es-tão de acordo com a definição apresentada.

Questão 108

Gabarito: BENEM

Questão 109

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, pois os alu-nos precisam fazer comparação entre todos os itens, compreendendo a forma adequada de leitura, pois o texto tem um esquema de com-preensão que se dá de forma paralela. Sendo assim, a informação esperada como resposta está na alternativa (gabarito E), uma vez que as informações do lado direito se sobressaem,

33

atribuindo valores consideráveis e mostrando o que é mais positivo em relação ao lado esquer-do. O erro na (A) consiste em dizer que existe uma relação de complemento das informações, pois, no lado esquerdo, são apresentadas in-formações que “seguram” as atitudes do indi-víduo e, no lado direito, informações que “dão segurança” ao indivíduo. Na (B), não é porque menciona inteligência que o lado esquerdo se sobressai; ele mostra questões negativas, se for considerado o que está no lado direito. O que se apresenta no texto está o contrário do que foi mencionado na alternativa (C), pois o lado direito é o mais positivo dos dois. A infor-mação presente na (D) está incorreta, porque o lado esquerdo vai além de apresentar cautela e confiança; ele passa as características rela-cionadas a medo e atitudes fracas e negativas.

Questão 110

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil, porque a in-formação fornecida no enunciado torna a iden-tificação muito acessível. Reconhecer o nome da classe gramatical ou diferenciar o a como artigo, pronome ou preposição não é a maior importância do raciocínio pretendido, mas re-conhecer quando a letra pode ser flexionada e compreender o papel que ela executa no texto são funções necessárias no que diz respeito à coesão ou à concordância nominal, por exem-plo. Nesse sentido, vale destacar que o que se espera do aluno como resposta está na alter-nativa (gabarito B), pois a letra a está diante de um verbo, de modo que jamais receberá flexão de gênero ou de número. Nas outras alternati-vas, a letra a tem possibilidade de mudança de número de singular para plural, uma vez que, nesses casos, há substantivos femininos na sequência; logo, em todas as ocorrências (A), (C), (D) e (E), o a exerce a função de artigo.

Questão 111

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil, pois é neces-sário buscar dados históricos para identificar os símbolos trazidos pelos versos lidos. Somente pelo título Vila Rica, o aluno pode se deixar le-var para a cidade mineira que foi o palco de tão importantes acontecimentos no passado. Vale destacar que esse é o lugar onde se passam os eventos da Inconfidência Mineira. O aluno deve reconhecer, entre as alternativas, a menção fei-ta ao acontecimento histórico da extração do outro em Vila Rica (gabarito E). Na alternativa (A), há um erro bastante significativo, pois não há expressão que evidencia o sujeito por trás dos versos, nem seus sentimentos; logo, esses versos não podem ser subjetivos. Ao marcar a alternativa (B), o aluno incorre em erro porque não se pode comprovar a pobreza após a ex-tração do ouro, pois não há palavras que levem a esse campo semântico. O erro da alternativa (C) consiste em afirmar que existem palavras positivas na estrofe, mas os vocábulos selecio-nados trazem referências negativas, como é o caso dos termos sangram, ambição (que aqui não significa progresso sem maldade), tortura-da entranha e cicatriz. Na alternativa (D), vale destacar que o termo cicatriz não encontra re-ferência a pessoas, mas à terra; logo, essa op-ção não pode estar correta.

Questão 112

Gabarito: CENEM

Questão 113

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H16Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil, não pela análise do poema, mas pelas informações apresentadas

34

nas alternativas, pois, como nem todas corres-pondem ao Simbolismo, o aluno precisa ter do-mínio do vocabulário e das características da referida escola para registrar sua resposta com segurança. Espera-se que o aluno perceba a repetição de sons consonantais em muitas pa-lavras dos versos, como é o caso de mares, es-trelas, tardes, pela repetição do fonema /s/. As-sim, deve assinalar a alternativa (gabarito D). A alternativa (A) está incorreta porque faz men-ção a temas sociais, pois a abordagem indivi-dual pode ser vista com muita facilidade, mas não a coletiva ou social; a (B) porque apresenta as ideias sobre temas materializados, quando, na verdade, o Simbolismo trata de questões metafísicas, o contrário, portanto, do exposto na alternativa; a (C) porque menciona a ruptura com o formalismo; porém, nesses versos, em-bora o Simbolismo, pela própria subjetividade, tenha mais liberdade na construção dos ver-sos, na estrofe em questão, ainda há um es-quema métrico e com rimas parciais; a (E) por mencionar a objetividade marcada pela escrita descritiva. Vale lembrar que essa informação é verdadeira no Parnasianismo; no Simbolismo, prioriza-se a subjetividade.

Questão 114

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H16Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, pois todas as características apresentadas nas alternati-vas correspondem claramente ao contexto rea-lista machadiano. Porém, o recorte feito sobre o conto apresentado evidencia uma espécie de sedução, marcada pelo comportamento de D. Severina, a qual é apresentada como culpada por deixar os braços de fora e, assim, provocar os maus instintos de Inácio. Dessa forma, espe-ra-se que o aluno perceba uma relação que se completa por três pessoas, sendo dois homens e uma mulher. Logo, deve marcar a alternati-va (gabarito E). Quanto à alternativa (A), o erro

está em mencionar o modo de vida burguês, pois não há indícios, no fragmento, de que essa informação possa ser comprovada. Na (B), a menção feita à aparente simplicidade, de certa forma está correta, pois não existem tra-ços que provem o contrário, mas não se pode garantir pelo trecho o contexto de opressão so-cial, pois não há margem de segurança para registrar essa informação como correta. O que se apresenta nas alternativas (C), representa-ção de pessoas simples, e (D), descrição clara, objetiva e psicológica, são de fato característi-cas machadianas, porém o enunciado é claro e preciso ao levar o aluno a pensar nas relações pessoais, o que o coloca diante de um quadro de relacionamento familiar e/ou amoroso, que é mais específico que a forma de descrever ou analisar socialmente os personagens.

Questão 115

Gabarito: EENEM

Questão 116

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H25Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio, pois apenas uma alternativa se distancia um pouco do con-texto apresentado, exigindo do aluno um pouco mais do que a leitura do texto selecionado. Es-pera-se que o aluno reconheça, nas palavras de Álvaro, a elevação total que ele promove ao mencionar as características de sua amada Isaura, que, nesse ponto da narrativa, é conhe-cida como Elvira, tornando-a idealizada. Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Quanto ao que foi exposto na alternativa (B), o erro consis-te em apresentar Álvaro como herói. Ele exer-cerá essa função ao longo da narrativa, mas o item faz um recorte de cena e é sobre ela que o aluno deve responder; então, aqui, ele é ape-nas um jovem da alta sociedade, pronto para casar. A alternativa (C) está incorreta porque,

35

apesar de evidenciar que eles estão em um sa-lão de baile, não há descrição desse ambiente; a (D) porque há um erro conceitual, sendo, por-tanto, essa a alternativa que mais se distancia do esperado como resposta, pois não se trata de um romance indianista, o qual tem em José de Alencar seu principal expoente; a (E) porque, semelhante à (C), tem a ver com o contexto, mas não com o que é solicitado no enunciado, o qual pede atenção especial para a fala de Álvaro, que não menciona a importância dos salões, apenas que está se divertindo em um baile.

Questão 117

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H15Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil, pois a Primei-ra Geração do Romantismo brasileiro é chama-da de Nacionalista, mas também é conhecida como Indianista, justamente porque, em meio ao clima de valores brasileiros conquistados após a Independência do Brasil, os artistas resolveram traçar o perfil do homem que me-recia as glórias e deveria representar o povo brasileiro naquele momento. Assim, surge a importância do índio, que, embora não tenha sido colocado na mesma categoria do branco, foi valorizado como um guerreiro, tratando-se, então, do bom selvagem. Logo, a alternativa que deve ser marcada como correta é a (ga-barito B). As marcas textuais nas quais o aluno deve se apoiar para responder com segurança a esse item estão, mais especificamente, nas palavras tabas e Timbiras, que evidenciam o contexto indígena. Ao marcar a alternativa (A), o aluno erra porque dá importância aos termos troncos, flores e matas, por exemplo; porém, o herói sertanejo tem configurações mais pre-cisas do que apenas ser identificado por pala-vras que o levem às matas. As alternativas (C), (D) e (E) estão muito próximas entre si e muito longe do que se espera como resposta, pois os versos apresentados não denunciam ou ex-

põem os brancos, os colonizadores ou os por-tugueses, mas poetizam e tematizam o índio.

Questão 118

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H15Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil, porque, pelo alcance e repercussão da obra, é necessário que o aluno tenha leitura literária de pré-requisi-tos para perceber as relações solicitadas nesse item. Espera-se que o aluno compreenda que, por ser a obra que assume o papel de inaugurar o Realismo, Memórias póstumas de Brás Cubas traz consigo as marcas de ruptura com o esti-lo anterior, o Romantismo. Assim, a alternativa correta é a (gabarito C), pois o trecho é claro em mostrar que é possível que os livros não termi-nem em Foram felizes para sempre. Na alter-nativa (A), a mistura de personagens é um fato que não ganha tanta relevância na composição realista em geral, mas é uma das características de Machado de Assis, assim como a informa-ção oferecida na alternativa (B). Logo, ambas estão incorretas para o que o item solicita. Na (D), embora seja correto dizer que Machado de Assis inovou ao trazer um defunto narrador, isso não corresponde a características do Realismo como um todo. Por fim, o conteúdo da alterna-tiva (E) está errado porque, apesar de, nessa obra, o final mostrar um personagem derrotado por ele mesmo, isso não pode ser afirmado com relação às obras do Realismo em geral, pois nem todos os encerramentos de livros são mar-cados por derrota do indivíduo por ele mesmo.

Questão 119

Gabarito: BENEM

Questão 120

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: C

36

Comentário: Item de nível médio, pois o alu-no precisa considerar a importância da palavra sugere, presente no enunciado. O Romantis-mo foi uma escola que, pelo próprio aspecto da subjetividade e do sentimentalismo, deu mais liberdade à composição dos versos. Assim, a estrutura, que parece inovadora, sugere os mo-vimentos acontecidos na execução de uma val-sa. Desse modo, está correta a alternativa (ga-barito C). Quanto ao conteúdo da alternativa (A), é possível dizer que houve liberdade, que se concretizou em diferentes formas de apre-sentação dos versos, mas esse não é o ponto principal do Romantismo, nem desse texto. A sugestão acontece unindo o tema do poema a uma representação simbólica da dança, co-mum nos salões da época: a valsa. O erro na (B) corresponde a mencionar o exagero nos aspectos sentimentais. O ultrarromantismo é o ponto de partida para os poemas da Segun-da Geração; porém, nos versos em que foram apresentados, uma cena do baile é narrada, mas termina com a decepção de um amor não correspondido. O eu lírico, nessa estrofe, não chega a trazer consigo os exageros das ma-nifestações amorosas. O que se apresenta na (D) está errado, porque a preocupação social, embora seja uma característica romântica, não está em questão nesses versos, uma vez que o baile é apenas um acontecimento necessário para a representação da cena amorosa e de desilusão. Quanto à alternativa (E), os aspec-tos de sedução e conquista são evidentes no Romantismo, sendo, especialmente, a questão chave dos textos desse momento, mas, nos versos selecionados para análise, a observa-ção astuta e a decepção causada pela percep-ção de amor não correspondido estão acima do jogo de sedução.

Questão 121

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de com-preender as características do artesanato e da arte popular. Embora não haja consenso entre os pesquisadores sobre a diferenciação entre os dois termos, há uma definição bastante acei-ta ao ressaltar que a principal diferença entre os dois conceitos é que a arte popular se ca-racteriza pelo processo de criação único e mar-cado pela tradição (gabarito E). Ao escolher a alternativa (A), o aluno erra porque as peças de arte popular não são produzidas com fins co-merciais, ao contrário das peças de artesanato; ao optar pela alternativa (B), erra porque a arte popular não é produzida somente com fins utili-tários ou decorativos, como são as peças arte-sanais; ao escolher a (C), erra porque a arte po-pular não é feita por mestres e aprendizes que passaram a usar máquina em suas criações; esse processo foi o de industrialização, em que os artesãos perderam muito espaço de atuação e trabalho; ao assinalar a (D), erra porque a vi-são de que a qualidade estética da arte popular é criada apenas por pessoas com educação formal é preconceituosa, desconsiderando toda a complexidade que envolve esse tipo de arte.

Questão 122

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de com-preender a arte primitiva, caracterizada por tra-ços instintivos, livres de técnicas e convenções relacionadas à perspectiva, à composição e ao uso de cores (gabarito A). Ao marcar as alter-nativas (B), (C) ou (D), o aluno demonstra não ter compreendido que a arte primitiva não faz uso das tradições formais europeias; ao optar pela alternativa (E), equivoca-se porque a arte primitiva não apresenta figuras alongadas e te-máticas religiosas, apesar de apresentar cará-ter ritualístico.

37

Questão 123

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de com-preender a função de uma das manifestações das artes visuais indígenas, a arte plumária. O aluno deve constatar que o cocar permite o empoderamento de quem o usa para o cumpri-mento das funções espirituais e políticas (ga-barito C). Ao marcar as alternativas (A), (B), (D) ou (E), o aluno demonstra não compreender as características da arte plumária, representadas pelo cocar.

Questão 124

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de iden-tificar as características estéticas da cerâmica marajoara. A alternativa correta é a (gabarito C). Ao marcar a alternativa (A), (B), (D) ou (E), o aluno demonstra não ter identificado as ca-racterísticas da cerâmica marajoara, que apre-senta motivos geométricos, com padrões repe-titivos da representação de pessoas e animais, e, por vezes, a mistura entre formas humanas e animais.

Questão 125

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de compreender a visão que os artistas euro-peus tinham do Brasil no Período Colonial, retratando-o como um paraíso e contribuindo para que a Europa tivesse uma visão idílica do país (gabarito D). Ao assinalar a alternati-

va (A), (B), (C) ou (E), o aluno demonstra não ter compreendido a visão que os artistas eu-ropeus tinham do Brasil Colonial e da forma como o representavam, principalmente pelo artista Albert Eckhout.

Questão 126

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de com-preender as características das manifestações artísticas visuais dos povos africanos, desta-cando sua função ritual e social (gabarito A). Ao optar pela alternativa (B), o aluno erra, pois a arte africana não tem função decorativa como a arte ocidental; ao escolher a (C), equivoca-se porque a noção de arte pela arte é estranha aos povos africanos; ao marcar a (D), erra por-que a arte africana não faz uso da forma na-turalista; ao assinalar a (E), erra porque a arte africana apresenta alto apuro estético e técni-co, com peças que apresentam noções de si-metria, proporção e equilíbrio.

Questão 127

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de identi-ficar as influências da matriz africana na forma-ção cultural brasileira, mais, especificamente, nas danças e músicas populares brasileiras, como no jongo (gabarito B). Ao marcar a alter-nativa (A), o aluno erra porque a tirana é uma música e uma dança de origem portuguesa; ao escolher a (C), erra porque a tarantela é uma dança de origem italiana; ao optar pela (D), equivoca-se porque o pasodoble é uma dança de origem espanhola; ao marcar a (E), erra por-que o fandango é de origem portuguesa.

38

Questão 128

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade do aluno em reconhecer as características do flamenco, marcado pelo canto, pelas palmas e pelo sapateado, acom-panhado por violões e castanholas (gabarito B). Ao optar pela alternativa (A), o aluno erra porque a gaita de foles não é um instrumento utilizado pelo flamenco; ao escolher a (C), equi-voca-se porque o instrumento musical usado no flamenco é a guitarra flamenca; ao assinalar a (D), erra porque o flamenco é marcado pela perseguição e pelo sofrimento a que foi subme-tida a cultura cigana ao longo do tempo, mos-trados na sonoridade e nas letras; ao marcar a (E), erra porque a dança flamenca explora, de forma vigorosa, a dramaticidade e porque os bailarinos podem realizar improvisações em que exploram a individualidade.

Questão 129

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de asso-ciar conceitos com as atividades do seu coti-diano. Para tanto, apresenta-se um trecho de uma reportagem sobre exercícios na infância. O aluno deve reconhecer a diferença entre os conceitos de atividade física e exercício físico e concluir que correr no intervalo e praticar bas-quete (gabarito A) são, respectivamente, ativi-dade física e exercício físico. Ao considerar a alternativa (B), o aluno erra porque as duas ati-vidades são exercícios físicos sistematizados; ao marcar a (C), erra porque as duas opções são exercícios físicos; ao escolher a (D), não compreende a diferença entre atividade e exer-cício; ao optar pela (E), erra porque a prática

do handebol é considerada exercício por ser sistematizada, enquanto que o pular corda é atividade física.

Questão 130

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a habilidade que o aluno tem de identifi-car as relações entre as informações descritas no texto e os conceitos apreendidos. Para tan-to, apresenta-se uma definição de sedentaris-mo e alguns de seus fatores predisponentes. O aluno deve identificar os fatores mutáveis, ou seja, os fatores possíveis de mudança e con-cluir que são a obesidade, o estresse e o ta-bagismo (D). Ao considerar a alternativa (A), o aluno erra porque histórico familiar e etnia não são possíveis de mudança; ao marcar a (B), erra porque a idade não é um fator possível de ser alterado; ao assinalar a (C), incide em erro porque a etnia não é um fator de risco mutável; ao optar pela (E), erra porque a raça não é con-siderada um fator mutável.

Questão 131

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H9Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a habilidade que o aluno tem de reconhe-cer as informações sobre o assunto, inferindo com base em um texto-base. Para tanto, apre-senta-se um texto sobre a dança como forma de atividade física e seus benefícios. O aluno deve identificar alguns dos benefícios dessa prática e concluir que são a melhora do alongamento muscular, o alívio de dores, a interação entre in-divíduos e a diminuição do estresse (gabarito C), pois todos constituem fatores que beneficiam o praticante da modalidade. Ao considerar a alter-nativa (A), o aluno erra porque diminuição da au-toestima e exacerbação de dores articulares não

39

são fatores de benefício da prática da zumba; ao marcar a (B), erra porque, na prática da dança, há elevação da frequência cardíaca; ao conside-rar a (D), incide em erro porque a exacerbação do estresse não se relaciona aos benefícios; ao optar pela (E), erra porque a introspecção é o único fator que não é um benefício.

Questão 132

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. Este item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de fazer a associação entre as diversas fases históricas do tema. Para tanto, apresenta-se uma breve reportagem que cita a participação desse tipo de manifestação corporal no cotidiano. O aluno deve associar as características de cada uma das fases do circo ao longo da história e con-cluir que são, respectivamente, entretenimento, circo com tenda e diminuição da presença de animais (gabarito B). Ao considerar a alternati-va (A), o aluno erra porque as famílias circenses eram características dos circos antigos; atual-mente, todos que têm interesse podem partici-par do coletivo de artistas; ao marcar a (C), erra porque os espetáculos com animais não são mais uma tendência do circo contemporâneo; eles estão sendo substituídos pelas performan-ces humanas; ao escolher a (D), equivoca-se, pois, na época moderna, os circos ficavam fixos normalmente em anfiteatros; ao optar pela (E), erra porque os artistas específicos passaram a compor o circo somente na era contemporânea.

Questão 133

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H9Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de dife-renciar os modelos corporais femininos e mas-culinos na prática corporal.

Para tanto, apresenta-se uma reportagem que trata do tema. O aluno deve diferenciar as ques-tões físicas nas práticas corporais e concluir que todos são capazes de realizar atividades físicas, mas homens e mulheres têm formas singulares de realizá-las (gabarito A), devido às suas ca-racterísticas físicas. Ao considerar a alternativa (B), o aluno não leva em conta a real diferença física entre homens e mulheres no esporte; ao marcar a (C), erra porque desconsidera que as desigualdades, apesar de terem diminuído, não estão extintas; ao escolher a (D), demonstra que as diferenças estruturais não influenciam no desempenho esportivo, desconsiderando o fato de os homens terem a composição corpo-ral muscular diferente da composição das mu-lheres; ao optar pela (E), erra porque, apesar de o número de participação feminina ter au-mentado, ainda está longe de ser semelhante ao número de homens em Jogos Olímpicos.

Questão 134

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de es-tabelecer relações de consequência. Para tan-to, apresenta-se um trecho de uma reportagem alertando sobre o aumento da taxa de obesida-de infantil. O aluno deve relacionar as conse-quências causadas pela obesidade na saúde das pessoas e concluir que diabetes, alteração emocional e hipertensão arterial (gabarito B) são as principais consequências da obesidade. Ao considerar a alternativa (A), o aluno erra porque a má alimentação é uma causa, e não conse-quência; ao marcar a (C), erra porque o seden-tarismo é uma causa, e não consequência, que, associado a outros fatores, leva à obesidade; ao escolher a (D), incorre em porque a desnu-trição não é uma consequência da obesidade; ao optar pela (E), erra porque a pressão arterial aumenta, e não diminui com a obesidade.

40

Questão 135

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de iden-tificar as variáveis utilizadas para realizar me-didas. Para tanto, apresenta-se um trecho de uma notícia sobre um nadador americano mui-to conhecido e cita uma das medidas utilizadas na prática. O aluno deve identificar que outras medidas são utilizadas para realizar uma ava-liação antropométrica e concluir que são idade, peso, altura e circunferência de quadril (gaba-rito B). Ao considerar a alternativa (A), o alu-no erra porque a pressão arterial não é uma medida antropométrica; ao marcar a (C), erra porque a temperatura não é utilizada para uma avaliação corporal; ao escolher a (D), incorre em erro porque a insulina é uma medida que visa estabelecer o diagnóstico da quantidade de açúcar no sangue; ao optar pela (E), erra porque o IMC é uma fórmula utilizada após a obtenção das medidas iniciais e porque a pres-são arterial não é uma medida antropométrica.

Questão 136

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve considerar que o gráfico de linhas é formado por segmentos de reta; o de barras, por barras horizontais ou verticais (colunas); o de setores, por setores circulares; o de colunas, por barras verticais (colunas). Assim, os gráficos mostra-dos são de setores e de colunas (barras verti-cais). Logo, a alternativa correta é a (gabarito E); consequentemente, as alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas.

Questão 137

Gabarito: BENEM

Questão 138

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H27Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve calcular a média anual obtida pelo aluno. Assim,

x

x

=⋅ ⋅ + ⋅ + ⋅

+ + +=

6 5 7 0 2 5 5 3 4 5 41 2 3 4

5 5

, , , ,

,Logo, a alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno usar os pesos, mas dividir por 4, marca-rá a alternativa (A); se não considerar os pesos e dividir por 4, assinalará a (B) ou (E); se con-tabilizar equivocadamente as quantidades de notas acima e abaixo da média, marcará a (D).

Questão 139

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve calcular a quantidade de números naturais ím-pares, considerando números de até 6 algaris-mos (todos distintos). Assim,1 algarismo: 22 algarismos: 5 · 2 = 103 algarismos: 5 · 4 · 2 = 404 algarismos: 5 · 4 · 3 · 2 = 1205 algarismos: 5 · 4 · 3 · 2 · 2 = 2406 algarismos: 5 · 4 · 3 · 2 · 1 · 2 = 240Total = 652 números naturais com algarismos distintos.A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno considerar apenas os números com seis algaris-mos, marcará a alternativa (A); se considerar os números ímpares com seis algarismos e a repe-tição de algarismos, assinalará a (B); se conside-rar todos os números naturais e a repetição de algarismos, marcará a (D); se considerar todos os números naturais com até seis algarismos e a repetição de algarismos, assinalará a (E).

41

Questão 140

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve interpretar o que foi pedido no item e cal-cular o número de comissões com pelo menos um diretor do sexo masculino. Para isso, deve calcular o número total de comissões com três diretores e subtrair desse valor o número de comissões formadas apenas por diretores do sexo feminino. Além disso, deve perceber que, como não há hierarquia dentro da comissão, trata-se de um caso de combinação simples. Assim,N = (Comissões com 3 diretores) – (Comissões apenas sexo feminino)N = C3

5 – C33

N = 10 – 1N = 9A alternativa correta é a (gabarito A). Se o alu-no não descontar o número de comissões for-madas apenas por diretores do sexo feminino, marcará a alternativa (B); se usar arranjo sim-ples sem descontar o número de comissões formadas apenas por diretores do sexo femi-nino, assinalará a (C); se usar arranjo simples e descontar o número de comissões formadas apenas por diretores do sexo feminino, marca-rá a (D); se usar permutação simples, assina-lará a (E).

Questão 141

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve compreender que o número de formas diferen-tes de organizar pessoas em uma fila deve ser calculado utilizando permutação simples. No caso particular desse item, dois dos oito com-ponentes da fila devem permanecer juntos.

Portanto, para encontrar a solução solicitada, o aluno deve considerar o casal como se fosse apenas uma pessoa. Na sequência, deve cal-cular dois números de permutações simples: um, levando em conta apenas sete pessoas na fila; outro, considerando apenas duas (Zenilda e Rodrigo). O valor solicitado nesse item é igual ao produto dos números encontrados nesses cálculos. Assim,

R Z

São sete posições que podem permutar entre si, em um primeiro momento; depois, duas (R e Z). Logo, a quantidade de filas possíveis é P7 · P2 = 7!. A alternativa correta é a (gabari-to B). Se o aluno não considerar a exigência de o casal ficar junto, marcará a alternativa (A); se considerar que a exigência de o casal ficar junto formará elementos repetidos, assinalará a (C); se trabalhar arranjo simples, marcará a (D); se trabalhar combinação simples, assinalará a (E).

Questão 142

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve interpretar a demanda do item e construir uma tabela, como a apresentada a seguir, com todos os resultados possíveis (somas dos va-lores das faces do dado) em dois lançamentos sucessivos.

1 2 3 4 5 61 2 3 4 5 6 72 3 4 5 6 7 83 4 5 6 7 8 94 5 6 7 8 9 105 6 7 8 9 10 116 7 8 9 10 11 12

Na sequência, deve identificar o número de valores maiores que 11 (valor alcançado pelo primeiro jogador). Percebe-se que há apenas um elemento entre os 36 do espaço amostral

42

com essa característica. Portanto, dividindo esse valor pelo número de elementos do es-paço amostral, obtém-se a probabilidade de o jogador superar os pontos de seu adversário.

p n Eventon Espaço mostral

= =( )

( ) A1

36Logo, a alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno considerar que o espaço amostral da situação proposta é igual ao obtido com o lan-çamento de apenas um dado, marcará a alter-nativa (A); se considerar que o espaço amostral da situação proposta é igual ao dobro do obtido com o lançamento de apenas um dado, assi-nalará a (B); se interpretar que precisa calcular a probabilidade de o jogador que fez 11 pontos não perder, marcará a (D); se interpretar que precisa calcular a probabilidade de o jogador que fez 11 pontos ganhar e considerar que ele tem 11 possibilidades favoráveis em um espa-ço amostral igual ao dobro do obtido com o lan-çamento de apenas um dado, assinalará a (E).

Questão 143

Gabarito: DENEM

Questão 144

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve conhecer as cores das cartas do jogo e inter-pretar as regras envolvidas nesse carteado. Além disso, deve perceber que o jogador, a quem se faz referência, dispõe de um total de 10 cartas. Dessas, nove são pretas e uma é vermelha. Assim,

p = 910

A alternativa correta é a (gabarito B). Se o alu-no não perceber que o jogador está com 10 cartas, e não nove, marcará a alternativa (A); se calcular a probabilidade de descartar uma carta vermelha, assinalará a (C); se calcular a

probabilidade de descartar uma carta verme-lha, das nove que tem em mãos, marcará a (D); se considerar apenas as cartas de paus,assi-nalará a (E).

Questão 145

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve conhecer as cores das cartas do jogo e interpretar as regras envolvidas nesse cartea-do. Além disso, deve perceber que precisa comprar um dos quatro 2 vermelhos que se en-contram no lote.No momento da próxima compra, haverá no lote:

N = 104 – 18 – 2 – 1} } } }

2 Baralhos Cartas com os jogadores

Cartas na lixeira

Vira

N = 83Assim, a probabilidade solicitada ép = 4

83Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno não descontar as cartas da lixeira, mar-cará a alternativa (B); se não descontar a carta do vira, assinalará a (C); se não descontar as cartas da lixeira e do vira, marcará a (D); se considerar que o lote tem 104 cartas, assina-lará a (E).

Questão 146

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve perceber que, após digitar todos os outros al-garismos da senha, o último será obtido aper-tando uma das cinco teclas disponíveis. Assim,

p n Eventon Espaço mostral

= = =( )

( ),

a15

0 20

Logo, a alternativa correta é a (gabarito B). Se o aluno considerar que o espaço amostral são

43

10 números, e não as cinco teclas, marcará a alternativa (A); se considerar que tem de acer-tar duas teclas consecutivamente, assinalará a (C); se considerar que precisa somar as pro-babilidades de cada número de cada uma das teclas, marcará a (D); se cometer equívoco na transformação em decimal, assinalará a (E).

Questão 147

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve interpretar que, para acertar na segunda tentativa, é necessário errar na primeira. Mes-mo assim, o acerto só é confirmado quando os quatro algarismos são corretamente escolhi-dos, e o erro, por sua vez, quando pelo menos um dos algarismos é escolhido equivocada-mente. Assim:Probabilidade de errar na primeira tentativa:perrar1ª = 1 – pacertar1ª

perrar1ª = 1 – 15151515

⋅ ⋅ ⋅

perrar1ª = 1 1625

perrar1ª = 624625

Probabilidade de acertar na segunda tentativa:Observe que a probabilidade de acertar na pri-meira vez, utilizada nos cálculos da probabili-dade de errar na primeira tentativa, não será utilizada nos cálculos a seguir. Assim, p = perrar1ª · pacertar2ª

p = 624625

1624⋅

p = 1625

A alternativa correta é a (gabarito B). Se o aluno calcular a probabilidade de acertar na primeira tentativa, marcará a alternativa (A); se utilizar a probabilidade de se acertar na primeira tenta-tiva nos cálculos da probabilidade de se acer-tar na segunda, assinalará a (C); se calcular a

probabilidade de se acertar duas vezes conse-cutivas, marcará a (D); se considerar acertos duas vezes consecutivas descontando a se-quência da primeira tentativa do espaço amos-tral da segunda, assinalará a (E).

Questão 148

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve analisar a programação com cuidado e perce-ber que o espaço amostral contém as permuta-ções dos nove programas. Fixando o programa Ordem do Dia na 5ª. posição e permutando os outros oito, define-se o evento. Assim,

( )n(Espaço amost

n Eventop

8!p9!

r

8

al)

!p9 8!1p9

=

=

=⋅

=

Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Se considerar que a Abertura é um programa que pode ser permutado, marcará a alternativa (B); se calcular a probabilidade de o programa Or-dem do Dia não estar na quinta posição, as-sinalará a (C); se calcular a probabilidade de o programa Ordem do Dia não estar na quinta posição e ainda considerar que a Abertura é um programa da emissora que pode ser per-mutado, marcará a (D); se considerar que a programação é fixa e que o programa Ordem do Dia já ocupa a quinta posição, assinalará a (E).

Questão 149

Gabarito: DENEM

44

Questão 150

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve analisar a tabela e calcular as probabilidades, considerando as condições propostas nas al-ternativas. Assim, Masculino

p = =66136

3368

Feminino

p = =70136

3568

Turma I

p = =68136

12

Turma II

p = =68136

12

Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). Se o aluno trocar a probabilidade de ser masculino com a de ser feminino, marcará a alternativa (A) ou (B); se calcular a probabilidade de ser da turma I como se calcula a probabilidade de ser masculino, assinalará a (C); se não perceber que as turmas I e II têm o mesmo número de alunos, marcará a (E).

Questão 151

Gabarito: BENEM

Questão 152

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve interpretar a situação proposta e calcular as probabilidades especificadas nas alternativas. A alternativa correta é a (gabarito D), pois

p Caixa Branca=⋅ +

( )E(BolaVerde)OU(Caixa 12

59

� ��� ��� �� ��� ��� � PPreta)E(BolaVerde)12

38

12

59

12

38

6714

� ��� ��� �� ��� ���⋅

= ⋅ + ⋅

=

p

p44

p Caixa Branca=⋅ +

( )E(BolaVerde)OU(Caixa 12

59

� ��� ��� �� ��� ��� � PPreta)E(BolaVerde)12

38

12

59

12

38

6714

� ��� ��� �� ��� ���⋅

= ⋅ + ⋅

=

p

p44

Se o aluno entender que a probabilidade de se retirar uma bola da caixa branca é 40%, e não 50%, marcará a alternativa (A); se interpretar que a probabilidade de se escolher uma bola verde é igual à de se escolher a cor verde entre as cores verde e vermelha, assinalará a (B); se calcular a probabilidade de se retirar uma bola azul da caixa branca, marcará a (C); se calcular a probabilidade de se retirar uma bola verde da caixa preta, assinalará a (E).

Questão 153

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve utilizar seus conhecimentos sobre a Teo-ria das Probabilidades para julgar cada alterna-tiva. A alternativa correta é a (gabarito D), pois p(A ∪ B) = p(A) + (B) – p(A ∩ B) para quaisquer eventos A e B de um mesmo espaço amostral. O número de elementos do evento é, no máxi-mo, igual ao número de elementos do espaço amostral; logo, a alternativa (A) está incorreta; a soma das probabilidades de cada possibilida-de de um experimento é sempre igual a um; as-sim, as alternativas (B) e (C) estão incorretas; p(A ∪ B) = p(A) + p(B) só é verdade se A e B são eventos que não ocorrem simultaneamen-te (não há intersecção); portanto, a alternativa (E) está incorreta.

Questão 154

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve observar a imagem, onde se lê 1h49min, modelar a situação e calcular o ângulo solicita-do. Assim,

45

66120 6 30 120,5 120 30360

°α = ° + ° − ⋅ ° = ° = °°

'

A alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno considerar a medida aproximada do ângulo entre os ponteiros, marcará a alternativa (B); se consi-derar apenas os setores de 30°, assinalará a (C); se calcular o maior ângulo entre os ponteiros, de forma aproximada, marcará a (D); se calcular o maior ângulo entre os ponteiros, considerando apenas os setores de 30°, assinalará a (E).

Questão 155

Gabarito: CENEM

Questão 156

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve aplicar seus conhecimentos de trigonometria, geometria plana e geometria dos sólidos para julgar cada uma das alternativas. A alternativa correta é a (gabarito E). Se o aluno trocar os valores do seno e do cosseno de 120°, marca-rá a alternativa (A) ou (B).O cálculo do comprimento do arco do setor cir-cular pode ser feito da seguinte forma:

= ⋅

= ⋅

=

απ

π

r

u c

231

23

. .

Se cometer equívoco ao transformar ângulo para radianos, assinalará a alternativa (C). Para transformar esse setor em um cone, pro-cede-se da seguinte maneira:

= ⋅

= ⋅

=

23

23

2

13

π

ππ

R

R

R uc. .

Se confundir os valores da geratriz e do raio do cone, marcará a alternativa (D).

Questão 157

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve substituir os valores dos senos e dos cossenos especificados na expressão. Assim,

( )

sen 90 cos120 sen 210E2 cos 0 sen1 80

1 (cos60 ) sen 30E

2 1 01 112 2E2

1E2

° + ° − °=⋅ ° + °

+ ° − − °=

⋅ +

− +=

=

A alternativa correta é a (gabarito A). Se o alu-no considerar que o seno de 90° é igual a zero, marcará a alternativa (B); se inverter o sinal do

46

cosseno de 120°, assinalará a (C); se inverter os sinais do seno de 90° e do seno de 210°, marcará a (D); se considerar que cosseno de 0° é igual a zero, assinalará a (E).

Questão 158

Gabarito: EENEM

Questão 159

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve aplicar os conceitos de trigonometria, dando especial atenção às funções seno e cosseno e aos arcos complementares, suplementares e replementares. Sobre o ângulo α = 240º:sen α = sen 240º = –sen 60º = −

32

cos α = cos 240º = –cos 60º = −12

Sobre o ângulo β = 114π:

β = 114π =495º=135º

sen β = sen 135º = sen 45º = 2

2cos β = cos 135º = – cos 45º = − 2

2A alternativa correta é a (gabarito E), pois

cosα + cosβ = − + >12

22

0

Ângulos suplementares têm soma igual a 180°; logo, a alternativa (A) está incorreta; ân-gulos replementares têm soma igual a 360°; portanto, a (B) está incorreta; β é um ângulo do 2° quadrante; logo, a (C) está incorreta;

sen α = − 32

; portanto, a (D) está incorreta.

Questão 160

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve interpretar a figura e o texto e julgar cada afirma-tiva. A alternativa correta é a (gabarito E), pois, em um triângulo retângulo, a tangente de um ân-gulo agudo é igual à razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente a esse ângulo. Assim,

tg MM'OM'

OM''OM'

sencos

θθθ

= = =

Se o aluno inverter as representações do seno e do cosseno no ciclo, assinalará a (A) ou (B); se errar no conceito de diâmetro, marcará a (C); se inverter a razão no cálculo da tangente, assinalará a (D).

Questão 161

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H22Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve considerar a explicação do texto e concluir que o segmento AT ficará acima do eixo x, quando θ estiver no primeiro ou no terceiro quadrantes; e abaixo, quando θ estiver no segundo ou no quarto quadrante. A alternativa correta é a (ga-barito E). Se o aluno interpretar, de forma equi-vocada, o segmento AT, marcará a alternativa (A) ou (B); se não prestar atenção à palavra necessariamente, assinalará a (C) ou (D).

Questão 162

Gabarito: DENEM

Questão 163

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve perceber que H será máximo quando sen(A) for máximo, ou seja, quando sen(A) = 1. Assim,H = 18 · 10 · sen(A)H = 18 + 10 · 1H = 28 polegadas

47

A alternativa correta é a (gabarito C). Se o alu-no considerar o seno igual a 0, marcará a al-ternativa (A); se considerar o seno igual a –1, assinalará a (D); se considerar o seno igual a

22

, marcará a (E); se considerar o seno igual a

−2

2, assinalará a (B).

Questão 164

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24 Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. Para identifi-car o gráfico da função f(x) = a + 10 · sen(A) o aluno deve ter como ponto de partida a função . Percebe-se, por comparação, que os coeficien-tes dessa função sãoa = 18b = 10c = 1d = 0Portanto,

Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno inverter o sinal de b, marcará a alterna-tiva (B); se usar a função cosseno com os mes-mos coeficientes, assinalará a (C); se inverter o sinal de b e usar a função cosseno, marcará a (D); se cometer equívocos nos cálculos, pode-rá assinalar a (E).

Questão 165

Gabarito: DENEM

Questão 166

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve analisar o gráfico e os valores citados nas alternativas, julgando-as como correta ou incorreta. A alternativa correta é a (gabarito E), pois o gráfico passa pelo ponto (4,71; 0), indi-cando que a imagem de 4,71 é 0. A imagem da função é [–1, 1]; logo, as alternativas (A) e (B) estão incorretas. A imagem de 0 é 1 e a ima-gem de 1,57 é 0; portanto, as alternativas (C) e (D) estão incorretas.

Questão 167

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve analisar as duas ondas da figura e identi-ficar o valor da amplitude e do período de cada uma delas. Assim,

A alternativa correta é a (gabarito E), pois os períodos das duas ondas são iguais. Se o alu-no inverter as amplitudes, marcará a alterna-tiva (A) ou (B); se dividir os períodos por dois, assinalará a (C); se interpretar o valor do pe-ríodo da onda 2, de forma equivocada, mar-cará (D).

48

Questão 168

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve interpretar o gráfico e expressar algebricamen-te cada função. Assim,

f x a b sen c x d

f x sen x

f x se

( ) = + ⋅ +( )

( ) = + ⋅ +

( ) = ⋅

1 1 1 1

0 1050 2

10

π π

nn x

g x a b sen c x d

g x sen x

π π

π

50 2

0 550

0

2 2 2 2

+

( ) = + ⋅ +( )

( ) = + ⋅ +

( ) = ⋅

g x sen x5

50π

A alternativa correta é a (gabarito D). Se o alu-no trocar a posição da amplitude e a do período na expressão, marcará a alternativa (B) ou (E); se usar a expressão de g(x) para representar f(x), assinalará a (A); se interpretar errado o va-lor de a1, marcará a (C).

Questão 169

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H20Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve analisar os gráficos e julgar cada uma das alter-nativas. Assim, a alternativa correta é a (gaba-

rito B), pois, no início dos dois gráficos, tem-se temperatura de 15 °C e umidade de 23%. Se o aluno inverter os valores da temperatura e da umidade, marcará a alternativa (A); se tentar criar algum vínculo entre temperatura máxima/mínima com umidade mínima/máxima, assina-lará a (C) ou (D); se interpretar que os períodos são iguais, marcará a (E), sendo que, no gráfi-co da temperatura, o período é de 4 horas e, no da umidade, é de 16 horas.

Questão 170

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H20Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve relacionar o período de uma função trigonomé-trica com uma sequência numérica. As abscis-sas dos pontos de máximo e de mínimo de uma função trigonométrica sempre formam uma PA de razão igual ao período dessa função. Assim, os horários de temperatura máxima (abscissas dos pontos de máximo) formam uma PA de ra-zão 4, pois o período da função de temperatura é igual a 4 horas. Utilizando o mesmo raciocínio, os horários de temperatura mínima (abscissas dos pontos de mínimo) formam uma PA de ra-zão 4. Os horários de umidade máxima (abscis-sas dos pontos de máximo) formam uma PA de razão 16, pois o período da umidade é igual a 16 horas. Utilizando o mesmo raciocínio, os horá-rios de umidade mínima (abscissas dos pontos de mínimo) formam uma PA de razão 16. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). Se o aluno inverter os valores das razões das PA, marca-rá a alternativa (B) ou (C); se considerar as se-quências como PG, assinalará a (A) ou (E).

Questão 171

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve comparar f(x) = 2 + sen(3x – 4) com

49

f(x) = a + b · sen(cx + d), forma geral da função dada, e analisar as alternativas. Assim,a = 2 (eixo de simetria);b = 1 (amplitude);c = 3 (define o período);d = – 4 (deslocamento horizontal).Em seguida, o aluno deve calcular o conjunto--imagem da função f(x), considerando o valor máximo e o mínimo da função seno, ou seja, 1 e –1, respectivamente. Feito isso, obtém-se a imagem [1, 3]. Logo, a alternativa correta é a (gabarito B). Se o aluno deduzir que a imagem é igual ao intervalo fechado entre o valor míni-mo e o máximo da função seno, marcará a (A); se não identificar a amplitude corretamente, as-sinalará a (C) ou (D); se não interpretar correta-mente que a função é periódica, marcará a (E).

Questão 172

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve utilizar os valores citados nas alternativas e substituí-los na função dada. Dessa forma, poderá concluir qual das alternativas é a verda-deira. Assim, para abscissas de valores π – π e zero, têm-se respectivamente:f(π) = –2cos(π + π) f(π) = –2 · (1) f(π) = –2f(–π) = –2cos(–π + π) f(–π) = –2 · (1) f(–π) = –2f(0) = –2cos(0 + π) f(0) = –2 · (–1) f(0) = 2Logo, a alternativa correta é a (gabarito D); con-sequentemente, a função f(x) = –2cos(x + π) é decrescente, da abscissa zero até a abscissa π. Logo, as alternativas (A), (B), (C) e (E) estão incorretas.

Questão 173

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve

considerar que o gráfico de linhas é formado por segmentos de reta; o gráfico de barras, por bar-ras horizontais; o de setores, por setores de um círculo; o gráfico de colunas e o histograma, por colunas verticais. Sendo assim, o gráfico apre-sentado é um gráfico de setores. Logo, a alterna-tiva correta é a (gabarito D); consequentemente, as alternativas (A), (B), (C) e (E) estão incorretas.

Questão 174

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve analisar o gráfico, seus setores e respectivos percentuais. A alternativa correta é a (gaba-rito A), pois futebol e natação somam 50%. A alternativa (B) está incorreta, pois futebol e basquete somam 55%; a (C), pois os que pre-ferem basquete correspondem à metade dos que preferem vôlei; a (D), pois os que preferem basquete representam 50% a mais do que os que preferem natação; a (E), pois os que prefe-rem futebol representam 40%.

Questão 175

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve calcular a quantidade de números naturais pa-res, considerando números até 6 algarismos (todos distintos). Além disso, deve levar em conta que zero é par e que o primeiro algaris-mo (para números com pelo menos dois alga-rismos) não pode ser zero. Assim,1 algarismo: 42 algarismos: 5 + 4 · 3 = 173 algarismos: 5 · 4 + 4 · 4 · 3 = 684 algarismos: 5 · 4 · 3 + 4 · 4 · 3 · 3 = 2045 algarismos: 5 · 4 · 3 · 2 + 4 · 4 · 3 · 2 · 3 = 4086 algarismos: 5 · 4 · 3 · 2 · 1 + 4 · 4 · 3 · 2 · 1 · 3 = 408Total = 1 089 números naturais pares com alga-rismos distintos.

50

A alternativa correta é a (gabarito D). Se o alu-no considerar apenas os números com seis algarismos, marcará a alternativa (A); se con-siderar os números pares, com seis algarismos e com repetição de algarismos, sem diferenciar a utilização do zero na última casa, assinalará a (B); se não considerar o zero como algaris-mo par, marcará a (C); se considerar todos os números naturais pares, com seis algarismos e com repetição, marcará a (E).

Questão 176

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve perceber que se trata de três agrupamen-tos (combinações) distintos cujo produto é igual ao número de comissões solicitado. Assim,N = C5,2 . C3,1 . C2,1 Engenheiros Economistas Administradores

N = 10 · 3 · 2N = 60A alternativa correta é a (gabarito B). Se o alu-no somar as combinações em vez de multipli-cá-las, marcará a alternativa (A); se aplicar o PFC para cada grupo e considerar o produto dos valores obtidos, assinalará a (C); se combi-nar todos os diretores sem distinção do tipo de formação de cada um deles, marcará a (D); se usar o PFC sem distinção do tipo de formação de cada um dos diretores, assinalará a (E).

Questão 177

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve interpretar que, em um lançamento de dado, cada número de uma de suas faces tem uma chance em seis de ocorrer, isto é, uma

probabilidade de ocorrência igual a 16

. Como,

nesse item, a exigência é que os três números dos dados lançados sejam iguais (podendo ser qualquer número inteiro de um a seis), pode-se afirmar que o número da face do primeiro dado tem seis chances em seis de ocorrer; o segun-do, para repetir o valor do primeiro, tem uma chance em seis; o terceiro, para repetir esse mesmo valor, tem, também, uma chance em seis. Logo, a probabilidade de ocorrer o mesmo número nas três faces dos dados é

1 1 1p 1 6 6 36

= ⋅ ⋅ =

A alternativa correta é a (gabarito B). Se o alu-no considerar apenas um caso de três núme-ros iguais, marcará a alternativa (A); se consi-derar o espaço amostral igual a 36, assinalará a (C); se considerar apenas cinco casos de três números iguais e espaço amostral igual a 36, marcará a (D); se considerar apenas cinco ca-sos de três números iguais, assinalará a (E).

Questão 178

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H29Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve concluir que para o produto dos três números ob-tidos ser múltiplo de cinco é necessário que pelo menos um dos números seja igual a cinco. Assim,p = 1 – (probabilidade de nenhum número cin-co ocorrer)

p = 1 – 5 5 56 6 6⋅ ⋅⋅ ⋅

p = 91216

Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno considerar apenas os casos que não têm o número cinco, marcará a (B); se fizer o raciocínio correto, mas considerar o lançamen-to de dois dados apenas, assinalará a (C); se usar dois dados apenas e considerar somente os casos que não têm o número cinco, marca-rá a (D); se interpretar de forma equivocada a condição de o produto ser um número múltiplo de cinco, assinalará a (E).

51

Questão 179

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Para calcu-lar o comprimento do arco, o aluno deve trans-formar o ângulo de 40º em radianos e aplicar a fórmula do comprimento de um arco. Assim,α

π

α

α

α

= ° ⋅°

= ° ⋅°

=

= ⋅

= ⋅

=

40180

40 3180

23

23

3

2

rad

rad

rad

R

cmLogo, a alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno usar o valor do ângulo em graus, mar-cará a alternativa (A); se cometer erro na trans-formação da unidade do ângulo, assinalará a (B); se aplicar a fórmula de maneira equivoca-da, marcará a (D); se considerar o comprimen-to da circunferência inteira, assinalará a (E).

Questão 180

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Primeiro, o aluno deve utilizar a fórmula do comprimento de um arco para calcular o raio; depois, deve calcular a área solicitada, sabendo que a área de um setor circular é igual ao comprimento de seu arco vezes o raio dividido por 2. Assim,ℓ = α · R9 = 3 · RR = 3 cm

setor

setor

2setor

RA23A 92

A 13,5 cm

= ⋅

= ⋅

=

Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno confundir a fórmula da área do círculo com a do comprimento da circunferência, mar-cará a alternativa (B); se cometer erro no cál-culo do raio, assinalará a (C); se cometer erro na transformação de unidades, marcará a (D); se confundir as fórmulas da área e do compri-mento, além de errar na transformação de uni-dades, assinalará a (E).