AVENTURAS BÍBLICAS – 1 - CPB Educacional · Gên. 1:1 . Segunda-feira: 1° e 2° dia ... Levar...

13
AVENTURAS BÍBLICAS – 1 Autoras: Kenia Amazonita e Sueli Ferreira de Oliveira Indicação: Leitor iniciante Editora: CPB (www.cpb.com.br) 1. NO COMEÇO 2. LÁ VEM A CHUVA Verso: “No princípio criou Deus os céus e terra.” Gên. 1:1 Segunda-feira: 1° e 2° dia da criação. Encha um balão de ar e amarre-o com uma fita colorida. Escreva nele: “Deus me dá o ar para respirar.” Agradeça a Deus pela luz e pelo ar e diga o verso bíblico Gênesis 1:1 para decorar. Terça-feira: 3° e 4° dias da criação. Em uma bola de algodão molhado dentro de um copo descartável, plante umas sementes de feijão. Regue as sementinhas todos os dias. Agradeça a Deus que faz as plantas crescerem e repita o verso para decorar. Sugira que à noite os pais observem o céu junto com a criança. Quarta-feira: 5° dia da criação. Brinque de vivo ou morte, mas usando as palavras no mar (todos se abaixam), no ar (todos se levantam). Agradeça a Deus pelas aves e pelos peixes e repita o verso para decorar. Quinta-feira: 6° e 7° dia da criação. Com máscaras, propor um desfile de animais. Confeccionar um boneco Adão com massa de modelar. Sexta-feira: Recapitular a semana da criação. Fazer atividade do livro que está na página 5. Agradecer a Deus pelo belo mundo criado. Ouvir o verso individualmente. Faça um calendário com os sete dias da semana. No espaço de cada dia, peça a criança que desenhe uma figura sobre o que Deus criou naquele dia. Verso: “Noé fez tudo conforme Deus lhe mandou.” Gên. 6:22 Segunda-feira: A construção da arca. Deus deu instruções a Noé para construir a arca, e ele obedeceu. O que aconteceria se Noé não obedecesse a Deus? Deus pede também que você e eu O obedeçamos. Enfatize que a obediência a Deus é algo importante. Como você obedece? (Exemplos práticos e específicos de obediência). Peça a Deus que ajude você e sua família a obedece-Lo como fez o fiel Noé. Repita o verso bíblico para decorar (Gênesis 6:22).

Transcript of AVENTURAS BÍBLICAS – 1 - CPB Educacional · Gên. 1:1 . Segunda-feira: 1° e 2° dia ... Levar...

AVENTURAS BÍBLICAS – 1 Autoras: Kenia Amazonita e Sueli Ferreira de Oliveira

Indicação: Leitor iniciante

Editora: CPB (www.cpb.com.br)

1. NO COMEÇO

2. LÁ VEM A CHUVA

Verso: “No princípio criou Deus os céus e terra.” Gên. 1:1

Segunda-feira: 1° e 2° dia da criação. Encha um balão de ar e amarre-o com uma fita colorida. Escreva nele: “Deus me dá o ar para respirar.” Agradeça a Deus pela luz e pelo ar e diga o verso bíblico Gênesis 1:1 para decorar.

Terça-feira: 3° e 4° dias da criação. Em uma bola de algodão molhado dentro de um copo descartável, plante umas sementes de feijão. Regue as sementinhas todos os dias. Agradeça a Deus que faz as plantas crescerem e repita o verso para decorar. Sugira que à noite os pais observem o céu junto com a criança.

Quarta-feira: 5° dia da criação. Brinque de vivo ou morte, mas usando as palavras no mar (todos se abaixam), no ar (todos se levantam). Agradeça a Deus pelas aves e pelos peixes e repita o verso para decorar.

Quinta-feira: 6° e 7° dia da criação. Com máscaras, propor um desfile de animais. Confeccionar um boneco Adão com massa de modelar.

Sexta-feira: Recapitular a semana da criação. Fazer atividade do livro que está na página 5. Agradecer a Deus pelo belo mundo criado. Ouvir o verso individualmente.

Faça um calendário com os sete dias da semana. No espaço de cada dia, peça a criança que desenhe uma figura sobre o que Deus criou naquele dia.

Verso: “Noé fez tudo conforme Deus lhe mandou.” Gên. 6:22

Segunda-feira: A construção da arca. Deus deu instruções a Noé para construir a arca, e ele obedeceu. O que aconteceria se Noé não obedecesse a Deus? Deus pede também que você e eu O obedeçamos. Enfatize que a obediência a Deus é algo importante. Como você obedece? (Exemplos práticos e específicos de obediência). Peça a Deus que ajude você e sua família a obedece-Lo como fez o fiel Noé. Repita o verso bíblico para decorar (Gênesis 6:22).

3. A GRANDE FAMÍLIA

Terça-feira: A entrada dos animais, Noé junto com a família na arca. Dramatize essa parte da história. Mostre a figura de um animal para uma criança, ela deverá imitá-lo e a classe deverá descobrir qual o animal. Fale sobre maneiras de cuidar dos animais. Mencione também as maneiras usadas por Deus para cuidar de nós. Agradeça pelo cuidado e repita o verso para decorar.

Quarta-feira: A grande chuva. Use bolinhas de gude para contar os 40 dias de chuva. Confeccione um guarda-chuva e cole nele gotas d’água, simbolizando a chuva. Fale sobre a importância da chuva. Agradeça a Deus pela chuva e repita o verso para decorar. Prometa fazer algo especial no dia seguinte.

Quinta-feira: O arco-íris da promessa. Cumpra a promessa feita ontem e fale sobre a promessa de Deus. Com um pedaço de papel celofane colorido peça para que as crianças olhem através dele. O que acontece com o mundo ao seu redor? Você gostaria que todas as coisas fossem da mesma cor? Confeccione um arco-íris colando tiras coloridas de papel crepom em um palito de churrasco sem a ponta fina. Agradeça a Deus pelas cores e repita o verso para decorar.

Sexta-feira: Recapitular a história, agradecer a Deus pelo cuidado e proteção, finalizar ouvindo o verso individualmente.

Verso: “Deus proverá.” Gên. 22:8

Segunda-feira: A promessa de Deus. Pintar o desenho da página 9 e colar muitas estrelas no céu. Agradeça a Deus por suas promessas e fale o verso para decorar

Terça-feira: O nascimento de Isaque. Colocar em uma sacola itens usados para cuidar de um bebê e também um boneco grande. Falar da alegria familiar quando nasce um bebê, dizer que com Sara e Abraão não foi diferente. Ilustrar os cuidados com o bebê e com os itens da sacola. Se possível, contar essa história dentro de uma barraca ou colocar um grande lençol sobre cadeiras para imitar uma tenda. Agradeça a Deus pela família e repita o verso para decorar.

Quarta-feira: Exposição de roupinhas ou utensílios dos alunos de quando eram bebê. Agradeça a Deus por estar crescendo e repita o verso para decorar.

Quinta-feira: Dizendo EU TE AMO. Ajude a criança a planejar uma ação para dizer eu te amo para sua família. Agradeça a Deus pela família e repita o verso para decorar.

Sexta-feira: Recapitular a história, agradecer a Deus por cumprir suas promessas e ouvir o verso individualmente.

4. IRMÃOS GÊMEOS

5. A ROUPA NOVA DE JOSÉ

Verso: “Fazei tudo para glória (alegria) de Deus.” I Cor. 10:31

Segunda-feira: Pessoas de papel. Fazer uma corrente de pessoas e dar duas pessoas para cada criança, de preferência menino. Essas pessoas parecem ser iguais? Desenhe o rosto das pessoas e pinte. Esta semana vamos aprender a história de dois irmãos que pareciam ser iguais, mas eram bem diferentes! Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Contar a história, fazer a atividade da página 11 e repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Pedir que os alunos fiquem em pé no fundo da sala. Vou fazer algumas perguntas, se a resposta for sim, você deverá dar um passo a frente (adaptar as perguntas a realidade de cada classe). Tais perguntas pretendem mostrar como as pessoas são diferentes ou semelhantes entre si.

1- Você tem estômago? 5- Você está sem um dente?2- Você tem um cachorrinho? 6- Você tem duas orelhas?3- Você é menina? 7- Você come beterraba?4- Você tem 3 anos de idade? 8- Você tem olhos azuis?

Todos somos iguais? Como seria a vida se todos nós fossemos iguais e gostássemos das mesmas coisas? Deus nos fez assim, diferentes uns dos outros. Mas Ele ama a todos e deseja que nós amemos também.

Quinta-feira: Posso ajudar a mamãe e o papai. O que você pode fazer para ajudar seus pais? Converse sobre várias coisas que a criança pode fazer no lar.

Sexta-feira: Mural “DEUS AMA A TODOS!”. Com esse tema escrito em um mural, pedir aos alunos que façam recortes de imagens de crianças em revistas e decorem o mural. Perguntar individualmente o verso.

Verso: “Eu estarei com você [...] por onde você for.” Gên. 28:15

Segunda-feira: Contar a história, confeccionar máscaras de ovelhas para cada criança. Encenar o rebanho que os irmãos de José cuidavam.

Terça-feira: Cantinho para vestir-se, providenciar várias roupas para as crianças provarem, incluir um casaco ou jaqueta de várias cores. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Frutas e legumes pela sala. Fazer um passeio pela sala juntando em uma cesta os alimentos que José levou aos seus irmãos. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Quebra-cabeça de ovelhas, colar a figura de ovelhas em um papelão e recortá-la em três ou quatro partes. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Recordar a história, fazer a atividade e ouvir o verso individualmente.

6. BEBÊ NO CESTO

7. REGRAS PARA SER FELIZ

Verso: “O anjo do Senhor se acampa ao redor dos que O temem e os livra.” Salmos 34:7

Segunda-feira: Contar a história com materiais e figuras para ilustrar, fazer a atividade da página 15 e ensinar o verso para decorar. Solicitar aos pais uma foto da criança de quando era bebê. Essa foto será utilizada na exposição de sexta-feira.

Terça-feira: Levar para sala um boneco e materiais necessário para cuidar de um bebê (roupinha, fralda, lenço umedecido, sabonete, escova de cabelo e manta). Joquebede, a mãe de Moisés também cuidava dele com muito carinho.

Quarta-feira: Miriã foi muito importante na história de Moisés, ela obedeceu a mamãe e ajudou a cuidar do irmãozinho. Devemos também obedecer a mamãe e a tratar bem nosso irmão ou irmã. Conversar sobre a boa convivência entre os irmãos. Repetir o verso para decorar (Salmos 34:7).

Quinta-feira: Deus estava com Moisés no rio Nilo. Ele enviou Seus anjos para proteger o cestinho que flutuava com o bebê Moisés dentro. Deus também envia anjos para cuidar de você. Uma criança de cada vez deverá segurar a figura de um anjo e agradecer a Deus por algum momento que Deus enviou um anjo para estar com ele. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Fazer uma exposição “EU JÁ FUI BEBÊ!” com foto dos alunos de quando eram bebês. Perguntar o verso individualmente.

Verso: “Guardo as Tuas palavras no meu coração.” Salmos 119:11

Segunda-feira: Contar a história, fazer a atividade da página 17 e ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Ler no livro Jesus me diz assim de Cristina Macena e Thiago Lobo da CPB, os 4 primeiros mandamentos que falam do nosso relacionamento com Deus. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Ler no livro Jesus me diz assim de Cristina Macena e Thiago Lobo da CPB os 6 últimos mandamentos que falam do nosso relacionamento para com o próximo. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: As regras são importantes para vida? Onde em nosso dia a dia encontramos regras? Porque temos que respeitá-las? (Sugerimos a leitura do livro Noguinho – Jogo sem regras de Sueli Ferreira de Oliveira da CPB). Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Recapitular os mandamentos e perguntar os versos individualmente.

8. O PEQUENO SAMUEL

9. DAVI E O GIGANTE

Verso: “Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo.” 1 Samuel 3:10

Segunda-feira: Contar a história, fazer a atividade da página 19 e ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Pedir às crianças que se deitem em uma manta ou tapete e fechem os olhos. Sussurrando, chamar duas vezes o nome de cada criança. Logo que ouvir o seu nome, a criança deverá se levantar rapidamente e dizer: “Estou aqui!”, depois voltar para o seu lugar e sentar-se. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Hoje, Jesus também fala com você. Ele deseja que você obedeça aos seus pais, seja bondoso e prestativo... repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Deus também fala conosco através da natureza. Citar alguns exemplos que aprendemos com os animais, com o amanhecer, e o cuidado de Deus com as plantas... repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Teste de obediência. Brincar de “Seu Mestre Mandou”. Começar a ordem dizendo “Seu mestre mandou...” (pular 3 vezes em um pé só, sorrir, levantar as mãos, colocar a mão no chão, etc.).

Verso: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.” Salmos 23:1

Segunda-feira: Contar a história, fazer a atividade das página 21 e ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Preparar com antecedência um círculo com a palavra VENCEDOR. Deixar que os alunos decorem como desejarem com material diverso de arte. Depois colocar um alfinete de segurança e deixar que eles usem esse button e falem para todos, que assim como Davi venceu Golias, com Deus nós também somos vencedores. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Recortar em papel pardo um boneco bem grande, com o recorte no chão, deixar que os alunos desenhem a armadura. Pregá-lo na parede, fazer uma fila, a uma distância determinada pela professora e deixar que cada aluno tente acertar uma bolinha de tênis na testa do gigante. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Davi foi muito corajoso ao enfrentar o gigante. Você é corajoso quando? (Levantar várias situações e ensinar o real sentido da coragem). Sou corajoso quando: ...durmo sozinho no meu quarto? ...vou buscar alguma coisa na sala mesmo sem ter ninguém lá? ...falo gritando para que todos ouçam? ...brigo com meus colegas? De onde vinha a coragem de Davi? Com Deus também posso ser corajoso como Davi! Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Recapitular a história da semana e perguntar o verso individualmente.

10. COMIDA PARA ELIAS

11. O MILAGRE DO AZEITE

Verso: “O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades.” Filipenses 4:19

Segunda-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 23. Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Oferecer água às crianças e falar sobre a necessidade que temos e a importância de preservar os recursos hídricos. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Levar um galho com folhas vivas e outro com folhas amareladas ou planta viva e outra já morrendo. Do que as plantas precisam para crescer? Como Deus cuida disso? O que você precisa para crescer? Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Preparar gravuras de coisas que Deus provê (água, luz solar, chuva, alimentos, família, roupas, etc.), colocá-las em uma caixa bem bonita; retirar uma por vez e comentar sobre os presentes que Deus nos dá por nos amar tanto. Como você se sente ao saber que Deus cuida de você? Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Recapitular a história e perguntar o verso individualmente.

Verso: “Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” II Reis 4:2

Segunda-feira: Vamos modelar um jarro? Na história que aprenderemos esta semana a mulher precisou de muitas vasilhas, quem sabe poderemos ajudar? (Guardá-los para usar amanhã). Ensinar o verso para

deco rar.

Terça-feira: Contar a história e pedir emprestado para cada aluno o jarro confeccionado no dia anterior. Repetir o verso para decorar, no final você deverá devolver os jarros e aproveitar para conversar sobre isso. Quando pedimos algo emprestado precisamos devolver. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: No pátio, preparar um pequeno circuito com obstáculos simples. Em dupla, um aluno com os olhos vendados e o outro colega vai ajudá-lo a passar pelo circuito. Depois troca para voltar. Como vocês se sentiram por não poder ver para onde estavam indo? Como se sentiram ao guiar alguém? O que mais gostaram, de guiar ou ser guiado? É bom ajudar alguém? Eliseu também foi bondoso ao ajudar aquela mulher. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Fazer um painel escrito “Mãos que Ajudam”. Cada criança fará o contorno da sua mão e ao ir pregá-la no cartaz deverá dizer para classe como ela pode ajudar alguém com suas mãos (antes fazer um bate papo levantando diversas situações). Agrad ecer a Deus por suas mãos. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Recapitular a história, fazer a atividade da página 25 e perguntar o verso individualmente.

12. A PEQUENA AJUDANTE

13. DANIEL E A COMIDA DO REI

Verso: “Sirvam uns aos outros com amor.” Gálatas 5:13

Segunda-feira: Nossa história dessa semana vai falar sobre o capitão Naamã, ele comandava muitos soldados. Vamos nos transformar em um soldado! Confeccionar com as crianças chapéu e espada de jornal. Depois, marcharem dentro da sala de aula. Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Contar a primeira parte da história, quando a menina foi levada cativa para outro país. Quem sabe mostrar no mapa-múndi onde ela morava (Israel) e pra onde foi levada (Síria), parece ser tão próximo mas naquele tempo era muito difícil viajar porque não havia meios de transporte que temos hoje. Foi trabalhar na casa do capitão Naamã e lá ajudava nos afazeres da casa (usar itens que possam dramatizar o que a menina fazia – pano de prato, pano de pó, tigelinhas, colheres, roupas, vassourinha, rodinho...). Um dia ela descobriu que Naamã estava muito doente. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Contar a segunda parte da história até a cura de Naamã. Você poderá colocar pedacinhos de fita crepe no braço dos alunos, representando a lepra, esses deverão ser retirados quando o capitão mergulhar a sétima vez. Fazer a atividade da página 27. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Você precisará de um copo descartável com uma abertura no fundo, onde possa passar o palito e um palito de sorvete para cada criança. Pinte o copo descartável de marrom claro, se possível, com antecedência. De um lado do palito, bem na ponta, os alunos desenharão uma carinha triste e várias pintinhas, do outro lado, desenharão um rosto feliz. Colocarão o palito no fundo do copo até o rosto triste aparecer. Depois irão mergulhar o palito como se fosse Naamã, juntos, contarão até 6, pois na sétima vez o palito deverá ser mudado de lado para surgir com o rosto feliz. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Preparar um coração grande em papel vermelho, pedir que cada um faça um desenho de crianças ajudando. Colar os desenhos no coração e pendurá-lo na classe em local visível. Perguntar o verso individualmente.

Verso: “Decidiu Daniel não se contaminar com as comidas do rei.” Daniel 1:8

Segunda-feira: Com antecedência, fazer cópia da pirâmide alimentar para cada criança. Pedir que pintem os alimentos da pirâmide. Vocês já tinham visto isso antes? Essa é uma pirâmide alimentar. Quem sabe o que é uma pirâmide? Uma pirâmide tem a forma de um triângulo e a parte de baixo maior e mais forte. A pirâmide alimentar nos diz quais alimentos são mais saudáveis e qual a quantidade devemos comer. Falar sobre os diferentes grupos de alimentos e quanto as crianças precisam comer, etc. Ensine o verso para decorar.

Terça-feira: Pintar com tinta lavável uma carinha nos dedos das crianças. O polegar representará o rei, o dedo indicador representará Daniel e os outros três dedos serão os amigos de Daniel. Peça que imitem

14. DORMINDO COM OS LEÕES

os movimentos enquanto você conta a história. Repetir o verso para decorar. Comece a organizar uma deliciosa salada para sexta-feira, para que seus alunos provem alguns vegetais...

Quarta-feira: Preparar envelopes ou sacolinhas com gravuras ou objetos representando coisas que são boas ou más, tais como: fruta, vegetal, brinquedo, Bíblia, cigarro, bebida alcoólica, etc. Dizer para cada criança pegar um envelope ou sacolinha e sentem sem abrir. Quando todos estiverem acomodados pedir que abram e olhem o que escolheram. Se for alguma coisa boa ela deverá dizer: “Boa Escolha!” Se for alguma coisa ruim deverá dizer: “Má escolha!” Como sabem se uma coisa é boa ou má para vocês? Por que é importante dizer sim para as boas escolhas e não às coisas más? É sempre fácil escolher coisas boas? Da próxima vez que vocês tiverem que escolher, lembrem-se de Daniel e seus amigos e faça o que for melhor. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: No pátio, as crianças ficarão uma ao lado da outra, em frente e um pouco distante ficará a professora. Ela fará perguntas sobre coisas e boas e coisas más. Se for boa, as crianças deverão responder: Sim, você pode! Se for má, dirão: Não, você não pode! Professora: Crianças, posso bater na mamãe? Crianças: Não, você não pode! Professora: Crianças, posso guardar os brinquedos? Crianças: Sim, você pode! Toda vez que responderem sim darão um passo à frente, em direção a professora, se a resposta for não, deverão dar um passo para trás. Após várias perguntas quando já estiverem próximos, então pergunte: Posso abraçar vocês. Com certeza dirão sim e você as abraça como um grupo. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Fazer a salada com a turma, incentivar para que todos experimentem um pouco de cada coisa (cenoura, beterraba, pepino, alface...). Perguntar o verso individualmente.

Verso: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões”. Daniel 6:22

Segunda-feira: Quebra cabeça de leão. Recortar gravuras de leões, colar em cartão ou papelão e, se possível, plastificá-las. Cortar as gravuras em 4 partes. Deixar que as crianças em grupo juntem as partes. Conversem sobre a história da semana e ensine o verso para decorar.

Terça-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 31. Repetir o verso para decorar. Com caixas de papelão crie em um canto da sala uma cova para os leões.

Quarta-feira: Colocar uma caixa sobre a mesa dando a aparência de uma janela, de modo que possa abrir e fechar as partes. Daniel orava 3 vezes ao dia, cada vez que Daniel orava, ele ia até a janela. Abria a janela e se ajoelhava para orar. Dê oportunidade para que cada criança se ajoelhe junto à janela e faça uma oração.

Quinta-feira: Providenciar uma figura de anjo para cada criança. Deixar que eles decorem e depois colem em um palito. Conversar sobre a importância dos anjos e dizer que eles ainda cuidam de nós como cuidaram de Daniel. Repetir o verso para decorar.

15. O NASCIMENTO DE JESUS

16. O SUMIÇO DA OVELHA

Sexta-feira: Confeccionar máscara de leão para os alunos, deixar que eles decorem. Perguntar individualmente o verso para decorar.

Verso: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens.” Lucas 2:14

Segunda-feira: Que som é esse? Colocar o som de diferentes animais do sítio e deixar que as crianças adivinhem de que animal se trata. Diga-lhes que na história dessa semana vamos encontrar vários desses animais. Ensine o verso para decorar.

Terça-feira: Contar a história do nascimento de Jesus e fazer a atividade da página 35. Repetir o verso para decorar. Se possível, crie um painel do estábulo com uma manjedoura, Maria, José e o bebê Jesus. E nos próximos, acrescente os demais personagens. Repetir o verso apara decorar.

Quarta-feira: Recapitular a história e acrescentar a visita dos pastores. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Recapitular a história e acrescentar a visita dos reis magos. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Dentre os presentes que Jesus recebeu estava um perfume. Vamos fazer um sachê bem perfumado? Colocar gotinhas de essência ou perfume em bolinhas de algodão, dar um círculo de tule para cada criança, que com a ajuda da professora vão colocar a bolinha de algodão no centro e amarrar com uma fita. Pergunte individualmente o verso para de decorar.

Verso: “Eu estarei sempre com vocês.” Mateus 28:20

Segunda-feira: Confeccionar uma ovelha com os alunos. Na internet tem vários modelos com material reciclável. Depois colocá-las em um aprisco, que poderá ser feito em uma caixa, com uma cerquinha, ou como você desejar. Falar sobre a fragilidade das ovelhas e a importância ficarem bem protegidas. Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Confeccionar máscara de ovelhas bem fofinhas com os alunos para que todos possam participar da dramatização da história. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Contar a história com a participação dos alunos. A professora poderá ser o pastor. Colocar pano verde em um lado da sala onde o pastor conduzirá as ovelhas para pastarem. Do outro lado da sala, em um pano azul, o pastor conduzirá elas a beberem água fresquinha. Não esqueça de deixá-las em um local seguro quando sair para procurar a ovelhinha que se perdeu. Explicar que Jesus é um bom pastor, Ele cuida de nós assim como o pastor cuida das suas ovelhas.

17. TEM UM HOMEM NA ÁRVORE

Quinta-feira: Seguindo o líder – pedir que as crianças formem um círculo, enquanto a professora caminha do lado de fora do círculo cantando uma música conhecida dos alunos. Quando ela tocar em alguém, essa pessoa deverá segui-la e será o próximo líder que escolherá um colega e tocará em seu ombro e essa deverá passar a seguir. Quando todas as crianças tiverem a oportunidade de ser líder, deverão sentar em círculo e conversar sobre a atividade. Como vocês se sentiram quando lideraram a fila? E quando estavam seguindo o líder? As ovelhas seguem o pastor e ele cuida delas. Nós devemos seguir a Jesus pois Ele também cuida de cada um nós.

Sexta-feira: Recordar a história, fazer a atividade da página 37. Perguntar o verso individualmente.

Verso: “Zaqueu, desce depressa!” Lucas 19:5

Segunda-feira: Pedir que todos andem silenciosamente na ponta dos pés em volta da sala. Cada vez que a professora disser “parem e se abracem”, as crianças e a professora devem formar grupo de três e abraçarem uns aos outros. Vocês receberam muitos abraços? É gostoso ser abraçado? Você sabia que abraçar é uma maneira de dizer boas-vindas a alguém? Nossa história dessa semana fala sobre um homem que ninguém gostava dele. As pessoas não davam nenhum abraço nele. Mas Jesus o abraçou! E mostrou o quanto todas as pessoas são especiais. Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Colar um pedaço de papel madeira na parede, ir medindo cada criança e escrevendo o nome de cada um no papel, depois conversar sobre o tamanho de cada um, quem sabe fazer uma fila, do maior para o menor seguindo as medidas anotadas no papel. Conversar sobre a estatura do homem da história da semana e lembrar que as crianças ainda estão crescendo e a importância de se alimentar bem e dormir cedo para crescer. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 39. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Decalque de folha – com antecedência, coletar folhas grande e com nervuras bem visíveis. Dar a cada criança uma folha em pedaço de papel. Ajudá-las a fazer o decalque da folha no papel, colocando a folha embaixo do papel e colorindo por cima do papel com giz de cera. Depois, com essas folhas, montar uma grande árvore na sala e conversarem sobre como Zaqueu conseguiu subir naquela árvore e porque ele queria tanto ver a Jesus. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Com antecedência, fazer cópia de uma árvore que tenha uma grande copa. Pedir que desenhem Zaqueu lá no alto da árvore. Que levem o desenho para casa e contem a história para um familiar. Perguntar o verso para decorar.

18. A FILHA DE JAIRO

19. O MILAGRE DO LANCHE

Verso: “Oro para que você tenha boa saúde.” III João 1:2

Segunda-feira: Providenciar uma maleta com materiais de médico: injeção, estetoscópio, termômetro, ataduras, caixas de remédio, algodão, gaze, pomada... Você já ficou doente alguma vez? É ruim ficar doente? Quando ficamos doentes vamos aonde? Vamos ver o que tem na maleta de um médico e como essas coisas são utilizadas? Abrir a maleta e pedir que uma criança de cada vez tire um objeto e converse sobre ele. Nossa história desta semana vai falar de uma menina que ficou muito doente. Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 41. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Com antecedência, encapar uma caixa bem bonita deixando uma abertura em cima. Essa será a caixa onde colocaremos os nossos pedidos de oração. Tem alguém na sua família, ou vizinho, ou coleguinha que esteja doente? Você gostaria de pedir a Jesus que curasse essa pessoa? Ajude as crianças a escrever no papel o nome por quem eles querem pedir oração. Depois deixar que cada um coloque seu pedido na caixa, não se esqueça de terminar esse momento com uma oração pelos pedidos. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Como posso evitar as doenças? Separar figuras de coisas que nos fazem bem e nos ajudam a ter boa saúde. Como: comer alimentos saudáveis, respirar ar puro, dormir cedo, fazer atividade física... Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Jesus tem feito muitas coisas por nós e podemos contar aos outros sobre essas coisas. Dar tempo para as respostas. O que Jesus fez por você e sua família durante esta semana? Cada criança receberá uma folha de papel na qual desenhará algo que mostre alguma coisa que Jesus fez por vocês nesta semana. Perguntar o verso para decorar.

Verso: “Não se esqueçam [...] de repartir com os outros.” Hebreus 13:16

Segunda-feira: Distribuir massa de modelar para cada criança. Pedir que modelem um pão ou um peixe. O que devemos fazer quando temos algum alimento e outra pessoa não o tem? (Partilhá-lo) Vamos partilhar nosso alimento com alguém? Caminhar pela sala e perguntar a cada criança com quem gostaria de partilhar o seu alimento. Ajudá-las a dar a metade a pessoa escolhida. Como se sentiram ao partilhar o alimento com os outros? Por que devemos partilhar nosso alimento? Na história desta semanaveremos um menino que partilhou seu alimento. Ensinar o verso para decorar. Idealize um lanchecoletivo para sexta-feira.

20. A PESCA MARAVILHOSA

Terça-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 43. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Pedir às crianças que se assentem em círculo. Dar dois objetos iguais para mesma criança (frutas, brinquedos, livros, roupa, sapato...) e incentivá-la a partilhar com o coleguinha. O menino entregou seu lanche para Jesus e Jesus partilhou com todas as pessoas que foram ouvi-Lo. Todos ficaram felizes! Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Aquelas pessoas estavam com fome e ficaram muito felizes quando receberam o alimento. Elas disseram muito obrigado para Jesus. Nós também precisamos ser gratos a Jesus por tudo que Ele nos dá. Perguntar a cada criança sobre que elas gostariam de agradecer a Jesus. Terminar com uma oração. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Participar do lanche coletivo dividindo o lanchinho com o colega. Perguntar individualmente o verso para decorar.

Verso: “Dai graças ao Senhor, pois Ele é bom.” Salmo 136:1

Segunda-feira: Jornal musical. Uma folha de jornal para cada criança, cada uma deverá ficar em pé na sua folha. Colocar uma música e pedir que as crianças andem fora das folhas enquanto toca uma música. Quando começar a música, remova algumas folhas de jornal, ao parar a música as crianças deverão estar em cima das folhas, mais de uma criança pode permanecer na mesma folha. Repetir até que todas as crianças fiquem em apenas uma ou duas folhas. Como se sentiram quando não conseguiram uma folha para ficar? Como se sentiu quando alguém convidou você para ficar na mesma folha com ele? Alguém ajudou outro a conseguir ficar na folha junto? Vocês agiram como Jesus, pois Ele gosta de ajudar as pessoas, Nesta semana vamos ver como Jesus ajudou seus amigos. Ensine o verso para decorar.

Terça-feira: Fazer com os alunos a dobradura de um peixe. Se possível, pendurá-los em uma rede em um canto da sala. Para nossa história desta semana vamos precisar de muitos peixes. Repita o verso para decorar.

Quarta-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 45. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: O que você pode fazer para ajudar as pessoas? Hoje, vocês, ao chegarem em casa deverão fazer alguma coisa para ajudar a mamãe ou ao papai. Como será que eles se sentirão? Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Deixar coisas espalhadas pela classe e também algumas bolas de papel, quando os alunos entrarem, você deverá tomar um susto. O que aconteceu com a nossa sala? Quem pode me ajudar a colocar as coisas em ordem? Muito obrigada pela ajuda de vocês. Lembram-se da nossa história quando Jesus ajudou seus amigos? Vocês fizeram como Jesus quando me ajudaram a colocar as coisas em ordem. Depois, conversem também sobre o que fizeram para ajudar a mamãe ou ao papai. Perguntar individualmente o verso para decorar.

21. JESUS E AS CRIANÇAS

Verso: “Deixai vir a Mim os pequeninos.” Mateus 19:14

Segunda-feira: Levar uma boneca para classe e algumas coisas usadas para cuidar de bebês. Demonstrar como se cuida de um bebê (trocar fralda, troca a roupinha, dar mamadeira, chupeta...), fale sobre como precisamos ser gentis com os bebês. Quantos têm um bebezinho na família? Vocês gostam de bebês? Esta semana ouviremos uma história sobre o amor de Jesus para com os bebês e as crianças. Não importa sua idade, Jesus ama você e deseja que você faça parte da Sua família. Ensinar o verso para decorar.

Terça-feira: Contar a história e fazer a atividade da página 47. Repetir o verso para decorar.

Quarta-feira: Com antecedência escrever em pratos de papel (um para cada criança) “Jesus me ama”. Pedir que enfeitem os pratos com os materiais disponíveis. Furar e amarar um fitilho. As crianças podem levar o prato para casa ou pendurá-los na sala de aula. Repetir o verso para decorar.

Quinta-feira: Formando o grupo, deixar que as crianças corram livremente. Quando você disser ABRAÇO, elas deverão parar e abraçar um colega, voltam a correr até você falar: outra vez. Depois de repetir algumas vezes essa atividade, todos deverão sentar em círculo para conversar. Você gostou de receber um abraço? Lembram da nossa história quando as crianças foram abraçadas por Jesus? Ele não está aqui hoje em pessoa para colocar você no colo e abraçá-lo, mas quando a mamãe, o papai, a vovó ou vovô abraçam vocês, ou colocam vocês no colo, eles estão fazendo como Jesus fez. Repetir o verso para decorar.

Sexta-feira: Com antecedência, busque na internet um desenho de Jesus com crianças. Peça a eles que pintem a cena e façam um desenho deles junto com as outras crianças. Perguntar individualmente o verso para decorar.

Prof. Elisângela Souza Equipe CPB Educacional