avIvaMENTO Na FaMÍLIa - tibbh.com · precisando ser avivados. E nossas igrejas também. Também a...

8
Sementeira 01 ANO: 49 Nº. 47 DATA: 20/11/2016 AVIVAMENTO NA FAMÍLIA Nossas famílias precisam de avivamento. Nós, como pessoas estamos sempre precisando ser avivados. E nossas igrejas também. Também a nossa Pátria. E, é claro, nossas famílias. No Velho Testamento encontramos muitas histórias de avivamento no meio do povo de Israel. Mas há uma em particular que vale a pena considerar hoje por se tratar de um avivamento em família. Jacó e sua família estavam habitando em Siquém quando sua filha Diná foi violentada pelo príncipe daquela cidade. Os dois filhos mais velhos de Jacó rea- giram violentamente e, envolvendo seus irmãos, tramaram a morte de todos os homens daquele lugar. Temeroso, Jacó pensava que seria exterminado. Mas o Senhor o socorreu e mandou que ele fosse a Betel e ali erigisse um altar. A atitude de Jacó para com sua família e seus empregados mostra que ele promoveu um avivamento entre eles antes de partirem para Betel: “Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: Livrem- se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa”. Era um avivamento em três pontos: 1. LIVRAR-SE DOS DEUSES ESTRANGEIROS. A eliminação da idolatria é im- prescindível em épocas de avivamento. Tudo que possa se interpor entre nós e Deus precisa ser eliminado. Tudo que possa ser considerado um ídolo deve ser lançado fora. Jacó enterrou os ídolos da sua família. Se você tem um ídolo, faça o mesmo. Enterre-o. Quebre-o, jogue fora. 2. PURIFICAR-SE. Desfazendo-se dos ídolos, os familiares de Jacó mostravam que só adorariam ao verdadeiro Deus. Mas para adorá-lo era preciso santidade. Purificação era necessária. Hoje também; se queremos avivamento temos que nos purificar. Temos que buscar a santidade de Deus e vivê-la. 3. TROCAR DE ROUPA. Nem todo crente dá importância à questão da roupa. Mas, no Velho Testamento encontramos várias ocasiões em que o “mudar de roupa” representava algo para o povo. No deserto Deus mandou que o povo tirasse os ornamentos. Os que se humilhavam vestiam-se de pano de saco. As vestes dos purificados são sempre mostradas como sendo limpas e puras. Deus quer que nossas famílias sejam santas, que não tenham ídolos e que as nossas roupas sejam lavadas no Sangue do Cordeiro. Que os nossos corações sejam purificados e tenhamos um grande avivamento; pessoal e familiar. Pr. João Leão

Transcript of avIvaMENTO Na FaMÍLIa - tibbh.com · precisando ser avivados. E nossas igrejas também. Também a...

Sementeira 01

ANO: 49 Nº. 47 DATA: 20/11/2016

avIvaMENTO Na FaMÍLIa

Nossas famílias precisam de avivamento. Nós, como pessoas estamos sempre precisando ser avivados. E nossas igrejas também. Também a nossa Pátria. E, é claro, nossas famílias.

No Velho Testamento encontramos muitas histórias de avivamento no meio do povo de Israel. Mas há uma em particular que vale a pena considerar hoje por se tratar de um avivamento em família.

Jacó e sua família estavam habitando em Siquém quando sua fi lha Diná foi violentada pelo príncipe daquela cidade. Os dois fi lhos mais velhos de Jacó rea-giram violentamente e, envolvendo seus irmãos, tramaram a morte de todos os homens daquele lugar. Temeroso, Jacó pensava que seria exterminado. Mas o Senhor o socorreu e mandou que ele fosse a Betel e ali erigisse um altar. A atitude de Jacó para com sua família e seus empregados mostra que ele promoveu um avivamento entre eles antes de partirem para Betel:

“Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifi quem-se e troquem de roupa”. Era um avivamento em três pontos:

1. LIVRAR-SE DOS DEUSES ESTRANGEIROS. A eliminação da idolatria é im-prescindível em épocas de avivamento. Tudo que possa se interpor entre nós e Deus precisa ser eliminado. Tudo que possa ser considerado um ídolo deve ser lançado fora. Jacó enterrou os ídolos da sua família. Se você tem um ídolo, faça o mesmo. Enterre-o. Quebre-o, jogue fora.

2. PURIFICAR-SE. Desfazendo-se dos ídolos, os familiares de Jacó mostravam que só adorariam ao verdadeiro Deus. Mas para adorá-lo era preciso santidade. Purifi cação era necessária. Hoje também; se queremos avivamento temos que nos purifi car. Temos que buscar a santidade de Deus e vivê-la.

3. TROCAR DE ROUPA. Nem todo crente dá importância à questão da roupa. Mas, no Velho Testamento encontramos várias ocasiões em que o “mudar de roupa” representava algo para o povo. No deserto Deus mandou que o povo tirasse os ornamentos. Os que se humilhavam vestiam-se de pano de saco. As vestes dos purifi cados são sempre mostradas como sendo limpas e puras.

Deus quer que nossas famílias sejam santas, que não tenham ídolos e que as nossas roupas sejam lavadas no Sangue do Cordeiro. Que os nossos corações sejam purifi cados e tenhamos um grande avivamento; pessoal e familiar.

Pr. João Leão

Sementeira 02

SOMENTE 30 MINUTOSem uma sala da casa ao lado da igreja, é o que a Igreja

pede de você, nos seguintes horários:

•Domingo - manhã: das 8h30 às 9h- noite: das 18h30 às 19h

•Quinta-feira: das 19h às 19h30

Temos irmãos orando toda semana nestes horários. Você não pode ficar de fora. Faça sua oração ser ouvida junto com as desses irmãos.

PaSTOr JOãO LEãO E Ir. ELzIMar DE FérIaSO Pastor João Leão e irmã Elzimar estão em viagem de férias.

Eles viajaram no dia 17 deste mês para o interior de São Paulo. Hoje iniciam sua estada em uma estância, para revigoramento de suas forças. Nesse tempo estiveram com o filho Joel e sua esposa, Wanessa. No próximo domingo eles voltam para Sorocaba e estarão com este casal por mais dois dias. Depois vão para Florianópolis, onde se hospedarão com o Pastor Edival, irmão da irmã Elzimar. O Pastor e esposa pedem as orações em seu favor nesse tempo de férias.

SaNTO aNTôNIO DO CrUzEIrOQuando o Pr. João Leão e Pr. Jone estavam em Senador Mourão,

o Pastor João Leão recebeu informação de que a irmã Elgita tinha sofrido uma queda em casa. Ela estava em casa e passava bem. Junto com essa informação veio a notícia de que os filhos do irmão Geraldo Lino estão preocupados com o fato de o casal estar vivendo sozinhos em Santo Antônio do Cruzeiro, por ser um lugar sem recursos médicos. Eles gostariam que o irmão Geraldo se mudasse talvez para Conceição do Mato Dentro, a cidade mais próxima e onde mora a Idália, filha deles. O Pastor Pedro dos Santos Neto ficou de fazer uma visita ao casal.

Estamos pedindo que os irmãos orem em favor do irmão Geraldo, a irmã Elgita e para que o trabalho naquela localidade possa prosseguir normalmente.

Sementeira 03

PaULO HENrIQUECom muito pesar noticiamos o falecimento do irmão Paulo

Henrique Ferreira, ocorrido no dia 12 (último domingo) em sua casa. O irmão Paulo Henrique trabalhou na secretaria da Igreja por cerca de um ano, e pediu demissão para cuidar de sua saúde. O Pastor Jone vinha dando assistência a ele e à família. O falecimento desse nosso irmão, bastante jovem, e muito querido pelos irmãos, trouxe consternação a toda a Igreja. A família precisa de apoio e oração nesse momento difícil. Que o Senhor console o coração dos familiares.

UMa OFErTa DE aMOrNo dia 31 de dezembro teremos a nossa vigília de

Ano Novo. Nessa ocasião temos uma programação toda especial. Estamos incluindo na programação deste ano uma oferta especial de amor para o Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Sugerimos que cada irmão ore ao Senhor, perguntando a Ele qual será a sua oferta para a Obra Missionária da Igreja. “Deus ama a quem dá com alegria” é o que está escrito. Então, alegre, coopere com esta importante obra do Reino de Deus.

MaarTEN E MICHELEOs irmãos Maarten e Michele se despediram da nossa Igreja

no último domingo.. Eles estão de mudança para a Holanda juntamente com seus dois filhos pequenos. Esses irmãos tem trabalhado até agora no Luzeiro, uma base de JOCUM em Belo Horizonte e vão cooperar com uma igreja na Holanda. Eles cooperaram com a nossa igreja por cerca de cinco anos. Agradeça por estes irmãos e ore por eles.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Depois do jogo de futebol, os meninos decidiram pular na água do rio. Dênis lembrou que o pai lhe proibira fazer isso, mas, se fi casse sentado na margem, sem entrar, o que os outros diriam? Então pulou. Só nesse momento percebeu como o rio era fundo para um menino de nove anos, que não sabia nadar direito. Teve muito medo e pensou que iria morrer afogado. Nessa hora desejou ter obedecido ao pai. Ainda bem que um amigo percebeu o perigo e tirou-o da água.

Um rei, famoso pela sua inteligência, escreveu muitos conselhos para as pessoas. Se Dênis o tivesse conhecido e seguido um conselho dele, não teria passado pelo perigo de quase se afogar. A coleção desses conselhos está na sua Bíblia e se chama “Provérbios”, e o rei, Salomão. Quer ser inteligente como Salomão? Então, siga seus conselhos!

OS MaIS SÁBIOS CONSELHOS (PrOvérBIOS 1.8)

OraçãO: Senhor Jesus, nem sempre é fácil obedecer. Ajuda-,e a ser obediente aos meus pais. Amém.

Sementeira 05

Judá foi um dos fi lhos mais importantes da família de Jacó. Mas, como outros de seus irmãos, Judá também teve problemas. Um deles foi que ele se envolveu sexualmente com sua própria nora, sem saber que a mulher que ele considerou ser uma prostituta era, na verdade, viúva de seus dois fi lhos mais velhos. Esta história você pode ler em Gênesis 38.

Esse incesto trouxe consequências sérias para Judá. Quando ele se ofereceu para ter relações sexuais com aquela mulher ela fez algumas exigências, que nos mostra quanto o relacionamento sexual fora do casamento pode ser prejudicial. O que ele ofereceu de início foi apenas lhe enviar um cabrito do rebanho dele. Mas ela queria algo mais. Queria a garantia de que o cabrito lhe seria entregue. Então exigiu que ele lhe desse um penhor até que o cabrito fosse enviado. Ele perguntou qual seria o penhor e ela lhe disse:

“O teu selo, o teu cordão e o cajado que seguras”. Esse penhor representava tudo para Judá. E é uma advertência contra o sexo ilícito:

1. O SELO. Era um instrumento que servia para assinar os contratos. Ele era a garantia de que determinado negócio valia de verdade. Assim como se usam selos hoje ainda em documentos. Era, usado como anel ou amarrado em um cordão preso ao pescoço da pessoa.

2. O CORDÃO. No caso de Judá o selo estava preso a esse cordão no pescoço dele. Estando preso nesse cordão, era sinal de que o selo não se perderia. Mas Judá o entrega a Tamar.

3. O CAJADO. Era um objeto adornado, que se usava como símbolo de auto-ridade familiar. Judá entregou aquilo que comprovava ser ele um chefe de família honrado.

Veja que, entregando a Tamar esses objetos, ele perdia tudo que um homem de bem podia possuir e que demonstrava ser ele um homem de família e de au-toridade.

Quando ele soube que sua nora estava grávida, mandou que ela fosse apedre-jada. Mas ela mandou os objetos que representavam a honra dele e disse que os fi lhos que ela estava esperando eram do dono deles.

Foi então que Judá reconheceu o seu pecado e disse: “mais justa é ela do que eu”. Lembremos que tudo que foi escrito, foi escrito para nossa instrução. Então,

seja sábio. Aprenda com a história de Judá e não caia nesse pecado.

Pr. João Leão

JUDÁ

“Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos fi lhos, vossas fi lhas, vossa mulher e vossa casa.”

Sementeira 06

CaLENDÁrIO ECLESIÁSTICO

NOvOS HINÁrIOS Para O LOUvOr NaS CéLULaS

NOvEMBrO

Dia 20• Ceia do Senhor

Dia 25• Vigília

DEzEMBrO

Dia 3• Bodas de Prata de Wanderlei e

Nilce Léa

Dia 4 • Manhã: Cantata de Natal pelo

Coral Evangélico• Noite: Formatura da Escola Pre-

paratória de Obreiros

Dias 8 a 11• Participação de irmãs do Gera-

ção Vida no Congresso da APEC

Dia 18• Manhã: Púlpito: Prega o Pr.

Claudenor Gomes• Noite: Apresentação do Musical

“Eram Doze” pelo grupo de lou-vor/jovens de nossa Igreja.

Na nossa última reunião de lide-rança de células, anunciamos o nos-so novo hinário para serem usados nos momentos de louvor nas células. Foram oferecidos cinco hinários para cada líder, porém, podem ser adqui-ridos mais hinários com a coordena-dora do ministério de células, pelo valor de dez reais cada um. O ideal é que cada membro da célula tenha o seu próprio hinário.

Uma das vantagens das células terem seus próprios hinários é faci-litar para que o visitante acompanhe a letra dos corinhos cantados nas reuniões, pois fi ca constrangedor para ele, todos os membros da célu-la cantarem os corinhos (que sabem de cor) e ele fi car olhando para as pessoas, pelo fato de não conhecer a letra do corinho que está sendo can-tado. Quanto à melodia, caso não tenha alguém que toque algum ins-trumento, o corinho pode ser acom-panhado em algum aparelho de som.

Esta pode ser também uma manei-ra de dar uma atenção especial ao visitante: aproxi-mar-se com o seu hinário para cantarem juntos e ini-ciar uma conversa.

Miss. Vera Lúcia Rocha

Sementeira 07

PEDIDOS DE OraçãO Para a SEMaNa

aNIvErSarIaNTES LOUvOr

POrTarIa

INTrODUTOrES (culto à noite)

aNIvErSarIaNTESDE CaSaMENTO

DIa PELa IGrEJa PELO FUNDO PELa PaTrÍa/OUTrOS

20/11Ore pelo ir. José Raimundo e família à vista da perda do ir. Paulo Henrique.

Ore pelo Pr. Thiago, de La-goa da Prata, sua família e a Igreja que ele pastoreia

Ore grupos que tem se mani-festado contra ações do go-verno brasileiro.

21/11Ore pelos obreiros da Igre-ja. Por sabedoria, saúde e unção.

Ore pelo trabalho em Santo Antônio do Cruzeiro. Pelo ir-mão Geraldo Lino e ir. Elgita.

Ore por Donald Trump, elei-to presidente dos Estados Unidos.

22/11Ore por esta semana espe-cial de descanso do Pr. João Leão e ir. Elzimar

Ore pelos irmãos Maarten, Michele e seus filhos em novo ministério na Holanda.

Ore pela economia do Brasil.

23/11

Ore pelo término das reformas na casa ao lado da Igreja.

Ore pelos irmãos que co-operam com nossa Missão em Maravilhas e moram em Papagaios.

Ore para que haja patriotis-mo por parte dos governantes brasileiros.

24/11

Ore pelos jovens e adoles-centes, sua liderança e o trabalho com eles no pró-ximo ano.

Ore pelo Pastor Állan, sua família e a Missão em Mara-vilhas.

Ore por Alexandre Kalil e seus auxiliares no governo de Belo Horizonte a partir de janeiro/2017.

25/11Ore pelos irmãos que serão batizados no dia 31 de de-zembro deste ano.

Ore pelo missionário Osval-do, sua família e a missão em Carbonita.

Ore pelo sistema de trans-porte em Belo Horizonte.

26/11Ore pelo Coral Evangélico que se apresenta no dia 4, pela manhã em nossa igreja

Ore pela irmã Vera Lúcia Ro-cha e o seu trabalho com o Fundo Missionário.

Ore pelo problema de violên-cia em nossas cidades.

DIa 21/11 – Ludmila Vieira Rodrigues DIa 22/11 – Pr. Murilo Rodrigues dos SantosDIa 24/11 – Cassimiro Pereira (SAC)DIa 25/11 – (Sr.) Altair José Soares

Mary Dalva dos Santos SilvaDIa 26/11 – Petrolina Ferreira de Souza

Lidia de Paoli Fernandes Nigri

DIa 20/11 – Maria da Conceição e Osvaldo Alves Oliveira (CAR)

DIa 23/11 – Luciana e André Duque RibeiroDIa 26/11 – Nilza Aparecida e Romualdo

Barbosa da Silva (PAP)

“Sede fortes, e revigore-se o vosso cora-ção, vós todos que esperais no SENHOR” (Salmo

31.24).

HOJE, DIa 20/11/2016:Manhã: Maurício e Miriam Paula Noite: Raquel Paula e Isabela

PrÓXIMO DOMINGO, DIa 27/11/2016:Manhã: Luciana Mendes e Elbert Noite: Deives

HOJE, DIa 20/11/2016:Manhã: Adão

PrÓXIMO DOMINGO, DIa 27/11/2016: Manhã: Áureo

HOJE, DIa 20/11/2016:Mario Lúcio e Cleonice

PrÓXIMO DOMINGO, DIa 27/11/2016:Cupertino e Fátima

Sementeira 08

SEDE e SECrETarIa:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

ENDErEçO Para COrrESPONDÊNCIa:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

TEMPLO:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HOrÁrIO DE aTENDIMENTO Da SECrETarIa:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

aTIvIDaDE PErMaNENTES

DOMINGO:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUarTa FEIra:• 15h - União Feminina

TODO TErCEIrO DOMINGO:• Ceia do Senhor

QUINTa-FEIra:• 19h30 - Culto

SEXTa FEIra:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

SÁBaDO: • 19h30 - Culto Jovem

TODa ÚLTIMa 6ª FEIra:• 19h30 às 24h - Vigília

FUNDO MISSIONÁrIOaCHILLES BarBOSa E JÚNIOrCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MISSIONÁrIOS:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

No momento em que escrevo esta mensagem uma trágica no-tícia entristece o meu coração. A repentina partida do nosso jovem e amado irmão Paulo Henrique Ferreira.

Lembro que a pouco mais de uma semana o encontrei na rua e pude receber um caloroso e forte abraço. Foi a última vez que nos vimos. Resta-nos orar para que o Espírito Santo de Deus conforte e console toda a sua família.

Não deixe para depois: uma pa-lavra de carinho, um abraço, um telefonema, um beijo, um aperto de mão ou apenas um olhar de ternura para com o seu próximo. Todos nós temos nossos proble-mas, difi culdades e necessidades, mas sempre podemos olhar para o lado com verdadeiro interesse e preocupação, ajudando quem mais precisa, auxiliando-o na caminhada quando ele não tem mais forças para caminhar.

Não deixe para depois: “Le--vai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2).

Que as misericórdias do Senhor se renovem sobre nossas vidas a cada manhã (Lm 3.22,23)!

Aguinaldo dos Santos

NãO DEIXE Para DEPOIS...