AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou...

22
C M A P FUNDADO EM 03 DE SETEMBRO DE 1960 CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016 CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016 CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016 CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016 CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016 2787 Edição 1,00 R$ “Jornalistas têm razão de ser se sa- bem exercer a fiscalização do poder, se têm espírito crítico.” Mino Carta R correiodecorumba.com.br AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASFALTICA: LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA O Governador pacato e tranquilo, Reinaldo Azambuja, andou exaltado e com mágoa pela situação, talvez, de como recebeu o Governo do Estado. Perguntado sobre a Operação Lama Asfáltica respondeu: “ Lugar de ladrão é na cadeia”. Na campanha de Governador em 2014 recebeu doação de André Esteves, que foi preso junto com o ex- senador Delcídio Amaral. Reinaldo Azambuja, em Corumbá, tem mostrado simpatia por uma pré-candidatura a prefeito. Só que em público não confirmou, nem desmentiu nada até agora, mas levou Ruiter Cunha para o PSDB e na presidência do partido na cidade. Sindicato Rural de Corumbá lança Feapan durante leilão em julho Confira na página 08.

Transcript of AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou...

Page 1: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

C M A P

FUNDADO EM 03 DE SETEMBRO DE 1960CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016CORUMBÁ-MS, 18 a 24 de Junho de 2016

Nº2787

Edição

1,00R$

“Jornalistas têm razão de ser se sa-

bem exercer a fiscalização do poder,

se têm espírito crítico.” Mino Carta

R

corr

eiod

ecor

umba

.com

.br

AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMAASFALTICA: LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA

O Governador pacato e

tranquilo, Reinaldo Azambuja,

andou exaltado e com mágoa pela

situação, talvez, de como recebeu

o Governo do Estado. Perguntado

sobre a Operação Lama Asfáltica

respondeu: “Lugar de ladrão éna cadeia”.

Na campanha de Governador

em 2014 recebeu doação de André

Esteves, que foi preso junto com o

ex- senador Delcídio Amaral.

Reinaldo Azambuja, em

Corumbá, tem mostrado simpatia

por uma pré-candidatura a

prefeito. Só que em público não

confirmou, nem desmentiu nada

até agora, mas levou Ruiter Cunha

para o PSDB e na presidência do

partido na cidade.

Sindicato Rural deCorumbá lança Feapandurante leilão em julho

Confira na página 08.

Page 2: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0202020202CORREIODECORUMBA.COM.BR

EXPEDIENTE

*** A Redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

Fundado em 03.09.1960Razão Social: Farid Yunes Solominy - CNPJ - 50 724 863/0001 - 80

Redação e Parque Gráfico: Rua 7 de Setembro, 249-1 Centro - Corumbá-MS

Tel: (67)3232-1835 - CEP 79330-030 e-mail: [email protected]

Diretor Responsável: Farid Yunes Solominy DRT -105/MSRepórter Fotográfico e Diagramação: Alle Yunes DRT - 84/MS

Colaboradores: Rosi ldo Barce l los , Eneo da Nobrega,D i l s o n F o n s e c a , R o b e r t o M a c i e l , P a t r i c i a F o n s e c a ,

Reginaldo Coutinho e Alfredo de Sartory.

Chefe do Parque Gráfico: Cleberson Calonga (Juninho)

Vicente Bezerra NetoPatrono do Jornal

Correio de Corumbá

* Rosildo Barcellos

A Sinfonia de Dominguinhos

TRAGA SEU CURRÍCULOJORNALISTA, REPÓRTER, FOTÓGRAFO,

WEBDESIGNER, DIAGRAMADOR, entre outros ...Ou envie no e-mail: [email protected]

PRODUTOS ORTOPÉDICOS EM GERAL.

Profissional de Imprensa

CONTRATA-SE

Precisa-se de jornalista formado(a) ou não, comconhecimento em jornalismo, para atuar comorepórter, para produzir conteúdo de notícias, atualizarsite, realizar cobertura de diversos eventos, entrevistas,situações factuais que geram interesse público eatividades afins.

Tratar aqui na redação do Correio de Corumbá (Rua7 de Setembro n.º 249 centro), de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

8474847484748474847499259925992599259925

É tão difícil ficar sem você

O teu amor é gostoso demais

Teu cheiro me dá prazer

Quando estou com você

Estou nos braços da paz

José Domingos de Moraes, donodestes versos junto com NandoCordel; nasceu no interior dePernambuco, na cidade deGaranhuns, em 12 de fevereiro de1941. De família humilde, seu pai,mestre Chicão, era um conhecidosanfoneiro. Dominguinhos mostrouinteresse pela música ainda criançae começou a aprender sanfona comseis anos de idade. Ao lado dos doisirmãos, formou o trio “Os TrêsPinguins” e se apresentou em feirasno Rio de Janeiro, com uma sanfonaque tinha ganhado de Luiz Gonzaga.Ainda jovem, o músico seprofissionalizou, tornando-seespecialista nas sanfonas de 48, 80e 120 baixos. Dominguinhos foi internado em17 de dezembro de 2013, no HospitalSanta Joana, no Recife, com quadrode infecção respiratória e arritmiacardíaca. Em 13 de janeiro, lutandocomo um touro, foi transferido parao Hospital Sírio Libanês, em SãoPaulo, onde o tratamento passou aser liderado pelo oncologista que oacompanhava há seis anos, desdeque recebeu o diagnóstico de tumorpulmonar. Dominguinhos conheceuGonzagão em 1950, aos nove anosde idade. Ele tocava na porta dohotel em que o “Rei do Baião”estava hospedado e impressionou

o músico com sua desenvoltura. Opróprio nome “Dominguinhos” foiuma sugestão de Luiz Gonzaga, jáque seu apelido de infância era,Neném. Em 1957, aos 16 anos, fez suaprimeira gravação, tocando sanfonaem um disco de Luiz Gonzaga, namúsica “Moça de feira”, deArmando Nunes e J. Portela. Nomesmo ano, em viagem ao EspíritoSanto, com Borborema e Miudinho,formou um trio, batizado de TrioNordestino. Após fazer parte daequipe de Gonzaga, o artista viu suareputação como músico e arranjadorcrescer e se aproximou de músicosdo movimento bossa nova. Em 1967,fez parte de uma excursão deGonzagão ao Nordeste, comosanfoneiro e motorista. Do próprioRei do Baião, recebeu o título de“herdeiro”. Agradecido, durante toda acarreira, ele buscou retribuir o favor,apostando em novos músicos,como Yamandu Costa com quemgravou seu último trabalho. Entre osprêmios que recebeu está o GrammyLatino de melhor álbum regional, por“Chegando de Mansinho”. Apremiação foi entregue a sua atualesposa Guadalupe, durante o velóriona Assembleia Legislativa de SãoPaulo. Mas a emoção e o sentimentode Dominguinhos será semprelembrado nesta música e em “Sóquero um xodó”... quem nãoconhece? E também nas suas outrasmaravilhosas e melodiosascomposições que unirm e aindaunirão os casais apaixonados*Crítico Musical

Page 3: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0303030303CORREIODECORUMBA.COM.BR

PPPPPararararartido certido certido certido certido certototototoSarney, Renan Calheiros, Temer, Eduardo Cunha, Aécio

Neves caso fossem do PT já estariam presos sem direito a nada.Delcídio Amaral sem ser investigado foi preso e perdeu seus direitospolíticos; Lula por causa de um apartamento que julgam ser dele,assim como uma chácara, pedem sua prisão.

O partido mais intocável é o PMDB, que acha que a políticase faz na sombra.

PUCCINELLIPUCCINELLIPUCCINELLIPUCCINELLIPUCCINELLIMesmo com amigos e familiares dele presos, André Puccinelli

acha-se inocente em todo o seu Governo estadual e municipal dequase vinte anos no poder, além de cargos legislativos como dedeputado federal.

O ex-prefeito Nelson Trad Filho também envolvido emproblemas com a Justiça, que o impede de ser candidato.

Tudo isso dentro do PMDB, que a nível estadual e nacionalé a mesma coisa.

CORUMBÁ – 2016CORUMBÁ – 2016CORUMBÁ – 2016CORUMBÁ – 2016CORUMBÁ – 2016Estas eleições prometem muitas emoções, antes mesmo do

pleito, já se começa a questionar a provável conduta do ex-prefeitoRuiter Cunha, que mudou do PT para o PSDB, mas deixouconstrangimento por ver sua administração tomada por quase cempoliciais federais, que levaram funcionários públicos presos,recolheram documentos. Foi um trauma para a administração públicamunicipal de Corumbá, o que nunca havia acontecido.

Após a operação Decoada, veio o escândalo dosConsignados, onde médicos, advogados, funcionários, foramenvolvidos e muitos até hoje continuam pagando, outros desistiram.

No dia 27 de junho agora, Ruiter enfrentará a primeiraAudiência do caso, junto com os indiciados.

Para ele, Ruiter, outros processos poderão prejudicá-lo casoseja vitorioso nas eleições e perder os casos na Justiça, que mesmoeleito ou com mandato, poderá ter problemas junto ao PoderJudiciário.

O prefeito Paulo Duarte, pré-candidato a reeleição, enfrentouproblemas burocráticos com a crise nacional do PT que afastouDilma da presidência e com isso vários contratos de obras comono setor de Habitação, infraestrutura, restauração arquitetônica eoutros estão paralisados. A crise nacional fez cair à arrecadação,inclusive municipal.

Em termos de escândalos, não ocorreram no mandato dePaulo. Portanto, tranquilidade.

Paulo assumiu problemas de administrações passadas emsilêncio. Paulo Duarte hoje é do PDT.

Marcelo Iunes, outro possível candidato a prefeito, semprecom boa votação para vereador e deputado estadual, tenta viabilizarsua candidatura contactando com outros líderes, com a finalidadede encaminhar a sua. Até o governador Azambuja, o prefeito PauloDuarte e Ruiter Cunha já foram procurados por Marcelo.

Por outro lado, já se falam em Marcelo Iunes ser um possívelcandidato à vice de alguém. O que poderá impedir sua titularidadesão seus problemas pessoais.

CríticosCríticosCríticosCríticosCríticosQuem frequenta percebe e vê, quem usa sente melhorias,

quem não vai fala sem saber.Estamos falando do nosso único Hospital que se mantém

altivo, dentro das possibilidades, às vezes fazendo milagres.A direção atual sabe o que fazer e o que quer para suas

melhorias. Lá na nossa Santa Casa é tudo às claras, desde a suaentrada, casa limpa, todo remédio que chega está disponível, a salade cirurgia sempre elogiada por muitos, o CTI-Centro deTratamento intensivo e a clínica de Hemodiálise Renal Med,elogiada até pela ANVISA , através da funcionária chefe quandovem a Corumbá. Hoje esse setor atende mais de oitenta pacientescom problemas renais.

A chegada e introdução de novos médicos juntados aexperiência dos antigos têm dado harmonia e eficiência noatendimento. Funcionários contratados reforçam a versatilidade noatendimento.

Parabéns ao diretor presidente do Hospital de Corumbá, oconceituado medico Dr. Cristiano Xavier e equipe, pela evoluçãodo mesmo, em todos os setores, inclusive contando agora comTomografia, além do já consolidado setor deOncologia(UNACON), atendendo centenas de pacientes comqualidade.

Page 4: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

IDEIAS,

SUGESTÕES

E RECLAMAÇÕES

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0404040404CORREIODECORUMBA.COM.BR

Por Eneo da Nóbrega(Membro Efetivo da União Brasileira de Escritores)

Continuam alguns artigos do Código Penal brasileiro para fins deesclarecimentos, para que deixem de serem indivíduos e passem para

pessoa, segundo a obra torna-se pessoa De “C. Rogers”. É precisoesclarecer para o Clarindo de Jesus, Nicanor, Orestes e outros animaisdomésticos que Urubu não abandona as penas no final de campeonato epassa para a torcida “Estrela Solitária”... Os citados não têm direito de

resposta, segundo o Primeiro – Ministro Eduardo Cunha...

Exclusão do crime Art. 142. - Não constituem injúria oudifamação punível: I - a ofensa irrogada em juízo, na discussãoda causa, pela parte ou por seu procurador; II - a opinião desfavorável da crítica literária,artística ou científica, salvo quando inequívocaa intenção de injuriar ou difamar; III - o conceito desfavorável emitido porfuncionário público, em apreciação ouinformação que preste no cumprimento dedever do ofício.Parágrafo único. Nos casos dos números I eIII, responde pela injúria ou pela difamaçãoquem lhe dá publicidade.

Retratação Art. 143. - O querelado que, antes dasentença, se retrata cabalmente da calúniaou da difamação, fica isento de pena. Art. 144. - Se, de referências, alusões oufrases, se infere calúnia, difamação ou injúria,quem se julga ofendido pode pedirexplicações em juízo. Aquele que se recusaa dá-las ou, a critério do juíz, não as dásatisfatórias, responde pela ofensa. Art. 145. - Nos crimes previstos nesteCapítulo somente se procede mediante

queixa, salvo quando, no caso do artigo 140,2º , da violência resulta lesão corporal. Parágrafo único. Procede-se medianterequisição do Ministro da Justiça, no caso donúmero I do art, 141, e medianterepresentação do ofendido, no caso donúmero II do mesmo artigo.

Capítulo VIDOS CRIMES CONTRA ALIBERDADE INDIVIDUAL

SEÇÃO I DOS CRIMES CONTRA A

LIBERDADE PESSOAL

CONSTRANGIMENTO ILEGAL Art. 146. - Constranger alguém, medianteviolência ou grave ameaça, ou depois delhe haver reduzido, por qualquer outro meio,a capacidade de resistência, a não fazer oque a lei permite, ou a fazer o que ela nãomanda: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um)ano, ou multa.

Aumento de pena 1º - As penas aplicam-se cumulativamente eem dobro, quando, para a execução do

crime, se reúnem mais de três pessoas, ouhá emprego de armas. 2º - Além das penas cominadas, aplicam-seas correspondentes à violência. 3º - Não se compreendem na disposiçãodeste artigo: I - à intervenção médica ou cirúrgica, sem oconsentimento do paciente ou de seurepresentante legal, se justificada por iminenteperigo de vida; II - a coação exercida para impedir suicídio.

AMEAÇA Art. 147. - Ameaçar alguém, por palavra,escrito ou gesto, ou qualquer outro meiosimbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses,ou multa. Parágrafo único. Somente se procedemediante representação.

SEQUESTRO E CÁRCERE PRIVADO Art. 148. - Privar alguém de sua liberdade,mediante sequestro ou cárcere privado: Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos. 1º - A pena é de reclusão, de 2 (dois) a 5

(cinco) anos: I - se a vítima é ascendente, descendente oucônjuge do agente; II - se o crime é praticado mediante internaçãoda vítima em casa de saúde ou hospital; III - se a privação da liberdade dura mais de15 (quinze) dias.

2º - Se resulta à vítima, em razão de maus-tratos ou da natureza da detenção, gravesofrimento físico ou moral: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos. Redução a condição análoga à de escravo

XERETINHA ESTÁ PRONTAPARA ATENDER

A Empresa Xeretinha Serviços Gerais é doamigo Osito C. Costa. Ela presta os seguintesserviços: Serralheria; Pedreiro; Encanador;Eletricista; Reformas; Locação de Andaimes;Compra e Venda de Imóveis.Fica na Rua Ciriaco de Toledo Nº 4.490 –Bairro: Nova Corumbá.Fone: (67) 3233-2928 e Celular: (67)9290-2726. Da Nóbrega recomenda.

Page 5: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Por Dilson Fonseca (DRT-1583/MS)

Nos Trilhos da VidaCorumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0505050505CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vamos falar sobre aFerrovia, escrever sobre

fatos históricos ecuriosidades. Sou o

Professor Dílson AntonioMorais da Fonseca,

Pós Graduadoem Gestão Educacional,Formado em Geografia eprofessor há mais de 18anos, além disso, neto e

filho de ferroviário.

Para adquirir o livro nos trilhos da vida acesse: http://www.livr orama.com.br/loja/details.php?p=1362ou www.livr orama.com.br – Categoria não-ficção.

UM FERROVIÁRIOQUE FEZ HISTÓRIA

A ferrovia sempre foi e sempre seráalgo que marcou o progresso por ondeela passou e pelas pessoas quetrabalharam nesse meio de transporte tãoimportante para a nação.

Infelizmente no Brasil o trem não élevado a sério, temos um exemplo opequeno Peru, está investindo alto no trem,e um trem de luxo. No Japão tem um casoque o trem só funciona em virtude danecessidade de uma pessoa. E no Brasilcada vez está ocorrendo o contrário, emnosso estado nem se fala, a tendência écada vez mais o trem sucumbir-se pelafalta de uma política estadual e federalvoltada para esse tão importante meio detransporte.

Nessa semana conversamos comum ferroviário que trabalhou no trechoBauru-SP a Campo Grande-MS, a suafunção era recolher e conferir aspassagens das pessoas que pegavam otrem.

O nome dele é Pedro RangellNascimento, hoje aos 92 anos, moradorna cidade de Jundiá-SP, consegui essaentrevista através do seu filho o senhorAlberto Nascimento de 64 anos, tudo issoatravés de uma conferência online. Isso

mais uma vez a internet encurtando asdistâncias. Senhor Alberto é Professoraposentado da Rede Pública Estadual deSão Paulo.

O Senhor Pedro nos pediu quecoloque como ilustração da entrevista nãoa sua foto, pois brincando ele disse sermuito feio e que tem muita genteprocurando ele, por falta de pagamento ecomo sempre ele sorri. Ele nos pediu quea sua reportagem tenha a ilustração dealgo que lembre os áureos tempos do trem.

Pedróca como ele era conhecidono meio ferroviário, nos disse que começoua sua função na Comissão Mista, comotrabalhador braçal e foi indo e indo etrabalhando de sol a sol e construindo asua vida como ferroviário. Chegou a morarna Bolívia por alguns anos e lá ele selembra de muitos ferroviários bolivianosque morreram ao longo dos trilhos etambém alguns brasileiros. Mas um fato queo nosso amigo não se esquece foi logo nafronteira Bolívia Brasil, onde um bolivianototalmente embriago resolveu dormir nostrilhos e ali ficou, quando uma composiçãode trem vinha chegando o maquinista seassustou e começou a apitar, apitar, apitare o boliviano nada de levantar. Com isso

iniciou o processo de frenagem do trem,que não para de uma hora para outro. Enão é que o boliviano de repente acordoue saiu dos trilhos e ainda cheio de razãoqueria bater o maquinista por ter feitobarulho e o acordado da soneca que eleestava tirando.

Pedróca depois de alguns anosvoltou para o estado de São Paulo, maisprecisamente na cidade de Bauru, e nessemomento ele então entra na NOB econtinua a sua saga de ferroviário, dessavez entra na função de manobreiro detrem, onde ele era o responsável pelaentrada e saída das composições naesplanada das estações, ele trabalhou pormais de 20 anos nessa função. Um fatoque ele se lembra, foi quando ele estavana estação de Curuça e um trem saiu daestação de Val de Palmas e não aviaram aestação seguinte no caso Curuça, e derepente vinha chegando aquele imensacomposição de um trem de carga e na linhaprincipal estava uma pequenacomposição, mas que impedia a passagemde qualquer outra composição, Nessemomento não se podia pensar muito tinhaque agir e eu estava sozinho nessa horae o maquinista da pequena composiçãopor incrível que pareça estava com dor de

barriga e não conseguia sair do banheiroe eu que nunca tinha pego umacomposição para dirigir fui obrigado entrarna máquina e tirar da linha principal opequeno trem com isso possibilitando apassagem da composição maior. Apesarde não ter acontecido nada de grave, masisso me valeu uma suspensão, mas nãofui suspenso sozinho o maquinista e oschefes de estação de Curuça e Val dePalmas me fizeram companhia por 5 dias.

Depois Senhor Pedro foitransferido para Pirajuí-SP e ficou por lá,por aproximadamente 10 anos, quandose aposentou pela UNIÂO e depois voltoua trabalhar agora na nova empresaRFFSA, mas ficando apenas por doisanos, até porque a idade já tinha chegadoe as forças sumiram. Na RFFSA eletrabalhou na função de Agente de Estação,mais precisamente na estação de Tibiriça e nem por isso ele deixou de ter algointeressante para contar. Lá ele encontrouuma vez um ferroviário que adorava faltarao serviço e cada vez que ele faltava elematava alguém da família dele. Mas umavez ele não apareceu e todos já disseramamanhã ele vem e com algum morto dafamília. No outro dia nada dele aparecer,no terceiro dia nada e no quarto dia nada.Ai o pessoal já se preocupou pois nomáximo que ele falava era 2 dias seguidose então resolveram ir a casa dele echegando lá quem tinha morrido dessa vezera o ferroviário que sempre matavaalguém para ele faltar, e dessa vez o mortoera ele.

Essa foi a história de um verdadeiroferroviário que viveu a sua juventude evelhice e na ferrovia.

CURUÇU

VAL DE PALMAS

ATACADO COSTA

Rua Porto Carreiro, 798.

Distribuidor da Água MineralPiracema e Santa Inês

Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656

TIBIRIÇA

Page 6: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Na Boca

do TúnelPor Reginaldo

Coutinho

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0606060606CORREIODECORUMBA.COM.BR

HOMENAGEM PÓSTUMA PARA AMINHA AMIGA E CUNHADA SOLANGE

TERESA MOREIRA DE LUCA FLORIANO Hoje, dez dias após você serrecebida pelos Anjos, nóscontinuamos pensando em vocêcom saudades e nosso coração seencheu de tristeza, e fez as lágrimastransbordarem pelos nossos olhos.Mas não há nenhuma novidadenisso, porque nós pensamos emvocê ontem, e anteontem, e todosos dias desde que você se foi.

Solange, Cada um de nós, pensamos emvocê no silêncio, e muitas vezeschamamos o seu nome. Pensamosque você ainda está aqui, do nossolado. Mas infelizmente tudo que nosresta são memórias, são imagens,objetos, músicas e poemas que nosfazem lembrar você, e reacender oamor da sua família e o carinho dosamigos dentro do nosso coração.

Solange, A sua lembrança continuará viva,presente, latente em nossa vida e em

todas as partes, e nunca irádesaparecer. Deus agora tem vocêem seus braços, mas nós teremosvocê eternamente em nossocoração.

Solange, Compreender os propósitos deDeus muitas vezes pode ser umatarefa bem difícil, principalmentequando a tristeza bate na nossa portaporque acabamos de perder você.Lágrimas passam pelos nossosolhos constantemente e o vazio dasaudade aumenta o sofrimentoseveramente. Hoje a saudade de você, SolangeTeresa Moreira de Luca Floriano nosfaz mais uma visita, mas não vemacompanhada da tristeza comoprotagonista. Com corações mais

confortados, dedicaremos este diapara relembrar os bons momentosque foram compartilhados e como apresença de uma pessoa tão queridafoi capaz de transformar tantas vidasabençoadas.

Sol... Que a dor da nossa perda possaser diminuída um pouquinho a cadadia e que daqui para frente estaausência seja capaz de fortalecerainda mais os laços da família eamigos. O vazio que ficou jamaisserá preenchido, mas com a paz deDeus em nossos corações será bemmenos difícil. O céu comemorou avida eterna de uma pessoa muitoquerida, que para sempre estará nanossa memória e influenciaráeternamente a nossa história.

Sol... Obrigado por esses tempos dealegria que nos proporcionou desdeque a conheci, pessoa simples, deuma educação refinada, deu-nos aoportunidade de conhecer mais aDeus, pois o seu testemunho foi deuma mulher temente a Deus,sentimos muito, como um barco semleme, mas Deus está confortando osseus Pais, seus irmãos, a Família e

Amigos, pois foi um momento detristeza, foi de forma abrupta que nãodeu tempo de dizer um até breve,mas sabemos nós que a suaboníssima alma está a direita do Pai,sendo uma luz a nos orientar nessanossa caminhada, descanse em paz,descanse nos braços do Senhor,pois você cumpriu a sua missão.

Page 7: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

REPORTAGEMESPECIAL

COM DÍLSON FONSECA

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0707070707CORREIODECORUMBA.COM.BR

FOLCLORE REGIONAL

O Folclore regional é constituído porelementos e traços culturais de diferentesculturas que se entrelaçaram, se misturame se harmonizaram recriando-os em novasbases. As influências culturais recebidasde estados vizinhos fazem com que MatoGrosso do Sul apresenta peculiaridadesdiferenciadas dos demais estadosbrasileiros, principalmente, porque somamàs influencias e trocas culturais nas regiõesde fronteira com o Paraguai e a Bolívia. O homem pantaneiro, em suasimplicidade, acredita na lenda do mar deXaraés, que explica ser a grande áreainundada do pantanal um antigo mar quefoi secando e onde sobraram somenteáreas alagadas, inclusive com inúmerasbaías de água salgada. O homem pantaneiro nunca perdeu oencanto mágico e acredita inclusive, queo “Arco-íris transporta, para outroslugares, os peixes e as baías do Pantanal.

LENDAS DOS TUIUIUS Tem uma lenda conhecida, que explicaA tristeza do jaburu, ave símbolo dopantanal, mais conhecida como tuiuiú. Asaves sempre foram alimentadas por umcasal de índios que, após a morte, foienterrado no local onde costumavaalimenta-las. Os tuiuiús, em busca dealimentos, ficam sobre o monte de terraque cobria os corpos do casal, esperandoque de lá saíssem algumas migalhas paraalimentá-los. Como isso não ocorreu,ficavam cada vez mais tristes, olhando emdireção ao chão. É por esse motivo queos tuiuiús parecem estar sempre tristes,olhando em direção ao solo.

JOÃO DE BARRO João-de-barro é uma lenda difundidaem todo o Estado, pois se trata de umpequeno pássaro que constrói sua casaem todos os cantos do pantanal, doscampos e dos cerrados, lembrando decolocar a porta do lado contrário àschuvas frequentes. Caso a companheirao traia, João-de-barro a trancadefinitivamente na casinha, fechando aporta para sempre.

PÉ DE GARRAFA O bicho Pé-de-Garrafa éum dos mitos maisconhecidos em Mato Grosso do Sul.Descrito como um bicho homem, cujocorpo é coberto de pelos, exceto ao redordo umbigo, dando a impressão de tercoloração branca, ponto vulnerável aomostro. Alguns afirmam que tem cara decavalo com um só olho no meio da testa,outros juram que tem cara de gorila e,outros ainda, cara de cachorro. O fato éque a grande maioria descreve o bichocomo possuidor de apenas um pé (emborapoucos digam que ele tem dois pés), noformato de um fundo de garrafa. Este fatofaz com que se locomova aos pulos, comose fosse um canguru, deixando no chão,um rastro com marca de fundo de garrafa.Solta fortes assobios para comunicar queé dono do território, podendo até hipnotizaraquele que se atreve a encara-lo. A vítimaé levada para sua caverna, onde édevorada.

MINHOCÃO O Minhocão tem grande semelhançacom a Boiúna do Amazonas. Segundopesquisas, o Minhocão é uma espécie deserpente longa e cabeçuda, não tendo cordefinida, mas sabe-se que é escura devidoao seu habitat. Vive sob o barro dasbarrancas do rio e ao passar deixa marcasno chão, em forma da sua imensa cabeça.Quando ficar zangado e faminto, serpenteiano rio de tal forma que derrubas aembarcações, devorando pescadores eafundando canoas. Alguns dizem queproduz imenso ruído ao se aproximar e osmais crédulos preferem referir-se a elecomo o bicho. Pode acontecer que apessoa, ao presenciar a um ataque doMinhocão, não supere o fato eenlouqueça.

COME-LÍNGUA Come-língua é um outro bicho quepovoa o imaginário das pessoas quemoram na região do bolsão. É uma

variante do Arranca-língua, lenda doAraguaia, trazidapelos goianos. Trata-

se de um bicho que vive aarrancar a língua dos animais, que sãoencontrados mortos no pasto, sem vestígiosde ataques de outros animais. Em MatoGrosso do sul, o mito apresenta-se deforma de um menino-bicho. Quando vivia,o menino era mentiroso e sua mãe, antesde morre, rogou-lhe uma praga. Temposdepois, o menino foi encontrado morto esem língua. Numa ocasião, um fazendeiroencontrou um gado morto no pasto e viucorrer, no meio da mata, o menino comuma língua ensanguentada nas mãosverificando que o gado não mais possuíalíngua.

NEGRO DÁ ÁGUA O Negro d’água é outro mito da mesmaregião, uma espécie de bicho-homempeludo que vive nos rios, assustandopescadores e afundando embarcações.

DONO DO PORCO Descrito como uma entidade encantadaque protege os animais e castiga aquelesque os matam sem necessidade.

ANTA SOBRENATURAL Este animal, enquanto ser portador deatributos sobrenaturais, ora assume atitudeprotetora, ajudando o homem a realizarproezas difíceis, ora torna-se causa dodesaparecimento de pessoas.

MÃOZÃO É descrito como um bicho peludo,inicialmente assemelha-se a anta, em seguidacresce vertiginosamente, transformando-seem um homem negro, cabeludo e barbudo.Os crédulos afirmam que ao passar sua mãopela cabeça de uma pessoa, esta ficará louca. Apesar do nome, o Mãozão não possuimãos grandes; elas, porém, sãoextremamente poderosas, de onde resulta adenominação do personagem.

SINHOZINHO Na região de Bonito, tem o mito doSinhozinho, um frei que andou pregandoensinamentos religiosos pela região nos anos30, Pequenino, mudo, benzia, curava e secomunicava, mesmo sem dispor de voz.Desapareceu sem deixar vestígios, mas suapresença foi marcada pelas obras que fez,pelas cruzes e capela que construiu. Umadas história contadas pelo povo é queSinhozinho teria prendido, em um grandeburaco de um dos morros da cidade, umacobra gigante, selando com uma de suascruzes. Se a mesma for descoberta e retiradaa cobra sairá e poderá devorar os moradoresda cidade. Em torno dessa personagem,existem vários causos que cada contadorenfoca um aspecto diferente.

SANTO QUE FUGIA Em Baús, corre a história do Santo quefugia. No local existe uma capelinha, cujosanto, Nosso Senhor do Bom Jesus, tem ospés cortados, porque toda vez que ele eratransferido para outro local, durante amovimentação dos “revoltosos”, retornavasozinho para a igreja. Essa é a forma que osmoradores mais antigos encontraram paraexplicar a montagem da imagem separadade seus pés. Na realidade, esse tipo deimagem sacra, também denominadapopularmente de “santo do pau oco”, trata-se do santo de roca, muito usado no períodobarroco, quando o ouro no Brasil já havia seesgotado e, diante da escassez do dinheiro,os doadores de santos à igrejas investiammenos. Nessa época, as imagens esculpidasapenas com a cabeça, pés e mãos reduziamao mínimo os gastos, principalmente com afolhação a ouro e mão-de-obra do artista. Apartir de então se tornou comum a confecçãode santos nesse estilo.Cultura e Arte em Mato Grosso do Sul –Campo Grande – 2006Fonte: Educamor Net.

Page 8: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0808080808CORREIODECORUMBA.COM.BR

Sindicato Rural de Corumbá lança

Feapan durante leilão em julho Com programação ainda a definir,o Sindicato Rural de Corumbá lançaoficialmente a edição 2016 daFeapan (Feira Agropecuária doPantanal) durante o primeiro leilãoda Embrapa Pantanal e convidados,que ocorrerá no dia 9 de julho, apartir das 12h, no tatersal do Parquede Exposição Belmiro Maciel deBarros. A Feapan será realizada de27 a 30 de outubro. O presidente da entidade, LucianoAguilar Leite, informou que logoapós o encerramento da vacinaçãodo gado pantaneiro, que vemmobilizando todos os produtores daregião, o Sindicato fará uma reuniãode sua diretoria com os parceirospara tratar da programação daFeapan, que é o maior evento doagronegócio no Pantanal. Leilão O primeiro leilão da EmbrapaPantanal será organizado pelaLeiloboi e ofertará mil animais decorte, 40 reprodutores nelore e ainda50 cavalos, éguas e potros da raçapantaneira. Durante o evento, será

lançado o livro “Cavalo Pantaneiro:Rústico por Natureza”, produzidopor pesquisadores da Embrapa eresultado de 27 anos de pesquisana fazenda Nhumirim, em Corumbá.

O leilão, com transmissão pelaAgrobrasil e pelo site www.leiloboi.com,oferecerá diversas condições depagamento dos animais arrematados –entre seis e 30 parcelas. Os criadores

de Poconé e Cuiabá que adquirirem osequinos da raça pantaneira, de elite eserviço, poderão manter os animaisalojados em uma área da Leiloboi, emCorumbá, até a Feapan.

Page 9: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0909090909CORREIODECORUMBA.COM.BR

Corumbá é contemplada com aparelho de hemodiálise portátil,através de emenda solicitada pelo vereador Luciano Costa

Serão adquiridos 02 Gabinetes Odontológicos completos e 01 Equipamento de Hemodiálise Portátil para o CTI

Na tarde de quinta-feira (16), osdeputados estaduais participaram dasolenidade de assinatura das emendasparlamentares 2016. Evento realizado noCentro de Convenções Rubens Gil deCamillo, em Campo Grande. Atendendo solicitação do vereadorLuciano Costa (PT), o deputado estadualAmarildo Cruz (PT), viabilizou 50 mil reaispara aquisição de aparelhos voltados aárea de saúde de Corumbá, sendo que10% do valor em contrapartida doexecutivo municipal, totalizando 60 milreais. Estiveram presentes para a assinaturado convênio de repasse da emenda, alémdo vereador Luciano Costa, a vice-prefeita Márcia Rolon (PR) e a secretáriade saúde Desiane Silva. Com essesrecursos serão adquiridos dois gabinetesodontológicos completos e umequipamento de Hemodiálise portátil parao Centro de Terapia Intensiva (CTI). Segundo o vereador Luciano Costa;“Através de uma articulação políticaminha, do prefeito Paulo Duarte (PDT),do deputado Amarildo Cruz, juntamentecom a secretária de saúde DesianeSilva e a nossa vice prefeita MárciaRolon encaminhei requerimentopleiteando essa emenda no valor de 50mil reais, para compra de um aparelhode hemodiálise portátil para o CTI deCorumbá e tenho certeza da importânciadeste aparelho para quem faz estetratamento tão doloroso e sofrido, tenhocerteza que muitas vidas serão salvas”,disse Luciano. “Sinto o coração cheio de alegria queatravés do meu mandato estarcontribuindo para melhorar a vida daspessoas e levar esperança a essasfamílias que sofrem junto com quem fazesse tipo de tratamento”, complementa overeador.

APARELHO PARA SALVAR VIDAS Para o Dr. Rogério Leite, um dosmédicos que atendem na Clínica RenalMed, anexo ao hospital de Corumbá,única na região que realiza as sessõesde hemodiálise atendendo mais de 80

pacientes de Corumbá, Ladário e Bolívia.“Nos dias de hoje as pessoas estãovivendo mais, aumentando o número dehipertensos e diabéticos, geralmenteessas pessoas não fazem o controlecorreto da doença, então chegam noPronto Socorro na emergência, numprocesso que chamamos deinsuficiência renal aguda em que orim para de funcionar, o sistema fica emestado de uremia e o paciente entra emcoma, nessa situação ele tem que serintubado para o pulmão melhorar. Quandoo crônico renal vai para o CTI, essepaciente tem que ser dialisado, mas comonão temos essa máquina, nesse setor, elepode vir a óbito”, relata o médico. “Os pacientes que fazem hemodiálisetem uma saúde instável, eles nunca estão100%; tem quedas de pressão ou atémesmo problemas de circulação, por issosão encaminhados para o CTI, ondepodem entrar em coma, outro caso ondenecessitam de dialização. Como relateianteriormente não tem como fazer oprocedimento devido à falta deequipamento, com isso o paciente podevir a morrer, então esse aparelho é muitoimportante para a população, tanto paraos que fazem e até para quem não écrônico renal, portanto podemos dizer queesse aparelho é uma virada na saúde deCorumbá”, ressalta Dr. Rogério Leite.

RELATO DE UM CRÔNICO RENAL “Sem dúvida nenhuma esse aparelhoirá ajudar e muito, pois muitas vezes ospacientes vão para o CTI do Hospital deCorumbá, e de lá precisam se deslocaraté ao salão de hemodiálise ou umamáquina grande deve ser deslocada paraa lá. E com isso com esse aparelho portátildo hospital e que será utilizado no CTIvai ajudar e muito”, depoimento de umpaciente renal. “Além do mais as pessoas na grandemaioria das vezes só ficam sabendo quetêm problema renal quando sãohospitalizadas e muitas vezes indo diretopara o CTI e que automaticamente terãoque passar por esse processo dehemodiálise e com isso poderá ser feito

esse procedimento o mais rápido possível,dessa forma salvando vidas”, depoimento

do paciente que passou por esseprocedimento. DA REDAÇÃO

Vereador Luciano Costa com o deputado estadual AmarildoCruz em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

Vice-prefeita Márcia Rolon, vereador Luciano Costa, secretária de saúdeDesiane Silva e o deputado Amarildo Cruz na assinatura da emenda.

Fo

tos:

Div

ulg

açã

o

Page 10: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Cantinho do Betãonº112

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111100000CORREIODECORUMBA.COM.BR

Roberto Maciel(Betão)

([email protected])

O gostoso de ser articulista de um jornal é ter a

oportunidade de mostraraos leitores seus dotes com acaneta. Procurando sempre

variar o assunto,dependendo do estado deespírito e da inspiração.

(Membro da União

Brasileira de Escritores)

DESASSUNTADO Hoje, 15 de junho de 2016, quarta-feira, estreando caderno no centésimodécimo primeiro artigo (eu já ia colocarcentésimo onzimo, pois foi difícillembrar esse ordinal) e eu, sem ummínimo de inspiração... (amanhã é diade mandar este artigo para a página10!) Tentei um réquien à minhabocaiuveira a qual exaltei no artigo 87:“Meu pé de Bocaiúva” – em 02/06/2016, e que hoje ainda choro seusacrifício (um dia darei detalhes). Nãoquero falar de coisas tristes. Logoagora que o frio deu uma tréguamandando um sol gostoso e avontade de trampar no jardim, noquintal do meu asilo (somando asidades dos viventes aqui em casa, dá167 anos). O que me deixa “putodavida”,principalmente no frio, é ver essescampograndenses com casacão comcapuz, bermudas e chinelos. Reclamamdo calor e quando abre um solzinho,fogem da sombra para se aquecereme, na estiagem, reclamam do sol epedem uma chuvinha prá refrescar e,pedido aceito, a água descamba,inundando tudo, derrubando árvorese destelhando casas... Pensei num “Causo de Boteco”pois conheci Boteco novo porintermédio do meu amigo Geva, maspreferi pesquisar mais a fundo, masfalando em Boteco, nestes diasfrientos, a touca boliviana que meuamigo Eneo me mandou, fez o maiorsucesso. Quando chego no Botecocom ela, a galera já diz: - Lá vem oBoliviano. Pra mal dos pecados, agora pintouna área um rato matreiro, mais liso quesabonete molhado. Conseguiu burlarmeus guardiães e refugiar-se atrás dofogão. O “cudebode” é acordarmadrugada, sair debaixo das cobertaspara tentar expulsar o intruso e ficarlivre dos latidos (eu e meus

seguranças já conseguimos matarvários, mas esse novato... parece tersido treinado em academia.Pensei num conto, mas já fiz um nasemana anterior; as receitas dasemana retrasada o correio ainda nãoentregou... Tudo isso desestimula agente, tirando nossa inspiração. Cogitei em tentar um “RecuerdoDombosquiano” com a última peçaque escrevi para o GTAAC (Brasileiroque não reclama não é bom brasileiro)que afinal de contas continuaretratando a situação do Brasil, masfiquei com preguiça de abrir as caixasempoeiradas do ápice da estante. O feijão aumentou de preço e meuamigo Jorginho Quati, bom como eupara inventar receitas, fez uma“Feijonada”, usando todos osingredientes suínos: orelha, pé, couro,rabo e até a xana de porca salgada. Nolugar do feijão, colocou moedas deum real no valor equivalente a um quilodo mesmo. Recuperou as moedas etava pronta a “Feijonada”. Meu celular está no “Pai-de Santo”,pois a Vivo, muito “viva”, chupa osaldo que coloco mesmo sem que eutelefone para alguém. Uma boa notícia é que o LEÃOadubou minha horta com uns trocadosque vou tentar guardar para, emsetembro, visitar esta urbe querida,rever meus amigos, as caranguejeiras(setembro é a época delas) e, esperoque as praças, agora em reforma,sejam reinalguradas no dia 21, datahistórica dos 238 anos de fundaçãode Corumbá. Comer bolinho da Genana feira de domingo, tomar umasgeladas no carrinho do Goiaba,churrasquear no 30 horas com meuamigo Marcão e a turma do fundão,encontrar meu amigo Eneo daNobrega e, se possível a galeraDombosquina, degustar umasgeladas em companhia do LuizinhoRocha, ouvindo seus Causos e,

sobretudo, visitar a redação destesemanário que me acolheu epresenteou-me com a “Camisa 10” quehoje tento levar, mesmo no“Embromation”. Já são quase 11 da noite e eu, aespera do “Velho Chico”, ainda tentome inspirar para escrever este artigo. Agora, 11 da noite, primeirointervalo do “Velho Chico”, degustominha última cervejinha antes de daro rango dos cães e tomar meu sopão ea inspiração não vem. Daqui a pouco vou virar a ponta-de-peito que estou salgando(comprada com o estrume do LEÃO)para aproveitar o solzinho desses diaspra um futuro caribéu com um restinhodo mandiocão do Geva que, ainda estáno congelador, pedindo uma panelaquente num fogão a lenha. Daqui apouco, no final da novela, vou tomarminha sopa, dar o rango dos cães epreparar-me para uma futura luta como rato e, nada de inspiração,lembrando que tenho que acordaramanhã (quinta-feira, 16/06/16 parareceber o Sebastião Jardineiro prámode podar uns “pés-de-pau” dojardim e do quintal pro solzinho invadira área, enquanto queimo a panelafazendo um “polentaço a La Betão”.

Cópias em 1 minuto,Aberturas Residenciais,

Comerciais,Automóveis e Cofre.

Confeccionamos carimbosem madeira e automáticos.Entregamos em 24 horas.

R. 7 de Setembro, 342 - Centro - Corumbá/MS

CHACHACHACHACHAVEIRVEIRVEIRVEIRVEIRO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAVESVESVESVESVES

Atendimento de Urgência 24hs 9953 - 6789 3232 - 4797Reinaldo

A vocês, queridos leitores, mildesculpas pela desinspiração e,citando uma música do “Ultraje aRigor”: ... Já não tenho nada prádizer... e prá completar este refrão ...Eu vou enfiar um palavrão... c...

Page 11: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1111111111CORREIODECORUMBA.COM.BR

Alfredo ZamluttiO produtor rural,

criador de gado de elitee empresário Alfredo

Zamlutti Junior,presidente da

Associação Comerciale Empresarial de

Corumbá e da FAEMS,já deixou a presidênciado Diretório Municipal

do PSDB, para apoiar opré-candidato à

reeleição Paulo Duarte.Em recente entrevistaao jornal A Crítica de

Campo Grande, AlfredoZamlutti confirmou sua

saída do cargo depresidente do PSDB

em Corumbá,especificando porque

tomou tal decisão:oferecer seu

incondicional apoio areeleição do seu amigo

Paulo Duarte.

Marun – O nosso “representante”...É uma verdadeira catástrofe como representante do nosso

estado Mato Grosso do Sul e que está seguindo a linha de Brasília:Golpe, corrupção, degradação política etc.

Carlos Marun quando recebeu recursos de Dilma Rousseffpara construir casas do programa Minha Casa Minha Vida, fezo conjunto Ernesto Sassida, erguendo apenas moradias seminfraestrutura(água, luz, galeria, esgoto, iluminação pública, linha deônibus etc.). Depois foi candidato a deputado federal, tendo sidoeleito. Tornou-se amigo de Eduardo Cunha e muito íntimo, defensorradical do então presidente da Câmara Federal, hoje afastado,apoiando seus métodos corruptos. Marun faz parte da bancadafederal de Mato Grosso do Sul em Brasília, mas é gaúcho.

Enquanto isso aqui em nosso estado continua ainvestigação da operação Lama Asfáltica, o Lava-Jato deMato Grosso do Sul.

Quase todos membros do 1.° escalão dos vinte anos de AndréPuccinelli no poder(Prefeitura de Campo Grande, Governo doEstado e como deputado federal). Só agora é que descobriram?...

PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão;

batam, e a porta lhes será aberta.

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra;

e àquele que bate, a porta será aberta.

Mateus 7:7,8

Atire a primeira pedraO Governador pacato e tranquilo, Reinaldo Azambuja, andou

exaltado e com mágoa pela situação, talvez, de como recebeu oGoverno do Estado. Perguntado sobre a Lama Asfáltica respondeu:“Lugar de ladrão é na cadeia”.

Na campanha de Governador em 2014 recebeu doação deAndré Esteves, que foi preso junto com o senador Delcídio Amaral.

Reinaldo, em Corumbá, tem mostrado simpatia por uma pré-candidatura a prefeito. Só que em público não confirmou, nemdesmentiu nada até agora, mas levou Ruiter Cunha para a presidênciado PSDB local.

Eduardo Cunha – O ReiO deputado Eduardo Cunha(PMDB) deve ter segredos de

muitos políticos na ponta da língua e no bolso do paletó.Convidado a prestar depoimento na Polícia Federal, Cunha

disse que não iria e não foi, comparando ao caso Lula que fizerambusca coercitiva com federais, sem ter nada cometido, assim foifeito.

Numa operação iniciada com credibilidade pode se perderno tempo com as contradições cometidas.

Page 12: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1212121212CORREIODECORUMBA.COM.BR

SINDICATO RURALDE CORUMBÁ

Valorizando a classe! Mantendo as tradições! Pecuarista de nossa região:

A união faz a força. Torne-se um filiado.Avenida General Rondon, entre as ruas

Frei Mariano e 15 de Novembro.Fones: (67) 3231-6988 – 3231-9798.

Vereador Machado reivindica creches paraos bairros Nova Corumbá e Maria Leite!

Durante a sessão da CâmaraMunicipal de Corumbá, realizada nanoite de terça-feira, 14 de junho de2016, o vereador Carlos AlbertoMachado do Partido dosTrabalhadores requereu à Mesa paraque seja enviado expediente ao Sr.Paulo Roberto Duarte, PrefeitoMunicipal de Corumbá e a Sra.Rosiane Limoeiro, secretária deEducação da Prefeitura, solicitandoestudos visando à construção decreches nos bairros Nova Corumbáe Maria Leite, ou mesmo nas suasimediações, a fim de atender ascrianças que estão fora das crechesnaquela região. Justificativa: oparlamentar petista foi procuradopelos pais das crianças dos bairroscitados, que relataram que asmesmas estão fora das creches porfalta de vagas.

Abertura de Rua Através de requerimentoendereçado à Mesa Machado pediuque fosse enviado expediente ao Sr.Paulo Roberto Duarte, PrefeitoMunicipal de Corumbá e ao Sr.Gerson de Mello, secretário deInfraestrutura da Prefeitura,solicitando estudos para a aberturada Rua Piauí, entre as ruas MarechalFloriano e Alan Kardec no BairroGuarani. Justificativa: osproprietários de terrenos da referidavia pública aguardam com muitaansiedade a abertura da mesma, parapoderem fazer investimentos nosseus terrenos, além de permitir aligação com outras vias no local.

Campo de Futebol Carlos Alberto Machado tambémrequereu à Mesa solicitando queseja enviado expediente ao Sr. Paulo

Roberto Duarte, Prefeito Municipalde Corumbá, ao Sr. Gerson deMello, secretário de Infraestruturada Prefeitura e ao Sr. ElvécioZequetto, diretor presidente daFundação de Esportes de Corumbá,para que seja efetuada a limpeza docampo de futebol localizado na RuaGonçalves Dias e Rua José Fragellino Bairro Aeroporto. Justificativa:As pessoas que usam aqueleespaço para a prática defutebol(que também é saúde),solicitam das autoridades acimacitadas para que seja feita arecuperação do local, a fim de queas mesmas possam usar aquelelocal nas suas práticas esportivas. Requereu a SEINFRA, para queseja efetuada a limpeza emanutenção da Rua Campo Grandeentre as ruas Espírito Santo eSergipe no Bairro Aeroporto.Justificando seu pedido Machadodisse que o local acima citado estárecebendo vários investimentos deempresas privadas, o que é de sumaimportância para o Município deCorumbá e desse modo, necessitaque a mencionada quadra que já foiaberta, seja limpa e tenha a suamanutenção normal.

SANESUL Por fim, o vereador Machadorequereu à Mesa para que sejaenviado expediente ao Sr. EduardoZinéze Duque, diretor da SANESULem Corumbá, solicitando que sejatapado o baita buraco existente naRua Luiz Feitosa Rodrigues, entrea Rua Porto Carreiro e AvenidaJoaquim Wenceslau de Barros noBairr o Aeroporto, assim comotambém um vazamento de água naRua Antonio João entre as ruasJoão Afonso e General Osório, atrásda Igreja São Vicente de Paulo noBairr o Popular Velha. Justificativa:

o enorme buraco existente na RuaLuiz Feitosa Rodrigues, que a cadadia aumenta, foi deixado em fevereirode 2016, depois de um vazamento deágua. A SANESUL arrumou ovazamento e deixou até agora o buracoque está aumentando a cada dia,trazendo enormes transtornos para apopulação. Quanto ao vazamento deágua da Rua Antonio João, segundoseus moradores já foi comunicado aSANESUL e até agora não foi feito otrabalho de recuperação, inclusiveeste vazamento está estragando aslajotas da referida via pública.Fonte: Assessoria do Vereador

Page 13: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1313131313CORREIODECORUMBA.COM.BR

Praça de esportes do Arthur Marinho foireformada com recursos próprios da Prefeitura O prefeito Paulo Duarte entregouna quinta-feira, 16 de junho, areforma, ampliação e readequação daPraça de Esportes do bairro ArthurMarinho. A obra foi toda executadacom recursos próprios da Prefeiturade Corumbá. “Esse é um momento muitoespecial para mim. Nessa região aqui,e quando falo isso me refiro não sóao Arthur Marinho, mas também àCervejaria, Generoso e Dom Bosco,realizamos várias ações nesses trêsanos e seis meses e não só na áreade esportes”, afirmou o chefe doExecutivo municipal. “Fizemos aqui uma academia desaúde e uma unidade de atençãobásica em saúde. Ali na Cervejaria,nós redescobrimos a Cacimba, ondeentregamos um belo parque parapopulação. E vamos entregar, aquino Generoso, o Mirante da Capivara,que tem muita gente que nem sabe oque era de tão acabado que estava.Ou seja, essa tem sido uma regiãomuito bem atendida pela Prefeitura”,continuou o prefeito. “Queria lembrar a vocês que nadavence a fé em Deus e o trabalho. Oque estamos conseguindo aqui écom muito trabalho, fé em Deus enum tempo de muita crise. É umahonra estar aqui nesse bairro, aolado desse estádio Arthur Marinhoonde meu pai, Edson Duarte, quemuitos aqui conheceram e que foium dos maiores atletas de MatoGrosso do Sul e Mato Grossoquando éramos um estado só,brilhou”, prosseguiu. Paulo Duarte ainda destacou oapoio recebido das lideranças dobairro e da Câmara de Vereadores naexecução do projeto. “A gente sabe

a importância desse espaço para acomunidade. Quero agradecer muitoaqui, pois quando temos umaconquista, precisamos dividi-la comas pessoas que acreditaram nisso”. “Em nome do Honoraldo‘Dinamite’ (presidente daAssociação de Moradores do bairroArthur Marinho) e toda acomunidade do Arthur Marinho,peço que lembrem-se quando aquiera um depósito de lixo a céu aberto.Veio aqui a Maria Clara (Scardini),junto com a vereadora CristinaLanza, o João Lucas e Tadeu Vieiravieram e conversaram com apopulação e se comprometeram arealizar essa obra que estamosentregando hoje”, finalizou oprefeito. Representando o PoderLegislativo, o presidente da Câmarade Vereadores, Tadeu Vieira,ressaltou a importância do espaço

para a comunidade. “Nasci bem aqui,na Delamare com a Edu Rocha, ondevivi até os 9 anos de cidade. Por issoé uma enorme satisfação estar aquinesse bairro e entregar mais essaobra emblemática para nossacidade”, afirmou. “Esse aqui é um benefícioexecutado com recursos da

Prefeitura, dos impostos que todosnós pagamos. É uma prova que odinheiro público tem que serempregado em benefícios para apopulação. Ele não pode serroubado, ou consignado. Temosque respeitar a população e isso aadministração do prefeito Paulo temfeito muito bem”, encerrou Tadeu.

Fo

tos:

Ma

rco

s B

oa

ven

tura

/PM

C

Page 14: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1414141414CORREIODECORUMBA.COM.BR

É com profundo pesar queregistramos o falecimento do advogadoDr. JOSÉ PAULO MARTINSMACHADO, aos 68 anos, ocorrido natarde de 11 de junho de 2016, em suaresidência situada na Rua Tiradentes, nocentro de Corumbá-Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 1976 José Paulofoi eleito vereador à CâmaraMunicipal de Corumbá , comexpressiva votação, tendo exercido comdignidade e muito trabalho seu mandatoparlamentar, todavia, não concorreu àreeleição. Segundo informações do amigoex-vereador, jornalista e radialistaArmando de Amorim Anache, ele foipresidente do antigo PDS em 1982 e fezparte da equipe do então deputadoArmando Anache na AssembleiaLegislativa de MS, como assessorjurídico. Anache foi vice-presidentedaquela Casa de Leis. JP participou dacampanha do Armandinho para prefeitode Corumbá em 1992. O pranteado exerceu durante muitosanos a sua profissão de advogado naComarca de Corumbá. Formou-se emDireito pela Faculdade Brasileira deCiências Jurídicas do Rio de Janeiro.Seu fi lho Dr. André Luis XavierMachado, do casamento com a escritora,psicóloga e mestre em Educação pelaUniversidade Federal de MS, BeatrizXavier, segue a carreira do pai, sedestacando em Campo Grande, tendoinclusive sido candidato em 2012 à vice-presidente da OAB/MS, na chapa doDr. Júlio Cesar. Beatriz é filha da D.Izulina Gomes Xavier, mestre emescultura e artesanato, que esculpiu omonumento Cristo Rei do Pantanal e, doinesquecível pecuarista e empresárioJosé Xavier, morto em acidente na BR-

Homenagem

Póstuma

262, junto com um netinho, por ocasiãoda maior chuva já registrada em Corumbáem um só dia, ocorrida no dia 28 defevereiro de 1992. José Paulo e Beatriztambém são pais de Mariana Xavier. José Paulo Martins Machado erafilho do saudoso casal D. Dilma-Sr.Eurico Machado, pais também doGeraldino Martins Machado. Deixaviúva a Sra. Carmen Esther CostaMarques Machado, Assistente Socialda Prefeitura Municipal de Corumbáhá vários anos. É uma das filhas deD. Angelina e do saudoso Dr. CácioCosta Marques, que foi promotor deJustiça atuando na Comarca deCorumbá. José Paulo e CarmenEsther são genitores do Dr. MarcosCosta Marques Machado, cirurgião-dentista, casado com Naísa Tonon.Era cunhado do ex-secretário deInfraestrutura da Prefeitura, Eng.ºCássio Costa Marques e daprofessora Vera Costa Marques,proprietária de educandário infantil. Nasceu em Corumbá no dia 28 dejaneiro de 1948. Estudamos juntosnos anos de 1950 na EscolaSalesiana de Santa Tereza e fizemosa primeira comunhão no Santuáriode Maria Auxiliadora em 1955. Seupai Eurico Machado tinha uma“Baratinha”, veículo da Ford dosanos 1930 e nos levava todos os diaspara o então chamado “Colégio dosPadres”, época em que somente asfamílias mais abastadas possuíamveículos motorizados, já que o Brasilainda não tinha indústriaautomobilística. Da nossa turma da1.ª Série C faziam parte também:Márcio Toufic Baruki, que se formouem Direito; Crescêncio do INCRA; o

meu primo Orlando Silva, o hojeconsagrado “Malabarista doChamamé”, mestre do Acordeom; oSpadella; Hipólito Cavassa; Joubertdos Santos, o JOB, hoje mestre dasartes plásticas; Rozenil Cadette eoutros colegas. Portanto, éramosamigos de infância e vizinhos,quando eu morava na antiga RuaJoão Pessoa, hoje Rua Dom AquinoCorrêa e José Paulo na Rua Ladário.Brincávamos com todos osamigos(as) daquela região, noplayground da antiga Praça Uruguailocal onde hoje está a Escola JuliaGonçalves Passarinho(JGP) e emque eram armados os grandes circosdo país, inclusive o Bocute doafamado palhaço Pasta Chutas eCirco do Nhô Pai, compositor damúsica “Seriema de Mato Grosso” ede outros sucessos sertanejos. Euestava no interior do circo quepegou fogo em 1957 numa tarde dematinê, acompanhado pelos meustios Sidney Zárate e Lia de BarrosRondon. Pânico geral. Graças a Deussaímos ilesos, apesar da correriadesenfreada. O Dr. José Paulo era muitoestimado em nossa região e naCapital do Estado, deixando vastocírculo de amizades. Torcedor do

Flamengo do Rio de Janeiro, semprealegre, de bem com a vida,brincalhão, alto astral, um serhumano de caráter ilibado, amigoleal, era um bom papo na roda deamigos, com boas ideias e muitohumor; gostava de prestigiar aspromoções de carnaval e defrequentar os principais restaurantesaqui da Cidade Branca e de CampoGrande, apreciando também umaboa pescaria pelo nosso RioParaguai e nos momentos de lazer,um Truco Espanhol. José Paulo Machado foi veladona Capela Cristo Rei e seu corpo foisepultado por volta das 11 horas damanhã de domingo, 12 de junho de2016, no Cemitério Santa Cruz. AMissa de 7.º Dia foi celebrada nestasexta-feira(17). Apesar de frequentarcom assiduidade os velórios eacompanhar os enterros, confesso quedesta vez não tive coragem de ir medespedir do amigo de 63 anos, ou seja,desde 1953. A família enlutada meussentimentos, a sua alma, muita luz e pazno Reino do Senhor. ADEUS, MEU AMIGO ZÉ PAULO!Vá de encontro aos seus entesqueridos e dos nossos amigos quejá partiram.ADOLFO RONDON

Page 15: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111155555CORREIODECORUMBA.COM.BR

Culto no Círculo Militar marca o DiaMunicipal do Pastor, em Corumbá

O prefeito Paulo Duarte participou namanhã de domingo, 12 de junho, de umculto em comemoração ao Dia Municipaldo Pastor, instituído pela Lei 2.467, de 12de junho de 2015, de autoria do vereadorpastor João Lucas. O ato aconteceu no salão do CírculoMilitar que ficou completamente lotado comas presenças de pastores e esposas detodas as congregações de Corumbá eLadário, e de convidados como o Juiz da1ª Vara Cívil da Comarca, Dr. MaurícioCleber Miglioranzi Santos, e do secretáriode Governo Marcio Cavasana. Durante o culto o prefeito destacou aimportância do trabalho socialdesenvolvido pelos pastores e pregouparcerias. “É preciso unir esforços.Sozinho não conseguimos resolver todosos problemas que nos afetam e ospastores são importantes, principalmentepara buscarmos soluções em relação àsquestões sociais”, disse, elogiando juizMaurício Miglioranzi que temdesenvolvido um trabalho importante emCorumbá, principalmente em relação àsfamílias. Miglioranzi também considerou aimportância dos pastores nas açõesvoltadas ao social, inclusive contribuindopara alegrar, proporcionar momentos delar para as crianças atendidas nas casasde acolhimento. O vereador e pastor João Lucas, porsua vez, enalteceu a presença de maisde 200 pastores e pastoras, além demissionários, reforçando que o momentoé de união em busca de melhores diaspara as famílias que tanto necessitam. O culto foi encerrado com uma precedo pastor Nauir Rodrigues do Santos, omais antigo de Corumbá. A celebraçãofoi encerrada com um café da manhã nasdependências do Círculo Militar.

Fo

tos:

Vic

tor

Gia

nve

cch

io

Page 16: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111166666CORREIODECORUMBA.COM.BR

E Viva São João!

O casal Iví-Dr. Domingos Albaneze saúda todos os festeiros e devotosde São João Batista, que na noite de 23 de junho estarão levando dezenasde andores para o tradicional Banho do Santo, as margens do Rio Paraguaino Porto Geral. Que São João abençoe todos os corumbaenses, ladarenses, hermanosbolivianos e turistas que estarão em Corumbá. Salve o dia 24 de junho de 2016.

Page 17: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 PPPPP á g .á g .á g .á g .á g . 1111177777CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereadores afirmam que vão lutar para a permanência da 18ª Brigada do Exército em Corumbá No dia 23 de maio, o vereador JoãoLucas Martins levou ao conhecimentodo plenário da Câmara Municipal deCorumbá a possível mudança da 18ªBrigada de Infantaria de Fronteira paraa região Norte do País, maisprecisamente no estado do Amapá.Desde então, os vereadores têm semobilizado para reverter a decisão. “É inadmissível desguarnecer umafronteira para proteger outra área. Écomo descobrir os pés para cobrir a

cabeça com o cobertor. A justificativa éo corte de gastos por parte do governofederal, mas o barato pode sair muitocaro”, afirmou o vereador João Lucasem palavra livre na sessão ordinária dodia 23 de maio. A questão encontrou apoiounânime dos vereadores presentes, quese mostraram preocupados com oassunto. “Por ano, são 60 jovens que entramno Exército pelo Serviço Militar

Obrigatório. Seriam 60 empregos amenos, fora o salário dos demaismilitares que movimentam a nossaeconomia. Nosso comércio sofreria umduro golpe”, comentou o vereadorSalatiel Francisco do Nascimento. Os edis já estão em negociações comdeputados estaduais, federais e ossenadores sul-mato-grossenses,pedindo apoio para que a Brigada nãosaia de Corumbá. “Vamos usar todas as armas que

temos para impedir que isso aconteça.A notícia nos pegou de surpresa masvamos batalhar até o último minuto paratentar reverter a decisão”, afirmou opresidente da Câmara, vereador TadeuVieira. A data final é dia 31 de dezembro.Até lá, será realizado um esforço emconjunto com o prefeito municipal,OAB e demais lideranças civis emilitares para garantir a permanência da18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

Prefeitura inicia reforma da praça daNova Corumbá e quadra será cobert a

A Prefeitura iniciou as obras dereforma da Praça de Esporte e Lazerda Nova Corumbá e a grande novidadeé a cobertura da quadra esportiva. Oanúncio foi feito na quinta-feira, 16,pelo prefeito Paulo Duarte, durantevisita ao bairro, quando conversoubastante com moradores eacompanhou os serviços que estãoocorrendo naquele espaço. Acompanhado do secretário deInfraestrutura e Serviços Públicos,engenheiro Gerson da Costa Melo, oprefeito informou que a praça, alémdos serviços necessários, passará acontar com uma quadra poliesportivacoberta e iluminada, que se tornaráem um espaço não só para prática deesportes, mas também para atendertoda a comunidade em atividadesculturais, sociais, entre outras. “A praça se tornará um espaçoimportante para os moradores dessagrande região, uma das maispopulosas da cidade. A reforma estáem andamento e a nossa intenção édisponibilizar à comunidade local,uma praça em condições de atendernão só as atividades esportivas e delazer, mas também para outrasrealizações nas áreas sociais,culturais, entre outras”, explicouDuarte.

Além da implantação de uma quadrapoliesportiva coberta e iluminada, aPrefeitura vai implantar um novoplayground, vai recuperar todo oalambrado existente no entorno dapraça, bem como atrás dos gols docampo de futebol. Será tambémrecuperada a quadra de areia, a pistade caminhada, o calçamento externo

com piso tátil, entre outros serviços. Os serviços estão sendoexecutados com recursos próprios eo prefeito já orientou sua equipe pararealizar estudos, no sentido deimplantar naquele local, uma academiade ginástica ao ar livre, atendendopedidos da própria população. Neiva Monteiro, moradora na

Nova Corumbá há 25 anos, gostouda iniciativa. Ela disse que o bairroestá melhorando com as obras queestão sendo executadas, e solicitou aimplantação de programas na praçapara atender os jovens, como jáacontece em outros pontos da cidade,principalmente no ComplexoPoliesportivo de Corumbá.

Fo

to:

Cló

vis

Ne

to/P

MC

Page 18: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

POSTORIO AZUL Rua Dom Aquino 827 - CentroCorumbá, MS | (67) 3232-8950

DICAS DE BELEZA E PROTEÇÃO DAPELE COM PATRICIA FONSECA

Patrícia da Conceição SantosFonseca é Esteticista e

Maquiadora Profissional.

Cuidados com amaquiagem infantil A maquiagem infantil deve ser levee suave, sem exageros, garantindoainda mais brilho para a menina; Épreciso ficar atenta à qualidade dosprodutos utilizados. A pele dascrianças é mais sensível, e por issomais suscetível a alergias. Leia naembalagem se a maquiagem emquestão é dermatologicamentetestada e analise seus componentes;Existem marcas de maquiagemdedicando linhas específicas paracrianças. Elas possuemcaracterísticas que se adaptam melhorà pele das meninas mais jovens, e suascores e texturas são também maisadequadas: elas podem ser uma boaopção; Alguns produtos não devemseu utilizados pelas crianças, comolápis, corretivo, iluminador e base.Eles são indicados para adultos; Amaquiagem infantil deve ser feita comcores suaves e claras, deixando oresultado bastante delicado. Tonscintilantes e pastel vão muito bem paraas pequenas: rosa claro, lilás e azulclaro estão entre as cores preferidaspara sombras, que podem ser em póou cremosas, dependendo dapreferência e facilidade de aplicação;As mesmas recomendações valempara o batom: rosa claro e variantesficam muito bem. Existe ainda o gloss,que faz muito sucesso. Em diversascores, geralmente mais claras, pode

ser encontrado também com brilho egostinho de frutas; as mães devemestar sempre por perto quando oassunto é maquiagem. O ideal é queelas, inicialmente, façam a maquiagemdas pequenas para não haver exagero.Com o passar do tempo, ensine edeixe que sua filha passe o batom, asombra etc.

Para quem desejar contatar o instituto poderá

estar olhando na sua página oficial na rede

social Facebook chamada “Instituto Novo

Olhar” ou ligando para o celular 67 9855-2858.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1818181818CORREIODECORUMBA.COM.BR

Page 19: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

1ª Semana de Julho 04 a 09/071ª SEMANA - CENTRO PARTE ALTA -SENTIDO NORTE- SUL-ALAMEDA RUBRA ROSA ENTREAVENIDA SANTOS DUMONT EAVENIDA JOAQUIM WENCESLAU DEBARROS.-ALAMEDA DOS LIRIOS ENTREALAMEDA FLOR DE LIZ E AVENIDAJOAQUIM WENCESLAU DE BARROS.-ALAMEDA SALGADO FILHO ENTREALAMEDA FLOR DE LIZ E JOAQUIMWENCESLAU DE BARROS.-ALAMEDA AUGUSTO SEVEROENTRE AVENIDA SANTOS DUMONT EAVENIDA JOAQUIM WENCESLAU DEBARROS.-RUA: CIRÍACO DE TOLEDO ENTREAVENIDA SANTOS DUMONT AVENIDAJOAQUIM WENCESALAU DE BARROS.-ALAMEDA BARTOLOMEU DEGUSMÃO ENTRE SANTOS DUMONTE AVENIDA JOQUIM WENCESLAU DEBARROS.-RUA EDU ROCHA ENTRE AMÉRICA EAVENIDA JOAQUIM WENCESLAU DEBARROS.-RUA 21 DE SETEMBRO ENTRE RUAAMÉRICA E AVENIDA JOAQUIMWENCESLAU DE BARROS.-RUA LUÍS FEITOSA RODRIGUESENTRE RUA AMÉRICA E AVENIDAJOAQUIM WENCESLAU DE BARROS.-RUA FIRMO DE MATOS ENTRE RUAAMÉRICA E AVENIDA JOAQUIMWENCESLAU DE BARROS.-RUA MAJOR GAMA ENTRE RUAAMÉRICA E AVENIDA JOAQUIMWENCESLAU DE BARROS.-RUA 7 DE SETEMBRO ENTRE RUAAMÉRICA E AVENIDA JOAQUIMWENCESLAU DE BARROS.-RUA 15 DE NOVEMBRO ENTRE RUAAMÉRICA E AVENIDA JOAQUIMWENCESLAU DE BARROS.-RUA FREI MARIANO ENTRE RUAAMÉRICA E RUA DE ACESSO AESTAÇÃO FERROVIÁRIA.-RUA ANTONIO MARIA COELHO ENTRERUA AMÉRICA E RUA DE ACESSO AESTAÇÃO FERROVIÁRIA.-RUA ANTONIO JOÃO ENTRE RUAAMÉRICA E RUA DE ACESSO AESTAÇÃO FERROVIÁRIA.-RUA TIRADENTES ENTRE RUAAMÉRICA E RUA DE ACESSO AESTAÇÃO FERROVIÁRIA.-RUA LADÁRIO ENTRE RUA AMÉRICAE RUA PORTO CARREIRO.-RUA TENENTE MELQUIADES DEJESUS ENTRE RUA AMÉRICA E

ALAMEDA SEM NOME ATRÁS DA RUAPORTO CARREIRO.-RUA GERALDINO M. DE BARROSENTRE AVENIDA RIO BRANCO EAVENIDA GENERAL DUTRA.-RUA CACERES ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-RUA BARÃO DE MELGAÇO ENTREAVENIDA RIO BRANCO E AVENIDAGENERAL DUTRA.-RUA ALBUQUERQUE ENTRE AVENIDARIO BRANCO E AVENIDA GENERALDUTRA.1ª SEMANA - CENTRO PARTE ALTA -SENTIDO LESTE-OESTE-AVENIDA SANTOS DUMONT ENTREALAMEDA RUBRA ROSA E RUA EDUROCHA.-ALAMEDA FLOR DE LIZ ENTREALAMEDA RUBRA ROSA E ALAMEDASALGADO FILHO.-ALAMEDA OTAVIO MARQUES DACOSTA ENTRE ALAMEDA SALGADOFILHO E RUA CIRIACO DE TOLEDO.-AVENIDA JOAQUIM WENCESLAU DEBARROS ENTRE RUA EDU ROCHA ERUA DE ACESSO A FERROVIARIAENTRE A RUA QUINZE DE NOVEMBROE RUA TIRADENTES.-RUA PORTO CARREIRO ENTRE RUAEDU ROCHA E RUA GERALDINO M. DEBARROS.-RUA JOAQUIM MURTINHO ENTRE RUAEDU ROCHA E RUA GERALDINO M. DEBARROS.-RUA CABRAL ENTRE RUA EDU ROCHAE RUA GERALDINO M. DE BARROS.-RUA COLOMBO ENTRE RUA EDUROCHA E RUA GERALDINO M. DEBARROS.-RUA AMÉRICA ENTRE RUA EDU ROCHAE RUA ALBUQUERQUE.-RUA GENERAL DUTRA ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E RUAALBUQUERQUE.-RUA RICARDO FRANCO ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E RUAALBUQUERQUE.-RUA BATISTA DAS NEVES ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E RUAALBUQUERQUE.-RUA SILVA JARDIM ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E RUAALBUQUERQUE.-RUA AFONSO PENA ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E RUAALBUQUERQUE.-AVENIDA RIO BRANCO ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E RUAALBUQUERQUE.

"Atenção Moradores para a coleta deGalhos setorizada esta semana nas ruas!"

Projeto Adote um Ponto de Ônibus de autoria

do vereador Yussef Salla foi sancionado pelo

prefeito Paulo Duarte e agora é Lei!

O Projeto de Lei do vereador Yussef Salla(PDT), que dispõe sobre ainstituição do Programa “Adote um Ponto de Ônibus” no município,aprovado pela Câmara Municipal de Corumbá na sessão de 16 de maio de2016, agora foi sancionado pelo prefeito Paulo Duarte no dia 09 de junhode 2016, transformando na Lei n.º 2.538. Em seu artigo 1.º determina que fica instituído o Programa “Adote umPonto de Ônibus”, que tem por finalidade receber a colaboração,diretamente, de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado,na implantação, melhoria e conservação de pontos de parada de ônibus aquiem nosso Município. No artigo 4.º especifica que as entidades que adotarem os pontos deônibus poderão neles explorar publicidade, por meio de equipamentopreviamente aprovado pela Secretaria competente, com tamanho máximode 1,00 m² (um metro quadrado), ficando isentas do pagamento de taxas depublicidade e propaganda, enquanto durar o período de adoção. Cada ponto de parada de ônibus poderá ser adotado por mais de umaentidade ou empresa. A concessão terá validade de 24 (vinte e quatro)meses, podendo ser prorrogada mediante requerimento próprio.

Cobertura Metálica Yussef Salla requereu à Mesa que seja enviado expediente ao Sr. PrefeitoMunicipal de Corumbá, Paulo Roberto Duarte, ao Diretor da AGETRAT,Dr. Alexandre Vasconcellos e ao titular da pasta da Secretaria Municipal deInfraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Engenheiro Gerson CostaMello, solicitando a instalação de uma cobertura metálica para o ponto deônibus localizado na Rua América, entre as ruas Tiradentes e Ladário, nocentro da cidade, pois o único tipo de indicação de ponto é uma faixa amarelano meio fio. Trata-se de um pedido dos moradores daquele local, que utilizamos transportes coletivos, assim como também dos passageiros quedemandam a Ladário. Eles relataram que sem essa estrutura, ficam à mercêde sol forte e das chuvas.

Faixa de Pedestre Ao titular da AGETRAT o parlamentar pedetista também reivindicou apintura da faixa de pedestre localizada na Rua Dom Aquino, esquina com aRua Sete de Setembro, bem no centro da cidade, devido ao enorme fluxo deveículos no mencionada via pública, a fim de oferecer maior segurança atodos que por lá transitam.

Redutores de Velocidade Por fim, o vereador Yussef Salla na mesma sessão realizada na noite de14 de junho de 2016, solicitou através de requerimento ao Diretor daAGETRAT (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), Dr. AlexandreVasconcellos, assim como ao titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura,Habitação e Serviços Públicos, Eng.º Gerson Costa Mello, a instalação deredutores de velocidade ao longo da Rua Albuquerque entre a Rua RicardoFranco e a Avenida Rio Branco. Fonte: Assessoria do Vereador

Fo

to:

Arq

uiv

o/C

orr

eio

de

Co

rum

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111199999CORREIODECORUMBA.COM.BR

Page 20: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 2020202020CORREIODECORUMBA.COM.BR

“É melhor falhar na tentativa do que ser bem-sucedido em não tentar”.

Em dia de solenidade no 6º DN, os vereadores CarlosAlberto Machado, João Lucas Martins e Antônio Sabatel.

As queridas amigas Ivi de Barros Albaneze e AlexandraCavalcanti Katurchi em momento de descontração.

O comandante do 6º DN. C. Alte. Petronio Aguiar ladeadopelos prefeitos José Antônio Assad e Faria – Ladário e

Paulo Duarte – Corumbá, em dia de solenidade.

* * * RECURSOS - A presidente daRede Feminina de Combate ao Câncer,Luciana Nery Cândia, bem como as suasdiretoras: Jussara Assef Vieira; SabinaAcosta da Costa; Lídia Leite: as voluntáriassorrindo à toa. Motivo: Em solenidaderealizada na quinta-feira, dia 16, no auditórioManoel de Barros, no Centro deConvenções Rubens Gil de Camillo, naCapital do Estado, pelo Governo de MS eAssembleia Legislativa, quando aconteceua assinatura de emendas parlamentarescom instituições e municípios aqui do nossoEstado, a Rede foi contemplada comemendas no valor de R$ 70 mil reais.Sendo R$ 20 mil do deputado RinaldoModesto que será usada na aquisição defraldas geriátricas e suplementos alimentaresnormocaloricos e hipercalóricos e R$ 50mil do então deputado estadual, hoje,

secretário de Segurança Pública de MS,José Carlos Barbosa - Barbosinha que ainstituição irá usar na aquisição de um carropara transporte de pacientes e outrosserviços assistidos pela Rede Feminina deCombate ao Câncer. Show de bola!* * * RETOMADA - Na segunda-feira,dia 13, estivemos prestigiando a solenidadecívica militar alusiva ao 149º aniversário daRetomada de Corumbá ocorrida em13 dejunho de 1.867. a cerimônia foi presididapelo comandante do 6º DN,C. Alte. PetrônioAguiar e contou com as presenças dosprefeitos Paulo Duarte – Corumbá e JoséAntônio Assad – Ladário, do Gen. de Bda.João Denison Maia Correia, comandanteda 18ª Bda. Inf. Fron., do empresário ecônsul honorário de Portugal em nossaurbe, Alfredo Fernandes, do presidente daOAB local, advogado Roberto Lins, da

soamarina Emiko Resende, da primeiradama, Maria Clara Scardini, dos secretáriosPedro Paulo Marinho, AlexandreVasconcellos. Marcio Cavasana, AndreaUlle, Roseane Limoeiro, Lamartine Costa,Elvécio Zequetto; Mabel Sahib Aguilar,presidente da Casa do Barão de Vila Maria,vereador Tadeu e o vereador CarlosAlberto Machado, dentre outros. Ao usarda palavra, o chefe do executivo local,quebrou o protocolo para falar sobre oassunto do momento, a desativação da 18ªBda. Inf. Fron, aqui na fronteira Oeste doBrasil. Duarte disse que como pantaneirose brasileiros lutaremos até o fim para queisso não aconteça disse já estar agilizandoos poderes para junto com a sociedadecivil organizada, encampar uma luta queserá árdua, mas que com certeza sairemosvitoriosos. Muito bom!* * * PANTANAL - Organizações nãogovernamentais - ONGs passaram a usarferramentas de última geração paraacompanhar, por meio da web, o avançoda degradação ambiental e propor açõesimediatas para garantir a conservação deregiões de extrema sensibilidade, como oPantanal. Por iniciativa do Instituto HomemPantaneiro - IHP, o monitoramento da baciado Rio Paraguai, hoje ameaçada pelaagricultura, conta com a ajuda da altatecnologia. A grande novidade anunciadapelo IHP foi a disponibilização de duasplataformas públicas - um site, o

Geopantanal, e o aplicativo GeoBrother.Trata-se de um banco de dados sobre abacia, utilizando imagens de satélites, deextrema relevância para a pesquisa eórgãos de fiscalização, e um dispositivo paraAndroid e iOS com a função de registrarcrimes ambientais em tempo real. Muito bom!* * * FEIJÃO AMIGO - No domingo, dia12, Dia dos Namorados estivemos a bordodo Espaço de Eventos do Hotel Nacional,onde a amiga Lilian Pinheiro Sleiman, ousimplesmente Syzinha organizou um FeijãoEntre Amigos. O fogão foi pilotado peloexpert Antônio Albaneze. Isso, sem contars petiscos e a animação, com música aovivo e tudo o mais. Por lá: Syzinha e omaridão, Éden Sleiman; Luísa e Luís AntônioMartins; Dirceu Calábria e Teca; DomingosAlbaneze e Ivi; Nilton Lins e Paula; RobertoLins e Mara; César Gonzalez e Valentina,com a filha Vivian e o genro FernandoMachado. A Vivian e Fernando jácomeçando agilizar os preparativos emtorno do “SIM” que acontecerá em Janeirode 2017. O almoço se estendeu até o finalda tarde com muita descontração eanimação, com direito a sorteio de brindespara os apaixonados, que aproveitarampara relembrar os tempos de namoro edançarem agarradinhos, como nos velhostempos. Sem sombra de dúvidas forammomentos mágicos. Chiquetésimo!* * * AÇÕES - Feliz da vida o prefeitoda city, Paulo Duarte. Motivo: na últimasegunda-feira, dia 13, teve inicio arecuperação do pavimento asfáltico das

Page 21: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 2121212121CORREIODECORUMBA.COM.BR

* * * Entre em contato com a coluna pelos e-

mails: [email protected]

[email protected] - [email protected]

- [email protected] -

[email protected] ou ainda pelos fones

(67) 3231-8360 e (67) 9248-8999, endereço para

correspondência: Rua Major Gama, 761- A,

Centro – Corumbá-MS, CEP: 79331-010. A coluna

também pode ser visualizada nos sites:

www.correiodecorumba.com.br

www.bysartory.com.br

Aniversar iantesda Semana

principais ruas do Bairro da NovaCorumbá. O serviço faz parte de umprograma que vem sendo desenvolvidopelo Município desde o ano de 2013 paramelhorar as condições de tráfego nacidade, proporcionando maior conforto àpopulação. Segundo o secretário GersonMello, além de estar atendendo a partealta da cidade, o cronograma de obrasprevê outros serviços na região centrale bairros localizados na parte baixa eregião norte. Os trabalhos foram iniciadose algumas ruas da parte alta járeceberam uma nova capa asfáltica.Muito bom!* * * TRABALHOS - O amigo, CL,vereador Carlos Alberto Machadosempre atento aos anseios da populaçãopantaneira, apresentou esta semana noplenário da Casa do Barão de Vila Maria,inúmeros projetos e requerimentosvisando a melhoria na qualidade de vidados munícipes pantaneiros. Oparlamentar solicitou ao douto plenáriopara fosse enviada Moção de Pesar acongregação das irmãs FranciscanasAngelinas pelo falecimento da IrmãFelismina Ordenez Taceo ocorrido noúltimo dia 07, na Capital do Estado. A IrmãFelismina, trabalhou muito pela populaçãocorumbaense, especialmente naparóquia Nossa Senhora de Fátima.Machado também solicitou aos órgãoscompetentes que seja feito estudos paraa abertura da R. Piauí, entre as ruasMarechal Floriano e Alan Kardec noBairro Guarani, bem como para que sejafeita a limpeza e manutenção de algumasruas no Bairro Aeroporto. O nobre ediltambém solicitou estudos para aconstrução de creches nos bairros NovaCorumbá e Maria Leite, ou nas suasimediações para atender as criançasdaquela região. O vereador solicitoutambém a limpeza do campo de futeboldo Bairro Aeroporto. Muito bom!* * * SEGURANÇA - Nem mesmoa blindagem do Hammer usado peloempresário Jorge Rafaat suportou ocalibre das munições usadas e eleacabou atingido e morto dia 15, nafronteira com o Paraguai, aqui em nossoEstado. Esse tipo de crime – execução -é comum na região de fronteira com oParaguai. É nessa hora, que damosgraças ao Criador, por residirmos emuma fronteira, digamos assim, tranquila.Isso mesmo. Apesar dos delitos, comoroubo de carros, motos, ainda nãovemos por aqui, emboscadas e mortespor execução e outros. Por lá esse tipode crime é até “banal” e, não é só com ostraficantes, acontece com policiais,pessoas comum que passam pela rua eacabam sendo atingidas, enfim, umabarbárie sem fim, tanto que, o ExércitoBrasileiro reforçou a segurança e fechoua fronteira do Brasil com o Paraguai,utilizando, inclusive, tanques de guerra.Eu hein?* * * ICONES - No último dia 11,fomos surpreendidos com a notícia dofalecimento do ícone da advocacia e

Conselheiro da OAB subseção Corumbá,José Paulo Martins Machado, vitimadopor um infarto fulminante. José PauloMachado era formado em Direito pelaFaculdade Brasileira de CiênciasJurídicas do Rio de Janeiro, semprecombativo, gentil no trato e extremamenteespirituoso, costumávamos conversarsempre, quando tecia alguns comentáriossobre as minhas colunas, principalmenteno que se diz respeito à gramática eoutros, sempre me aconselhando. Comcerteza o José Paulo Machado deixaentre nós, uma lacuna difícil de serpreenchida. Já no dia 14, quem deixou oplano terreno, foi o decano da SoamarLadário Corumbá, Waldemar Lins, umícone dentro da família soamarina, assimcomo na família rotária, quando ao ladoda sua inesquecível Dedé, recebia todosos anos o prêmio de rotariano 100% porsua assiduidade nas reuniões e nasrealizações do Rotary Clube. Na Soamarchegou a ocupar cargos na SoamarNacional. Waldemar Lins e sua cervejaAntarctica, chegava às reuniões com assuas a tiracolo, sempre gentil, dedicadoe claro, um ótimo papo. Seus conselhoseram seguidos por todos que oconheciam e que assim, como esteescriba o admirava. Lacunas quedificilmente serão preenchidas.

Júlio Leite Baptista - 18/06Luiz Carlos Dresch - 18/06

Adriana Roa - 19/06Marluci Hussein - 19/06

Luciano Aguilar Leite - 19/06Oswaldo de Arruda - 19/06

Junior Araújo - 20/06Luciano Rios - 20/06

Luiz de Barros Ibrahim - 21/06Ranulfo Afonso Teles - 21/06

Bruno Arruda da Cruz - 21/06Lenilde Ramos - 21/06

Ernesto Soares Junior - 21/06Marisa Serrano - 21/06

Edineia Carvalho - 21/06Éder Moreira Brambilla - 22/06

Lauro Shiraishi - 22/06João Batista Figueiredo - 23/06

João Maurício Marinho Sahib - 23/06Ana Camargo de Castro - 23/06

Joanita Almeida - 23/06Marcela Magda Lima - 24/06

Paulo Domingos Ribeiro Filho - 24/06Beatriz de Barros Marinho - 24/06

Fanny Castro de Arruda - 24/06João Carvalho de Oliveira - 25/06Ilka de Souza Fernandes - 25/06Mariane Arruda Romão - 25/06

Ester Figueiredo Gamero - 25/06Eliano Botega Ebeling - 25/06

Anari Moura Correa - 25/06Fabrício dos Santos Bezerra - 25/06

Na solenidade alusiva a Batalha Naval do Riachuelo, DadoKaturchi; Samuel Van Der Laan; Araquém Gomes Pereira e o

presidente do Legislativo pantaneiro, vereador Tadeu Vieira.

Em recente evento social, a advogada CassandraAbbate e o maridão, Adolfo Abbate.

O aniversariante de hoje, dia 18, Luiz Carlos Dresch,condecorado com a Medalha do Mérito Naval, aqui com o C.

Alte. Petronio Aguiar e o rotariano Alfredo Fernandes.

Page 22: AZAMBUJA FALA DA OPERAÇÃO LAMA ASF ALTICA: LUGAR … · sanfoneiro. Dominguinhos mostrou interesse pela música ainda criança e começou a aprender sanfona com seis anos de idade.

Corumbá/MS, 18 a 24/06/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 2222222222CORREIODECORUMBA.COM.BR

C M A P