B O B M A R L E Y : Três décadas depois...

18
B O B M A R L E Y : Três décadas depois... "Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.“ (Bob Marley)

description

B O B M A R L E Y : Três décadas depois. "Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.“ (Bob Marley). - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of B O B M A R L E Y : Três décadas depois...

Page 1: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

B O B M A R L E Y :Três décadas depois...

"Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.“

(Bob Marley)

Page 2: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

O reggae tem origem jamaicana, ritmo musical que fez muito sucesso na década de 70 e se espalhou pelo resto do mundo,

e o cantor Bob Marley é considerado o maior ícone deste estilo musical, que inclusive serviu de inspiração para o

surgimento de diversas bandas musicais brasileiras e até internacionais.

"O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece." (Bob Marley)

Page 3: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Mas, poucos sabem que o reggae, além de ser um ritmo dançante, é também um

instrumento de contestação e crítica social, contra todos os tipos de desigualdade, seja política, econômica ou social, sobretudo de

combate ao racismo.

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."

(Bob Marley)

Page 4: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos

haverá guerra” (Bob Marley)

Page 5: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

,,

A cada ano que se passa devemos manter vivo o resgate da história de Bob Marley que completou, dia 11 de maio, 30 anos de sua morte. Pelo seu legado musical é importante lembrar o que ele representa para a cultura mundial e acabar com a imagem de que o reggae é só diversão. Pelo contrário, é um dos instrumentos de conscientização da necessidade de transformação social. Claro que a diversão também é fundamental, mas não é só isso. Afinal as mensagens deixadas por Bob Marley continuam vivas e atuais, uma vez que falam contra as guerras, preconceitos, amor e meio ambiente. São temas que continuam sendo importantes e eternos.

Cedella Booker: mãe de Bob

Casa onde Bob nasceu (Nine Mile, norte da Jamaica)

Page 6: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

A vila sérvia de Banatski Sokolac, a 90 Km de Belgrado, inaugurou em agosto de 2008 uma estátua do cantor

jamaicano de reggae Bob Marley, primeiro monumento na Europa com essa lenda do reggae, criado pelo artista croata

Davor Dukic.

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida..." (Bob Marley)

Page 7: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Bob representa o amor e as coisas simples da vida, apreciados com muita poesia. Seu legado é bem maior do que as suas

músicas. São reflexões sobre discriminação racial, corrupção e desigualdade social.

"A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la. " (Bob Marley)

Ziggy Marley Stephanei Marley

Bob, Rita Marley e seus primeiros filhos

Page 8: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

O reggae não é só um ritmo dançante. São inúmeras as instituições que, inspiradas no reggae, trabalham com as comunidades em ações socioculturais para que o trabalho de conscientização iniciado por Bob Marley não acabe. Ele prega mensagens vivas e atuais.

"Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais! " (Bob Marley)

Page 9: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

O tempo passa, mas a paixão pelo reggae continua inabalável. É um ritmo mágico e cadenciado, com uma

essência contagiante. Como não poderia ser diferente, na Bahia, existem milhares de pessoas amantes do reggae, já que os ritmos que lideram por aqui são resultado de uma

miscigenação de ritmos, sobretudo, os africanos.

Ziggy

Edson Gomes

República do Reggae –

Salvador)

Page 10: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

É preciso destacar que Bob Marley, cujas composições e sua biografia foi motivo que gerou paixão de multidões de fãs pelo Reggae nos quatro cantos do mundo.

São três décadas sem Bob Marley, mas os amantes do reggae continuam amando-o e mantendo viva a sua história. Isso nos dá a convicção de que, como diz Edson Gomes “a luta não acabou e nem acabará, só quando a liberdade raiar”. República do Reggae - Salvador

Gregory Isacs

Cachorro de Bob

Page 11: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Embora o gueto de Trentown, localizado em Kingston (eterno país mundial do reggae – a Jamaica), aparecesse em dezenas de canções, Robert Nesta Marley (Bob Marley) nasceu em 06 de fevereiro de 1945 na povoação rural Nine Miles. Sua mãe se chamava Cedella Booker, e era uma humilde agricultora. E o pai, o senhor Norval Sinclair Marley, um oficial do exército inglês, pertencente a uma família muito rica. Claro que os pais dele não aceitariam tal união, chegando até a ameaçar a retirar todo o apoio econômico se ele não desistisse. Norval, então, a abandonou. Cedella Booker

,

Casa onde Bob cresceu – KingstonJamaica

Page 12: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Bob foi uma pessoa muito importante para seus irmãos. Com sua música e suas ideias, ele espalhou pelo mundo a filosofia Rastafari. A Jamaica saiu do anonimato e começou a aparecer para as pessoas do “mundo civilizado”! Cedella teve que batalhar muito para manter a família. Mudaram-se para Trenchtown próximo de Kingston, porque lá era mais fácil encontrar trabalho. E foi exatamente lá que Bob Marley veio a conhecer Bunny Livingstone e Peter Tosh, e com eles acabou formando o Wailin’Wallerss, um estilo musical que foi se transformando, mudando à medida que os ritmos jamaicanos evoluíam e que significa Grito de Protesto. Nenhuma música foi mais natural do que a de Bob Marley. A maioria dos outros músicos, não importa a que estilo pertencem, se curvaram perante as regras do marketing e as pressões comerciais (de cada vez fazer maior sucesso) sem importar-se com a imagem ou ideologia que antes existia por trás. Mas quanto a isso Bob Marley soube se manter firme. A música que dele saia tão simples e clara e fluía facilmente quanto à própria respiração.

Page 13: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Em maio de 1980 Marley descobriu que tinha câncer. Teria que amputar alguns dedos do pé, mas se recusou porque era contra os princípios determinados pelo rastasfarianismo. Durante um conserto em Nova York, Bob passou mal, na manhã seguinte, em 21 de setembro de 1980, ele foi correr no Central Park. Bob entrou em copalso e foi levado para o hotel. Dias depois foi constatado que ele tinha um tumor no cérebro. Os médicos chegaram a conclusão que ele teria no máximo um mês de vida. Três meses depois, no dia 11 de maio de 1981, Bob morreu em um hospital de Miami.

Page 14: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

O funeral de Bob Marley na Jamaica, no dia 23 de maio de 1981, pode ser comparado com um funeral de um

rei. Depois das cerimônias públicas, o corpo de Bob foi levado para o seu mausoléu, local onde ele nasceu. Bob Marley tinha apenas 36 anos. Sua lenda continua viva!

Túmulo de Bob Marley

Page 15: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer" (Bob Marley)

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.""Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas!"

"Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar"

"Eu olho para dentro de mim, e não me importo com o que as pessoas fazem ou dizem eu me preocupo só com as coisas certas." (Bob Marley)

Page 16: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

BOB MARLEY VIVE! VIVA BOB MARLEY!

J A M A I C A

Museu de Bob Marley

Page 17: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Tradução: Redemption song (Canção da Redenção)Redemption SongOld pirates, yes, they rob I; Os velhos piratas me roubaram Sold I to the merchant ships, e me venderam para um navio mercante Minutes after they took I Minutos após terem me pego From the bottomless pit. de uma cova mais rasa But my hand was made strong Mas minha mão foi feita forte By the 'and of the Almighty. pela mão do Todo Poderoso We forward in this generation Nós avançamos nestas gerações Triumphantly. Triunfantemente. Won't you help to sing Não vai ajudar a cantar These songs of freedom? Estas canções de liberdade? 'Cause all I ever have: pois o que sempre tive foi Redemption songs; A canção da redenção Redemption songs. A canção da redenção

Emancipate yourselves from mental slavery; Emancipem-se da escravidão mental; None but ourselves can free our minds. Ninguém além de nós mesmos podemos libertar nossas mentes Have no fear for atomic energy, Não tema a energia atômica, Cause none of them can stop the time. Porque nada disso pode parar o tempo How long shall they kill our prophets, Quanto tempo levará para matarem nossos profetas, While we stand aside and look? Ooh! Enquanto só estivermos olhando? Ooh! Some say it's just a part of it: Alguns dizem que é apenas uma parte We've got to fulfil de book. temos que preencher o livro.

Won't you help to sing Não vai ajudar a cantar Dese songs of freedom? Dese canções de liberdade? 'Cause all I ever had: Porque tudo que eu já tive: Redemption songs A canção da redenção All I ever had: Tudo o que eu tinha: Redemption songs: Canção da redenção These songs of freedom, Estas canções de liberdade, Songs of freedom. Canções de liberdade.

Page 18: B O B   M A R L E Y : Três décadas depois...

Criação e formatação: Elisete Souza Música: Redemption (Bob Marley) Imagens: Internet

Pôr do sol na Jamaica