B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Ilustrações de Victor Escandell. Editado por Didática...

8
OUTUBRO 2013 ANO XVII NÚMERO 10 B B O O L L E E T T I I M M Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho distribuição gratuita / a biblioteca on -line: www.bibliot ecas.cm- arganil.pt

Transcript of B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Ilustrações de Victor Escandell. Editado por Didática...

  • OUTUBRO 2013 ANO XVII NÚMERO 10

    BB OO LL EE TT II MM BBiibblliiootteeccaa MMuunniicciippaall ddee AArrggaannii ll -- MMiigguueell TToorrggaa

    BBiibblliiootteeccaa AAllbbeerrttoo MMaarrttiinnss ddee CCaarrvvaallhhoo

    d istr ibu ição gra tu ita / a bibl io te ca on-l ine : www.b ib lioteca s.cm-argani l.pt

  • ARGANIL EM 1910

    DEMOGRAFIA COMÉRCIO E INDÚSTRIA

    EDUCAÇÃO

    1

  • ARGANIL EM 1910

    A RELIGIÃO POLITICA

    A HISTÓRIA DE UM EDIFICIO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

    2

  • BIBLIOTECA ALBERTO MARTINS DE CARVALHO Desde 1965…

    A Biblioteca de Coja foi criada em 1965 como a Biblioteca Fixa nº 65 da Fundação Calouste Gulbenkian abrindo ao público em Julho desse ano. Entregue à Associação Voluntária dos Bombeiros de Coja foi instalada no Quartel daquela associação em espaço exíguo e com um horário diminuto. Em finais dos anos 80 foi transferida para a Casa do Povo de Coja continuando com as mesmas precárias condições de funcionamento. Em Outubro de 1991 a biblioteca foi instalada nas instalações da antiga escola

    primária, onde foram criadas melhores condições de funcionamento nomeadamente o horário que passou a ser o dos serviços públicos. Em 1999 tiveram inicio as obras de remodelação deste edifício, criando as condições físicas e de equipamento das modernas bibliotecas.

    A 9 de Setembro de 2001 abriu portas a nova Biblioteca cujo patrono é Alberto Martins de Carvalho. Professor do Ensino Secundário no Liceu José Falcão em Coimbra, o Dr. Alberto Martins de Carvalho, oriundo do Barril do Alva, mas com casa em Coja, foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian tendo influenciado decisivamente a instalação da Biblioteca fixa em Coja daí a justeza na atribuição do seu nome à nova biblioteca.

    A Biblioteca é hoje um Pólo da Biblioteca Municipal de Arganil, pertencendo à Rede de Leitura Pública Concelhia.

    O fundo documental, para além das aquisições recentes, é composto pelo acervo da antiga Biblioteca Fixa que a Fundação Calouste Gulbenkian doou na íntegra e está disponível no catálogo concelhio on-line. Muito rica em literatura portuguesa e estrangeira tanto para adultos como para crianças a viagem entre estantes é sempre uma descoberta fascinante.

    3

  • BIBLIOTECA ALBERTO MARTINS DE CARVALHO Desde 1965…

    A Biblioteca desenvolve atividades dirigidas a todos os públicos com o objetivo de captar novos utilizadores. Os esforços têm sido bem-sucedidos tendo-se transformado num espaço para onde convergem crianças com os seus pais e avós e muitos jovens que descobrem todo o potencial que a Biblioteca oferece e que serve os seus interesses.

    As atividades desenvolvidas para as crianças durante o período de férias escolares foram um êxito. Desenvolveremos apenas 3 delas, não por serem mais importantes que todas as outras, mas talvez por estarem melhor documentadas:

    OS BONECOS DAS PREOCUPAÇÕES Depois de ouvirem a história “As preocupações do Billy” de Anthony Brown, os participantes criaram os bonecos das preocupações a partir de diferentes materiais: linhas, palitos, lã, tecidos, papel, feltro entre tantos outros. Comemoração do DIA DA FOTOGRAFIA com a atividade: “perspetivas: a biblioteca, os livros e a leitura” em que os meninos foram convidados a fotografar a seu belo prazer a sala infantil da Biblioteca. Cada criança que aceitou participar entrava sozinha na sala, munida de uma máquina fotográfica, e aí deu largas à sua capacidade como fotógrafo. Eis algumas dessas fotografias:

    As restantes poderão ser vistas no Portal das Bibliotecas em www.bibliotecas.cm-arganil.pt.

    Por último o ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES que constou de uma sessão de cinema, brincadeiras no pátio da Biblioteca que incluíram banhos de mangueira e um delicioso lanche partilhado, que os pais das crianças ofereceram.

    4

  • 5

    De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública

    deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

    Através da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura voluntária! Ler e aprender por prazer!

    TEMA EM DESTAQUE:

    IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 5 DE OUTUBRO

    A implantação da República Portuguesa foi a consequência de um ato revolucionário organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano. Nesse dia, estiveram em confronto tropas do exército e da marinha e organizações ligadas ao Partido Republicano (destacando-se a Carbonária).

    Seguiu-se um governo provisório, liderado por Teófilo Braga, que se manteve em funções até à elaboração da nova constituição, em agosto de 1911. As reformas legislativas que marcaram os primeiros governos republicanos (políticas, administrativas, sociais e educativas) auguravam um bom futuro para a jovem república, mas as divergências internas entre os mesmos republicanos que originaram a revolução de 5 de Outubro de 1910 minaram essas mesmas ambições e ideário. Neste período de 16 anos, houve sete Parlamentos, oito Presidentes da República e 45 governos.

    Fonte: http://www .manualescolar2.0.5.sebenta.pt

    OUTRAS DATAS EM DESTAQUE:

    1 de Outubro – Dia Internacional da Música 24 de Outubro - Dia Nacional da Cultura Científica

    SABIAS QUE?

    Postal ilustrativo da conversão do real em escudos e do escudo em moedas estrangeiras. Colecção António Ventura.

    *A I República substituiu o real pelo escudo?

    *A comemoração da festa da árvore, comemorada pela primeira vez em 1907, no Seixal, se apresentava como um símbolo da fraternidade e solidariedade republicanas.

    TEMPO PARA A POESIA:

    CANTO DE OUTONO

    Os rouxinóis inexoráveis da primavera trazidos até nós por certa curta carta em que canto da noite cantarão agora que já os frágeis frios nos v indimam? E os lilases crudelíssimos de Junho inalteráveis como o céu das férias grandes talvez ainda desdobradas sobre a adolescência de que nos valerão perante a insinuante música de

    Outono? E a mãe que o filho suga ruga a rua que mãos estenderá sobre estes rostos onde poisaram patas implacáveis dias? E quando o vento verga os choupos do princípio e despe os ramos dos plátanos familiares faltará muito que nos cubram provisoriamente as folhas fatigadas das desoladas árvores? Já sobre a nossos pés o cedro do silêncio Prometa-nos o Sol que sobre os nossos rostos hão-de na primavera ondular os trigos

    Ruy Belo In Obra poética (Vol. 2)

    Nota biográfica: Ruy de Moura Belo (1933-1978) nasceu em São João da Ribeira, Rio Maior e faleceu em Lisboa, vítima de ataque cardio-vascular. Doutorou-se em direito canónico na Universidade Gregoriana, em Roma, e licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa. É considerado um dos mais importantes poetas portugueses da segunda metade do séc. XX

    LER É UM PRAZER!

    SUGESTÕES DE LEITURA: ORWELL, George, pseud. - O triunfo dos porcos. 2ª ed. Mem Martins : Europa-America, D.L.1996. ISBN 972-1-04098-3 MIGUÉIS, José Rodrigues - Uma aventura inquietante. 6ª ed. Lisboa : Estampa, 1989. ISBN 972-33-0825-8 LETRIA, José Jorge - A última valsa de Chopin. 1ª ed. Alfragide : Oficina do Livro, 2010. ISBN 978-989-555-503-1 BATEM, pseud. - Marsupilami : tráfico em Jollywood. Lisboa :: Publico, 2013. ISBN 978-989-23-2380-0

    COMENTÁRIOS E SUGESTÕES: Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou critica, ou ainda colaborar com textos literários da tua autoria, podes fazê-lo enviando um e-mail para bib-arganil@cm-

    arganil.pt

    Um espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos!

  • ESPAÇO INFANTIL Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

    SUGESTÕES DE LEITURA COMEMORA-SE NO DIA 1 DE OUTUBRO O DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA

    CURIOSIDADES…SABIAS QUE?

    VÊ LÁ SE SABES – PASSATEMPOS

    6

    In “Orquestra do pautas” Autor: Fernando Paulo Gomes e Luís Matos

    Edições Convite à música, 2004

    Mozart “Se perguntarem, dir-vos-ão que sou um dos maiores compositores europeus de todos os tempos. Entre os seis e os dez anos percorri a Europa dando concertos com a minha irmã Nannerl, impressionando o mundo inteiro com o talento que demonstrava ter, apesar de ser pouco mais do que um bebé.”

    In “Chamo-me…Mozart”com tex to de Jordi Cabré Ilustrações de Victor Escandell. Editado por Didática Editora, 2006

    “Apetece-te fazer uma grande viagem? Então, prepara-te para ir com os teus amigos, o Dó e a MI, conhecer a vida de Chopin. Nem precisas de fazer as malas. Basta pores o teu CD mágico a tocar para seres transportado para outra época. Diverte-te!”

    In Chopin com textos de Isabel Zambujal e Maria Pedro. Editado pelo Jornal Expresso, 2010

    ”A Família Salt itante, descendente da célebre família de músicos e artistas Os Saltitantes de Hamelin, refugiou-se no edifício do Conservatório Municipal de uma terra sem nome após a terrível razia de ratinhos que at ingiu a cidade onde viviam quando por lá passou um maravilhoso e misterioso Flaut ista…

    Bemol e os irmãos nasceram e cresceram entre instrumentos e melodias, nas velhas instalações da escola. Não é pois de estranhar, com tal ambiente e herança familiar, que Bemol adore música! Mas Bemol, como todos os jovens, é também muito curioso e aventureiro, e logo que cresceu um bocadito decidiu ir conhecer o mundo no estojo de um magníf ico trombone, cujo dono era um músico ambulante. Viveu muitas aventuras dignas de serem narradas, mas um dia o dono do trombone fo i visitar um amigo pianista. Quando Bemol o ouviu tocar uma belíssima

    peça ao piano resolveu que ali é que era uma casa onde valia a pena viver: um piano de cauda era um lugar amplo, e legante e quentinho, mas o que mais lhe agradava era que podia ouvir música horas a fio! Gostou tanto da moradia que ainda hoje lá vive, se bem que o espírito aventureiro deste pequeno roedor o leve por vezes a abandonar o seu confortável lar para ir em busca de outras aventuras, que não

    deixaremos de vos contar… Este livro inclui um CD-ROM multimédia interactivo com o tema principal de Bemol Saltitante (Fantasia Kortakowsky, de David López Cruz), a biografia do Bemol Saltitante, a história do piano, o conto em animação, partituras, fundos para o ambiente de trabalho do computador e um jogo que desafia a perícia para se ser um bom pianista.”

    Fonte: Wook

    Um liv ro com texto de António Âmago e Nuria Rodriguez. Editado pela Quidnovi em 2006

    Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projectos relacionados com Música/Artes nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

    “BEMOL SALTITANTE: UM RATINHO AO PIANO”

    1 – Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 1756. Em que país? - Áustria - Alemanha

    2 – Aos quinze anos Chopin foi considerado? - O melhor compositor do mundo - O mais elegante de Paris - O maior pianista de Varsóv ia

    ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA [email protected] E TERÁS UMA SURPRESA!

  • DESTAQUES Dia Internacional da Música

    Dia 1 de outubro Comemorações nas Bibliotecas Públicas

    Na Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga

    AlVES COELHO – Maestro e compositor Arganilense

    Na Biblioteca Municipal pode visitar a exposição sobre a vida e obra do Maestro Alves Coelho e admirar os originais das músicas e letras que escreveu. Esta exposição é composta por 10 cartazes sendo a sua conceção e realização da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Arganil. No mesmo espaço estarão alguns instrumentos que a Filarmónica Arganilense cedeu para esta exposição.

    Átrio do 1º andar

    Na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho - Coja

    UM OLHAR SOBRE VERDI Visite a exposição sobre a vida e obra do músico e compositor italiano e ouça algumas das suas mais famosas criações musicais. Exposição em 9 cartazes concebidos e realizados pela Biblioteca Municipal de Arganil

    No Átrio da Biblioteca

    Dia Mundial do Idoso Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

    Dia 1 de outubro

    Comemorando esta data os idosos que frequentam o Centro Paroquial de Coja vêm à Biblioteca Alberto Martins de Carvalho apresentar as suas canções e músicas. No Dia em que o Idoso se cruza com a Música não deixe de aparecer na Biblioteca pelas 14h30.

    LIVRO DO MÊS Sensibilidade e Bom Senso

    Sensibilidade e Bom Senso publicado em 1811, é o primeiro romance da autora inglesa Jane Austen. O romance conta a história de duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood. Com a morte do seu pai, as irmãs são deixadas numa frágil situação financeira, já que a herança que recebem é pequena, em contraposição com a parte que coube ao seu irmão John Dashwood, a quem é legada a propriedade da família. Como este se recusa a ajudá-las, elas vêem-se forçadas a mudar de residência. Esta mudança implica em

    simultâneo uma mudança na sua condição de vida. Esta é a história de duas irmãs, em que uma personifica a sensibilidade, e a outra o bom senso. Uma história que proporciona ao leitor um retrato social e psicológico da pequena burguesia do século XVIII.

    SERVIÇOS NA BMMT e B AMC CONTACTOS: FICHA TÉCNICA fotocópias ; Biblioteca Municipal Miguel Torga EDIÇÃO: Câmar a Municipal de Arganil acesso gratuito à internet; Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil DIRECTOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Al ves utilização de computadores para trabalhos; Tel.: 235200135 Fax: 235200136 COORDENAÇÃO: Margarida Fróis impressão de documentos; www.bibliotecas .cm-arganil.pt TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita C unha ECDL - Centro de competências; [email protected] e Anabela Borges centro virtual de informação nacional e europeia. Horário: 2ª a 6ª : 9h00 – 18h30 DESIGN: Al exandra N ovais Acesso gratuito à Inter net sem fios Sábados: 09h30 – 13h00 IMPRESSÃO: Bi blioteca Municipal de Arganil digitalizações gratuitas Biblioteca Alb erto Martins d e Carvalho R. Comendador Eduar do Francisco Filipe

    3305-124 Coj a Telefone: 235 729 489 bibamc.coj [email protected] Horário: 2ª a 6ª: 9h 00 – 18h00