Ba janeiro 2011

9
http://www.africanos.eu CEAUP• Via Panorâmica s/n•4150-564 PORTO•31 de Janeiro de 2011, Nº18, Ano XI 1 Índice P. 1 P. 4 P. 5 P. 5 Projectos e Base de Dados Anúncios Reuniões Científicas Publicações Reuniões Científicas 24 de Maio Conferência Internacional “Depois da Cri- se: Qual o papel Económico e Geopolítico de África?, Luanda Depois de décadas de grandes dificuldades para asse- gurar o crescimento económico e o desenvolvimento a par da estabilidade política e social, nos primeiros anos deste século o continente africano, e em particu- lar a África Subsaariana, transmitiram alguns sinais de dinamismo entusiasmante e que se traduziu, por ex- emplo, num ligeiro aumento da sua participação no comércio internacional e na atracção de investimento estrangeiro. É certo que a multiplicidade de situações particulares continuou a mostrar a diversidade das potencialidades e das fraquezas dos países africanos. No entanto, de- pois de algo esquecida, um aumento na procura de matérias-primas fez subir acentuadamente o preço destes produtos e beneficiando os países africanos ex- portadores. O petróleo destaca-se mas não foi a única matéria-prima. Paralelamente, novos actores interna- cionais têm aparecido em força no continente. A China, antes de mais, mas igualmente a Índia, ou ain- da o Brasil e a Rússia são alguns dos novos players que disputam o mercado africano ao parceiro tradicional que são os países da União Europeia ou mesmo os Estados Unidos. A importância económica de África ressurgiu tal como o seu novo posicionamento geoestratégico. O renascimento africano apresentado como bandeira do continente pela União Africana e o NEPAD há dez anos atrás, contando essencialmente com forças motrizes in- ternas, foi perdendo o seu ímpeto. Mas factores externos pareceram estar a dar novo alento ao ressurgimento afri- cano. Contudo, a crise financeira internacional iniciada em 2008 acabou por se revelar igualmente nefasta para África. A crise fez-se também sentir aqui mesmo que de modo diferente relativamente aos países industrializa- dos. A intensificação dos conflitos sociais num contexto de uma desigual distribuição dos benefícios, nomeada- mente do problema da distribuição do rendimento, per- manece um problema actual. Data limite para submissão de comunicações: 15 de Março de 2011. As propostas devem incluir um re- sumo de não mais de 250 palavras, bem como o nome do autor, morada, telefone e afiliação institucional. Os resumos podem ser apresentados em Português ou em Inglês e enviados para Mário Pinto de Andrade: mari- [email protected] e Manuel Ennes Ferreira: [email protected] Information Universidade Lusíada de Angola Av. das descobertas 2345-098 Luanda Email | [email protected] Website | http://universidadelusiadadeluanda.blog- spot.com/

description

 

Transcript of Ba janeiro 2011

Page 1: Ba janeiro 2011

http://www.africanos.eu

CEAUP• Via Panorâmica s/n•4150-564 PORTO•31 de Janeiro de 2011, Nº18, Ano XI

1

Índice

P. 1

P. 4

P. 5

P. 5

Projectos e Base de Dados

Anúncios

Reuniões Científicas

Publicações

Reuniões Científicas

24 de Maio

Conferência Internacional “Depois da Cri-se: Qual o papel Económico e Geopolítico de África?, Luanda

Depois de décadas de grandes dificuldades para asse-gurar o crescimento económico e o desenvolvimento a par da estabilidade política e social, nos primeiros anos deste século o continente africano, e em particu-lar a África Subsaariana, transmitiram alguns sinais de dinamismo entusiasmante e que se traduziu, por ex-emplo, num ligeiro aumento da sua participação no comércio internacional e na atracção de investimento estrangeiro.

É certo que a multiplicidade de situações particulares continuou a mostrar a diversidade das potencialidades e das fraquezas dos países africanos. No entanto, de-pois de algo esquecida, um aumento na procura de matérias-primas fez subir acentuadamente o preço destes produtos e beneficiando os países africanos ex-portadores. O petróleo destaca-se mas não foi a única matéria-prima. Paralelamente, novos actores interna-cionais têm aparecido em força no continente.

A China, antes de mais, mas igualmente a Índia, ou ain-da o Brasil e a Rússia são alguns dos novos players que disputam o mercado africano ao parceiro tradicional que são os países da União Europeia ou mesmo os Estados Unidos. A importância económica de África ressurgiu tal como o seu novo posicionamento geoestratégico.

O renascimento africano apresentado como bandeira do continente pela União Africana e o NEPAD há dez anos atrás, contando essencialmente com forças motrizes in-ternas, foi perdendo o seu ímpeto. Mas factores externos pareceram estar a dar novo alento ao ressurgimento afri-cano. Contudo, a crise financeira internacional iniciada em 2008 acabou por se revelar igualmente nefasta para África. A crise fez-se também sentir aqui mesmo que de modo diferente relativamente aos países industrializa-dos. A intensificação dos conflitos sociais num contexto de uma desigual distribuição dos benefícios, nomeada-mente do problema da distribuição do rendimento, per-manece um problema actual.

Data limite para submissão de comunicações: 15 de Março de 2011. As propostas devem incluir um re-sumo de não mais de 250 palavras, bem como o nome do autor, morada, telefone e afiliação institucional. Os resumos podem ser apresentados em Português ou em Inglês e enviados para Mário Pinto de Andrade: [email protected] e Manuel Ennes Ferreira: [email protected]

Information

Universidade Lusíada de Angola Av. das descobertas • 2345-098 Luanda Email | [email protected] Website | http://universidadelusiadadeluanda.blog-spot.com/

Page 2: Ba janeiro 2011

2

Reuniões Científicas

I Encontro Internacional de Estudos Af-ricanos, Universidade Federal Fluminense - Niterói, Campus do Gragoatá

O campo de estudos africanos vem se desenvolvendo rapidamente no Brasil nos últimos anos. Tal desen-volvimento pode ser vislumbrado na ampliação do número de professores especialistas nos departamen-tos de universidades públicas e privadas, no aumento significativo do número de doutorados defendidos relacionados com a área e no surgimento de espaços de debate e discussão das pesquisas em âmbito regional e nacional.

Assim, pretendendo estabelecer um fórum permanen-te de discussão de temas relativos à história da África, e fomentar a consolidação deste amplo campo de pes-quisas, o NEAF (Núcleo de Estudos Brasil-África) e o Departamento de História da Universidade Federal Fluminense convidam pesquisadores em vários níveis de formação à participar do Primeiro Encontro Inter-nacional de Estudos Africanos da UFF, em Niterói.

24 a 26 de Maio

Os resumos expandidos (de até 4,5 mil caracteres) de-verão ser enviados até 21 de Fevereiro de 2011 para: [email protected].

Formatação dos Resumos: formato de arquivo “.doc” ou “.odt”; fonte Times New Roman, tamanho 12 e es-paço entre linhas de 1,5.

No resumo deverá constar nome do autor, filiação institucional e maior nível de formação. Os aceites dos trabalhos serão enviados entre os dias 28/02 e 04/03/2011.

InformationNEAF - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar, Universidade Federal de GoiásEmail | [email protected] Website | http://neafufg.org/index.php/home

26 a 29 de Maio

This workshop aims to explore how systems of power and approaches to development have shaped the societies of the Indian Ocean rim both in the past and the present.

Further, the workshop will address the significance of the combination of economic transformation and changing modes of human connectivity for the region as well as what such developments may mean for the future of the Indian Ocean and the world.

ŒDevelopment, Geopolitics and Cultural Exchange in the Indian Ocean¹,

Over the last century the Indian Ocean region has ex-perienced social, political and cultural reconfigurations that are the outcomes of distinct regional circu stances, but also mirror broader global transformations since the colonial era. Regional resources notably fossil fuels have positioned the Indian Ocean rim as a critical arena for both the global economy and geopolitics. At the same time, recent scholarship has traced how col nialism, in-dependence and the Cold War engendered novel forms of collaboration across the Indian Ocean region, while evolving communication technologies contributed to new cultural imaginations.

The tensions of decolonization, and the different paths pursued by littoral societies in the context of Cold War rivalry, created postcolonial legal edifices entailing new definitions of the citizen and the political actor and systems of governance.

The conveners welcome papers directed at diverse perspectives and time periods.

InformationWebsites | ZIORI, http://ziori.duranpereira.com/;Indian Ocean network, http://www.ruc.dk/isg_en/indianocean/

Page 3: Ba janeiro 2011

3

Reuniões Científicas

Por tudo isto, e estando conscientes de que a superação dos grandes desafios que se avizinham passa também pela união de esforços no sentido de dar maior visibili-dade às iniciativas que promovem novas abordagens e divulgam as boas práticas para uma gestão mais susten-tável dos recursos hídricos, as entidades promotoras do SILUSBA e a organização do XIV Congresso Mundial da IWRA decidiram organizar estes dois eventos inter-nacionais em simultâneo.

InformaçãoDep. Civil Engineering, Faculty of Science and TechnologyRua Luís Reis Santos - Pólo II Univ. Coimbra3030-788 Coimbra Tel +351-239-797-183 • Fax +351-239-797-179Email | [email protected]; [email protected] | http://silusba.org/

10º SILUSBA, Pernambuco, Brasil

O Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa decorrerá no Brasil, no esta-do de Pernambuco, em simultâneo com o XIV Congresso Mundial da International Water Resources Association.

Com os olhos postos no futuro, tendo presente as abor-dagens e soluções adoptadas e resultados atingidos bem como o conhecimento acumulado nos domínios da gestão da água nos países de expressão portuguesa. A gestão da água num mundo em mudança, será o tema de fundo do programa técnico e os principais objectivos saõ a divulgação e partilha do conhecimento técnico e científico, a reflexão sobre o papel da investigação e da inovação nos novos desafios que se colocam na gestão da água, o estabelecimento de parcerias e a consciencial-ização por parte dos diversos intervenientes no sector da água da urgência em caminhar para uma gestão dos nossos recursos hídricos mais inteligente, mais eficiente e mais colaborativa.

25 a 29 de Setembro

Creativity and Cultural Expressions in Af-rica and the African Diaspora, University of Ibadan, Nigeria

We invite scholars to submit papers and full panel pro-posals for The Toyin Falola Annual International Con-ference on Africa on Creativity And Cultural Expres-sions in Africa and the African Diaspora.

Accounts of creativity and the imagination have emerged in numerous areas such as literature and the arts, psychol-ogy, mathematics and the sciences, business, popular psy-chology, the social sciences, engineering and technology.

The discourse of creativity that surfaces within multiple fields reveals that the notion of the individual creator is not simply widespread, but omnipresent; indeed, it is a fundamental ideology of Western culture. Chal-lenging the individualist and depoliticized ideology of creativity, the event calls for papers that present alter-native accounts of the social and political dimensions of creativity.

The deadline for submitting paper proposals is March 30, 2011. Proposals should include a 250-word abstract and title, as well as the author’s name, address, telephone number, email address, and institutional affiliation. Sub-mit all abstracts to Professor Ademola Dasylva.

InformationEmail | [email protected] (Pro-fessor Ademola Omobewaji Dasylva) or [email protected] (Lady Jane Acquah)Website | http://www.ibadanculturalstudiesgroup.org/toyinfalolaconference/

4 a 6 de Julho

Page 4: Ba janeiro 2011

4

Publicações

Print cultures, nationalisms and publics of the Indian Ocean Africa

The Indian Ocean region is an important geo-political arena, and is making its presence felt across a range of disciplines. This special issue provides an overview of emerging trends in the rich field of Indian Ocean stu ies and draws out their implications for scholars of Af-rica. The focus is on the role of print and visual cul-ture in constituting public spheres and nationalisms. Themes addressed unfold between Africa and India as well as along the African coast from KwaZulu-Natal to the Arab world. Attention is paid to the transnational dynamics of Islam. The contributions extend debates on print culture, nationalism and publics within Afri-can studies and demonstrate how research on the Indian Ocean can be enriched through insights from East and southern African studies.

Autor: Isabel Hofmeyr andPreben Kaarsholm (eds.)Editora: IAI and CUPTítulo: Africa: The Journal of the International African Institute, 172 pp, Vol 81, 2011ISSN: 0001-9720

O livro é resultado de uma dissertação de mestrado, onde o autor faz uma análise da evolução democrática, a abertura política e a manutenção da memória cul-tural e histórica dos cabo-verdianos, como os marcos importantes que contribuíram substancialmente para o actual nível de infra-estruturação e desenvolvimento do país dos últimos vinte anos. Foram analisados da-dos e a evolução de investimento directo estrangeiro em Cabo Verde e as políticas do Governo sobre esta matéria.

Autor: Victor ReisTítulo: Desenvolvimento em Cabo Verde - As opções Estratégicas e o Investimento Directo Estrangeiro (Contributo Português)

Desenvolvimento em Cabo Verde

Politics, Economy and Society South of the Sahara 2009

Autor: Andreas Mehler, Henning Melber and Klaas van Walraven. Sub-editor: Rolf HofmeierTítulo: Politics, Economy and So-ciety South of the Sahara 2009Editora: Brill, 552 pp., 2010ISBN: 90 04 18559 3Preço: € 129.00

The Africa Yearbook covers major domestic political developments, the foreign policy and socio-economic trends in sub-Sahara Africa – all related to develop-ments in one calendar year.

The Yearbook contains articles on all sub-Saharan states, each of the four sub-regions (West, Central, Eastern, Southern Africa) focusing on major cross-border devel-opments and sub-regional organizations as well as one article on continental developments and one on Afri-can-European relations. While the articles have thor-ough academic quality, the Yearbook is mainly oriented to the requirements of a large range of target groups: students, politicians, diplomats, administrators, jour-nalists, teachers, practitioners in the field of develop-ment aid as well as business people.

Disputed Desert

Autor: Baz Lecocq Título: Disputed Desert - Decolonisa-tion, Competing Nationalisms and Tuareg Rebellions in Northern MaliEditora: Brill, 434 pp., 2010ISBN: 90 04 13983 4Preço: € 42.00

This book deals with the relation between the Malian state and the Tuareg people in the late 20th century, which has been characterized by three violent uprisings against Ma-lian authority by Tuareg nationalists: between 1963 and 1964, between 1990 and 1996, and again between 2006 and 2009. In presenting a detailed history of this conflict between an African state and a people inhabiting it in-voluntarily, a number of social and political tensions are brought to the fore which haunt all of the Sahel today: the heritage of slavery, local and European concepts of race and the racialisation of social and political relations, colonial rule, the inchoate process of decolonisation, and the presence of competing nationalist forces in one post-colonial state.

Page 5: Ba janeiro 2011

5

Projectos e Bases de Dados

Projecto

Implementation of the 4 ICSU ROA Science Plans for Africa

Os “Planos Científicos de África” são produzidos sob liderança do ICSU ROA e ICSU RCA (Regional Com-mittee for Africa) onde Moçambique tem representa-ção através da Associação de Investigação Científica deMoçambique (AICIMO). Através deles os Países são convidados a apresentarem Projectos concretos por implementar em cada uma das áreas, como forma de materialização dos 4 Planos Científicos.

A AICIMO encoraja aos cientistas nacionais, que se alistaram para o seguimento das Resoluções da 29a AG do ICSU em Moçambique, para abraçarem esta oportunidade para a concretização das suas aspirações científicas de melhor servir o País, com base nas áreas estratégicas representados pelos 4 Planos Científicos.

Areas- Global Environmental Change (including Climate Change and Adaptation)- Sustainable Energy - Natural and Human-induced Hazards and Disasters- Health and Human Well-being- Natural and Human-induced Hazards and Disasters

InformationICSU Regional Office for AfricaP.O. Box 13252 • Hatfield 0028 • South AfricaTel +27 12 481 4090 / 4139 • Fax +27 12 481 4273 Email | directoricsu-africa.org or secretariaticsu-africa.org Website | http://www.icsu-africa.org/

Senior Urban Researcher and Cluster Leader on Urban Dynamics

The Nordic Africa Institute is seeking an experienced researcher of a professorial rank or its academic equiv-alent, with considerable administrative/management, mentoring, and publishing experience for the position of a senior researcher and leader of the research clus-ter on Urban Dynamics. The incumbent will conduct and lead theoretically-sound, historically-informed and critical research on a broad portfolio of urban is-sues. The cluster leader is a part of the research man-agement team, and oversees the implementation of research plans and the co-ordination of research with-in the cluster.

The urban dynamics cluster focuses on the state of African urban centers and on processes of social, po-litical and economic changes unfolding therein.The Senior Urban Researcher will conduct his/hers own research and should have experience in the following thematic sub-fields of the Urban cluster:

. Poverty, inequality and social conflicts

. Informalizing urban economies

. Urban planning, service provision and environment

. Urban governance and politics

Closing date for applications: 28 February 2011.

The application should be sent to

a) preferably by email (Including publications to the extent possible or by indication of internet addresses where they might be available).b) in hard copy by regular post to The Nordic Africa Institute.

InformationNAI - Nordic Africa InstituteThe Nordic Africa Institute, PO Box 1703, SE-751 47 Uppsala, SwedenPhone +46 18 56 22 00 • Fax +46 18 56 22 90Email | [email protected] | www.nai.uu.se

Anúncios

Bolsas e Emprego

Page 6: Ba janeiro 2011

6

Anúncios

Vagas diversas para Vale do Rio Doce 1. Analista Financeiro | Economics, Business and AdministrationDeveloping the financial bankable modelling for Na-cala Corridor and Moatize Expansion; Support to the FEL 3 team to evaluate diferent scenarios for finan-cial evaluation and other financial outputs; Reporting the results to strategic planning and DIPM; Develop-ment of the economic impact report and of a linkage program to develop local companies.

2. Analista de Património | Controle Superior Contabilidade e Auditoria e/ou Gestão de Empre-sas, Nivel Médio em ContabilidadePreparar relatórios do imobilizado numa base men-sal. Calcular amortizações e reintegrações dos acti-vos. Assegurar o funcionamento normal do Modulo de Equip. e Activos solucionando problemas ou dis-crepâncias entre este e os demais. Contagem física (Inventariação) dos activos em todas as localidades da Vale. Classificar e lançar os doc. contabilísticos segundo o plano de contas em vigor na empresa e o PGC. Reconciliações bancárias e de terceiros. Apoiar às auditorias financeira, interna e fiscal.

3. Analista de Controle | Contabilidade e Auditoria e/ou Gestão de EmpresasAs actividades principais: (1) Recepção dos documen-tos; (2) Check orçamental, se existe verba para a cober-tura das facturas; (3) Controle fiscal das facturas; (3) Registos contabilísticos; (4) reconciliação de contas com fornecedores. Garantir processos de pagamento para a Tesouraria com qualidade e cumprimetno dos prazos de processamento.

4. Analista de Suprimentos | Superior economia, ad-ministração, engenhariaContratação e/ou gestão comercial das demandas de ma-teriais e serviços para as operações da Vale em Moçam-bique. Admin. de carteira da ordem de US$ 50 MM/ano; Actuação directa no Prog. de Suprimentos Global da DISU; Deployment dos contratos globais; Gestão do relacionamento com áreas usuárias e fornecedores. Contratos de longo prazo e alianças estratégicas com fornecedores-chaves; Contratações baseadas em TCO (Total Cost of Ownership) ou LCC (Life-Cycle Cost).

Bolsas e Emprego 5. Engº de Planeamento Longo prazo | Superior Engenharia Civil, de MinasResp. pelo planeamento, coordenação e execução de todos os proj. técnicos de mineração de médio e longo prazo. A equipa liderada por ele será responsável pelo conhecimento profundo e detalhado dos projectos de mineração de carvão e outros minérios, pelo desenho e planeamento de op. mineiras, pela avaliação técnica e económica dos projectos, pela optimização dos recur-sos e avaliação de reservas, pelo dimensionamento dos eq. e infraestruturas necessárias à viabilização de proj. mineiros e por alimentar os planos de crescimento da empresa e suas projecções futuras de produção.

6. Engº Mecânico ou electricista ou eletroeletrôni-co | Superior Engenharia Civil, de MinasAssegurar a gestão de equipes multifuncionais de construtoras e montadoras na área mina. Garantir a qualidade técnica do projecto, sob sua responsabili-dade, através do direccionamento para utilização de metodologias internacionalmente reconhecidas e mel-hores práticas de engenharia, de modo a assegurar a consistência de seu desempenho futuro, adequação à legislação vigente e ao Sistema de Gestão Integrada da CVRD. Assegurar o acompanhamento da execução física do projecto, sob sua responsabilidade, de maneira a garantir qualidade no aspecto técnico. Etc.

7. Engº de Planeamento de Manutenção | Supe-rior de Engenharia em Mecânica/Eléctrica/Eletro-eletrônica/AutomaçãoActuar na equipe de manutenção da frota de equipa-mentos de Mina do Projecto Moatize na área de planea-mento de manutenção junto as contratadas; fiscalizar e garantir o correcto cumprimento do fluxo de planeam. de manutenção da mina. Acompanhar as execuções or-çamentárias (executado vs orçado), garantido o cumpri-mento do plano. Orçamentação da manutenção ano a ano, custeio e investimento. Acompanhar todos indica-dores de manut. e fazer análise crítica mensal dos dados juntamente a operação/planeamento de Mina e todos contratados (extracção, prep. e compilação dos dados).

InformaçãoAssoc. de Inv. Cient. de Moçambique (AICIMO) Av. Acordos de Lusaka No. 2115 (recinto do MICOA)C.P. No. 4562 MAPUTO - MOÇAMBIQUETelemóvel: +258 82 4674910 • +258 82 4674910Email | [email protected]

Page 7: Ba janeiro 2011

7

Anúncios

3. Genetic Engineering and Genetically Modified Organisms Training at Science Park/University of Tromsø, NorwayThe Cartagena Protocol on Biosafety seeks to protect human health (including food safety) and biodiversity from the potential risks created by the use and dissem-ination of living “Genetically Modified Organisms” (GMOs), while taking into account socio-economic considerations. Implementation of biosafety regula-tion is therefore the focus of many countries to estab-lish such safeguards. However, the process of imple-menting the Protocol has unveiled a limited capacity for science-based hazard identification that is neces-sary to perform risk assessments, including a holistic understanding of the policy, legal, regulatory, ethical, economic and social dimensions, which is also lacking in many cases. Full sponsorship will be offered to 40 selected applicants from developing (ODA) countries only. Website | http://cambodiajobs.blogspot.com/2010/02/genetic-engineering-and-genetically.html

4. Scholarships for International Master of Science in Fire Safety EngineeringThe Universities of Edinburgh (UK), Ghent (Belgium) and Lund (Sweden) submitted a winning proposal for an Erasmus Mundus Master Course in Fire Safety En-gineering. The initiative is carried by Prof. Bart Merci (Ghent University, co-ordinator), Prof. Jose Torero (University of Edinburgh) and Prof. Robert Jönsson (Lund University). The curriculum concerns a two-year programme. The classes in the 1st semester, cov-ering basic topics in Fire Safety Engineering (FSE), can be attended in Ghent or Edinburgh. All students spend the 2nd semester in Lund, where emphasis lies on enclosure fire dynamics, risk analysis and human behaviour. In the 3rd semester, classes are again taught in Ghent (for general FSE) or Edinburgh (with focus on structural engineering in the context of FSE). The 4th semester is devoted to the Master’s thesis.

Website | http://cambodiajobs.blogspot.com/2010/02/international-master-of-science-in-fire.html

Bolsas e Emprego

1. Master Scholarships at QFISQFIS is to become a locus of thought and dialogue that leads research and debate in all that relates to Islam andMuslims, be that contemporary concerns or issues of heritage; and that produces scholars who are strong-ly-grounded in Islamic faith, practice, and civilization, and who are open for engaging with all that their civi-lization produced, and with the wisdom and thought of other civilizations. And offers several highly com-petitive scholarships that are designed to attract the best and the brightest graduate students fom around the world. Our graduate programs aim to provide you with knowledge and skills based on Islam’s rich legacy as well as its growing contemprary contributions in a variety of academic fields. Scholarship recipients are expected to make valuable contributions to their program of choice and the Faculty more broadly. We believe that this mutual commitment will produce leaders who are grounded in Islamic values of plural-ity, tolerance and diversity and as such who are able and willing to serve humanity through infinite paths for dialogue and action.

Website | http://cambodiajobs.blogspot.com/2010/02/master-scholarships-at-qfis.html

2. PhD Scholarships at The IT University of CopenhagenThe IT University of Copenhagen (ITU) invites appli-cations for a number of PhD scholarships starting in September 2010. We are interested in applications that focus on one or several of the subject areas below. Effi-cient solutions to computationally hard problems, algo-rithms for searching and analyzing of large amounts of data, databases and data mining, sensor networks and data management, algorithm engineering, experimen-tal performance studies.

Automated reasoning, categorical logic, type theory, coordination languages, electronic voting, logical frameworks, models for concurrency, distributed and mobile computation, programming languages seman-tics, modular program verification, programming lan-guages, static analysis of programming and modelling languages, workflow languages.

Website | http://cambodiajobs.blogspot.com/2010/02/phd-scholarships-at-it-university-of.html

Page 8: Ba janeiro 2011

8

Anúncios

DGM solicita Testador de Software para sede da empresa em Luanda

A DGM - Sistemas, Lda empresa de direito angolano actuando em todo o território procura testador de Software para a sede da empresa em Luanda.

Descrição da Oportunidade- Realizar inspecção de software;- Executar testes manuais de sistemas a partir de pla-nos e casos de testes existentes;- Executar a validação de requisitos;- Reportar defeitos e Colectar evidências;- Averiguar se os erros no produto foram corrigidos.

A função exige determinados pré-requisitos como o facto de estar a cursar Engenharia Informática, no mínimo 2º ano. Deverá apresentar conhecimentos na área do Word e Excel (nível intermediário) e ainda fa-cilidade e vontade de aprender, bem como boa capaci-dade de comunicação oral e escrita. Tem ainda que ser detalhista, organizado e disciplinado para desempen-har esta actividade.

Desejável Conhecimento em linguagens de programação;- Experiência em Banco de Dados e SQL;- Conhecimento na elaboração de planos de teste e casos de teste;- Conhecimento em execução de testes funcionais e de negócios;- Conhecimento em Qualidade de Software e Ciclo de Vida de Desenvolvimento.

Enviar o seu CV para [email protected]

InformaçãoDGM Sistemas, LdaRua Rainha Ginga, Ed. Tour Elysée, 7º - Porta 31Luanda - AngolaTel 222 332 523 • Fax 222 333 582Email | [email protected] | http://www.dgm.co.ao/

Bolsas e Emprego

Curso de Formação Avançada Outras Áfricas pelo CES - Centro de Estudos Soci-ais da Universidade, Coimbra

Este curso pretende dar visibilidade às heterogenei-dades de um continente que o imperialismo do Norte, e a ciência ao seu serviço, ora essencializa como um só - A África -, ora, no período pós-colonial, cartografa ainda de acordo com as respectivas ex-potências colo-nizadoras, sob a retórica das línguas e culturas “parti hadas” - lusofonia, francofonia, anglofonia.

A formação será um conjunto de seminários sobre temas diversos - da antropologia à literatura e ao teatro, pas-sando pela política, a religião e as diásporas -, dedicados, em exclusivo, a alguns aspectos de Outras Áfricas que não a “lusófona” (aquela que a investigação científica no contexto português maioritariamente contempla).

Deste modo se procurará, de um modo transdiscipli-nar, não só debater múltiplas perspectivas de reflexão sobre as Áfricas, como colocar em discussão o seccio-namento epistemológico (ainda dominante) dos est dos africanos segundo as áreas de influência neo-col nial e as eventuais distorções essencialistas que estes possam produzir.

As inscrições online encontram-se abertas até 9 de Março de 2011.

Língua de Trabalho - PortuguêsNúmero máximo de participantes - 25Inscrições . 40 Euros (público em geral) . 20 Euros (estudante)

InformaçãoCES - Centro de Estudos SociaisColégio de S. Jerónimo, Apartado 3087 • 3001-401 CoimbraTel +351 239 855 570 • Fax+351 239 855 589E-mail | [email protected] | http://www.ces.uc.pt/

Ensino e Formação

Page 9: Ba janeiro 2011

9

Colabore...

Envie-nos artigos ou informações que con-sidere que possam ser inseridos no âmbito desta publicação.

O Boletim Africanista conta com a sua pre-ciosa contribuição!

Contacto: Boletim Africanista

Via Panorâmica, s/n • 4150-564 Porto [email protected]

Anúncios

Chamada de ColaboraçõesChamada de Colaborações

Convite para Recepção de Artigos

O NEACP - Núcleo de Estudos de África, Coloniali-dade e Cultura Política publica a Revista SANKOFA de História da África e de Estudos da Diáspora Africana que possui como objectivo principal conseguir abrir um espaço para publicação de textos inéditos nas áreas de História da África, Diáspora, Cultura Política e Co-lonialidade.

Informa-se a todos os interessados em participar que o Número 07 de julho/2011 encerra-se no dia 30 de maio, pelo que podem enviar artigos, resenhas e anális-es de documentação para [email protected]. Serão aceitos artigos em espanhol ou inglês acompan-hados de resumo e palavras-chave em português. Jun-tamente com os textos, deverá ser encaminhado um resumo de até dez linhas sobre a qualificação acadêmi-ca e profissional do(s) autor(es). Outras indicações podem ser consultadas no site http://sites.google.com/site/revistasankofa/regrasparapublicacao

Informação

NEACP Departamento de História (FFLCH-USP), Sala M-4 R. Prof. Lineu Prestes, 338 CEP: 05508-900 Butantã-SPTel (11) 3091-8599Email | [email protected]

Pedido de Artigos Cadernos de Estudos Af-ricanos

Nas últimas décadas, as dinâmicas da globalização e do transnacionalismo acentuaram a proliferação e a visibilidade da capacidade de uma miríade de actores não-estatais em desenvolverem e manterem relações transnacionais. Neste contexto, definem-se enquanto relações transnacionais as relações através de fronteiras nacionais envolvendo pelo menos um actor não-estatal e/ou que não desenvolva as suas actividades sob a égide de um governo nacional ou organização inter-governa-mental (Josselin e Wallace, 2001, p. 19). As relações transnacionais nas suas diversas dimensões (económi-cas, políticas, sociais e culturais) têm recebido um am-plo tratamento na literatura africanista, com particular enfoque nos actores económicos e sociais transnaciona-is, nomeadamente as Companhias Multinacionais.

A presente edição temática dos Cadernos de Estudos Africanos sob o tema “Desafios transnacionais de se-gurança em África no século XXI” pretende reunir um conjunto de contributos que estimulem a reflexão crítica e o debate em torno das implicações e do impac-to das relações transnacionais para a compreensão das dinâmicas de segurança internacional em África e das questões-chave que dominam ou permanecem excluí-das da agenda internacional. Os artigos (em português, inglês, francês ou espanhol) devem ser escritos de acordo com as normas editoriais:- http://cea.iscte.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=1 (em português)- http://cea.iscte.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=1&lang=en (em inglês)

Os artigos propostos para publicação devem ser envia-dos para os seguintes endereços de email [email protected] e [email protected]. Prazo de entrega é 4 de Abril de 2011.

InformaçãoCentro de Estudos Africanos/ISCTE - IULAv. das Forças Armadas • 1649-026 LisboaTel 217 903 067 • Fax 217 955 361Website | http://cea.iscte.pt/