Bacias Hidrográficas - Parte II

9
FUNDAMENTOS HIDRODINÂMICOS DA AÇÃO FLUVIAL Escoamento fluvial – corresponde à quantidade total de água que alcança os cursos fluviais, incluindo o escoamento pluvial, que é imediato e a quantidade de água que por infiltração, vai se juntar a ela de modo lento.

Transcript of Bacias Hidrográficas - Parte II

Page 1: Bacias Hidrográficas - Parte II

FUNDAMENTOS HIDRODINÂMICOS DA AÇÃO FLUVIAL

• Escoamento fluvial – corresponde à quantidade total de água que alcança os cursos fluviais, incluindo o escoamento pluvial, que é imediato e a quantidade de água que por infiltração, vai se juntar a ela de modo lento.

Page 2: Bacias Hidrográficas - Parte II

• Por meio da descarga líquida, ou vazão, são definidas a competência (tamanho máximo do material que pode ser transportado) e a capacidade do rio (volume de carga que pode ser transportado).

A velocidade das águas de um rio depende:

1-declividade do perfil longitudinal2-volume das águas3-forma da secção transversal4-coeficiente de rugosidade do leito5-viscosidade da água

Page 3: Bacias Hidrográficas - Parte II

• Carga em suspensão – constituir-se de partículas finas, silte e argila, que se conservam suspensa na água até a velocidade do fluxo decrescer, atingindo o limite crítico.

• Carga de fundo - é formada por partículas de tamanhos maiores (areia, cascalho ou fragmento de rocha) que saltam ou deslizam no leito fluvial.

• Carga dissolvida - constituir-se do material dissolvido na água. É determinada a partir da analise química e não afeta as propriedades físicas da corrente.

Page 4: Bacias Hidrográficas - Parte II

Transporte Fluvial Em suspensão - pelo fluxo turbulento (silte e argila) Em rolamento ou arrastamento - no fundo (seixos e areia) Em saltação - por correntes ascendentes (areia e pequenos seixos)

Page 5: Bacias Hidrográficas - Parte II

A erosão fluvial• CORROSÃO - engloba todo e qualquer processoquímico que se realiza como reação entre a água e asrochas superficiais que com ela estão em contato;• CORRASÃO - é o desgaste pelo atrito mecânico,geralmente através do impacto de partículascarregadas pela água;• CAVITAÇÃO - erosão fluvial que ocorre somentesob condições de grande velocidade da água, quandoas variações de pressão, que incidem nas paredes docanal fluvial, facilitam a fragmentação das rochas(rios acidentados).

Page 6: Bacias Hidrográficas - Parte II

Formação de marmitas- CORRASÃO

Page 7: Bacias Hidrográficas - Parte II

PROCESSOS LINEARES • São processos que se exercem em

linha, e são realizados pelas águas correntes concentradas e organizadas em canais, que em seu percurso para o mar torna-se efetivo agente de esculturação da paisagem, sendo a carga sólida o principal agente de erosão.

Page 8: Bacias Hidrográficas - Parte II

NÍVEL DE BASE • NÍVEL DE BASE FINAL - é o nível do mar,

onde a energia potencial da queda da água é igual a zero e nenhuma transformação de energia potencial em trabalho é possível.

niveisdebase.lnk

Page 9: Bacias Hidrográficas - Parte II

Perfil Longitudinal X Perfil Transversal