BAIRRO JARDIM

16
Grupo: Amanda Hansen RA: A589BD-0 Fernanda Meneses RA: A3864G4 Luana Taveiros RA: A47162-6 Priscila Soler RA: A48309-8 Thiago Parra RA: A6576F-4 ANÁLISE URBANA

Transcript of BAIRRO JARDIM

Page 1: BAIRRO JARDIM

Grupo:Amanda Hansen RA: A589BD-0Fernanda Meneses RA: A3864G4Luana Taveiros RA: A47162-6Priscila Soler RA: A48309-8Thiago Parra RA: A6576F-4

ANÁLISE URBANA

Page 2: BAIRRO JARDIM

Jardim Ámerica 2013

Page 3: BAIRRO JARDIM

FOTO DE 1934

Page 4: BAIRRO JARDIM

HISTÓRIA

Primeiro bairro urbanizado pela Cia. City, além das benfeitorias públicas, das amplas áreas verdes e do traçado das ruas que respeitava a topografia da área, o projeto de Barry Parker estabeleceu terrenos amplos, de tamanho suficiente para abrigar grandes casas e seus jardins espaçosos. As residências deveriam seguir um modelo de ocupação do terreno e sua construção era supervisionada por arquitetos e engenheiros da Cia City. Tais cuidados permitiram que o Jardim América se desenvolvesse sem, no entanto, perder as características de um bairro tipo cidade-jardim.

Local: São Paulo, SPFundação: 1915Área: 1.091.118Lotes: 669

Page 5: BAIRRO JARDIM
Page 6: BAIRRO JARDIM

BAIRRO JARDIM E SEU ENTORNO

Page 7: BAIRRO JARDIM

VANTAGENS DA SUA LOCALIZAÇÃO

A quadra estudada, tendo como perímetro Av. Brasil, R. Guadelupe,R. Uruguai e R. Colômbia está localizada à 2,3 kilômetros de distância da estação Faria Lima de Metrô. Está a 2,8KM da estação Clinicas, a 2,8km da estação Paulista, a 2,0 km da estação Consolação, a 2,4KM da estação Trianon-Masp e a 2,4km da estação Brigadeiro. A estação Oscar Freire ainda não foi implantada,se tratando portanto de uma previsão.

Page 8: BAIRRO JARDIM

EVOLUÇÃO DAS QUADRAS

Fonte: SARA 1930 / VASP 1952Fonte: Google 2013

Page 9: BAIRRO JARDIM

OCUPAÇÃO E ÁREAS LIVRES O cenário construtivo em 1930 era o de uma cidade jardim, lotes

grandes que comportavam grandes residências, jardins vantajosos no interior das quadras e um bairro estritamente residencial. Todavia à medida que a cidade jardim foi perdendo sua força urbanística as quadras foram se modificando e o modelo de ocupação acompanhou as tendências do fluxo e do mercado imobiliário com o tempo. A av. Brasil se tornou uma via de ligação entre Zona Sul, Norte e Centro (passando por 23 de Maio, 9 de Julho e Av. Sumaré), logo os usos de comércio e serviços se instalaram em sua periferia. O adensamento natural de uma cidade em crescimento afetou também estas quadras do Jardim América e logo os grandes jardins internos se tornaram lotes, os transformando em pequenos condomínios.

O que antes era um local pacifico, típico residencial, com grandes áreas livre e permeáveis, se tornou um espaço de uso misto e maior fluxo, apesar de a porcentagem de área permeável ainda ser consideravelmente boa, suas áreas livres tem pouca qualidade e se tornaram espaços residuais.

Page 10: BAIRRO JARDIM

LEGISLAÇÃO

Segundo o plano diretor estratégico o coeficiente de aproveitamento das zonas estritamente residenciais permanece 1,0 desde 2002

Na av. Brasil, do trecho na Av. arco verde até a Rua Colômbia temos um zoneamento ZCLZ-I, que indica que nessa extensão podemos ter os usos citados abaixo:

Comércio de Alimentação Sem Consumo no Local, Comércio diversificado Serviços pessoais/Educação/Profissionais/Saúde/Administração/Hospedagem ou Moradia Locais para Exposições

Page 11: BAIRRO JARDIM

USO DO SOLO

Page 12: BAIRRO JARDIM

SITUAÇÃO ATUAL DAS VIASA Av. Brasil e a rua Colômbia são duas Vias Estruturais importantes que interliga, as quadras em questão, com Av. Paulista, Av. Rebouças e Av. Nove de Julho por exemplo, ocasionando assim um grande fluxo de carros nessas duas vias.

As vias estruturais que acabam sendo utilizadas para fugir do grande fluxo da Av. Brasil e a rua Colômbia ocasionando ruas barulhentas apesar de serem residenciais.

A rua Nicarágua, é a única rua local, tendo baixo.

Page 13: BAIRRO JARDIM

Edifícios Av. Brasil

Page 14: BAIRRO JARDIM

Edifícios Interior das quadras

Page 15: BAIRRO JARDIM

CONCLUSÃOLocalizada entre duas grandes vias estruturais, tais como: Av. Brasil e Rua Colômbia, a quadra em questão possui ótima localização, situa- se em média a 2,5 km das estações do metrô(linha amarela e linha verde), assim como das principais vias arteriais e estruturais como: Av. Nove de Julho, Av. Brasil, Av. Brigadeiro Luis Antônio, Rua Estados Unidos, Av. Rebouças, Rua Henrique Schaumann . Isso facilita o acesso às diversas regiões da grande São Paulo com economia de tempo.

Para facilitar não só o acesso por automóveis à região, as quadras possuem 2 paradas de alugueis de bicicleta e uma ciclofaixa que segue a Av. Brasil. Além de dois pontos de ônibus localizados na Av. Brasil e na Rua Colômbia.

As quadras estudadas pertencem à zona exclusivamente residencial e de baixa densidade. Todos os imóveis possuem no máximo dois pavimentos. Portanto, uma possível mudança de densidade seria inviável, já que com o aumentando o C.A seria necessário refazer a infraestrutura viária afim de comportar um maior número de pessoas.

Analisando a Av. Brasil logo é possível perceber que se trata de uma via saturada, não por ter uma densidade alta por M², mas sim por ser um trecho de ligação de duas extremidades da cidade. O que significa que em horários de pico trafego na via se torna caótico.

Page 16: BAIRRO JARDIM

Bibliografia http://alfredojunior.wordpress.com/2012/07/02/imagem-jardins/ http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2013/01/jardim-america-e-entorno-em-1

934.html Sara 1930 Vasp 1952 Gegran 1972 Mapa Digital da Cidade (MDC) 2004 Google Earth http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/homec.jsp