Balas de Gengibre

3
Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br 1 RESPOSTA TÉCNICA Título Bala de gengibre e cristais de gengibre Resumo Fabricação de bala de gengibre e cristais de gengibre. Palavras-chave Bala; bala de gengibre; cristal de gengibre; gengibre; produção Assunto Fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes Demanda Processo de fabricação de bala de gengibre e cristais de gengibre. Solução apresentada Introdução O gengibre é uma planta asiática, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae. Originário da Ásia é conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Os indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia. O gengibre comercialmente além de ser usado para remédio é usado como condimento no preparo de bebidas (quentão de festas juninas) e perfumaria. Sua produção alcança um preço bom no mercado. A produção por hectare pode atingir 15 toneladas do produto fresco e 3 toneladas do produto seco. A nível artesanal e local são fabricadas balas de gengibre para afecções da garganta e tosse. Bala de gengibre Ingredientes 1 kg de açúcar refinado 200g de gengibre ralado 20g de margarina 1 copo de suco de limão Modo de fazer Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, deixe ferver até dar ponto de bala. Pegue um prato com água, vá pingando para ver o ponto. Despeje em um mármore, deixe esfriar. Puxe os pedaços e corte.

Transcript of Balas de Gengibre

Page 1: Balas de Gengibre

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br

1

RESPOSTA TÉCNICA

Título Bala de gengibre e cristais de gengibre Resumo Fabricação de bala de gengibre e cristais de gengibre. Palavras-chave Bala; bala de gengibre; cristal de gengibre; gengibre; produção Assunto Fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes Demanda Processo de fabricação de bala de gengibre e cristais de gengibre. Solução apresentada Introdução O gengibre é uma planta asiática, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae. Originário da Ásia é conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Os indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia. O gengibre comercialmente além de ser usado para remédio é usado como condimento no preparo de bebidas (quentão de festas juninas) e perfumaria. Sua produção alcança um preço bom no mercado. A produção por hectare pode atingir 15 toneladas do produto fresco e 3 toneladas do produto seco. A nível artesanal e local são fabricadas balas de gengibre para afecções da garganta e tosse. Bala de gengibre Ingredientes 1 kg de açúcar refinado 200g de gengibre ralado 20g de margarina 1 copo de suco de limão Modo de fazer Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, deixe ferver até dar ponto de bala. Pegue um prato com água, vá pingando para ver o ponto. Despeje em um mármore, deixe esfriar. Puxe os pedaços e corte.

Page 2: Balas de Gengibre

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br

2

Gengibre cristalizado Ingredientes ½ kilo de gengibre 2 xícaras (chá) de açúcar açúcar cristal para finalizar 1 litro de água Modo de fazer Lavar ½ kilo de gengibre fresco e bem novo, descascar, cortar em pedaços médios e colocar numa panela. Juntar 2 xícaras (chá) de açúcar e 1 litro de água. Levar ao fogo e cozinhar, mexer de vez em quando, até o açúcar dissolver. Reduzir o fogo e cozinhar, sem mexer, por mais 50 minutos, ou até o gengibre ficar macio. Retirar do fogo, espalhar o gengibre sobre uma peneira e deixar escorrer. Em seguida, passar o gengibre no açúcar cristal e guardar num recipiente com tampa. Rende 64 docinhos de 6 gramas cada um. Cristal de gengibre Ingredientes 500g de gengibre 300g de açúcar cristal Modo de fazer Descascar e cortar o gengibre em pequenos pedaços. Depois leve tudo ao fogo. Para conhecimento das máquinas e equipamentos para fabricação de óleo de gengibre, informamos que existe resposta técnica já publicada onde possuem todas as informações sobre o assunto. Para acessá-la, basta colocar gengibre como palavra-chave e clicar em busca. Ou acessá-la através do link abaixo: Sou produtor rural, tenho plantações de gengibre e estou situado em uma região que produz 80% do gengibre do país, e gostaria de agregar valor ao produto, porque existem sobras de raízes que não são exportadas. Gostaria que me informassem sobre o equipamento e quem compra o sub-produto do gengibre. Gostaria de informações sobre a produção de óleo de gengibre e outros produtos a base de gengibre. Site: <http://www.sbrt.ibict.br/upload/sbrt1353.html> Conclusões e recomendações Recomenda-se que o cliente busque informações complementares através de todos os sites citados nessa resposta técnica. É importante, se possível, contar com o apoio de um profissional especialista na área, para elaboração de um projeto adequado às condições desejadas. Informações Complementares Fábrica de balas. Disponível em:< http://sbrt.ibict.br/upload/sbrt1878.html>. Quais são as matérias primas, máquinas necessárias e processos para fabricação de balas duras (recheadas e não recheadas)? Disponível em: <http://sbrt.ibict.br/upload/sbrt1081.pdf> Fontes consultadas LIVRO DE RECEITAS. Disponível em: <http://www.livrodereceitas.com/>. Acesso em 29 nov. 2006. Elaborado por Roberta Ramalho

Page 3: Balas de Gengibre

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br

3

Nome da Instituição respondente Rede de Tecnologia da Bahia - RETEC/BA Data de finalização 29 NOV. 2006