Baobás do RN - Natal e macaíba - conectandorionatal.com.br · Para me redimir liguei para minha...

6
Baobás do RN - Natal e macaíba Escrito por Sônia Oliveira Sex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22 No documentário Brasil animado em 3D os personagens saem em busca do Jequitibá rosa eles também falam no Baobá, então não poderia deixar de fora, em especial esse post. Os baobabs ou Baobás (Adansonia ) são um gênero de árvore com oito espécies nativas notadamente do continente africano , não é comum no Brasil, são conhecidas apenas vinte, sendo três deles no Rio Grande do Norte: em Natal, Nísia Floresta e Macaíba. 1 / 6

Transcript of Baobás do RN - Natal e macaíba - conectandorionatal.com.br · Para me redimir liguei para minha...

Baobás do RN - Natal e macaíba

Escrito por Sônia OliveiraSex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22

No documentário Brasil animado em 3D os personagens saem em busca do Jequitibá rosae  eles também falam no Baobá, então não poderia deixar de fora, em especial esse post. Os baobabs ou Baobás (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies nativasnotadamente do continente africano, não é comum no Brasil, são conhecidas apenas vinte, sendo três deles no Rio Grande doNorte:  em Natal, Nísia Floresta e Macaíba.

1 / 6

Baobás do RN - Natal e macaíba

Escrito por Sônia OliveiraSex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22

Luís da Câmara Cascudo(um dos maiores historiadores que o Brasil já teve) defendia a tese de que essas árvoresvieram da África trazidas pelos escravos.São árvores de troncos grossos, nos quais eram guardados, por algumas comunidades, oscorpos e os espíritos de seus antepassados (orixás). Morada de orixás, os baobás sãosímbolos de resistência dos povos negros e oprimidos. O Entre baobás é um espaço-tempo detentativa da palavra-poesia que nasce para a boniteza da libertação.Em Natal, a imponente e gigantesca árvore está situada num terreno da Rua São José, nobairro de Lagoa Seca, e encantou o poeta desde quando a viu pela primeira vez, ainda menino.A árvore tem altura de 18 metros e mede 17 metros e meio de circunferência. Atinge umalongevidade de três a seis mil anos.Durante trinta anos Diógenesdesejou o baobá e, quando o terreno de 700 metros quadrados foi posto à venda, ele ocomprou, por isso o batizaram o Baobá do Poeta.O que está em Macaíba (mede aproximadamente 8,9 mts) cheguei a passar  várias vezes aomês, em frente  e  nunca parei para tirar uma foto que seja (meus pais moravam em um distritode Macaíba), muito menos abraçar. Para me redimir liguei para minha irmã (Solange, blusavermelha) em Natal e pedi que ela procurasse o número máximo de pessoas que ela pudesse encontrar nos arredores e vê quantas pessoas seria possível para abraçar essa árvore. Hoje,ela  conseguiu ir com 11 pessoas sendo que a maioria crianças.

A foto que tanto queria para comprovar quantas pessoas abraçam o Baobá, está aqui postadae clicada por um amigo.  O total exato não foi possível, calcula-se umas  20 pessoas. A árvorefica na beira de uma estrada e não tem residências tão próximas.

2 / 6

Baobás do RN - Natal e macaíba

Escrito por Sônia OliveiraSex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22

Imagino minha irmã pedindo para que as pessoas fossem tirar à foto abraçada ao Baobá eouvia pagar mico, loucura. A minha intenção foi ensinar o valor da educação para que essascrianças iniciem o processo de preservação pela vida e para isso é com investimento emeducação que iremos melhorar esse país. Nós que já temos a facilidade da informação que noschega por vários meios de comunicação é fácil, mas o que é preciso é levar esseconhecimento para as crianças da zona rural. Nem todos  precisam ir para os grandes centros.Investindo em educação rural e cultivando a agricultura familiar com o sustento, seria perfeito.Incentivar as feiras orgãnicas para que essas pessoas produzissem para o seu sustento eainda ganhariam algum. Vi uma feira dessas em Vitória - ES, organizada por uma cooperativa.

Esqueci  de pedir a minha irmã que ela perguntasse, quantas das 11 pessoas que elaconseguiu reunir,  conhecem a história dessa árvore?

Mas, quando for a Natal farei essa pesquisa no entorno das duas árvores, com certeza.

No estado do Rio de Janeiro existem cinco exempares de baobá: um no Passeio Público,um no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas(altura da Av. Borges de Medeiros 3000), pátio do Museu Histórico de Quissamã, na antiga Fazenda Quissamã e o ultimo na Ilha de Paquetá.

Baobá do poeta em Natal, RN

3 / 6

Baobás do RN - Natal e macaíba

Escrito por Sônia OliveiraSex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22

Diógenes é capaz de qualquer loucura para atender aos desejos do coração. Ele tem acapacidade de ser grande nos gestos e largo como o baobá. Talvez, por isso, tenha o encantode ser vasto em tudo, amplo no abraço e no olhar, inimigo das coisas mesquinhas, guerreiro desonhos, vaqueiro de auroras, agrimensor de amores, colecionador de paixões, pescador delirismo, advogado das causas da alma, tudo quanto quebrar a mesmice da vida. Ele não separece com ninguém, a não ser com ele mesmo. Quem seria, como ele é, um homem-árvore?”

(Vicente Serejo, na abertura do livro “Um Sentido para a Vida”, sobre a biografia de Diógenesda Cunha Lima, escrito pelo jornalista baiano Antonio Júnior). A foto aqui do Baobá do poeta é de Fred Filho. Estava um dia lindo!. Olhe o azul desse céu, deNatal. Para os que acham loucuras certas atitudes, encerro o post com citações e lembrando que o Físico Albert Einstein, em visita  ao jardim Botânico do Rio de Janeiro (1925), não só admirou um Jequitibá Rosacomo abraçou o tronco e o beijou. Dois horizonte fecham nossa vida:Um horizonte, - a saudadeDo que não há de voltar. Outro horizonte, - a esperançaDos tempos que hão de chegar. Machado de Assis (1839-1908), escritor, poeta e cronista carioca, autor de MemóriasPóstumas de Brás Cubas, no poema os dois horizontes. " Aquilo que pensamos saber é parte - e parte ínfima - da nossa ignorância." Michael de Montaigner (1533-1592). filósofo francês. Fontes: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-408.htmlhttp://www.panoramio.com/user/2169010/tags/N%C3%ADzia%20Floresta-RN (Aqui tem a fotodo Baobá de Nisia Floresta, várias fotos clicadas pelo Walter Leite que mora em Natal e clicasuas viagens mundo e Brasil afora. Confira) http://www.panoramio.com/photo/2827965 (mais fotos do Baobá de Nisia, através dopanoramio fazendo pesquisa, não conheço o autor) http://historiademacaiba.blogspot.com/2009/04/baoba-de-macaiba.html (A foto do Baobá queé ao lado de onde passava de carro e nunca parei)http://renataescreve.blogspot.com/2009/04/o-baoba-do-poeta.htmlhttp://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-408.html (Sobrinho de Saint-Exupéry visita baobá dopoeta)http://ceao.phl.ufba.br/phl8/popups/2003-03-11.pdf (baobá do Poeta encanta PHD)http://www.diogenesdacunhalima.com.br/baoba (Conheça vida e obra de Diogenes da CunhaLima. A foto aqui posta é desse site e é de Fred Filho) http://umaseoutras.com.br/tag/baoba-do-poeta/ (site de Clotilde Tavares cita que existemcatalogados, dez baobás, enquanto na maioria só se falava em três) http://grandeponto.blogspot.com/2006/07/digenes-da-cunha-lima-o-poeta-do-baob.html (Umblog cultural do Rn. GRANDE PONTO. Se quiser saber mais sobre Diógenes da Cunha Lima,leia entrevista) http://entrebaobas.blogspot.com/2007/12/carta-ao-poeta-desaparecido.html (Entre Baobas) http://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1 (História mais completa dos Baobás espalhadospelo País. Muitas fotos, em Recife - PE, mesma história da inspiração do autor do Pequenoprincípe..) http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=477&Itemid=181 (site para pesquisa escolar da fundação Joaquim nabuco -Baobá) Assuntos relacionados: Dorian Gray - Escritor e pintor, de Natal Leia mais sobre Baobá no site da  Clotilde Tavares uma paraibana, que morou em Natal e éapaixonada pelas árvores. Depois de muito pesquisar encontrei no site dela que existemcatalogados, dez baobás, enquanto na maioria só se falava em três, uma parte está transcritaabaixo: Mais 2 fotos do Baobá de Macaíba.

4 / 6

Baobás do RN - Natal e macaíba

Escrito por Sônia OliveiraSex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22

5 / 6

Baobás do RN - Natal e macaíba

Escrito por Sônia OliveiraSex, 28 de Janeiro de 2011 21:43 - Última atualização Sex, 27 de Maio de 2011 20:22

Somente no Rio Grande do Norte existem, catalogados, dez baobás, sendo que sete deles seencontram no município de Assu, na fazenda Curralinho, às margens da lagoa do Piató. Existemais uma dessas árvores em Jundiaí, outra em Nísia Floresta – cuja idade real provavelmenteé muito maior do que aquela que está registrada na placa que existe na árvore – e o famoso“Baobá do Poeta”, que o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima em boa hora salvou dosacrifício comprando o terreno onde a árvore “residia” quando o proprietário, querendoconstruir no local, ameaçava derrubar a árvore..Por conta desse meu amor pelas árvores, fotografei os baobás de Assu e coloquei-os no meusite. Lá, eles foram descobertos pelo professor John H. Rashford, da Universidade de Carolinado Sul nos Estados Unidos. Esse cientista é especialista em baobás e árvores sagradas, eestava para fazer um levantamento dos baobás existentes na América Latina e Caribe. Viu osbaobás do Rio Grande do Norte no meu site, e veio parar aqui em Natal onde peregrinamosdurante dois dias, sob os auspícios de Diógenes da Cunha Lima, medindo e fotografando todasessas árvores. Segundo o Dr. Rashford, o “baobá do poeta”, o filho adotivo de Diógenes,aquele mesmo que está aqui bem pertinho de nós é o segundo maior da América Latina eCaribe.http://umaseoutras.com.br/tag/baoba-do-poeta/

6 / 6