Barão 77

8
ANO 06 - NÚMERO 77 Maricá, 16 de janeiro de 2013 www.baraodeinohan.blogspot.com [email protected] O INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE MARICÁ BARÃO DE INOHAN, RÁDIO SIDERAL E TV COPACABANA JUNTOS PELA VERDADE EM MARICÁ 5 ANOS ALEGRIA EM MARICÁ TRISTEZA EM MARICÁ Pelo menos em atrações circenses verdadeiras, Maricá começou bem o ano. Dois circos brindam a população: o Circo Montreal instalado no Esporte Clube Maricá e o Circo Barcelona Spetacular, instalado ao lado do DPO na entrada para o centro de Maricá. As atrações são as melhores possíveis! Confira nas páginas 4 e 5. Lixo, muito lixo e contradições. Prefeitura diz que encerrou contrato com a Thalis, mas a Thalis, através de nota enviada a TV Copacabana diz que a prefeitura rompeu o contrato que terminaria somente em fevereiro. Outro grande problema são os inúmeros fios que estão deixando a população em risco eminente. Quando a Prefeitura OBRIGARÁ as concessionárias de serviços públicos a acabar com essa poluição visual com perigo para a população? Confira na página 3 O Circo Montreal apresentará a GALINHA PINTADINHA a partir do dia 17. Natiane (20), a MULHER GATO é uma das atrações do Circo BARCELONA Spetacular. PREFEITURA CANCELA CONTRATO QUE SÓ ACABARIA NO DIA 06 DE FEVEREIRO

description

 

Transcript of Barão 77

Page 1: Barão 77

ANO 06 - NÚMERO 77 Maricá, 16 de janeiro de 2013www.baraodeinohan.blogspot.com [email protected]

O INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE MARICÁ

BARÃO DE INOHAN, RÁDIO SIDERAL E TV COPACABANA JUNTOS PELA VERDADE EM MARICÁ

5 ANOS

ALEGRIA EM MARICÁ

TRISTEZA EM MARICÁ

Pelo menosem atraçõescircensesverdadeiras,Maricácomeçoubem o ano.Dois circosbrindam apopulação: oCircoMontrealinstalado noEsporteClube Maricáe o CircoBarcelonaSpetacular,instalado aolado do DPOna entradapara o centrode Maricá. Asatrações sãoas melhorespossíveis!Confira naspáginas 4 e 5.

Lixo, muito lixo e contradições. Prefeitura diz queencerrou contrato com a Thalis, mas a Thalis,através de nota enviada a TV Copacabana diz quea prefeitura rompeu o contrato que terminariasomente em fevereiro.

Outro grande problema sãoos inúmeros fios que estãodeixando a população em

risco eminente. Quando a Prefeitura OBRIGARÁ as concessionárias de serviços públicos a acabarcom essa poluição visual com perigo para a população? Confira na página 3

O Circo Montrealapresentará a GALINHAPINTADINHA a partir dodia 17.

Natiane (20), aMULHER GATO

é uma dasatrações do

CircoBARCELONA

Spetacular.

PREFEITURA CANCELACONTRATO QUE SÓ

ACABARIA NO DIA 06DE FEVEREIRO

Page 2: Barão 77

2 - BARÃO DE INOHAN GERALwww.baraodeinohan.blogspot.com

CURTAS E BOAS(Nem sempre tão boas)

LIXO, LIXO, LIXO E MAIS LIXO!!!

Costura em geral – Roupas sobmedida com modelos exclusivos

Reformas – BainhasAdulto e Infantil

ATELIÊ“A ARTE DE CRIAR”

By Rosy Oliveira

9184-58713731-17679412-7936

A situação do lixo está cada vez pior. Desde omês de novembro, a população de Maricá nãotem uma coleta regular e durante os quatro anosdo primeiro governo Washington Siqueira, Maricápassou por outros três grandes problemas. Primeirofoi a Delta do Cavendish, amigo do governadorSérgio Cabral e do Carlinhos Cachoeira, depois,o retorno da Thalis, que prestou excelente serviçodurante o governo Ricardo Queiroz. A coleta erabastante regular. Somente depois das eleições em2008, a coleta entrou em colapso e o prefeitoWashington Siqueira, colocou a Thalis para correre fechou com a Delta (?).

Mas com o retorno da Thalis, nada foi comoantes.

Segundo contrato e informações obtidas juntoa secretaria de urbanismo e meio ambiente, aempresa deveria trabalhar com 12 caminhões,mas na verdade, devido a manutenções,trabalhava com 9 ou 10.

Já, segundo a empresa, a prefeitura chegoua ficar quatro meses sem pagar pelos serviços decoleta e embora o contrato atual só termine no dia06 de fevereiro, a prefeitura que está devendodois meses de coleta, reincidiu o contrato com aThalis, fazendo um contrato emergencial agoraem janeiro. Mas com que intuíto?

E agora aparece a cobrança da tal taxa delixo, segundo a prefeitura criada em 21 dedezembro de 2009 (nos assusta estas leis criadascom a Câmara em recesso), mas que nunca foicobrada.

E ainda, segundo a prefeitura, o IPTU nãoteve aumento, mas sim um reajuste de 5,84% deacordo com o IPCA, mas não seria a TAXA DELIXO UM AUMENTO CAMUFLADO?

E ainda segundo inúmeras denúncias, o IPTUaumentou sim. Muitos contribuintes estãoinformando que este aumento está variando entre20 a 30% e já temos essaconfirmação, aocomparar valores de iptus de 2012 em relação a2013.

Uma petição pública já está circulando nainternet, diversas ações populares já estãocomeçando a ser ajuizadas. Advogados já estãoentrando com pedidos de pagamento em juízo.

Uma coisa é certa: o segundo governocomeçou igual, ou pior do que o primeiro, pelomenos na insatisfação popular.

O Barão de Inohan desde já disponibiliza osespaços que se fizerem necessários para que aspartes envolvidas em nossas matérias, passemoutras informações.

MARICÁ SEM ÁGUA. POVO SOFRE!

Prefeitura de Maricá, Inea e Cedaeencontram irregularidades no manancial

do Rio Ubatiba

A ação do homem em Maricá está colocandoem risco a vida do Rio Ubatiba (foto abaixo), noSilvado – cujo manancial é responsável por boaparte da água que abastece a cidade. Adescaracterização foi constatada numa operaçãoconjunta da Prefeitura, do Instituto Estadual doAmbiente (Inea) e da Cedae na última semana.

Durante a ação de fiscalização, os técnicosencontraram construções irregulares, criação degado em local impróprio e desvio do curso naturalda água para uso particular. Todas asirregularidades estão em propriedades que, embenefício de poucos, colocam em risco um bemessencial para toda a população.

Segundo a Assessora Especial deSaneamento Ambiental, Luciana Andrade, querepresentou a prefeitura durante a inspeção, osdonos de propriedades que cercam o curso dasnascentes do rio se apropriaram da natureza,desviando a água para construção de piscinasnaturais, irrigação de plantações e assentamentode redes próprias para o consumo humano daágua.

“São interferências graves que vemacontecendo há anos e que colocam em risco avida do manancial, reduzindo a vazão naturalque chegaria à captação”, declarou Luciana, queexplicou ainda como a destruição da naturezatraz impactos que serão sentidos nos próximosanos. “A retirada da mata ciliar, por exemplo, sóserá resolvida, mesmo com o reflorestamento,depois de pelo menos cinco anos”, disse.

Ainda segundo a Assessora de SaneamentoAmbiental, a Prefeitura tomará medidas enérgicaspara coibir novas irregularidades e demolir tudoo que foi construído sem autorização.

“Não vamos permitir que a natureza continuesendo sacrificada e que se coloque em risco acapacidade de abastecimento de água. Quandofalamos de água estamos falando emsobrevivência e a prefeitura dará uma resposta àaltura para esse problema”, ressaltou,acrescentando que a parceria com o Inea éimportante, por exemplo, para multar quemdesrespeitou as legislações ambientais.

Rafael ZarôrFSB COMUNICAÇÕES

MORADORES DE SÃO JOSÉFECHAM RUA SEM SAÍDA E

PODEM EMITADOS POR DIVERSOSOUTROS MORADORES EM MARICÁ

Há cerca de um mês, os moradores datravessa Altino Nogueira resolveram se unir einstalaram um portão para controlar a entrada esaída de veículos e pessoas. A rua é sem saída,porém, alguns moradores são contra ofechamento.

Metade da travessa Altino Nogueira, no centrode São José do Imbassaí, é comércio. Lan House,Restaurante, Agência de viagens, Game House,etc. Justamente a outra metade, a residencial, foifechada.

Participando de uma reunião com a maioriados moradores no sábado dia 11 de janeiro, areportagem do Barão de Inohan sugeriu que porse tratar de uma rua sem saída, por não ser depassagem que seja feita uma outra reunião comtodos os moradores e que após essa reuniãoentre os moradores, que em havendo consenso,abra-se o portão (mantendo-o fechado apenas ànoite), busque um apoio de um vereador (e SãoJosé tem dois) e que solicite a este a criação deuma lei criando naquela rua um condomíniofechado.

Com a lei, os moradores estarão respaldadose para a prefeitura será ótimo não ter que cuidarde mais uma rua, com sua iluminação pública,manutenção, coleta de lixo e segurança. Apenasirá arrecadar impostos.

E com certeza, servirá de exemplo parainúmeras ruas de Maricá que poderão seguireste exemplo para maior segunrança dosmoradores.

CHUVEU, F....ERROU!!!

Está ficando cada vez pior o problema deenchentes nas ruas do centro de Maricá. Bastaque comece a chover para que comerciantes entreem pãnico, principalmente os localizados na praçaConselheiro Macedo Soares, Rua SenadorMacedo Soares, Athayde Parreiras e Barão deInohan.

O problema que deveria ter diminuído, se nãoacabado, após as obras na avenida RobertoSilveira (feita pela MACADAME) e tantas vezesdenunciadas pela nossa reportagem, na verdadeparece que só aumentaram.

A empresa contratada pelo governo do estadopara obras de drenagem pluvial e reconstruçãoda avenida, colocou na região central da cidade,galerias com até dois metros de diâmetro paraescoamento de águas pluviais, que desembocamno rio que passa por baixo do mercado popularsaindo atrás do colégio Carlos Magno indo para alagoa, mas que na verdade parecem que nãoforam ligados a antiga e ultrapassada rede deáguas pluvias do centro de Maricá (que data dadpecada de 50 do século passado), pois comapenas meia hora de chuva, tudo fica alagado,causando transtornos para pedestres, motoristase principalmente comerciantes que tem suas lojasinvadidas por águas de chuva misturadas comesgoto que afloram também nos dias de chuva.

A situação é tão grave que até mesmo o Postodos Motoristas que nunca teve problema deinundação, já por três vezes teve seu escritório eparte das dependências inundadas. Segundo ogerente do Posto, Sr. Laerte há mais de vinte nolocal, a água misturado com esgoto, retorna paradentro das lojas pela saída de esgotos trazendomuita sujeira e possibilidade de doenças.

Mais uma vez perguntamos: quando alguémna prefeitura terá vergonha na cara e cobrará dogoverno do estado uma reforma completa da obraporca, mal feita e cheia de erros, executada pelacriminosa MACADAME com o aval da FundaçãoDER e do governo do estado.

E olha que desde 2010 começamos adenunciar e a informar que tudo isso aconteceria,mas os incompetentes serviçais públicos queestavam à frente da secretaria de obras daprefeitura e que nem uma planta sabiam ler,ignoraram nossas informações. Ainda temos trêsanos de garantia pela obra mal feita. É só cobrar!!!

Page 3: Barão 77

POLÍTICA BARÃO DE INOHAN - 3www.baraodeinohan.blogspot.com

SURPRESA E INDIGNAÇÃO:PREFEITURA ESTÁ DEVENDO À THALIS

NOTA ENCAMINHADA A TVC PELA EMPRESA THALIS SERVIÇOS, ESCLARECE QUECUMPRIU O CONTRATO ACIMA DO QUE FOI FIRMADO.

TVC/Redação

A TVCopacabana, o JornalBarão e Inohan e a RádioSideral, a bem da verdadeabrem espaço para queempresa Thalis Serviços,responsável pela coleta doresíduos domésticos que teveseu contrato cancelado, peloprefeito alegando motivos quea prestação não estava sendofeito dentro do aceitável e poreste motivo cancelou os serviços em 08 de janeiropassado, assim como multou a referida empresano mês de dezembro, por duas vezes, nosvalores de R$ 75 mil e R$ 100 mil, multas queainda não foram pagas, pois a empresa járecorreu.

Abaixo esta a nota encaminhada a TVC ereproduzida pelo Barão de Inohan.

A empresa Thalis Transportes e Serviços Ltdae seus funcionários ficaram surpresos eindignados, ao ler a notícia veiculada em jornaise mídias sociais sobre a rescisão do contratocelebrado entre a prefeitura de Maricá, quanto acoleta de lixo no Município.

Primeiro gostaríamos de esclarecer que em6 de fevereiro de 2012 assinamos um contratocom a prefeitura para a coleta de 30.000 toneladasde lixo, com validade de um ano.

Este contrato vem sendo cumpridoregularmente, apesar da tonelagem prevista parao período de 12 meses, período do contrato, játer sido coletada nos 11 meses de contrato.

A prefeitura sabe muito bem disso e sabe,também, que já coletamos mais do que o contratocelebra, SEM NENHUM ÔNUS PARA APREFEITURA E PARA O POVO DE MARICÁ.

Gostaríamos de frisar que em momento algumnenhuma reportagem procurou nossa empresapara quaisquer esclarecimentos, como citamalgumas matérias.

Ao longo do tempo em que estamosresponsáveis pela coleta domiciliar de lixo e depoisde muito trabalho, erros e acertos, muita dedicaçãode nossos funcionários, conseguimos regularizara coleta do lixo em Maricá, foco de um problemaque se arrastava por anos e tanto afligia apopulação.

Em diversas ocasiões avisamos a prefeiturasobre a estimativa baixa que ela mesma haviafeito sobre a tonelagem de lixo coletada por ano(30.000 ton.), base deste contrato, e estávamosem um processo de negociação de um termoaditivo a este contrato para suprir o que jácoletamos a mais e para chegarmos até o dia 06de fevereiro de 2013 com respaldo técnico ejurídico.

Infelizmente fomos surpreendidos com talmatéria, onde a prefeitura diz rescindir um contratoque, na verdade, já não tem mais cobertura doobjeto.

Quanto aos fatos narrados gostaríamos deesclarecer a população que houve coleta em todosos dias fixados no contrato, principalmente no finaldo ano, onde foi mais intensiva a coleta.

Os próprios relatórios de pesagem, feitos pelaprefeitura, podem comprovar. Nossas equipestrabalharam nos turnos da tarde e noite dos dias31 e 1º., conforme informado à prefeitura.

A tal foto feita do caminhão parado em nossagaragem foi produzida na manhã do dia 1º.Evidentemente que sofremos com falta defuncionários nestes dias de festas, infelizmente.

Mas nos desdobramos para suprir essas faltase fazer os serviços de nossa incumbência.

Informamos também, que todos osquestionamentos e notificações feitos pela prefeiturano curso do contrato foram devidamenterespondidos e que sempre foram disponibilizadostodos os carros e equipamentos vislumbrados nocontrato.

Nos causa profundo pesar e indignação aforma como estamos sendo tratados, uma vezque, sempre nos colocamos como parceiros daprefeitura. Já houve ocasião de ficarmos 4 mesescom o pagamento atrasado, bancando comrecursos próprios salários e custeio. Nestemomento estamos com 2 meses de pagamentosatrasados.

Chega a ser hilária a afirmativa que nãopagaram nossa empresa por que nãoapresentamos documentos... NÃO deixamos deapresentar os documentos necessários para ofiel desempenho do processo licitatório.

Outro ponto que salta aos olhos na citadamatéria e que igualmente provoca certaindignação é a afirmativa que a prefeitura abriuum processo EMERGENCIAL para coleta de lixo.Se o contrato com a empresa Thalis vence em 06de fevereiro, porque abrir umcontrato ”emergencial” em janeiro?

Quais os interesses que estão por trás detudoisso? Essas são perguntas que deverão serrespondidas pelo Exmo. Sr. Prefeito, pelaCâmara de Vereadores, órgão fiscalizador doexecutivo, e pelo Ministério Público.

Por fim, informamos que a partir de hoje, 11/01/2013, a Thalis não é mais a empresaresponsável pelo serviço de coleta de lixo noMunicípio de Maricá. Queremos agradecer àpopulação maricaense e deixar nosso canal deatendimento sempre àdisposição. [email protected].

SEXO, DROGAS, ÁLCOOL E MUITO FUNKO TRISTE RETRATO DOS NOSSOS JOVENS NA PRAÇA ORLANDO DE

BARROS PIMENTELDepois de diversas denúncias recebidas por

redes sociais e por email, a reprotagem do barãode Inohan foi até a praça Orlando de BarrosPimentel num sábado por volta das 23:30h paraconstatar um quadro preocupante para nossosjovens: sexo, drogas, álcool (muito ́ lacool) e funkestão sendo “negociados” livremente nests local,sendo que este quadro fica alarmante por voltadas 2 horas da manhã, segundo informações decomerciantes do local.

“Meninas menores de idadem, algumasaparentando menos de 15 anos, se vendem porR$ 20 ou 30,00 nas madrugadas. Já vimos váriasvezes troca troca de casais no local”.

Com vestidos minúsculos que facilitam o sexofácil, meninas sentam no colo de rapazes e vãotrocando de parceiros, isso encostados em carros,nos bancos próximos aos brinquedos, atrás caCasa de Cultura ou no entorno do lago artificial(que está imundo).

Na rua de serviço localizada ao lado direitoda igreja de Nossa Senhora do Amparo, e que nogoverno Ricardo Queiroz, ficava fechada sendoutlizada somente por pedestres e famílias quepasseavam livremente pela praça, hoje, serve depassagem para carros com estrondosos aparelhostocando funk de letras obcenas.

Sem contar os inúmeros carros de vidro fumêque servem de motel para casais que se conhecema cada noite e transam por prazer ou por dinheiro,

e que ficam estacionados na praça, tomando contado local que deveria servir aos pedestres.

Não se vêem no local mais famílias que antespasseavam livremente, mas diversos carrosvendendo todos os tipos de bebidas alcoólicas eaté mesmo drogas, que segundo informações, sãonegociadas livremente.

Nos quase 60 minutos que estivemos no local,presenciamos realmente alguns troca troca decasais, mas sem cenas de sexo (ainda eram23:30h), muita venda de álcool, meninas comminúsculos vestidos e rapazes já bêbados,agrupamentos que segundo informações seriampara venda de drogas e muito funk rolando solto.

Mas não vimos um único Guarda Municipal,um único Policial Militar, nenhuma ação da PolíciaCivil e mesmo um Conselheiro Tutelar no local.

O quadro é triste e dizem que o fato se devepela falta de opção de lazer para os jovens.

Mas recebemos denúncias também que noslocais onde existe essa opção de lazer, o álcool eo sexo também está rolando solto, dentro e froradessas casas.

Então, será o problema não estáprincipalmente na educação que é dada na casadestes jovens?

Mas não custa pedir as nossas autoridadesuma intervenção rápida neste local e em outroslocais de Maricá que já apresentam o mesmoproblema.

GUARDA MUNICIPAL DE MARICÁ REALIZA ENCONTRO DEINTERCÃMBIO COM OUTRAS GUARDAS DO ESTADO DO RIO

De uma boaconversa nascemgrandes ideais e deboas cabeças unidas,que falam mas antesde mais nada sabemescutar, nascemgrandes trabalhos embenefício de umabriosa classe e todauma população.

Aconteceu naquarta feira dia 15 dejaneiro, na CasaDigital no centro de Maricá, o Curso Superior deComando de Guardas Municipais - Planejamentoe Gestão Municipal de Segurança Pública, com apresença de representantes de GuardasMunicipais de mais de 20 municípios do estado doRio (inclusive da capital) que vieram à Maricápara aprender e trocar grandes informações sobreSegurança Pública.

A iniciativa partiu de conversas na GuardaMunicipal de Maricá. imediatamente abraçadaspelo novo Secretário de Segurança - FabrícioBittencourt que levou ao prefeito WashingtonSiqueira que deu sinal verde para a iniciativa.

O evento que foi organizado peloCoordenador do Centro de Estudos da GuardaMunicipal de Maricá - Diego Oliveira, teve apresença do novo Comandante da GuardaMunicipal, Sr. Moretti, dos inspetores Lopes, Tellese Márcio.

Presentes também membros e comandantesde guardas municipais do Rio de Janeiro, de todasas cidades da Baixada Fluminense (a exceçãode Caxias que devido aos problemas em Xerémnão pode estar presente), de representantes deItaboraí, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Rio dasOutras e de diversas outra cidades.

O curso foi ministrado pelo Professor JoãoAlexandre do centro de Estudos em SegurançaPública e Direitos Humanos - CESDH, que emparceria com a Guarda Municipal de Maricá,organizaram o curso.

Foram discutidos Os 5 desafios da GestãoQualificada na Segurança Publica Municipal, aReorganização Jurídica e Administrativa deGuardas Municipais, Os Caminhos e Descaminhosda Liderança. O curso terminou com uma oficinade análise de Problemáticas Institucionais.

Parece que agora nossa Guarda Municipalterá o valor e o reconhecimento merecido.

Inspetores Márcio e Telles, ComandanteMoretti, Professor João Alexandre, Insp. Lopese Diego Oliveira, Coord. do Centro de Estudos.

Não perca, dia 26 dejaneiro às 17 horas, noEsporte Clube Maricá, a

final do concurso GATA EGATO VERÃO 2013.

Entrada Franca

Page 4: Barão 77

6 - BARÃO DE INOHAN LAZERwww.baraodeinohan.blogspot.com4 - BARÃO DE INOHAN cidadewww.baraodeinohan.blogspot.com

Foram mais de 20 mil atendimentosem três meses e meio

Aberta à população há dois meses, a Unidadede Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Maricá,em Inoã, ultrapassou os 20 mil atendimentosprestados à população desde a sua inauguraçãona reta final da campanha eleitoral, no dia 20 desetembro com a ilustre presença do governadorSérgio Cabral e sua corte que aqui vieram para“prestigiar” o prefeito Washington Siqueira.

A UPA de Maricá que teve uma série de pais,teve suas obras paralisadas por quase dois anos.Em março de 2012, a reportagem do Barão deInohan esteve presente ao então esqueleto daobra e pode constatar o total abandono pelopoder público municipal.

Apesar das matérias que denunciavam odescaso, a prefeitura nada fez. O então DeputadoEstadual Hélcio Ângelo (PSD) resolveu tomarpara si a responsabilidade após ler as denúnciasdo Barão de Inohan e entrar em contato comnossa redação.

Foi até o local, constatou o abandono eimediatamente procurou o então Secretário deSaúde Sérgio Cortes que prometeu a retomadadas obras pelo governo do estado no início demaio.

Enquanto isso, em abril, a reportagem doBarão de Inohan recebia novas denúncias sobreo local, que estaria virando ponto de venda econsumo de drogas, prostituição e moradia desem tetos.

Indo ao local, pudemos constatar todas asdenúncias e mais uma vez o poder municipal aoser contatado, nada fez. Coube a nossareportagem procurar então o Capitão baptista,comandante da 4ª Cia do 12º BPM que deimediato passou a policiar o local 24 horas pordia acabando com os problemas.

No início de maio, cumprindo sua promessa,o Secretário Sérgio Cortes enviou para Maricá aempresa que retomaria as obras da UPAdeixando-a pronta em início de setembrocumprindo o papel fundamental de reforçar aqualidade dos serviços de urgência e emergênciaem Maricá.

A UPA maricaense obteve já no primeiro mêsde atendimento, num prazo recorde entre asdemais UPAs da região, a habilitação concedidapelo Ministério da Saúde para receber recursosdos governos federal e do estado paramanutenção da unidade. Para emitir a habilitação,o ministério envia equipes técnicas às instalaçõesda UPA, sem data marcada, para acompanharos procedimentos realizados e avaliar a qualidadedo funcionamento.

O balanço dos primeiros meses é portanto,bastante satisfatório segundo a OS que administraa UPA, dando uma ajuda substancial à combalidasaúde de Maricá e isso se reflete na satisfação dapopulação.

Administradora da UPA de Inoã - BárbaraNogueira, destaca a realização de cursos decapacitação, por meio de um grupo de educaçãopermanente aos 250 funcionários que compõemo quadro da unidade.

“Observamos a necessidade de umenquadramento profissional da equipe, quepossuia um perfil mais ambulatorial e menossocorrista, que é a nossa prioridade na UPA”falou Bárbara em matéria publicada no dia 02 dedezembro no jornal O Fluminense.

Nesta mesma matéria, a reportagem ou falouuma inverdade ou foi induzida ao erro pela antigae péssima administração anterior da Secretariade Saúde, pois em certo trecho, mencionam queo SUCESSO DA UPA, DEVE-SE AO GEREN-

UPA DE INOÃ REFORÇA ATENDIMENTO MÉDICO EM MARICÁCIAMENTO FEITO PELA PREFEITURA QUEPRIORIZA A HUMANIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS,o que sabemos que é uma grossa mentira (esperamosque agora com Dra, Janete Valadão, as coisas mudem),pois o tal Malta Carpi, ex-secretário de saúde, moradorde Itaperuna, que responde a processo de desvios deverba da saúde naquele município, aqui conseguiuliquidar com os postos de saúde e com nosso pobrehospital, deixando a saúde de Maricá como a terceirapior do estado segundo dados do SUS, atrás de 89municípios, a maioria sem nenhum recurso dos royaltiesdo petróleo.

O gerenciamento da UPA de Inoã é do GOVERNODO ESTADO DO RIO e NÃO DA PREFEITURA DEMARICÁ.

FUNCIONAMENTO 24 HORASPor ser uma unidade que prioriza atendimentos de

urgência e emergência, a UPA possui em seu quadromédico apenas clínico e pediatra e não ofereceespecialidades como ortopedia, neurologia edermatologia. Mas quem tiver problemas dentáriospoderá resolvê-los na UPA, que possui uma equipe deodontólogos no local.

“Essa é uma questão inerente ao sistema das UPAque a população precisa estar ciente. Aqui nãorealizamos tratamentos de doença. Somos uma unidadeque tem o objetivo de estabilizar os casos de emergênciae urgência”, informou Bárbara na mesma reportagem,dizendo também que 60% dos casos acolhidos nestaunidade são de menor gravidade. “A maior parte dosatendimentos prestados são ambulatoriais e poderiamser resolvidos e acompanhados pelos postos de saúde.Mas não deixamos de atender ninguém por conta disso.”

Outra particularidade da UPA mencionada pelaadministradora na reportagem feita pelo jornal OFluminense, para acompanhar a qualidade doatendimento é o monitoramento feito por câmeras ligadas24 horas e instaladas em diversos pontos da UPA. Comisso pode ser observado a movimentação de entrada, afila de atendimento, os funcionários que faltaram e se háfuncionários fora do seu setor. Os funcionários utilizamuniformes padronizados, com cores diferentes de acordocom cada setor.

PRIORIDADE PARA CASOS GRAVESUm dos desafios enfrentados pelas equipes diz

respeito ao atendimento à população quanto ao sistemade prioridade de atendimento. A UPA não trabalha porordem de chegada. Os pacientes sçao classificados deacordo com a gravidade de seu caso. Quem estiver emrisco de morte será atendido primeiro, mas ninguémsairá da unidade sem ser acolhido. A UPA resolve 99%dos casos. 1% são pacientes transferidos para hospitaisde acordo com a determinação da central de regulaçãodo estado.

Casos graves como Acidente Vascular Cerebral(AVC), infarto e complicações hemorrágicas sãodirecionadas para a chamada “Sala Vermelha” que éuma unidade semi-intensiva. Nesse espaço constituídopor quatro leitos, a equipe médica tem à disposiçãomodernos equipamentos médicos que permitemmonitorar a saúde dos pacientes, como monitorescardiácos, além dos aparelhos como desfribilador,eletrocardiograma, respiradores e aparelho móvel deraios X. A UPA possui também uma sala de observaçãopediátrica destinado a crianças com pneumonia, doresabdominais entre outros casos de urgência. Possuitambém três leitos com omonitor cardáico.

Na UPA, as equipes preparam os medicamentosorais e intravenosos e faz nebulizações, caso sejanecessário.

Enquanto a UPA funciona muito bem, na noite do dia14 de janeiro, dois médicos do Hospital Conde ModestoLeal foram a 82 DP fazer um boletim de ocorrênciainformando que não tinham condições mínimas detrabalho. Até quando?

O circo é uma expressão artística, parte da culturapopular, que visa a diversão e o entretenimento dosespectadores.

Há referências sobre o circo desde a antiguidade.Durante o Império Romano, por exemplo, grupos depessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua,nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenasdestinadas às apresentações (anfiteatros).

Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas deteatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidadesda Europa com suas apresentações.

Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou oformato que temos atualmente. Neste ano, o inglês PhilipAstley organizou as apresentações circenses, destinandotambém uma tenda de lona para as apresentações. Estasseriam itinerantes (com mudança constante do local deapresentação).

Embora enfrentem um período de crise na atualidade,os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões

do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços,shows musicais, malabaristas, mágicos e trapesistas.

Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso noscircos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.

Você sabia? Comemora-se em 27 de março o Dia doCirco. É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nestadata, no ano de 1897.

E Maricá, neste mês está sendo brindada com doissensacionais circos presentes no centro de Maricá.

O BARCELONA SPETACULAR que existe há quase 30anos, está instalado na Avenida Francisco Sabino da Costaao lado do DPO Central - local tradicional de exibiçõescircenses, e ficará aqui em Maricá até o final do mês, comapresentações às segundas, quintas e sextas feiras às 20:30h,sábados e domingos com duas exibições, às 18:30h e 20:30h,com apoio da Mister Mônaco Agropecuária.

Com diversas atrações que incluem o palhaço Bolinha,malabaristas, mágico, equilibristas, destacam-se oengraçadíssimo “Michael Jackson”, o Homem Aranha que

gira no espaço sem nenhuma proteção e sem estar preso a qualquer corda ou equipamento desegurança e a bela e incrível Mulher Gato. Os ingressos custam R$ 10,00.

CIRCO BARCELONA SPETACULAR ANIMA MARICÁ

Natiane de OliveiraMelo (20), nasceuem Vitória (ES), éfilha de paiscircenses e já andoupor boa parte doBrasil.Ela começou com 5aninhos a participardo picadeiro e há 5anos tornou-se aMULHER GATO.Natiane é irmãgêmea de Natiele,que tambémtrabalha no circocomo dançarina.

Além dedançarmuito,

esteMichael

Jacksoné muito

engraçadoe

bastanteenrolado!

O HomemAranhamostratodos osseuspoderesficandosuspensono ar semnenhumaproteção!

Page 5: Barão 77

CIDADE BARÃO DE INOHAN - 5www.baraodeinohan.blogspot.com

DEPOIS DE CINCO ANOS, CIRCO MONTREAL RETORNA À MARICÁA VERDADEIRA GALINHA PINTADINHA ESTARÁ PRESENTE A PARTIR DO DIA 17Eles voltaram para alegrar a população de

Maricá. A última vez que estiveram aqui foi em2008 e agora voltaram cheios de novidades.

Com estréia na sexta feira dia 11 de janeiro, atrupe do Circo Montreal apresentou númerosfantásticos com os palhaços Minhoquinha eFrusketa, com o incrível Homem Sapo, com omagnífico mágico Alexandre Herbet e sua partnerNathaly, com Adriano Junior e Lucas no Globo daMorte e o sensacional malabarista ThiagoCampello. Nas sessões do domingo dia 13, a trupefoi acrescida da também malabarista e irmã de

Thiago (por parte de mãe), a jovem Jéssica Savalla(filha do maior palhaço do Brasil, o Carequinha.Jéssica de apenas 17 anos, deixou o públicoboquiaberto com sua exibição. Ela estará presentenas sessões dos sábados e domingos.

Quem também integrará a trupe do CircoMontreal a partir da sessão do dia 17 de janeiro,é a Turma da GALINHA PINTADINHA (oficial),que farão um show no segundo bloco deapresentação.

O Circo Montreal que tem 32 anos de

O palhaço Minhoquinha faz questãode recepcionar a criançada que chega

ao Circo Montreal

Ricamente decorado, a praça de alimentação do Circo Montreal recebetodos com muitas opções, higiene e conforto

A jovem Rafaela curtiu o grande show dos artistasdo Circo Montreal e saboreou uma deliciosa BatataFrita da praça de alimentação do Circo, servida por

Nathaly, partner do mágico Alexandre Herbert

O jovemmalabaristaThiagoCampello éuma dasgrandesatrações doCircoMontreal

de janeiro.As apresen-tações são às segundas, quintas e sextas

feiras às 20:30h e aos sábados e domingos às 18:30h e às20:30h.

existência e nasceu na cidade de Duque de Caxias, pertencea uma família circense de origem italiana e alemã.

Sr. Moacir Vilson Vilela (68), nascido dentro do circo,é opaizão da trupe. Ele pertence a tradicional família Robatini,que deu origem há vários circos aqui no Brasil. É casadocom D. Marize Adam Vilela, mamãe do palhaço Minhoquinha(Cássio) e do mágico Alex Herbert.

O Circo Montreal já viajou por inúmeras cidades daBahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio deJaneiro.

Eles ficarão aqui em Maricá até a segunda feira dia 28

Casa semprecheia emtodas assessões.

O palhaçoFrusketasempre muitoatenciosocom acriançada.

Page 6: Barão 77

6 - BARÃO DE INOHAN LAZERwww.baraodeinohan.blogspot.com6 - BARÃO DE INOHAN HISTÓRIAwww.baraodeinohan.blogspot.com

A HISTÓRIA DE MARICÁOferecimento: Supermercado GOL resgatando a História de Maricá

VVocê sabe como surgiu o nome do seu

bairro? Quais são as espécies da fauna e flora dacidade? Essas e outras curiosidades estão namostra “Dos Passos de Anchieta, Apóstolo doBrasil, à Nova Maricá”, na Casa de Cultura, noCentro. A exposição – com fotos, mapas e textosdos 428 anos de história de Maricá – foi lançadano dia 24 de maio em comemoração pelos 198anos de emancipação política de Maricá e ficaráaberta até o final de julho. A entrada é gratuita. Apartir do reinício das aulas, em agosto, estaexposição será itinerante, indo a vários colégiosde Maricá, acompanhada por um teatro defantoches que contará a história de Maricá.

A exposição é fruto de uma parceria entre aSecretaria Municipal de Cultura, sob o comandodo escritor e pesquisador Ricardo Cravo Albin, ea Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo,dirigida por Celso Cabral.

A mostra foi organizada pela curadora earquiteta Renata Gama, com apoio da historiadoraMaria Penha de Andrade e Silva (que há mais de30 anos pesquisa as origens da cidade). Segundoa curadora, a pesquisa permitiu contextualizar ahistória da cidade com os acontecimentos doBrasil. “Essa exposição exigiu um intenso trabalhode consulta aos acervos do Mosteiro de SãoBento, IBGE e das Bibliotecas Nacional e doEstado”, destaca Renata, que também teve oapoio do professor Paulo Sérgio Gonçalves.

Viagem no tempoNa exposição, o público faz uma viagem no

tempo começando em 1584 com a chegada dopadre José de Anchieta até os dias atuais comfotos de obras importantes como o Mercado dasArtes e o Terminal Rodoviário de Itaipuaçu.

São 14 banners com imagens antigas domunicípio, como a dos escravos na Fazenda daSerrinha (hoje bairro Manoel Ribeiro), em 1894;do primeiro calçamento da cidade na Rua Ribeirode Almeida, no Centro, na década de 40; e docasamento do ex-vereador Francisco Sabino daCosta, que dá nome a uma via principal na regiãocentral da cidade.

Logo na entrada da Casa de Cultura, osvisitantes irão conhecer a vista panorâmica doCentro, de 1889, quando Maricá foi elevada acategoria de cidade por Francisco Portela,presidente da Província do Rio de Janeiro. Naimagem, a lagoa de Araçatiba chegava até aoterreno da Igreja Nossa Senhora do Amparo.

Nesta edição:A História do municípioúltima parteSéculo XX e Século XXI A 200 mts da Viação Nossa Senhora do Amparo - Tudo em 3 x sem juros

1947 – Construída na oficina de Rodrigo Rangel,foi lançada ao mar a maior Canoa construída emMaricá. Ela media 15,60m de comprimento, 1,80mde largura e 1,10m de altura.1948 – Patrocinado por fazendeiros e empresáriosda cidade, o padre Joaquim Antônio de CarvalhoBatalha, juntamente com o arquiteto, artista eprofessor Adail Bento Costa iniciaram uma grandeobra de restauração e acréscimos na Igreja deNossa Senhora do Amparo.1950 – Implantação do segundo maior loteamentoda América Latina, o Jardim Atlântico em Itaipuaçu,com 24.000 lotes, realizado pela EmpresaCominat, sob a direção do Sr Paulo Menezes.1952 – Reinauguração da Igreja Matriz, com afinalização das obras da torre que ganhou mais14 metros de altura e a construção de anexoslaterais à edificação.Também em 1952, com quatro veículos, JacintoLuiz Caetano deu inicio oficialmente ao transporterodoviário em Maricá.1953 a 1955- Obras para a construção do GrupoEscolar Elisiário Matta.1964 – Desativação da Estrada de Ferro Maricá.1967 - Primeira ambulância de Maricá1995 - No dia 31 de dezembro é criada a PRProduções, na época OP Produções comOldemar Bandeira e Pery Salgado que viria aser uma das maiores produtoras de evento deMaricá, atuante até hoje.1997 - O Padre Manoel celebrou na Praia deAraçatiba uma missa campalem homenagem aos 400 anos da morte do PadreJesuíta José de Anchieta, o grande Apóstolo doBrasil.1999 - 21 de agosto, acontece a primeira ediçãodo Festibal de Voz e Violão de Maricá que viriaem 2004 a se tornar o FESTIVAL NACIONALDE VOZ E VIOLÃO.2000 - Acontece em janeiro a primeira edição doGarota Maricá na praia de Ponta Negra.2000 - Acontece a segunda edição do Festivalde Voz e Violão no mês de outubro.

Século XXIO século XXI chegou trazendo o reflexo deinúmeras transformações mundiais na nossacidade e problemas tabém de uma cidade emcrescimento.2001 - Ricardo Queiroz toma posse como prefeittodecretando estado de calamidade pública pelasfortes chuvas na passagem do ano2001 - Acontece a terceira edição do Festival deVoz e Violão no mês de novembro que passariaa ser marca do festival. Começam a concorrermúsicos de vários locais do Brasil e grande nomesda nossa MPB.2003 - Maricá começa timidamente a receberajuda de royalties. É lançada a revista Encontros.2004 - Ricardo Queiroz é reeleito com 1/4 dosvotos válidos e grande rejeição, mas o suficientepara entra para a história como o primeiro prefeitoreeleito de Maricá, dessa vez pelo PMDB.2004 - O Festival de Voz e Violão de Maricápassa a se chamar FESTIVAL NACIONAL DEVOZ E VIOLÃO e entra para o calendárionacional de fstivais do Brasil2004 - Em dezembro é lançado oCULTURARTEEN com o número ZERO.

2005 - Ricardo Queiroz toma posse no seusegundo mandato e em janeiro sai o número 1 doCULTURARTEEN.2007 - É autorizada a construção do terminalrodoviário de Itaipuaçu. Começam as obras doShopping Inoã Center que viria abrigar osupermercado Rede Economia e outras tantaslojas.2008 - É lançado o CULTURARTEEN ON LINE,o primeiro dos 16 blogs da PR Produções2008 - Depois de inúmeras tentativas, WashingtonSiqueira, o Quaquá ganha as eleições e aparececomo o “Salvador de Maricá”. Foi eleito com erecorde de 4/5 dos votos válidos.2009 - Washington Siqueira toma posse paradelírio do povo maricaense e até mesmo daoposição. Muitas esperanças foram depositadasno novo governo, mas o prefeito já começabrigando com o governo do estado e com aCEDAE.2009 - é lançado o Barão de Iniohan2009 - Com pouco mais de oito meses de governo,as coisas não acontecem como o povo gostaria eproblemas começam a afligir a populaçãobaixando a popularida do governo.2010 - Dias 05 e 05 de abril Maricá é assoladapor trombas d´’agua causando mortes e grandesprejuízos em todo o município. Ponte da Mumbucaé condenada e demolida em 2012, mas só foiinaugurada em agosto deste ano.2011 - População de Itaipuaçu se revolta com oprefeito e invadem a prefeitura. Governo tem seupior momento. Grandes manifestações em todo omunicípio pedem sua saída.2011-Começam a chegar grandesempreendimentos imobiliários e novas grandsempresas para Maricá, mudando o quadroeconômico.2012 - Com uma rejeição beirando índiceshistóricos de 75%, prefeito vai reconquistandoconfiança da parte da população suficiente paraser reeleito na mais disputada eleição da históriade Maricá. Grandes lojas chegam ao município,tais como Habib’s, Casa e Video e Americanas.Trânsito de Maricá fica insuportável e cidadecresce desordenadamente.2013 - 1º de janeiro, prefeito toma posse paraseu segundo mandato promtendo 4 anos de muitoprogresso para Maricá.

O COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estadodo Rio de Janeiro) que está sendo construído emItaboraí acelerou ainda mais estas transformações

e motivou diversos investimentos no nossomunicípio. Grandes empresas já se instalaram nacidade, gerando empregos e desenvolvimento.Outras estão vindo.A atual Gestão Municipal está de portas abertaspara estas mudanças e para acolhê-las, está sepreparando e investindo muito em Obras Públicase numa Gestão Administrativa Moderna, que inclui:

· A criação da maior Unidade deConservação Ambiental Municipal doEstado;

· Maricá Cidade Inteligente - Internetpública e gratuita para toda a cidade;

· Memória Digital – Transformação detodo o acervo de 4 milhões dedocumentos em arquivos digitais queficarão acessíveis pela Internet;

· Processos digitais – agilidade naabertura e na tramitação dos processoson line;

· Capacitação permanente dosServidores;

· Conquista da expansão dofornecimento de água e da coleta deesgoto;

· Utilização das melhores técnicas depavimentação em 70 Km das principaisavenidas e ruas;

· Novo Terminal Rodoviário de Itaipuaçuconstruído pela Viação Nossa Senhorado Amparo em cumprimento dasnormas previstas na concessão daslinhas;

· Projeto do novo Hospital Municipal jáaprovado no Ministério da Saúde;

· Implantação da UPA de Inoã ;· Georeferenciamento – O município foi

todo fotografado por satélite, gerandoum mapa quadriculado muito importantepara a regularização fundiária e deimpostos entre outros benefícios;

· Apoio ao Projeto do Polo Naval deJaconé

. Construção do Resort que poderágerar mais de 10 mil empregos diretose indiretos.

É esta Maricá que tanto buscamos.Esperamos ter ajudado ao mostrar a história

de Maricá.(Informações sobre o século XXI, arquivo

da PR PRODUÇÕES)

O BARÃO DE INOHAN ano 06 nº 77 - 16 de janeiro de 2013 Propriedade PR PRODUÇÕES. Criação: Eng. José Pery Salgado. Edição: Rosemery Salgado Jornalista Responsável: Edison Torres (R.P. 385 DRT-PA) Impressão:A Tribuna RJ. Distribuição Gratuita e Dirigida ao público de Maricá. CULTURARTE, Culturateen, Culturartween e CulturartKids são marcas de propriedade da PR Produções. Edição mensal. As matérias assinadas são deresponsabilidade exclusiva de seus autores. Contatos: (21) 9281-4037 [email protected] INFORMATIVO ESPÍRITA, CULTURARTE, JORNAL DA MICROLINS, INFORMATIVO FRK, INFORMAÇÃO COMPLETA eINFORMATIVO PRofissionalizar, PRETO NO BRANCO, MAIS UM, CADERNO E e o BARÃO DE INOHAN são criações de Pery Salgado. Tiragem 4000 exemplares.

Page 7: Barão 77

EDUCAÇÃO BARÃO DE INOHAN - 7www.baraodeinohan.blogspot.com

Prof. Marlon Mencari FelixCoordenador Pedagógico

do Colégio HMS

Como escolher a escola para osseus filhos?

# Biblioteca;# Sala de audiovisual;# Laboratório de ciências;# Laboratório de informática;# Casa da boneca (para o infantil).

> A escola proporciona atividades extracurriculares:# Excursões;# Palestras e seminários;# Organiza eventos e comemorações para a família.

> A escola proporciona lazer e desportos:# Há estrutura para jogos e brincadeiras;# Os brinquedos, das salas de aula e do parque, sãoseguros;# Quadra poliesportiva;# Escolinha de diversos desportos;# Dança: Ballet.

O HMS é uma Escola que, inteira - da portariaaos zeladores, da recepção à direção, passando porprofessores e coordenação -, visa ao bem-estar dosalunos, garantindo-lhes a liberdade de pensamentoe de expressão, e trabalha junto às famílias peloresgate e propagação dos ideais pacifistas e dosvalores éticos tão necessários à convivência, àtransformação e à sobrevivência da sociedade.

Além de debaterquestões práticas, comopreço e localização, afamília costuma mergulharnum mar de dúvidas equestionamentos, na ânsiade optar pela melhorescola para os filhos. Essecostuma ser, para amaioria, um período deangústia e peregrinação,sempre acompanhado da

pergunta: Como fazer a escolha certa?

Nessa hora, é preciso colocar na balança questõesimportantes como transporte, preço e atividadespedagógicas, dependendo dos anseios de cada família.Se a prioridade é que seus filhos tenham uma boaformação e que eles sejam preparados para serem bemsucedidos no mercado de trabalho e que, acima de tudo,sintam-se bem no ambiente escolar, o preço não deveriater tanta importância. Lembrem-se daquele velho ditado:“O barato sai caro”. É preciso que a escola dêimportância ao desenvolvimento do raciocínio, dopensamento criativo e do senso crítico e às relaçõesinterpessoais, a fim de propiciar a inserção dos alunosna sociedade dando-lhes condição de melhorá-la.

Se vocês são pais que valorizam o cuidado, adisciplina, ver alegria no rosto de seus filhos e se, ao finaldo Ensino Médio, sua meta principal é ver os filhos nasmelhores universidades, eis aqui bons motivos paraescolherem o HMS:

> A escola apresenta um projeto pedagógicodefinido;> Formação humanista, pensamento criativo e sensocrítico;> Valorização da Literatura e demais Artes;> Proporciona o desenvolvimento do potencialartístico do educando;> Professores qualificados;> Profissionais em constante reciclagem;> Material didático de qualidade;>Profissionais deapoio (orientadores, psicopedagogos e outros)contribuem para com o processo de ensino-aprendizagem;> Trabalha a importância do cumprimento dasregras;> Procura sempre fortalecer o diálogo e a parceriaentre escola e família;> Faz valer uma eficaz política anti-bullying;> Os profissionais da escola estão sempre atentospreocupados com o bem estar e a inclusão dosalunos que apresentem alguma dificuldade;> Trabalha as necessidades dos alunos de formaindividualizada;> Orienta, também, para o vestibular.> Prepara seus filhos para o mercado de trabalho;> A escola apresenta estrutura física adequada parafavorecer e fortalecer a formação e o aprendizadodas crianças e adolescentes:

Page 8: Barão 77

6 - BARÃO DE INOHAN LAZERwww.baraodeinohan.blogspot.com8 - BARÃO DE INOHAN 16 DE JANEIRO DE 2013www.baraodeinohan.blogspot.com

CURSO DE MODELOS E MANEQUINS NO ESPORTE CLUBE MARICÁ

com Thayná Moraes

Informações tambémpelo cel: 9281-4037

Já estão abertas as inscrições para o curso de modelos e manequins no ECM.Todas as informações poderão ser obtidas na secretaria. O curso é aberto a todas asidades, a partir dos cinco anos, ambos os sexos. Estamos precisando de modelos plussizes e da melhor idade. No curso, os alunos aprenderão tudo sobre postura, desfile,ensaios fotográficos, farão aulas práticas, receberão vasto material para estudo impressoe on line, participarão de ensaios, desfiles, terão duas avaliações intermediárias e aformatura, onde receberão as devidas informações para sua profissiona-lização.

Como sentar, como andar, como se comportar, aulas de etiqueta, postura e fala(técnicas de locução).Presença de pessoas ligadas ao meio. Venha participar e façaparte do mundo da moda!

Aulas semanais com duas horas de duração. Turmas pela manhã e a tarde. Estamosesperando você. Vagas limitadas!

MUSA DO CARIOCÃO 2013

Estão abertas as inscrições para oconcurso MUSA DO CARIOCÃO2013. As inscrições poderão serfeitas na loja EUPHORIA em frenteà LBV, preenchendo a ficha deinscrição e pagando uma taxa deinscrição no valor de R$ 30,00que dará direito a uma sessão de10 fotos com trajes do seu time(trajes não incluídos).O concurso Musa do cariocãoserá pela internet e a votaçãocomeçará logo após ao carnaval.As inscrições terminam no dia 16de fevereiro e a idade mínimapara participação é de 13 anos.

AVISO AOS ASSOCIADOS DOESPORTE CLUBE MARICÁ

Comunicamos a todos os sócios que a partir de 01 de janeiro de2013, o valor das mensalidades serão reajustados como segue:Sócios Proprietários: Pagamento até dia 10 do mêssubsequente ao mês da referência - R$ 35,00 (trinta e cincoreais) - Pagamento após o dia 10 do mês subsequente ao mêsda referência = R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)Sócios Contribuintes: - Pagamento até dia 10 do mêssubsequente ao mês da referência - R$ 45,00 (trinta e cincoreais) - Pagamento após o dia 10 do mês subsequente ao mêsda referência = R$ 55,00 (quarenta e cinco reais) A Diretoria