Barquinha viva 23

28
Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha | # 23 | Dez 08 | Distribuição Gratuita BARQUINHA VIVA FUTURO CENTRO ESCOLAR APOSTA NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

description

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 23, de Dezembro de 2008. Publicação oficial do Município de Vila Nova da Barquinha.

Transcript of Barquinha viva 23

Page 1: Barquinha viva 23

Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha | # 23 | Dez 08 | Distribuição Gratuita

BARQUINHA VIVA

FUTUROCENTRO ESCOLARAPOSTA NA CIÊNCIAE TECNOLOGIA

Page 2: Barquinha viva 23

p_ 2 3p_

FICHA TÉCNICA

DIRECTORMiguel Pombeiro, Presidente da Câmara

[email protected]

COORDENADORPérsio Basso

Gabinete de Informação e Relações Públicas [email protected]

Colaboraram neste número:Carlos Vicente, Flávio Queirós, José Alfredo Lopes, Lurdes Gil, Rui Constantino Martins

PROPRIEDADEMunicípio de Vila Nova da Barquinha

Praça da República2260-411 Vila Nova da BarquinhaTel.: 249 720350 Fax: 249 720368

[email protected]

TIRAGEM4000 ex.

IMPRESSÃOGráfica Almondina

DEPÓSITO LEGAL n.º 181747/02

SUMÁRIO

Pérsio Basso

PB

O Municípiode Vila Nova da Barquinha

deseja-lhe Boas Festas!

4 > ESCOLA DE EXCELÊNCIAEm 2009 começa a ganhar forma o novo Centro Escolar de Vila Nova da Barquinha. O conceito é pioneiro no país. Uma escola que integra um Centro Ciência Viva. É um projecto educativo de excelência que aposta no ensino experimental da ciências.

13 > NOVO CENTRO DESPORTIVOA Atalaia vai tornar-se na capital desportiva do concelho. O actual campo de futebol vai dar lugar a um relvado sintéctico, com novos balneários, bancadas e outras infra-estruturas para apoio à práctica desportiva.

14 > O TEJO FOI O PALCOAnimação de rua, concertos, teatro, recriações históricas e espectáculos multimédia fizeram do programa de promoção do Parque Almourol um dos maiores eventos culturais de sempre no concelho. Este Verão, o Tejo foi o palco.

16 > FESTASO concelho esteve em festa em Junho. O Barquinha Parque engalanou-se para receber os vários milhares de visitantes que se deslocaram a Vila Nova da Barquinha. Veja a foto reportagem.

25 > 10 ANOS A NADARA escola de natação municipal assinala 10 anos de actividade. Uma década ao serviço dos municípes, promovendo a saúde e bem estar através do desporto.

4

14

25

16

Page 3: Barquinha viva 23

p_ 2 3p_

Miguel PombeiroPresidente da Câmara Municipalde Vila Nova da Barquinha

UM BOM 20092009 marcará no terreno o início de uma nova fase de investimentos há muito preparados pela Câmara Municipal, mas que só agora começam a ter definido o seu respectivo financiamento.De facto, em 2009 o Município começará a ter acesso aos Fundos Comunitários do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) possibilitando a realização de projectos há muito ambicionados pela autarquia.Entre eles, destaco alguns nas áreas da educação, desporto e acessibilidades.O Centro Escolar Ciência Viva começará em 2009 a sua construção, prevendo-se que o ano lectivo 2010/2011 se inicie nesta escola de excelência, que junta as condições excepcionais das instalações à existência de um Centro de Ciência Viva que tem como público alvo as crianças, conjugado com um projecto educativo fortemente valorizador do ensino experimental das ciências.A qualidade do projecto, a colaboração da Universidade de Aveiro através do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa aliadas ao empenho e entusiasmo dos professores fará deste Centro Educativo um equipamento de referência. Ainda na Educação, uma referência para o início dos trabalhos da requalificação do jardim-de-infância de Moita do Norte, que arrancam em breve.A remodelação da ex EN3, há tantos anos ambicionada, alterará também radicalmente uma das entradas principais do concelho, transformando-a em arruamento, conferindo-lhe outra dignidade urbana e segurança que agora manifestamente não tem.Ainda no âmbito das acessibilidades, prevê-se a reabilitação de diversos arruamentos degradados, em especial no Cardal, Matos, Vale Seixo, entre outros locais.Por último, referência à concretização da 1ª fase do futuro Centro Desportivo Municipal na Atalaia, prevendo-se o arrelvamento do campo de futebol existente, ampliação dos balneários, construção de uma pequena bancada e substituição das vedações.Estes são alguns dos primeiros projectos a concretizar com apoio dos Fundos Comunitários, que assinalam uma nova fase de investimentos na concretização de uma estratégia que conduzirá o concelho de Vila Nova da Barquinha, num futuro de médio prazo (2015/2020), a um novo patamar de desenvolvimento económico e social.Considerando a época do ano que atravessamos aproveito a oportunidade para desejar a todos um Santo Natal e um 2009 com saúde e repleto de realizações.

EDITORIAL

"Estes são alguns dos primeiros projectos a concretizar com apoio dos Fundos Comunitários, que assinalam uma nova fase de investimentos na concretização de uma estratégia que conduzirá o concelho de Vila Nova da Barquinha, num futuro de médio prazo (2015/2020), a um novo patamar de desenvolvimento económico e social."

Page 4: Barquinha viva 23

p_ 4 5p_

Município e UA preparam futuro Centro Escolar Ciência Viva

CIENTISTAS DE PALMO E MEIO

EDUCAÇÃO

A areia é uma rocha? Todos os objectos flutuam em água? Estas e outras questões relacionadas com a ciência foram respondidas pelos alunos do 1.º Ciclo de Vila Nova da Barquinha e Cardal, no dia 22 de Outubro, durante as actividades de formação de professores no âmbito do futuro Centro Escolar Ciência Viva, promovidas pela Câmara Municipal, através da Universidade de Aveiro (UA).O conceito é pioneiro no país. Uma Escola que integra no mesmo espaço um Centro Ciência Viva é a aposta do Município de Vila Nova da Barquinha. O projecto para a construção do novo Centro Escolar, nos terrenos do antigo campo de futebol de Vila Nova da

Barquinha, está concluído. O concurso público está lançado. Entretanto, continua a formação intensiva dos recursos humanos até ao próximo mês de Dezembro.O projecto da nova escola pretende constituir-se como um equipamento educativo de referência (nomeadamente pela criação de ambientes integrados de educação em ciências), não só pela qualidade dos espaços como pelas práticas pedagógicas a induzir. É neste âmbito que se enquadra a oficina de formação “Educação formal e não formal em ciências: abordagens didácticas integradas para os primeiros anos de escolaridade” para os professores do 1º CEB de Vila Nova da Barquinha.

Ana Rodrigues, Fernanda Couceiro e Isabel Bartolomeu, do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da UA, formam a equipa de docentes responsável pela preparação dos 17 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes aos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova da Barquinha e de Praia do Ribatejo. Esta equipa da UA especializada no 1.º Ciclo é responsável pelo programa de formação em curso, na área das Ciências, com duração de 126 horas, iniciado no ano lectivo 2007/2008. “As sessões individuais coadjuvadas têm como objectivo desenvolver nos formandos o gosto pela Ciência”, explica Ana Rodrigues, doutoranda em

Fotos: Pérsio Basso

As acções de formação de professores pretendem lançar

bases para implementar um vasto leque de actividades com conteúdo científico, interdisciplinar, na sala de

aula, e que realcem a importância da ciência no quotidiano.

Page 5: Barquinha viva 23

p_ 4 5p_EDUCAÇÃO

Didáctica das Ciências. “Pretende-se com a construção do Centro Escolar de Vila Nova da Barquinha fazer a união de um espaço de aprendizagem formal, que é a escola, com um espaço não formal, como o Centro de Ciência Viva, que estará aberto à comunidade. Para concretizar este projecto é fundamental apostar também na formação dos recursos humanos” acrescenta. As acções de formação pretendem lançar bases para implementar um vasto leque de actividades com conteúdo científico, interdisciplinar, na sala de aula, e que realcem a importância da ciência no quotidiano. “É necessário alimentar o gosto pela Ciência nas crianças, promovendo a mudança de

mentalidades através da criação de hábitos neste âmbito”, refere ainda Ana Rodrigues. De acordo com as docentes da UA, este projecto está a fomentar um grande entusiasmo nos professores do concelho, estando a nascer uma verdadeira “cultura científica”.No dia 22 de Outubro, cerca de uma centena de alunos participaram com empenho em jogos e actividades que envolveram água, rochas e sementes, visando despertar os mais novos para a importância das experiências científicas, matérias que até agora eram abordadas de forma mais prática apenas no 2.º Ciclo. Todas as actividades são registadas e disponibilizadas numa plataforma digital, de forma a serem

partilhadas pelos diferentes docentes dos Agrupamentos de Escolas do Concelho.No âmbito do programa de formação estão também previstas acções de sensibilização da população para as questões da Ciência, bem como a realização de um Fórum aberto à comunidade, de carácter informativo e formativo.A parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha a Universidade de Aveiro deu os primeiros passos em 2007, com a celebração de um protocolo para a concepção e planeamento de uma nova escola, supervisão do Projecto Educativo e formação de professores.

O projecto da nova escola pretende constituir-se como um equipamento educativo de referência, não só pela qualidade dos espaços como pelas práticas pedagógicas a induzir.

O ensino experimental das ciências pretende promover o despertar de vocações científicas desenvolvendo, desde cedo, nas crianças, uma atitude positiva em relação à ciência

Page 6: Barquinha viva 23

p_ 6 7p_EDUCAÇÃO

Assinatura do protocolo de descentralização de competências,

em Lisboa, por Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara, numa

cerimónia presidida pela Ministra da Educação, Maria de Lurdes

Rodrigues.

GOVERNO TRANSFERE COMPETÊNCIAS

Cerca de 60 funcionários do Ministério da Educação vão passar, a partir de 2009, para a tutela da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. De acordo com o protocolo de descentralização de competências celebrado entre as duas entidades, a autarquia ficará também responsável pela gestão de todo o parque escolar do concelho, à excepção da Escola D. Maria II, edifício que só será transferido após obras de beneficiação.A cerimónia foi presidida por Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, e realizou-se no dia 16 de Setembro de 2008, no Parque das Nações, em Lisboa. Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, rubricou um documento que prevê também a transferência para a autarquia de recursos financeiros para manutenção e conservação dos edifícios, remuneração permanente do pessoal não docente e para a gestão das actividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico.No mesmo dia, outros 90 municípios celebraram acordos individuais com o Ministério da Educação.

Page 7: Barquinha viva 23

p_ 6 7p_EDUCAÇÃO

Município investe em quadros interactivos para o 1.º Ciclo

O NOSSO MAGALHÃES

Moita do Norte

REQUALIFICAÇÃODO JARDIMDEINFÂNCIA AVANÇAO Jardim-de-Infância da Moita do Norte, situado junto ao jardim público na Rua Detrás das Hortas, vai em breve ser alvo de obras de recuperação e ampliação. Trata-se de um investimento de cerca de 400 mil euros, suportados pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, prevendo-se o início dos trabalhos para o primeiro semestre de 2009.Como resultado da intervenção – construção de uma cantina, cobertura do pátio interior que passará a funcionar como recreio coberto, manutenção do edifício existente e arranjos exteriores - o equipamento ficará com capacidade para 65 crianças.

A distribuição do computador portátil Magalhães aos alunos das escolas do 1º ciclo levou a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha a repensar o investimento nas novas tecnologias

da informação nas escolas, com base na experiência piloto “1 carteira, 1

computador”. Este projecto pioneiro foi lançado no ano lectivo 2006/07

na Escola do 1.º Ciclo de Vila Nova da Barquinha, e introduziu a utilização de

computadores portáteis na sala de aula. Disponível para todos os alunos do 1º

ciclo por um valor máximo de 50 euros, durante este ano lectivo, o “Magalhães”

levou o Município a reprogramar as verbas previstas para a aquisição

de outros portáteis e restantes infra-estruturas que maximizem o desempenho do computador

distribuído pelo governo. A Câmara Municipal investiu cerca de

6.000 euros na aquisição de 3 quadros interactivos, colocados na Escola do 1.º Ciclo de Praia do Ribatejo, no início de

Dezembro. Em 2009, o município vai equipar todas as salas do 1º Ciclo do

concelho com estes equipamentos, e promover a respectiva formação dos

docentes. Todas as escolas dispõem de ligação à Internet de banda larga ADSL,

estando no entanto a ser estudadas outras infra-estruturas de acesso à

Internet.Desta forma, os alunos passarão a ter

condições para usar as mais valias do pequeno computador portátil

Magalhães, concretamente na sua vertente educativa.

Em 2009, o município vai equipar todas as salas do 1º Ciclo do concelho com estes equipamentos

Pérs

io B

asso

PB

Page 8: Barquinha viva 23

p_ 8 9p_

ATL DE VERÃOIdas à praia, visitas ao Oceanário de Lisboa e à Companhia das Lezírias,

natação e acções de promoção da leitura foram algumas actividades desenvolvidas pelas cerca de 40 crianças dos Jardins-de-Infância e 1.º

Ciclo do Ensino Básico que participaram nas Actividades de Tempos Livres (ATL) de Verão, promovidos pela Câmara

Municipal de Vila Nova da Barquinha, durante as férias escolares, nos meses de Julho e Agosto.

No 1.º Ciclo, os ATL foram da responsabilidade das Associações de Pais, com o apoio da autarquia, através da comparticipação no custo

das refeições, atribuição de subsídios para crianças carenciadas e disponibilizando materiais e transportes.

Quanto ao ensino pré-escolar, foi assumida pela Autarquia uma programação de forma a dar resposta às necessidades expressas pelas

famílias.

CRIANÇASEM FESTAAnimação infantil, teatro de rua, jogos tradicionais, caça ao tesouro (orientação), feira do livro, karaoke, insufláveis, quermesse, ateliers e outras actividades assinalaram o Dia Mundial da Criança, no dia 31 de Maio, na Atalaia. A Festa da Criança, promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim-de-Infância de Atalaia pelo 3.º ano consecutivo, atraiu ao jardim público da vila centenas de crianças de todo o concelho. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, que no dia 1 de Junho, promoveu também animação com insufláveis no Barquinha Parque.

EDUCAÇÃO

OTL MUNICIPAL OCUPA JOVENSCerca de 70 jovens participaram no Programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL) promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, durante as férias escolares.Nos meses de Julho e Agosto, os jovens do Concelho participaram nas mais diversas actividades, desde apoio a crianças e idosos, apoio ao Espaço Internet de Praia do Ribatejo, inventariação e arquivo na Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha. Este ano registou-se um acréscimo no número de entidades promotoras, tendo a autarquia feito parceria com as Associações de Pais e Encarregados de Educação de Tancos, Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo, Centro Social e Paroquial de Atalaia, Junta de Freguesia de Atalaia, Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha (Lar, CAT e Creche), e Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo.

Atalaia e Vila Nova da Barquinha acolheram as

actividades que assinalaram o Dia Mundial da Criança.

Pérsio Basso

PB

Page 9: Barquinha viva 23

p_ 8 9p_EDUCAÇÃO

p_ 9

Viajar na LerlândiaCom cerca de 60 participantes, realizou-se no dia 10 de Setembro, no Auditório do Centro Cultural, a acção de formação para professores “Ir até à Lerlândia e viajar nela” com o apoio da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.Com concepção e realização de Sylviane Rigolet, esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha apresentou aos mediadores de leitura - educadores, professores, bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores sócio-culturais, pais - dois projectos que poderão ser desenvolvidos nas bibliotecas, nas escolas ou mesmo em casa – a Maleta de Sonhos e o Diário de Bordo.Todos os que gostam de ler afirmam que a leitura os faz viajar, sem sair do lugar, transportando-os para mundos longínquos, mágicos, segredos, íntimos…

Camõesé um poeta RapOuvir os cantos dos “Lusíadas” em formato Rap é algo que não acontece todos os dias. Diferente sorte tiveram os alunos do 9º, 10º e 12º anos das Escolas D. Maria II de Vila Nova da Barquinha e EB 2,3 de Praia do Ribatejo que assistiram, no dia 9 de Outubro, no Centro Cultural, a um espectáculo muito especial.“Camões é um poeta Rap” foi o título da acção de promoção da leitura dedicada ao poeta, que a Câmara Municipal proporcionou aos jovens do concelho, com o apoio da DGLB.Camões é, por unanimidade, reconhecido como um nome maior das letras e cultura portuguesas, cujas asserções poéticas, linguísticas e filosóficas continuam pertinentes na actualidade. No entanto, aquele que “... viveu pobre e miseravelmente/ e assim morreu” continua a não ter, por parte do público em geral – e dos jovens em particular – o acolhimento entusiasta que a qualidade da sua escrita e a pertinência das suas reflexões exigiria. Esta foi uma abordagem que provou já merecer a imediata empatia e adesão de jovens e adultos, e que parte da premissa de que se Camões vivesse hoje, seria um poeta rap.

PB

Pérsio Basso

"As armas e os barões assinalados" em versão rap, ao estilo da cultura hip hop

Page 10: Barquinha viva 23

p_ 10 11p_

Foi assinado no dia 6 de Junho de 2008, em Tancos, o Protocolo de Colaboração entre o Exército Português, através da Escola Prática de Engenharia, e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, para a musealização, conservação e valorização do Castelo e Ilha de Almourol. O protocolo assenta no considerando que o Castelo de Almourol é um monumento emblemático do Médio Tejo, que marca o imaginário da Reconquista e da transição e articulação entre o Norte e o Sul, classificado como Monumento Nacional. Símbolo da Engenharia Militar Portuguesa, é um Prédio Militar, afecto ao Ministério da Defesa Nacional e à guarda do Exército.O Município e EPE pretendem que

seja o pólo central de uma estrutura que integrará o Castelo, que será objecto de Musealização, e o Ilhéu, que será alvo de uma intervenção mínima de manutenção/conservação, permanecendo como espaço de fruição “romântica”.Este protocolo prevê, ainda, o desenvolvimento de projectos de restauro da Capela de Nossa Senhora do Loreto, constituindo-se no futuro como um Centro de Interpretação com uma exposição permanente.Em conjunto com estas unidades estruturantes será desenvolvido um projecto de investigação histórico-arqueológico, prevendo-se a criação do Estaleiro de Arqueologia, com escavações no Ilhéu e na zona

envolvente do Convento do Loreto.O acordo regula também as intervenções para a construção de percursos ribeirinhos ao longo das margens do rio Tejo que envolvem o Castelo e a Ilha de Almourol.O protocolo permitirá a candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, na sequência do Programa Estratégico Intermunicipal “Parque Almourol”, integrado na Acção VALTEJO, constituído pelos municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca, e a Associação Empresarial NERSANT. O desenvolvimento dos trabalhos seguirá as orientações e contará com o apoio do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e

EXÉRCITO E CÂMARA MUNICIPAL CELEBRAM PROTOCOLO PARA INSTALAR NÚCLEO MUSEOLÓGICO

TURISMO

Fotos: Pérsio Basso

Page 11: Barquinha viva 23

p_ 10 11p_

MELHORIAS EM ALMOUROLO Castelo de Almourol vai ser alvo de uma intervenção nas muralhas e interiores. A empreitada foi já adjudicada, pelo que se prevê o começo das obras para o início de 2009. Trata-se de um investimento de cerca de 110.000 euros na manutenção da estrutura daquele que é considerado uma das 21 maravilhas de Portugal. Símbolo dos templários, o monumento nacional é o ícone do concelho de Vila Nova da Barquinha e um dos mais visitados da região, com cerca de 40.000 visitantes anuais.O início das obras depende exclusivamente da confirmação do financiamento através dos fundos comunitários.

Arqueológico (IGESPAR).Na sequência deste acordo, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha lançou já o concurso público referente à consolidação do pano de muralhas, cujo projecto foi elaborado pelo IGESPAR. Trata-se da 1.ª fase de uma intervenção que a médio prazo será complementada com a musealização do monumento nacional.O Protocolo foi assinado por Vitor Miguel Martins Arnaut Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, e por Jorge Moniz Côrte-Real Andrade - Coronel de Engenharia, Comandante da Escola Prática de Engenharia de Tancos, na presença do Tenente General Vaz Antunes, Major General Maia Mascarenhas, Mário Pereira, do IGESPAR, e de José Gomes, do Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (CIAAR).

VISITE O CASTELO1. Partidas de TancosPasseio Fluvial numa embarcação de recreio com capacidade para 50 pessoas. Embarque no Cais D’El Rei, em Tancos, paragem para visita à ilha e ao monumento nacional, e regresso a Tancos. Reservas e informações: 962 625 678Passagem para o Castelo sem marcação:Horário: 10h às 17h (todos os dias)Preços: 2,5€ - individual | 2€ por pessoa para grupos

2. Partidas junto ao Castelo2 Embarcações com capacidade para 20 pessoas.Horário: 10 às 17h1 Abril a 31 Outubro – todos os dias1 Novembro a 31 Março – Sábados, Domingos e FeriadosPreço: 1,25€ por pessoa

Horário do CasteloAbertura – 10h00 (todo o ano)Fecho – 17h30 (Novembro a Março), 19h30 (Abril a Outubro)

Page 12: Barquinha viva 23

p_ 12 13p_

Câmara e arquitectos selam parceriaA Ordem dos Arquitectos e o Município de Vila Nova da Barquinha celebraram um Protocolo de parceria, no dia 6 de Outubro, no Castelo de Almourol. Na cerimónia, que assinalou o Dia Mundial da Arquitectura, foi apresentado ao público a obra “Arquitecturas no Vale do Tejo – Lugares, Obras e Projectos”, uma publicação que marca dez anos passados do grande investimento nas margens do rio.“Arquitecturas no Vale do Tejo” resulta da parceria entre a TAGUS e o Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos. Retrata a intervenção levada a cabo pela administração central e respectivas parcerias público-privadas, concretizando obras que definiram novos caminhos para o futuro

URBANISMO

Município prepara Plano EstratégicoA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha está a preparar um Plano Estratégico Municipal para a próxima década. A autarquia está a desenvolver, com o apoio de consultores especializados, um documento técnico que contempla a Visão e a Estratégia para o concelho, num horizonte temporal alargado (2015/2020), que enquadra a intervenção actual do município e que orienta os esforços de desenvolvimento económico territorial, com expressão ao nível dos instrumentos de planeamento e ordenamento do território. Este documento terá um papel relevante na fundamentação e justificação das candidaturas a submeter aos concursos promovidos no âmbito dos diversos instrumentos de política pública, servindo igualmente de instrumento da estratégia de marketing territorial do concelho. Deverá ser ainda utilizado nos processos de apresentação e negociação com os parceiros públicos e privados que se pretendam atrair para o concelho.De igual modo pretende sistematizar o “Plano de Acção” que engloba a identificação, organização e compatibilização dos projectos a desenvolver no horizonte temporal do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

do território, onde o rio foi, é e será o elemento estruturante de uma região que se quer viva.A obra pretende sensibilizar e divulgar o enorme potencial que existe no recurso natural que é o Tejo, enquanto valor patrimonial e ambiental, mas também como elemento estratégico de desenvolvimento regional.O protocolo celebrado entre o Município e a Ordem dos Arquitectos pretende ser um instrumento de sensibilização para a importância da Arquitectura na definição do espaço.O documento foi assinado por Leonor Cintra Gomes, presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, e por Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.“Muitas das cláusulas do protocolo já estão a ser cumpridas pela autarquia”, referiu o autarca.

Pérs

io B

asso

Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara, e Leonor Gomes, da Ordem dos Arquitectos, selaram o acordo no Castelo de Almourol, no Dia Mundial da Arquitectura

Page 13: Barquinha viva 23

p_ 12 13p_

Atalaia

CENTRO DESPORTIVO AVANÇA

O futuro Centro Desportivo da Atalaia, alicerçado na requalificação do actual campo de jogos, vai começar a ganhar forma no primeiro trimestre de 2009. A primeira empreitada, que consiste no arrelvamento do campo existente, repavimentação da zona envolvente ao campo de jogos e substituição das vedações, já está adjudicada. Com um custo de cerca de 400.000 euros, esta intervenção é financiada pelos fundos comunitários.Esta obra será complementada com uma segunda empreitada, para ampliação dos balneários e construção de bancadas com capacidade de cerca de 300 pessoas sentadas. Além dos balneários fazem ainda parte da ampliação, um bar, uma

sala polivalente, gabinetes, uma lavandaria e um gabinete médico. Está prevista uma zona de acesso e estacionamento para autocarros das equipas desportivas e outra para o público em geral.A intervenção visa dotar o equipamento desportivo de melhores condições para os seus utilizadores, quer activos, quer passivos.Este equipamento insere-se numa zona de franca expansão urbanística dando resposta à procura crescente por parte da população de locais para a prática desportiva.Com um custo global de cerca de 1.000.000 de euros, este é mais um investimento da Câmara Municipal na concretização da sua política de incentivo ao desporto.

REMODELAÇÃO EN3 ARRANCA EM BREVEA principal artéria da sede de concelho – Estrada Nacional 3 – será transformada em arruamento em breve. A obra foi adjudicada em Junho de 2008, prevendo-se o início dos trabalhos para o primeiro trimestre de 2009. A intervenção inclui a criação de zonas de lazer, espaços verdes, vias cicláveis, zonas de estacionamento, passeios e mobiliário urbano, intervenções na rede de esgotos pluviais, na rede de águas, infra-estruturas eléctricas e telefónicas, traduzindo-se num aumento significativo da segurança rodoviária para peões e automobilistas. Inclui também uma vertente de beneficiação e de remodelação do traçado, o que em suma permitirá uma melhoria das acessibilidades ao concelho.

OBRAS E PROJECTOS

Novo pavimento na Rua de S. João, Cafuz, Praia do Ribatejo

Arranjos exteriores dos blocos de habitação junto à Escola EB 2,3 de Praia do Ribatejo

Novo pavimento na Rua 8 de Dezembro, Cafuz, Praia do Ribatejo

OBRAS

Pérs

io B

asso

Page 14: Barquinha viva 23

p_ 14 15p_CULTURA

Sob o lema “O Tejo é o Palco”, a Sociedade Parque Almourol promoveu, durante os meses de Verão, um verdadeiro festival com espectáculos nas mais diversas áreas (animação de rua, teatro, ópera, concertos, happenings, bailes, torneios recriações históricas no Castelo, eventos non-stop, passando por espectáculos comunitários até espectáculos fluviais), que deram uma nova dinâmica cultural à região e revelaram as belezas de um rio que une os concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca.As actividades de promoção do Parque Almourol desenrolaram-se entre Junho e Setembro com animações nos espaços ribeirinhos dos três municípios que o integram.No que respeita ao concelho de Vila Nova da Barquinha os espaços privilegiados foram o Barquinha Parque, o Anfiteatro Ribeirinho de Tancos e o Castelo de Almourol, palco do grandioso espectáculo de encerramento.O festival “Barquinha Non Stop”, que durante 24 horas ininterruptas (14 e 15 de Junho) animou o Barquinha Parque, foi a primeira iniciativa do alargado cartaz de eventos culturais realizados no concelho. Seguiram-se o Torneio Medieval (5 de

Julho) e Recriação histórica junto ao Castelo de Almourol (26 de Julho), duas iniciativas presenciadas por centenas de pessoas. Em Agosto, Tancos, foi palco do show “Marítimos: espectáculos nómadas em cena no Tejo” nos dias 9 e 10. Aquela vila ribeirinha acolheu ainda um dos “Bailes do Mundo”, no dia 15, no anfiteatro junto ao Tejo. O espectáculo “Marítimos” animou também a tarde de 31 de Agosto no Barquinha Parque.Milhares de pessoas assistiram, na noite de 6 de Setembro, no misterioso cenário do Castelo de Almourol, a um invulgar espectáculo multimédia. Uma noite mágica e inesquecível para todos os que o presenciaram. “Templo Almourol” envolveu uma vasta equipa de actores, cantores, bailarinos, músicos, performers (locais, nacionais e estrangeiros) das mais diversas áreas, técnicos de som, de luz, audiovisuais e uma das mais premiadas empresas pirotécnicas nacionais.Para além dos eventos desenvolvidos no âmbito da promoção do Parque Almourol, realizaram-se no Barquinha Parque actividades lúdicas regulares, nomeadamente insufláveis e ateliers para as crianças, actuações musicais, aluguer de segways, entre outras.

Tejo é o palco

VERÃO EM GRANDE

Fotos: Pérsio Basso

O espectáculo de encerramento "Templo Almourol" levou milhares de pessoas ao rubro, junto ao Castelo

Page 15: Barquinha viva 23

p_ 14 15p_CULTURA

Lotação esgotada junto ao Castelo de Almourol para

assistir à recriação histórica e torneio medieval

Espectáculo "Marítimos", Tancos

Page 16: Barquinha viva 23

p_ 16 17p_CULTURA

40 MIL NAS

FESTAS

Cerca de 40 mil pessoas passaram pela edição de 2008 das Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha, entre 12 e 15 de Junho.O evento artístico e cultural “Barquinha Non Stop”, realizado ininterruptamente durante 24 horas, entre 14 e 15 de Junho, foi um dos grandes momentos da festa. A decorrer ao longo da mancha verde dos 10 hectares que compõem o parque urbano ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, dezenas de espectáculos de teatro de rua com companhias internacionais, concertos, desporto-aventura e um bar de chill-out animado 24 horas por vários Dj´s e Vj´s asseguraram o êxito total da iniciativa.O espectáculo do dia 14 de Junho, pela companhia francesa Karnavires, com a sua performance pirotécnica-teatral intitulada “Les Ilumineurs”, apresentou um espectáculo de topo a nível europeu e que deixou completamente rendidos os milhares de espectadores que tiveram oportunidade de o apreciar.As Festas do Concelho 2008 proporcionaram também a actuação das bandas Rádio Macau e Clã, marchas populares, dança, provas desportivas, folclore, cerimónias religiosas, entre uma grande diversidade de eventos. Foram milhares os visitantes da Feira do Tejo, um certame onde não faltou o artesanato e a gastronomia.A Festas são uma iniciativa anual da Câmara Municipal, e que conta com o apoio das associações do concelho de Vila Nova da Barquinha, envolvendo na sua organização várias centenas de pessoas.

p_ 16

Fotos: Pérsio Basso

Page 17: Barquinha viva 23

p_ 16 17p_CULTURA

Performance pirotécnica-teatral “Les Ilumineurs”, pela companhia francesa Karnavires

Concerto "Rádio Macau"

Concerto da banda portuense "Clã", liderada por Manuela Azevedo

Animação de rua no Barquinha Parque

Dezenas de actividades animaram o recinto

durante os 4 dias de Festa

Page 18: Barquinha viva 23

p_ 18 19p_CULTURA

MADONE E SANTA CATARINA OFICIALIZAM GEMINAÇÃOVila Nova da Barquinha assinou protocolos de geminação com as vilas de Madone (Itália) e Santa Catarina do Fogo (Cabo Verde), no passado dia 13 de Junho, feriado municipal. Estas duas localidades vêm juntar-se à comunidade de Dissay (França). Após a cerimónia seguiu-se a atribuição de designação toponímica alusiva às geminações, na rotunda junto à Estação de Caminhos-de-ferro de Vila Nova da Barquinha. As comunidades de Dissay (França), Madone (Itália) e Santa Catarina do Fogo (Cabo Verde), visitaram o concelho de Vila Nova da Barquinha na semana das Festas do Concelho 2008. Entre as várias actividades de intercâmbio cultural realizadas pelos visitantes, destaque para os concertos, canoagem, jogos tradicionais e visitas a locais de interesse histórico da região.

Banda Sinfónica no Castelo de Almourol

Com cerca de 100 músicos, a Banda Sinfónica do Exército actuou no dia 4 de Julho, junto ao Castelo de Almourol. Esta Banda

emblemática do Exército executou um programa musical muito atractivo, adaptado ao maravilhoso cenário nocturno deste local,

perante centenas de pessoas.O concerto integrou-se nas Cerimónias Comemorativas do Dia da Arma de Engenharia e da EPE, com o apoio da Câmara Municipal.

Ainda enquadrada nas comemorações, realizou-se no mesmo dia, no Centro Cultural da Barquinha, uma conferência alusiva aos temas “As guerras peninsulares e o concelho de Vila Nova

da Barquinha”, painel que teve como oradores o Coronel de Infantaria Américo Henriques e António Luís Roldão, que

destacou as invasões francesas na sua confrontação com a Barquinha, revelando alguns episódios que se passaram no

concelho envolvendo militares e civis e que puseram em sobressalto as gentes destas paragens.

“O apoio da Engenharia Militar na defesa do território durante as Guerras Peninsulares”, foi o painel abordado pelo Major-General Maia de Mascarenhas e pelo Coronel de Engenharia Sousa Lobo.

Pérsio Basso

Foto: Flávio Queirós

Cerimónia de descerramento da placa toponímica alusiva às geminações de Vila Nova da Barquinha com as vilas de Dissay (França), Madone (Itália) e Santa Catarina do Fogo (Cabo Verde)

Page 19: Barquinha viva 23

p_ 18 19p_CULTURA

Pintura, fotografia, som e recicolagem

ARTE PARA TODOSA Galeria de Arte do Centro Cultural da Barquinha (CCB) é já uma referência na região. Com uma programação mensal regular, este espaço acolheu no mês de Junho a exposição “O profano e o sagrado” de Joaquim Vieira. O artista barquinhense apresentou os seus últimos trabalhos de recicolagem.Cerca de 40 membros do Atelier de Desenho e Pintura do CCB mostraram, nos meses de Julho e Agosto, os resultados do atelier 2007/08. Este projecto começou em 2000 e nunca mais parou. Entretanto, pelo 9º ano consecutivo, cerca de 60 aspirantes a artistas iniciaram em Outubro, as aulas orientadas por Carlos Vicente, às quintas-feiras, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.As profissões tradicionais e em vias de extinção no concelho de Vila Nova da Barquinha deram o mote para a exposição de fotografia “Ofícios”, que entre 5 e 26 de Setembro esteve patente no CCB. Um registo documental de actividades que o progresso vai tornando cada vez mais escassas. Calafates, oleiros e fogueteiros foram os protagonistas desta mostra da autoria de Pérsio Basso.Sam Abercromby e André Sier foram os artistas responsáveis pela exposição “Máquina Telúrica (pinturas + código)”, patente entre 18 de Outubro e 15 de Novembro. Sam Abercromby junta telas como dominós, fruto do casamento entre tecnologia/código com a técnica e a ideia como principio numa abordagem diferenciada da pintura tradicional. André Sier “espacializa” as imagens percorrendo narrativas estáticas e reverbera deste processo os “sons” dos pormenores.

NOVOS LIVROSNA BIBLIOTECAA Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha tem desde o final de Maio novos títulos disponíveis nas bibliotecas de adultos e infantil. São cerca de 50 as novidades, para leitores de todas as idades. Trata-se um investimento na actualização do fundo bibliográfico deste espaço, através da aquisição de obras mais recentes.

Mostra bibliográfica “Dia da Música” No âmbito das comemorações do “Dia Internacional da Música” - 1 de Outubro, a Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha promoveu uma pequena mostra bibliográfica, com oferta de marcadores de livros alusivos ao tema, entre os dias 1 e 4 de Outubro, nas suas instalações em Vila Nova da Barquinha, Praia do Ribatejo e Atalaia.

Pérsio Basso

PB

Exposição de fotografia "Ofícios"

Joaquim Vieira mostrou as suas originais "recicolagens" na Galeria de Arte, em Junho

Page 20: Barquinha viva 23

p_ 20 21p_

O azeite foi rei nos restaurantes, entre 8 de Novembro e 14 de Dezembro, durante a oitava edição consecutiva da Prova do Azeite, certame anual promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha em parceria com as unidades de restauração do concelho. A mostra gastronómica baseia-se em pratos confeccionados com azeite, um produto com grande tradição no concelho de Vila Nova da Barquinha, em tempos um generoso olival. A existência de mais de duas dezenas de lagares de azeite no concelho, no início do século passado, comprova a centenária tradição da produção deste produto de características mediterrânicas, em Vila Nova da Barquinha. A iniciativa visa preservar a memória deste costume, dando uso ao azeite, à nossa mesa. Sopa de Couve com Feijão, Bacalhau à Lagareiro, Petingas no Forno com azeite, Polvo à Lagareiro, entre outros pratos, são algumas das iguarias servidas à mesa durante esta iniciativa. Aderiram à edição de 2008 da Prova do Azeite 12 restaurantes: Almourol, Barca, Carroça, Chico, Ikarus, Palmeira, Panela de Barro, Platina, Soltejo, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade.

Oito anos a promover o azeite

AZEITE PROVASE À MESA

Pessoa e a Ordem de CristoO poeta Fernando Pessoa e a Ordem de Cristo, dois ícones da história de Portugal, foram relembrados em Vila Nova da Barquinha e Tomar, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2008.O Centro Cultural da Barquinha (CCB) inaugurou no dia 29 a Exposição de Pintura inspirada em Fernando Pessoa “now the stones will speak”, de Élia Sophia Ramalho, patente ao público até ao dia 10 de Janeiro. O CCB foi também palco para a exibição do filme “A Mensagem”, alusivo à obra do poeta, realizado por Rui Vidal, com produção de Teresa Hauser e guião de Manuel Joaquim da Gandra e Rui Vidal, ainda no dia 29.No Domingo, dia 30, esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Templespaña e Convento de Cristo, organizaram uma visita ao monumento tomarense, guiada por Manuel Joaquim da Gandra, historiador responsável pela Conferência “A Ordem de Cristo e o Providencialismo Português”, realizada na Sala Scriptorium do Convento, no mesmo dia.

CULTURA

Foto: Flávio Queirós

Page 21: Barquinha viva 23

p_ 20 21p_CULTURA

O Outono marcou o regresso de um certame que atrai cada vez mais visitantes a Vila Nova da Barquinha. A Feira d’Época, que se realizou nos dias 22 e 23 de Novembro, no CCB, saldou-se em mais um sucesso. Produtos da terra, fruta da época, artesanato, gastronomia, chás, licores, mel, doçaria, fizeram as delícias dos visitantes. E não faltaram as castanhas assadas, quentes e boas!...Promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, esta iniciativa contou com a animação musical do Grupo Barquinha Saudosa, Tina Jofre, João Pereira, Manuel Costa, Grupo da Banda de Música dos Bombeiros da Barquinha e Grupo de Violas de Fernando Espanhol.A feira estará de volta na próxima Primavera.

Barquinhana RTPVila Nova da Barquinha foi o tema do programa de televisão “Portugal no Coração”, da RTP 1, transmitido em directo a partir do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no dia 18 de Novembro.Vários convidados estiveram à conversa com a apresentadora Ana Viriato sobre as iniciativas do Município, com especial destaque para a Prova do Azeite e Feira d’Época.Centenas de pessoas assistiram, no espaço da Feira d’Época, aos directos animados pelos convidados musicais Barquinha Saudosa e Fernando Espanhol, num programa conduzido em estúdio por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião.

Feira d'Época

QUENTES E BOAS!Fotos: Pérsio Basso

Foto: Flávio Queirós

Ana Viriato conduziu os directos a partir de Vila Nova da Barquinha para o

programa "Portugal no Coração"

Page 22: Barquinha viva 23

p_ 22 23p_IMPOSTOS

Política fiscal do Município

IMI desceCâmara e Assembleia Municipal aprovaram em Setembro a descida das taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2009, para os prédios urbanos já avaliados de acordo com o novo código do IMI.No próximo ano a taxa será de 0,35%, traduzindo uma diminuição de 12,5%, relativamente aos 0,4% até aqui em vigor.Apesar da taxa permanecer inalterada para os prédios urbanos que ainda não foram objecto de avaliação nos termos do novo código do IMI (taxados a 0,7%), estes tem a possibilidade, caso isso seja vantajoso para os mesmos, de solicitar a avaliação passando também a beneficiar da taxa de 0,35%.Prevê-se um decréscimo total nas receitas correntes da Câmara Municipal, que reverterão para os orçamentos das famílias do concelho.

IMI sobre degradados sobeA Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar aos prédios urbanos degradados situados nas Freguesias de Vila Nova da Barquinha e de Tancos vai sofrer uma majoração de 30% no ano de 2009. A decisão foi tomada na reunião camarária de 10 de Setembro, sendo a deliberação aprovada por maioria, e aprovada em Assembleia Municipal, na sessão do dia 26 de Setembro.A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha pretende com esta medida combater o problema dos edifícios degradados, que face ao seu estado de conservação, não cumprem satisfatoriamente a sua função ou colocam em perigo a segurança de pessoas e bens.

p_ 22Pérsio Basso

Page 23: Barquinha viva 23

p_ 22 23p_ACÇÃO SOCIAL

Complemento solidário para idososA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha promoveu, nos dias 29 e 30 de Julho, em parceria com a Segurança Social, sessões de esclarecimento sobre o Complemento Solidário para Idosos, nas cinco freguesias do concelho. Em Vila Nova da Barquinha a sessão realizou-se no Balcão da Segurança Social, entidade que às localidades de Atalaia, Moita do Norte, Tancos e Praia do Ribatejo fez deslocar uma viatura móvel.A autarquia proporcionou transporte aos munícipes residentes nas localidades de Madeiras e Limeiras, que participaram na sessão realizada na Praia do Ribatejo.

Cerca de 600 idosos participaram na edição de 2008 do Convívio Sénior, no Restaurante Quinta da Ponte da Pedra, Atalaia, no passado dia 5 de Outubro. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ininterruptamente, há 13 anos, registou um número de recorde de participantes este ano.O Convívio Sénior pretende assinalar o Dia Internacional do Idoso, reunindo pessoas com mais de 65 anos, residentes nas cinco freguesias do concelho.O almoço de confraternização foi seguido de uma tarde de animação com a actuação do grupo musical Barquinha Saudosa.Neste encontro marcaram presença também o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro, Vereadores e autarcas representantes das freguesias do concelho.

Câmara promove convívio anual

ALMOÇO REUNE600 SÉNIORES

Fotos: Pérsio Basso

Page 24: Barquinha viva 23

p_ 24 25p_DESPORTO

BTT

COA ORGANIZA RAIDCerca de 200 pessoas participaram no 1.º Raid BTT organizado pelo Clube de Orientação e Aventura, no passado dia 21 de Setembro, em Vila Nova da Barquinha.A actividade com maior dificuldade física e técnica foi o Raid de 80km, com boas subidas e descidas e muito esforço físico à mistura. Os menos destemidos tiveram como opção a prova de 40km. O passeio familiar, com cerca de 15 km e pouca exigência física foi a escolha acertada para quem não estava habituado a andar de bicicleta ou, simplesmente, para quem queria passar um bom momento desportivo com a família. Com partida junto Centro Municipal de Actividade Física Aquagym e chegada ao Castelo de Almourol, os participantes desfrutaram a bonita paisagem sobre o rio. O vencedor masculino do Raid foi João Correia. Entre as atletas femininas destacou-se Rita Gomes, que conquistou o 1.º lugar do pódio. Destaque também para a equipa que veio de mais longe para participar na prova (Equipa Bike Team de Barcelos), a equipa com mais participantes (Talega Team, 12 participantes), o participante do BTT com mais idade (Manuel Bento, 61 anos, do Grupo de Cicloturismo de Vila Nova da Barquinha) e o participante do BTT mais novo (Lucas Simões, 6 anos, da equipa BINTTAGE).

Motonáutica

MAIS UM GRANDE PRÉMIOEM TANCOSO Município de Vila Nova da Barquinha e a Federação Portuguesa de Motonáutica organizaram nos dias 18 e 19 de Outubro a última etapa do Campeonato Nacional de Motonáutica nas classes S 850 (catamarans), T 850 (monocascos) e PR 750 (semirígidos).Pelo terceiro ano consecutivo, Tancos voltou a ser palco da derradeira prova do calendário motonáutico, numa jornada que consagrou os Campeões Nacionais de 2008. A prova contou com o apoio da Escola Prática de Engenharia de Tancos, Bombeiros Voluntários da Barquinha, Junta de Freguesia de Tancos e União Desportiva de Tancos.

Pára-quedismo desportivo

Saltos no ParqueVila Nova da Barquinha é um local de eleição para a prática de Pára-quedismo desportivo. Nos dias 13 e 14 de Setembro, o Barquinha Parque acolheu a 11.ª edição da Taça de Portugal – Prova de Precisão de Aterragem (individual e por equipas).Esta prova foi uma organização do Pára Clube Nacional “Os Boinas Verdes”, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Federação Portuguesa de Pára-quedismo, Brigada de Reacção Rápida, Unidade de Aviação Ligeira do Exército e Escola de Tropas Pára-quedistas.

Pérs

io B

asso

Foto: Flávio Queirós

O Raid BTT de Vila Nova da Barquinha contou com a participação de 200 pessoas

Page 25: Barquinha viva 23

p_ 24 25p_

Com dez anos de funcionamento e uma experiência de qualidade acumulada, a Escola Municipal de Natação de Vila Nova da Barquinha iniciou o seu ano lectivo no dia 1 de Setembro.Com o crescimento das suas instalações e valências de prática desportiva, o centro municipal de actividade física "Aquagym", para além da prática da natação desde os 6 meses até à idade adulta, oferece também hidroginástica, aquabyke (bicicletas estáticas aquáticas), aquadeep (hidroginástica em piscina profunda), fisioterapia em meio aquático (programas individualizados de recuperação física, complementares da acção clínica).Os jovens já com algum nível técnico podem optar por uma continuidade de prática desportiva num programa de multi-actividades aquáticas e terrestres, ou enveredar pelo treino da natação na equipa de competição do Clube de Natação do Tejo.Fora de água e no seu moderno ginásio, os utentes dispõem de utilização de musculação, cardio e pesos livres, para além de

actividades em grupo como dança livre (grupos de exibição), hip-hop, pilates, step, gimmix, musculação sénior, musculação feminina, sevilhanas, gimbyke (spinning), entre outras.A oferta completa-se com a utilização de programas de bem-estar oferecidos no spa (turco, sauna e jacuzzy).As formas de prática são muito variadas e podem ir das tradicionais utilizações semanais fixas com mensalidade, avulso ou pontuais, conjugação de diferentes serviços, packs, até uma variedade de utilizações em regime de livre-trânsito. Todas elas com preços bastante acessíveis, já que falamos de uma instalação de gestão Municipal, com naturais objectivos sociais, promovendo a possibilidade de uma prática alargada a diferentes segmentos da população. As inscrições continuam abertas.Contacte já o Aquagym através do telefone 249719067 (Secretaria, em Moita do Norte), 965085464 (DirecçãoTécnica) ou e-mail [email protected]. Consulte os horários disponíveis e as modalidades em destaque em www.cm-vnbarquinha.pt.

Escola de Natação comemora dez anos

UMA DÉCADA DE SAÚDE E BEM ESTAR

DESPORTO

Page 26: Barquinha viva 23

p_ 26 27p_

iA revista municipal Barquinha Viva é distribuida no concelho de Vila Nova da Barquinha. Se reside fora e deseja rece-ber a revista via CTT, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para:

Município de Vila Nova da BarquinhaGab. Informação e Relações PúblicasPraça da República2260 - 411 Vila Nova da Barquinha Fax: 249 720358

Nome .................................................................................

..........................................................................................

Morada ..............................................................................

..........................................................................................

.........................................................................................

E-mail ................................................................................

Câmara MunicipalPraça da República2260-411 Vila Nova da BarquinhaTelefonesGeral: 249 720350Atendimento: 249 720372Serviço de Piquete: 96 6180545Protecção Civil: 249 720377Relações Públicas: 249 720373Serviço de Águas: 249 720357Tesouraria: 249 720361Fax: 249 720368E-mail: [email protected]: www.cm-vnbarquinha.pt

Atendimento PúblicoServiços MunicipaisSegunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00

Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da CâmaraSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

Maria de Fátima Capela, Chefe Div. Mun. UrbanismoSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

Biblioteca| Espaço Internet > BarquinhaSegunda a Sábado: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Tel.: 249 720373

Biblioteca| Espaço Internet > Praia do RibatejoTerça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00Tel.: 249 733069

Galeria de ArteDias Úteis: 14h00 - 17h30Sábados: 15h00 - 18h00

Aquagym - centro municipal de actividade físicaSegunda a Sábado: 08h00 - 21h30Tel.: 249 719067E-mail: [email protected]

Comissão de Protecção de Crianças e JovensCentro Cultural de Vila Nova da BarquinhaLargo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da BarquinhaTel./Fax: 249 715143E-mail: [email protected]

Telefones

Juntas de FreguesiaAtalaia: 249 710619Moita do Norte: 249 712099Praia do Ribatejo: 249 733940Tancos: 249 712094Vila Nova da Barquinha: 249 710705

Serviços PúblicosCartório Notarial: 249 710814Repartição de Finanças: 249 710226Registo Civil: 249 710433Correios Barquinha: 249 720300Correios Atalaia: 249 710619Correios Praia do Ribatejo: 249 733112

SegurançaBombeiros Voluntários: 249 710629GNR: 249 710274

Saúde / Serviços SociaisCentro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666Extensão de Limeiras: 249 733885Posto Médico de Atalaia: 249 710547Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469Segurança Social: 249 710450

FarmáciasAtalaia: 249 710695Praia do Ribatejo: 249 733328

Vila Nova da Barquinha: 249 710493

EnsinoEsc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048

Escolas 1.º CicloAtalaia: 249 711777Cardal: 249 711811Limeiras: 249 733091Moita do Norte: 249 711800Praia do Ribatejo: 249 733092Tancos: 249 711754Barquinha: 249 710519

SMS MUNICIPALReceba no seu telemóvel notícias sobre a actualidade do concelho, eventos e informações úteis.Envie um SMS para o número 965 064 238, com o nome e apelido, seguido da palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com o nome e apelido, seguido da palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento.*(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada tarifário)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Page 27: Barquinha viva 23

p_ 26 27p_VÁRIOS

NOVAS VIATURASA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha adquiriu em Julho de 2008 três novas viaturas para melhor servir os munícipes. Os veículos ligeiros com amplo espaço para carga, Renault Kangoo, substituíram viaturas do Serviço de Águas (2) e Fiscalização (1), que se encontravam no final do ciclo de vida.

Agenda Cultural DEZ

“Este Natal ofereça um Livro”Venda de Natal - Exposição e venda de livrosCentro Cultural de Vila Nova da Barquinha3 a 22 DezNo âmbito da promoção do livro e da leitura decorre no Centro Cultural da Barquinha uma pequena exposição de livros para venda. Com a aproximação da época de Natal esta é uma oportunidade para oferecer um livro.Iniciativa da Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha, em parceria com a livraria “Ao Pé das Letras”.Horário:Segunda a Sexta-Feira: 09h00-12h30 / 14h00-17h30Sábado e Domingo: 15h00-18h00

“now the stones will speak”Exposição de pintura de Élia Sophia Ramalho, alusiva a Fernando PessoaCentro Cultural de Vila Nova da Barquinha29 Nov a 10 Jan“...de encontro a esplanadas olhadas de jardins próximos por estátuas de pedra!”“Ah, todo o cais é uma saudade de pedra!”“os nossos cais de pedra actual sobre água verdadeira”Estes são versos de um poema que podemos, sem arriscar ser contraditados, definir como clássico. Ou seja, um daqueles poemas que toda a gente conhece.Mas também, e por isso mesmo, é este apenas aparente paradoxo, que estatui uma inconsútil ligação, agora sim paradoxal, entre a pedra e o mar. Cais, gargulas, carrancas, tudo aquilo que é ainda pedra e já ânsia, e já ansía; O que na pedra é o chamamento confuso do céu. A dor. E que mais pode ser O puro longe, liberto do peso do Actual?Pois. As estátuas são brancas!

CONSULTE AS ACTAS E OS REGULAMENTOS MUNICIPAIS EM WWW.CMVNBARQUINHA.PT

JOÃO CAETANO RECEBE MEDALHA DE MÉRITOA comemorar 50 anos de carreira como actor, encenador, e organizador de eventos, João Caetano do Rosário Silva foi agraciado com a Medalha de Honra do Município de Vila Nova da Barquinha.Deliberada pela Assembleia Municipal, no dia 27 de Julho de 2008, a distinção foi entregue pelo Presidente da Câmara, Miguel Pombeiro, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Rui Picciochi, no dia 7 de Dezembro de 2008, na Quinta da Ponte da Pedra, Atalaia.Na cerimónia estiveram presentes familiares, amigos, autarcas, e personalidades do mundo artístico.

Foto

: Flá

vio

Que

irós

Page 28: Barquinha viva 23

Moita do Norte é sinónimo de fogueteiros. Nos anos 60, cerca de metade das famílias da terra dedicava-se a este ofício. Em 2005, terminava a laboração a fábrica de pirotecnia Manuel Martins & Filhos, Lda, a última do ramo a fechar portas na região. Nesta unidade fabril, situada junto ao Cemitério, no Vale da Loura, desempenharam funções os dois derradeiros resistentes deste ofício, no concelho, os irmãos Maia.José Carvalho Maia nasceu em 17 de Outubro de 1927, em Moita do Norte. Dedicou 60 anos da sua vida à profissão de sempre – fogueteiro. Agora reformado, relembra tempos áureos da pirotecnia em Moita do Norte, em que viajava por todo o país para lançar foguetes e fogo de artifício em festas e arraiais. Filho e sobrinho de fogueteiros, foi também na fábrica que conheceu Adélia Antunes Fernandes, mulher com que viria a casar. O irmão, António Maia Saragoila, nascido em 24 de Novembro de 1930, em Moita do Norte, também fica na história da terra que o viu nascer como um dos últimos homens a trabalhar no fabrico de foguetes. Exerceu este ofício durante toda a sua vida profissional, ao lado do irmão José. Faleceu em Julho de 2005, pouco tempo antes do encerramento da empresa.

José Carvalho Maia

O ÚLTIMO FOGUETEIRO

Text

o e

foto

s: P

érsi

o Ba

sso