Barquinha viva 28

36
barquinha viva Revista do Município de Vila Nova da Barquinha # 28 | Jun 2010 FESTIVAL DE ARTES DE ANIMAÇÃO E TEATRO DE RUA "BARQUINHA NON STOP" é úNICO NA REGIÃO A BARQUINHA NÃO PÁRA!

description

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 28, de Junho de 2010.

Transcript of Barquinha viva 28

Page 1: Barquinha viva 28

barquinha vivaRevista do Municípiode Vila Nova da Barquinha

# 28 | Jun 2010

FESTIVAL DE ARTES DE ANIMAÇÃO E TEATRO DE RUA "BARQUINHA NON STOP" é úNIcO NA REgIÃO

A BARQUINHANÃO PÁRA!

Page 2: Barquinha viva 28

2

Ficha TécnicaDirecTor Miguel Pombeiro, Presidente da CâmaracoorDenaDor Pérsio Basso, Gab. Informação e Relações PúblicasProPrieDaDe Município de Vila Nova da BarquinhaTiragem 4000 ex.imPressão Gráfica AlmondinaDePósiTo LegaL n.º 181747/02DisTribuição graTuiTa

sumário

Foto

s: Pé

rsio

Bas

so

4

4 > barquinha non sToPTeatro aéreo. Teatro do Fogo. Pirotecnia. Está aí o Barquinha Non Stop 2010 - Festival de Artes de Animação e Teatro de Rua. Em Junho, a Barquinha não vai parar!

12 > mercaDo Das arTesO projecto de regeneração urbana de Vila Nova da Barquinha está em marcha. Está a nascer um Museu de Escultura no Barquinha Parque.

15 > Loja Do ciDaDãoSerá a primeira do Médio Tejo. Abre no Verão.

16 > obrasNovas escolas, melhorias nos arruamentos. Fique a par dos trabalhos em curso no concelho.

18 > recicLa e comPosTaDurante 2 dias, o Município vai promover ateliers, jogos, actividades lúdicas e desportivas, e oferecer compostores no Barquinha parque. Venha aprender a reciclar!

22 > DesPorTo escoLarCerca de 1500 jovens participaram no Corta-Mato do Médio Tejo. Veja a foto reportagem da prova. 15

12

22

Page 3: Barquinha viva 28

3

Miguel PombeiroPresidente da Câmara Municipalde Vila Nova da Barquinha

barquinha non sToP

editorial

De 10 a 13 de Junho realizamos o maior evento de afirmação e promoção do concelho, agora denominado BARQUINHA NON STOP, ao qual damos nesta revista ampla atenção.

Com este evento sublinhamos a aposta no Turismo Cultural de Vila Nova da Barquinha, tentando marcar a diferença através de espectáculos alternativos de grande qualidade.

O Parque Ribeirinho é já um espaço âncora que projecta a imagem de todo o concelho, onde pretendemos sublinhar todo o conjunto de oportunidades centradas no Castelo de Almourol, Mercado das Artes, regeneração urbana, valorização do património edificado, e no seu recurso endógeno mais valioso – o rio Tejo.

Misturando elementos tradicionais com espectáculos alternativos e contemporâneos, projectamos também a nova imagem de um concelho moderno, com qualidade de vida e com um equilíbrio entre várias visões ou posturas culturais. As Artes de Animação e o Teatro de Rua são para o BARQUINHA NON STOP uma aposta estratégica que queremos aprofundar.

O Barquinha NON STOP é também um ponto de encontro entre a inovação e dinâmica culturais, e o que existe de mais tradicional nas festas da região, oferecendo ao público uma variedade e riqueza únicas e, naturalmente, a oportunidade de conhecer o rico património natural e histórico de Vila Nova da Barquinha.

Durante os quatro dias, o município recebe espectáculos singulares, como teatro de fogo, teatro aéreo, teatro tradicional, animação de rua, artes circenses, música, dança, folclore, espectáculos de pirotecnia únicos, desporto e o melhor da gastronomia.

Page 4: Barquinha viva 28

4

destaque

Entre os dias 10 e 13 de Junho, Vila Nova da Barquinha volta a acolher o Festival de Artes de Animação e Teatro de Rua, Barquinha NON STOP, assumindo-se, já este ano, como uma referência regional no mercado e uma aposta firme no reconhecimento nacional no futuro.O Barquinha NON STOP renasce com uma nova imagem e com uma programação de animação diversificada, que se estende a países como França ou Argentina, representados pelas companhias de renome internacional Voalá! e La Salamandre. O objectivo primordial é o de promover o que existe de mais inovador, criativo e surpreendente neste género de expressão artística, em Portugal.O Barquinha NON STOP é também um ponto de encontro entre a inovação e dinâmica culturais e o que existe de mais tradicional nas festas da região, oferecendo ao público uma variedade e riqueza únicas e, naturalmente, a oportunidade de conhecer o rico património natural e histórico de Vila Nova da Barquinha.Durante os quatro dias, o município recebe espectáculos singulares, como teatro de fogo e aéreo, teatro tradicional, animação de rua, artes circenses, música, dança, folclore, espectáculos de pirotecnia únicos, o melhor da gastronomia, artesanato e desporto.

BARQUINHA NON STOP 2010

Chegou o teatro voador

Poderá ver este vídeo emhttp://www.youtube.com/user/CMBarquinha

www.barquinhanonstop.org

Page 5: Barquinha viva 28

5

destaque

Vila Nova da Barquinha vai acolher um espectáculo de teatro aéreo,

pela primeira vez na região

VoaLÁ (argentina)12 junhoUma nova forma de voar...O céu de Vila Nova da Barquinha vai ser o palco privilegiado da companhia argentina de teatro aéreo VOALÁ, que apresenta no Barquinha NON STOP, coreografias que (aliadas a aparelhos próprios) criam um espectáculo de sofisticada beleza. É o teatro aéreo como expressão através do movimento, imagem e som, uma mistura fina que não pode ser traduzida em palavras, a não ser que sejam palavras de refinada poesia. Para que haja um envolvimento ainda mais profundo entre o público e os actores, a acompanhar o espectáculo, vai estar uma banda com composições originais, composta por uma cantora lírica, baixo, guitarra, bateria e teclas. Voando de continente em continente, os Voalá! apresentam um sem fim de actuações. Na Sérvia brilharam no Festival Internacional de Músicas de Rua (Internacionalni Festival Ulicnih Svirača), em Espanha deram vida às Festas de Segovia, o festival Lakes Alive no Reino Unido é um dos eventos que também integra o seu extenso currículo.

La saLamanDre (França)13 junhoA arte de brincar com o fogo...De França, para o Barquinha NON STOP, chega a companhia de teatro de fogo, LA SALAMANDRE. Criada em 1990, em Besançon, e habituada aos palcos do mundo, a companhia francesa é composta por artistas de circo, músicos e comediantes. LA SALAMANDRE domina a arte do teatro de rua aliado ao elemento fogo, elevando e levando ao público uma forma de expressão artística diferente e verdadeiramente impressionante. Vila Nova da Barquinha é o local escolhido para a apresentação do espectáculo “Six”, uma criação centrada nas dualidades que caracterizam a Humanidade: a dualidade entre dois irmãos em disputa ou entre o homem e a mulher. Deste tango insistente, celebrarão o acto de reconciliação à volta da arena de fogo.Marcam presença sobretudo no estrangeiro, em festivais, inaugurações e eventos privados.Destacam-se o famoso Carnaval de Veneza; aos IX Jogos Sul--Americanos; a inauguração do hotel La Mamounia, o Festival Internacional Québec plein la rue, entre muitos outros.

Page 6: Barquinha viva 28

6

destaque

arTeLier? (Portugal)actuação DiáriaA companhia nacional de teatro de rua ARTELIER? vai encher Vila Nova da Barquinha de animação. A seu cargo estarão os desfiles diários onde se elevam diferentes imaginários, desde a História à Natureza, passando pelo desafio à própria imaginação; bem como constantes intervenções onde pinturas faciais, animação infantil entre outros dando vida e um movimento NON STOP ao festival. Intervenções que cruzam a criação de objectos artísticos contemporâneos com a cultura popular, transportando o público para diferentes universos, através de várias linguagens. Desde a sua criação, em 2000, que a ARTELIER? aposta na criação de propostas artísticas, concebidas em espaços de criação de vanguarda e adaptadas depois aos cenários naturais, assim como, aos espaços públicos por onde passa a sua arte. Reconhecida nacionalmente a companhia de teatro de rua ARTELIER? tem vindo a colorir e a espalhar felicidade e animação em Portugal de Norte a Sul.

grupo Luso Pirotecnia (Portugal)

11, 12 e 13 junhoA verdadeira arte da celebração do Grupo Luso Pirotecnia chega a Vila

Nova da Barquinha. Com actuações diárias neste evento, o Grupo concebeu

também um espectáculo único para esta edição de 2010 do Barquinha NON

STOP, apresentado no dia 11.O espectáculo “Sinfonia do Fogo”

afirmar-se-á como um marco na programação do Festival. O impacto

visual e emotivo que proporciona não deixarão ninguém indiferente. Trata--se de um cruzamento de duas artes:

música clássica interpretada ao vivo pela Orquestra Ligeira do Exército (OLE) e

fogo-de-artifício sob a direcção artística do Grupo Luso Pirotecnia; que resultará

em momentos de grande emoção para um público abrangente. Prestígio,

dimensão, impacto, beleza, são palavras que se aplicam com facilidade a um

sincronismo perfeito entre a sonoridade e o fogo, reunindo um público

heterogéneo no Barquinha NON STOP.Com uma firme presença nos mercados

nacional e internacional, este Grupo tem deixado a marca em eventos como

IX Jogos Sul-Americanos; CAN2010; Inauguração da Estação de Liège;

Assinatura do Tratado de Lisboa, entre muitos outros espectáculos.

Page 7: Barquinha viva 28

7

destaque

A pirotecnia será uma constante nos espectáculos nocturnos do

Barquinha Non Stop

oLe - orquestra Ligeira do exército (Portugal)11 junhoA Orquestra Ligeira do Exército tem, no âmbito cultural, desenvolvido um diversificado trabalho de acção valorativa e recreativa do pessoal militar e civil do Exército. A sua estrutura, do tipo Big-Band, é composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando obras ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, incrementando um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, contribuindo para a afirmação e valorização cultural. Executa intervenções musicais em unidades, estabelecimentos ou órgãos das Forças Armadas e, em colaboração com organismos civis tem realizado concertos e outras actividades musicais de grande destaque e aceitação por parte do público.Para a OLE não existem barreiras. De origem portuguesa, esta Orquestra tem vindo a actuar a nível nacional e internacional, interpretando temas bastante conhecidos do repertório musical português.

Page 8: Barquinha viva 28

8

destaque

XXiV Feira do Tejo - 10 a 13 junhoAo longo da grande alameda de plátanos que começa junto ao Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha e vai dar ao rio, instala-se a Feira do Tejo. O prato forte é o artesanato, mas há também propostas de gastronomia, música e actividades náuticas.Com dezenas de expositores oriundos de todo o país, este certame é a herança modificada da Feira de Santo António, conhecida em todos os cantos do país nos tempos do seu esplendor, no início do século XX. A 13 de Junho, feriado municipal, realiza-se a tradicional procissão de Santo António, o patrono da Vila.

Dance Party - 11 e 12 junhoAo som dos DJ´s residentes Asuka e Loud Makers, o Barquinha Parque será transformado numa verdadeira Discoteca ao ar livre, onde todos poderão passar a noite a dançar com o fantástico cenário do Rio e da Vila.A pista está situada na Área NON STOP, e está aberta dias 11 e 12 a partir das 00h00. Marque presença na Dance Party e desfrute do ambiente.

Teatro “Viriato”13 junho

Em 147 a.C. os romanos cercam o que resta da hoste

lusitana, mais um episódio da guerra que Roma trava para

se apoderar da Península Ibérica. Mas os lusitanos

elegem um comandante que, durante sete anos, vai ser o pesadelo de Roma: Viriato.

O Grupo “Fatias de Cá” leva à cena, junto Castelo de

Almourol, mais uma sessão deste espectáculo encenado

por Carlos Carvalheiro e Filomena Oliveira.

exposição atelier de Vila nova da

barquinha10 a 13 junho

Mostra dos trabalhos dos alunos do Atelier de

Desenho e Pintura de Vila Nova da Barquinha, que

comemora este ano o 10º aniversário.

Casa da Hidráulica (junto ao Centro Náutico de Vila

Nova da Barquinha).Horário: 17h-20h

corrida de Touros - 11 junhoVila Nova da Barquinha tem a segunda Praça de

Touros mais antiga de Portugal, a mesma onde há cinquenta anos brilhava Fausto Lavadinho,

animador das festas taurinas e de corsos carnavalescos, uma «figura típica» da terra. Com o Verão, entra a época que move os aficionados.Este ano, os touros escolhidos para a tradicional

corrida por alturas de Santo António, são da ganadaria de Vila Galé. Para os lidar, estarão

os cavaleiros Rui Salvador, João Cerejo e Ana Batista, e os Forcados Amadores de Tomar, da

Chamusca e de Alenquer.

Pérsio Basso

Page 9: Barquinha viva 28

9

destaque

Festival de Folclore - 10 junhoNão esquecendo as tradições e a vertente cultural que marcam Vila Nova da Barquinha, este ano e como já vem sendo hábito, será realizado no dia 10, o Festival de Folclore integrado no Barquinha NON STOP. As apresentações decorrem no Palco de Sto. António, no Barquinha Parque. Está prevista a participação do Grupo Folclórico “Os Pescadores” de Tancos; o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros; o Rancho Folclórico “Lavadeiras” do Sabugo; o Rancho Folclórico de Praias do Sado e o Rancho Folclórico da Barreira.

marchas Populares - 12 junhoDo Barquinha NON STOP fazem parte, também, as Marchas Populares, alusivas ao Santo Padroeiro (Santo António), que de ano para ano tem vindo a registar um aumento significativo de participantes. Crianças e pais do Concelho desenvolvem e criam o desfile e as coreografias, que aliadas a uma vestimenta a rigor dão continuidade a esta tradição. No dia 12, no Palco de Sto. António, poderão assistir aos desfiles das seguintes escolas e associações: EB1 Moita 1,2; EB1 Barquinha; EB1 Praia do Ribatejo; EB1 Atalaia; JI Tancos e Fundação Dr. Francisco Cruz.

“Teppô-Ki – o Livro dos mosquetes”

10 junhoDepois do sucesso da publicação

anterior “A Princesa do Corgo”, o Festival de Barquinha Non Stop foi o momento escolhido pelo escritor

Emílio Miranda para a apresentação da sua mais recente obra “Teppô-Ki

– O Livro dos Mosquetes”. A chegada dos portugueses a terras

do Japão. O choque de culturas. O primeiro mosquete e a sua influência

na cultura dos samurais.Lançamento em 10 de Junho de

2010, no âmbito dos 150 Anos do Tratado de amizade Portugal-Japão.

exposição "alinhamentos enigmáticos e lutas aéreas"

Pintura de Sam AbercrombyCentro de Cultural de Vila Nova da Barquinha

10 a 26 de JunhoHorário: 14h-22h

Pérsio Basso

Pérs

io B

asso

Page 10: Barquinha viva 28

10

destaque

Page 11: Barquinha viva 28

11

destaque

XXiV Feira do Tejohorário10, 12 e 13 Junho - 15h às 24h11 Junho - 17h às 24h

entrada livre

Co-financiamento:

Page 12: Barquinha viva 28

12

turismo

A Câmara da Barquinha estabeleceu um acordo com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) que tem como objectivo a dinamização do Mercado das Artes, um projecto de regeneração urbana com base na criação de um parque de esculturas ao ar livre no parque ribeirinho, entre outros equipamentos dedicados às mais variadas formas artísticas.Ao todo são cerca de 2 milhões de euros de investimento, co-financiados pelos fundos comunitários, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), constituindo um dos sete primeiros projectos de regeneração urbana da região candidatados a estes fundos, a ser aprovado.Todas as intervenções têm como denominador comum a criação de um centro histórico culturalmente sustentável, constituindo um pólo de atracção para visitantes, a par do Castelo de Almourol.O presidente da Câmara da Barquinha, Miguel Pombeiro, destacou a importância da

município celebra parceria com iPT

mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado da

participação das entidades da região no projecto. A realização de uma exposição anual dos alunos finalistas do curso de Artes Plásticas é uma das acções previstas no documento firmado pelas duas entidades, além de outras iniciativas que venham a integrar a programação do Mercado das Artes.A assinatura do protocolo seguiu-se à inauguração da exposição dos alunos finalistas do curso de Artes Plásticas do IPT, patente entre 25 de Fevereiro e 27 de Março na Galeria de Arte do Centro Cultural da Barquinha. “A Meio Caminho” foi o título da mostra em que participaram Almerinda Figueiredo, Ana Capitão, Andreia Neves, Anni Katajamãki, Carolina Garcez, Cláudia Nunes, Dora Matias, Dulcínea Frias, Fernanda Mateus, João Marques, Júnior, Laura De Freitas, Laurinda Silva, Lydie Pereira, Lúcia Leitão, Maria De Fátima, Mariline Santos, Natália Rato, Patrícia Oliveira, Rita Carvalho, Rui Martins, Sara Nóbrega, e Susana Ribeiro.

Fotos: Pérsio Basso

António Pires da Silva, Presidente do IPT, e Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha assinaram o acordo de parceria

Page 13: Barquinha viva 28

13

turismo

mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . mercado da

Exposição "A meio caminho", com trabalhos dos alunos do Instituto Politécnico de Tomar

remodelação dos paços do concelho arranca em junho Foi assinado no dia 10 de Maio, o contrato para a realização da empreitada de remodelação do antigo edifício dos Paços do Concelho, prevendo-se que a consignação da obra se realize durante o mês de Junho. O projecto prevê a criação de uma galeria de arte no piso térreo dos antigos Paços do Concelho, virada para o parque ribeirinho.

Page 14: Barquinha viva 28

14

A comemorar uma década de existência, o Atelier de Desenho e Pintura de Vila Nova da Barquinha iniciou o funcionamento nas novas instalações, na antiga Casa da Hidráulica, na Rua da Barca, no dia 22 de Abril.O edifício foi recuperado recentemente e será adaptado para Atelier Oficinal, no âmbito do projecto Mercado das Artes. Este espaço servirá para ateliers e desenvolvimento do projecto educativo, com ligação à futura Residência para Artistas, prevista para o edifício confinante.

turismo

atelier oficinal a funcionar O Atelier, que até à data funcionou nas instalações do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no Largo 1º Dezembro, tem cerca de 40 alunos. A funcionar ininterruptamente há 10 anos, proporciona aulas gratuitas de desenho e pintura, semanalmente, à quinta-feira.A reformulação total do actual Centro Cultural é outra das vertentes do projecto “Mercado das Artes”.

Pérsio Basso

Pérs

io B

asso

carlo

s Vic

ente

Carlos Vicente, coordenador do Atelier de Pintura e Fernando Freire, Vereador da Cultura, na abertura das novas instalações

mercado das artes . mercado das artes . mercado das artes . merca

escultores visitam barquinha ParqueEstá em marcha aquele que será o elemento estruturante do futuro “Mercado das Artes”. Trata-se da criação de um parque representativo da escultura portuguesa contemporânea, no actual Barquinha Parque, desenvolvido em parceria com Fundação EDP, e que tem como comissário o historiador de arte João Pinharanda. Este verdadeiro “museu” de escultura será constituído por peças de 11 artistas plásticos, na fase de arranque do projecto.No passado dia 19 de Maio, alguns dos escultores convidados visitaram o local onde poderão vir a colocar as suas obras.Pretende-se que o Mercado das Artes seja um projecto inacabado, gerando dinâmicas permanentes, com uma lógica de programação em torno desta nova realidade do concelho, e em estreita ligação com o Castelo de Almourol”.

Page 15: Barquinha viva 28

15

serviços

Aquela que será a primeira Loja do Cidadão da região do Médio Tejo, já está em fase de instalação em Vila Nova da Barquinha.As obras de adaptação do edifício sede do Pára-Clube Nacional “Os Boinas Verdes”, Rua Marechal Carmona, em Vila Nova da Barquinha, iniciaram-se em Abril.A Loja do Cidadão ficará instalada em pleno centro histórico da sede de concelho, a escassos 50 metros da Câmara Municipal, e deverá abrir ao público durante o Verão de 2010, de acordo com informação da Estrutura de Missão Lojas do Cidadão de Segunda Geração.A empreitada, cujo valor base é de 300.000€, tem um prazo de execução de 45 dias, e já está em fase de acabamentos.

Loja do cidadão abre no Verão

Este equipamento servirá não só Vila Nova da Barquinha (que assume uma posição vantajosamente central no contexto do chamado triângulo do Médio Tejo: Abrantes – Tomar – Torres Novas) mas também toda uma região com cerca de 220.000 habitantes, constituindo certamente uma importante mais valia para esta área do território nacional.A Loja do Cidadão permitirá um acesso de qualidade a um vasto leque de serviços públicos e privados, numa lógica de Balcão Multiserviços, permitindo aos cidadãos tratar diversos assuntos que antes só com deslocações a Santarém ou Lisboa poderiam resolver.

Pérsio Basso

Aspecto das obras de instalação do futuro Balcão Multiserviços,

na Loja do Cidadão de Vila Nova da Barquinha

Page 16: Barquinha viva 28

16

obras

Fotos: Pérsio Basso

centro escolar / centro integrado de educação em ciência

Estão a decorrer os trabalhos de construção do novo Centro Escolar para

o 1.º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova da Barquinha, prevendo-se que fique

concluído até ao final de 2010.

creche da atalaiaEstão a decorrer a bom ritmo as obras de construção da nova Creche e Centro de Dia da Atalaia, prevendo-se que no final do mês de Junho estejam concluídas. Este projecto é uma iniciativa do Centro Social e Paroquial da Atalaia, com comparticipação da Segurança Social e apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Transformação em arruamento da en3Está em curso a remodelação do troço compreendido entre o cruzamento da Rua D. Maria II e da Rua de St.ª Maria com a EN3 (rua Capitão Salgueiro Maia), assim como os trabalhos de alteração do

entroncamento da Rua da Cardiga com a EN3.Concluída a pavimentação do referido troço, iniciar--se-ão os trabalhos entre a Rotunda das Geminações (junto à Estação da CP) e o restaurante Soltejo. Nesta altura também será concluída a remodelação da Rua

da Chã.A Tagusgás tem vindo a acompanhar os trabalhos de remodelação, executando o prolongamento da sua

rede de abastecimento de gás.

escola D. maria iiA edificação da nova escola D.Maria II está a decorrer dentro do prazo estipulado, prevendo-se que fique concluída até ao final do corrente ano.

Page 17: Barquinha viva 28

17

obras

outras intervenções:

Tancos- Alteração da conduta de água de alimentação e instalação de um bebedouro no parque infantil- Reparação do cais

Vila nova da barquinha- Pintura de muros na zona ribeirinha- Alteração da extremidade do canal do barquinha parque para refazer a cascata

atalaia- Reparação do Pavimento da Estrada do Vale Seixo e da Rua do Rossio- Elaboração de projecto e acompanhamento da Obra dos arranjos exteriores do campo de futebol- Fornecimento e colocação de dois candeeiros em Jardim- Execução de infra-estruturas no loteamento junto à Rua da Capela

Pavimentação da rua manuel de silva e rana e rua 1º de maio, matos, Limeiras

Pavimentação da rua s. joão batista e colocação de pavimento com lajetas de betão na travessa adjacente, Limeiras

Pavimentação da rua da cabine, Tancos

Page 18: Barquinha viva 28

18

ambiente

18

O Barquinha Parque vai ser palco de actividades lúdico-pedagógicas e desportivas, jogos, ateliers para trabalhar as diferentes tipologias de materiais recicláveis, com demonstração de processos de reciclagem e compostagem, peças de teatro, entre outras actividades, nos dias 4, 5 e 6 de Junho.A acção chama-se “Recicla e Composta” e tem como objectivos promover a redução da produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) e a sua separação na origem; informar a população para os diversos tipos de RSUs e qual o encaminhamento mais adequado destes materiais; permitir um melhor conhecimento do processo de reciclagem dos diferentes tipos de resíduos; promover a compostagem

Operação “Recicla e Composta no Barquinha Parque”, co-financiada pelo QREN no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

doméstica nos jardins/hortas das habitações particulares (com oferta de compostores); despertar o espírito de iniciativa e envolver activamente a população escolar na promoção de actividades relacionadas com o tratamento e valorização de resíduos; e desenvolver nas crianças e nos jovens o hábito de separação dos resíduos nas suas casas.Serão divulgados trabalhos sobre a temática Protecção do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolvidos ao longo do ano lectivo pelos alunos das diferentes escolas do Concelho.A iniciativa, dirigida à comunidade escolar (dia 4) e à população em geral (dias 5 e 6), pretende sensibilizar para uma prática ambiental correcta.

Page 19: Barquinha viva 28

19

ambiente

Programa4 junhoCentro Cultural de Vila Nova da BarquinhaPeças Teatrais: “Venceslau – Um conto ambiental” | “Super-heróis do ambiente” Actividades no Barquinha Parque: Triólixo, Gincana do lixo, Compostagem Público-alvo: população escolar

5 junho14h00 às 18h00Actividades no Barquinha Parque: Oficina de Música, Lixo no bom caminho, Dominó dos Resíduos, Roleta dos Resíduos, Eu sou uma peça importante, Eco cruzadasPúblico-alvo: população em geral (crianças e jovens)Duração: 20 – 30 min.

6 junho14h00 às 18h00Actividades no Barquinha Parque:“A estafeta da compostagem”, Público-alvo: população em geral (crianças e jovens)Duração: 50 min.

“A Pirâmide da Compostagem”Público-alvo: população em geral (particularmente adultos)Duração: 50 min.

Seminário “As Vantagens da Compostagem”Local: Centro Cultural de Vila Nova da BarquinhaHorário: 15h00Público-alvo: população em geral (adultos)Duração: 90 min.Inscrições até ao dia 4 de JunhoEntrega de Manuais de Compostagem e de Compostores aos primeiros 100 inscritos.

Teatro "Venceslau"

Teatro "Super-heróis do ambiente"

Compostagem

Triolixo

Gincana do Lixo

Page 20: Barquinha viva 28

20

ambiente

Pérsio Basso

Voluntários limpam15 toneladas de lixo

O dia 20 de Março de 2010 ficará marcado pela maior operação voluntária de limpeza a que o país assistiu desde sempre. Limpar Portugal foi como se designou a iniciativa nacional de um movimento cívico a que se juntaram mais de 100 mil pessoas em todo o país, 100 das quais no concelho de Vila Nova da Barquinha.Além dos cidadãos, aderiram a este projecto várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal, Exército Português (através da Escola Prática de Engenharia de Tancos), todas as Juntas do Freguesia do Concelho, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Barquinha, Agrupamento 583 do Corpo Nacional de Escutas, Grupo de Cicloturismo Barquinhense, Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova da Barquinha, Centro Cultural e Desportivo Limeirense, Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”, Sociedade Instrutiva e Recreativa de Atalaia, e também a Resitejo.Apesar da chuva, cerca de 125 voluntários meteram “mãos à obra” para limpar a floresta do concelho, uma adesão que

excedeu as expectativas, de acordo com os responsáveis pela organização. Entre os participantes estiveram alguns membros do executivo camarário, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro, e os Vereadores Fernando Freire e Rui Constantino Martins, dando um exemplo de cidadania, tendo o município colaborado na iniciativa com meios humanos e materiais.Num só dia, boa parte das lixeiras existentes foi limpa, e as 15 toneladas de lixo recolhidas foram transportadas para o Ecocentro, na Atalaia, onde os resíduos foram devidamente separados e tratados.No fim das limpezas, foi hora de repor as energias, num almoço servido na sede da Sociedade Instrutiva e Recreativa da Atalaia, onde marcou presença também a Governadora Civil do Distrito de Santarém, Sónia Sanfona.

Veja a reportagem em http://www.youtube.com/user/CMBarquinha

Voluntários junto à Ribeira de Tancos, com o apoio da Escola Prática de Engenharia e da Câmara Municipal

Voluntários do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 583 - Vila Nova da Barquinha

Pérs

io B

asso

Page 21: Barquinha viva 28

21

ambiente

O Município de Vila Nova da Barquinha aderiu à acção nacional “Plante uma Árvore”, que decorreu entre 15 e 21 de Março, promovido conjuntamente pela Representação da Comissão Europeia, Autoridade Florestal Nacional, e Associação Nacional de Municípios Portugueses.Esta iniciativa teve como objectivo assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade, integrada na Política Europeia da Energia e Alterações Climáticas, através de uma acção simultânea, de plantação de árvores, nos diferentes municípios do continente associados ao projecto.Neste âmbito, o Município de Vila Nova da Barquinha desenvolveu diversas actividades em articulação com os Agrupamentos de Escolas do concelho, Agrupamento 583 do Corpo Nacional de Escutas, e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

Ano Internacionalda Biodiversidade 2010

semana da Floresta

claúdia Miranda

Voluntários do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 583 - Vila Nova da Barquinha

cla

údia

Mira

nda

Sara

cou

rinha

Page 22: Barquinha viva 28

22

educação

Desporto Escolar

1500 atletas disputamcorta-mato no parque

22

de Iniciados e Juvenis, para a participação no Corta-Mato Nacional, realizado nos dias 12 e 13 de Março, em Vagos, Aveiro.A prova contou com o apoio da Escola EB 23/S D. Maria II – Vila Nova da Barquinha, Escola ES/3 Artur Gonçalves – Torres Novas, Exército Português, GNR e Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

Mais de 1500 atletas disputaram, no dia 24 de Fevereiro, em Vila Nova da Barquinha, o Corta-mato do Médio Tejo. Sob um céu muito cinzento e a ameaçar chuva, a prova de Desporto Escolar desenrolou-se com normalidade, sem que uma gota de água a caísse no Barquinha Parque.Com ou sem ajuda divina, a prova foi organizada pela Equipa de Apoio

às Escolas (EAE) do Médio Tejo, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.O Corta-Mato do Desporto Escolar constitui um dos “pontos altos” do plano de actividades da EAE, congregando a participação de alunos representantes de todas as escolas desta Área Educativa. Apuraram-se os vencedores da especialidade nos escalões

Fotos: Pérsio Basso

Page 23: Barquinha viva 28

23

educação

23

Page 24: Barquinha viva 28

24

educação

O Projecto Champimóvel é uma iniciativa da Fundação Champalimaud, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. Trata-se de um filme 3D interactivo com 25’ – O Futuro da Ciência – transmitido num simulador transportável por camião TIR que pretende visitar todas as escolas do 2º e 3º ciclo do país.

Camião da Fundação Champalimaud

Champimóvel faz sucessoem Vila Nova da BarquinhaMais de meio milhar de pessoas, entre alunos das escolas do concelho e público em geral, visitaram, entre os dias 19 e 22 de Março, o “Champimóvel”, em Vila Nova da Barquinha.Entre os visitantes deste verdadeiro camião da ciência, estiveram pessoas de países como Itália, Brasil, Índia, Tailândia, China, França, Guatemala, Namíbia, entre outros.

Pérs

io B

asso

Cerca de 500 pessoas assistiram ao filme 3D "O Futura da Ciência"

Page 25: Barquinha viva 28

25

educação

escola abertaem moita do norteO Jardim-de-Infância de Moita do Norte promoveu, no passado dia 22 de Abril, a “Escola Aberta”. A iniciativa foi organizada em parceria com a Associação de Pais e contou com uma forte participação da comunidade local. A decoração do muro da escola e a venda de doces e artesanato animaram a tarde de festa para miúdos e graúdos.

com o acompanhamento da Nersant.Conceitos como lucro, empresa, empresário e multinacional, começam a fazer parte do léxico dos alunos, que se mostram bastante entusiasmados com as suas ideias de negócio. “Animais e Companhia”, “Artes Artísticas”, “Hotel Vila Nova da Barquinha Milénio” e “Zoo Doméstico” são as quatro empresas criadas pelos alunos da EB1 de Vila Nova da Barquinha. O passo seguinte passa pela estruturação do negócio e pela promoção da empresa.

25

EmpCriança sensibiliza crianças para o empreendorismo

Miúdos nos negóciosComo resultado de um protocolo estabelecido entre a Nersant e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, está em curso nas Escolas EB1 de Vila Nova da Barquinha e na EB1 Moita do Norte, N.º 1 – Cardal o projecto EmpCriança.Trata-se de uma acção destinada aos alunos do 4.º ano do Ensino Básico, que tem como principal objectivo sensibilizar as crianças para o empreendedorismo e para a actividade empresarial. O projecto está a ser desenvolvido e dinamizado pelas docentes, que contam

Fotos: Pérsio Basso

Page 26: Barquinha viva 28

26

economia

uma metodologia de auscultação e de envolvimento na elaboração do Plano, com o objectivo de efectivar a mobilização de cidadãos, agentes económicos, sociais, culturais, ambientais e políticos, na prossecução de uma maior legitimidade democrática e correspondente exercício da cidadania.Neste contexto, a Câmara Municipal promoveu dois Workshops no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, subordinados aos temas “Tecido empresarial e Empreendedorismo”, no dia 21 de Abril, e “ Cultura, Património e Turismo”, dia 30 de Abril.

município preparaPlano de DesenvolvimentoA Câmara Municipal de Vila Nova Barquinha tem vindo a desenvolver uma série de trabalhos com o objectivo de preparar o concelho para um futuro sustentável e harmonioso, onde os seus cidadãos reconheçam que vale a pena viver e trabalhar. É neste âmbito que o município adjudicou à empresa de consultoria Augusto Mateus & Associados, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico (2010-2020).Tendo como assumido que um dos pontos centrais do planeamento estratégico é a sistematização da participação pública e cívica foi, nesse sentido, estruturada

Pérs

io B

asso

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico (2010-2020)

conta com a participação dos cidadãos

Page 27: Barquinha viva 28

27

Page 28: Barquinha viva 28

28

comunicação

com a possibilidade de publicação de fotos, vídeos, eventos, permitindo uma interacção com os demais utilizadores.A adesão do Município ao Facebook tem como objectivo promover os eventos, os projectos e as iniciativas, e divulgar os recursos turísticos do concelho.A autarquia considera fundamental a presença nos novos Media, para comunicar com os seus públicos, em especial com as camadas mais jovens da população. Visite-nos em www.facebook.com.

PartilharA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aderiu ao “Facebook”, no dia 27 de Abril, angariando mais de uma centena de “fãs” para a sua página oficial, nas primeiras 24h de presença naquela rede social.Na era da Internet 2.0, a velocidade de circulação da informação é cada vez maior, e os suportes comunicacionais mais privilegiados passam pelas chamadas “redes sociais”, como o “Facebook”, onde os utilizadores também podem gerar informação.Estas novas ferramentas têm grandes potencialidades,

Page 29: Barquinha viva 28

29

comunicação

O Portal do Empreendedor, criado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, pretende ser um instrumento de promoção da vertente empresarial da Região do Médio Tejo. Esta Região é composta por dez municípios, nomeadamente: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.Com esta iniciativa coloca-se à disposição do público em geral informação relevante sobre a Região do Médio Tejo, em termos de caracterização sócio-económica, dados estatísticos, entidades e competências regionais, com especial destaque para a divulgação das empresas da Região e para a promoção do empreendedorismo.

site promove empresasdo médio Tejo

Pretende-se que este Portal seja construído em colaboração com as empresas, entidades públicas e privadas com intervenção na área empresarial, pelo que se conta com o seu contributo.As empresas interessadas em serem incluídas na área do Médio Tejo Inovador, deverão descarregar e preencher o formulário que se encontra no item «Inscreva-se» em www.mediotejo.biz. A divulgação é gratuita.As entidades interessadas em partilhar informações, divulgar a sua experiência ou obter esclarecimentos, poderão fazê-lo através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 249 730 065 / 249 730 060.Conheça o meio empresarial do Médio Tejo!

Page 30: Barquinha viva 28

30

acção social

Fotos: Pérsio Basso

Com a participação de alunos da Escola D. Maria II

estafeta contra a exclusão passa no concelho

A Estafeta “POBREZA E EXCLUSÃO: EU PASSO!” passou por Vila Nova da Barquinha, no dia 18 de Maio, com a participação de alguns alunos e professores da Escola D. Maria II, e do Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.A iniciativa integrada no Programa para Inclusão e Cidadania (PIEC), no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), percorreu 1800 km em 37 dias, com a participação de cerca de 150 turmas escolares.Esta estafeta teve como objectivos, dar visibilidade ao fenómeno da pobreza e da exclusão social como um problema que respeita a todos os cidadãos.A estafeta começou no dia 13 de Abril na Praça do Comércio em Lisboa, deslocando-se para o Algarve, subindo pelo interior Alentejano, Castelo Branco, passando posteriormente por Porto, Coimbra, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha, e terminou em Lisboa, no dia 21 de Maio, na Praça da Figueira.

Plataforma intermunicipalcontra a pobreza e exclusão social

redes do Tejo Vila Nova da Barquinha é um dos nove

municípios que integram o projecto “Redes do Tejo”, no âmbito da Plataforma

do Médio Tejo e da União das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade

Social.Em conjunto com as autarquias

de Constância, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Abrantes, município que

lidera o processo, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha comprometeu-se, através de um acordo de parceria, a iniciar

um projecto supraconcelhio, subjacente ao Programa Nacional do Ano Europeu do

Combate à Pobreza e Exclusão Social.O compromisso conjunto de afirmação do projecto “Redes do Tejo” foi assinado no

dia 22 de Março, no Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes.

O projecto “Redes do Tejo” torna-se assim numa inédita referência nacional

pela atitude pró-activa de mudança, materializada na união das entidades

envolvidas, rentabilização de esforços, inovação social e, fundamentalmente, de

trabalho em parceria e em rede.Os parceiros assumiram o compromisso

de trabalhar numa perspectiva de conjugação de esforços e recursos, com

vista a “colmatar as dificuldades com que inúmeras pessoas e instituições se

deparam, de modo a minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social

e sensibilizar todos os agentes do território em causa”.

A promoção de actividades de solidariedade, a dinamização das redes sociais de cada concelho, a realização

da feira social do mês da solidariedade e acções de sensibilização e informação

são, entre outras, algumas das actividades a realizar a partir de agora, com vista à

persecução dos objectivos inerentes a este projecto e à linha orientadoras do Ano

Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Foto

s: Pé

rsio

Bas

so

Page 31: Barquinha viva 28

31

a

cultura

31

Feira d’ épocaProdutos da terra, artesanato, doçaria, chás, mel, boa gastronomia, e muita animação foram os ingredientes para mais edição da Feira d’ Época, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, nos dias 8 e 9 de Maio, no Centro Cultural.Durante dois dias, vários espectáculos proporcionaram momentos de entretenimento aos visitantes, desde a demonstração de Danças de Salão pela Escola do CECUDE, Noite de Fado Vadio, concerto pela Banda de Música dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha, até ao III Encontro de Música Tradicional Portuguesa, organizado pelo grupo anfitrião – Barquinha Saudosa e onde participaram, também, o Grupo “Pérolas do Gilão” – Tavira, Grupo “Os amantes do Alentejo” – Alvalade do Sado, Grupo “Os Maçaenses” – Mação, Grupo “Cantares do Loumão” – Loumão, “Cant’Abrantes” – Abrantes e “Os Tunantes” – Entroncamento. Durante o evento, realizou-se ainda a apresentação livro MAG, de José Calheiros Cunha.

Lançamento no Centro Cultural

“elidhir& morah” Rita Betânia, professora a frequentar um Programa de Estágio Profissional na Administração Local (PEPAL) no Município de Vila Nova da Barquinha, apresentou, no dia 27 de Março, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, o livro “Elidhir & Morah”.A primeira obra da autora foi apresentada pelo escritor Emílio Miranda, radicado no concelho de Vila Nova da Barquinha.Rita Betânia Ribeiro Ferreira, nascida em 1986, é natural de Espinho. Publicara, em 2004, um livro de poesia juntamente com a turma, intitulado “Quando a voz se solta, dão-se onze suspiros preenchendo os vazios… enfim poetas!”.Estudou na universidade de Aveiro, onde se licenciou em ensino básico – 1.º ciclo. Foi neste período que surgiu este romance juvenil, numa fase introspectiva e de procura de respostas sobre a sua identidade.“Elidhir & Morah” é um livro sobre uma sociedade perfeita. Uma reconciliação com o mundo onde vivemos. A procura de um equilíbrio.

actividades da bibliotecaEstá em curso na Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha a acção “1 Mês, 1 Escritor”, que mensalmente promove uma mostra bibliográfica com oferta de marcadores de livros nas Bibliotecas de Vila Nova daBarquinha, Praia do Ribatejo e Atalaia. Hans Christian Andersen foi o autor escolhido para o mês de Abril, Eça de Queiroz em Março e Fernando Pessoa em Maio.O Dia Mundial da Dança (29 de Abril) foi assinalado na Biblioteca, com a realização de uma Demonstração de Danças de Salão pela Escola do CECUDE, no dia 30 de Abril, junto ao Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Pérs

io B

asso

PB

carlo

s Vic

ente

Page 32: Barquinha viva 28

32

efeméride

25 abril36 anos após a revolução de 25 de Abril, assinalou-se o acontecimento um pouco por todo o país. Em Vila Nova da Barquinha as comemorações foram promovidas pela Câmara Municipal, numa organização do Pelouro da Cultura. Centenas de pessoas participaram nesta verdadeira “Festa da Liberdade”. Do vasto programa comemorativo realizado nos dias 24 e 25 de Abril, o destaque vai para as actividades desportivas e animação musical.No dia 24, a tarde foi de música no Auditório do Centro Cultural, com as actuações do Grupo Coral de Tancos, seguidos do espectáculo “Canções de Abril”, com Toni, Cândido e Castelo. No parque, as pinturas faciais e modelagem de balões animaram os mais pequenos.No dia 25, após o tradicional Hastear da Bandeira, houve provas desportivas para todas as idades, desde atletismo, passeio pedestre, dança e futebol. O parque registou mais uma forte afluência de visitantes, sobretudo para os Insufláveis. O Grupo Barquinha Saudosa e as Bandas de Música dos Bombeiros Voluntários da Barquinha e da Sociedade Musical Sesimbrense animaram a tarde no Centro Cultural.A tradicional sardinhada servida no parque de merendas, com cerca de 100 quilos de sardinhas, 60 quilos de pão e 70 litros de vinho, fecharam com chave de ouro os festejos deste ano.Poderá rever este acontecimento emhttp://www.youtube.com/user/CMBarquinha

Foto

s: Pé

rsio

Bas

so

Foto: Joaquim gomes

Actuação da Banda de Música dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha

Cerimónia de Hastear da Bandeira

Page 33: Barquinha viva 28

33

efeméride

33

Atletismo

Sardinhada

Torneio de Futebol

Grupo Coral de Tancos

Insufláveis

Page 34: Barquinha viva 28

34

informações úteis

icâmara municipalPraça da República2260-411 Vila Nova da BarquinhaTelefonesgeral: 249 720350Atendimento: 249 720372Serviço de Piquete: 96 6180545Protecção civil: 249 720377Relações Públicas: 249 720373Serviço de Águas: 249 720357Tesouraria: 249 720361Fax: 249 720368E-mail: [email protected]: www.cm-vnbarquinha.pt

atendimento PúblicoHorário dos Serviços Municipais Segunda a Sexta-feira: 9h30 - 12h30 / 14h - 16h

Atendimento ao munícipe(marcação prévia, através do telefone 249720364)miguel Pombeiro, Presidente da câmara 2ª e 4ª segunda-feira do mês: 14h30 - 17h30fernando freire, vereador1ª e 3ª segunda-feira do mês: 16h00 - 19h00rui constantino martins, vereador1ª e 3ª segunda-feira do mês: 09h30 - 12h30Joaquim Gomes, chefe Gab. apoio ao PresidenteQuando solicitadomaria de fátima capela, chefe div. urbanismoSegundas-feiras: 14h30 - 16h

biblioteca de vila nova da barquinhaSegunda a Sábado: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Tel.: 249 720373E-mail: [email protected]

biblioteca de Praia do ribatejoTerça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00Tel.: 249 733069E-mail: [email protected]

Galeria de arteDias úteis: 14h00 - 17h30 | Sábados: 15h00 - 18h00E-mail: [email protected]

centro municipal de actividade físicaSegunda a Sábado: 08h00 - 21h30Tel.: 249 719067E-mail: [email protected]

comissão de Protecção de crianças e Jovenscentro cultural de Vila Nova da BarquinhaLargo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da BarquinhaTel./Fax: 249 715143E-mail: [email protected]

Juntas de freguesiaAtalaia: 249 710619Moita do Norte: 249 712099Praia do Ribatejo: 249 733940Tancos: 249 712094Vila Nova da Barquinha: 249 710705

serviços PúblicosRepartição de Finanças: 249 710226Registo civil / cartório Notarial: 249 710433correios Barquinha: 249 720300correios Atalaia: 249 710619correios Praia do Ribatejo: 249 733112

segurançaBombeiros Voluntários: 249 710629gNR: 249 710274

saúde / serviços sociaiscentro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666Extensão de Limeiras: 249 733885Posto Médico de Atalaia: 249 710547Santa casa Misericórdia Barquinha: 249 710469Fundação Dr. Francisco cruz: 249 730161Segurança Social: 249 710450

farmáciasAtalaia: 249 710695Praia do Ribatejo: 249 733328Vila Nova da Barquinha: 249 710493

ensinoEsc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048

Escolas 1.º CicloAtalaia: 249 711777cardal: 249 711811Moita do Norte: 249 711800Praia do Ribatejo: 249 733092Barquinha: 249 710519

sms municiPalReceba no seu telemóvel notícias sobre a actualidade do concelho, eventos e informações úteis.Envie um SMS para o número 926 612 791, com o nome e apelido, seguido da palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com o nome e apelido, seguido da palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento.*(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada

tarifário)

A revista municipal Barquinha Viva é distribuida no concelho de Vila Nova da Barquinha, em todas as caixas postais. Se reside fora e deseja receber a revista via cTT, contacte-nos:

Município de Vila Nova da Barquinhagab. Informação e Relações PúblicasPraça da República2260 - 411 Vila Nova da Barquinha Tel.: +351 249720373Fax: +351 249720358E-mail: [email protected]

Page 35: Barquinha viva 28

35

vários

caravanas invadem parqueCerca de 200 auto-caravanas concentraram-se junto ao Barquinha Parque, no I Encontro de Vila Nova da Barquinha, que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de Abril. A iniciativa, de Joaquim Mação e Virgílio Gameiro, contou com o apoio do Clube Português de Auto Caravanas, e da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. Os três dias de convívio tiveram o ponto alto no dia 10, com a actuação do grupo folclórico “Os Pescadores de Tancos”.

Descida dos 3 castelosPelo 25º ano consecutivo, o CLAC - Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento, promoveu uma das provas mais emblemáticas da canoagem nacional – Descida dos 3 Castelos, com o apoio do Município de Vila Nova da Barquinha.Nos dias 2 e 3 de Abril, centenas de canoistas “navegaram” nas águas do Zêzere e do Tejo, numa 2.ª etapa da prova de turismo náutico, que ligou Castelo de Bode (Zêzere) a Tancos (Tejo), concelho de Vila Nova da Barquinha. Na sector federado, a 3 Castelos Cup dirigida aos melhores atletas federados, percorreu o percurso Castelo de Bode- Vila Nova Barquinha.

Por trilhos de almourolAs matas do concelho e as paisagens r ibeirinhas junto ao Rio Tejo serviram de pano de fundo para a prova “Trilhos do Almourol”, no passado dia 7 de Março. Com organização do CLAC – Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento, esta competição de trial contou com cerca de 350 participantes. Neste caso, o percurso ligou a povoação de Aldeia do Mato (Abrantes), ao Parque do Bonito (Entroncamento), numa distância superior a 35 km, por trilhos de beleza excepcional. Tancos, zona ribeirinha de Vila Nova da Barquinha, o Castelo de Almourol, e o Delta Lebre, na Atalaia, foram alguns dos pontos de passagem.Esta 1.ª edição da prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e da Escola Prática de Engenharia de Tancos, que construíram um passadiço junto à foz do rio Nabão, para permitir a passagem dos atletas.

“Pescadores de Tancos”formam grupo infantilO Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos” está formar um grupo infantil.Em 1981, quando foi criado, o GFPT tinha um grupo infantil que preparava os pequenos dançarinos para um dia poderem ocupar um lugar no grupo adulto. Com o objectivo de continuar a promover os nossos usos, costumes e tradições junto dos mais novos, o Grupo Folclórico "Pescadores de Tancos" faz o convite a todas as crianças que queiram fazer parte do seu grupo infantil. Os ensaios realizam-se na sede do GFPT, aos Sábados, a partir das 20h30m. Para mais informações, os interessados poderão contactar Miguel Homem (914894360) e ou Cláudia Ferreira (918704043).

Page 36: Barquinha viva 28

insuFLÁVeis | Feira Do LiVro | gasTronomiaDesPorTo | aTeLiers | concerTos | WorKshoPs

junho a setembro (fins-de-semana)www.cm-vnbarquinha.pt.