Barroco no enem

16
Barroco no ENEM Manoel Neves

Transcript of Barroco no enem

Page 1: Barroco no enem

Barroco no ENEMManoel Neves

Page 2: Barroco no enem

BARDI,P.M.EmtornodaesculturanoBrasil.SãoPaulo:BancoSudamerisBrasil,1989.

Page 3: Barroco no enem

QUESTÃO 01 primeira aplicação do ENEM-2012

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, aescultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e estárepresentadaaquiporumdosprofes=tasdopátiodoSantuáriodoBomJesusdeMatosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho.Profundamentereligiosa,suaobrarevela.a)iberdade,representandoavidademineirosàprocuradasalvação.b)credibilidade,atendendoaencomendasdosnobresdeMinasGerais.c)simplicidade,demonstrandocompromissocomacontemplaçãododivino.d)personalidade,modelandoumaimagemsacracomfeiçõespopulares.e)singularidade,esculpindopersonalidadesdoreinadonasobrasdivinas.

Page 4: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2012

OBarrocoarquitetônicomineirodeveriaserchamadoderococóoubarrocotardiodevido não só aos seus traços estilísticos [refinamento estético e delicadeza detraços]masprincipalmenteaofatodequetranscorreuemmeadosdoséculoXVIII.Ostraçoscaracterísticosdaesculturadobarrocomineirosãoadelicadeza,ograndevolumededetalheseostraçosespecíficosquesãodadosàsfigurasrepresentadas.Assinale-se,pois,aalternativa“d”.

Page 5: Barroco no enem

DiscretaeformosíssimaMaria,EnquantoestamosvendoclaramenteNavossaardentevistaosolardente,

EnarosadafaceaAurorafria:Enquantopoisproduz,enquantocriaEssaesferagentil,minaexcelenteNocabeloometalmaisreluzente,Enabocaamaisfinapedraria:

Gozai,gozaidaflordaformosura,Antesqueofriodamaduraidade

Troncodeixedespido,oqueéverdura.QuepassadooZenithdamocidade,Semanoiteencontrardasepultura,

Écadadiaocasodebeldade.CUNHA,H.P.ConvivênciamaneiristaebarrocanaobradeGregóriodeMatos. In:OrigensdaLiteraturaBrasileira.RiodeJaneiro:TempoBrasileiro,1979.p.90.

Page 6: Barroco no enem

QUESTÃO 02 segunda aplicação do ENEM-2009

OBarrocoéummovimentocomplexo,consideradocomoaartedoscontrastes.Opoema de Gregório deMatos, que revela características do Barroco brasileiro, éumaespéciedelivre-traduçãodeumpoemadeLuísdeGóngora,importantepoetaespanholdoséculoXVII.

a)aregularalternânciatemáticaentreversospareseímpares.b)ocontrasteentreabelezafísicadamulhereareligiosidadedopoeta.c)opesarpelatransitoriedadedajuventudeeacertezadamorteoudavelhice.d)ousodeantítesesparadistinguiroqueéterrenoeoqueéespiritualnamulher.

e)aconcepçãodeamorquesetransformaemtormentodaalmaedocorpodoeulírico.

Frutodesuaépoca,opoemadeGregóriodeMatosdestaca

Page 7: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2009

Há, nodiscursodo sujeito poético, umpesar pela passagemdo tempo, expressoespecificamentepormeiodaconstataçãodequeabelezadamulheraquesedirigevai findar.Depoisdeconstatarapassagemdo tempo,o locutorconvidaaamadaparaaproveitaravida.Assinale-se,pois,aletra“c”.

Page 8: Barroco no enem

QuandoDeusredimiudatiraniaDamãodoFaraóendurecido

OPovoHebreuamado,eesclarecido,Páscoaficoudaredençãoodia.Páscoadeflores,diadealegriaÀquelepovofoitãoafligido

Odia,emqueporDeusfoiredimido;Ergosoisvós,Senhor,DeusdaBahia.PoismandadopelaaltaMajestadeNosremiudetãotristecativeiro,Noslivroudetãovilcalamidade.

QuempodesersenãoumverdadeiroDeus,queveioextirpardestacidade

OFaraódopovobrasileiro.DAMASCENO.D.(Org.)Melhorespoemas:GregóriodeMatos.SãoPaulo:Globo,2006.

Page 9: Barroco no enem

QUESTÃO 03 primeira aplicação do ENEM-2014

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentamprincípios barrocos, o soneto deGregório deMatos apresenta temática expressapora)visãocéticasobreasrelaçõessociais.b)preocupaçãocomaidentidadebrasileira.c)críticaveladaàformadegovernovigente.d)reflexãosobreosdogmasdocristianismo.e)questionamentodaspráticaspagãsdaBahia.

Page 10: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2014

No soneto em análise, o sujeito poético constrói um paralelo [alegórico] entre asituaçãodopovo“hebreu”[apresentadanaBíbliaSagrada]eadopovobaiano[dasegundametadedoséculoXVII].Sofremamboscomummaugovernante[oFaraó].Nos dois tercetos, nota-se umdesejo de libertação.Marque-se, portanto, a letra“c”.

Page 11: Barroco no enem

SERMÃODASEXAGÉSIMANunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores comohoje. Pois se tanto se semeia a palavra deDeus, como é tão pouco o fruto”Nãoh’umhomemqueemumsermãoentreemsieseresolva,nãoháummoçoquesearrependa,nãoháumvelhoquesedesengane.Queéisto?AssimcomoDeusnãoéhojemenos onipotente, assim a sua palavra não é hojemenos poderosa doquedantesera.PoisseapalavradeDeusétãopoderosa;seapalavradeDeustemhojetantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus?Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Querocomeçarpregando-meamimAmimserá,etambémavós;amim,paraaprenderapregar;avós,queaprendaisaouvir.

VIEIRA,A.Sermõesescolhidos.v.2.SãoPaulo:Edameris,1965.

Page 12: Barroco no enem

QUESTÃO 04 segunda aplicação do ENEM-2014

No Sermão da Sexagésima, Padre Antônio Vieira questiona a eficácia daspregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivasinterrogações,asquaistêmporobjetivoprincipala) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que seráabordadonosermão.b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados naspregações.c)apresentarquestionamentosparaosquaisaIgrejanãopossuirrespostas.d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia daspregações.e)questionaraimportânciadaspregaçõesfeitaspelaIgrejaduranteossermões.

Page 13: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

As interrogações funcionam como uma estratégia de interlocução discursiva pormeio da qual o enunciador visa a manter contato com o leitor e despertar seuinteresseacercadoassuntodequeosermãovaifalar.Marque-se,pois,aletra“a”.

Page 14: Barroco no enem

SÍNTESEENTREERUDITOEPOPULARNaregiãomineira,aseparaçãoentreculturapopular(asartesmecânicas)eerudita(asartesliberais)émarcadapelaelitecolonial,quetemcomoexemploosvaloreseuropeus,eogrupopopular, formadopela fusãodevárias culturas:portuguesesaventureiros oudegredados, negros e índios.Aleijadinho, unindo as sofisticaçõesda arte erudita ao entendimentodo artífice popular, consegue fazer essa síntesecaracterística deste momento único na história da arte brasileira: o barrococolonial.

MAJORA,C.BrHistória,n.3,mar.2007(adaptado).

Page 15: Barroco no enem

QUESTÃO 05 segunda aplicação do ENEM-2015

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais,apresentavaa valorizaçãoda técnicaeumestilopróprio, incluindoaescolhadosmateriais.ArtistascomoAleijadinhoeMestreAtaídetêmsuasobrascaracterizadasporpeculiaridadesquesãoidentificadaspormeioa) do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dosobjetosrepresentados.b)dousoderecursosmateriaisdisponíveisnolocaledainterpretaçãoformalcomcaracterísticaspróprias.c) da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização elinearidaderepresentacional.d)daobservaçãoedacópiadetalhadadoobjeto representadoedoempregodemateriaisdisponíveisnaregião.e) dautilizaçãodemateriais disponíveis noBrasil eda interpretação idealizadaelineardosobjetosrepresentados.

Page 16: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

O que distingue os artistas do Barroco Mineiro [Barroco tardio, diga-se depassagem, que deveria, devido à cronologia, ser apropriadamente chamado deRococó]dosdemaiséapresençadeumestilomuitopersonalístico,queenvolvia,entreoutros,ousodefeiçõespopularesnaspersonagenssacras.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“b”.