Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É...

20
Olá amiguinhos! Como estão? Então, já pinta- ram muitos coelhinhos e ovos de Páscoa? Já fizeram e deco- raram o cestinho para levar as amêndoas? Espero bem que sim, pois, esta é uma época doce, com muito chocolate e muitas outras e variadas guloseimas. Nesta época, por vezes, somos levados a consu- mir muitas calorias e muito açúcar, o que, como sabes, não é muito bom para a nossa saú- de. Além de fazer mal à saúde em geral, faz particular- mente mal aos dentes, provo- cando cáries e outras doenças da boca. Mesmo consumindo doces com moderação é preci- so não esquecer lavar sempre os dentes depois de comer estas guloseimas, depois de todas as refeições e à noite antes de deitar. Agora, que já ditei os bons conselhos, só me resta desejar a todos os alunos e suas famílias, umas Páscoas felizes e com muita paz. Ficha Técnica: Equipa responsável Rubina Silva Virgílio Freitas Colaboração: todos os alunos, professores e funcionários da escola Nota : O “Viscondinho” está também aberto à colaboração dos pais e encarregados de edu- cação. A nossa escola tem uma nova página na Internet A Secretaria Regional de Educação, de algum tempo a esta parte, tem vindo a reformular os serviços de Internet, a começar pelo portal SRE, acabando nos sites das escolas. Com este procedi- mento pretende-se uma maior uniformização, quer na informação, quer até nos aspectos gráficos e de visualização das páginas de cada uma das diferen- tes instituições. Em consequência, a nossa escola tem tam- bém uma nova página, mantendo ainda a antiga. A página inicial da nossa escola terá um aspecto muito igual à das outras escolas, diferen- ciando-se apenas pelo nome, informação específi- ca e pela fotografia. As páginas seguintes ou hiperligadas, terão aspectos diferencia- dos, informação referente A nossa escola tem nova página na net 1 Visita ao Madeira- Story Centre 3 Visita ao Palácio de São Lourenço 4 Animação de Biblioteca 8 O Nosso Carnaval 10 Dia da Mulher 18 Enc. Reg. de Moda- lidades Artísticas 20 Visita aos Monumentos 11 O Ciclo da Água 19 Nesta edição: Pág. Editorial É tempo de Páscoa! O Viscondinho Março 2007 Edição Trimestral Nº 8 - Janeiro/Março Jornal da Escola Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Boas Páscoas! O Viscondinho apenas à nossa escola, trabalhos de alunos, actividades desenvolvi- das na escola ou fora dela, fotos e slideshows e ainda vídeos. Já sabe, pode ir experimentando o novo site, sabendo que a transmigração de con- teúdos será gradual. http:// escolas. madeira- edu.pt/ eb1pevca congo

Transcript of Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É...

Page 1: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Olá amiguinhos! Como estão? Então, já pinta-ram muitos coelhinhos e ovos de Páscoa? Já fizeram e deco-raram o cestinho para levar as amêndoas? Espero bem que sim, pois, esta é uma época doce, com muito chocolate e muitas outras e variadas guloseimas. Nesta época, por vezes, somos levados a consu-mir muitas calorias e muito açúcar, o que, como sabes, não é muito bom para a nossa saú-de.

Além de fazer mal à saúde em geral, faz particular-mente mal aos dentes, provo-cando cáries e outras doenças da boca. Mesmo consumindo doces com moderação é preci-so não esquecer lavar sempre os dentes depois de comer estas guloseimas, depois de todas as refeições e à noite antes de deitar. Agora, que já ditei os bons conselhos, só me resta desejar a todos os alunos e suas famílias, umas Páscoas felizes e com muita paz.

Ficha Técnica: ∗ Equipa responsável

☼ Rubina Silva

☼ Virgílio Freitas

Colaboração: todos os alunos, professores e funcionários da escola

Nota: O “Viscondinho” está também aberto à colaboração dos pais e encarregados de edu-cação.

A nossa escola tem uma nova página na Internet

A S e c r e t a r i a Regional de Educação, de algum tempo a esta parte, tem vindo a reformular os serviços de Internet, a começar pelo portal SRE, acabando nos sites das escolas. Com este procedi-mento pretende-se uma maior uniformização, quer na informação, quer até nos aspectos gráficos e de visualização das páginas de cada uma das diferen-tes instituições. Em consequência, a nossa escola tem tam-bém uma nova página, mantendo ainda a antiga.

A página inicial da nossa escola terá um aspecto muito igual à das outras escolas, diferen-ciando-se apenas pelo nome, informação específi-ca e pela fotografia. A s p á g i n a s seguintes ou hiperligadas, terão aspectos diferencia-dos, informação referente

A nossa escola tem nova página na net

1

Visita ao Madeira-Story Centre

3

Visita ao Palácio de São Lourenço

4

Animação de Biblioteca

8

O Nosso Carnaval 10

Dia da Mulher 18

Enc. Reg. de Moda-lidades Artísticas

20

Visita aos Monumentos 11

O Ciclo da Água 19

Nesta edição: Pág.

Editorial É tempo de Páscoa!

O Viscondinho Março 2007 Edição Trimestral Nº 8 - Janeiro/Março

Jornal da Escola Básica do 1º Ciclo c/Pré Visconde Cacongo

Boas Páscoas! O Viscondinho

http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pevca

congo

apenas à nossa escola, trabalhos de alunos, actividades desenvolvi-das na escola ou fora dela, fotos e slideshows e ainda vídeos. Já sabe, pode ir experimentando o novo site, sabendo que a transmigração de con-teúdos será gradual.

http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pevca

congo

Page 2: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

A nossa festa de Natal foi celebrada nas nossas instalações...

Nº 8 - Janeiro/Março Página 2

Este ano, a nossa festa de Natal realizou-se mesmo nas nossas instalações. Mais ano, menos ano, deveremos ter uma nova escola e então a nossa festa de Natal poderá ter ainda mais brilho. Tivemos a presença habitual do Pai Natal que, em dia de sol, suou para entregar tanta prenda...!

Page 3: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Com a minha turma fui fazer uma visita ao museu Madeira-Story Centre, no dia 17 de Janeiro de 2007. Eram 9h e 30m quando entrámos no autocarro, acompanha-dos da nossa professora e também de uma senhora que é auxiliar de educação da nossa escola — a Dª São. Durante o caminho conver-sei com as minhas amigas e também observei a esplêndida natureza. Quando chegámos fomos visitar a capela do Corpo Santo, na zona velha da cidade.

Lá no museu, logo na entra-da, vimos a esfera armilar que sim-boliza os descobrimentos portugue-ses.

Visita ao Madeira-Story Centre

Nº 8 - Janeiro/Março Página 3

Depois fomos à sala do vul-cão, onde a nossa guia nos explicou o que acontece quando há um vul-cão.

Depois fomos ver as plantas endémicas da Madeira.

Por fim, fomos ao 2º andar onde vimos coisas magníficas sobre a história da Madeira. O que mais

gostei foi dos jogos, porque diverti-me muito com os meus colegas. Depois regressámos à esco-la, cansados, mas contentes por termos visto coisas muito interes-santes. Foi um dia com muita cul-tura porque vimos os descobrimen-tos madeirenses.

Relato da visita por: Francesca Puggioni

4º A

Visita ao museu de Arte Sacra Hoje, dia 25 de Janeiro, fui com os meus colegas e a professora ao museu de Arte Sacra. Estava chuva mas sempre fomos. Subimos as escadas, entrámos na sala das pratas e vimos dois objectos importantes: a cruz processional e a custódia. Depois, no segundo andar, vimos várias estátuas e nos outros anda-

res vimos trípticos e quadros flamengos. No final escolhemos um quadro para fazermos um desenho. Eu escolhi o quadro de Santa Maria Madalena. Gostei desta visita e também achei que foi interessante.

Natacha — 3º A

Page 4: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Visita de estudo ao Palácio de São Lourenço

Nº 8 - Janeiro/Março Página 4

Terça-feira, dia 30 de Janeiro de 2007, a turma do 3º ano A foi fazer uma visita de estudo ao Palácio de São

Lourenço e uma visita à cidade do Fun-chal. Primeiramente visitámos o palácio. Lá pudemos ver as várias salas:

Sala dos Retratos, Salão de Baile, Tor-reão Sul, Sala Vermelha, Sala Verde e Sala do Baluarte. Todas elas eram mui-

Texto colectivo — 3º A

to bonitas! A que gostei mais foi a Sala de Baile, porque no tecto estava um brasão da bandeira de Portugal. Depois visitámos os jardins do

palácio. Fomos até ao Baluarte Norte, no cimo da fortaleza. De lá podemos ver a estátua de João Gonçalves Zarco e

a Sé Catedral do Funchal. Descendo, vimos um painel de azulejos represen-tando São Lourenço. Durante a visita

fomos preenchendo uma ficha de traba-

lho. No final da visita lanchámos no pátio interior sul. Saindo do palácio efectuámos uma visita pela cidade para observar os monumentos locais. Vimos a estátua de João Gonçalves Zarco, o Teatro Muni-cipal Baltazar Dias, a estátua do Infan-te D. Henrique. Subimos ao Parque de Santa Catarina e vimos a capela com o mesmo nome. De seguida dirigimo-nos para o autocarro para regressar à escola. Foi uma manhã cultural onde ficámos a conhecer um pouco mais do nosso passado histórico. Foi uma visita muito interessante!

A Polícia na Escola Hoje, a polícia veio à escola.

A polícia falou sobre os cuidados

que devemos ter na estrada. Nós gostámos e aprendemos muito com esta visita.

Shaunni — 1ºA

Page 5: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Um cubo de gelo friorento

Nº 8 - Janeiro/Março Página 5

Era uma vez um cubo de gelo que vivia no frigorífi-co.

Um dia o cubo de gelo escorregou pelo frigo-rífico abaixo.

O cubo de gelo foi para o pé do fogão, levou um grande escaldão e derreteu.

Depois o cubo de gelo escorreu para a varanda, para ninguém o calcar. Pôs-se a apanhar sol e derreteu.

O cubo de gelo evaporou e foi para uma nuvem mui-to cinzenta que parecia que queria chover.

Depois o cubo de gelo escorreu para a varanda, para ninguém o calcar. Pôs-se a apanhar sol e derreteu.

A seguir, um grande relâmpago rasgou a nuvem.

Trabalho elaborado por Rui Ângelo — 4º A . Continua

Page 6: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Nº 8 - Janeiro/Março Página 6

Um cubo de gelo friorento—(Continuação)

Nessa altura, o cubo de gelo era água, outra vez água da chuva, uma porção de gotas muito juntinhas que se lançavam a rir sobre a cabeça das pessoas e sobre os telhados da cidade.

Caiu na varanda da sua antiga casa e durante a noite arrefeceu tanto que gelou. Porém nunca mais quis vol-tar para o frigorífico.

Trabalho elaborado por Rui Ângelo 4º A FIM

Page 7: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Visita aos Bombeiros

Nº 8 - Janeiro/Março Página 7

No dia 12 de Fevereiro, nós fomos aos Bombeiros voluntários do Funchal. Quando lá chegámos, o Chefe de Serviços recebeu-nos e foi ele quem guiou a nossa visita. Começámos pelo ginásio, no 4º andar onde também havia um móvel com muitas lembranças de outros bom-beiros e de incêndios. De seguida, vimos o parque das ambulâncias, mas não havia lá nenhuma para nós visitar-mos. A caminho da sala de conví-vio, passámos pelo corredor onde esta-vam expostos as ordens de serviço e o

boletim meteorológico... Na sala de convívio havia computadores, televisão e um bar. Seguidamente vimos a Central de Comunicações. Nesta sala estava o telefonista que recebia as chamadas e distribuía o serviço. Haviam três dife-rentes: um toque para chamada de atenção, outro toque para sinistros e um terceiro para incêndios. No rés-do-chão vimos os fatos, os equipamentos e os carros de incêndios, de desencarceramento e de outros tipos de salvamentos. Terminámos a nossa visita nas oficinas e nos locais de treinos, como

escaladas, etc. Nós gostámos muito desta visita porque aprendemos como é ser bombeiro.

Texto construído a partir dos relatos dos

alunos do 1º A Desenhos de: Carlos Bruno (esquerda) e

Carlos Duarte (direita)

A Lenda de Machim

Era uma vez um cavaleiro chamado Machim que se apaixonou por Ana de Arfet. Ela correspondeu ao seu amor. No entanto, não podiam casar porque não pertenciam ao mes-mo grupo social. Quando os pais de Ana des-cobriram, quiseram pôr fim ao roman-ce. Sendo pessoas importantes, conse-guiram que o próprio rei de Inglaterra obrigasse a filha a casar com um fidal-go. Machim elaborou um plano de fuga. Mandou avisá-la para ir ter com ele ao porto. Partiram em direcção à Fran-ça, mas houve uma tempestade que fez com que eles fossem em direcção a uma terra deserta. Chegaram a uma ilha onde havia água com abundância e árvores. Ali se abrigaram numa árvore oca.

Durante a noite a nau foi leva-da por uma tempestade. Ana, pensando que não ia voltar para casa, morreu e Machim, cheio de desespero e sofri-mento morreu também. Os seus colegas sepultaram-nos juntos, para se amarem para todo o sempre.

Desenho retirado de “Jornal Impacto” - Agrupamento de esco-las de Maceira—Jun 2005

Reconto da Lenda de Machim e Ana de Arfet fei-to por:

Denison; Grazielle; Miguel; Tatiana

4º A

Page 8: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Nº 8 - Janeiro/Março Página 8

Trabalhos de alunos

Passeando pelo Mundo das Fábulas

No âmbito do Projecto “Histórias Fabulosas” a nossa escola recebeu, no dia 28 de Fevereiro, a visita da EB1/PE de São Gonçalo, que nos trouxe a dramatização “O Coelhinho Branco” e da EB1/PE do Lombo Segundo que nos apresentou em teatro de sombras chinesas a fábula “A tarta-ruga e a lebre”. Os nossos alunos, do 3ªA, apresentaram a dramatização “Os Músi-cos de Bremen”, ensaiada pela Anima-dora Sociocultural de Biblioteca Esco-lar e Professora de Expressão Musical e Dramática. Este Projecto, promovido pelos Animadores Socioculturais de Bibliotecas Escolares, visa, essencial-mente, promover os hábitos de leitura e escrita através de várias actividades e do intercâmbio entre várias escolas.

Animação Ler com Prazer de O Prazer de Ler Biblioteca Ler é bom!

No dia 7 de Março o 3º ano A foi à EB1/PE do Lombo Segundo apre-sentar a dramatização da fábula “Os Músicos de Bremen” e no dia 14 de Março foi a vez de visitar a EB1/PE de São Gonçalo.

Foi uma experiência nova, divertida e que correu bem.

Trabalho de: Arturo 3ºA

História: A Menina dos Fósforos

Trabalho de: Andreia

3ºA

História: A Princesa e a

Ervilha

Page 9: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Nº 8 - Janeiro/Março Página 9

Hans Christian Anderson

No dia 09 de Fevereiro, os alunos do 1º A, foram assistir ao Espec-táculo “Ao imaginário de Hans Chris-tian”, no Teatro Baltazar Dias.

No âmbito da Animação de Biblioteca, foram trabalhados alguns contos do autor, tendo os alunos reali-zado diversos trabalhos, os quais foram alvo de selecção para a Exposição “Hans Christian Andersen”.

Os alunos viram representados alguns contos do autor, como “A Meni-na dos Fósforos”; “O João Pateta” e “As novas roupas do Imperador”.

Após o espectáculo, os alunos visitaram a Exposição, onde puderam ver diversos trabalhos alusivos à vida e obra do autor.

Já, na escola fizeram um dese-nho referente ao espectáculo que visua-lizaram.

Animação Ler com Prazer de O Prazer de Ler Biblioteca Ler é bom!

Desenho de: Márcio André

1ºA

Hans Chris-tian Andersen foi um poeta e escritor dina-marquês de histórias infan-tis. Escreveu principalmente contos de fadas.

Page 10: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

O Nosso Carnaval

Nº 8 - Janeiro/Março Página 10

No passado dia 16 de Fevereiro, a nossa escola, festejou o Carnaval. Queres ver mais fotos? Vai ao novo site da escola: http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pevcacongo. Entra em Projectos/Actividades e

clica em Galeria de imagens e seguidamente em Desfile de Carnaval 2007. Há bué de fotos...!

Page 11: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Passeio pelo Funchal em Visita aos Monumentos

Nº 8 - Janeiro/Março Página 11

Na escola, na hora da professo-ra Ana Amélia, fomos para a paragem.

Quando estávamos na paragem disse-mos anedotas e cantámos canções. Depois chegou o autocarro, entrámos todos em conjunto, picámos o bilhete e sentámo-nos nas cadeiras. Logo a seguir o autocarro arrancou. De seguida parou na escola do Faial para levar mais crian-ças. Depois saímos e fomos ver o pelou-rinho.

No pelourinho julgavam-se as

pessoas. Foi construído em 1486. Fomos ver a estátua do Maxi-miano de Sousa, conhecido por Max. Foi um grande escritor e cantor de músicas populares. Logo a seguir passámos pelo forte de São Tiago, andámos e vimos o

lugar dos canhões. Vimos quadros e fomos ver a prisão mas estava fechada. Vimos pistolas. De seguida fomos até à capela do Corpo Santo. Não tinha bancos e só tem duas janelas. Passámos pelo Monumento da Autonomia, que serve para homena-gear a liberdade das pessoas. Lanchá-mos. Passámos pelo Largo do Cha-fariz. Logo a seguir fomos à Igreja da Sé, que é a principal da cidade e vimos a estátua do Papa João Paulo II na rua. Depois vimos a estátua de João Gonçalves Zarco, foi quem desco-briu a ilha da Madeira.

Logo a seguir vimos a estátua do Infante D. Henrique, entregou as

ilhas aos capitães donatários. Depois fomos à capela do parque de Santa Catarina, foi a primei-ra capela a ser construída. No relvado do Parque de Santa Catarina, brincámos, rebolámos, corremos e saltámos. Depois fomos ao McDo-nald’s e comemos um gelado. De seguida fomos para a paragem apanhar o autocarro. Nós adorámos o passeio pelo Funchal!

Texto de:

Nuno Lopes

3º B

A minha Professora é...

Atenta Bela Calma Delicada Elegante Fantástica Genial Habilidosa

Importante Jeitosa Linda Meiga Nova Orgulhosa Perigosa Querida

Respeitada Sábia Trabalhadora Única Vaidosa Xenófila Zelosa

Texto e desenho

de:

Afonso Heitor

3º A

Page 12: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Os Nossos Aniversários — Parabéns! Nº 8 - Janeiro/Março Página 12

Carlos - 1º A 7 de Março

Beatriz—S.Arco-Íris 27 de Março

Viviana—S.Arco-Íris 25 de Janeiro

Luís—S.Arco-Íris 6 de Março

Mónica Barros — 2º A 2 de Fevereiro

Fabrício — 2º A 17 de Março

Marco — 1º A 15 de Janeiro

Gonçalo—S.Arco-Íris 19 de Janeiro

Duarte—S.Arco-Íris 2 de Fevereiro

Roberto—S.Arco-Íris 17 de Março

Francisco—S.Arco-Íris 6 de Abril

Mariana—S.Azul 12 de Fevereiro

Tânia — S. Azul 8 de Abril

Mara — 1º A 14 de Janeiro

João Henrique — 1º A 1 de Março

Tiberiu — 1º A 20 de Março

Page 13: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Os Nossos Aniversários — Parabéns! Nº 8 - Janeiro/Março Página 13

Ana Paula — 2º B 18 de Março

Afonso Heitor — 3º A 6 de Fevereiro

Vítor — 3º B 23 de Janeiro

Diogo Dinarte—3º A 9 de Março

Elisabete Gonçalves 3º B — 3 de Março

Igor — 3º B 13 de Janeiro

Nuno — 3º Ano 3 de Março

Francesca — 4º A 24 de Janeiro

Filipa — 4º A 22 de Janeiro

Alexandra — 4º A 14 de Janeiro

Mariana — 2º B 2 de Março

Manuel — 2º B 13 de Janeiro

Alexandre — 2º B 12 de Janeiro

Luís Rafael— 2º B 31 de Janeiro

Jorge — 2º B 7 de Janeiro

Page 14: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Nº 8 - Janeiro/Março Página 14

Page 15: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Nº 8 - Janeiro/Março Página 15

História elaborada pelos pais das crianças da Sala Azul — Fevereiro de 2007

O Palhaço

Era uma vez um palha-ço de nariz vermelho que vivia muito feliz no país da fantasia. A sua melhor amiga era uma palhaça que se cha-mava Lili. Eram muito ami-gos e adoravam brincar com as crianças que os visitavam. Certo dia, o palhaço de nariz vermelho foi a uma escola e brincou com muitas crianças. O que o palhaço não sabia é que naquela escola tinham-lhe preparado uma festa com balões, serpentinas, muita música... e um lanche cheio de “coisas” boas: sumos, malassadas e moran-

gos para partilhar com as crianças. Depois do lanche foram todos juntos passear até ao parque infantil, que ficava na cidade, onde também comeram um gelado. Brinca-ram com muita alegria no jar-dim do parque e depois volta-ram à escola onde fizeram um desenho sobre a feliz expe-riência desse dia. Os trabalhos ficaram muito bonitos, o que deixou a professora muito feliz. Quando chegou o Car-naval, as crianças convidaram novamente o palhaço e a palhaça a virem à escola.

Os palhaços alegres fizeram brincadeiras engraça-das e as crianças sorridentes atiraram-lhes muitas serpenti-nas e confétis.

LENGA-LENGA Francisca

Sala Arco-Íris

Page 16: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Nº 8 - Janeiro/Março Página 16

CARNAVAL 2007

Os meninos da «Sala Azul» e da «Sala Arco-Íris» estavam muito bem disfarçados na semana do Carnaval...

Page 17: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Pudim de Papaia

Perna de Borrego Assada com Amêndoas

Nº 8 - Janeiro/Março Página 17

Ingredientes: ► 1 perna de borrego (cerca de 2 kg) ► 1 raminho de ervas aromáticas ► 0,5 l de vinho branco ► 150 g de amêndoas ► 2 cebolas cortadas em rodelas ► 0,5 dl de óleo ► 4 batatas grandes ► 2 cenouras cortadas em rodelas ► sal e pimenta q.b.

Preparação: Tempere o borrego com sal, pimenta e as ervas, regue com o vinho e deixe marinar por algumas horas.

Em seguida, com o auxílio de uma faca afiada, faça pequenos orifícios na carne e preencha-os com amêndoas.

Disponha as cebolas num tabuleiro e sobre estas coloque a carne. Regue com o óleo e leve ao forno a assar, refrescando ocasionalmente com o vinho da marinada.

Descasque as batatas e dê-lhes vários golpes. Em cada um destes coloque as rodelas de cenoura. A meio do tempo de cozedura junte as batatas. Sirva bem quente.

Ingredientes:

► 1 papaia não muito madura ► 3 ovos ► 200 g de açúcar ► 50 g de farinha ► 1,5 dl de leite ► 100 g de manteiga ► Raspa de 1 limão ► 150 g de açúcar para o caramelo

Modo de preparar:

Descasca-se a papaia, coze-se, escorre-se, retiram-se-lhe as sementes e passa-se pelo passador. Junta-se ao puré da papaia a fari-nha dissolvida no leite, a raspa da casca de limão, a manteiga derreti-da, os ovos batidos e o açúcar. Dei-ta-se essa mistura numa forma previamente barrada com caramelo

e leva-se a cozer no forno em banho-maria.

Bom apetite! Boas Páscoas! MERITA

Bom apetite! Boas Páscoas! ISABEL

Page 18: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Dia Internacional da Mulher

Nº 8 - Janeiro/Março Página 18

O meu Papá — canção

HHa

Tenho um grande amigo Amigo do coração É o meu papá querido Como ele não há não. Gosta tanto de mim Como eu gosto também É tão bom ser assim Um papá como ninguém. Joga comigo à bola Ensina-me a viver Leva-me sempre à escola Para eu tudo aprender O papá é meu amigo Amigo de verdade Com ele eu consigo Sentir felicidade

Um papá nosso amigo Que nos ame a valer É o tesouro mais querido Bis Que um filho pode ter. É tão bom ter um papá Que nos leve pela mão Melhor coisa não há P’ra alegrar o coração Quando à noite me abraça Faz-me sentir tão contente Sabendo que me ama Sonho um mundo diferente.

Letra de Rui Gonçalves Silva

e música de Carlos Gonçalves

A MULHER É... Amiga Bonita Carinhosa Dinâmica Elegante Fantástica Gira Honesta Inteligente Jovem Linda

Maravilhosa Nova Orgulhosa Pequenina Querida Responsável Simpática Trabalhadora Única Verdadeira Xenófila Zelosa

NUMERAIS... Uma mulher foi ao jardim e viu Duas rosas vermelhas e perfumadas Três jardineiros a cuidar das plantas Quatro patinhos a nadar Cinco árvores floridas Seis crianças a brincar Sete passarinhos a chilrear Oito andorinhas a voar Nove borboletas a esvoaçar por entre Dez malmequeres amarelos...

Se eu fosse astronauta Eu queria ir de vaivém Para visitar planetas Ver Marte queimado E Saturno congelado. A minha nave seria

Cinzenta, com a bandeira portuguesa Para que eu quando chegasse ao espaço Portugal ficasse com nobreza. Quando voasse Ao espaço chegaria

À Lua onde deixaria A minha pegada.

Texto e desenho: Denison

4º A

Page 19: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

O Ciclo da Água

O Meu Pai

Nº 8 - Janeiro/Março Página 19

O meu pai é lindo lindo como o Sol Sol que brilha e ilumina ilumina a Terra Terra onde nós vivemos vivemos com alegria

alegria de ter um pai pai que nos ama ama com carinho carinho que devemos dar dar aos nossos pais.

O ciclo da água é o percurso da água pela natureza. O Sol aquece a água do mar, esta evapora-se e vai para a atmosfera. As gotinhas de água juntam-se e formam as nuvens. A isto chama-mos a condensação. O vento empurra

as nuvens um pouco mais para cima, onde está mais frio e quando estas estão saturadas chove. O vento ainda pode levar as nuvens muito mais para cima, e assim, pode nevar ou cair gra-nizo. Estas são formas de precipita-ção.

A água da chuva pode cair nos rios, nas ribeiras ou até no mar. às vezes cai na terra e quando encontra um solo impermeável forma os lençóis de água. A água procura uma saída até chegar a nascentes que vão dar sempre ao mar — o ponto de partida.

Texto de: Joana Isabel

4º A

Desenho de: Grazielle

4º A

Texto de Joana Natacha

3º A

Page 20: Básica do 1º Ciclo c/ Pré Visconde Cacongo Editorial É ...escolas.madeira-edu.pt/Portals/50/pdf/visc8.pdf · dos pais e encarregados de edu- ... Texto colectivo — 3º A to bonitas!

Estrada Visconde de Cacongo, 31 9050-121 Santa Maria Maior

Telefones: 291226005/291231488 Fax: 291231494

Email: [email protected] URL: http://www.madeira-edu.pt/estabensino/eb1pevcacongo

A Direcção da Escola, Professores e Funcionários desejam a todos os alunos e suas famílias umas doces e

felizes Páscoas!

Encontro Regional de Modalidades Artísticas

Boas Páscoas

Jornal da Escola Básica do 1º

Ciclo c/Pré Visconde Cacongo

Boas Páscoas

No dia 16 de Março, a nossa escola par-ticipou no Encontro Regional de Modalidades Artísticas – Expressão Dramática - Teatro, que teve lugar no Auditório da RDP.

Os alunos do 3ªA apresentaram a drama-tização da fábula “Os Músicos de Bremen”, ensaiada pela Animadora Sociocultural de Biblio-teca Escolar e Professora de Expressão Musical e Dramática.

Desenho de Marina Raquel — 3º B