Basico Dissertativa Tipologia+Textual+-+Nanci

2

Click here to load reader

Transcript of Basico Dissertativa Tipologia+Textual+-+Nanci

Page 1: Basico Dissertativa Tipologia+Textual+-+Nanci

NANCI DA COSTA BATISTA - Outros artigos do autor Tipologia Textual

Avaliação dos Leitores:

ALTERA O TAMANHO DA LETRA

Artigos Dirigidos: Tipologia Textual

Língua Portuguesa

OS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS

Quando escrevemos um texto, o tema é o principal elemento que devemos considerar, além decuidarmos para que ele atinja o público a que se destina. O texto pode ser classificado em literário, quando expressa a opinião pessoal do autor. Nessetexto, haverá predominância de figuras e de subjetivismo. Como exemplo de texto literário, que podeser construído em prosa e verso, podemos citar o romance, o conto, a poesia. O texto não-literário sepreocupa em transmitir a mensagem de forma clara e objetiva, como uma notícia de jornal ou uma bulade medicamento. Nosso texto sempre conterá informações agrupadas na nossa mente: a leitura de livros e revistas,peças teatrais e filmes assistidos, enfim, todo o material que recolhemos durante nossa vida. Ao redigirum texto, o autor expõe seu ponto de vista a respeito de um assunto. Sendo assim, toda e qualquerafirmação feita por ele traduzirá sua opinião, desnecessário será explicitar que se trata de uma opiniãodele. Como as informações são muitas, devemos usar dois processos fundamentais na construção dotexto: análise e síntese. Na análise, o todo é dividido em partes para que possamos melhorcompreendê-lo. Também são classificadas as idéias principais e secundárias e, para isso, devemosconhecer as estruturas sintáticas, o vocabulário e o conteúdo do tema escolhido. A síntese destina-se a reduzir o texto, retirar as idéias secundárias. Análise e síntese se complementam. Existem três tipos de texto em prosa: o narrativo - seqüência de fatos; o descritivo - seqüência deaspectos e o dissertativo. O texto dissertativo pode ser argumentativo - seqüência de opiniões(argumentação); expositivo - seqüência de informações didáticas (verbete de dicionário).

Descrição: O texto descritivo pode estar presente em qualquer tipo de texto. Não há texto totalmentedescritivo ou totalmente narrativo; as palavras carregam uma grande carga descritiva. A descrição é um tipo de redação centrada no objeto e requer observação cuidadosa. Organiza-seatravés de três aspectos: identificação (dar existência a um ser), localização (situar esse ser no espaço eno tempo) e qualificação (determinar, qualificar esse ser de acordo com a perspectiva do narrador). Há três as técnicas descritivas: pictórica (observador e objeto estão parados), topográfica (objetoimóvel e observador em movimento) e cinematográfica (objeto e observador em movimento).

Narração: A redação narrativa é centrada no fato, no acontecimento. É um relato organizado deacontecimentos reais ou imaginários. É comum o texto narrativo apresentar-se combinado com osoutros tipos de texto; entretanto, uma das diferenças primordiais entre eles é a evolução cronológicadas ações. Tradicionalmente, um texto é formado por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Éna introdução que se encaminha e se estrutura o que será tratado no desenvolvimento. É uma parteimportantíssima na qual o autor se compromete com o leitor a desenvolver as idéias preliminares,introdutórias. Numa narração, a introdução é a parte em que há equilíbrio, harmonia da história.O desenvolvimento marca a desarmonia do fato narrativo. Finalmente, o fechamento; parte que poderetornar ao equilíbrio anterior, ou fazer surgir uma nova situação de equilíbrio. Entre a harmonia inicial eo fato narrativo pode ocorrer o suspense, formado pela omissão de informações durante certo espaço detempo da narração. Personagens, circunstâncias e ação são elementos da narração. O seu núcleo é o incidente, oepisódio. Encontramos, ainda, os personagens atuantes, que estão quase sempre em conflito.

A Narração envolve:Quem? Personagem;

Page 2: Basico Dissertativa Tipologia+Textual+-+Nanci

Quê? Fatos, enredo;Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos;Onde? O lugar da ocorrência;Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos;Por quê? A causa dos acontecimentos.

Dissertação: Numa dissertação, as idéias são apresentadas e analisadas, a fim de produzirmos umponto de vista baseado em argumentos lógicos. Na dissertação, não basta expor, narrar ou descrever, énecessário explanar e explicar. O raciocínio é fundamental para esse tipo de composição e, quanto maiora fundamentação argumentativa, mais brilhante será o resultado. Centrado na idéia, o texto dissertativo pode se apresentar de duas formas, como já foi ditoanteriormente: argumentativo e expositivo.Um texto é argumentativo quando apresenta razões com o intuito de persuadir ou convencer alguém. Na lógica argumentativa, podemos estabelecer elementos básicos: a asserção inicial (premissa), aasserção final (conclusão) e uma ou várias asserções intermediárias, que permitem passar de uma aoutra (inferência, prova, argumento). A argumentação faz uso de dois processos: indução e dedução. A indução parte dos fatos parachegar a algum modelo; a dedução parte de um julgamento geral a fim de descobrir implicaçõesespecíficas ou exemplos particulares. A forma mais importante de dedução é o silogismo, composto por três proposições: premissamaior, premissa menor e conclusão. O silogismo, para ser verdadeiro, deverá ter somente três termos,cada um usado duas vezes, desde que não sejam ambíguos; apresentar premissas verdadeiras e umaconclusão logicamente deduzida das premissas.

Intertextualidade: é um diálogo entre textos, entendendo-se com tais os escritos, os orais e os visuais(as artes plásticas e o cinema). A intertextualidade implica extenso conhecimento de mundo, condiçãonecessária para que haja completa interação entre o autor e o receptor. Nesses textos, são inúmeras asreferências, como a provérbios, frases bíblicas, trechos de obras. A Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci foi intertextualizada pelos pintores Marcel Duchamp eFernando Botero e até mesmo numa propaganda publicitária. No slogan de uma revista brasileira lê-se: “Dize-me o que lês e dir-te-ei quem és”. Destinadaprincipalmente a um público de classe sociocultural elevada, o produtor espera que os leitoresreconheçam a frase da Bíblia (“Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és”) e, assim, adquirir aconfiança do leitor.