Basílica

2
 Basílica o Origem Existe quem defenda que a origem da Basílica aparece pela primeira vez associada a alguns templos indianos, mais pela sua semelhança. Pensa-se ter existido em algumas cidades Gregas embora nenhuma prova física da sua composição estrutural tenha sido encontrada. É na época Romana que atinge o seu esplendor. o Uso É um dos edifícios públicos mais notáveis erigidos neste período. Para além de fi car conhecido como Basílica ou uma forma de palácio de justiça, fervilhava também na esfera pública como entreposto comercial. Veio, posteriormente, a ser adoptado como local de culto cristão primitivo. o Composição Arquitectónica Em geral, embora nem sempre, eram constituídos por grandes salões cobertos, corredores com forma alongada , mais comprida que larga. Divide-se em três ou cinco naves com duas ou mais filas de colunas em que o corredor central é mais amplo que os laterais, onde também, por vezes, eram construídas galerias. Numa das extremidades existe um recesso semicircular (conhecido por abside) onde o chão era muito mais elevado em relação ao resto do edifício, este lugar era destinado ao "magistrado" para ouvir em audiência as queixas dos comuns e deliberar sobre esses problemas. o Exemplos Basílica de Trajano Também conhecida por Basílica de Ulpia, estrutura integrada no Fórum de Trajano e construída por Apollodorus de Damasco tinha cerca de 110 metros de comprimento por 55 de largura, quatro fileiras de colunas e, supostamente, coberto por um telhado semicircular de madeira. Basílica de Maxêncio ou Constantino Embora mais conhecida por Basílica de Constantino tem o nome de Maxêncio pois foi este que inicio a sua construção mas foi Constantino I que a concluiu após ter derrubado Maxêncio na batalha que ficou conhecida por "Batalha da Ponte Mílvio" no ano 312 d.C.. É um dos mais belos exemplos e também um dos últimos construídos. Com uma estrutura em pedra e tecto abobadado onde as paredes distam entre si cerca de 60 metros, divide-se em três naves através do uso de pilares com grandes colunas em f rente deles. Basílica de Trèves Ainda de pé, este é considerado um dos melhores exemplos deste tipo de edifícios, apesar de ter sofrido algumas alterações ao longo dos tempos. O peculiar desta basílica está na sua composição, Uma basílica provincial, que, em Trèves, ainda está de pé; e, apesar de que deve ter sido consideravelmente alterado, ele é de longe o melhor exemplo actual deste tipo de edifício. As colunas internas não existem aqui, e é simplesmente um salão retangular de 175 pés por 85 pés, com ele abside semicircular usual. "

Transcript of Basílica

5/14/2018 Basílica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/basilica-55a82421a2453 1/3

 

Basílica

o  Origem

Existe quem defenda que a origem da Basílica aparece pela primeira vez associada a algunstemplos indianos, mais pela sua semelhança. Pensa-se ter existido em algumas cidades Gregasembora nenhuma prova física da sua composição estrutural tenha sido encontrada.É na época Romana que atinge o seu esplendor.

o  Uso

É um dos edifícios públicos mais notáveis erigidos neste período. Para além de ficar conhecidocomo Basílica ou uma forma de palácio de justiça, fervilhava também na esfera pública comoentreposto comercial. Veio, posteriormente, a ser adoptado como local de culto cristão primitivo.

o  Composição Arquitectónica

Em geral, embora nem sempre, eram constituídos por grandes salões cobertos, corredores comforma alongada , mais comprida que larga.Divide-se em três ou cinco naves com duas ou mais filas de colunas em que o corredor central émais amplo que os laterais, onde também, por vezes, eram construídas galerias.Numa das extremidades existe um recesso semicircular (conhecido por abside) onde o chão eramuito mais elevado em relação ao resto do edifício, este lugar era destinado ao "magistrado"para ouvir em audiência as queixas dos comuns e deliberar sobre esses problemas.

o  Exemplos

Basílica de Trajano

Também conhecida por Basílica de Ulpia, estrutura integrada no Fórum de Trajano e construídapor Apollodorus de Damasco tinha cerca de 110 metros de comprimento por 55 de largura,quatro fileiras de colunas e, supostamente, coberto por um telhado semicircular de madeira.

Basílica de Maxêncio ou ConstantinoEmbora mais conhecida por Basílica de Constantino tem o nome de Maxêncio pois foi este queinicio a sua construção mas foi Constantino I que a concluiu após ter derrubado Maxêncio nabatalha que ficou conhecida por "Batalha da Ponte Mílvio" no ano 312 d.C..É um dos mais belos exemplos e também um dos últimos construídos.Com uma estrutura em pedra e tecto abobadado onde as paredes distam entre si cerca de 60metros, divide-se em três naves através do uso de pilares com grandes colunas em frente deles.

Basílica de TrèvesAinda de pé, este é considerado um dos melhores exemplos deste tipo de edifícios, apesar deter sofrido algumas alterações ao longo dos tempos.O peculiar desta basílica está na sua composição,

Uma basílica provincial, que, em Trèves, ainda está de pé;

e, apesar de que deve ter sido consideravelmente alterado, ele

é de longe o melhor exemplo actual deste tipo de

edifício. As colunas internas não existem aqui, e

é simplesmente um salão retangular de 175 pés por 85 pés, com

ele abside semicircular usual."

5/14/2018 Basílica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/basilica-55a82421a2453 2/3

 

/ O principal interesse inerentes a essas basílicas encontra-se em

o fato de que eles formaram os primeiros lugares de Christian

montagem, e que serviu de modelo sobre o qual

primeiras igrejas cristãs foram construídas. 

o  Exemplos

5/14/2018 Basílica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/basilica-55a82421a2453 3/3