Bastidores - Santa Mônica - Escola Bilingue · características negativas com outras ... Certos...

4
Bastidores Educação de qualidade: um presente para o futuro O maior presente que podemos dar aos nossos filhos neste mês especial, que comemoramos o Dia da Criança, é refletir sobre a formação que oferecemos a eles. É da educação que depende o futuro das nossas crianças e esse é o maior legado que podemos deixar. Aqui na Santa Mônica, acreditamos que a educação deve incluir instrumentos fundamentais, como a arte e a cultura de uma maneira geral. É através da arte, por exemplo, que é possível dialogar com a subjetividade, aprender, conhecer o outro e a nós mesmos, bem como a cultura a qual estamos inseridos. Aliada a uma educação de qualidade, a arte desenvolve a percepção, a criatividade, a estética e serve de base para trabalhar valores éticos e despertar capacidades. Tem sido assim na Santa Mônica. O contato com a arte, com o novo, com o desafiador, é constante, pois acreditamos que a cultura, o conhecimento, nos faz diferente diante de um mundo de competições, onde o “ter” passa a ser inútil se há ausência do “saber”. É acreditando nestes valores, e numa proposta diferenciada de ensino, que a escola desenvolve exposições de arte, vernissagens, o Festival de Final do Ano – com a participação ativa dos alunos e, claro, para finalizar a formatura. O nosso empenho diário está em aplicar uma educação que possibilita o conhecimento multidisciplinar, necessário ao desenvolvimento do potencial criativo de cada aluno. Nestes diferenciais, bem como o aprendizado da segunda língua, que temos que averiguar como investimentos importantes para a formação das nossas crianças. Uma boa proposta educacional vai além de estrutura física - também necessária -, mas perpassa pelo propósito de formar seres humanos capazes e, sobretudo, que possam contribuir na construção de um mundo melhor. Elenice Passos Diretora Informativo da Escola Bilingue Santa Mônica n º 07. Novembro de 2011 “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.” Provérbio Persa Editorial ....................... pág.01 Mensagem ..................... pág.01 Formandos .................... pág.02 Recados Importantes ..... pág.03 Mural ............................ pág.03 Especial ...........................pág.04

Transcript of Bastidores - Santa Mônica - Escola Bilingue · características negativas com outras ... Certos...

Bastidores

Educação de qualidade: um presente para o futuro

O maior presente que podemos dar aos nossos fi lhos neste mês especial, que comemoramos o Dia da Criança, é refl etir

sobre a formação que oferecemos a eles. É da educação que depende o futuro das nossas crianças e esse é o maior legado que podemos deixar. Aqui na Santa Mônica, acreditamos que a educação deve incluir instrumentos fundamentais, como a arte e a cultura de uma maneira geral. É através da arte, por exemplo, que é possível dialogar com a subjetividade, aprender, conhecer o outro e a nós mesmos, bem como a cultura a qual estamos inseridos. Aliada a uma educação de qualidade, a arte desenvolve a percepção, a criatividade, a estética e serve de base para trabalhar valores éticos e despertar capacidades. Tem sido assim na Santa Mônica. O contato com a arte, com o novo, com o desafi ador, é constante, pois acreditamos que a cultura, o conhecimento, nos faz diferente diante de um mundo de competições, onde o “ter” passa a ser inútil se há ausência do “saber”. É acreditando nestes valores, e numa proposta diferenciada de ensino, que a escola desenvolve exposições de arte, vernissagens, o Festival de Final do Ano – com a participação ativa dos alunos e, claro, para fi nalizar a formatura. O nosso empenho diário está em aplicar uma educação que possibilita o conhecimento multidisciplinar, necessário ao desenvolvimento do potencial criativo de cada aluno. Nestes diferenciais, bem como o aprendizado da segunda língua, que temos que averiguar como investimentos importantes para a formação das nossas crianças. Uma boa proposta educacional vai além de estrutura física - também necessária -, mas perpassa pelo propósito de formar seres humanos capazes e, sobretudo, que possam contribuir na construção de um mundo melhor.

Elenice PassosDiretora

Informativo da EscolaBilingue Santa Mônicanº 07. Novembro de 2011

“Duas coisas indicam fraqueza:calar-se quando é preciso falar, e falar

quando é preciso calar-se.”Provérbio Persa

Publicação Escola Santa MônicaData da edição: Novembro 2011Coordenação editorial: Elenice PassosJornalista Responsável: Silvana Gonçalves (Mtb 9163)

Projeto Gráfi co: DKW BRANDESIGN

Santa Mônica Escola BilingueRua Guia Lopes, 926Bairro Centro - CEP 95020.392Fone: (54) 3028.9828santamonica@escolastamonica.com.brwww.escolastamonica.com.br

O consultor Tiago Grandi, 31 anos, formado em engenharia e Gestão de Projetos, sócio-consultor da Grandi&Garay, nesta edição do Bastidores fala sobre Gestão de Pessoas para Negócios, um tema que está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações, no cotidiano de uma casa e na educação das crianças.

Bastidores: O que é Gestão de Pessoas para Negócios?

Grandi: Etimologicamente “gestão”, do latim gestus, signifi ca dar coesão; prover identidade; unir. A gestão de pessoas é liderança e a coordenação de grupos humanos visando transformar interesses unicamente pessoais em um conjunto integrado e interligado de sonhos, objetivos, metas e motivações. Além de convergir em visão e esforço, o gestor deve produzir resultados que não são a mera soma dos integrantes, mas um múltiplo, um vetor resultante. Todos nós temos nossas carências, limitações, difi culdades. Um bom gestor pode harmonizar estas características negativas com outras positivas dentro da equipe e prover a sinergia necessária para utilizar o máximo do potencial humano ali presente.Uma equipe coesa, unida, com sinergia no seu cotidiano de trabalho e cujos resultados são efi cazes é a evidência empírica de que há uma boa gestão. Já quando se encontra uma equipe em que o potencial das pessoas se mostra cada vez mais, surpreendendo, em alguns casos, os seus próprios integrantes, bem, neste caso temos uma gestão excelente.

Bastidores: Como aplicar a Gestão de Pessoas Para Negócios em uma Escola Infantil?

Grandi: Toda organização é feita substancialmente por gente. As empresas o são e as escolas também. Algumas empresas têm a característica de uma maior automação nos seus processo, outras são de intensivo trabalho humano. Em uma Escola Infantil é altíssimo o envolvimento das pessoas no cumprimento de sua missão e na execução de seus planos de trabalho. As pessoas são evidentemente um ativo crítico para o seu funcionamento.

Os professores são o principal ativo da escola e eles são gente com virtudes e defeitos. Compõem, além disso, um grupo que precisa de coesão e união para atender os clientes (alunos) com qualidade. Algumas perguntas podem orientar a busca dos gestores na aplicação dos diversos conceitos ligados à gestão: Qual a proposta pedagógica? Qual a coerência desta proposta com a atitude e o comportamento dos professores e demais colaboradores? Quais indicadores podemos utilizar para medir esta coerência? Como são utilizadas as qualidades e forças dessas pessoas para realizar o ideário da escola?

Como confi rmar isso na prática? Como limitar ou eliminar as infl uências do pontos negativos (defeitos, pois ninguém é perfeito!)? Como potencializar as qualidades dos professores? É necessário capacitação? Qual o plano de longo prazo para desenvolver novas competências, como didática, oratória, relações humanas, percepção do aprendizado, etc.? Como criar um clima de colaboração constante entre eles? Como proporcionar um ambiente favorável à inovação? Como equilibrar as novas idéias com o que deve ser preservado? Como pôr em prática as idéias sem causar problemas para os alunos? O que os alunos precisam que ainda não atendemos?

Bastidores: No cotidiano de uma casa, na educação das crianças como é possível aplicar a Gestão de Pessoas? Como ela está presente?

Grandi: Antes de mais nada, é importante ressaltar que o gerenciamento é tacitamente aplicado por todas as donas-de-casa, sempre. Fazer tudo o que se deve fazer (ao mesmo tempo) é gerenciamento de alto padrão, com toda a pressão (incluindo agenda, prazos, recursos limitados e necessidades múltiplas dos “clientes”) que um executivo tem de sustentar numa empresa. Ademais, o comprometimento de uma mãe é naturalmente inquestionável, ou deveria ser. E já que iniciamos esta entrevista recorrendo à etimologia, podemos concluir lembrando que educação, também do latim, educire, quer dizer eduzir ou trazer à tona o potencial latente nas pessoas. Deste modo, podemos dizer que um verdadeiro gestor de pessoas é também um educador. Ou deveria ser. Uma escola infantil é uma organização fundamentada na gestão de pessoas.

“Um verdadeiro gestor de pessoas é também um educador”

Editorial ....................... pág.01Mensagem ..................... pág.01Formandos ....................pág.02

Recados Importantes ..... pág.03Mural ............................pág.03Especial ...........................pág.04

Nome: Maria Fernanda Benatto BustosPais: Alessandra Benatto Bustos e Rodolfo Luis BustosIrmãos: Guilherme LuisCor: RoxoBrincadeira: DesenharMúsica: What Can I Do / The CorrsTimes: InterLugar: Porto de GalinhasVersinho: Batatinha quando nasceSonho: Ser uma das princesas da Disney.

Entre brincadeiras, sorrisos e aprendizado os anos passaram rápido e nossas crianças cresceram. A passagem destes pequenos

pela Escola Santa Mônica, que agora partem para outra etapa importante de suas vidas, deixará boas lembranças e saudades nos corações de todos que conviveram com essa turminha.

Recados importantes Mural

Hora da Formatura A arte, a beleza e criatividade presentes na Santa Mônica

O fazer artístico está presente nos dia-a-dia dos pequenos da Santa Mônica. Eles esbanjam criatividade e senso esttético na hora de produzir. O resultado pode ser visto na exposição onde os alunos do Maternal apresentaram uma releitura das obras de Pablo Picasso e Saulo Silva. Os alunos do Maternal III e Jardim A expuseram a arte em mosaico.

Maria AntôniaNome: Maria Antônia Pereira VicenziPais: Liamara e Fábio VicenziIrmãos: Martina Cor: RoxoBrincadeira: Pic-escondeMúsica: I Want To Know What Love Is (Mariah Caray)Time: Inter e GrêmioLugar: Parque de Diversões Versinho: “Batatinha quando nasce esparrama pelo chão, menininha quando dorme , põe a mão no coração.”Sonho: Voar em uma “ponei voadora”

Nome: Vinícius Camilo PinheiroPais: José Maurício Pinheiro eLuciana CamiloIrmãos: LarissaCor: AzulBrincadeira: Cola-colaMúsica: “Go go Thomas”(trilha sonora Thomas and Friends)Time: GrêmioLugar: PraiaVersinho: “Gol de placa de trivela, no cantinho para desempatar é de letra de cabeça bicicleta para comemorar...” Música da Copa 2010.Sonho: Sonho: Conhecer o Parque Temático do “Thomas (O trenzinho)”

Maria Fernanda

JoãoNome: João Paulo Porto BarreirosPais: José Roberto Barreiros Júnior e Helenice Porto BarreirosCores: Amarelo e azulBrincadeira: Montar LegoMúsica: Música do Ben 10Times: Santos e FlamengoLugar: Minha casaSonho: Que nenhuma criança seja pobre.

Nome: Júlia Giordano BianchiPais: Rafael Bianchi e Andréa Giordano Conci BianchiIrmãos: ArthurCor: PinkBrincadeira: Brincadeira: Andar de bicicleta e jogar video gameMúsica: Voa (Paula Fernandes) e Pretty Woman (Roy Orbison)Time: Juventude (com controvérsias)Lugar: Natal, DisneyVersinho: Sou pequena da perna grossa. Vestido curto papai não gosta.

Júlia

Nome: Matheus Pedroso PiovesanPais: Fabiane Pedroso Piovesan e Thiago PiovesanIrmãos: Fabrício Cor: AmareloBrincadeira: Cola-colaMúsica: Meteoro da PaixãoTime: BrasilLugar: Porto de Galinhas Versinho: “São todos muito importantes os dedos da minha mão. Estão sempre contentes, cada um com sua função.”Sonho: Brincar na neve

Matheus

Vinícius

O dia do Gaúcho foi comemorado com direito

a ensaio das danças típicas.

Formação Continuada: Na Santa Mônica os professores estão sempre se atualizando.

As crianças fi cam atentas a cada nova

história da Hora do Conto.

Arte e cultura estão presentes no dia-a-dia dos alunos da Santa Mônica.

A arte culinária atrai a atenção dos pequenos.

Na Santa Mônica aulas de música fazem parte do aprendizado.

É primavera!

Dias de sol, de vento, de chuva fi na, de pássaros cantando e plantas brotando. Estamos na primavera, com

suas cores e fl ores. Neste meio tempo as temperaturas variam bastante. Certos cuidados são necessários para proteger, em especial, nossas crianças de gripes, resfriados e alergias. Também é importante estar atento ao fato de os dias parecem mais longos. Com o fi nal da tarde, mesmo que o dia ainda não tenha escurecido, nossos pequenos fi cam inseguros e ansiosos para estar junto a sua família. Lembre-se que as crianças são menos tolerantes à frustração. Buscá-las alguns minutos antes representa muito. Seguem as dicas para uma primavera saudável:

Agasalhar-se adequadamenteManter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos processos alérgicos.Manter os quartos arejados.Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros.Antes de usar as roupas colocá-las no sol.Manter as mãos limpas, evitando contato com os olhos.

Preservação Ambiental

As ações de preservação do meio ambiente sempre integraram o programa de aprendizado das crianças

da Escola Santa Mônica. No ano passado a escola lançou o projeto Santa Ecologia. Dentro deste programa, todas as terças-feiras, são realizadas aulas de educação ambiental. Dessas aulas nascem campanhas como a que aconteceu recentemente sobre o “Ato de lavar as mãos”, que levou para o dia-a-dia das crianças o importante hábito de higiene das mãos unido ao desafi o de gastar pouca água. Deste modo, forma-se a consciência de preservação ambiental. O Dia Mundial do Meio ambiente também não foi esquecido. Foi realizada uma ofi cina de reciclagem, com a presença do professor especialista no assunto Claiton Mello. O encontro veio complementar o tema “Qualidade de Vida, o qual vem sendo desenvolvido na escola, através de atividades que levam a percepção às crianças sobre a importância para suas vidas, e de seus familiares, de comer bem, dormir bem, praticar esportes, brincar e ter uma boa convivência com os colegas.

Fique atento! Criança não quer perder tempo e

precisa de aconchego Criança não quer perder tempo. Perda de tempo, para eles, signifi ca abandonar a brincadeira para ir ao banheiro, tomar água e, até mesmo, comer. Por isso, procure incentivar o seu fi lho a essas práticas, que passam despercebidas por eles, até o instante em que a necessidade chega. Ou seja quando tem que parar de brincar. É preciso estar atento também ao fato que durante o dia os nossos pequenos gastam muita energia entre brincadeiras e aprendizados. Por isso, ao chegar o fi nal do dia precisam somente do aconchego do lar, de uma boa comida, convivência familiar, carinho, relaxar com um gostoso banho morno e uma boa noite de sono. Esses comportamentos demonstram que criança tem necessidades e tolerâncias diferentes às dos adultos e, portanto, precisamos entendê-los para respeitá-los com muito amor.

Criança não quer perder tempo. Perda de tempo, para eles, signifi ca abandonar a brincadeira para

Formandos

Nome: Lucas Geovani BonettoPais: Rubens e Leonor Silvana BonettoCor: BrancaBrincadeira: TransformsMúsica: Onda do Arraial (Armandinho)Time: GrêmioLugar: Balneário Camboriu SCSonho: Ser o BatmanVersinho: Bom dia alegria de viver,Você é minha alegria de viver. Te amo minha alegria de viver,Você é meu sentido de viver!!! Bom dia meu solzinho! Bom dia meu amor! (MAMÃE)

Lucas

Nome: Maria Fernanda Benatto BustosPais: Alessandra Benatto Bustos e Rodolfo Luis BustosIrmãos: Guilherme LuisCor: RoxoBrincadeira: DesenharMúsica: What Can I Do / The CorrsTimes: InterLugar: Porto de GalinhasVersinho: Batatinha quando nasceSonho: Ser uma das princesas da Disney.

Entre brincadeiras, sorrisos e aprendizado os anos passaram rápido e nossas crianças cresceram. A passagem destes pequenos

pela Escola Santa Mônica, que agora partem para outra etapa importante de suas vidas, deixará boas lembranças e saudades nos corações de todos que conviveram com essa turminha.

Recados importantes Mural

Hora da Formatura A arte, a beleza e criatividade presentes na Santa Mônica

O fazer artístico está presente nos dia-a-dia dos pequenos da Santa Mônica. Eles esbanjam criatividade e senso esttético na hora de produzir. O resultado pode ser visto na exposição onde os alunos do Maternal apresentaram uma releitura das obras de Pablo Picasso e Saulo Silva. Os alunos do Maternal III e Jardim A expuseram a arte em mosaico.

Maria AntôniaNome: Maria Antônia Pereira VicenziPais: Liamara e Fábio VicenziIrmãos: Martina Cor: RoxoBrincadeira: Pic-escondeMúsica: I Want To Know What Love Is (Mariah Caray)Time: Inter e GrêmioLugar: Parque de Diversões Versinho: “Batatinha quando nasce esparrama pelo chão, menininha quando dorme , põe a mão no coração.”Sonho: Voar em uma “ponei voadora”

Nome: Vinícius Camilo PinheiroPais: José Maurício Pinheiro eLuciana CamiloIrmãos: LarissaCor: AzulBrincadeira: Cola-colaMúsica: “Go go Thomas”(trilha sonora Thomas and Friends)Time: GrêmioLugar: PraiaVersinho: “Gol de placa de trivela, no cantinho para desempatar é de letra de cabeça bicicleta para comemorar...” Música da Copa 2010.Sonho: Sonho: Conhecer o Parque Temático do “Thomas (O trenzinho)”

Maria Fernanda

JoãoNome: João Paulo Porto BarreirosPais: José Roberto Barreiros Júnior e Helenice Porto BarreirosCores: Amarelo e azulBrincadeira: Montar LegoMúsica: Música do Ben 10Times: Santos e FlamengoLugar: Minha casaSonho: Que nenhuma criança seja pobre.

Nome: Júlia Giordano BianchiPais: Rafael Bianchi e Andréa Giordano Conci BianchiIrmãos: ArthurCor: PinkBrincadeira: Brincadeira: Andar de bicicleta e jogar video gameMúsica: Voa (Paula Fernandes) e Pretty Woman (Roy Orbison)Time: Juventude (com controvérsias)Lugar: Natal, DisneyVersinho: Sou pequena da perna grossa. Vestido curto papai não gosta.

Júlia

Nome: Matheus Pedroso PiovesanPais: Fabiane Pedroso Piovesan e Thiago PiovesanIrmãos: Fabrício Cor: AmareloBrincadeira: Cola-colaMúsica: Meteoro da PaixãoTime: BrasilLugar: Porto de Galinhas Versinho: “São todos muito importantes os dedos da minha mão. Estão sempre contentes, cada um com sua função.”Sonho: Brincar na neve

Matheus

Vinícius

O dia do Gaúcho foi comemorado com direito

a ensaio das danças típicas.

Formação Continuada: Na Santa Mônica os professores estão sempre se atualizando.

As crianças fi cam atentas a cada nova

história da Hora do Conto.

Arte e cultura estão presentes no dia-a-dia dos alunos da Santa Mônica.

A arte culinária atrai a atenção dos pequenos.

Na Santa Mônica aulas de música fazem parte do aprendizado.

É primavera!

Dias de sol, de vento, de chuva fi na, de pássaros cantando e plantas brotando. Estamos na primavera, com

suas cores e fl ores. Neste meio tempo as temperaturas variam bastante. Certos cuidados são necessários para proteger, em especial, nossas crianças de gripes, resfriados e alergias. Também é importante estar atento ao fato de os dias parecem mais longos. Com o fi nal da tarde, mesmo que o dia ainda não tenha escurecido, nossos pequenos fi cam inseguros e ansiosos para estar junto a sua família. Lembre-se que as crianças são menos tolerantes à frustração. Buscá-las alguns minutos antes representa muito. Seguem as dicas para uma primavera saudável:

Agasalhar-se adequadamenteManter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos processos alérgicos.Manter os quartos arejados.Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros.Antes de usar as roupas colocá-las no sol.Manter as mãos limpas, evitando contato com os olhos.

Preservação Ambiental

As ações de preservação do meio ambiente sempre integraram o programa de aprendizado das crianças

da Escola Santa Mônica. No ano passado a escola lançou o projeto Santa Ecologia. Dentro deste programa, todas as terças-feiras, são realizadas aulas de educação ambiental. Dessas aulas nascem campanhas como a que aconteceu recentemente sobre o “Ato de lavar as mãos”, que levou para o dia-a-dia das crianças o importante hábito de higiene das mãos unido ao desafi o de gastar pouca água. Deste modo, forma-se a consciência de preservação ambiental. O Dia Mundial do Meio ambiente também não foi esquecido. Foi realizada uma ofi cina de reciclagem, com a presença do professor especialista no assunto Claiton Mello. O encontro veio complementar o tema “Qualidade de Vida, o qual vem sendo desenvolvido na escola, através de atividades que levam a percepção às crianças sobre a importância para suas vidas, e de seus familiares, de comer bem, dormir bem, praticar esportes, brincar e ter uma boa convivência com os colegas.

Fique atento! Criança não quer perder tempo e

precisa de aconchego Criança não quer perder tempo. Perda de tempo, para eles, signifi ca abandonar a brincadeira para ir ao banheiro, tomar água e, até mesmo, comer. Por isso, procure incentivar o seu fi lho a essas práticas, que passam despercebidas por eles, até o instante em que a necessidade chega. Ou seja quando tem que parar de brincar. É preciso estar atento também ao fato que durante o dia os nossos pequenos gastam muita energia entre brincadeiras e aprendizados. Por isso, ao chegar o fi nal do dia precisam somente do aconchego do lar, de uma boa comida, convivência familiar, carinho, relaxar com um gostoso banho morno e uma boa noite de sono. Esses comportamentos demonstram que criança tem necessidades e tolerâncias diferentes às dos adultos e, portanto, precisamos entendê-los para respeitá-los com muito amor.

Criança não quer perder tempo. Perda de tempo, para eles, signifi ca abandonar a brincadeira para

Formandos

Nome: Lucas Geovani BonettoPais: Rubens e Leonor Silvana BonettoCor: BrancaBrincadeira: TransformsMúsica: Onda do Arraial (Armandinho)Time: GrêmioLugar: Balneário Camboriu SCSonho: Ser o BatmanVersinho: Bom dia alegria de viver,Você é minha alegria de viver. Te amo minha alegria de viver,Você é meu sentido de viver!!! Bom dia meu solzinho! Bom dia meu amor! (MAMÃE)

Lucas

Bastidores

Educação de qualidade: um presente para o futuro

O maior presente que podemos dar aos nossos fi lhos neste mês especial, que comemoramos o Dia da Criança, é refl etir

sobre a formação que oferecemos a eles. É da educação que depende o futuro das nossas crianças e esse é o maior legado que podemos deixar. Aqui na Santa Mônica, acreditamos que a educação deve incluir instrumentos fundamentais, como a arte e a cultura de uma maneira geral. É através da arte, por exemplo, que é possível dialogar com a subjetividade, aprender, conhecer o outro e a nós mesmos, bem como a cultura a qual estamos inseridos. Aliada a uma educação de qualidade, a arte desenvolve a percepção, a criatividade, a estética e serve de base para trabalhar valores éticos e despertar capacidades. Tem sido assim na Santa Mônica. O contato com a arte, com o novo, com o desafi ador, é constante, pois acreditamos que a cultura, o conhecimento, nos faz diferente diante de um mundo de competições, onde o “ter” passa a ser inútil se há ausência do “saber”. É acreditando nestes valores, e numa proposta diferenciada de ensino, que a escola desenvolve exposições de arte, vernissagens, o Festival de Final do Ano – com a participação ativa dos alunos e, claro, para fi nalizar a formatura. O nosso empenho diário está em aplicar uma educação que possibilita o conhecimento multidisciplinar, necessário ao desenvolvimento do potencial criativo de cada aluno. Nestes diferenciais, bem como o aprendizado da segunda língua, que temos que averiguar como investimentos importantes para a formação das nossas crianças. Uma boa proposta educacional vai além de estrutura física - também necessária -, mas perpassa pelo propósito de formar seres humanos capazes e, sobretudo, que possam contribuir na construção de um mundo melhor.

Elenice PassosDiretora

Informativo da EscolaBilingue Santa Mônicanº 07. Novembro de 2011

“Duas coisas indicam fraqueza:calar-se quando é preciso falar, e falar

quando é preciso calar-se.”Provérbio Persa

Publicação Escola Santa MônicaData da edição: Novembro 2011Coordenação editorial: Elenice PassosJornalista Responsável: Silvana Gonçalves (Mtb 9163)

Projeto Gráfi co: DKW BRANDESIGN

Santa Mônica Escola BilingueRua Guia Lopes, 926Bairro Centro - CEP 95020.392Fone: (54) 3028.9828santamonica@escolastamonica.com.brwww.escolastamonica.com.br

O consultor Tiago Grandi, 31 anos, formado em engenharia e Gestão de Projetos, sócio-consultor da Grandi&Garay, nesta edição do Bastidores fala sobre Gestão de Pessoas para Negócios, um tema que está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações, no cotidiano de uma casa e na educação das crianças.

Bastidores: O que é Gestão de Pessoas para Negócios?

Grandi: Etimologicamente “gestão”, do latim gestus, signifi ca dar coesão; prover identidade; unir. A gestão de pessoas é liderança e a coordenação de grupos humanos visando transformar interesses unicamente pessoais em um conjunto integrado e interligado de sonhos, objetivos, metas e motivações. Além de convergir em visão e esforço, o gestor deve produzir resultados que não são a mera soma dos integrantes, mas um múltiplo, um vetor resultante. Todos nós temos nossas carências, limitações, difi culdades. Um bom gestor pode harmonizar estas características negativas com outras positivas dentro da equipe e prover a sinergia necessária para utilizar o máximo do potencial humano ali presente.Uma equipe coesa, unida, com sinergia no seu cotidiano de trabalho e cujos resultados são efi cazes é a evidência empírica de que há uma boa gestão. Já quando se encontra uma equipe em que o potencial das pessoas se mostra cada vez mais, surpreendendo, em alguns casos, os seus próprios integrantes, bem, neste caso temos uma gestão excelente.

Bastidores: Como aplicar a Gestão de Pessoas Para Negócios em uma Escola Infantil?

Grandi: Toda organização é feita substancialmente por gente. As empresas o são e as escolas também. Algumas empresas têm a característica de uma maior automação nos seus processo, outras são de intensivo trabalho humano. Em uma Escola Infantil é altíssimo o envolvimento das pessoas no cumprimento de sua missão e na execução de seus planos de trabalho. As pessoas são evidentemente um ativo crítico para o seu funcionamento.

Os professores são o principal ativo da escola e eles são gente com virtudes e defeitos. Compõem, além disso, um grupo que precisa de coesão e união para atender os clientes (alunos) com qualidade. Algumas perguntas podem orientar a busca dos gestores na aplicação dos diversos conceitos ligados à gestão: Qual a proposta pedagógica? Qual a coerência desta proposta com a atitude e o comportamento dos professores e demais colaboradores? Quais indicadores podemos utilizar para medir esta coerência? Como são utilizadas as qualidades e forças dessas pessoas para realizar o ideário da escola?

Como confi rmar isso na prática? Como limitar ou eliminar as infl uências do pontos negativos (defeitos, pois ninguém é perfeito!)? Como potencializar as qualidades dos professores? É necessário capacitação? Qual o plano de longo prazo para desenvolver novas competências, como didática, oratória, relações humanas, percepção do aprendizado, etc.? Como criar um clima de colaboração constante entre eles? Como proporcionar um ambiente favorável à inovação? Como equilibrar as novas idéias com o que deve ser preservado? Como pôr em prática as idéias sem causar problemas para os alunos? O que os alunos precisam que ainda não atendemos?

Bastidores: No cotidiano de uma casa, na educação das crianças como é possível aplicar a Gestão de Pessoas? Como ela está presente?

Grandi: Antes de mais nada, é importante ressaltar que o gerenciamento é tacitamente aplicado por todas as donas-de-casa, sempre. Fazer tudo o que se deve fazer (ao mesmo tempo) é gerenciamento de alto padrão, com toda a pressão (incluindo agenda, prazos, recursos limitados e necessidades múltiplas dos “clientes”) que um executivo tem de sustentar numa empresa. Ademais, o comprometimento de uma mãe é naturalmente inquestionável, ou deveria ser. E já que iniciamos esta entrevista recorrendo à etimologia, podemos concluir lembrando que educação, também do latim, educire, quer dizer eduzir ou trazer à tona o potencial latente nas pessoas. Deste modo, podemos dizer que um verdadeiro gestor de pessoas é também um educador. Ou deveria ser. Uma escola infantil é uma organização fundamentada na gestão de pessoas.

“Um verdadeiro gestor de pessoas é também um educador”

Editorial ....................... pág.01Mensagem ..................... pág.01Formandos ....................pág.02

Recados Importantes ..... pág.03Mural ............................pág.03Especial ...........................pág.04