Bauru

45
Relatório Marca Bauru.com Trabalho realizado para aprovação da disciplina de MET II. O seguinte relatório contém todas as etapas projetuais para criação da marca gráfica do estabelecimento Bauru.com, assim como sua versão finalizada, analisada e comentada. Eduardo Barbosa, 3M3/1/2012. Curso de Comunicação Visual, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

description

Bauru bauru

Transcript of Bauru

Page 1: Bauru

Relatório Marca Bauru.com

Trabalho realizado para aprovação da disciplina de MET II. O seguinte relatório contém todas as etapas projetuais para criação da marca gráfica do estabelecimento Bauru.com, assim como sua versão finalizada, analisada e comentada.

Eduardo Barbosa, 3M3/1/2012.Curso de Comunicação Visual, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Page 2: Bauru

4

introdução

cliente/briefing

logotipo6

8

10O que é e para O que serve uma marca?

O que é um manual de identidade visual?

a empresa Bauru.cOm

imagem a ser transmitida

cOntatOs

símBOlO

tipOgrafia

Page 3: Bauru

5

identidade aplicações12 30elementOs primÁriOs

grades/Áreas

assinaturas

versÕes

cOres

tipOgrafias

reduÇÕes

prOiBiÇÕes

aplicaÇÃO em fundOs

elementOs secundÁriOs

grafismOs

teXturas

imagens

mascOtes

papelaria

cartÃO, papel carta

selO, envelOpe

unifOrmes

sinalizaÇÃO

lOuÇas

emBalagem

material prOmOciOnal

fachada

13

14

16

17

18

20

21

22

25

26

27

28

31

32

35

37

38

40

42

46

Page 4: Bauru

6

A marca é o bem mais precioso de uma instituição em nosso mundo globalizado. É a melhor forma de expressão do histórico, caráter e personalidade de uma empresa ou instituição, devendo acompanhar as mudanças enfrentadas por ela, assim como seus valores estéticos.

É através dela que o consumidor tem percepção do grau de modernidade, solidez e personalidade do serviço a qual representa. Não há muito tempo que as marcas eram empregadas para proteger os produtos de uma empresa contra freqüentes imitações, muitas vezes grosseiras, garantindo assim as características funcionais de um produto.

Garantia de um bom serviço, a marca projetava e sustentava a mercadoria.Hoje em dia as marcas atingiram um patamar muito maior. Mesmo ainda tendo bastante a ver com o visual, já não se trata tão somente da imagem do produto ofertado, mas sim da nossa própria imagem.

Necessidade é água, desejo é Coca-Cola.

Entendeu?

A Sua Marca

Page 5: Bauru

7

A marca tem o poder de exercer o controle sobre o consumidor, tendo com ele uma

relação fetichista, indo muito além dos fatos físicos (ou químicos), dando-o a oportunidade

de passar certa imagem a terceiros ou de ser aceito em um determinado nicho da

sociedade.

Um manual de identidade visual tem o propósito de normatizar a marca e os elementos gráficos que constituem a identidade visual de uma instituição ou de um produto.

O seguinte manual se desenvolve em dois momentos. O primeiro com a criação da marca e desenvolvimento dos elementos gráficos que constituem a identidade visual da empresa em questão. O segundo momento com a aplicação da identidade, de forma planejada e sistemática, em peças de comunicação diversas.Este manual apresenta a identidade visual da marca Bauru.com.

Senta que lá vem

o resto da história...

A garantia de bons resultados para o manual de identidade visual depende do correto cumprimento dos processos adiante detalhados. Depende também que todas as partes envolvidas no processo cumpram adequadamente o que lhes compete.

Page 6: Bauru

8

Situada nas redondezas do Campus Porto UFPel, a empresa Bauru.com atua no ramo gastronômico trabalhando com lanches. A venda de baurus é a especialidade da casa, possuindo este uma grande diversidade de sabores e tamanhos.A empresa conta com uma moderna infra-estrutura para atendimento direto ao público. Possui também sistema de tele-entrega. O cliente ainda pode realizar seu pedido através do site do estabelecimento.

O diferencial da Bauru.com fica por conta do esforço de sua equipe de cozinha em criar diversos tipos e sabores de bauru para agradar o exigente e diversificado público proveniente das faculdades, que são constituídos em sua maioria por universitários, mas também professores e funcionários.

A cada mês a lancheria cria um novo sabor de bauru, que dependendo de seu sucesso de vendas, pode ser incluído no cardápio da casa. Sabores como: bauru de frutos do mar, bauru de bacon, bauru vegetariano, bauru original, etc. Esporadicamente, serão criados eventos para escolha do novo sabor a ser criado através de votos onde os clientes poderão participar.

- E os dados do cliente?

- Fica frio!Já peguei.

Outro aspecto importante é a existência de um espaço co-work, integrado à lancheria que consiste em uma área informatizada e com mesas para uso dos alunos dos cursos superiores. O serviço será pago por tempo de uso.

O Cliente

Page 7: Bauru

9

A imagem a ser transmitida pela empresa é: um ambiente voltado para o publico universitário,

aconchegante e coletivo. Com filosofias e estilos que conversam com o jovem acadêmico.

Na Bauru.com eleva-se a experiência de alimentação á uma imersão de interações sociais e idéias.

Deve-se expressar ao cliente que ele está em um estabelecimento democrático, que pensa do ponto de vista comunitário, ressaltando e

defendendo a variedade de gostos de cada um. Um bom lanche e para todos os gostos, um lugar aconchegante para discutir idéias

ou conversar, e até, quem sabe, começar grandes projetos.

Depois da meia-noite

é bandeira dois.

NomeEndereçoTelefone

EmailSite

Contato

ClienteBauru.comRua Porto Porto, 1001. Bairro Porto.(53) [email protected]://www.bauru.comMário Barbará

NomeEndereçoTelefone

Designer ResponsávelEmail

Hungry Dog Comunicação VisualRua XV de Novembro, 808. Bairro Centro(53) 9102-6578 / 3303-4678Eduardo [email protected]

Escritóriode Design

Page 8: Bauru

bauru.com

10

A marca é formada por dois grandes elementos, um gráfico e outro tipográfico, dispostos um logo abaixo do outro (centralizados por um mesmo eixo vertical), sendo a parte gráfica de cima maior em tamanho e ênfase e a parte tipográfica ligeiramente mais larga.

A parte simbólica pode ser subdividida em três partes, em cima uma pequena fatia

em formato elíptico alongado cortado ao meio, ao centro um retângulo com cantos

arredondados formado por duas figuras simétricas invertidas, na parte inferior

outra fatia, invertida e relação à primeira, ligeiramente achatada.

O desenho representa o principal produto da casa, o bauru. Com uma fatia pomposa na parte de cima e outra levemente achatada pelo peso do seu conteúdo. Em seu recheio vemos duas faces entrepostas, fazendo menção à parte social e democrática da marca, ou seja, o recheio do lanche é exatamente as pessoas, a confraternização, a troca de idéias e experiências.

A marca é bastante geometrizada, possuindo formas simples que lhe dão um aspecto moderno (não pós-moderno), fazendo menção à movimentos funcionais e construtivistas.

A marca tem rigidez e razão.No entanto, ao mesmo tempo em que rígida, sofre uma suavização por causa dos cantos arredondados e pela paleta de cores quentes, deixando o todo mais acalorado, dinamizando-a, ganhando um ar mais “gastronômico”.

A Logo

Page 9: Bauru

bauru.com

11

A parte tipográfica é formada pelo nome da marca (bauru.com) em caixa baixa, sem quebras de leitura.A typeface utilizada é a Gill Sans MT. Classificada como grotesca, possui tanto características geométricas quanto humanísticas. Com leves alternâncias em seu traço e com grandes aberturas, a Gill Sans pode ser submetida a severas reduções sem muitos danos de legibilidade.

Comparando-se com outra grotesca comum, como Helvética, por exemplo, ela possui

linhas mais dinâmicas, tem uma maior variação na espessura das linhas, são

mais densas, ombros menos monótonos e ausência de muitas esporas e terminais. A Gill Sans tem um caráter mais display,

mais “fun” que suas irmãs grotescas.

A letra “b” minúscula (primeiro caractere da marca) não possui sua incisão típica, sua junção tem uma visível diferença de espessura (mais fina). Isso lhe confere um ar mais desprendido, encaixando-se perfeitamente com a temática gastronômica.

A letra “o” por sua vez, já possui grande geometrização, no entanto esta característica acaba reforçando seu caráter digital, por estar inserida dentro de um domínio de internet (.com).

A typeface escolhida ainda possui em sua família grande número de variações

de pesos e consistências, podendo ser utilizada em diversas situações.

Enquanto suas minúsculas são mais “descoladas”, em caixa alta são mais grotescas, excelentes para

sinalizações posteriores. A Gill Sans é, inclusive, famosa por ser utilizada na sinalização do metro de londrino.

Page 10: Bauru

12

A identidade visual de uma empresa vai muito além da simples instituição do logotipo. Mais do que isso, agrega todos os elementos, objetivos e subjetivos, que juntos formam a “personalidade” de uma organização em meio gráfico.

Nesta parte do manual estão listadas todas as normas de uma boa aplicação da marca interagindo com outros elementos e materiais, assim como assinaturas alternativas, para casos especiais.

Elementos Primários

A Identidade

Page 11: Bauru

bauru.combauru.com. 25 X

. 50 X

1/3 X

grade/Área

13

Antes do computador e dos modernos sistemas de impressão, a grade de construção se fazia indispensável ao manual de identidade, pois era a partir dela que os artistas gráficos iriam ter base para reproduzir a marca quantas vezes fosse necessário. Era em outras palavras o desenho técnico da marca.

Hoje em dia, a grade de construção serve unicamente para melhor compreensão da configuração e do modo como se construiu a arte do logo.

AREA DE PROTEÇÃOA área de proteção é dada pela altura do “O” a partir dos extremos da logo em todos os lados, em qualquer versão e assinatura aqui estabelecidas.

Porém, é de extrema importância sempre enviar o arquivo digital aos prestadores de serviço sempre que algum material for produzido. É uma medida para manter a integridade da marca.

Page 12: Bauru

bauru.com

assinaturas

14

É importante para o projeto de identidade visual prever a aplicação da marca em diversas situações.

Esta é a ASSINATURA ORIGINAL da marca. Ela deve ter prioridade de uso sempre que possível.

ASSINATURA HOTIZONTAL OU VERTICAL. Uso restrito onde o campo de aplicação é predominantemente horizontal ou vertical. Ex: Faixas, painéis.

ASSINATURA COM RAMO DE ATIVIDADEQuando a marca for aplicada com a denominação de seu ramo de atividade, utilizar a typeface Gill Sans MT Regular, em caixa alta. A palavra “lancheria” deve estar a uma distância de meio “O” (presente na parte tipográfica da logomarca) e alinhada ao eixo central da marca.

ASSINATURA COM SLOGANQuando aplicada com o “slogan”, usar o texto em Gill Sans MT Pro Book, caixa alta e caixa baixa, a uma distância de meio “O” vertical. Deve estar alinhada ao eixo central da marca.

Em determinados momentos, a área reservada para veiculação da marca não comporta sua versão principal.Estabelece-se então uma versão alternativa, com ênfase vertical, para situações em que a área de aplicação possui uma das dimensões muito maior em relação à outra.

Page 13: Bauru

15

ASSOCIADA À OUTRA MARCAQuando associada a outra marca, respeitar a área de proteção estipulada. (Ver página XX)

A marca ainda pode sofrer diversas formas de associações. Pode ser combinada com o ramo de atividade, pode ser acompanhada do slogan, ou ainda ser apresentada conjuntamente com outras marcas.

Em casos especiais, tipografia e símbolo podem ser utilizados isoladamente.

Nestes casos, os elementos devem ser organizados de forma a não prejudicar a caracterização da marca.

Page 14: Bauru

bauru.com

bauru.com bauru.com

bauru.com bauru.com

bauru.com

bauru.com

versões

16

VERSÃO PREFERENCIALDê preferência sempre a esta versão, com as cores institucionais. Aplique-a somente a fundos brancos. Caso o fundo seja de outra cor ou caso a aplicação não dispor de todas as cores necessárias, utilize as versões de limitação a seguir.

VERSÃO TONS DE CINZAQuando não for possível a aplicação da marca em cores, utilize a versão em tons de cinza. Se mesmo assim não houver a possibilidade do uso de tons ou retículas, aplique-a na versão preto e branco.

VERSÃO MONOCROMÁTICAExistem duas situações diferentes para que se necessite o uso da versão monocromática. A primeira é quando a marca for aplicada a fundos coloridos de tons médios (vide pág. XX). A segunda é para quando não houver possibilidade da aplicação da marca em duas cores, mas em uma apenas. Caso isto aconteça, e houver possibilidade do uso de retículas, use a cor a 70% na face esquerda para diferenciação de tons, do contrário, não use rebaixamentos.

VERSÃO NEGATIVACaso o fundo a ser aplicado for na cor preta ou em alguma cor de tom escuro, use a versão negativa.

COM PROTEÇÃOEm alguns fundos complexos, geralmente fotos, não se obterá um resultado satisfatório com nenhuma versão estipulada anteriormente. Nestes casos extremos, faz-se necessária a aplicação de uma proteção na cor branca que servirá de fundo para esta. A proteção deve ser nas dimensões da área de proteção anteriormente estipuladas.

Page 15: Bauru

cores

17

As cores laranja e amarela foram aplicadas à marca principalmente pela forte ligação mercadológica das duas ao setor gastronômico.

A cor laranja por sua vez é mais explorada regionalmente, como por exemplo, o Circulu´s Lanches, Panificadora Círculo Operário, etc. Esta é uma cor muito expansiva e eufórica, conhecida por causar reações metabólicas ligadas a fome.

Já o amarelo foi levemente escurecido para uma melhor diferenciação “figura-fundo”, já que o amarelo puro tende a dissolver-se em fundos brancos.

Como laranja e amarelo possuem uma harmonia análoga, sendo o laranja proveniente do amarelo misturado com vermelho, o nível de contraste entre eles pode não ser tão grande, gerando certo desinteresse visual. Por isso elevou-se os níveis de vermelho no laranja para gerar maior contraste entre as duas cores.

A cor amarela aparece mais freqüentemente em grandes marcas de fast-food como Mac Donald’s, Pizza Hut, Burguer King, Habbib’s, etc., juntamente com a cor vermelha, que em equilíbrio óptico entre as duas, formam a laranja.

Altamente ligado com marcas do setor gastronômico internacional.

Cor que mais se assemelha ao sol, sendo ela cor genuinamente quente.

Corresponde na cultura ocidental ao conhecimento, sabedoria, morais cristãs (presente na bandeira do vaticano).

Capacidade de decisão.

Cor altamente expansiva.

Ligada regionalmente ao setor gastronômico.

Equilíbrio entre forças.

As cores institucionais não devem ser alteradas em nenhuma circunstância, exceto nas versões de limitação estabelecidas.

Page 16: Bauru

Gill Sans MT Regular

Gill Sans MT Pro Book

gill sans mt pro light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890@#$%^&*!?/:;.”{ }[ ]( )

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890@#$%^&*!?/:;.”{ }[ ]( )

aBcdefghiJKlmnOpqrstuvWXYzabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890@#$%^&*!?/:;.”{ }[ ]( )

tipos

18

Como já mencionado anteriormente, a fonte Gill Sans foi escolhida porque suas

características formais têm grande afinidade com os aspectos intangíveis da marca.

Dentro da família, a typeface Gill Sans MT Regular é específica para utilização no logotipo. Já a Gill Sans MT Pro Book, para

aplicação no slogan da empresa.

Funciona muito bem em sinalizações e identidades corporativas. É utilizada, só para citar os exemplos mais conhecidos, na sinalização do metrô de Londres e na Rede de TV BBC.

Nunca utilizar qualquer typeface da família Gill Sans para texto corrido. Estipula-se para uso em textos a família Verdana.

A Gill Sans possui grande número de variações, indo do ligth a variações extremamente grossas. Isto permite ao designer desenvolver diversas peças utilizando somente uma família.

Apresentada ao comércio em 1928, a Gill Sans torna-se a única família tipográfica grotesca a se firmar na Inglaterra, competindo com fortes concorrentes alemãs, como a Akzidens Grotesk, letra favorita dos bauhausianos.

Page 17: Bauru

Verdana Bold

Verdana Black

Verdana Bold Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890@#$%^&*!?/:;.”{ }[ ]( )

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890@#$%^&*!?/:;.”{ }[ ]( )

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890@#$%^&*!?/:;.”{ }[ ]( )

19

A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.

Foi escolhida para este propósito por ser o melhor de dois mundos, comportando-se

muito bem tanto no meio digital (meio para qual foi desenvolvida inicialmente) quanto no

meio impresso.

Page 18: Bauru

tanto da versaooriginal quanto da vertical

Reduções

20

Em determinadas situações a marca tem que ser aplicada em espaços diminutos, como canetas, chaveiros ou outras peças pequenas.Estipula-se então, a redução mínima permitida, ou seja, o menor tamanho que a marca pode ter mantendo o conforto de leitura.

Page 19: Bauru

bauru.com

bauru.com BAURU.COM

bauru.com

proibições

21

Meu DeusO que fizeram

com a logo?!

ContornosNão utilizar qualquer tipo de contorno no logotipo, isso tanto na parte do símbolo quanto na parte tipográfica.

O propósito maior de um manual é indicar boas práticas de uso da marca. Aqui estão listados alguns exemplos do que não pode ser feito na aplicação do logotipo.

DistorçõesNão esticar, encolher ou qualquer outra alteração desarmônica nas dimensões da marca.

Outros TiposNão utilizar outras typefaces no logotipo além das estipuladas no manual.

EfeitosNão utilizar efeitos artísticos, filtros ou qualquer outro tipo de estilização no logo quando este for aplicado com propósito único de fazer referência à empresa. Ex: Na papelaria da empresa, quando aplicada com outras marcas.

Deslocamento de ElementosNão deslocar os elementos da marca, realocando-os diferentemente do que está estipulado no manual.

Page 20: Bauru

bauru.com bauru.com bauru.com bauru.combauru.com bauru.com

bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com

bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com

aplicação em fundos diversos

22

Fundo AMARELOInstitucional

Fundo LARANJAInstitucional

Page 21: Bauru

bauru.com bauru.com

bauru.com bauru.com bauru.com bauru.com

bauru.com bauru.com

bauru.com bauru.com

23

MUDAR A COR DOS ULTIMOS 4 QUADRADINHOS

Page 22: Bauru

24

Como falado anteriormente, marca não é simplesmente forma e cor (como aparentemente possa parecer ser), possui também estados de ânimo, que lhe são atribuídos através da leitura visual desta pelo receptor. Isso se dá pela ligação de determinados estímulos visuais a certas lembranças ou sensações físicas ou psíquicas.

Elementos Secundários

É pelo fato de o consumidor ter um relacionamento fetichista com a mercadoria e de, além disso, não conseguir separar produto de invólucro, que todo o conceito visual impregnado na embalagem (marca gráfica em si aplicada) contagiará a mercadoria, dando-lhe características humanizadas, como radical e alegre ou fino e discreto, por exemplo.

O consumidor então conversa com a marca, seja para tentar adquirir estas características fantasiosamente atribuídas a ela, seja para pleitear um posto cativo em um determinado nicho da sociedade, usuária ou defensora de tal produto. Cabe a companhia jogar com estes elementos, e tendo conhecimento do seu público alvo, contextualizá-los dentro da realidade deste.

Nesta parte do manual, estão listados alguns conceitos e estratégias visuais, que não estão conectados formalmente com a marca, mas à reforçam suas características intangíveis e a referenciam em sua ausência.

Page 23: Bauru

grafismo

25

Grafismo é entendido por uma arte cuja importância maior são suas formas, cores e detalhes e não tanto a sua representação simbólica.

Neste caso temos um meio termo, a forma é na verdade uma representação simplificada da logomarca. Repetindo-o em um padrão temos uma abstração deste grafismo, resultando em um efeito visual interessante.

Indica-se o uso da padronagem em papéis de embrulho, toalhas, guardanapos, etc.

Page 24: Bauru

texturas

26

O estabelecimento se beneficia de sua localização geográfica na cidade de Pelotas. Estando este na zona do Porto, utiliza-se da figura do concreto e do metal (containers) para ressaltar

e valorizar o arrojo estético de algo encontrado especificamente na região e que naturalmente é classificado como algo grosseiro.

O domínio digital “.com” no nome da marca é encarado não só como mera indicação de algo digital ou circunscrito à área da cyber conectividade, também se entende por “.com” área comunitária, de domínio mundial.

Ainda assim, a utilização de elementos visuais que remetem à uma estética digital cabem perfeitamente na identidade do estabelecimento, e que devem ser aplicados à várias peças gráficas, até porque um dos diferencias da marca é ter disponível na internet um sistema de pedidos, onde o cliente pode solicitar seu lanche diretamente de sua casa.

Entende-se que a malha de pixels é uma das maiores referências visuais ao meio digital, sendo valorizada e trabalhada por muitos designers no fim da década de 80 e no começo da de 90, a exemplo da designer gráfica April Greiman ou o trabalho icônico da revista Emigre. É exatamente esta abordagem que se quer para o estabelecimento.

Page 25: Bauru

imagens

27

Semelhante às texturas, as fotos utilizadas na peças gráficas servem para reforçar a identidade da marca.

Por sua vez, a foto possui uma carga simbólica muito maior, sendo às vezes por si só toda a mensagem a se passar dentro de um anúncio ou qualquer outro recurso gráfico promocional.

Convenciona-se que o público alvo da lancheria deva ser o tema principal das fotos

utilizadas. Retratados em momentos de extrema união e sentimento comunidade.

Page 26: Bauru

mascote

28

Os mascotes Animus e Anima são amigosinseparáveis. Estão sempre realizando algum projeto ou tarefa juntos e, embora tenham comportamentos e gostos diferentes, se entendem perfeitamente.

Eles costumam, é claro, devorar um suculento sanduíche bauru quando estão com fome e cansados de tanta agitação!

Page 27: Bauru

29

COLOCAR BAURUS NAS MÃOS DELES

Page 28: Bauru

30

Page 29: Bauru

31

CARTÃO VISITADimensões 90x55 mmImpressão off-setPapel couché 250g/m²Película UV

PAPEL TIMBRADO A5Dimensões 148x210 mm (a5)Impressão off-setPapel Sulfite 75 g/m2

PAPEL TIMBRADO A4Dimensões 210x297 mm (a4)

Impressão off-setPapel Sulfite 75 g/m²

Page 30: Bauru

32

ENVELOPE C4Dimensões 377x458 mm (a4)Impressão off-setPapel sulfite 75g/m²

ETIQUETA ADESIVADimensões 20x20mmImpressão em rotogravuraPelícula adesiva transparente

Page 31: Bauru

33

PANFLETODimensões 121x170 mm

Impressão off-setPapel couché 90 g/m²

ANÚNCIO PÁGINA INTEIRADimensões 261x350 mm

Classificados Gastronômicos

DIÁRIO GAÚCHO

Page 32: Bauru

34

OUTDOORDimensões 9000x3000 mm

Impressão em GigantografiaSuporte: Lona

Page 33: Bauru

bauru.combauru.com

bauru.com

35

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans.

VERDANA VERDANA VERDANA

Page 34: Bauru

36

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte

principal Gill Sans. Ou seja, para utilização

em textos informativos, geralmente com mais

de três linhas, onde é necessária uma

formatação de parágrafo.

Page 35: Bauru

37

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de

parágrafo.A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans.

Page 36: Bauru

38

BANDEIJAAcrílico com relevo positivo no formato da marca

COPODimensões

95 mm diâmetro superior60 mm diâmetro inferior

Altura 145 mmImpressão em rotogravura

Page 37: Bauru

39

JOGO AMERICANODimensões 291x229 mmImpressão em serigrafia

Papel sulfite 75g/m²

Page 38: Bauru

40

EMBALAGEM

Page 39: Bauru

41

Page 40: Bauru

Rua Pedro Osório de Brito, 155, Centro. Pelotas, RS, 96010-610, Brasil.(53) 3303 [email protected]

42

BLOCODimensões 105x148 (a6)

Capa em cartão DuplexImpressão ????????????

Páginas internas:Impressão off-set

Papel sulfite 63 g/m²

Page 41: Bauru

Rua Pedro Osório de Brito, 155 Centro(53) 3303-5391

43

BOTOMDimensões 30x30 mm

Material LatãoImpressão Digital em vinil auto-adesivo

Proteção Resina Epóxi Cristal Rígida

LÁPISDimensões Diâmetro 7.5 mmAltura 175 mm

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte

principal Gill Sans. Ou seja, para utilização

em textos informativos, geralmente com mais

de três linhas, onde é necessária uma

formatação de parágrafo.

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill

Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de

parágrafo.

CANECACaneca esmaltada

Impressão da logo por sublimação

Page 42: Bauru

bauru.com

44

CAMISAImpressão em serigrafiaTrês cores

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para

utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas,

onde é necessária uma formatação de parágrafo.

Page 43: Bauru

45

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.

Page 44: Bauru

46

VERDANAA Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans.

Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.

Page 45: Bauru

47

A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans. Ou seja, para utilização em textos informativos, geralmente com mais de três linhas, onde é necessária uma formatação de parágrafo.A Verdana serve como fonte suporte à fonte principal Gill Sans.