BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao...

16

Transcript of BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao...

Page 1: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer
Page 2: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 2 Boletim Informativo INSP

A Mão de Deus trabalha em ti

O Centro Inspetorial da

Inspetoria Nossa Senhora da

Penha acolheu, no dia 01 de

dezembro, um grupo de 20

Irmãs para um dia de formação.

Esta formação foi assessorada

por Ir. Sílvia Aparecida Silva –

diretora executiva da Rede

Salesiana Brasil (RSB) Social e

Secretária da Conferência

Interinspetorial do Brasil (CIB).

Ir. Sílvia trabalhou - de forma

bem dinâmica e vivencial – o

livro “A mão de Deus

trabalha em ti”.

Tal material deverá ser

aprofundado pelas

Comunidades nos retiros

mensais de 2017.

No dia 10 de dezembro, oVill’agindo participou do VIII Festivalde Movimentos dos alunos de Edu-cação física da faculdade São Camilocom quatro apresentações de Dança.O Festival deste ano contou com 35apresentações diferentes nos seg-mentos dança, ginástica rítmica eginástica artística reunindo váriosatletas amadores do sul do estado.

As atletas olímpicas capixabasde ginástica rítmica, EmanuelleLima e Ana Paula Ribeiro, mar-caram presença no evento e foramhomenageadas pelos alunos.

Villagindo participa de Festival de Movimentos

Page 3: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...3Nº 153 | Dezembro de 2016

Diversão com os dentistas no CCEEF

A equipe do “Projeto deExtensão da Faculdade de Odon-tologia da Universidade do Estadodo Rio de Janeiro” durante o anode 2016 acompanhou as crianças e

adolescentes do Centro Comuni-tário Educativo Esperança do Fu-turo - Resende mensalmente como tratamento atraumático. Encer-rando os atendimentos realizaram

no dia 16 de dezembro na quadrado CCEEF uma manhã divertidacom muitas brincadeiras, jogos emúsicas.

A animação ficou por conta dealgumas jovens que acompanha-ram o casal de dentistas AntônioMonnerat e Aline Monnerat. Inicia-ram com uma dinâmica de apresen-tação, em seguida realizaram brin-cadeiras em equipes, sempre muitoanimadas. Teve também uma par-tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao finaldoaram-na ao CCEEF. No entanto,a atividade que mais animou atodos foi a de fazer pulseiras de lã:sentados em equipes no chão fize-ram as pulseiras, e no rosto de cadacriança estava a alegria de ver oresultado.

Finalizaram a manhã com umdelicioso lanche. A Ir. Maria Calimanagradeceu ao casal de dentistas portoda a parceria deste ano.

O CCEEF recebe festa surpresaNo dia 07 de dezembro estava

agendada a visita de

representantes do Sistema Firjam

(Sesi, Senai, Senac) de Resende no

Centro Comunitário Educativo

Esperança do Futuro para a

entrega dos materiais escolares

para as crianças de 6 a 12 anos de

idade. Para a surpresa de todos,

os visitantes não só levaram os

materiais escolares como também

realizaram uma festa surpresa,

com pipoca, algodão doce,

refrigerante e picolés... E para

completar a festa um “papai

Noel” e uma “mamãe Noel”

distribuíram presentes com

identificação de cada criança e

adolescente.

A felicidade estava no rosto e a

gratidão nos lábios de cada um

dos educandos.

Page 4: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 4 Boletim Informativo INSP

A equipe do Ensino Médio doCENSA realizou, na quarta-feira,7 de dezembro, a entrega dascestas básicas para osmoradores da ComunidadeTamarindo. Fruto daarrecadação das 500 inscriçõesdo Aulão Pré-ENEM, queaconteceu em outubro desse ano,os alimentos beneficiaram 43famílias carentes.

CENSA entregaalimentos

arrecadados noAulão Pré-ENEM

Autógrafos dos "Pequenos, Grandes Autores" no CENSA

Investidura de Coroinhasno CENSA

O Ensino Fundamental IIfechou o projeto "Pequenos, gran-des autores" com uma tarde deautógrafos, nos dias 6 e 7 de de-zembro. Publicados numa bela im-pressão, os livros fora autografadoscom muito orgulho pelos pequenosautores e encantaram pais e convi-dados que prestigiaram o evento.

O projeto foi desenvolvido com osalunos do 1º ao 5º ano, em parceriacom a Estante Mágica. Nele, o alunose tornou o autor e ilustrador do pró-prio livro, escrito durante as aulas deprodução de texto. Finalizado, o tra-balho foi transformado em e-books,pela Estante Mágica, e disponibilizadogratuitamente para os pais, com apossibilidade de serem adquiridostambém impressos. O cuidado da pu-blicação e a importância de todo pro-jeto como estímulo à escrita e leitura,despertou o interesse dos pequenosautores, que fizeram questão de enco-mendar suas edições.

- Foi uma tarde de alegria, ma-gia, criatividade. Foi muito gratifi-cante ver o orgulho dos nossos pe-quenos autores diante de suas cria-ções – disse Margaret Coelho, coor-denadora do Ensino Fundamental IIdo CENSA.

Depois de um tempo de forma-ção e preparação para desempenharos ofícios do altar, onze alunos doAuxiliadora celebraram o Rito deAdmissão de Coroinhas, no dia 4 dedezembro. A celebração aconteceuna Capela da escola, durante a Mis-

sa dominical. Acolhidos pela comu-nidade, os adolescentes foram admi-tidos oficialmente como Coroinhase, a partir de agora, prestam umserviço à igreja, ao sacerdote e, prin-cipalmente, a Deus, doando tempode suas vidas e testemunhando seusensinamentos.

Page 5: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...5Nº 153 | Dezembro de 2016

No dia 16 de dezembro foi reali-zada a solenidade de Colação de Grauda turma de 3º ano do Ensino Médiodo Colégio Castelo/Rio das Ostrascom a participação de toda a Equipetécnico pedagógica e as famílias.

Uma noite emocionante paratodos que tiveram a oportunidade derelembrar importantes momentos davida acadêmica e agradecer a Deuspelas conquistas durante os anoscomo alunos salesianos.

As concluintes Mariana Parentee Lorena Borges, que possuem umalonga trajetória escolar na Instituição,entraram com as bandeiras da escolae do Instituto das FMA.

Durante a Ação de Graças, o alu-no Mateus Mendes cantou com entu-siasmo a música “Campeão Vence-dor” para celebrar o término de umciclo de estudos.

Como lembrança os formandosreceberam da diretora Irmã NeuzaZampirolli um chaveiro com as fotosde Dom Bosco e da Instituição paraque nunca se esqueçam de tudo o queviveram e aprenderam nesta casasalesiana.

Após a entrega dos certificados,os familiares, formandos e EquipePedagógica participaram de umaconfraternização.

A Faculdade Salesiana MariaAuxiliadora (FSMA) esteve presentena Feira do Conhecimento de Macaé,realizada de 8 a 10 de dezembro naCidade Universitária. O evento reuniumúsica, poesia, contação de histórias,palestras e bate-papo com autores,apresentação de trabalhos acadêmi-cos, além do Torneio de Robótica edo Encontro em Humanidades.

O público também pôde visitaruma área gourmet com food trucks,bikes food e uma área de leitura combook truck e biblioteca móvel.

na Feira do ConhecimentoFSMA

No stand da FSMA, uma equipede funcionários e alunos da institui-ção deu orientações sobre os cursos erealizou inscrições para o vestibular.No local também houve apresentaçãode trabalhos de iniciação científica euma demonstração do Gerador deVan der Graaf, que atraiu a atençãodo público.

Propagar o conhecimento nasmais diversas formas foi o objetivo daFeira, de acordo com Sandra Matsu-mura, coordenadora da EditoraFunemac (Fundação Educacional deMacaé) e docente da FSMA.

- A intenção foi propagar oconhecimento para que a populaçãomacaense compreenda que a suamaior riqueza é o saber – afirmou.

Outra presença salesiana foi daProfessora Gláucia Santos, que esteveno evento para participar da série debate-papo com autores. Ela é docentedo curso de Psicologia da FSMA eautora do livro “Educação e Psicaná-lise: da sustentação do enigma à cons-trução do saber”.

Com uma programação diversifi-cada, a feira agradou ao público, emespecial os estudantes. Para ThiagoCunha, aluno de Engenharia da Com-putação, o evento proporcionou mo-mentos de troca de experiências.

- Gostei muito de participar dafeira porque tive momentos de apren-dizado e contato com pessoas dediversas áreas de estudo – avaliou.

A Feira de Conhecimentos foiuma realização da Funemac em par-ceria com a Agência de Trabalho eRenda (Agebrab), Fundação Macaéde Cultura (FMC) e outros órgãosmunicipais, com colaboração da ini-ciativa privada.

Formatura em Rio das Ostras

Page 6: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 6 Boletim Informativo INSP

Casa Maria Imaculada

Caminhando rumo a uma dasdatas mais especiais do ano, oVill’agindo realizou no dia 15 dedezembro, a celebração do Natal. Oespetáculo “Vill’agindo - Natal tododia!” levou o público a uma reflexãosobre o verdadeiro sentido do nataldiante dos problemas sociais que omundo enfrenta com os desafetos,a violência, os vícios, afastamentodo homem da presença de Deus, odesamor, as calamidades entreoutras, sensibilizando-os através decoreografias, encenações coreográ-ficas, elementos surpresa e musicasnatalinas embaladas com a suavi-dade das flautas e do coral.

Celebração Natalina no Villagindo

Como todos os anos o CentroComunitário Educativo Esperançado Futuro - Resende encerra suasatividades do ano com a “Festa doNatal”, este ano aconteceu no dia10 de dezembro na sua própriaquadra.

Natal no CCEEF

Casa Nossa Senhora da Paz

A Ir. Maria Caliman abriu afesta com palavras de boas–vindasa todos os familiares presentes. Emseguida houve a apresentação da“Cantata de Natal” que contou coma participação de todos os gruposjuntos em uma única apresentaçãodividida em quatro momentos.

A cantata uniu o nascimento deJesus e o natal das famílias atuais,sendo interpretado pelas crianças eadolescentes que passaram amensagem de que independente decomo seja a família de cada um,não deixa de ser família e de ter suaimportância.

Após a apresentação osparticipantes assistiram ao vídeoque apresentou em o que aconteceuao longo do ano de 2016 no CCEEF.

Foi convidado o professorBenedito Oliveira (Bené) parainiciar a entrega dos certificados detroca de faixa no judô, e aindaalguns adolescentes levaram a faixanova para ser trocada.

O momento mais esperado portodas as crianças, adolescentes epelos pais é a “sala do MeninoJesus”, onde cada educando entra eescolhe o seu presente de natal.

Nas despedidas os educadoresencontraram a gratidão de muitospais que com palavras e gestosagradeceram toda a dedicação daequipe do CCEEF ao longo do ano.

Page 7: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...7Nº 153 | Dezembro de 2016

Os funcionários do Auxiliadora

se reuniram na manhã de

sábado, 4 de dezembro, para

celebrar o Natal que se

aproxima.

Um momento de oração e

agradecimento por tantas

conquistas no ano que finda.

Que a esperança de ver surgir

um novo tempo marcado pela

solidariedade, pela justiça e pela

paz nos acompanhe sempre!

INSG/Castelo - Macaé

Confraternização dos Funcionários do INSG/Macaé e da FSMA

Uma celebração de Natalreuniu os funcionários do INSG/Macaé e da Faculdade SalesianaMaria Auxiliadora no dia 15 dedezembro.

O encontro foi aberto pelaDiretora Geral, Ir. Rosa Idália, queressaltou a importância de cada umdos funcionários no dia a dia dessasinstituições.

A celebração foi conduzida pelaequipe da Pastoral, com momentosde música, oração e reflexão acercado vídeo “A luz do mundo”, que nosconvida a ser a luz e presença deJesus na vida do nosso próximo.

Após a emocionante chegada doMenino Jesus, que foi colocado nopresépio, houve um sorteio debrindes e um lanche foi servido paraos participantes.

- Estamos aqui para

celebrar o Natal e a

nossa caminhada neste

ano de 2016. Agradeço

a cada um de vocês

por fazer parte dessa

família que é a Família

Salesiana – afirmou

Ir. Rosa Idália.

CENSA

Funcionários do CENSA celebram o Natal

Page 8: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 8 Boletim Informativo INSP

Queridas Irmãs,

Aqui, na nossa Casa Geral, queé a casa de todas vós, e sob o olharde Maria Auxiliadora, quero chegara todas as partes do mundo para vosdesejar um Bom Natal, um SantoNatal e também um Feliz Ano de2017. A partir desta casa, que é aCasa de todas as Filhas de MariaAuxiliadora, mas também de todosos jovens, leigos, famílias com quemnos relacionamos nos vários paísesdo mundo onde estamos presentes,quero chegar a cada comunidade,cada casa, a cada um e a cada umade vós neste momento particular dealegria em preparação para o Natal.Quero confiar a Maria, nossa Mãee Auxiliadora, a missão de entrar nasvossas casas, ao lado de cada uma ecada um de vós para vos exprimiros meus sentimentos de alegria e deesperança que desejaria fossempartilhados com todos vós. Marianão tem dificuldade em deslocar-see, por isso, será Ela a minha men-sageira para vos desejar um Natalde alegria e de esperança. É uma

Boas Festas!!

Que o Natal aconteça na casa donosso coração, no coração das nossascomunidades e das nossas famílias.

Agradeçamos a Deus o tempo,2016 que passou. Deus se manifestoucom suas abundantes graças e nos deuo presente da vida e da saúde. Temosmuito a contemplar e a agradecer.

Votos de boasfestas de Ir. AnaTeresa em nomede toda InspetoriaNossa Senhorada Penha

Mensagem de saudaçãoda Madre para o Natal de 2016

mensagem sentida que desejo entreprofundamente em todos vós.Quem, melhor que Maria, nos podeacompanhar nesta espera e nesteacolhimento a Jesus com o coraçãocheio de alegria e de esperança?

Maria acolheu o anúncio davinda de Jesus nela; um anúncioque, através dela, chegou a todo omundo. Ela acolheu-o com umpouco de trepidação, porque erasurpresa. No entanto, acolheu estagraça de alegria, de uma grandealegria: a presença de jesus nela.Com a mesma alegria, neste Natal,Ela oferece Jesus, o Filho de Deus eseu, ao mundo. Jesus é verdadei-ramente a fonte da nossa alegria, deuma alegria que não é superficial,mas profunda. Uma alegria queparte do acolhimento da pequenez:é a alegria do Menino que esperatudo da sua mãe, dos seus pais,porque confia neles. É a alegria deum Deus feliz por nos dar estegrande dom em jesus, dom de amor.A alegria vem do amor. O amor dáalegria.

No Natal, Jesus “saiu” para irter conosco ao encontro da huma-nidade. Quis ficar no meio doshomens e mulheres, não apenas doseu tempo, mas de todos os tempos.Natal é a festa da alegria e da espe-rança, porque é também a festa da“saída” para manifestar o amor. Enós sentimo-nos a caminho parairmos ter com os outros, como fezJesus, particularmente com aspessoas mais necessitadas, quesofrem ou estão sós; com as pessoasque tiveram de deixar o seu país, asua casa por motivo de guerra, vio-lência, falta de trabalho, em buscade uma vida melhor. E nós estamosmergulhados neste mundo.

Com jesus, neste Natal, que-remos continuar o nosso caminhode atenção, de busca, de saída de nóspróprias para acolher os outros epara ir ao seu encontro. É um movi-mento que parte do coração, queleva a sair de nós próprios, a abriros olhos, a alargar o horizonte para

Page 9: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...9Nº 153 | Dezembro de 2016

Aqui encontramo-nos com onascimento de Jesus em Belém.Pensemos na alegria da família que,no calor do amor, acolhe o Meninoe todas as famílias do mundo: asque conhecemos, as nossas própriasfamílias, mas também as famíliasde todos os povos.

Quero pedir o dom da fé paratodas as famílias para que, aco-lhendo e acompanhando os seusfilhos na sua busca de sentido davida, possam encontrá-lo em Jesusque vem.

Quero desejar que, também asnossas comunidades “sejam Belém”,casa onde o amor nos faz sentir fa-mília, onde o amor se torna fecundo,que as comunidades possam ser umtestemunho para todas as outrasfamílias. Sentir-nos família, serfamília, como a família de Nazaré,como a de José e de Maria que aco-lheram Jesus. É uma característicada nossa vocação, das nossascomunidades educativas. D. Boscoe Madre Mazzarello compreen-deram que, sem criar uma família,sem dar uma família aos jovens, nãose podia educar. Quero desejar atodos os grupos da Família Salesianaum Bom Natal no espírito de famí-

lia da qual jorram a alegria e aesperança.

Os meus votos vão, em primeirolugar, para o Reitor-mor, D. ÁngelFernández Artime, e todos osIrmãos Salesianos, Ex-Alunos e Ex-Alunas, aos Salesianos Coopera-dores e Salesianas Cooperadoras, atodos os grupos da Família Sale-siana, a todos os amigos, a todas aspessoas, a todas as vossas famílias.Que a alegria e a esperança do Natalse irradiem e sejam um raio de luzna vida de cada um e de cada uma!Um raio de luz que acompanhe oNovo Ano de 2017 que, esperamos,possa ser um ano de paz. Uma pazque parta dos nossos corações echegue a todos os recantos da terra.Que esta paz, unida à alegria e àesperança, seja o dom que Jesustraz à humanidade neste Natal e noinício do novo ano.

Retribuo-vos todos os votosnatalícios que recebi e recebereiainda nesta época e que acolhocomo sinal do vosso afeto. Retribuoos votos com o desejo de poderchegar aos vossos corações. BomNatal e Feliz ano de 2017!

“nos apercebermos” e aproximar-mos de todos aqueles que neces-sitam de nós. A esperança é umcaminho de fé. Falar de alegria e deesperança no dia de Natal leva-nosa pensar em todo o mundo, em todasas lutas, dificuldades, violências etambém na busca do bem quetambém existe. Pensando em quemestá a sofrer, interrogo-me: comoserá o seu Natal, o que significa hojeter esperança? Faço esta perguntadiante de Jesus. Penso que o próprioDeus se fez, ele próprio, esta per-gunta e, como resposta, mandouJesus, para que ficasse no meio denós, partilhando a nossa vida comtudo o que isso comporta – alegrias,esperanças, vida, morte, sofrimento– para se sentir solidário com todaesta realidade.

No nosso caminho de alegria ede esperança, encontro esta rosaque está ainda por desabrochar equero oferecê-la a cada uma de vós,a cada pessoa que escuta esta men-sagem como sinal da alegria doNatal, da esperança que desabrochaatravés da vinda de Jesus, comosinal de amor e também do meuafeto. Acolhei esta rosa como umdom do próprio Jesus. Madre Yvonne Reungoat FMA

Page 10: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 10 Boletim Informativo INSP

Natal Solidário no Castelo/Rio das Ostras

No mês de dezembro, foirealizado no Colégio Castelo IV -INSGRO o “Natal Solidário - Façauma criança Feliz!”. O envol-vimento dos alunos e familiares detodos os segmentos foi de granderelevância para arrecadação debrinquedos doados para presentearas crianças atendidas pelo CRAS –Centro de Referência e AssistênciaSocial – localizado no bairro CidadeBeiramar.

No dia 9 de dezembro ascrianças receberam com alegria emuita emoção os lindos brinquedos,que foram acompanhados de car-tinhas com mensagens de esperançae amor, escritas carinhosamentepelos alunos da escola.

O CRAS é a instituição queoferta Serviço de Proteção e Aten-dimento Integral à Família (PAIF)

e o Serviço de convivência e For-talecimento de Vínculos (SCFV).Trata-se de um trabalho social comfamílias, de caráter continuado,com a finalidade de fortalecer afunção protetiva, prevenir a rupturade seus vínculos, promover seuacesso e usufruto de direitos e con-tribuir para a melhoria da qualidadede vida.

A Solidariedade é um dosvalores trabalhados pela escola sa-lesiana, que propõe em seu plane-jamento, gestos concretos e refle-xões acerca da responsabilidadecom os menos favorecidos. Estaratento às dificuldades enfrentadaspela sociedade é o convite que ecoapara todos, especialmente no pe-ríodo do advento, momento em quepreparamos nosso coração para avinda do Menino Jesus.

Na noite de 14 de dezembro, sob a

coordenação da professora

Chana Carelli, os alunos do

Castelo II encenaram um lindo

conto natalino. A história

construiu o imaginário do

nascimento do menino Jesus pelas

várias regiões brasileiras.

A ideia era apresentar as diversas

culturas nacionais e propor a

reflexão acerca de como seria a

vida do pequeno Jesus de Nazaré

caso tivesse nascido índio,

nordestino, gaúcho ou mesmo um

pescador. Toda a história foi

contada com a participação da

linguagem lúdica do teatro de

bonecos, o que deixou a noite

ainda mais especial.

O coral de vozes encerrou a noite

com a música “Sim é natal!”,

momento de alegria e emoção

para toda a família salesiana.

Trazer o mistério do nascimento

de Jesus para o Brasil aproximou

as famílias às muitas realidades

culturais e à reflexão de que Ele

nasce sempre para todos os

povos, todas as nações, todas as

culturas e que o maior Mistério de

Amor escolheu a humildade de

uma manjedoura para fazer-se

humano.

Seja o tempo de Natal o momento

para o nascimento da Esperança

para todas as pessoas!

Natal Brasileiro contagiaa noite do Castelo/Rio

das Ostras

INSG/Castelo - R.O.

Page 11: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...11Nº 153 | Dezembro de 2016

Casa Maria Imaculada

Dezembro é o mês de encerra-mento das atividades do ano com acriançada do Villagindo e terminouem clima de festa natalina.

Nos dias, 19 e 20 de dezembro,o grupo "Amigos do bem", parceirose o Villagindo promoveram momen-tos de diversão e entretenimento ce-lebrando o aniversário do MeninoJesus, com presentes para toda acriançada.

O evento também parabenizouos aniversariantes do segundo se-mestre com uma festa digna de todoaniversariante com pula-pula, ka-raokê, totó, algodão doce, pipoca,almoço, suco, bolo e presentes!

Ninguém pode reclamar! Sólouvar a Deus pelo maior presentede todos os natais, Jesus, nosso Ir-mão Maior!

Encerramento do Ano no Villagindo

No dia 09 de dezembro as IrmãsMaria Caliman, Mercedes Altoé eGerline Paiva prepararam um almo-

Almoço da Gratidão no CCEEF

ço para os educadores, voluntários ebenfeitores que durante esse anocontribuíram para o crescimento do

Centro Comunitário EducativoEsperança do Futuro - Resende.

Ir. Maria Caliman acolheu atodos e o Padre Vicente Rigolon(SDB) abençoou os alimentos einiciou a oração. Após o almoço foiapresentado a todos o vídeo ins-titucional do CCEEF e o dasatividades do ano de 2016. DepoisIr. Maria destacou a presença detodos que ali estavam e agradeceua cada um que de forma especialcolaborou para a realização dasatividades do CCEEF.

Ao final permaneceram oseducadores e voluntários que juntoscom as Irmãs realizaram um amigosecreto de chocolates. Ir. Maria fa-lou da importância de ter umaequipe unida e que comunga de ummesmo objetivo.

Casa Nossa Senhora da Paz

Page 12: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 12 Boletim Informativo INSP

Casa Dom Bosco

Esse apelo vem acompanhandoos educadores do Mazzarello/Linhares em todo o ano de 2016como um verdadeiro compromissoeducativo, junto a toda criançada,adolescentes, suas famílias, a equipede educadores. Na última quinzenado ano o clima no Centro JuvenilSalesiano Santa Maria Mazzarellofoi de muita Festa – Celebração daVida acolhida, partilhada, comun-gada. Foi possível testemunhar ocrescimento... e diante da realidadelocal tão frágil e vulnerável, é pre-ciso continuar a rezar os desafios ea olhar para frente com esperança,na certeza de um Deus providente ebênção.

Final de Ano no Mazzarello

O Projeto Crescendo Juntos rea-lizou no dia 14 de dezembro a ce-lebração de encerramento do ano.Na abertura da celebração Ir. RitaCristina representando a direção doPCJ, animou a meditação e commuita propriedade falou sobrepartilha, crescimento de vida, econvidou todos os presentes parapartilhar dentro de uma dinâmica ocorpo e o sangue de Jesus Cristo, quenos motivam a ter fé e promover o

PCJ celebra 2016!

bem e a paz. Em seguida o Coorde-nador Pedagógico – Stevie Santos –refletiu sobre a importância daamizade como resgate de vida. Dandoprosseguimento, todas as oficinasfizeram suas apresentações: coral deNatal, desfile de educadores mirins,números de danças... Teve, inclusivea presença de Dom Bosco e de MadreMazzarello!

Continuando a celebração Steviefalou da missão das FMA em Belford

Roxo e o quanto elas são signifi-cativas para os educandos, edu-cadores e para todos na comunidadeque enxergam as irmãs com umextremo carinho e respeito. Nessemomento as Irmãs foram convida-das a repartir o pão com todos queali estavam, e também foramconvidadas a refletirem sobre a vidaem comunidade e repartir o “Corpoe o Sangue de Cristo” (representadospelo pão e suco de uva) entre elas.Com elas, são abraçadas pela Co-munidade PCJ todas as FMA!

Outro lindo momento foi aapresentação da jovem vocacionadaMaria Cristiana que dançou umamúsica clássica e envolveu a todos.

Encerrando a celebração todos oseducandos foram almoçar no re-feitório do PCJ, podendo assim curtirum pouco do novo espaço do Projetoque vem sendo construido com asolidariedade de todos que ajudam,principalmente de algumas comuni-dades Salesianas e o apoio funda-mental da Inspetoria Nossa Senhorada Penha.

Casa Betânia

Page 13: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...13Nº 153 | Dezembro de 2016

CENSA

UESC - União das Ex-alunasSalesianas Campistas fechou o ano de2016 com uma semana de come-morações. Reunindo ex-alunos quecompletavam 55, 50, 45, 35, 30, 25,20 e 10 anos de formados no CENSA,a UESC promoveu uma série deeventos durante os dias 30 de novem-bro e 4 de dezembro. A programaçãoincluiu projeção do filme "O quartosábio", baseado no clássico de HenryVan Dyke, a palestra "Envelhecimen-

UESC fecha 2016 com a Semanados Ex-Alunos

UESC em Festa de Fim de Ano naComunidade Oriente

O ISECENSA, que todos os anos

promove uma festa de fim de

ano para as crianças e

mulheres da Comunidade

Tamarindo, esse ano contou

com a força do CENSA.

A escola se propôs a participar

e a adesão dos alunos foi total.

Sendo assim, no dia 3 de

dezembro, o pátio do

Auxiliadora recebeu os

moradores assistidos pelo

Projeto Universidade Bairro,

desenvolvido pelo ISECENSA.

A programação incluiu um

jogral de Natal, brincadeiras,

palestra e lanche. Foram

doadas cestas básicas e as

crianças receberam brinquedos

e lindos kits escolares que

agradaram em cheio. A grande

novidade ficou por conta do

desfile de modas e bazar com

roupas customizadas pelos

próprios alunos.

- Foi uma manhã de integração

e partilha; o verdadeiro sentido

do Natal - disse Beth Landim,

vice-diretora do CENSA e

ISECENSA.

to saudável", com a endocrinologistaDra, Débora Casarsa, e um passeio aRaposo. No domingo, foi celebradauma Missa em Ação de Graças, naCapela do Auxiliadora. No ofertório,foram arrecadadas latas de leite empó, para as famílias carentes assistidaspela associação. Fechando a noite, asex-alunas se confraternizaram noCafé Literário, num momento des-contraído, alegre e cheio de boasrecordações.

A UESC - União das Ex-alunasSalesianas Campistas organizou umacelebração de fim de ano, nos dias 10e 11 de dezembro. Os encontros mar-caram o encerramento das atividadesrealizadas pela associação na Comu-nidade Oriente. Orações, cantos elanche de confraternização fizeram a

festa para as 85 mulheres e 60 cri-anças que participam do projeto.Além de cestas básicas, roupas ebrinquedos, os assistidos receberamtijolos doados por um generosoceramista benfeitor ligado ao grupoque fez questão de contribuir com8000 tijolos.

Confraternização doProjeto Tamarindo

Page 14: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 14 Boletim Informativo INSP

INSG/Castelo-R .O .

Aconteceu no dia 02/12/2016, acelebração de encerramento do anoletivo com toda a comunidade edu-cativa do INSG/Rio das Ostras. Otema norteador da celebração foi:Jesus se humaniza em nós. A celebra-ção foi preparada para contemplar ostrês grandes momentos: Natal, açãode graças e o ano da misericórdia.

Irmã Neuza Zampirolli, diretorada comunidade educativa, fez aabertura com a retrospectiva do ano,os momentos vividos por todos osbrasileiros, as olimpíadas, o desem-prego, a crise econômica, e ressaltouo desejo de nutrir em todos os coraçõesa esperança no Menino Jesus: olharpara o mistério da encarnação comofonte de coragem para continuar amissão de educadores.

Celebração de Encerramento daComunidade Educativa

O momento de Ação de Graças dasturmas de Ensino Fundamental I(do 3º ao 5º ano) teve aparticipação dos alunos da Oficinade Teatro do Castelo e a estreia deseu primeiro espetáculo: “TemMistério na Floresta.

Logo no início houve a fala daDiretora Ir. Neuza Zampirolli e dadinâmica de agradecimentoliderada pela coordenadora IaraSantos e professoras. Após isto, osalunos foram convidados a refletira Campanha da Fraternidade de2016 “Casa Comum, NossaResponsabilidade” a partir daapresentação teatral.

O espetáculo , sob a direção doProf. Orleni Torres, aborda otema sobre a preservaçãoambiental. O desenrolar danarrativa é um grande incentivopara a reflexão de questõesemergenciais que envolvem ocuidado com a natureza e com oplaneta.

As primeiras apresentaçõesocorreram no Castelo II, para osalunos da educação infantil e dofundamental I, um grandesucesso!

As Oficinas acontecem na escolasempre às terças-feiras, de 14h às15h30. Um importante espaçopara o desenvolvimento dehabilidades artísticas, ampliaçãode vocabulário e oratória.

Grande momento de agradeci-mento e celebração pelo ano vivido edoado em favor da educação, sr. JoãoWalter, conduziu a celebração com aparticipação de todos e propôs umareflexão sobre o verdadeiro sentido doNatal, como ele de fato acontece navida de cada um. Muitos testemu-nharam e partilharam suas experi-ências de fé. Da mesma forma, nomomento de ação de graças, houveuma partilha em dupla e logo em se-guida muitas colocações em comumque foram motivo de agradecer aDeus. Pelo dom da vida, pelo empre-go, pela conclusão do ano pedagógico,pela família... muitos motivos.

Um lindo panettone e um deli-cioso coquetel foi partilhado. A noiteterminou com essa linda confraterni-zação e o clima de alegria que conta-giou a todos.

Encerramento Fundamental I

No dia 15/12 os alunos do 3º ao5º ano do Ensino Fundamentalencerraram o ano letivo com umlindo presente para os educadores efamiliares.

Com apresentações e belíssimascoreografias nos lembraram que oPresente Precioso que recebemos noNatal e em todos os dias de nossasvidas é Jesus.

Apresentação de peça teatralencerra Oficina de Teatro do

Castelo/Rio das Ostras

Page 15: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

...15Nº 153 | Dezembro de 2016

INSG/Castelo-Macaé

A integração entre família e es-cola foi o destaque da culminânciado projeto “O Castelo é um pouqui-nho da minha casa”, que marcou oencerramento das atividades de 2016do Ensino Integral do INSG/Macaé.

O evento foi aberto pela Coor-denadora Pedagógica do EnsinoFundamental I, Patrícia Certório epela Diretora Geral, Ir. Rosa Idália.

Ensino Integral encerra ano letivo

- Agradecemos aos pais que nosconfiam seus filhos também nocontra-turno escolar, para que seusfilhos possam crescer felizes, que é oque nós queremos. E agradecemos àscoordenadoras, funcionários e pro-fessores, que proporcionam espaçose ambientes propícios para que nossascrianças se desenvolvam – afirmouIr. Rosa Idália.

Em seguida, a Coordenadora doEnsino Integral, Rosilene Erbe,apresentou o projeto e os professores,dando início à programação.

As alunas Laís Ferreira (5º ano)e Isabela Reis (4º ano) anunciaramas atrações. Após o ballet “As prin-cesas do Castelo” e a apresentação dejazz, o aluno João Ferreira Nazareth,do 1º ano, cantou a música quecompôs em homenagem aos colegase professores. Houve, ainda, dança,capoeira, uma miniaula de futebol,uma apresentação da oficina de musi-calização com a Professora PriscilaSilva e um descontraído momento dedança dos pais com os filhos.

O evento finalizou com a entregadas cordas e dos certificados aos 25integrantes da capoeira e com a vi-sitação à exposição das atividades pro-duzidas pelos alunos durante o ano.

Para os pais que foram prestigiara apresentação, o nome do projetotraduz fielmente o sentimento dosalunos pela instituição.

Foi realizada nos dias 5 e 8 dedezembro o evento “Na Arena Cultu-ral” que marca o encerramento dasatividades extracurriculares do anoletivo de 2016.

“Arena Cultural” marca encerramento dasAtividades Extracurriculares no INSG/Macaé

No dia 5 acontece-ram os jogos amistosos debasquete, futsal e vôlei,além do batizado de capo-eira com o tema “Angola”,com a entrega de certifi-cados e cordas para 24alunos.

Na abertura, a Dire-tora Geral, Ir. Rosa Idália,pediu um minuto de silên-cio em homenagem às ví-timas do acidente aéreoocorrido com a equipe daAssociação de FutebolChapecoense e parabeni-

zou os atletas e familiares presentes.

Para os pais, os benefícios do es-porte foram comprovados ao longodo ano, com a prática de atividadesextracurriculares aliada aos estudos.

No dia 8 houve as apresentaçõesdas atividades temáticas: ballet (tema:Japão), jazz (tema: Índia), ginásticarítmica (tema: Espanha), coral (tema:Brasil) e violão, teclado e bateria(tema: EUA).

- As apresentações foram muito boase os professores fizeram o melhor. Onome “Na Arena Cultural” foi inspiradonos jogos olímpicos 2016 e por issohomenageou os países - afirmou a Co-ordenadora das Atividades Extra-curriculares do Castelo, Katiane Lopes.

Ela ressalta que as atividades extra-curriculares têm um papel muito impor-tante dentro da pedagogia salesiana,pois possibilitam um espaço de con-vivência e integração. Além disso, é umaoportunidade para que os alunos co-nheçam esportes, danças e música etenham interesse em desenvolvê-las.

Page 16: BC 153 - salesianasbrj.org.br · tida de basquete, para a qual usa-ram a bola que levaram e ao final doaram-na ao CCEEF. No entanto, a atividade que mais animou a todos foi a de fazer

... 16 Boletim Informativo INSP

Laura Vicunha

Conclusão do EFII noLaura Vicunha

A comunidade educativa doInstituto Profissional Laura Vicunharealizou na tarde do dia 02 de de-zembro um Musical de Natal.Momento especial para pais, edu-candos e educadores do EnsinoFundamental I, momento de encer-ramento do ano dando graças a

Musical de Natal encerraatividade do Fundamental I

Deus por todas as superações rea-lizadas na caminhada. As criançasfizeram lindas apresentações, con-tando a verdadeira importância doNatal. A emoção e a alegria conta-giaram a todos os presentes, foi umverdadeiro espetáculo de fé, deesperança, de luz!

No dia 08/12 aconteceu a missaem ação de graças pela conclusão doEFII com os alunos do nono ano,seus familiares, amigos e educadores.

Um momento marcado por umaemoção muito grande, uma vez quemuitos deles estão na escola há muitosanos e a tem como sua própria casa!

Com o coração agradecido, foi de-positado sobre o altar a alegria pelacaminhada feita e a esperança emrelação ao futuro que se abre à frentede cada um.

A Comunidade do Laura Vicu-nha os abraça e já os acolhe agoracomo ex-alunos salesianos.

No dia 08 de dezembro as turmasdo fundamental II do InstitutoProfissional Laura Vicunhacelebraram o encerramento doano letivo de 2016. Durante aacolhida os alunos refletiramsobre os “Presentes” recebidosneste ano, colocando-ossimbolicamente, na árvore denatal: Festa de Maria, FestaJunina, Celebração de Páscoa,recordando sentimentos comoalegria, amor, amizade, trabalhose projetos desenvolvidos e agratidão aos educadores. Com aentrada de Maria e José com omenino Jesus, representado pelosprofissionais da Comunidadeeducativa, foi ressaltado overdadeiro sentido do Natal.

Encerramento doFundamental II

no Laura Vicunha