BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de...

6
A forma mais fácil de fazer! www.bricomat.com Bricolage Saber utilizar a tupia Ajudamos a construir

Transcript of BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de...

Page 1: BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de fresas Para cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único

A forma mais fácil de fazer!

www.bricomat.com

Bricolage

Saber utilizar a tupia

Ajudamos a construir

Page 2: BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de fresas Para cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único

Resumo de Ferramentas1

Bricolage Saber utilizar a tupia

2.3) O ajuste da profundidade de corte da tupiaO ajuste da profundidade de corte da tupia, é feito pegando nas duas pegas laterais da tupia e empurrando a caixa-motor para baixo, até ao contacto com a madeira. Seguidamente, faremos o ajustamento da escala graduada à medida da profundidade que desejarmos e, para que nos sirva de batente, é feito o seu bloqueamento.

2.4) As recomendações necessáriasO trabalho nunca deve ser efectuado a profundidades excessivas. Desse modo, evitamos o prematuro desgaste das fresas e conseguimos ranhuras mais perfeitas. Teremos de processar o trabalho por fases, caso as passagens sejam superiores aos 5mm de profundidade. Como exemplo: serão efectuadas 3 passagens, de 4mm cada, para uma profundidade de 12mm.

A tupia, é destinada a trabalhar em madeira de ordem diversa: encaixes diversos, ranhuras para gonzos em portas e janelas, outras ranhuras, molduras ou perfis.. A tupia alcança velocidade de rotação do motor de 11.000 a 30.000 rpm (rotações por minuto), enquanto que as do berbequim são da ordem das 3000rpm; daí a vantagem da tupia, conseguindo superfícies tão lisas que podem dispensar qualquer tipo de lixagem.

2.1) O mecanismo de penetração das tupias . O mecanismo de penetração das tupias é formado por um sistema complexo de colunas de molas que, exercendo a sua força, levantam a caixa-motor. Fazemos subir ou descer essa caixa-motor sobre a peça de madeira através das suas duas pegas laterais. Faremos a fixação da freia (ou lâmina) num eixo central que o próprio motor faz girar.

2.2) A montagem da freiaA montagem da freia é feita, estando a tupia sempre desligada da corrente eléctrica, bloqueando com a chave de bocas o seu eixo (Há modelos que bloqueiam automaticamente após a paragem do motor).Com a referida chave de bocas, afrouxando a porca do eixo, faremos a colocação da fresa, ou lâmina a utilizar e voltamos a processar o aperto da porca.

A tupia2

Tupia Túpia/Escateladora

Gramposde carpinteiro

Graminho

Moldes Bancadade trabalho

Fita métrica

23

4

Máscarade protecção

2

Extensão Eléctrica

Esquadro

Page 3: BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de fresas Para cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único

Bricolage Saber utilizar a tupia

4.1) O batente lateral é acopladoO batente lateral é acoplado (ou unido) à tupia, para se conseguir uma ranhura na superfície da madeira em total linha recta. As hastes que compõem o batente lateral, têm uma escala de graduação (muito útil para fazer ranhuras paralelas) e uma parte que é apoiada no canto da madeira.

4.2) A guia lateral “caseira”No caso do batente lateral ser curto e quisermos realizar uma ranhura no centro de uma madeira muito larga, utilizaremos uma régua metálica ou uma ripa rectilínea que, por meio de grampos, fixaremos à madeira, fazendo de guia. Os grampos serão coloca-dos de modo que o rebordo plano da tupia possa deslizar livremente até ao seu canto.

4.3) A guia de esquadroA guia de esquadro, é o acessório utilizado para fazer encaixes (fresar o canto de uma porta para colocação de dobradiças). Um dos seus lados fica apoiado sobre a parte larga da peça, ficando a tupia em posição paralela ao solo.

4.4) A guia para arredondarA guia para arredondar. Trata-se de um acessório que nos autoriza fresar cantos de zonas contornadas ou arredondadas e de altura variada, adaptado à guia lateral. Os vários fabricantes, poderão dar nomes diferentes a este acessório.

Os acessórios de guia4

3.1) Colocação do materialDevido às suas altas rotações, devemos prender firmemente à bancada de trabalho a peça que iremos trabalhar. Os grampos, ou outros utensílios que seguram a peça de madeira, não devem nunca causar qualquer perturbação ao percurso da fresa, para que este seja contínuo e sem pausas.

3.2) Como fazer uma ranhura abertaCom a madeira bem presa, a tupia é colocada no início da mesma, baixamos o bloco-motor até à profundidade que desejamos, e bloqueamo-la. De seguida, ligando a tupia, iniciamos o entalha-mento.

3.3) A direcção de deslocamento da tupia é fundamental. A direcção de deslocamento da tupia é fundamental, visto o motor da mesma só rodar numa direcção. A máquina tem de avançar sempre em direcção contraria à da rotação da fresa, caso contrário a madeira ficaria danificada com o choque da fresa.

3.4) Como parar a tupiaConcluído o trabalho, retiraremos a tupia da peça, parámo-la, desligámo-la da corrente eléctrica, e desbloqueamos a caixa-motor, para que esta suba e a fresa fique oculta até final da rotação.

3.5) Como fazer uma ranhura fechadaColocamos a fresa sobre a madeira, depois de termos regulado a profundidade desejada, e vamos iniciando o trabalho, baixando até ao encosto. Movimentamos a tupia até ao final da ranhura e, para que a fresa suba, soltamos o mecanismo de profundidade.

A utilização da tupia e colocação do material3

3

Page 4: BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de fresas Para cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único

6.1) O encaixe cauda-de-andorinhaEste encaixe é invisível na parte frontal e é prático na construção de caixotes. É a união entre as partes laterais, a parte frontal e a parte final do caixote. Deve ser usado um molde especial e a fresa de cauda-de-andorinha, para fazermos a união com este sistema.

6.2) O encaixe rectoO molde da cauda-de-andorinha, é utilizado na realização de um entalhe de encaixe recto. Só a fresa, que em vez da cauda-de-andorinha, será a de entalhar.

6.3) Encaixe com pastilhasNa união de duas peças de madeira em angulo, teremos de fazer ranhuras nos cantos. Para esse efeito é utilizada uma lâmina circular (com diâmetro pequeno) que, em conjunto com a guia lateral, acoplamos à tupia. A rebarbadora também pode efectuar o mesmo trabalho.

6.4) A túpia-escateladoraPara unir duas peças de madeira em ângulo, temos de efectuar algumas ranhuras nos cantos. Para isso, utilizamos uma lâmina circular de pequeno diâmetro que acoplamos à tupia, em conjunto com a guia lateral.Também podemos utilizar uma máquina específica para realizar este trabalho, a rebarbadora.

Os encaixes6

Bricolage Saber utilizar a tupia

5.1) A guia circularA guia circular fica presa à madeira por uma ponta de centragem, fazendo de eixo. Com ela, conseguem-se aberturas redondas ou ranhuras circulares. O diâmetro dessas aberturas será variado conforme a penetração da tupia, pelas hastes da guia, seja maior ou menor.

5.2) O dispositivo de repetiçãoÉ útil na produção de peças totalmente idênticas, mas só existe em algumas máquinas. Esse dispositivo é uma pequena placa aberta, para passagem da fresa, que é aparafusada por baixo do disco da tupia e que, trabalhando com um molde, faz reproduções exactas das peças para esse efeito.

5.3) Mesa em esquadriaPor meio de grampos ela é fixada ao rebordo da bancada, ficando a tupia paralela ao solo. Nesta situação, não se mexendo a tupia, seremos nós a aproximar a peça a trabalhar. Estas peças deverão ser de manejamento fácil.

5.4) Montagem sobre uma mesa de serrarEstas mesas, basicamente, servem para instalação de serras circulares, mas permitem a fixação da tupia na parte inferior.Para trabalhos em peças grandes, as mesas de serrar têm utilidade muito prática.

Os dispositivos de guia5

4

Page 5: BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de fresas Para cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único

Bricolage Saber utilizar a tupia

Tipos de fresasPara cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único e de corte duplo. As primeiras, sendo mais rápidas, rebaixam a madeira, as segundas, realizam acabamentos mais finos e de boa qualidade.Também há fresas HSS ou de carboneto de tungsténio.Embora durem mais tempo, as fresas de carboneto só devem utilizar-se em painéis que derivem da madeira. As fresas HS são dirigidas a trabalhar madeiras duras ou maciças.Para não ficar danificada a lâmina de corte, as fresas devem guardar-se separadamente.

7.1) Diferentes fresas para diferentes usosFresa de ponta recta (1): próprias para ranhuras largas e profun-das, conforme a necessidade. Boas para fazer guias de portas corrediças e como primeiro entalhe, se tivermos de fazer outro mais largo ou mais profundo.A fresa cauda-de-andorinha (2) faz os entalhes referidos, recortando a madeira. A fresa em forma de V (3) é indicada para escavar e para talhar letras.

Com as fresas de meia cana (4), efectuam-se ornamentos e perfis, em guarnições de portas e janelas.Com a fresa para encaixes (5), além de podermos rebaixar a madeira, da mesma forma podemos obter entalhes em marcos de portas e em ângulos.A fresa de nivelar (6), é utilizada no nivelamento de madeiras contraplacadas ou revestidas. Deste modo, obteremos uma perfeita continuidade entre madeira e material de revestimento.

A fresa de biselar (7). Esta fresa é utilizada na obtenção de um acabamento decorativo ou rebordos (com cantos a 45º). Utilizando a fresa quarto de círculo (8), obteremos resultado idêntico ao do da fresa para arredondar, mas com entalhe adicional feito no rebordo. Esta fresa utiliza-se quando precisa-mos de rebordos decorativos. A fresa de entalhar ou disco (9), é própria para fazer uniões macho e fêmea e para os cantos de tabuleiros. Com a fresa de perfilar (10), conseguimos obter óptimos acabamentos decorativos e, também, uma bonita moldura. Temos nesta fresa uma boa opção.

Os tipos de fresas7

1) 2) 3)

4) 5) 6)

7) 8) 9) 10)

5

Page 6: BD013 Utilizar a tupia - Bricomat · 2019. 12. 23. · Bricolage Saber utilizar a tupia Tipos de fresas Para cada trabalho é escolhida a respectiva fresa. Há fresas de corte único

Construção Bricolage Decoração Jardim

Loja 1Luanda | CoqueirosRua Rainha Ginga, Nº39 - R/Ctelm: +244 928 356 [email protected]

Loja 2 Luanda | Mutamba – Sede Calçada do Município, 10- R/C, 1º e 2º pisostelm: +244 928 355 [email protected]

Loja 5Viana – CentroParque da Mopictel.: +244 947 646 [email protected]

Loja 6 Luanda Sul(Junto ao Ginga Shopping)tel: +244 947 646 [email protected]

Loja 3 Luanda | BenficaRua do Partido,Bairro Cabo Lombotel: +244 928 189 [email protected]

Loja 4 Viana - EstalagemEstrada da Estalagem(Junto à Moagem de Kwaba)tel: +244 928 189 [email protected]

Aprenda a utilizar ferramentas, a pintar, a tratar do seu jardim e a fazer decorações...Tudo com o seu toque!

Nas Bricodicas vai encontrar a forma mais fácilde fazer e concretizar os seus projectos.Com esta ajuda vai conseguir poupare ser mais rápido.

www.bricomat.com

A forma mais fácil de fazer!

Ajudamos a construir

A informação disponível nas Bricodicas é meramente informativa e indicativa na ajuda à resolução de alguns trabalhos de bricolage e uso de ferramentas.A Bricomat não é responsável pelo uso indevido da informação disponível, nem é responsável por quaisquer consequências de prejuízo físico ou material que advenham do uso da mesma informação.A Bricomat não se responsabiliza igualmente por erros gráficos que induzam de forma errada a interpretação dos conteúdos da informação disponível nas Bricodicas.