Bebida alcoolica

14
Publicidade de bebidas alcoólicas os limites da ética

description

 

Transcript of Bebida alcoolica

Page 1: Bebida alcoolica

Publicidade de bebidas alcoólicas

os limites da ética

Page 2: Bebida alcoolica

Alguns Preceitos do Conar "Os preceitos básicos que definem a ética publicitária são: -

todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país, - deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais, - “...Princípio do consumo com responsabilidade social: a publicidade não deverá induzir, de qualquer forma, ao consumo exagerado ou irresponsável.” (...)

Page 3: Bebida alcoolica

Conselho de Comunicação SocialEm março de 2006 foi analisado pelo Conselho de Comunicação Social o tema “ÁLCOOL NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO”, onde o professor doutor Ronaldo Laranjeira expos os danos que a bebida pode causar, apontou o crescimento do consumo e propôs algumas medidas, entre elas a restrição do álcool e o aumento do preço do produto visando diminuição da compra por parte de menores de idade e também diminuição do consumo por outros usuários, diminuindo os acidentes de trânsito, entre outros.

Page 4: Bebida alcoolica

De acordo com GILBERTO C. LEIFERT, presidente do Conar, o Brasil ainda pouco conhece a respeito da realidade estatística sobre os danos causados pelo consumo excessivo ou impróprio das bebidas alcoólicas e considera que a proibição da publicidade como primeira medida a ser adotada não é a melhor solução para o problema.

Page 5: Bebida alcoolica

A culpa é da propaganda?“A propaganda não é a culpada pelo uso abusivo de álcool. A cerveja não é a culpada pelas baladas, noitadas, bailes funks, comemorações de aniversários ou por conquistas amorosas, esportivas, profissionais e afins. E o Conar definitivamente não é culpado pela inoperância do Estado no cumprimento de suas obrigações. PROPAGANDA É SÓ PROPAGANDA, cerveja é só cerveja e o Conar é um exemplo de cidadania.”

Loy Barjas - sócio e diretor da F/Nazca Saatchi & Saatchi

Page 6: Bebida alcoolica

“Que tal introduzir no currículo escolar a disciplina "liberdade de escolha", para transmitir às crianças noções acerca de hábitos saudáveis, riscos do sedentarismo, álcool, tabaco e drogas, bem como noções sobre a importância da informação (opinião, notícia e anúncio) para a cidadania? Anúncios ajudam as pessoas a decidir. Informam sobre novos produtos, promovem comparações de atributos e preços e estimulam a competição entre concorrentes. Podem, ainda, ser pedagógicos, como nas advertências "Se for dirigir, não beba" ou "Este produto é destinado a adultos", adotadas pelo Conar para os anúncios de bebidas alcoólicas.”

Gilberto C. Leifert - Presidente do CONAR

Page 7: Bebida alcoolica

A propaganda, de uma maneira ou de outra, SEMPRE VAI EXISTIR. O investimento no mercado é grande demais para que as empresas simplesmente deixem de veicular anúncios sobre seus produtos. O governo também não quer deixar de lucrar com os impostos. Por outro lado, a bebida, junto com a depressão, são os dois fatores que mais tiram vida dos brasileiros, de acordo com o periódico médico Lancelot.

Page 8: Bebida alcoolica

Para algumas pessoas a publicidade é enganosa. Álcool, beleza e sucesso não são sinônimos. Entretanto a psicologia das três coisas têm alguma relação e acaba influenciando jovens que ainda não têm discernimento para consumir tais bebidas.

Page 9: Bebida alcoolica

O alcoolismo é um problema de saúde pública, que afeta a vida de milhares de brasileiros e requer investimento de recursos do Estado que poderiam ser destinados a outras áreas da saúde, que está diretamente relacionado a acidentes, ferimentos e mortes no trânsito.

Page 10: Bebida alcoolica

Em Nova Iorque, andar pelas ruas bebendo ou incitando o consumo de bebida alcoólica pode gerar multa. O consumo é permitido apenas dentro de bares e restaurantes licenciados, além da maioridade para consumir bebidas alcoólicas ser 21 anos.

Page 11: Bebida alcoolica

Propagandas no tempoAs propagandas da nossa geração foram marcadas pela sensualidade, sempre envolvendo mulheres seminuas e com alto cunho sexual em sua linguagem. Elas funcionaram assim por muito tempo e hoje as coisas estão mudando. E antigamente?

Comercial SKOL (1993): http://goo.gl/kK8gO Comercial Antarctica (1996): http://goo.gl/mYDSb Comercial Kaiser (1984): http://goo.gl/MI8cz

Page 12: Bebida alcoolica

Propagandas corretas?

Polar: http://goo.gl/dCgnh Guinness: http://goo.gl/4XIbh Devassa Proibida: http://goo.gl/bZo4C Brahma (2000/01): http://goo.gl/PS1oj Kaiser (1997): http://goo.gl/oWvDp

Page 13: Bebida alcoolica

GrupoCamila SantanaMariana SenedezMychelle VeraRaquel CarvalhoTalita Bueno