Beira Da Praia 250

16
www.beiradapraia.com.br ANO 5 - Nº 250 20 de julho de 2013 Município comemorou 55 anos de emancipação política na última sexta-feira. Prefei- tura celebrou o aniversário com inaugurações, eventos culturais e bolo. Pgs 05 e 10 MORADORES COBRAM MAIS SEGURANÇA DAS AUTORIDADES PÁGINA 14 TIMES DE PENHA ESTÃO FORA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DA LID PÁGINA 03 FELIZ ANIVERSÁRIO PENHA! PÁGINA 04 TCE MULTA EVANDRO POR LICITAÇÃO DA FESTA DO MARISCO PÁGINA 14 LENDAS DO JEC VISITAM PIÇARRAS NESTE SÁBADO PARA AMISTOSO COM ASP PREFEITURA COBRA AGILIDADE NAS OBRAS DAS MARGINAIS DA BR PÁGINA 06

Transcript of Beira Da Praia 250

www.beiradapraia.com.br ANO 5 - Nº 250 20 de julho de 2013

Município comemorou 55 anos de emancipação política na última sexta-feira. Prefei-tura celebrou o aniversário com inaugurações, eventos culturais e bolo. Pgs 05 e 10

MORADORES COBRAM MAIS SEGURANÇA DAS AUTORIDADES

PÁGINA 14

TIMES DE PENHAESTÃO FORA DO CAMPEONATO DEFUTEBOL DA LID

PÁGINA 03

FELIZ ANIVERSÁRIO PENHA!

PÁGINA 04

TCE MULTA EVANDRO POR LICITAÇÃO DA FESTA DO MARISCO

PÁGINA 14

LENDAS DO JECVISITAM PIÇARRAS

NESTE SÁBADO PARAAMISTOSO COM ASP

PREFEITURA COBRA AGILIDADE NAS OBRAS DAS MARGINAIS DA BR

PÁGINA 06

20 de julho de 201302 OPINIÃO

EXPEDIENTEO jornal Beira da Praia é uma publicação da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC.Site: www.beiradapraia.com.br. Email: [email protected]: 09.317.656/0001-07.Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300.Jornalista Responsável: Rafael Sizino Sebastião - SC-01546-JP.Impresso na Gráfica Rio Sul. Tiragem: 2.000 exemplares.

Os textos assinados ou pagos não refletem as opiniões,nem são de responsabilidade deste jornal.

EDITORIALA cidade comemora

aniversário, e como nos últimos anos, a maioria das comemorações ofi-ciais foram atos de ma-rketing político, com inaugurações e assinatu-ra de ordens de serviço. As obras inauguradas, no entanto, deixam claro as prioridades da prefeitu-ra, assim como as ordens de serviço para as futuras obras.

São obras de infra-es-trutura na saúde e na edu-cação, além das vindouras obras prometidas para o turismo. Sendo a priori-dade em educação uma obrigação constitucional, de onde o prefeito não pode se esquivar - a lei determina o investimen-to mínimo de 25% do orçamento municipal em educação, além do envio de repasses do governo federal através do Fundef (Fundo de Desenvolvi-mento do Ensino Funda-mental), dinheiro é o que não falta para a educação. Mas se resumiria a quali-dade da educação a pré-dios novos para creches e escolas?

É fato que temos crian-ças na oitava série com problemas de leitura, pro-fessores sendo ameaça-dos em sala de aula, além de outras dificuldades de aprendizado. Infelizmente os políticos não pensam diferente de grande parte da população, para quem qualidade de ensino se re-sume a prédio novo, e não em olhar no que realmen-

te acontece dentro da sala de aula.

A saúde vive proble-ma semelhante, com pré-dios novos para os pos-tos de saúde, mas muita reclamação da população quanto a falta de médi-cos e de medicamentos específicos, sem contar o mau atendimento por funcionários mal prepara-dos que somente estão no setor devido a indicação política.

Infelizmente cuidar do social não aparece na foto, não se grava em pla-ca de inauguração, e não tem impacto na campa-nha eleitoral. Os políticos só seguem a agenda que o povo determina. A inver-são de prioridade, saindo do cosmético, para o ne-cessário, passa por uma transformação do próprio povo em ter consciência do que realmente precisa.

Paralelamente, também sofre descaso as obras an-tigas, aquelas cuja refor-ma não dá dividendo po-lítico porque foi feita pelo prefeito anterior. É o caso das ruas de Penha, prin-cipalmente a esburacada avenida Nereu Ramos, há dez anos sem manu-tenção. Milhares de mo-toristas, tanto de Penha quanto turistas, trafegam pela Avenida, que está em estado lastimável.

Se a prioridade é o desenvolvimento do tu-rismo, isso começa pelas nossas estradas, que hoje são, junto com as praias poluídas, a pior propa-

ganda que a cidade pode-ria ter. Não se pode levar a sério projetos de urbani-zações da praia enquanto a questão do saneamento não for resolvida. Do que adianta um belo calçadão se a placa da FATMA avi-sa o banhista que a praia é imprópria?

Infelizmente, as priori-dades municipais seguem uma pauta com objetivos políticos como prioridade, e não do desenvolvimento da cidade. Falar aqui que seria de bom tom chamar a comunidade para con-versar e construir um pro-jeto de desenvolvimento seria inútil, uma vez que o próprio plano diretor da cidade, construindo com a participação da socieda-de penhense, já foi deze-nas de vezes alterado nos últimos cinco anos para atender interesses especu-lativos do setor imobiliá-rio.

Planejamento em Pe-nha é uma palavra apenas para fins de propaganda. O belo projeto elaborado pelo saudoso secretário Felipe Schmidt foi parar em alguma gaveta obs-cura de onde não deverá sair. Dito isso, nem anima aqui instar as autoridades da necessidade de fazer o planejamento do desen-volvimento turístico da cidade, ou de qualquer outro setor. Tudo isso se-ria letra morta, enterrada sobre as necessidades de conseguir votos e garantir a permanência no poder dos que lá estão.

55 anos de quê?

Quem o conheceu vai agora também relembrar; e para os demais vamos falar de um homem inteligente e de raro conhecimento em ge-ografia... Ele sabia o Mapa Mundi de cor. Tudo o que aprendeu foi somente atra-vés de leitura. Vibrou feliz quando recebeu um Atlas de presente. Sua curiosida-de aumentou a respeito da matéria, pois assim conse-guia precisar com exatidão os pontos que sabia existir. A Antarctica, o Estreito de Magalhães, o pólo Sul. Sor-riu admirado ao localizar a Terra do Fogo... O encon-tro das águas do Atlântico e Pacífico; o Canal do Pa-namá, o Golfo do México, a Flórida; o Estreito de Gi-braltar, o Mar Mediterrâneo, o Canal de Suez. A costa africana desde o Marrocos, o Cabo da Boa Esperança, a virada para o Oceano Índi-co, a Ilha de Madagascar. Ia folheando e comentando. O golfo pérsico, o continente asiático destacando China e Japão – enfim extasiava-se com tanta perfeição. Pesca-dor e lavrador como tantos outros habitantes naturais de Itapocorói, considerado um homem inteligente e de grande prestígio popular. Seu nome de registro: João Antônio Martins.A intenção de fazer este artigo era também uma forma de reconhecimento

Cláudio Bersi de [email protected]

Relembrando João Ardina

especialmente à família pela forma como deu prossegui-mento às suas diretrizes e, sobretudo, ao seu filho mais velho conhecido como To-nho Ardina – leitor e grande apreciador dos meus livros e dos artigos em jornal. Antô-nio Joâo Martins, um verda-deiro rei dos pescadores, em plena atividade, tornou-se referência no setor, inclusive com a Peixaria Barulho do Mar, bem em frente ao tra-piche de Armação. Jamais se podia imaginar que o Tonho não ia ver este artigo que o deixaria bastante honrado. Lamentavelmente aconte-ceu: acometido por um mal súbito, neste 18 de julho, ele não resistiu e foi a óbito. As-sim foi interrompido o texto sobre seu pai - em memória desde 1992 - para dizer que o Tonho Ardina faleceu. Coi-sas do destino que nos faz la-mentar e transmitir à família os nossos sentimentos.

20 de julho de 2013 03POLÍTICA

JURACI É ELEITA PARA REPRESENTAR PROFESSORES DA REGIÃO NO CONAE Na Conferência Inter-

municipal de Educação que aconteceu na UNIVALI (Universidade do Vale de Itajaí) no dia 10 de junho, a vereadora professora Ju-raci foi eleita delegada pela plenária para representar os professores dos Municípios da Região da Foz de Itajaí na Conferência Estadual de Educação. A vereadora par-ticipou ativamente dos deba-tes e votações para definir as políticas para educação. Com ela, também foram eleitos e estarão representando os municípios na CONAE os seguintes Profissionais da Educação: Cristiane, repre-sentando os gestores Escola-res; coordenadora Educacio-nal Sandra representando o Conselho Municipal de Edu-cação; Professora Jaqueline representando as APAES; os professores Giovane e Mi-chele da Escola Básica Es-tadual “Manoel Henrique de Assis” estarão representando os Profissionais das escolas

estaduais nesta Conferência que será realizada no mês de setembro em Florianópolis – SC.

Com base no que foi dis-cutido na Conferência que aconteceu na UNIVALI em Itajaí e as aditivas acrescidas no Documento Referência da CONAE, os representan-tes da região se encontrarão com outros representantes de outras regiões do Estado de SANTA CATARINA e discutirão o plano de ação para a educação e o mesmo

ocorrerá nos demais estados. Concluída essa segunda fase, será discutido e votado para a última etapa que acontece-rá em fevereiro de 2014 em Brasília.

A vereadora Juraci desta-cou a importância de repre-sentar os profissionais da Educação nesta Conferência por entender que é um espa-ço democrático e um movi-mento muito importante na Educação Brasileira “porque significa a construção de po-líticas articuladas para edu-

ADRIANO de SOUZA

► Uma articulação que pode significar uma declaração po-lítica: O prefeito Evandro e os vereadores Juju, Claudinei e Clóvis estiveram nessa semana reunidos com o comandante dos bombeiros militares de Santa Catarina, para discutir a im-plantação de um batalhão em Penha. Oficialmente, os gover-nistas dizem que querem trazer os militares para auxiliarem os bombeiros voluntários, apesar da rusga entre as duas agremia-ções.

► Falando em rusga, há algum tempo há algum atrito entre o presidente dos bombeiros volun-tários, Johnny Coelho, e alguns vereadores governistas. Com a filiação do empresário Aldo Silva no PP, partido de Johnny, tem tudo para a sigla se bande-ar para a oposição, o que expli-caria a “declaração de guerra” que essa articulação em prol dos bombeiros militares significaria.

► Mas os militares só viriam para cá diante alguma contra-partida do município, como o prédio para a sede do serviço, por exemplo. Será que há re-cursos para trazer os bombeiros militares para cá, ao mesmo tempo que as câmeras de segu-rança ainda não foram insta-ladas, e a cidade não cria uma guarda municipal, quando é vi-sível que aqui faltam policiais? O que leva também a seguinte pergunta: por que se dedicar a trazer mais bombeiros, quando já temos, ao invés de mais polí-cia, que é o que realmente falta para Penha atualmente?

► O Secretário do desenvol-vimento Dorval Gonçalves, o Duda, nos procurou para dizer que a Secretaria de Desenvolvi-mento não tem secretaria eletrô-nica. Se caiu na secretaria, deve ter sido na da prefeitura. Duda também informou que por um período durante a reforma da secretaria, o telefone não esta-va atendendo, mas eles estavam dando expediente na sala ao lado, e aqueles que procurassem a secretaria para fazerem inscri-ções para o Pronatec, os encon-trariam ali.

► Julho pode ser um mês de más noticias para o prefeito Evandro por parte do TCE. O tribunal de contas do esta-do achou procedente tanto a denúncia do superfaturamento do material escolar, quanto da licitação da Festa do Marisco de 2010. No caso do material escolar, eles acataram a repre-sentação dos vereadores da opo-sição, e determinaram audiência com o prefeito Evandro para maiores esclarecimentos.

► Já no caso da licitação da fes-ta do Marisco, sobrou até para o tesoureiro do PMDB, Leandro Borba, por ter sido pregoeiro da licitação, que vai ter que pagar multa junto com o prefeito. No entanto, a história não termina por aí, já que o TCE enviou os autos para o Ministério Público Estadual investigar. Uma vez que o MP já havia recebido a denúncia antes, e empurrado pra Florianópolis resolver, fica a pergunta se essa história não vai acabar numa bela pizza.

POLÍTICA peixera

TRIBUNAL DE CONTAS CONSIDERA IRRE-GULAR LICITAÇÃO DA FESTA DO MARISCO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) finalmente proferiu uma decisão sobre a denúncia de que teria havi-do fraude na contratação da empresa que organizou a 15ª edição da Festa Nacional do Marisco em 2010.

A irregularidade estaria na data da licitação, que foi feita um dia antes da festa propriamente dita começar, apesar da empresa C. P. Braz e A. Braz Ltda ME já estar montando o evento uma se-mana antes, e ter agendado os shows com mais de um mês de antecedência - como se soubessem que ganha-riam a licitação. A empresa recebeu do município 258 mil reais pela organização da festa, além de cobrar ingres-sos para os shows nacionais, e arrendar espaço para stan-ds no evento.

Os auditores do TCE consideraram os documen-tos e argumentos apresenta-dos pela prefeitura de Penha

insuficientes, e considera-ram de fato irregular a lici-tação, com base no artigo 36, da Leia Complementar 202/2002. Para os membros do tribunal, a prefeitura não fez observância dos princí-pios básicos da isonomia, da seleção da proposta mais vantajosa para a administra-ção, da legalidade, da impes-soalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade e da probidade administrativa, em desacordo com o art. 3º da Lei n. 8.666/93.

De imediato, o TCE de-terminou uma multa pela in-fração, no valor de 800 reais, para o prefeito Evandro Ere-des dos Navegantes (PSDB) e o pregoeiro do processo, o servidor público Leandro de Lima Borba.

O TCE também encami-nhou cópias dos autos ao Ministério Público Estadual, em face dos indícios de frau-de à licitação, nos termos do art. 90 da Lei (federal) n.

8.666/93, para as providên-cias que entender cabíveis. O juiz da comarca de Balneário Piçarras, Alexandro Schram, já havia determinado o se-qüestro dos bens do prefei-to Evandro, da ex-secretária de turismo, do ex-secretário de administração, dos pro-prietários da CMB Eventos e do terreno da Marina Par-que Beto Carrero, no valor de 258 mil reais, a fim de garantir restituição do erário público caso seja comprova-do fraude.

Juraci foi eleita delegada em congresso regional de Itajaí

O pregoeiro da licitação, Leandro de Lima Borba,

também foi multado

MAIS DE 500 PESSOAS PARTICIPAM DA AUDIÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 11, na Socie-dade Amigos de Penha, Au-diência Pública sobre a segu-rança no município de Penha e região. A audiência contou com o apoio da comissão de Segurança Pública da Assem-bleia Legislativa do Estado e participação de autoridades da área e comunidade que se fez presente com mais de 500 pessoas no local.

Durante a audiência as au-toridades como Delegados, Comandantes dos Batalhões da Policia Militar do muni-cípio e região, Comandan-tes dos Bombeiros Militar e Comunitário, Promotores de Justiça, Deputado Mauricio Eskudlark e Deputada Ana Paula Lima, Prefeito e Ve-readores, expuseram as difi-culdades na área da seguran-ça na região e com isso será elaborado um relatório para exigir do governo do estado maiores investimentos nesta área para os municípios do litoral norte.

A audiência também foi aberta ao público presente para reclamações e reivindi-cações locais e pontuais, entre as queixas dos presentes es-tavam à falta de policiamen-to nas ruas e a demora nos

atendimentos devido a falta de efetivo no município.

Esta audiência foi organi-zada e coordenada pela Co-missão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Penha e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de e da estrutura do Poder Legis-lativo. A comissão composta pelos Vereadores Sergio de Mello, Claudinei Ruduitte Pressi e Clóvis Bergamaschi iniciaram os trabalhos a cerca de 40 dias e entre as ativida-des dos vereadores estavam a distribuição dos convites aos comerciantes e munícipes de Penha e região, visita e entre-vistas nos órgãos de impressa locais e regionais e as tratati-vas para trazer o apoio logís-

tico da assembleia legislativa para o município.

Durante as visitas a Assem-bleia Legislativa, a Comissão de Segurança da casa através do Deputado Mauricio Esku-dlark se colocou a disposição da Comissão Municipal para auxiliar nos trabalhos e estru-tura para o dia da Audiência.

Os Vereadores da Comis-são devem agora elaborar um relatório para encaminhar as solicitações deliberadas durante a audiência, solici-tações estas como a criação da comarca no município de Penha, aumento do efeti-vo policial, criação da guar-da municipal e de transito e mais investimentos para as corporações.

20 de julho de 201304 POLÍTICA

PREFEITURA PAGA A PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO AOS SERVIDORES

A Secretaria da Fazenda de Penha fez o pagamento da primeira parcela do 13º salário na manhã desta quin-ta-feira, 18, a todos os ser-vidores públicos. O repasse corresponde a 50% do últi-mo vencimento e segue de-terminações legais.

“Seguimos a Legislação e planejamos nosso orçamen-

to para fazer os pagamentos corretamente”, explica o se-cretário da Fazenda, George Alves. A segunda parcela do benefício trabalhista deverá ser paga no mês de dezem-bro, como prevê a lei, até o dia 20.

De acordo com a Legis-lação Federal nº 4.749 - de 12 de agosto 1965 - o em-

pregador pode quitar a pri-meira parcela do 13º entre o primeiro dia de fevereiro e o último de novembro. “Pro-porcionalmente aos meses trabalhados”, esclarece o se-cretário. O dinheiro já pode ser sacado em qualquer agên-cia do Bradesco, banco que detém a posse das contas sa-lário da Prefeitura de Penha.

Povo veio em peso cobrar providências das autoridades

PREFEITURA CONFIRMA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO

DA PRAIA GRANDEO prefeito, Evandro Ere-

des dos Navegantes (PSDB), e a equipe de engenharia da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Ita-jaí (Amfri), estiveram na Rua Waldemar Werner - beira Mar da Praia Grande - para definir os últimos detalhes do projeto de pavimentação da via. O Governo Municipal possui recursos federais para pavimentar o trecho.

“Fomos definir o estilo da pavimentação da via, que vai ganhar traços de um grande calçadão”, explica o prefei-to, que também foi acompa-nhando pela equipe da Se-cretaria de Planejamento do município. A via tem aproxi-madamente os cerca de 900 metros e ganhará pavimento em paver e sistema de drena-gem exclusivamente pluvial.

O recurso para realização da obra serão provenientes do governo federal no valor total de R$ 487 mil.

A equipe também esteve no terreno do pescador, loca-lizado em Armação. Na área estrategicamente de frente para o mar, o prefeito deter-minou a criação de projeto arquitetônico para constru-ção de um galpão para os pescadores. “Nossa intenção

é construir uma estrutura que permita que os pescadores reformem suas embarcações em uma área segura e pró-pria”, explicou Evandro.

Segundo relatos de pes-cadores que estavam no lo-cal durante a visita do corpo técnico, há muitos problemas com vandalismo, invasões e até campismo no terreno que é da Prefeitura e cedido para usufruto dos artesanais. “Queremos diminuir tais problemas, além de criar um espaço até para venda direta do produto pescado em alto mar”, finaliza o prefeito.

RECEPÇÃO NEGATI-VA - A reunião, no entanto, recebeu críticas da Asso-ciação de Surfe e Amigos da Praia Grande (ASAPG) pelos moradores não terem sido convidados. Eles estão preocupados que as obras danifiquem o ecossistema da praia, e também acabem jus-tamente atraindo ainda mais movimento indesejado, como acontece nas praias com mais infra-estrutura.

Na página do Beira da Praia, a ASAPG postou nota garantindo que vai fiscalizar a obra e se pronunciar em contrário caso ela possa vir a prejudicar a Praia Grande.

20 de julho de 2013 05POLÍTICA

INAUGURADA NOVA CRECHE ANJOS DO ITAPOCORÓI EM ARMAÇÃOUma bela homenagem à

equipe de profissionais - e entre elas, 40 professoras - que atuam na Creche An-jos do Itapocorói marcou a principal ação constante da programação de 55 anos de emancipação de Penha, nesta quinta-feira, dia 18 de julho, véspera do aniversário do Município.

A solenidade de inau-guração do novo centro de Educação Infantil, ocorrida na Avenida São João, ao lado do novo prédio, contou com a presença do prefeito Evan-dro Eredes dos Navegantes (PSDB), do vice-prefeito, Mario Guaracy dos Santos (DEM) e do professor Mi-sael Cordeiro, secretário mu-nicipal de Educação, além da diretora da nova unidade, Cristiane Soraia do Nasci-mento, e da coordenadora de Educação Infantil, Luciméri Pinto.

A obra, desenvolvida pela empreiteira Tublocos Arte-fatos de Cimento, foi cons-truída com investimentos da Prefeitura que totalizam R$ 1 milhão e 345 mil. “É uma obra modelo no setor da Educação. Um centro de educação pública com quali-dade superior a muitas uni-

dades particulares”, garante o prefeito Evandro, num dis-curso em que anunciou ainda a intenção de construir pelo menos mais uma creche ber-çário a cada ano de governo - ele já inaugurou quatro des-de o início do seu primeiro mandato.

Evandro ainda lamen-tou as críticas recebidas por parte da oposição, diante da qualidade de uma obra como a nova creche. “Política não se faz criticando. Se faz com-

parando e construindo”, ob-servou ele. O prefeito ainda convidou todos os vereado-res presentes para subir ao palanque da inauguração, e destacou o trabalho dos parlamentares de Armação - Adriano Tibeco, Juju Capela e Márcia Pinheiro (todos do PSDB).

Misael Cordeiro anunciou uma modernidade na nova creche: pais ou responsáveis poderão acompanhar o dia-a-dia dos bebês em sala de

aula, já que as salas serão mo-nitoradas por câmeras que transmitirão o andamento dos trabalhos via internet. “Um fator de segurança para quem fica em casa”, obser-vou Misael.

A unidade de Educação Infantil ocupa área de 675 m² e foi construída às mar-gens da Avenida São João (a rua lateral também foi cal-çada pelo Governo Munici-pal). Oferece vaga para 200 crianças de zero a cinco anos.

Nove salas de aula (dois ber-çários), refeitório, banheiros e brinquedoteca foram cons-truídas no prédio, além de um parquinho.

Na inauguração, o prefei-to mostrou um vídeo com cenas da antiga unidade, que era espaço alugado e apresen-tava problemas. Já a diretora Cristiane puxou uma salva de palmas às educadoras - al-gumas delas inclusive deram depoimentos no vídeo.

Além da construção da nova unidade, a Prefeitura também investiu na aquisição de mobiliário e equipamen-tos. Misael Cordeiro lembra que está é a quarta creche berçário de Penha. Os bair-ros de Santa Lídia e o centro (duas) também possuem uni-dades específicas para a edu-cação infantil inicial.

A chegada da Creche Ber-çário de Armação foi celebra-da por professoras, direção e Prefeitura. Mas ninguém mais do que as mães e avós que desfrutarão desse traba-lho em novo e moderno am-biente o aprovam. A senhora Vanderleia Leite de Souza nasceu e cresceu em Arma-ção, e diz que o prédio é um presente para a comunidade.

Políticos governistas acompanharam prefeito no decerramento da placa de inauguração

20 de julho de 201306 POLÍTICA

O Conselho Municipal de Assistência Social, em parce-ria com a Secretaria de Assis-tência Social, realizara no dia 6 de agosto a 9ª Conferência Municipal de Assistência So-cial, que acontecerá na So-ciedade Amigos de Penha. As inscrições devem ser fei-tas no dia do evento, a partir das 13h, revela a assistente social, Juliana Silva. A Con-ferência desse ano tem como tema principal “A Gestão e o Financiamento na Efeti-vação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretri-zes para a gestão e financia-

mento do SUAS, reconhe-cendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

“Todas as associações as-sistenciais, principalmente, assim como toda população, estão convidados a participar desta conferência”, salienta Juliana. Na ocasião, serão definidas as principais estra-tégias de ações municipais e eleitos os delegados que irão representar Penha na Confe-rencia Estadual.

“Esperamos o envolvi-mento de toda a sociedade, em especial a participação de usuários da política, enti-dades, trabalhadores da área e das demais políticas públi-cas setoriais”, ressalta a as-

sistente social da Secretaria. O evento é realizado a cada dois anos, conforme preco-niza a Lei Orgânica de Assis-tência Social (LOAS).

“A Conferência contribui para o processo de evolução da Política de Assistência Social, uma vez que, possibi-lita o controle social, ou seja, neste momento, a popula-ção é chamada para avaliar e propor ações diretamente relacionadas à política públi-ca executada no município”, finaliza Juliana. As conferên-cias de assistência social são instâncias que têm por atri-buições a avaliação da polí-tica de assistência social e a definição de diretrizes.

ASSISTÊNCIA SOCIAL PREPARA9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Estiveram reunidos nesta quarta –feira, dia 10, nas de-pendências da empresa Ita-corda em Penha o Prefeito, vereadores, comerciantes e empresários para discutir me-lhorias nos acessos às empre-sas e comércios as margens da BR-101 onde a Autopista esta executando as obras de implantação das vias margi-nais. Segundo os comercian-tes destes locais, a Autopista iniciou os trabalhos sem co-municados, para que este pu-dessem se organizar referen-te impacto que estas obras poderiam ocasionar aos seus comércios.

Durante a reunião o Pre-feito Evandro colocou a dis-posição os Engenheiros da Secretária de Planejamento para auxiliar nas tratativas para uma melhor e rapidez na execução dos trabalhos. Os Vereadores Jefferson Custó-dio e o Presidente da Câma-ra Municipal Vereador Jesuel Capela , o Juju, também es-tavam presentes e ficaram a disposição para representar os comerciantes junto a Au-topista e ANTT. Segundo os vereadores a Autopista foi in-transigente ao iniciar as obras e dificultar o acesso aos co-mércios sem um prévio avi-so: “É um tremendo desca-so, eles vem abrem um valo

enorme em frente as empre-sas e simplesmente somem sem dar explicação e quando dão, vem com a conversa que a obra deve levar 5 meses, e o comerciante faz o que com seu estoque e os funcioná-rios, não é só o comercio, são pessoas e muitas famílias que estão sendo prejudicadas” comenta Jefferson.

Após a reunião com o Sr. Ademir que é Gerente de operações, foi marcada e re-alizada uma visita em loco para verificar junto com os representantes da Prefeitura, engenheiros e Vereadores um processo de execução das obras onde não gere di-ficuldades aos comércios. Foi sugerido que a Autopista

feche os buracos e inicie os trabalhos em lotes e não con-tínuo, o que leva muito tem-po e causa transtornos aos comércios. Segundo o Presi-dente Jesuel, “se eles fizerem em partes o dano pode até ocorrer o que também é ine-vitável, porém em um menor espaço de tempo e com isso diminui os prejuízos”.

Os Vereadores e Enge-nheiros da Prefeitura estarão acompanhando os trabalhos para que não haja mais trans-tornos nestes locais. Também foi cogitada a possível altera-ção no projeto que prevê a entrada a via marginal, além de ser descartada a possibili-dade em se parar os serviços para a alteração do projeto.

AUTORIDADES COBRAM AGILIDADE NAS OBRAS DAS VIAS MARGINAIS

Prefeito e Vereadores cobraram atitude da empreiteira

JPMDB ELEGE NOVADIREÇÃO E OFICIALIZA

FILIAÇÕESNa noite de quarta-feira,

dia 17, a JPMD - Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - ele-geu sua nova direção, promo-vendo um relançamento da entidade em Penha.

Carlos Souza foi eleito pre-sidente, como Rodrigo Cus-tódio como 1º vice-presiden-te, e Jaylon Jander Cordeiro da Silva como 2º vice-presi-dente. Na secretaria geral fi-cou Aline Vicente, e na Te-souraria Dudu Vicente.

O evento contou com participação de dezenas de jovens, além de lideranças peemedebistas, como o ex-

vereador Aquiles José Sch-neider da Costa, o presidente do PMDB Gilmar Gonçal-ves, e os vereadores Sérgio de Mello e Maria Juraci.

A JPMDB aproveitou o evento para fazer a assinatura oficial das fichas de filiação de novos egressos no partido, e anunciou que sua militância estará concentrada em pro-mover os valores éticos entre a juventude, além de promo-ver sua participação na políti-ca. Com o lema “Se eles não fizeram, a gente vai fazer”, a JPMD pretende trazer outros jovens para a política através da agremiação.

20 de julho de 2013 07GERAL

Um investimento superior a R$ 45 mil vai garantir a continuidade das atividades da pesca artesanal de Penha com ganhos para cerca de 250 pescadores das comunidades de Armação do Itapocorói e Prainha de São Miguel. Isso porque a Prefeitura de Pe-nha entregou dias 10 e 11 de julho mais dois novos lotes de tinta para pintura das em-barcações, a chamada “tinta envenenada”, que garante a durabilidade dos barcos por mais tempo.

O repasse da tinta foi feito em atos oficiais que integram a programação dos 55 anos de emancipação político-ad-ministrativa de Penha, com a participação do prefeito Evandro Eredes dos Nave-gantes (PSDB) e do secre-tário da Pesca e Agricultura local, Luiz Fernando Vailat-ti, o Ferrão. As solenidades ocorreram junto aos pesca-dores das duas comunidades beneficiadas.

Segundo o prefeito Evan-dro, esse é o terceiro ano consecutivo que ações es-pecificas para a comunidade pesqueira integram a progra-mação do aniversário de Pe-nha, por conta da lei muni-cipal que concede benefícios à categoria. Em 2011, já na condição de prefeito, Evan-dro repassou o primeiro lote de apoio aos pescadores, com botas e capas para a categoria. Em 2011, houve a entrega do primeiro lote de tintas, e em 2012, houve a entrega de tratores novos que atuam na “puxada” das embarcações e na limpeza das duas orlas. Agora, novamente, a tinta é entregue.

Luiz Vailatti informa que a tinta serve tanto para as em-barcações médias ou grandes e também para as pequenas, chamadas popularmente de “bateiras”. E pescadores que porventura não tenham rece-bido a tinta no dia da entrega, podem fazê-lo cadastrando-se junto à Secretaria de Pesca e Agricultura de Penha, pelo fone (47) 3345.3256. O secre-tário destacou que a partir de 2014, a intenção é pesquisar novamente a demanda dos pescadores. “Talvez eles es-tejam novamente precisando da tinta, botas ou capas, ou de uma estiva, ou de melho-rias que não sabemos, então é interessante ouvi-los a cada ano”, destaca Ferrão.

Outra intenção do prefei-to Evandro é encerrar o ano com novas melhorias para a categoria - como a destina-ção de um advogado para prestar assessoria jurídica gratuita aos pescadores, que atenderá uma vez por sema-na nas duas comunidades, e outras demandas que ainda serão ouvidas. “Muitas vezes

o pescador tem dúvidas so-bre as leis trabalhistas, sobre seus direitos, sobre sua apo-sentadoria. E esse advogado vai elucidar essas dúvidas”, destacou o prefeito. A vinda do profissional ainda está em fase de contratação.

CAMINHÃO DO PEIXE

A programação do aniver-sário de Penha também trou-xe o “Caminhão do Peixe” de Itajaí, que anualmente vi-sita a cidade para revender o pescado a baixo custo para a comunidade local. Foi sába-do, dia 13 de julho, quando 600 quilos de pescados como anchovas, linguados, charu-tinhos e corvina, entre ou-tros, foram comercializados na área de fundos da Igreja Matriz Nossa Senhora de Pe-nha. O fluxo de compradores foi registrado durante toda a manhã. Ferrão antecipa que em 2014, o caminhão estará novamente à disposição da comunidade local, em mais uma Semana de Aniversário do Município.

PREFEITURA DE PENHA REPASSA TINTA PARA 250 PESCADORES

Em parceria com o Banco do Brasil, bem como com a Secretaria Estadual de Agri-cultura e Pesca, a Secretaria deAssistência Social recebeu doaçõesde 9 computado-res, que serão utilizados no programa de inclusão digital desenvolvido por esta secre-taria.

De acordo com o secreta-rio de Assistência Social SIL-VIO FERNANDO BAS-TOS ALVES, esta parceria é mais uma conquista para o nosso município, pois estará oportunizando o acesso a in-formação e aos conhecimen-to na área de informática das

pessoas que mais necessitam de atenção e oportunidades.

Bastos lembra que es-tes computadores estarão a disposição nos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), onde serão ministrados os cursos ,serão abertas nos próximos dias as inscrições e irão comtemplar crianças, adolescentes, e ido-sos.

“Nossa meta e disponibili-zar as vagas a todas as idades, independente do grau de co-nhecimento de informática, isto é inclusão digital dentro do social”, finalizou.

PREFEITO E VEREADORES DE PENHA SE REUNEM COM

SINDIPI E MINISTÉRIOPÚBLICO PARA DEFINIRMEDIDAS PARA REGULA-MENTAÇÃO DAS SALGAS

Na tarde desta terça-feira, dia 16, se reuniram no audi-tório do porto de Itajaí os Vereadores Jefferson Cus-tódio, Isac Costa, o Prefei-to Evandro de Penha, bem como o Prefeito da cidade de Navegantes, representantes do executivo de Itajaí e em-presas do ramo, presidente do SINDIPI, Secretario de Estado da Pesca João Rodri-gues e representantes do Mi-

nistério Público.A reunião tinha como

pauta principal a regulariza-ção da salgas nos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e região, segundo os verea-dores e o Prefeito “estas em-presas que geralmente são o sustento de muitas famílias e não podem fechar, temos que buscar meios para que estas se regularizem” comenta os vereadores.

Prefeito entregou tintas para pescadores junto com secre-tário da Pesca Fernando Ferrão e vereador Isac da Costa

ASSISTÊNCIA SOCIALDE BALNEÁRIO PIÇARRASRECEBE COMPUTADORES

20 de julho de 201308 GERAL

BALNEÁRIO PIÇARRAS RECEBEDADOS GEOESPACIAIS DA SDS

Foram entregues na ma-nhã de sexta-feira, os discos rígidos contendo os dados geoespaciais, que fazem par-te do lançamento do progra-ma de Levantamento Aero-fotogramétrico do Estado de Santa Catarina, coorde-nado pela Secretaria de De-senvolvimento Econômico Sustentável (SDS). A soleni-dade aconteceu no na sede da AMFRI, com todos os municípios participantes da sigla. O Prefeito de Balneá-rio Piçarras e Presidente da AMFRI, Leonel José Mar-tins, agradeceu ao secretário Paulo Bornhausen, e o pediu que transmitisse ao governa-dor Raimundo Colombo a gratidão da região por receber os dados geoespaciais de cada um de seus municípios. “Com o Levantamento, poderemos mudar para melhor o cenário dos municípios da Foz do Ita-jaí, principalmente no planeja-mento preventivo aos efeitos das cheias”, concluiu.

O secretário de Estado da Articulação Nacional, João Matos, que também partici-pou do evento, afirmou que o Levantamento Aerofoto-gramétrico é o que existe de mais moderno na tecnologia. “Vai trazer segurança para o gestor publico e para as pes-soas, em questões de plane-jamento e de prevenção dos efeitos dos desastres climá-ticos”, pronunciou. O pro-grama foi desenvolvido na Diretoria de Recursos Hídri-

cos (DRHI) da SDS, foi ini-ciado em 2008, mas ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual.

O Levantamento Aerofo-togramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; efeito de mu-danças climáticas; delimita-ção de zonas de risco em áre-as atingidas pelas enchentes e realocação de moradias.

CASA DA CIDADANIA DE PENHA EMITE 997 CARTEIRAS DE IDENTIDADE

O setor de emissão de carteiras de identidade da Casa da Cidadania de Penha totalizou a liberação de 997 documentos à comunidade local no primeiro semestre deste ano. É o que apontam a diretora Rita de Cássia Weg-ner e a servidora responsável pelo setor, Silvana Marckzak, que iniciaram o segundo se-mestre contabilizando o to-tal de emissões, em relatório que será repassado ao prefei-to Evandro Eredes dos Na-vegantes (PSDB).

Segundo Rita Wegner, o maior número de emissões de carteiras de identidade é das

segundas vias pagas, ou seja, liberadas mediante quitação de taxa, o qual totalizou 611 emissões. Já as segundas vias isentas de taxa foram em nú-mero bem menor, somando 15 documentos, e a primeira via isenta de taxa somou 371 pedidos.

Silvana lembra que o maior número de procura por carteiras de identidade em Penha no semestre foi em janeiro, quando 70 pedidos de primeiras vias foram ofi-cializados. “Em geral, janeiro foi o mês com o maior nú-mero de pedidos totais, com 188 requisições”, contabiliza.

LUANA GIRARDINIFarmacêutica Industrial

Pós graduada em Atenção Farmacêutica

Avenida Eugênio Krause, 538 Centro,

Penha/SCFone (47) 33458327

farmaciagirardini@ hotmail.com

Maca Peruana é uma raiz poderosa que possui grande quantidade de:

aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos e fi-bras.

Seus benefícios são muitos: • Por seu elevado teor de cálcio, ajuda a promover

a calcificação e desenvolvimento ósseo; • Pelo seu teor de ferro e de magnésio, atua na for-

mação e maturação das células vermelhas do sangue que são úteis no tratamento de anemia.

• Zinco, vitamina C e E ajudam a diminuir sinto-mas de stress e depressões leves, aumentar a capacidade de defesa do organismo e o envelhecimento precoce.

• As fibras presentes na maca, ao entrarem em con-tato com líquido no interior do estômago, formam uma espécie de ‘gel’, que ocupa espaço dilatando o estômago. Isso estimula a saciedade e reduz o apetite.

• A maca também é boa fonte de ômega 3, que possui leve efeito vasodilatador, ajudando a diminuir a pressão arterial e regularizando os níveis de colesterol.

Então seus benefícios são: Fortalecimento físico e psi-cológico, auxilia na regularização do ciclo menstrual e reduz os sintomas da TPM. Não engorda, pelo contrário, ajuda manter a forma. É considerado um alimento afro-disíaco, pois tem vitamina E, nutriente que participa da produção de hormônios sexuais, e magnésio, mineral im-portante na produção de neurotransmissores que causam sensação de prazer.

Pode ser consumida por homens e mulheres e é encon-trada na forma de farinha ou cápsulas. A farinha pode ser consumida de 1 a 2 colheres de sopa ao dia, adicionada em frutas, leite, iogurte. E a recomendação da cápsula é de duas cápsulas ao dia.

CONHEÇA A MACA PERUANA E SEUS BENEFÍCIOS

A comunidade de Penha em geral solicita as segundas vias sempre em maior escala. O segundo mês com maior nú-mero de pedidos foi o recen-te junho, que totalizou 175 pedidos. Destes, 114 eram de segundas vias, e 61 de docu-mentos originais.

As responsáveis pelo se-tor explicam que as primeiras vias da identidade são sempre gratuitas. Já as segundas vias são liberadas através da quita-ção da taxa de R$ 22,20. Mas moradores carentes podem requisitar a isenção desse va-lor mediante apresentação do atestado de pobreza.

Prefeito Leonel Martins presidiu reunião da AMFRI

20 de julho de 2013 09GERAL

PPA 2014/2017 PREVÊ INVESTIMENTOS NA ORDEM DE R$ 120 MILHÕES

O Governo Municipal apresentou na última sexta-feira, 12, em audiência públi-ca na Câmara de Vereadores, o Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos de governo. No docu-mento apresentado pelo pre-feito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), está a previsão de investimentos na ordem de R$ 120 milhões (valores arredondados), além de incremento na arrecada-ção municipal de quase R$ 20 milhões.

Duas são as espécies de programas de governo defini-dos para a gestão 2014/2017: Programas Temáticos e os de Gestão, Manutenção e Ser-viços ao Estado. “Incorpo-rando uma visão gerencial ao falar em iniciativas, que podem ou não, quando da elaboração do orçamento, se transformar em ações orça-mentárias”, ressalta Evandro. “Os temáticos são as ações de investimento, enquanto os de gestão preveem o anda-mento da máquina pública”, esclareceu.

Entre os Programas Estra-tégicos, a Prefeitura definiu os seus principais investi-mentos na área de infraestru-tura. Todos os programas ba-tizados, inicialmente, como “Penha Mais”. A maior fatia está em Obras, com a previ-são de investimentos na or-dem de R$ 64 milhões (veja a lista abaixo). A Educação vem em seguida, com R$ 20

milhões e a Saúde com R$ 18 milhões. “É preciso ressaltar que todos os investimentos são uma previsão, mas nossa equipe irá trabalhar intensa-mente para cumpri-los”, as-segurou Evandro.

Ainda na visão estratégica, o Governo espera investir na construção de um novo Cen-tro Administrativo e criação da Guarda Municipal, bem como na instalação de câme-ras de segurança. “A questão de segurança sempre esteve na nossa pauta de trabalho e agora devemos cumprir esse quesito, após investi-mentos massivos na área de infraestrutura (no primeiro mandato), principalmente em pavimentação”, afirma o prefeito.

Dentro da previsão or-çamentária, a expectativa também é de crescimento. O governo fez um prospec-to levando em considera-ção a projeção da inflação,

projeção de crescimento do PIB/Estadual, atualização de planta de valores, implan-tação de políticas de e com-bate a evasão e a sonegação fiscal, incentivos fiscais e o crescimento populacional. O quadro prevê arrecadação de R$ 63.775.238,03 (2014), R$ 69.162.204,57 (2015), R$ 73.428.371,16 (2016) e R$ 84.086.716,52 (2017).

O PPA agora será enviado à análise dos vereadores para aprovação até o final do ano. “A apresentação do PPA se dá em nível estratégico, ten-do como elemento central os programas de governo, des-dobrado em objetivos, estes em metas e estas em inicia-tivas”, salientou o prefeito. “Foram criados programas que irão enfrentar a nossa re-alidade, definimos claramen-te os objetivos, ao estabelecer o quê será feito e como será feito por parte da Adminis-tração”, acrescentou.

Prefeito apresentou PPA na Cãmara de Vereadores

20 de julho de 201310 GERAL

INAUGURADA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DE ARMAÇÃOA comunidade de Arma-

ção do Itapocorói já conta desde quinta-feira, dia 16 de julho, com o Posto de Saú-de “José Moacir da Silva” totalmente reformado e am-pliado em Penha. A entrega oficial da obra, com 194m², ocorreu na presença do pre-feito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), e do vice-prefeito Mário Guaracy dos Santos (DEM), além de assessores de governo, se-cretariado e moradores da comunidade. Vereadores de Armação, como Adriano de Souza, Áurea Márcia Pinhei-ro e Jesuel Capela (todos do PSDB), marcaram presença, assim como os demais parla-mentares.

A inauguração, que inte-gra o calendário oficial dos 55 anos de emancipação polí-tico-administrativa de Penha, representa um investimento de R$ 71 mil em recursos próprios, e garantiu amplia-ção do prédio com sala para reuniões de Estratégia de Saúde da Família (ESF), con-sultórios médico e odontoló-gico, espaço para pré-consul-ta, sala de vacinas, recepção e enfermagem, entre outros. Também houve melhorias no estacionamento, implantação de uma pracinha com jardim e troca das lâmpadas no en-torno da Unidade de Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Cleiby Darossi, a re-forma demonstra a “atenção total” do prefeito Evandro

com o setor, e “a partir de agora, quem procurar o pos-to em Armação sairá mais sa-tisfeito”, destacou, ao lado do ex-secretário de Saúde e atual vereador Clóvis Bergamas-chi (DEM). Já o presidente do Poder Legislativo, Jesuel Capela, o Juju, frisou que “ações como essa são obras públicas que começam e aca-bam”, elogiando o trabalho da Empreiteira Moinho, que executou os serviços.

No dizer do vice, Mario Guaracy, “Armação abriu novamente sua porta para uma saúde de qualidade, já eu a obra já era uma conquis-ta do governo atual, em seu primeiro mandato”, e frisou que “Evandro é realmente voltada a quem precisa”.

O discurso final ficou com o prefeito. Evandro Eredes dos Navegantes anunciou que com a amplia-ção da estrutura do posto, os

atendimentos hoje ofereci-dos na Colônia de Pesca de Armação serão encerrados - a unidade reformada com-porta os serviços, com maior estrutura - e justificou que a demora na finalização da unidade deu-se em virtude do processo eleitoral de ou-tubro passado. “Paramos a reforma para não infringir a lei”, reconheceu o prefeito, que também lembrou que essa é a segunda obra de seu segundo mandato, em menos de sete meses de governo. A primeira, também no setor de Saúde, foi o Centro Público de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), no centro.

O prefeito ainda ressaltou a atuação da vereadora Már-cia como servidora pública na unidade de saúde, “com trabalhos importantes pres-tados à comunidade local, na busca de um atendimento mais humanizado na Saúde”.

FÓRUM DE CONCILIAÇÕES ATINGE 583 ATENDIMEN-TOS NO MÊS DE JUNHO

O Fórum de Conciliações instalado na Casa da Cida-dania de Penha intermediou 583 atendimentos à comu-nidade no quadrimestre de março a junho deste ano. A informação é da diretora da Casa da Cidadania, Rita de Cássia Wegner, que aponta que deste total, o maior nú-mero de atendimentos é re-lacionado aos casos de famí-lia, com 438 conciliações. As chamadas “relações comer-ciais”, ou seja, as denúncias e reclamações feitas ao Procon local, somaram 133 casos, e as desavenças familiares tota-lizaram outros 12.

Rita também aponta que outros 405 atendimentos fo-ram prestados sem necessi-

dade de audiências de conci-liação, com resoluções diretas entre as partes. Nesse quesi-to, foram 298 casos de família elucidados, 87 reclamações ao Procon e 23 desavenças em geral, também de março a junho. Na Casa da Cidada-nia, o atendimento é presta-do pela conciliadora Leandra Flores, e a assistência jurídica gratuita, pelo advogado Gil-cemar Natal Costa.

No mês de junho, a Cor-regedoria Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, aponta que Penha deu início a 228 procedimen-tos - a maioria, casos de fa-mília, com 171 processos ins-taurados. Destes, sete foram acordados.

Prefeito chamou vereadora Márcia para descerrar fita

PENHA REUNIRÁ 50 MUNICÍ-PIOS PARA DEBATER SISTE-MA NACIONAL DE TRÂNSITO

Penha será sede nos pró-ximos dia 30 e 31 de julho da 3ª Reunião dos Municí-pios Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, uma promoção do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), com par-ticipação do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Penha (Detranpen). A ex-pectativa é recepcionar em Penha pelo menos 50 mu-nicípios que participarão de ampla programação que dis-cutirá assuntos relacionados à gestão municipal do setor, segundo informa o prefeito Evandro Eredes dos Nave-gantes (PSDB) e o diretor do

Detranpen, Maurício Olívio Brockveld.

“Vamos debater assuntos relacionados aos Detrans, a questão de cobranças de multas, notificações através dos Correios, atuação das Juntas Administrativas de Recursos (Jaris), entre outros temas”, detalha Brockveld. O encontro acontecerá na Pou-sada Pedra da Ilha, a partir das 14h do dia 30, e término às 17h do dia 31 de julho. Os próprios Municípios vão cus-tear a programação, que está em fase de definição e con-tará com palestras e espaços para debates.

20 de julho de 2013 11GERAL

A rede hoteleira de Penha conta com 58 estabelecimen-tos e vive um momento de intenso crescimento na re-gião, totalizando 2.981 leitos, divididos entre hotéis e pou-sadas. Esse é o resultado final da pesquisa efetuada pela Se-cretaria Municipal de Turis-mo (SecTur), entre os dias 15 de maio e 30 de junho, e que atualizou toda a estrutura do setor.

Segundo o secretário Val-dir José Mafra Júnior, do Tu-rismo, o crescimento foi tão expressivo que com a chegada do maior parque temático da América Latina, o Beto Car-rero World, em 1991, houve o maior aumento registrado nos meios de hospedagem. “Por 30 anos, tínhamos so-mente cinco meios de hos-pedagem, chegando aos 58 de agora, com o impulso do parque”, ilustra o secretário.

O trabalho de pesquisa, liderado pela diretora de Tu-rismo, Danielle Serpa, e pela turismóloga Juliana Perciani, com apoio da equipe da se-cretaria, apontou que em alta temporada, a lotação atinge 100%. A entrevista chegou a contatar diretamente 46 meios de hospedagem - des-tes, são 21 hotéis e 25 pousa-das - e em outras 12 não havia proprietários ou responsáveis no local. “Vimos que a maio-ria desses locais ainda preci-

sa de melhorias para atender melhor aos turistas”, destaca Danielle. “Há falta de mão de obra qualificada, alguns equipamentos para o confor-to dos hóspedes, alvarás de licenciamento e sanitário”.

A Secretaria de Turismo agora visa atuar no sentido de regularizar ou orientar os estabelecimentos deficitários. São pontos que precisam ser discutidos para melhor atender o turista que vem à cidade. “Em alguns casos, os proprietários têm vontade e necessidade de qualificar os funcionários, mas isso tem custo muito alto, onde fica para segundo plano essa qua-lificação”, aponta a diretora.

A secretaria analisou e pre-tende buscar parcerias para melhorar a hotelaria local. O levantamento, entretanto, não aponta uma classifica-ção de qualidade ou estrelas de cada hotel. “A secretaria

optou por não proceder essa avaliação”, destaca o secretá-rio. “Nós estamos reativando o Conselho Municipal de Tu-rismo, e é esse colegiado que fará a classificação da quali-dade dos hotéis, em grupo”, detalha.

Daniela Serpa lembra que a atualização de dados servirá também para subsidiar o tra-balho da Associação de Ho-téis e Restaurantes de Penha, a Ahorepe, já que a Sectur vai compartilhar as informações.

Os dados irão também para o Site Oficial de Turis-mo de Penha, o www.turis-mopenha.com.br e auxilia-rão turistas e internautas a escolher os melhores lugares para suas hospedagens. Ou-tro benefício da listagem será apontar hotéis mais econô-micos ou sofisticados, e tam-bém aqueles que dispõem de recepcionistas e funcionários com maior qualificação.

PENHA CONTABILIZA 58 HOTÉIS EPOUSADAS E OFERECE 2.981 LEITOS

Teve início na noite de terça-feira, 9, as aulas do curso de cuidador de idosos, formação profissionalizan-tes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Téc-nico e Emprego (Pronatec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) , parceria da Secretaria de Assistência Social de Penha. O prefeito, Evandro Eredes dos Nave-gantes (PSDB), esteve em sala e conversou com os es-tudantes.

“Vocês (alunos) devem enaltecer a iniciativa própria

de buscar a qualificação, prin-cipalmente neste curso (cui-dador de idoso), uma pro-fissão de extrema dedicação pessoal”, disse Evandro aos alunos. Na próxima semana, 17 e 18, também começam as aulas do curso de auxiliar administrativo (duas turmas) e dia 30 outras duas turmas de manicure.

A Secretaria de Assistên-cia Social está com inscrições abertas para outros cursos do Pronatec: recepcionista, au-xiliar administrativo, garçom, maquiador, depilador, agente de informações turísticas e

AULAS DOS CURSOS DO PRONATEC/SENAC COMEÇAM A SER MINISTRADAS

camareiro As inscrições vão até o dia 31 de julho. Elas es-tão sendo realizadas na sede da Secretaria (Rua José João Batista, em frente à Secreta-ria da Educação), das 8h ao 12h e das 13h30 às 17h30.

Os documentos neces-sários para formalização da inscrição são fotocópias de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (se possuir). As vagas são limitadas já que são turmas restantes do primeiro processo de inscrições, reali-zados no primeiro semestre do ano.

JOVENS DE PENHA FARÃO JURAMENTO À BANDEIRA

NACIONAL DIA 23A Junta do Serviço Militar

de Penha (JSM) confirmou para o próximo dia 23 de ju-lho a solenidade de Juramen-to à Bandeira Nacional dos jovens alistados entre 2 de janeiro e 28 de junho deste ano. A confirmação é da se-cretária da JSM local, Marlise Schneider Loss, que atenta para os jovens nascidos até 1995 que ainda não se alista-ram só poderão fazê-lo a par-tir de setembro próximo. A solenidade acontecerá às 10h da manhã, para cerca de 180 jovens já alistados. O local do juramento será a Sociedade Amigos de Penha, na Ave-nida Nereu Ramos, centro, com presença de autoridades do Exercito e da Prefeitura.

Segundo Marlise, a média anual de alistados em Penha é de 250 jovens. A solenida-de deste ano também contará com alistados entre setembro e dezembro do ano passado. Os que se alistaram depois do prazo agora em 2013 só prestarão o juramento no ano

que vem. A Junta do Serviço Militar atua na Casa da Cida-dania de Penha, na Avenida Antônio Joaquim Tavares, nº 160, centro, diariamente.

Para facilitar a comu-nicação com a sociedade, Marlise Loss criou a página “JSM Penha” na rede social Facebook, e também deixa à disposição o fone 334.8645. Ela informa ainda que nes-te ano, a JSM está emitindo inicialmente 214 certificados de dispensa de corporação, a popular “CDI”.

A secretária destaca que a maior procura pelos interes-sados em alistamento ocorre mesmo no primeiro semestre de cada ano, devido à sole-nidade de juramento. “Nos últimos anos, Penha vem alistando muitos jovens de outros estados que passam a residir na cidade, como os do interior do Paraná, que vêm trabalhar na região, ou ain-da jovens do Maranhão, que atuam na pesca industrial”, acrescenta ela.

20 de julho de 201312 VARIEDADES

A noite de sexta-feira (12) marcou o início do 1º Piçar-raiá. O Piçarraiá traz a tra-dição da Festa Comunitária, com uma maior amplitude e visibilidade estadual. A Festa se iniciou com a chegada da Tia Bilica, juntamente com a Fanfarra do município. Houve a Abertura Oficial com show pirotécnico e o pronunciamento do Prefeito Municipal, exaltando o traba-lho das secretarias envolvidas e agradecendo ao público presente. Logo às 19h30min, os presentes acompanharam as apresentações culturais das creches e escolas do mu-nicípio, tendo como tema principal, as tradições juni-nas com danças e quadrilhas. Teve ainda, a escolha da “Si-nhazinha e Sinhozinho” ape-nas com crianças da rede mu-nicipal. Mas foi às 21h, que a Banda do Barril animou e contagiou a todos os presen-tes, com suas coreografias alemãs e musicas para todos os gostos.

No sábado (13), o Piçarraiá começou cedo, logo às 10h da manhã houve um desfile pelo centro da cidade, apre-sentando a Tia Bilica à popu-lação. O desfile passou pela principal avenida da cidade

e teve o término na frente à sede da Prefeitura Municipal. Contou com a participação de poucas pessoas, mas con-seguiu agitar quem estava na rua, com o encanto e a alegria da Tia Bilica.

A festa em si, iniciou às 19h com a abertura da praça de alimentação, projetada por “barraquinhas” das escolas e entidades da cidade, tendo todo o lucro gerado, reverti-do para as mesmas. A Pres-tação de Contas da Secretaria de Educação, quanto ao lu-cro, será divulgada na sexta-feira (19). Às 21h o show de Rafael Machado empolgou a galera, no ritmo do sertane-jo universitário, juntamente com Camila Fernandez que

SHOW DE DANIEL SUPERA EXPECTATI-VA E REÚNE MAIS DE 12 MIL PESSOAS

se apresentou após Rafael. Exatamente às 23h o can-tor Daniel subiu ao palco, e emocionou mais de 12 mil pessoas presentes no evento. Foram mais de duas horas de show, onde o público cantou junto os principais sucessos do cantor. Daniel também chamou ao palco o Prefeito Municipal, Leonel Martins, que foi presenteado com um chapéu de cowboy pelo can-tor.

Segundo o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Wancarlos Wolinger Corsani, nos dois dias de festa, hou-ve somente uma ocorrência, durante o show do Daniel, onde uma Senhora passou mal e foi atendida.

CORAL HOMENAGEIA 55 ANOS DE PENHAA antevéspera do aniver-

sário de 55 anos de emanci-pação político-administrativa de Penha foi celebrada em grande estilo pelo Coral Laci Simão Correia, integrante do Projeto Musicar, da Prefeitu-ra de Penha, na noite desta quarta-feira, dia 17 de julho, no salão da Capela São João Batista, em Armação do Ita-pocorói, considerada o “mar-co zero” do Município.

O repertório produzido pelo Departamento de Cultu-ra da Secretaria de Educação, organizador da mostra, foi seguido fielmente tanto pelos coralistas adultos quanto pe-las crianças do Projeto Musi-car, que usaram e abusaram de seus talentos, recebendo a aprovação dos espectadores. Segundo o professor Marcos Henrique Wagner, do Depar-

tamento de Cultura, a mostra provou que bons eventos cul-turais são capazes de captar público - mesmo numa noite fria como a de quarta-feira.

“Nós demos um passo a mais na difusão de nossa cul-tura”, avalia Marcos, “e na questão do público, que foi bom, formado por morado-res da comunidade, pais de alunos e os próprios estudan-tes”, completa. A apresenta-ção musical ocorreu no salão da capela. Já a igreja históri-ca, toda iluminada e corada, ficou aberta para visitação durante cerca de uma hora do evento.

A abertura foi feita pelo coral adulto, e além dele, o destaque foi para as apresen-tações de liras e flautas, além dos violeiros do Projeto Mu-sicar, todos alunos das aulas

de canto. Entre os sucessos do repertório apresentado, estava o tema do filme “Car-ruagens de Fogo” e compo-sições como “Asa Branca”, “Diana” e “Criação Divina”.

A regência do coral ficou a cargo do maestro Nilson Dilo de Souza. Ao final, o departamento de Cultura e os integrantes do coral e Projeto Musicar agradeceram a hos-pitalidade da Capela São João

Milhares de pessoas prestigiaram 1ª edição do “Piçarraiá”

20 de julho de 2013 13SOCIAL

20 de julho de 201314 ESPORTES

DISTRIBUIDOR LIQUIGÁS

PRÓ-JUDÔ/FME CONQUISTA CINCO MEDALHAS DE OURO NA COPA SKD A equipe da Associação

Pró-Judô/Fundação Muni-cipal de Esportes de Penha (FME) conquistou cinco me-dalhas de ouro na 9ª Copa SKD Judô, em Itajaí, no gi-násio Gabriel Colares, dispu-tada no sábado, 6. Além dis-so, a equipe trouxe a Penha outras três de prata e duas de bronze.

Pedro Cyrino Cani Sil-veira Dias, Marina Henkes Correa, Andreia Cristina Fa-chini, Jimmy Ponath Ribeiro e Giully Anne Ribeiro Hirt levaram a medalha de ouro. Candido Fachini Neto, An-derson Roberto dos Santos Junior e Antônio Paulo Sch-mitt ficaram com a prata.

Carlos Eduardo Lopes e Fernando Neidert Ramos conquistaram o bronze. Por outro lado, Nathanie Vitória

Ribeiro Hirt e Lucas Figuei-redo Vicente lutaram e fica-ram com o quinto lugar. Os atletas foram coordenados pelo treinador, Carlos Henri-que Régis.

“Mais uma vez obtivemos resultados expressivos em uma competição de alto ní-

vel”, comemora o treinador. O evento foi uma realiza-ção da APAJUDAN / SKD JUDÔ – ITAJAÍ e coorde-nado pela Federação Catari-nense de Judô. A equipe local contou com o apoio direto da Prefeitura de Penha, atra-vés da FME.

PROVESI E COBRA IRÃO FA-ZER A FINAL DO INTERMUNI-

CIPAL DE FUTEBOL SUÍÇOO equilíbrio predominou

nos dois jogos das semifinais do Campeonato Intermu-nicipal de Futebol Suíço de Penha, realizados na noite de sexta-feira, 12. A final será disputada no próximo sába-do, 20, a partir das 19h30, en-tre o Provesi e Cobra.

O Provesi obteve classifi-cação ao vencer o Vó Nina, nos pênaltis por 3 a 1. No jogo normal e prorrogação, as equipes empataram em dois gols. Já o Cobra venceu o Provesi, por 1 a 0, a dois minutos do final da prorro-gação.

A final está marcada para às 20h30, uma hora depois da disputa pelo terceiro lugar, entre Vó Nina e Gambazera. Os jogos serão realizados no Estádio Domingos Aniceto da Costa, o Beira Mar.

O campeão, além de tro-féu e medalhas, fatura R$ 1.200,00. Já o vice conquista R$ 800 e o terceiro R$ 400. “Além disso o artilheiro e o goleiro menos vazado serão premiados com um troféu”, acrescenta o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luiz Amé-rico, o Luizinho.

TIMES DE PENHA ESTÃO FORADO CAMPEONATO DA LID

O tradicional do campe-onato de futebol amador da Liga Itajaiense de Desportos (LID), a maior competição da categoria na região da Amfri, corre sérios riscos de não acontecer este ano.

Os constantes adiamen-tos no início da competição, que geralmente começava em maio, aliado a desistên-cias de muitos clubes de refe-rência no futebol local, vem esvaziando cada vez mais o evento.

O mais novo time a se jun-tar ao grupo de descontentes foi o Beira-Mar, seguindo os passos de seus colegas de Pe-nha, o São Nicolau, que já haviam declinado de partici-par no mês passado. Segun-do o presidente licenciado do clube, Luizinho Américo, o campeonato está desacredita-

do devido as poucas equipes que se dispõe a participar, e muitos patrocinadores estão desmotivados a financiar a empreitada, diante da incer-teza de quando vai começar o evento. “O Campeonato estava marcado para 11 de agosto, agora querem mudar de novo para dia 18”, conta Luizinho. Foi a gota da água. “Sem a presença de vários ti-mes de referência na região, tira o brilho da competição. Se o Beira-Mar conquistasse o campeonato, por exem-plo, não seria a mesma coisa. Também não haveria clássico com o São Nicolau, que são os jogos que animam a tor-cida local. Perdeu a graça a competição”, lamentou.

Vários times da região vêm deixando a LID nos úl-timos meses, na esteira das

denúncias feitas na imprensa itajaiense pelo vereador José Acácio da Rocha contra a entidade. A principal recla-mação dos clubes é que há dois anos não há premiação em dinheiro do campeonato, apesar da LID receber ajuda financeira considerável da prefeitura de Itajaí para orga-nizar o campeonato. Falta de transparência na contratação da arbitragem - que beneficia-ria os times de Itajaí, também é uma reclamação dos times dos municípios vizinhos.

Até a tarde desta sexta-fei-ra, dia 19, apenas sete times ainda estavam confirmados para o campeonato da LID. Os times de Navegantes, Escalvado e 1º de Maio, já tinham se desligado, assim como times itajaienses como o Natalense, Ipiranga e Baia.

TIME MASTER DO JECVEM JOGAR COM A ASPNo próximo sábado, dia

20, o time master do Joinvil-le Esporte Clube (JEC) visita Balneário Piçarras para parti-cipar do início das comemo-rações dos 25 anos de Fun-dação da ASP - Associação Sêniors de Piçarras.

O jogo amistoso entre os dois times está marcado para as 15h30, no estádio munici-pal do Quinca Ludo. Craques mitológicos como Narde-la, Bingo, Bandoque, Cesar Paulista, Da Silva, Sávio (ex-Flamengo), Palmito, Pema e

o goleiro Wilfred marcarão presença. Esse é apenas o início das comemorações do jubileu de prata da entidade. O aniversário propriamente dito acontece no dia 28, mas a festa será no dia 27, com a realização do baile do chopp.

A ASP é a maior asso-ciação sediada em Balneário Piçarras, e congrega sócios também de Penha e Barra Ve-lha. O clube nasceu em torno do futebol, mas hoje também detém espaço para a prática de bocha, bilhar e tênis.

20 de julho de 2013 15ESPORTES

A 3ª Corrida Rústica de Penha, realizada na tarde de sábado, 13, bateu o recorde de participantes, com cerca de 300 inscritos. Na catego-ria geral de dez quilômetros, o joinvillense, Ireno Alves Souza foi o vencedor e en-tre as mulheres, Sabrina dos Santos, de Fundação Muni-cipal de Penha, conquistou o primeiro lugar.

“O evento superou todas as nossas expectativas, prin-cipalmente com relação ao número expressivo de partici-pantes. Além disso, a corrida foi extremamente competiti-va, sem contar com a vitória da nossa atleta”, comemora o superintendente da Funda-ção Municipal de Esportes, Luiz Américo, o Luizinho. A corrida integrou o calendário de aniversário dos 55 anos

de Penha e foi realizada pela FME.

Além da vitória penhense entre as mulheres, o municí-pio também foi representado por outros 34 corredores, 14 da equipe da FME. Divididos em categorias no percurso de 10km, Lourenço Soares ficou com o ouro e Milton Cipria-

3ª CORRIDA RÚSTICA BATE RECORDE E ATLETAS DE PENHA LEVAM OURO

no com prata. Outros quatro corredores pegaram o bron-ze. Nos 5km, Jaqueline dos Santos foi bronze no geral.

Para os primeiros colo-cados da geral e nas catego-rias, houve premiação com troféus. Entretanto, todos os participantes receberam uma medalha de participação.

Esses dias, o jornal The New York Times divulgou report-agem comparando as manifestações ocorridas recentemente com a Revolta do Vintém, ocorrida no Rio de Janeiro, entre 28 de dezembro de 1879 e 4 de janeiro de 1880. Apesar da distân-cia no tempo, a Revolta do Vintém e as recentes manifestações realmente possuem muitas semelhanças.

Naquela época, o Rio era a capital do Império Brasileiro e Dom Pedro II era o governante. O Ministro da Fazenda, Afonso Celso de Assis Figueiredo, anunciou um aumento de vinte réis (um vintém) na tarifa dos bondes de tração animal. O aumento de 10% na tarifa causou uma insatisfação muito grande, especialmente nas classes baixa e média, principais usuárias dos bondes. Aproximadamente, 5 mil manifestantes foram para a frente do Palácio Imperial (atualmente Colégio Dom Pedro II) protestando contra o aumento.

Incentivados pelo jornalista Lopes Trovão, que “botou maior pilha” na população para ir pro Centro do Rio de Ja-neiro quebrar tudo, em 1º de janeiro de 1880, uma galera se dirigiu para o Largo do São Francisco, local de partida dos bondes, para impedir o funcionamento dos transportes. Logo, a Polícia apareceu e os manifestantes gritavam “fora vintém” na “cara” das autoridades. Não demorou para os manifestantes colocarem os policiais para correr, bater nos condutores (mo-toristas) e esfaquear as mulas que puxavam os bondes. Os policiais pediram ajuda ao Exército que também teve dificul-dades em conter os inúmeros manifestantes que arrancavam do chão os paralelepípedos e os trilhos dos bondes para jogar nos militares. Para conter a multidão enfurecida, os militares “mandaram bala” deixando 3 mortos e 20 feridos. No final das contas, o aumento foi revogado e Dom Pedro II substituiu o Ministro da Fazenda. O Brasil, naquela época, passava por uma séria recessão econômica.

Apesar das muitas semelhanças, a população dos últimos anos do Império não tinha a liberdade de expressar seus anseios como atualmente tem, já que Dom Pedro II era um ditador e a sociedade era extremamente conservadora (bem mais que hoje). O povo mal sabia o que era República, quiçá, democracia.

Será que as manifestações que surpreenderam o país em 2013 teriam acontecido caso houvesse um contexto social igual ao Brasil da Revolta do Vintém?

A REVOLTA DO CENTAVO

CAMPEONATO MUNICIPAL DE SURFAMADOR NA PRAIA GRANDE É ADIADO

A Fundação Municipal de Penha (FME) anunciou o cancelamento do primeiro Campeonato Municipal de Surf, previsto para acontecer neste domingo, 21, na Praia Grande. A decisão foi toma-da em virtude da previsão do tempo não apontar favora-velmente para a realização do evento.

“Com esse novo adiamen-to (o evento estava marcado para o dia 14) não sabemos quando vamos realizar a com-petição, mas pretendemos cumprir a meta em breve”, explica o superintendente da FME, Luiz Américo, o Lui-zinho. Assim como a com-petição, a FME pretende re-alizar um circuito interpraias. As categorias da competição serão definidas em confor-

midade com as característi-cas dos surfistas inscritos. As inscrições já podem ser feitas na sede da FME, que fica ao lado do Posto de Saúde Cen-tral ou mesmo pele telefone 3345.2401.

A competição municipal vai acontecer através do sis-tema de competição federa-do usado em campeonatos de alto nível. “Um sistema de computação baseado em rede de microterminais para ge-renciamento eletrônico, apu-ração e divulgação de resulta-dos em tempo real, após cada onda surfada”, explica Luizi-nho. O Sistema ainda gera os relatórios planilha de notas, chave de baterias, estatísticas, cronogramas, rankings, es-tatística de juízes e arquivos para divulgação na Internet.

De acordo com o superin-tende, o municipal vai ser um aperitivo para os surfistas na-tivos. “Nos próximos meses irá começar o campeonato in-terpraias, indo ao encontro do nosso objetivo”, revela. Praia do Quilombo, Praia Grande e Praia Vermelha vai integrar o circuito local com uma expec-tativa da realização de quatro etapas. “Num sistema de pa-ria contra praia”, acrescenta Luizinho.“Começamos o fo-mento das competições com o apoio total à Copa Sking, no Quilombo, agora vamos realizar o municipal na Praia Grande e em breve vai acon-tecer o Interpraias”, finaliza Luizinho. A ideia da FME também é criar escolinhas surf, tornando-o um esporte de rendimento na cidade.

Evento movimentou principais avenidas da cidade

20 de julho de 201316 DESTAQUE

PENHA RECEBE COMPETIÇÃO INTERNA-CIONAL DE FUTEBOL INFANTO-JUVENILDurante esta semana, o

campo do Beira Mar foi pal-co de grandes jogos, quando o município de Penha rece-beu a 21ª edição do Santa Catarina Cup, um torneio sul-americano de futebol in-fanto-juvenil.

Aproximadamente cerca de 900 pessoas entre atletas e comissão técnica, marcaram presença em Armação. 14 equipes de diferentes nacio-nalidades e idades, vindas de todo Brasil, Argentina e Pa-raguai visitaram Penha.

A Fundação municipal de esportes juntamente com a empresa Tudo Bem Eventos, organizaram a competição. A diretoria do Beira Mar fez uma parceria com a escolinha Craques do futuro e a parce-ria foi comandada dentro do campo pelo Professor João Miranda. O time local parti-cipou de todas as categorias do evento: sub 12, 14, 16 e 19.

As categorias sub 12 e sub 16 foram muito competiti-vas mas não conseguiram a classificação na para as quar-tas de finais. Já o sub 14 foi a melhor equipe da primei-ra fase, derrotando equipes como C.A Banfield e Talleres

ambos da Argentina, Mas nas quartas de finais a equipe não conseguiu vencer os também argentinos da equipe de Santa Fé. Apesar de varias chances criadas e um domínio amplo na partida, acabou perdendo nos pênaltis e deu adeus a competição.

Em compensação, a equipe sub 19 do Beira está dando o que falar: o promissor time que tem sua base de atletas com 17 anos deixou para trás as equipes America F.C, C.A Talleres, Itajaí e, empatado com Balneário Camboriu, agora vai para a final contra o essa equipe na tarde deste sábado em Balneraio e pode fazer História na competição Internacional.

“Foi um grande evento para nosso município”, re-sume o Superintendente da Fundação Municipal de Es-portes, Luizinho Américo. “Além da prática desportiva e o fomento do comércio local, nossas crianças puderam in-teragir com crianças de toda America do Sul, enriquecen-do a cultura e conhecimento. Nosso sub 19 está muito bem e pode escrever seu nome na historia do sulamericano. Fi-xamos uma parceria com a empresa detentora dos direi-tos da competição e ano que vem vamos realizar nova-mente. Isso é de grande valia para nossa cidade, comercio e principalmente aos nossos jovens jogadores”, finalizou.

ANJOS DO FUTEBOL COMEMORA EVENTONo último sábado dia 06,

o Projeto Social Escolinha Anjos do Futebol com sede no bairro Nossa Senhora de Fátima realizou seu primeiro Festival Esportivo. O even-to aconteceu nas areias da Praia Alegre, contando com 75 alunos-atletas de 07 a 16 anos que participaram de um dia diferente. Foi um evento festivo preparado com dedi-cação e comprometimento,

onde o resultado não impor-tou e sim a prática esportiva. “E o mais importante toda essa garela no Festival foram orientados por profissionais de Educação Física”, explica o professor Sérgio Vieira, co-ordenador do projeto.

Os alunos maiores de 13 a 16 anos jogaram de manhã e os menores de 07 a 12 anos à tarde. O Evento também contou com a participação

dos pais que prestigiaram seus filhos, “que são funda-mentais em todo processo de ensino aprendizado”, acres-centa Sérgio.

As atividades esportivas do projeto socioesportivo Anjos do Futebol entrarão em recesso de férias nas pró-ximas duas semanas e retor-nam as atividades regulares no dia 06 de agosto, nos ho-rários habituais.