Beira Da Praia 306

16
www.beiradapraia.com.br ANO 8 - Nº 306 24 de outubro de 2015 Nove educadoras de Penha foram homenageadas pela Câmara de Vereadores rece- bendo o prêmo “Professora Ivone Nympha Maia Adriano” Página 04 EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE PIÇAR- RAS É PRESO PÁGINA 09 PIÇARRAS TERÁ CEN- TRO ESPECIALIZADO EM DSTS, TUBERCULO- SE E HEPATITE VIRAL PÁGINA 05 PÁGINA 03 JUSTIÇA MANDA EVANDRO DEVOLVER CARGO DE AQUILES PÁGINA 06 AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE MODELOS DE GESTÃO AMBIENTAL EM PENHA PREFEITO DECRETA CALAMIDADE PÚBLI- CA EM PIÇARRAS PÁGINA 07 JUSTA HOMENAGEM

description

Edição imprensa número 306 do jornal Beira da Praia, de 23 de outubro de 2015.

Transcript of Beira Da Praia 306

Page 1: Beira Da Praia 306

www.beiradapraia.com.br ANO 8 - Nº 306 24 de outubro de 2015

Nove educadoras de Penha foram homenageadas pela Câmara de Vereadores rece-bendo o prêmo “Professora Ivone Nympha Maia Adriano” Página 04

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE PIÇAR-

RAS É PRESO

PÁGINA 09

PIÇARRAS TERÁ CEN-TRO ESPECIAlIzADO

EM DSTS, TUBERCUlO-SE E hEPATITE vIRAl

PÁGINA 05

PÁGINA 03

JUSTIÇA MANDA EvANDRO DEvOlvER CARGO DE AQUIlES

PÁGINA 06

AUDIÊNCIA PÚBlICA DEBATE MODElOS DE GESTÃO AMBIENTAl

EM PENhA

PREFEITO DECRETA CAlAMIDADE PÚBlI-

CA EM PIÇARRAS

PÁGINA 07

JUSTA hOMENAGEM

Page 2: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201502 OPINIÃO

EXPEDIENTEO jornal Beira da Praia é uma publicação da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC.Site: www.beiradapraia.com.br. Email: [email protected]: 09.317.656/0001-07.Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300.Jornalista Responsável: Rafael Sizino Sebastião - SC-01546-JP.Impresso na Press Alternativa. Tiragem: 2.000 exemplares.

Os textos assinados ou pagos não refletem as opiniões,nem são de responsabilidade deste jornal.

EDITORIALA Comissão de Constitui-

ção e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou no dia 21 de outubro um Projeto de Lei de autoria do Deputado Eduardo Cunha que dificulta o atendimento de mulheres vítimas de estupro no SUS.

Cunha, aquele que tem comprovadamente dinheiro de corrupção na Suíça em seu nome, que mentiu à CPI e tem mesmo assim apoio suficiente da oposição e de setores do governo para per-manecer na Presidência da Câmara dos Deputados, en-tende que culpadas no Brasil são as mulheres que sofreram estupro.

Seu projeto, o PL 5.069/2013 é uma forma de punição às mulheres que so-freram estupro, que atinge diretamente aquelas que de-pendem do atendimento no SUS, portanto uma maioria de mulheres pobres e negras.

O que quer esse projeto? Dificultar o acesso à cha-mada pílula do dia seguinte, adotando procedimentos que na prática dificultam a inter-rupção da gravidez nos casos de estupro (no Brasil, a legis-lação permite a interrupção da gravidez em apenas três casos, quando é resultado de estupro, quando a mulher corre risco de vida e quando o feto sofre de anencefalia).

De quebra, transforma a mulher que foi estuprada em réu. É como mentirosas e criminosas, a quem se recu-sa garantias para sua saúde e integridade física, que as mu-lheres são tratadas no projeto aprovado pelos deputados liderados por Cunha.

Nenhum deles se preocu-pa, por exemplo, em aumen-tar a eficácia da justiça na identificação e punição dos estupradores. Nenhum deles

está preocupado com a dig-nidade e integridade física das mulheres.

É possível identificar em Cunha e nos seus apoiadores a conjunção de três motiva-ções.

Uma delas é politico--eleitoral, parecem identifi-car nesses temas uma agen-da que lhes rende votos. Fica claro, assim, porque querem menos educação crítica, me-nos educação para a igualda-de de gênero e o respeito à diversidade: a informação e o pensamento crítico ope-ram contrariamente à ideia de construir uma base eleito-ral que aceite o obscurantis-mo, que tolere o moralismo dos corruptos.

Nesse último ponto, há uma motivação específica. A agenda “moral” serve para ocultar seu envolvimento com a corrupção, com o crime – é espantoso, mas parece que a aposta no mo-ralismo que recusa direitos a mulheres e homossexuais serve como cortina para sua falta de ética, para o trabalho sujo que vem sendo feito por Cunha e pelos seus para al-guns poucos, comprometen-do o futuro de muitas pesso-as. Vale lembrar que Cunha está também liderando ou colaborando ativamente para as iniciativas que cor-respondem à desregulamen-tação no âmbito trabalhista e ambiental, a um recuo nos direitos de trabalhadores, ín-digenas, da juventude negra.

Parte do apoio que Cunha recebe na Câmara de-riva de sua colaboração para angariar fundos para as cam-panhas de outros deputados, para quem não interessa que as falcatruas do padrinho se-jam expostas.

Tão hipócritas quanto

Cunhas e seus comparsas são as massas de “indigna-dos” que andam tão quietas nas últimas semanas desde que as denúncias contra seu principal “paladino” come-çaram. Não é apenas a in-dignação que é seletiva, pelo visto, mas também a morali-dade, que acha mais imoral os direitos humanos do que a omissão dos deputados em proteger o seu líder, que em qualquer outro país civi-lizado já teria sido deposto do cargo. Ironicamente são estes mesmos que articulam derrubar uma governante, apoiados por essa mesma turba de hipócritas, mesmo sem qualquer prova de cor-rupção por parte desta.

A democracia no Brasil de repente se tornou numa comédia farsesca, talvez destinada a um final trágico. Peça tecida pela mídia sim, encenada pelo judiciário tal-vez, mas que só tem audiên-cia graças a imensa massa de alienados incapaz de tomar qualquer atitude senão aque-la ordenada pela mídia e/ou seus líderes religiosos, dos quais Cunha é apenas o mais dileto representante. Haja vista a formação de uma te-ocracia de cunho medieval no Brasil é de se espantar retrocessos nos direitos hu-manos como as últimas leis propostas a aprovadas por Cunha e as bancadas que o apoiam?

Moralismo seletivo

Era um lugarejo chamado Mato Grosso, com poucos moradores, em casas simples de madeira com telha de ca-lha, ou de barro coberta de palha... Situado entre Arma-ção e Gravatá, um caminho levava até a Praia Vermelha, propiciando assim a captura de mariscos da pedra, pesca de tarrafa ou caniço e espe-cialmente tainha de cerco nos meses de safra. Vida pacata sem muita expectativa de de-senvolvimento.

Mas lá pelos idos de 1950/60, oriundo de Cane-linha, no vale do rio Tijucas, veio um cidadão interessado em montar uma Olaria, pois a qualidade do solo ali era pró-pria para a fabricação de tijo-los e telhas. Tratava-se de Pe-dro Patrício Pereira de Melo que primeiro se preocupou em adquirir terras suficientes para extrair a matéria-prima necessária ao seu serviço. Seu Pedro da Olaria, conforme passou a ser tratado, tornou--se um líder na comunidade, representante político e um grande servidor. O negócio prosperou e a olaria passou a ser a referência do lugar.

Vizinha às terras de Seu Pedro a senhora Dona Jarmi-la comprou uma vasta área, com frente para a estrada ge-ral, e ali transformou numa fazenda. Nesse meio tempo, Seu Pedro da Olaria recebe

Cláudio Bersi de [email protected]

MEMÓRIAS E FATOSA Vila Olaria

a visita de um cidadão inte-ressado a fazer negócio com terras, de preferência uma grande área onde pudesse realizar seus planos de inves-timento. Resumindo: tratava--se de João Batista Sérgio Murad, que a partir de 1981 popularizou-se como famo-so Beto Carrero.

E assim a comunidade cognominou-se Vila - nome já então associado ao requin-tado hotel construído no chão da antiga olaria do Seu Pedro Patrício: Hotel Vila Olaria - marco central da já então próspera comunidade também citada como bairro do município de Penha. Ali já tem a estrutura de cidade com várias unidades da rede hoteleira, restaurantes, pizza-rias, supermercados, salões de beleza, lojas, panificado-ras, lanchonetes, clínicas de estética, artesanatos, belas residências, ruas calçadas, comunidades religiosas e tudo o mais que se possa exi-gir de um lugar que cresce. Sobretudo, faz frente com as portarias de serviço do ma-jestoso Parque Beto Carrero World.

O caminho que leva à Praia Vermelha hoje se cha-ma Rua Tijucas. Aliás, o nome Rua Tijucas foi suge-rido pelo Seu Pedro Patrício, em homenagem à sua região de origem.

Page 3: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 03POLÍTICA

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE BAlNEÁRIO PIÇARRAS É PRESO

A Polícia Civil de Bal-neário Piçarras prendeu na manhã de quinta, 22, o ex--presidente da Câmara de Bal-neário Piçarras e ex-vereador, Sérgio Luiz da Maia (PSD). De acordo com o delegado, Wilson Masson, a prisão foi autorizada pela Justiça através de mandado, em operação batizada de “Perfídia” – que significa traição e deslealda-de. A prisão foi motivada, se-gundo o delegado, em razão de Sérgio estar aliciando as testemunhas que vem sendo ouvidas no inquérito policial que investiga a suspeita de crimes públicos, em que o ex--presidente é investigado. Ele será encaminhado o Presídio da Canhanduba, em Itajaí.

O mandado expedido pela juíza da Comarca, Regi-na Aparecida Soares Ferreira, é para prisão preventiva de Sérgio, que foi preso em seu apartamento no Centro de Balneário Piçarras. “Agora ele só sai da cadeia mediante nova ordem da Justiça”, de-cretou o delegado, que con-tou com o apoio de dezenas de policiais e do Ministério Público, que montaram um

verdadeiro esquema de pri-são já na noite de quarta-fei-ra, 21. Em seu apartamento, a Polícia também empreendeu computadores.

Na Câmara de Vereado-res, os investigadores tam-bém recolheram documentos contábeis do período em que Sérgio foi o presidente, entre 2013 e 2014. O mandado de prisão ainda determinou que a ex-tesouseira da Câmara e atual diretora de Recursos Humanos da Câmara, Estela Maria de Borba, seja exonera-da do cargo e fique proibida de entrar na sede do parla-mento. O documento ainda cita que outras pessoas pas-sarão pelo processo de busca e apreensão. “Esses (nomes) serão mantidos em sigilo”, ci-tou Masson.

Ao todo, três denúncias tem maior atenção da Polícia Civil: compras sem licitação e possivelmente com valores superfaturados, movimenta-ções financeiras irregulares e, por fim, suspeitas do não pa-gamento de rescisões traba-lhistas. “É o que nós chama-mos de continuidade delitiva. Quando o suspeito comete

uma série de irregularidades num período em que ocupa uma função”, frisou Masson. Todos os vereadores estão sendo ouvidos, assim como alguns funcionários e ex-fun-cionários do período que Sér-gio esteve como presidente.

“Não estamos aqui para condenar a pessoa. Nosso trabalho aqui é investigar, juntar provas e apresentar de-núncia”, finalizou o delegado. Paralelo ao inquérito e a CPI que já transcorre na Câmara, Tribunal de Contas do Esta-do e Ministério Público tam-bém já estão analisando as mesmas denúncias. Em agos-to deste ano, Sérgio renun-ciou ao mandato de vereador, alegando depressão.

ADRIANO de SOUZA

►Neste domingo, o PMDB de Penha realiza convenção, a partir das 15 horas, na câma-ra municipal de vereadores. Em pauta, a eleição do novo dire-tório municipal e do PMDB Mulher.

► O ex-vereador Aquiles Schneider da Costa deve ser reconduzido a presidência, enca-beçando uma chapa de concenso que representa o momento atual que o partido está vivendo, em plena expansão como maior for-ça de oposição ao atual governo do município.

► No entanto, nem tudo são flores na “casa do Jacaré”. Os peemedebistas mais próximos a família Coelho estariam sen-do sondados para irem para o DEM e apoiarem o candidato a prefeito da sigla, Júlio César Duarte, genro do ex-prefeito.

► A “janela” extendida é tanto uma oportunidade quan-to pode se tornar um problema para vários partidos, já que até dia 30 de março muita gente pode trocar de time, ainda mais que agora será numa data mais próxima do pleito, e mais fácil de tentar analisar qual o pos-sível vencedor do páreo, aquele barco onde todos querem estar...

► Em Balneário Piçarras co-menta-se que a troca de camisas pode ser geral em março, inclu-sive entre vereadores. Umberto estaria supostamente inelegível, mas pode concorrer com manda-to de segurança, e muitos que-rem ver quem pode ser o candi-dato do PP antes de pular fora. O PSD, a exemplo dos penhen-

ses, estão num chove não molha em que alguns tem vontade de ser oposição, outros estão no go-verno, enfim, o negócio é deixar pra decidir de última hora, até porque a justiça obriga a sair mesmo dos cargos comissionados quem vai ser candidato.

► O PT de Balneário Piçarras foi citado na coluna do presti-giado JC do Diarinho como um partido que vai “na contramão nacional”, em plena expansão, ao invés de impopularidade. Na verdade não é só em Pi-çarras, em Barra Velha a si-gla cresceu bastante nos últimos tempos. Mas seria de admirar? Se formos analisar a região da AMFRI, dos onze municípios, dez estão com investigações de corrupção e até prisão de envol-vidos. Nenhum deles é do PT.

► Serginho Maia foi preso e está levando junto a imagem do PSD piçarrense. Sobre o ocor-rido, um empresário local com certa bagagem e que já foi bem metido em política, me disse: “Tem muito ex-presidente da câmara que fez pior que o Ser-ginho, mas os tempos são outros. O erro dele foi pensar que podia fazer o mesmo. Hoje não se to-lera mais isso”.

► No último domingo (18), o vereador Felipe Schmidt recebeu das mãos do Presidente do Ro-taract de Penha, Leandro Jucá, o título de Sócio Honorário do clube formado por lideranças jovens de 18 a 30 anos. Felipe ajudo a refundar a organiza-ção em 2008, tendo presidido o clube entre 2011/2012, sendo sócio ativo por 8 anos.

POLÍTICA peixera

CÂMARA DE PENhA INICIA TRANSMISSÃO AO vIvO DOS PROCESSOS lICITATóRIOS Alegando promover mais

transparência em suas ações, a Câmara de Vereadores de Penha iniciou a transmissão ao vivo pela internet dos pro-cessos licitatórios. O primei-ro a ser veiculado ocorreu no dia 20 de outubro e teve cobertura pela TV Câmara no site www.camaradepenha.com.br, onde as gravações ficam arquivadas. Para rever a sessão pública, basta clicar no banner “Assista às Sessões Gravadas”. O parlamento pe-

nhense é o único na região da Associação dos Municí-pios da Foz do Rio Itajaí a promover transparência em seus processos internos com a transmissão das licitações.

Para o presidente da Câ-mara, Felipe Schmidt, é uma forma de proporcionar ainda mais transparência e partici-pação da comunidade. “Nós queremos que as nossas ações sejam praticadas de forma transparente, por isso é tão importante este ato público

ter uma ferramenta adicional de participação com a trans-missão ao vivo pela internet”, avaliou. Na ocasião, o Pro-cesso Licitatório Nº 09/15 objetiva a contratação de as-sessoria jurídica para a revisão da Lei Orgânica do Município e reforma do Regimento In-terno da Câmara de Vereado-res de Penha. Três das quatro empresas concorrentes foram inabilitadas. O processo esta em fase de recursos e será re-aberto no dia 28 de outubro.

Page 4: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 24 de outubro de 201504 POLÍTICA

PROFESSORAS DE PENhA SÃO hOME-NAGEADAS PElOS vEREADORES

A noite de terça-feira, 20, foi repleta de emoção com a entrega da homenagem às professoras de Penha pela atuação e fortalecimento da educação com o desempenho de seus trabalhos. A cerimô-nia ocorreu em Sessão Sole-ne, na Câmara de Vereadores. A honraria é entregue a cada dois anos aos professores in-dicados pelos parlamentares que reconhecem a atuação escolar de educadores e edu-cadoras com o Prêmio Pro-fessor Comprometido, com o título “Professora Ivone Nympha Maia Adriano”.

O evento foi instituído por lei em 2014 e ocorre em outubro com alusão ao dia dos professores. É a única ce-lebração oficial da Câmara de Vereadores. As professoras Cecilia Waltrick Bergamas-chi, Marlizete Maria Duarte, Marcia Noemia Dambrowski, Sandra dos Santos Tavares, Rita de Cássia de Souza Mar-quetti, Maria Waltrudes Cus-tódio Lamim, Gilda da Graça Custódio, Ana Maria Claudi-no e Ana Celina Knevitz fo-ram indicadas pelos vereado-res e receberam uma placa de homenagem.

Elas tiveram a vida pessoal e profissional narrada durante a cerimônia e puderam rece-ber o carinho dos parlamen-tares e familiares que acom-panham a solenidade. Foi uma oportunidade, também, de valorizar simbolicamente

esses agentes transformado-res da sociedade. Foi um mo-mento também para Pode-mos refletir sobre a educação, sobre a educação que quere-mos, a educação que temos.

Para a vereadora Maria Ju-

raci, uma das autoras do pro-jeto de Lei que institui o prê-mio, a iniciativa do Prêmio Professor Comprometido se justifica também ser profes-sora, ter orgulho do próprio trabalho e dos seus colegas de educação. “Nós temos uma luta para a construção de uma sociedade mais justa e essa luta passa pela educação. Essa homenagem é destinada a todos os nossos professores e professoras da rede pública que lutam para garantir o di-reito de aprender aos nossos estudantes”, afirmou a parla-mentar.

A vereadora Márcia Pi-nheiro, também autora do

prêmio, considera que tudo que é bom e contribui para a evolução do município, para o conhecimento e para o en-sino deve ser reconhecido. “Elas são as protagonistas da educação no município e fi-zeram acontecer para o nível educacional estar no nível de hoje. Elas são merecedoras do prêmio e de todo o nos-so respeito pela dedicação e empenho. A gente estende o cumprimento e homenagem a todos os educadores”, men-ciono.

Para o presidente da Câ-mara, Felipe Schmidt, a gra-tidão é sentimento sublime. “Reconhecer o trabalho dos professores através do prê-mio é um gesto de carinho que o Poder Legislativo en-controu para retribuir essa dedicação, além de lembrar da professora Ivone”, co-mentou.

vEREADORA MÁRCIA RECEBE PRÊMIO DESTA-

QUE DA POlÍTICANo último dia 30, a Pitako

Propagandas entregou mais um prêmio destaque para as empresas e personalidades mais lembradas pela opinião pública. Segundo a empresa, foram ouvidos moradores de Penha e Balneário Piçarras em questões que envolviam preferências desde o setor de serviços, lojas, até personali-dades políticas locais.

Segundo a Pitako, a ve-readora Márcia Pinheiro (PSDB), foi a mais referen-ciada na pesquisa, por 53%

dos entrevistados. O troféu foi entregue em cerimônia no Restaurante Lindomar, como acontece todos os anos.

Além de Márcia, empre-sários dos mais diversos seg-mentos, totalizando mais de vinte categorias, também fo-ram premiados. “Estou muito feliz pelo reconhecimento e de ser lembrada com carinho pela população penhense”, disse a vereadora. “Isso nos motiva a continuar trabalhan-do sempre pelo bem-estar da população”, declarou Márcia.

CÂMARA ANAlISA PROJE-TO PARA PlANEJAMENTO E

TREINAMENTO DE EvACUAÇÃO Na Sessão da última terça-

-feira (6), da Câmara de Vere-adores de Balneário Piçarras, o presidente da casa e verea-dor, Antônio Luiz Beduschi (PT), o Nico, apresentou o Projeto de Lei 29/2015, que torna obrigatório o planeja-mento prévio e treinamento para evacuações emergenciais na rede de ensino público e particular da cidade. O Proje-to está sendo apreciado pelas Comissões.

Objetivo é estabelecer pro-cedimentos e critérios para uma evacuação rápida e se-gura dos alunos, professores em funcionários em caso de emergência como: incêndios, vazamento de gás, tremores, panes e outras situações de perigo eminente. Cada esco-

la deverá ter no mínimo duas saídas de emergência.

O Corpo e Bombeiros do Estado de Santa Catarina de-verá acompanhar e orientar todos os procedimentos do Plano. “Com o Plano esta-mos objetivando a segurança das pessoas”, enfatizou Nico Beduschi.

Page 5: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 05POLÍTICA

Desde a última segunda--feira o ex-vereador Aqui-les José Schneider da Costa (PMDB) voltou a ocupar na secretaria da fazenda de Pe-nha uma função que não de-sempenhava desde 2009: a de fiscal fazendário, cargo que conseguira através de concur-so público dois anos antes.

Aquiles havia sido exone-rado da função pelo prefeito Evandro Eredes dos Nave-gantes (PSDB), que alegou que o funcionário não esta-va cumprindo suas funções como fiscal fazendário. No entanto, o então vereador havia solicitado uma licença sem remuneração do cargo na prefeitura, para que pu-desse se dedicar a vereança. “É um direito que tem qual-quer funcionário público que alcança um mandato eletivo e que está previsto no art. 38 da Constituição da República Federativa do Brasil”, explica Aquiles. “Trata-se de um di-reito, e não de uma concessão do gestor municipal conce-der o afastamento. Contudo o meu pedido foi negado, e no mesmo tempo em que o meu afastamento sem remu-neração estava sendo avaliado no âmbito judicial, o Prefeito, resolveu de maneira equivo-cada e independente me exo-nerar da função de carreira do município de Penha, efe-tuou o ato administrativo de demissão”, conta. “Enquanto eu acreditava estar tratando

do afastamento na justiça, na verdade eu já havia sido sumariamente demitido, sem nunca ter sido notificado, ao arrepio das leis e em total des-respeito aos meus direitos de cidadão, de servidor e de ser humano”, complementa.

Aquiles acredita que a ação do prefeito foi motivada de-vido as divergências políti-cas. Candidato a prefeito do PMDB nas últimas eleições, durante seu mandato de ve-reador Aquiles foi um dos mais ferrenhos opositores da administração, apresentando diversas denúncias na justiça e fazendo o enfrentamen-to na câmara. “Lembro que muitas vezes fui ameaçado e perseguido, tratado de ma-neira injusta, sem peso e sem medida”, diz Aquiles. “Porém nunca tive medo de encarar os verdadeiros desafios da vida pública e sem nunca me dei-xar levar pelas provocações e intimidações do governo, desempenhei uma vereança muito intensa, empreendendo mais de 500 iniciativas entre Projetos de lei, emendas, re-querimentos, representações, indicações, moções, pronun-ciamentos, entre outros. Eu escolhi permanecer ali para cumprir meu dever com o povo que me elegeu para fa-zer”, argumenta.

Indignado pela demissão sem justa causa estar sendo usada para ataca-lo politica-mente e de forma caluniosa,

JUSTIÇA MANDA REINTEGRAR AQUI-lES NO SERvIÇO PÚBlICO DE PENhA

o ex-vereador entrou na jus-tiça para exigir sua reintegra-ção ao cargo. Após vários re-cursos e agravos, finalmente no último dia 16 o prefeito Evandro foi notificado pela justiça do trabalho e assinou a portaria reintegrando Aqui-les no seu cargo de fiscal fa-zendário. A mesma decisão judicial tornou nulos e ilegais todos os atos administrativos praticados contra o vereador com objetivo de justificar sua demissão.

“Nesta resposta o ‘Poder Judiciário’ deixa claro que ninguém está acima da Lei, e que ter o poder não lhe dá o direito de prejudicar o próxi-mo e por isto uso o oportu-no e velho adágio popular: ‘A Justiça tarda, mas não falha’”, comemorou Aquiles. “Me sinto pleno, satisfeito (...) Es-tou muito feliz porque a justi-ça foi feita e minha honra res-tabelecida, mostrando que eu sempre falei e estive ao lado da verdade”, finaliza.

PROFESSORA JURACIRECEBE O SEXTO PRÊMIO EM TRÊS ANOS DE ATUA-

ÇÃO PARlAMENTAR A vereadora de Penha

Maria Juraci Alexandrino, do PMDB, recebeu na noite de sábado, 10 de outubro, o prêmio Personalidade Cata-rinense 2015, em um evento realizado na cidade de Barra Velha. Empresas e pessoas que se destacaram nos mais variados segmentos recebe-ram o prêmio, promovido há mais de 10 anos pela Story Eventos e pela ABN Pesqui-sas.

De acordo com a metodo-logia da pesquisa apresentada durante o evento, são levados em consideração a atuação, a trajetória, o currículo e os projetos de relevância para a sociedade. “Para mim foi uma surpresa quando me telefona-ram dizendo que receberia o troféu Personalidade Catari-nense”, comenta a vereadora. Com este, é o sexto prêmio recebido em três anos de atu-ação parlamentar, através de diferentes institutos de pes-quisas. “Agradeço a Deus por este momento, a minha famí-lia e a população que acredita e incentiva o meu trabalho, este troféu eu compartilho com todos os que me acom-panham”, comemora.

Para Juraci, o trabalho através de requerimentos e projetos de lei que levam em consideração os anseios da população têm relevância nos resultados da pesquisa que apontou o seu nome como

destaque. “Eu tenho um tra-balho direto com a popula-ção”, ressalta. Além da atua-ção parlamentar, Maria Juraci vem ganhando destaque tam-bém nas esferas estadual e fe-deral. Recentemente, assumiu como secretária e relatora da Comissão Nacional em Defe-sa do Pacto Federativo. Nesta semana assumiu como direto-ra estadual da Fundação Ulis-ses Guimarães, além de fazer parte da executiva do PMDB Mulher de Santa Catarina.

A ampliação dos direitos e da participação feminina nas decisões do município são uma das principais frentes de atuação da vereadora Jura-ci na Câmara de Vereadores. Um exemplo é o projeto de lei que cria o Conselho Muni-cipal dos Direitos da Mulher, para abrir espaço às mulheres a discussão e planejamento de ações de interesses co-muns, em áreas como saúde, educação, trabalho e direitos relativos às mulheres. “Te-mos uma bandeira: a mulher em ação na cidade de Penha”, destaca Juraci, lembrando que a participação das mu-lheres na política também é um trabalho que vem sendo desenvolvido com afinco pela vereadora, pois acredita que a maior participação feminina traz melhorias nos direitos e nas necessidades específicas das mulheres.

Page 6: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201506 COMUNIDADE

Na noite de quarta-feira, 14, os moradores de Penha se encontraram na Câmara de Vereadores para discutir a gestão ambiental do Mu-nicípio. Foram mais de qua-tro horas de uma audiência, promovida em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), que gerou debates e parti-cipação de quem estava na plenária, além de contar com as breves, porém profundas exposições, dos palestrantes convidados e autoridades. As contribuições provocaram idéias para pensar um novo modelo de gestão ambiental.

Tanto autoridades como a comunidade presente na au-diência decidiu por um órgão que faça gestão, educação ambiental, que crie e geren-cie unidades de conservação, atue em saneamento básico, além de fazer licenciamentos ambientais. Outro principal encaminhamento tirado da audiência e acatado por to-dos foi o cuidado especial com a indicação do futuro presidente (ou outro cargo equivalente, cargo máximo) da futura Fundação de Meio Ambiente de Penha.

Para isso é necessário que o indicado não tenha cargo comissionado, mas seja con-cursado, que o Comdema prepare uma lista tríplice a

ser considerada pelo prefeito para a nomeação e que o in-dicado ao cargo máximo seja sabatinado pelo Conselho.

Para o presidente do Comdema, Sergio Augus-to Machado, uma fundação municipal com foco em meio ambiente inclui licenciamen-to ambiental e uma funda-ção municipal com foco em licenciamento ambiental, exclui meio ambiente. “Essa discussão vai continuar no Comdema para que a prerro-gativa de indicação desse car-go, que é do prefeito, e toda legislação existente sejam respeitadas. Independente da decisão a ser tomada pelo Conselho, o viés decidido na Audiência também deverá ser respeitado: fazer de tudo para evitar pressão política e corrupção”, afirmou.

O presidente da Câmara, Felipe Schmidt, acredita no

caminho da participação. “A audiência trouxe opiniões e ideias que engrossaram a discussão em busca de uma organização de gestão am-biental eficiente, estabele-cendo critérios para que a transparência e a participa-ção popular sejam efetivas. Contamos com a participa-ção de profissionais que vão nos permitir tomar a decisão mais acertada no momento da criação do órgão ambien-tal”, comentou.

Também ficou decidido que a minuta do estatuto que o Comdema deve propor ao executivo exija transpa-rência e participação efeti-vas, de verdade, no dia a dia do novo órgão a ser criado. Com instrumentos legais que garantam essa participação da sociedade organizada – via conselhos, associações, ONGs etc.

AUDIÊNCIA PÚBlICA DEBATE SOBRE MODElOS DE GESTÃO AMBIENTAl

O presidente e vereador da Câmara de Balneário Pi-çarras, Antônio Luiz Bedus-chi (PT), o Nico, apresentou na sessão ordinária, da última terça-feira (6), o Projeto de Lei 27/2015, que institui o Prêmio “Professor do Ano”, no município de Balneário Piçarras. O Projeto foi enca-minhado as Comissões para análise e deve ser votado na próxima semana.

Segundo o Projeto, se-rão merecedores do Prêmio os professores que tenham méritos e relevantes servi-ços prestados à educação do município. Os escolhidos re-

ceberão a Medalha de Mérito Educacional, que será confe-rida anualmente, em Sessão Solene e Pública.

O “Professor do Ano” será escolhido entre profes-sores de cada escola, sendo que o indicado terá que pre-encher requisitos como: em-penho na função, dedicação em sala de aula, não ter faltas no ano letivo e por último ser avaliado pela direção da sua unidade de ensino.

Pais, alunos e o Conselho Municipal de Educação tam-bém deverão fazer parte do processo de escolha. A Se-cretaria Municipal de Educa-

ção deverá priorizar ao ven-cedor, cursos em Programas de Qualificação Profissional da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, ou por outros meios disponibi-lizados pela Prefeitura da ci-dade.

“O Prêmio é um incenti-vo ao professor que exerce sua função com profissiona-lismo. Nosso objetivo não é só agraciar, mas sim incenti-var e consequentemente me-lhorar cada vez mais a quali-dade de ensino em Balneário Piçarras”, argumentou Nico Beduschi.

NICO APRESENTA PROJETO QUE INSTITUI PRÊMIO “PROFESSOR DO ANO”

EXECUTIvO INClUI EM SUAS AÇõES A PROPOSI-ÇÃO DO vEREADOR ClóvIS

FAzENDA PROMOvEAUDIÊNCIA PÚBlICA PARA

DISCUTIR ORÇAMENTO

Com o requerimento nº 161/2015 aprovado, o verea-dor Clóvis Bergamaschi con-seguiu incluir nas ações do Governo Municipal o estudo sobre as condições do Rio Iriri e respectivo orçamento para estimativas de custo so-bre a recuperação do canal, com a ampliação e elevação da ponte Nilton Kucker, na avenida Nereu Ramos, aber-tura do canal de sua foz e am-pliação dos molhes.

O texto solicitava infor-mações a respeito da inclusão de recursos suficientes para essas obras no orçamento do exercício de 2016 através da Lei de Orçamento Anual (LOA). Em resposta, o pre-feito de Penha, Evandro Ere-des dos Navegantes, apontou

A Secretaria da Fazenda de Penha realiza na próxima quinta-feira, 29, às 10h, na Câmara de Vereadores, au-diência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016. Após a apro-vação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), esse é um dos últimos passos para a efetiva aprovação do orça-mento do próximo ano.

“A LOA detalha onde o governo deverá aplicar o or-

interesse em contemplar a proposição e encarregou a Secretaria de Planejamento de realizar os levantamentos.

De acordo com o par-lamentar e também vice--presidente da Câmara de Vereadores de Penha, são necessidades apontadas por pescadores artesanais e mo-radores das proximidades. “Tais solicitações são de suma importância inclusive para prevenção de inunda-ções e alagamentos provo-cados pelo assoreamento do Rio Iriri. Será um grande marco, além de beneficiar os munícipes, em especial pes-cadores, usuários do rio e melhorar o trânsito sobre a ponte”, defendeu.

çamento do próximo ano, como metas, setor de apli-cação e investimentos pú-blicos”, explica o secretário, George Alves. O orçamento total para o ano de 2016 é de R$ 73.741.776,45, segundo a LDO, recentemente aprova-da pelos vereadores.

Após a realização da au-diência, a LOA será enviada novamente para apreciação e votação da Câmara de Vere-adores.

Page 7: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 24 de outubro de 2015 07COMUNIDADE

FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS ESTÁ CONFIRMADA

PARA 1º DE NOvEMBRO O Pet Shop Bicho Capri-

cho, em parceria com a Se-cretaria de Pesca e Agricul-tura de Penha, em parceria com o realiza no próximo dia 1º de novembro, a 2ª Feira de Adoção de cães e gatos. A ação acontece na sede do pet shop (Rua Nilo Anastácio Vieira, 640, no Centro), das 9h às 12h.

“É um trabalho focado não somente na adoção dos animais, mas na conscienti-zação da sociedade para essa questão e toda a problemáti-ca que envolve o abandono”, analisa o secretário, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão.

Dezenas de animais es-tarão aguardando por um novo lar. As pessoas interes-sadas em adotar um animal precisam levar os documen-tos pessoais como o CPF,

RG e o Comprovante de Residência. “Queremos esti-mular a adoção ao invés da compra”, completa o coor-denador do trabalho, Cede-nir João Domeciano.

A Secretaria de Agricultu-ra e Pesca de Penha recen-temente concluiu o processo de renovação de seu trabalho de castração gratuita de cães e gatos. Com investimentos na ordem de R$ 26.499,00 o trabalho será desempenhado através de convênio vencido por processo licitatório pela Clínica Veterinária Saracura.

“Esse é um trabalho de suma importância para o controle da população de animais de ruas, que além disso, beneficia famílias ca-rentes que precisem castrar seus animais domésticos”, explica o secretário.

A Defesa Civil de Pe-nha interditou na tarde desta quinta-feira, 15, a Rua do Tu-rismo, localizada na Morraria da Praia Vermelha e que dá acesso ao ponto turístico do Mirante. O grande volume de chuvas que vem caindo em todo o Estado resultou no desbarrancamento de parte da rua que leva ao observa-tório natural e também serve como eixo de ligação com a Praia Grande.

A rua cedeu metros após a rua que dá acesso à Praia Ver-melha. “Pedimos para que moradores, pescadores e tu-ristas evitem circular pelo lo-cal, pois há um risco eminen-te de um desmoronamento completo da rua”, detalhou o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que esteve na região junto dos secretários de Obras, Plane-jamento e Governo, além de representantes da Defesa Ci-

O prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Mar-tins, decretou situação de emergência na manhã desta segunda-feira. A medida foi tomada em função dos estra-gos causados pelo vento e a chuva na última quinta-feira. Um homem de 18 anos mor-reu ao entrar em contato com fios de alta tensão, no bairro Conceição, durante o vendaval.

Além de assinar o decreto, durante a manhã o prefeito se reuniu com secretários muni-cipais e o comando do Corpo de Bombeiros para elaborar um plano de ação para ajudar as famílias atingidas. Mar-tins solicitou um relatório completo dos prejuízos oca-sionados pelo vendaval, que afetou pelo menos 30 casas do bairro Nossa Senhora da Conceição. A chuva também atingiu parte da zona rural e provocou queda de árvores.

Porém, o caso mais grave foi a morte Eidrio de Sou-za, que tocou em uma cerca energizada pelos fios de alta

vil.Nesta sexta-feira, 16, o

Governo Municipal deve ofi-ciar a Defesa Civil do Esta-do para que aporte recursos financeiros a serem injetados em obras de recuperação da via, principalmente para con-tratação de maquinário espe-cífico para a obra.

Além da Praia Verme-lha, também foram verifica-dos deslizamentos de terra

tensão de um poste. Uma rajada de vento derrubou a estrutura e deixou a fiação solta. O Corpo de Bombei-ros foi acionado para prestar socorro, mas, ao chegar no local, a vítima já havia sido transportada por moradores para um hospital da região. O homem morreu ao dar en-trada na instituição.

O prefeito Leonel José Martins se reuniu com os secretários municipais e o comando do Corpo de Bom-beiros com o intuito de ela-borar um plano de ação para auxiliar as famílias atingidas.

na Armação, São Nicolau e Praia de São Miguel. Diver-sas ruas do município foram alagadas, mas a defesa civil não registrou desabrigados. A secretaria de obras confir-mou que em vários pontos a tubulação não deu conta da vazão da água, e que em al-guns casos cedeu ou entupiu, agravando a incidência de alagamentos.

Estiveram presentes os secretários municipais, repre-sentantes da câmara de vere-adores, corpo de bombeiros, polícia militar e até o CDL local. Na reunião foi deba-tida ainda a criação de uma coordenação de Defesa Civil municipal com o objetivo de planejar ações contra catás-trofes naturais como a que aconteceu na semana passa-da “O município necessita de um profissional habilitado e com conhecimento para co-ordenar equipes de trabalho diante destes cenários”, co-mentou o prefeito.

DEFESA CIvIl INTERDITA RUA QUElEvA AO MIRANTE DA PRAIA vERMElhA

PREFEITURA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM BAlN. PIÇARRAS

SEMINÁRIO ORIENTA MA-RICUlTORES PARA DE-

MARCAÇÃO DAS ÁREAS O Ministério da Pesca e

Aquicultura realizou o Semi-nário Municipal sobre Ocu-pação Ordenada de Áreas Aquícolas Marinhas, no últi-mo dia 14. O encontro ocor-reu na Câmara de Vereado-res de Penha. O evento foi direcionado aos mariculto-res e pescadores locais, que receberam orientação sobre o trabalho de demarcação das áreas de cultivo de mexi-lhões, que começa em algu-mas semanas.

O palestrante Felipe Su-plicy, da Epagri, falou sobre as diretrizes de ocupação e

uso das áreas aquícolas. Já o comandante da Capitania dos Portos, Joares Pereira de Mello, detalhou os requisitos básicos para construção e registros das balsas de apoio à maricultura.

“Neste evento os mari-cultores e pescadores artesa-nais receberam informações a respeito deste importan-te trabalho de demarcação e organização das áreas de produção. A participação foi de suma importância”, ava-liou o secretário de Agricul-tura e Pesca de Penha, Luiz Fernando Vailatti.

Page 8: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201508 SAÚDE

PIÇARRAS TERÁ CENTRO ESPECIA-lIzADO EM DSTS E hEPATITE vIRAl O antigo prédio do Cras,

anexado à unidade básica de saúde central, está prestes a se tornar um centro especia-lizado voltado ao tratamen-to e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose e hepatites virais. O espaço foi reformado, pin-tado e já está em fase final de acabamento.

O serviço, que já é pres-tado na sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), será ampliado com as novas instalações. Dois médicos, uma enfermeira e um técnico de enfermagem compõem a equipe que deve-rá atuar dentro dos próximos 15 dias. “Faltam apenas deta-lhes, como instalação elétrica e colocação de gesso”, expli-ca a secretária de Saúde, Lu-cimir Uller Bittencourt.

O novo prédio tem dois consultórios, sala de medi-cação, sala de enfermagem, duas salas de coleta, sala de administração, sala de espe-ra, copa, recepção e dois ba-nheiros, um para pacientes e outro privativo para funcio-nários.

A secretária de Saúde lem-

bra que o centro especializa-do prestará um atendimento de melhor qualidade aos mo-radores. “Teremos um es-paço exclusivo, novo e com mais especialidades”, comen-ta Lucimir.

O centro funcionará na rua Natal Paulo Galastri, no Cen-tro, atrás da UBS Central.

CIEF PROMOvE CAMPANhA DOOUTUBRO ROSA ENTRE OS AlUNOS

Presentear a criança com o que existe de mais precioso: a vida. Esse é o mote do pro-jeto “Mamãe, se cuide”, en-campado pela escola Cief. A proposta é difundir a campa-nha do Outubro Rosa entre os alunos e, por meio deles, alertar os pais sobre a impor-tância do diagnóstico preco-ce. “A presença dos pais, sem dúvida, é o melhor presente de dia das crianças”, resume a diretora da escola, Therezi-nha Elizete Pinto.

Até o fim do mês, todos os professores do Cief es-tão orientados a desenvolver atividades lúdicas em sala de aula com os alunos. As di-nâmicas levam informação e desenvolvem uma consci-

ência nas crianças. “Tudo o que elas absorvem aqui será levado para casa. A ação terá um retorno altamente positi-vo, sem dúvida”, afirma The-rezinha.

O dia das Crianças será

comemorado nesta quarta--feira, 14 de outubro, no Cief com uma festa especial dedi-cada aos pequenos. Segundo Therezinha, todos os alunos estarão envolvidos.

LUANA GIRARDINIFarmacêutica Industrial

Pós graduada em Atenção Farmacêutica

Avenida Eugênio Krause, 538 Centro, Penha/SC

Fone (47) 33458327 farmaciagirardini@ hotmail.

com

As unhas tem função importante e, muitas vezes, a for-ma de cortá-las ou o uso abusivo de produtos cosméticos como esmaltes podem prejudicá-las. Veja nossas dicas para manter as unhas saudáveis:

• Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção livre.

• Não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evi-tará que elas encravem.

• Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o “unheiro”.

• Deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evi-tar o ressecamento e desfolhamento das unhas.

• Tenha o seu próprio material de manicure ou use apenas material que foi esterilizado em autoclave para evi-tar a transmissão de micoses de unha.

• Bordas das unhas desfolhando são muito comuns em mulheres que usam esmalte. Parar de usar o esmalte por dois meses e hidratar as unhas caprichadamente neste período costuma resolver o problema.

• Se você tem o hábito de caminhar, correr, praticar esportes ou dançar e as unhas dos dedões estão ficando roxas, compre um calçado um número maior.

• Se a unha está encravada, cortar o canto que encra-vou não vai resolver o problema. Quando a unha crescer, vai encravar de novo. Procure um dermatologista para o tratamento adequado.

• Descolamento ou espessamento da unha costuma ser resultado de alguma doença, como micose ou psoríase. Procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Cuidados com as unhas

A Secretaria de Saúde promoveu a entrega de uni-formes de trabalho a todas as agentes comunitárias da saú-de. Camisa polo, camiseta, boné, colete, jaqueta e bolsa

formam o kit entregue aos 46 agentes que atuam diaria-mente na Estratégia da Saúde da Família (ESF).

“Ao todo, o lote conta-biliza 1.060 peças que irão

AGENTES COMUNITÁRIAS DE PENhARECEBEM UNIFORMES DE TRABAlhO

identificar nossas agentes no trabalho diário em suas comunidades”, detalhou o secretário de saúde da pre-feitura municipal de Penha, Cleiby Darossi.

Page 9: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 09GERAL

POPUlAÇÃO ElEGERÁ REPRESENTAN-TES NA REvISÃO DO PlANO DIRETOR A primeira etapa chegou

ao fim. Após oito consultas públicas para coletas de pro-postas e sensibilização da co-munidade, agora é a hora de definir os delegados que irão representar os segmentos so-ciais na revisão do Plano Di-retor de Balneário Piçarras. A eleição ocorrerá no pró-ximo dia 29 de outubro, no auditório da escola Francisca Borba, no bairro Itacolomi, durante a 1ª Conferência Ex-traordinária da Cidade, que ocorre a partir das 19h.

Para ter direito a voto, é necessário preencher a ficha de identificação, que estará disponível no mesmo local da Conferência, no período entre 16h e 19h.

A eleição apontará 60 de-legados. Destes, 36 (18 titu-lares e 18 suplentes) serão eleitos pela comunidade e representam a sociedade civil organizada. O poder público indicará os outros 24 (12 ti-tulares e 12 suplentes).

Segundo a assessora de Projetos da Secretaria de Planejamento, Carolina Fer-reira, qualquer cidadão do município pode participar do processo, como delegado ou eleitor. “A candidatura po-derá ser individual ou como representante de alguma en-tidade organizada”, salienta.

Carolina reitera que o pro-cesso é essencialmente parti-cipativo, ou seja, depende do envolvimento da comunida-

de para ser efetivado. “Um processo participativo não se faz sem a presença da popu-lação. A hora de agir é ago-ra”, concluiu a assessora de Projetos.

São cinco os segmentos da sociedade civil organizada com vagas abertas para dele-gados. Confira:

Movimentos populares (12 Vagas)

(associações de moradores; associações por conquistas de moradia; transporte públi-co; regularização fundiária; associações de pais e mestres; associações de grupos sociais específicos; associações re-ligiosas; clubes de serviços, entre outros do gênero.)

Empresários (8 Vagas)(segmento produtivo; sin-

dicatos patronais; associa-ções de empresas e empre-sários; clubes de diretores do

segmento produtivo; federa-ções do setor produtivo, en-tre outros do gênero.)

Trabalhadores (8 Vagas)(segmento laboral - sindi-

catos de trabalhadores, asso-ciações de trabalhadores, en-tre outros do gênero. )

Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa (4 Vagas)

(associações de profissio-nais liberais; autarquias de profissionais; representantes de universidade; entidades de cientistas ou de pesquisa, en-tre outros.)

Ongs – Organizações do Terceiro Setor (4 vagas)

(organizações não-gover-namentais; organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público)

Page 10: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201510 EDUCAÇÃO

Cerca de 500 profissio-nais participaram na noite de quinta-feira, 15, da Festa à Fantasia, organizado para ce-lebra o Dia do Professor. “O evento foi um sucesso. Todos os nossos professores e cola-boradores puderem desfrutar de uma noite de muita des-contração”, avalia o secre-tário de Educação, Adriano Tibeco.

Além da criatividade nas

fantasias, o evento ainda foi marcado por um jantar - ela-borado pela equipe da pró-pria Secretaria - e o sorteio de uma série de brindes, incluin-do uma moto Honda Biz. “O prêmio máximo do evento foi sorteado para a profes-sora da Creche da Amizade, Carolina Casagrande Bento”, lembra Tibeco.

O evento foi realizado na Sociedade Amigos de Penha,

contando ainda com a partici-pação de um DJ, que garantiu a trilha sonora do baile. “To-dos os participantes e orga-nizadores estão de parabéns. Foi, sem sombra de dúvidas, um evento para ficar cravado na história da nossa Secreta-ria”, encerra o secretário.

As fotos do evento estão no Facebook da Prefeitura (www.facebook.com.br/pre-feituradepenha)

COM SORTEIO DE MOTO, FESTA àFANTASIA CElEBRA DIA DO PROFESSOR

A educação ambiental também faz parte da grade curricular da rede municipal de ensino de Balneário Pi-çarras. Na escola Monteiro Lobato, no bairro Nossa Se-nhora da Paz, um exemplo de cidadania e respeito ao meio ambiente contagia alunos, pais e professores da unidade.

A direção da escola ado-tou uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado em que pais e estudantes estão diretamente engajados. “Nós conversamos frequentemen-te com os alunos, que fazem essa ponte com os pais”, re-vela a professora Chrislaine Roschel Nunes.

Parte do material recolhi-do é transformado em table-tes de sabão pelos próprios alunos do projeto “Escola Sustentável”, formado por estudantes cadastrados no programa “Mais Educação”. “Aqui, eles mesmos produ-zem o sabão com o óleo de cozinha usado. A outra parte da arrecadação é recolhida por uma empresa”, explica Chrislaine.

Além da produção de sa-bão, o projeto contempla ain-da outras ações sustentáveis. Uma delas é a reciclagem do papel utilizado pelos estudan-tes em sala de aula. “As folhas usadas se transformam em papeis novos, que são reuti-lizados para a confecção de cartões, convites, marcadores de livros e outros materiais de uso da escola”, acrescenta a professora.

Projeto “Horta”Paralelo ao trabalho de re-

aproveitamento de materiais sólidos e líquidos, a escola

mantém o projeto “Horta”, em que os próprios alunos plantam e cultivam hortaliças. A ação é desenvolvida pela estagiária Alcione Maria dos Santos, do curso de Pedago-gia da Univali.

Segundo a diretora da escola Monteiro Lobato, Luciana Suzin, o programa trabalha a consciência dos es-tudantes do segundo ano do ensino fundamental. “A ideia é incentivá-los a consumir hortaliças e legumes de boa qualidade. O projeto também os ensina a aproveitar peque-nos”, explica Luciana.

ólEO USADO vIRA SABÃO NA MÃO DE ES-TUDANTES DA ESCOlA MONTEIRO lOBATO

A Secretaria do Desen-volvimento Econômico e Sustentável de Penha (SE-MDE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) seguem com vagas para cursos de aperfeiçoa-mento e qualificação profis-sional. Ao todo, onze cursos estão disponíveis e têm início assim que a matrícula é efe-tuada, já que eles serão de-senvolvidos na modalidade “on-line”.

Os cursos de aperfeiçoa-mento são de “Governança em meios de hospedagem”, e “Maitre”. Em ambos é ne-cessário possuir experiência mínima de um ano na fun-ção. Já os cursos de qualifi-cação são de “Almoxarife”, “Camareira em meios de hospedagem”, “Garçom”, “Informática básica com in-ternet e mídias sociais”, “Li-bras básico”, “Língua Portu-guesa”, “Operador de caixa”, “Recepcionista em meios de hospedagem” e “Vendedor” são as opções.

As inscrições podem ser feitas diretamente na SEM-DE, na Rua Nilo Anastácio Vieira, nº 27, centro (após a Igreja Matriz Nossa Senho-ra da Penha), e o telefone é o 3347.1864. A secretaria vai criar um e-mail e senha para o aluno iniciar seus estudos, e os professores do SENAI atuam regularmente on-line. Cada interessado pode cursar

até três opções.“São cursos com uma

carga horária bastante sig-nificativa e que podem ser um grande incremento no currículo profissional das pessoas”, definiu o secretá-rio da Semde, Abrão Lau-rentino Neves Filho, junto do diretor de Qualificação Profissional de Penha, Ade-mir Soares.

PARCERIA COM O SENAI

Junto do Serviço Nacio-nal de Aprendizagem In-dustrial (SENAI), a Semde confirmou o começo de mais seis turmas para cursos de qualificação on-line: “Fi-nanças Pessoais”, “Proprie-dade Intelectual”, “Lógica de Programação”, “Educa-ção Ambiental”, Consumo Consciente de Energia” e “Metrologia”.

O aluno estuda em com-putadores convencionais, tablets, notebooks ou smar-tphones, desde que ligados à internet, e faz seu próprio horário. São sete módulos e é exigida média sete por módulo, a fim de aprovar os alunos, que recebem certificados reconhecidos pelo próprio SENAI e pelo Ministério da Educação (MEC).

SEMDE TEM vAGAS PARA CURSOS ON-lINE DE APERFEIÇOAMENTO E

QUAlIFICAÇÃO

Page 11: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 11EDUCAÇÃO

Por que não exercitar o corpo e a mente na hora do recreio? A direção da escola Monteiro Lobato, no bairro Nossa Senhora da Paz, levou a ideia para os corredores. Durante 15 minutos, os es-tudantes têm pelo menos 10 opções de atividades que os mantêm entretidos e livres de acidentes.

O projeto “Recreio Moni-torado” oferece opções como pebolim, futebol de botão, amarelinha, basquete, xadrez e um cantinho da leitura, onde é possível “devorar” tí-tulos literários de vários auto-res. “As crianças podem vir, retirar o livro e ler durante a hora do recreio”, revela Lu-ciana Suzin.

Três monitores, todos es-tudantes da escola e inscritos no projeto “Mais Educação”, auxiliam os professores no

Educar para a vida. A escola Monteiro Lobato, no bairro Nossa Senhora da Paz, adotou esse modelo de gestão que transformou brincadeira em coisa séria. Lá, aproxima-damente 800 alunos das sé-ries iniciais e finais estão en-volvidos em pelo menos 10 projetos voltados à literatura, esporte, sustentabilidade e rendimento escolar. O resul-tado está no olhar satisfeito do professor. “Você não vê sequer um papel jogado pelos corredores. O aluno ajuda a cuidar, ele mesmo, da escola onde estuda”, comemora a diretora da unidade, Luciana Suzin.

O aprendizado em sala de aula ajuda a explicar a consci-ência cidadã que a direção da escola conseguiu disseminar entre as crianças. Só este ano, mais de 100 alunos foram premiados no programa “A Moda é Estudar”, uma ação que valoriza o desempenho escolar dos pequenos.

Os estudantes que alcan-çarem as maiores médias na somatória das disciplinas

acompanhamento dos alunos durante o recreio.

Balneário Piçarras é o pri-meiro município na região a adotar o projeto. Segundo Luciana, uma cidade vizinha teria “copiado” a ideia. “Sa-bemos que uma escola gos-tou tanto do projeto que fez igual. Os resultados são mui-to efetivos”, avalia a diretora.

conquistam o cobiçado tí-tulo. Detalhe: participam da disputa apenas alunos com médias superiores a nove. Nas séries iniciais, os desta-ques são indicados pelos pró-prios professores. “A vontade de vencer contagia a família e, em muitos casos, passa de ir-mão para irmão”, revela Lu-ciana.

Foi o que aconteceu na família Oliveira Antunes. Aos seis anos, a pequena Suelen Garcia ganhou duas vezes o prêmio, um no ano passado e outro em 2015. O sorriso dela é o mesmo de Sibele Garcia, de quatro anos, que

Entreter o aluno é apenas uma das consequências da atividade na escola. E não é a que mais surpreende os edu-cadores. “A redução de aci-dentes no horário do recreio caiu para zero. As crianças deixaram de brincar de pega--pega para, efetivamente, se divertirem”, revela Luciana Suzin.

já faz planos para seguir o exemplo da irmã. “Quer ser igual a ela”, conta a caçula.

Ana Luíza Suzin Seifert, 10 anos, do quinto ano, co-leciona cinco prêmios do “A Moda é Estudar”. Venceu os quatro de 2014 e conquistou um esse ano. Ela quer ser zo-óloga e, para isso, sabe bem o que a espera pelo caminho. “Não é difícil ser uma aluna exemplar. Basta estudar”, ga-rante. Aos 11 anos, Larissa de Liz Cardoso fala com a ma-turidade de uma adolescente. Aluna do sexto ano do ensi-no fundamental. “Quero ser alguém na vida”, revela.

“RECREIO MONITORADO” OFERECEESPORTE E lAzER NOS INTERvAlOS

“A MODA É ESTUDAR” JÁ PREMIOU MAIS DE 100 AlUNOS Só ESTE ANO

Na Sessão Ordinária do dia 1º de outubro, os parla-mentares aprovaram o re-querimento nº 194/2015 do vereador Clóvis Bergamaschi que questiona ações urgentes de reforma na Biblioteca Pú-blica de Penha.

Conforme o texto do requerimento, a Biblioteca Pública Municipal de Pe-nha - Professora Benavenute Flores de Souza, denomina-da em 29 de abril de 1986, completará 30 anos em 2016. A obra, inaugurada em julho daquele ano, atualmente vem apresentando alguns proble-mas decorrentes da falta de manutenção ao longo desse tempo. Além disso, a umida-de e a falta de climatização necessária para um ambiente apropriado à conservação, vem provocando a deterio-ração e até mesmo perda de parte do acervo.

De acordo com relatos de funcionários, o acervo so-fre com a umidade ampliada pelas goteiras que existem por todo o teto da estrutura. Muitas obras literárias já fo-ram descartadas. A estrutura também não comporta mais

espaço suficiente para os li-vros que ficam em estantes improvisadas, sem divisórias próprias.

De acordo com os funcio-nários, falta espaço adequado para fazer um intervalo de almoço ou lanche e o acesso ao banheiro também é difi-cultado pelo amontoado de material depositado em fren-te à porta.

Para isso, Clóvis questio-nou a possibilidade de incluir na programação de aniversá-rio do Município no exercício de 2016 a comemoração dos 30 anos da inauguração da Biblioteca. “Quando fui pre-feito, construí essa biblioteca e, só agora, 30 anos depois, é que será necessário uma reforma completa, inclusive ampliação. Por isso é que eu pergunto: qual é a previsão para revitalização e moderni-zação do sistema de controle das estantes e equipamentos disponíveis, quando será am-pliado e modernizado o acer-vo literário e se existe projeto para recuperação do prédio da Biblioteca Municipal”, so-licitou.

vEREADOR ClóvIS BER-GAMASChI QUESTIONA AÇõES URGENTES NABIBlIOTECA PÚBlICA

Page 12: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201512 VARIEDADES

A pecuária de Balneário Piçarras ganhou, mais uma vez, lugar de destaque no ce-nário estadual. O produtor Gislei Onofre, da cabanha Tio Mano, conquistou dois importantes troféus durante a Expoeste 2015, que acon-teceu entre os dias 8 e 11 de outubro, em Chapecó.

Onofre levou oito animais para a exposição e conquis-tou prêmios individuais com todos eles. Dois gados, no entanto, foram destaque na feira e levaram o título de campeão. A reservada cam-

Estão abertas até 27 de outubro, terça-feira, as inscri-ções para o Campeonato Mu-nicipal de Futebol Suíço. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Es-porte e Lazer pelo telefone 3345-1472 ou pessoalmente, na rua Alexandre Guilherme Figueiredo, 68, anexada à Se-cretaria de Educação.

As vagas são limitadas a

peã foi a vaca Cascata Farfelu de CTM, de 685 quilos e 23 meses. Avaliada em R$ 18 mil antes da exposição, Cascata passou a valer cerca de R$ 30 mil após a premiação.

Já o reservado campeão foi o garrote Dufão Duvalier de CTM 23. O touro tem 464 quilos e 13 meses.

Localizada na localida-de de São Brás, a cabanha Tio Mano tem atualmente 180 hectares. Lá, o produtor mantém 40 animais da raça Limousin e 200 vacas Nelore para cruzamento industrial.

16 equipes. Segundo o secre-tário de Esportes, Ademar de Oliveira, as equipes que dese-jam participar da competição devem se apressar. “Restam poucas vagas ainda abertas”, revela Oliveira.

Os jogos ocorrerão às ter-ças e quartas-feiras, sempre às 20h, no campo do Quinca Ludo, no bairro Nossa Se-nhora da Paz.

PECUARISTA DE PIÇARRAS É DESTAQUE NA EXPOESTE

MUNICIPAl DE FUTEBOl SUÍÇO TEM INSCRIÇõES

ABERTAS

A secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Su-san Corrêa, participou nesta quinta-feira, 8, da reunião que elegeu a nova diretoria do Conselho de Turismo da Região da Costa Verde & Mar (Convemar). O encon-tro ocorreu no campus da Univali de Balneário Cambo-riú. Na ocasião, o presidente da Associação das Empresas de Turismo do município (Assetur), Rui Manoel Nar-ciso, foi eleito um dos cinco membros do Conselho Fis-cal.

A nova presidente elei-ta da entidade foi Valdete de Campos Orci, secretária de Turismo de Itajaí. Cleber Neumann, da Associação de Hoteis, Restaurantes e Lazer de Penha, foi aclamado vice--presidente.

A diretoria tem ainda o di-retor técnico Vivian Floriani, da Citmar regional; o tesou-

Está confirmado. Bal-neário Piçarras sediará nos dias 27,28 e 29 de novembro a primeira etapa do Circuito Mormaii de Beach Tennis. As disputas prometem reunir cerca de 300 atletas de todo o país na praia central, próxi-mo ao molhe norte.

Considerado um dos maiores circuitos da catego-ria no Brasil, o evento será disputado em sete etapas. Além de Balneário Piçarras, integram o calendário os municípios de Brasília/DF, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG e Garopaba.

Segundo o organizador do circuito, Antônio Carlos Gonçalves, o Toninho, ou-tra etapa está prevista para acontecer no Rio Grande do Norte. “Outras praias estão querendo receber o even-to. Há uma possibilidade de aumentarmos o calendário”, frisa Toninho.

A opção por Balneário Piçarras, de acordo com o

reiro Sylvio Gumz, da Asso-ciação empresarial Bombi-nhas; o 1º secretário Marcos Arnhold Filho, da Abbtur re-gional; e a 2ª secretária Sílvia Regina Cabral, da Univali de Balneário Camboriú.

Criado em 2008, o Con-vemar é uma entidade civil de direito privado e sem fins

organizador, está relaciona-da à estrutura oferecida pelo município. “Já havíamos feito uma etapa do Catarinense na cidade. Tem uma praia muito gostosa e uma estrutura lo-gística interessante”, elogia.

A organização estima que aproximadamente duas mil pessoas circulem por dia pela praia central durante a etapa de abertura do circuito. A estrutura montada incluirá 15 quadras de beach tennis, cada uma com dimensões de 16x8m, tendas, arquibanca-das e lojas.

TURISMO PARTICIPA DE REUNIÃO QUE ElEGEU DIRETORIA DO CONvEMAR

PIÇARRAS SEDIARÁ ETAPA DO CIR-CUITO BRASIlEIRO DE BEACh TENNIS

lucrativos que representa os atores públicos, privados e o terceiro setor no âmbito turístico dos municípios de Balneário Camboriú, Balne-ário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ita-jaí, Ilhota, Itapema, Luís Al-ves, Tijucas, Navegantes, Pe-nha e Porto Belo.

A secretária de Turismo, Susan Corrêa, não tem dúvi-das de que o evento vai esti-mular o turismo e impulsio-nar a atividade comercial no município. “Durante os três dias a competição movimen-tará toda a rede hoteleira, além de bares e restaurantes. A cidade inteira vai sair ga-nhando”, afirma Susan.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e Turismo e Cultura, e também pelo Ma-raca Beach Tennis.

Page 13: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 13CULTURA

Quem assistiu os diversos sucessos do cinema dos anos 80, geralmente transmitidos pela Rede Globo na Tela Quente, com certeza, se entusiasmou com a trilogia “De Volta para o Futuro”. Lembro muito o quanto desejei ter uma jaqueta igual a do Marty McFly, personagem interpretado por Michael J. Fox. Mas a parte da cinessérie que entrou em pauta durante a semana foi II, no qual Marty e Doc Brown partem do ano de 1985 diretamente para 21h29min de 21 de outubro de 2015.

Assistir “De Volta para o Futuro II” na década de 80 foi algo que instigou a fantasia de muitos; assistir hoje, nem tanto. Pudera, vivemos em contato com muito do que foi mostrado no filme. Não há tantas surpresas como tinha na década de 80!

O filme projetou o aparecimento de aparelhos com comando de voz (estilo aos atuais smart TVs da Samsung e Sony), óculos de visão pessoal (semelhante ao atual Google Glass), câmeras digitais bem fininhas, monitores de tela plana, videoconferências, biometri-as, tablets, drones, visualização simultânea de diversos canais na TV, leitor de cartão de crédito no celular e cinema 3D.

Outras invenções chegaram próximas da realidade, como a esfo-liação de pele feita pelo Doc Brown em uma clínica de rejuvenesci-mento e a utilização de robôs no lugar de frentistas nos postos de gasolina...

Contudo, algumas passaram longe de existir... No ano visitado por Marty e Doc não precisaríamos de estradas (os carros voari-am), as placas de carro teriam códigos de barras, usaríamos fornos controlados por computadores aumentando o tamanho de pizzas, roupas se secariam no corpo, coleiras eletrônicas levariam cachorros para passear, lixo seria combustível e os skates voariam...

Entretanto, a Nike decidiu lançar no último dia 21 de outubro o tipo de tênis usado por Marty no filme. Lembram-se daquele tênis em que os cadarços se ajustam sozinhos? Pois é, serão lançados em breve.

DE VOLTA PARA O FUTURO II

Dias 24 e 25, sábado e domingo, a comunidade ca-tólica da Vila Olaria, em Ar-mação, realiza mais uma festa do padroeiro local, São Judas Tadeu.

O evento começa no sá-bado, com missa às 19 horas. Depois será aberto o salão comunitário, com serviço de bar e cozinha, incluindo churrasco, e música ao vivo, com José Ramos.

No domingo, a festa co-

meça de manhã, com missa em homenagem ao padro-eiro às 10 horas. Também será serviço almoço no salão comunitário, a partir das 11 horas, e para as 14 horas está marcado um bingo, onde se-rão sorteados prêmios como bicicleta, fogão e outros ele-trodomésticos. Os recursos arrecadados vão para finalizar as obras do salão comunitário e pagamento de despesas da igreja.

FESTA DE SÃO JUDAS TADEU NA OlARIA

Barbara Gomes de Oli-veira - aluna do “Projeto Mu-sicar”, da Secretaria de Edu-cação e Cultura - se apresenta neste domingo, 25, no recital de piano do Conservatório Musical Professora Vany Knoll, no Teatro Juarez Ma-chado, em Joinville. A apre-sentação acontece às 19h30, quando a jovem penhense também vai encarar um novo desafio: vai se apresentar com um instrumento de so-pro, o flugelhorn.

“A Barbara vem sendo um destaque em nosso Projeto Musicar e incentivando ou-tros alunos a aprenderem ou-tros instrumentos”, detalha a professora de música, Lucia-ne Pereira. Barbara também é aluna do Conservatório e pelo segundo ano consecu-tivo se apresenta no evento joinvillense, que possui gran-

de credibilidade no meio mu-sical de Santa Catarina.

“Também irá estrear com um instrumento de sopro, o flugelhorn”, acrescenta Lu-ciane. O instrumento tam-bém foi incluso no Musicar de Penha. “Estamos aos poucos introduzindo instru-mentos de sopro na nossa fanfarra”, acrescenta Lucia-ne, citando ainda que o pro-jeto local conta com aproxi-

AlUNA DE PENhA SE APRESENTA EM RECITAl DE PIANO EM JOINvIllE

madamente 60 alunos.Barbara ainda terá o apoio

dos colegas do Musicar, que irão assistir ao recital. “É a oportunidade de as crianças do nosso município expan-direm seus conhecimentos culturais e musicais”, define a professora. Barbara faz aula de sopro com esses três pro-fessores: Sabino, Walternei e Professor Sidnei.

Page 14: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201514 ESPORTES

FATIMA lOPES E MIlTON CIPRIANO FICAM COM OURO EM MARATON

AlUNOS DO PROJETO DE JUDôRECEBEM 30 QUIMONOS DE TREINO

Doze atletas corredores da Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) participaram da 3ª Corrida e Caminhada Gomes da Costa, em Itajaí. Fatima Lopes (60 a 64 anos) e Milton Cipriano (65 a 69 anos) ficaram em primeiro lugar em suas cate-gorias, enquanto Lourenço Soares (65 a 69 anos) termi-nou em segundo.

“Foi uma prova com mais de 1500 atletas de alto nível. Por isso devemos celebrar cada resultado obtido”, cita Claudenir Lourenço, o Fro-nha, capitão do time. Entre as mulheres, Ana Maria Clau-dino (45 a 49 anos) ficou em 14º, Jaqueline dos Santos (40

a 44 anos) em 17º e Maria Isabel (30 a 34 anos) em 44º.

Já entre os homens, Aveli-no Soares (50 a 54 anos) ter-minou em 12º, Sebastião da Conceição (50 a 54 anos) em

4º, Cristiano Alexandrino (25 a 29 anos) em 9º, Paulo de Oliveira (25 a 29 anos) em 10º, João Arnoldo Romão (45 a 49 anos) em 8º e Inácio Mafra (65 a 69 anos) em 5º.

Os Silva SC, Vicari, Lou-renço e Cordeiro estão nas semifinais do 1º Campeo-nato de Futebol Society da Família, organizado pela As-sociação Esportiva Quati e a Fundação Municipal de Es-portes de Penha (FME). Os jogos acontecem neste sába-do, 24, a partir das 20h.

O primeiro das semifinais - que acontecem na Arena Quati - será entre Silva SC e Vicari. Uma hora depois, às 21h, Lourenço e Cordeiro entram em campo em busca

da segunda vaga à final.Na fase de classifica-

ção, o Silva SC teve a me-lhor campanha, somando 9 pontos. Em seu grupo, o Cordeiro ficou em segundo, com 6. No outro grupo, o Lourenço somou 7 enquan-to o Vicari 4.

Quatro jogadores divi-dem a artilharia da compe-tição: Rodrigo (Silva SC), Gilnei (Vicari), Junior (Es-perandio) e Artur (Silva SC). Cada um deles tem 7 gols.

A Prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secre-taria de Assistência Social, entregou nesta sexta-feira, 23 de outubro, 30 quimonos (jaleco, calça e faixa.) aos alu-nos que participam do proje-to social de judô no municí-pio. O ato ocorreu no espaço de treinos que funciona nas dependências do hotel Can-deias, no bairro Itacolomi.

Os quimonos, cada um avaliado em R$ 160, irão vestir 30 alunos entre cin-co e 14 anos que participam do projeto capitaneado pelo tenente-coronel aposentado da PM e professor da SKD Judô, Marco Antônio Otá-vio. “É uma satisfação para essas crianças receber um quimono para treinar. Temos muito a agradecer à Prefei-tura de Balneário Piçarras”,

salienta Otávio.As aulas de judô aconte-

cem às terças e sextas-feiras, das 10 às 11h30 e das 13h30 às 15h, nas dependências do hotel Candeias. O projeto atende crianças a partir de quatro anos de idade que es-tejam matriculadas nas esco-las do município.

Durante o projeto serão monitoradas a presença do aluno na escola e o desem-penho escolar. “Além disso, vamos trabalhar simultanea-mente com as famílias dessas crianças. Falar sobre os valo-res que devem transmitir aos filhos”, acrescenta o profes-sor.

O Toca do Leão é o mais novo campeão do Municipal de Dominó. A equipe ven-ceu o Beira Rio por 5 a 2, na final disputada sábado, e co-memorou o primeiro troféu da competição.

Na mesma tarde, o Vete-ranos desbancou o Bar do Nardo- campeão do ano pas-sado – por 5 a 3 e ficou com

a terceira colocação.A decisão e disputa de

terceiro lugar reuniram bom público na sede da Toca do Leão. O vice-prefeito, Flávio Tironi, prestigiou as dispu-tas. “Foi mais um campeona-to muito bem organizado e que ficará marcado na histó-ria do município”, declarou Tironi.

TOCA DO lEÃO ÉCAMPEÃO DO MUNICIPAl

DE DOMINó

CAMPEONATO DE FUTE-BOl SOCIETy DA FAMÍlIA ChEGA àS SEMIFINAIS

Page 15: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 2015 15ESPORTES

Vinte e quatro equipes foram confirmadas pela A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) para a Copa Penha de Fute-bol Suíço. Divididos em seis grupos, os times iniciam sua busca pelo título no próximo dia 24, no Campo da Acerb.

“Conseguimos reunir um grande número de equipes locais, instigando quase 300 pessoas a se envolverem di-retamente com o esporte. É uma vitória para nós da FME”, detalhou o superin-tendente do setor, Luizinho Américo.

O jogo de abertura acon-

Já há três semanas não aocntece rodada do Campe-onato de Futebol Amador da LID (Liga Itajaiense de Desportos), a maior competi-ção da categoria na região da Amfri. As incessantes chuvas que assolam a região invibili-zaram as partidas devido ao estado dos gramados, que pre-judicariam não só a qualidade das partidas, mas colocariam em risco os próprios atletas.

Enquanto espera o tempo firmar, o Beira-Mar e o São Nicolau estão em grande ex-pectativas para os próximos jogos. Ambos tem 13 pontos e estão bem perto da classi-ficação para as semi-finais da LID. O Beira-Mar joga fora

tece às 18h30 entre Acerb e RDL, pelo Grupo A. Ami-gos do Carlos e TAM, Atlé-tico Praiano e S.C Armação e Beira Mar Sub-20 contra o Geração Rio também jo-gam na mesma noite. Ou-tros oito jogos acontecem no dia 25, na Acerb e Cam-po do Dela.

Cada equipe disputa três jogos na fase de classifica-ção, que se encerra no dia 8 de novembro. Somente os dois melhores times de cada grupo avançam à próxima fase. O campeão conquista R$ 1.200 o vice R$ 800 e o terceiro R$ 400.

contra o Rio do Ouro, e o São Nicolau em casa, contra o Dom Bosco. Os dois times de Itajaí precisam não só vencer todas as partidas mas torcer para que Beira-Mar e São Nicolau não pontuem mais. Se empatarem teriam que torcer por uma combi-nação de resultados impos-sível, já que os dois times também se enfrentam no confronto direto, então é certo dizer que com certeza um time de Penha já está nas semi-finais da competição.

Curiosamente, já que são da mesma chave, Beira-Mar e São Nicolau podem fazer uma “final penhense” da LID, se passarem das semi.

FME REÚNE 24 EQUIPES PARA O COPA PENhA DE

FUTEBOl SUÍÇO

TIMES DE PENhA ESTÃO QUASE ClASSIFICADOS

PARA SEMIFINAIS DA lID

Os alunos do projeto so-cial “Taekwondo Piçarras”, capitaneado pelos mestres Roger Ribas e Lindomar Al-meida, fizeram bonito logo em sua primeira competição oficial. A equipe foi vice--campeã durante o 4º Festival Hanmadang, disputado no final de semana, 17 e 18 de outubro, em Florianópolis.

Formada por 10 atletas, a delegação conquistou nada menos que 10 medalhas, en-tre elas sete de ouro e três de prata. Balneário Piçarras só ficou atrás da anfitriã, Floria-nópolis, que se sagrou cam-peã por equipes. Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Palhoça, São Bento do Sul, Pelotas e Porto Alegre tam-bém participaram das dispu-tas.

O mestre Roger Ribas lembra que o projeto social com alunos da rede muni-cipal de ensino tem apenas quatro meses. “Esses jovens demonstram que não têm medo do desafio. Muitos deles serão grandes campe-ões no futuro, certamente”, analisa o professor, que de-senvolve o trabalho na mo-

dalidade há quatro anos em Balneário Piçarras.

O projeto social na moda-lidade de taekwondo aconte-ce de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na academia Studio Vi-ver, número 787. Qualquer aluno matriculado na rede municipal pode participar, desde que tenha entre cinco e 17 anos. As inscrições são gratuitas.

Além dos fundamentos do taekwondo, os alunos aprendem os valores de dis-ciplina e respeito. “Aqui eles aprendem a respeitar uns aos outros, saúdam as bandei-ras e até aprendem coreano. A ideia é prepara-los para a

vida”, revela o mestre, que já foi diretor de Arbitragem da Federação Andaluza de Taekwondo (Fedamc), da Espanha.

A escolinha de taekwon-do é mantida pelo Município de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Leonel Mar-tins parabenizou a equipe e destacou a importância do taekwondo na formação moral. “Mais importante do que formar atletas é educar os nossos jovens. Essa é a proposta desta e de outras escolinhas em Balneário Pi-çarras”, destacou Leonel.

AlUNOS DO “TAEkwONDO PIÇARRAS” SÃO vICE-CAMPEõES NA CAPITAl

FME ABRE INSCRIÇõES PARA COPA PENhA DE FUTSAl vETERANOS

A Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) está com inscrições abertas para a Copa Penha de Futsal Veteranos. Equipes do muni-cípio podem formalizar sua participação na competição diretamente na sede da FME, junto ao Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza.

De acordo com o supe-rintendente da FME, Luizi-nho Américo, podem parti-cipar jogadores com idade superior a 35 anos. “Não iremos permitir a inclusão de jogadores nascidos aci-ma de 1980. Queremos uma competição equilibrada e que motive essa faixa etária a par-ticipar de atividades esporti-vas”, explicou.

Ainda não há data defi-nida para o Congresso Téc-

nico, assim como para início da competição. Por ser uma competição nova, Luizinho cita que vai aguardar a procu-ra das equipes para definir o calendário.

O Gambazera conquistou o bicampeonato da Copa Pe-nha de Futsal de Penha. Na segunda edição da competi-ção, a tradicional equipe do

município venceu o JBN/Hiddroart por 7 a 1 e le-vou para casa o Troféu Tião Gonzaga e mais R$ 1.200,00.

O título da 2ª Copa Pe-nha de Futsal Sub-16 ficou com a equipe do Quati. No jogo final, a equipe venceu o Beira Rio por 9 a 6 e levou o principal troféu.

Page 16: Beira Da Praia 306

24 de outubro de 201516 SOCIAL