Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e...

20
Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Diretora da Magistra – SEE/MG ? ? ? ? ? ? ? ?

Transcript of Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e...

Page 1: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Belo Horizonte, 2014

Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica

Conhecendo e Compartilhando Experiências II

Ângela Imaculada Loureiro de Freitas DalbenDiretora da Magistra – SEE/MG

?? ??

??

??

Page 2: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Como o especialista vê a sua própria profissão?

COMO NÓS, SEE , MAGISTRA, SOCIEDADE, O ENXERGAMOS?

• Valores;• Modos de se ver no mundo;• Histórias de vida e suas

representações;• Angústias;• Anseios.

Saberes da experiência

Page 3: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Notáveis descobertasProgressos científicos

•Tensões latentes, movimentos sociais denunciando as injustiças acumuladas, agitação e violência;•Desigualdade na distribuição de bens e serviços•Problemas ambientais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

RETRATO DA CONTEMPORANEIDADE

Uma análise detalhada nos mostra semelhanças entre os tempos atuais e os passados e a resposta continua a mesma – EDUCAÇÃO.

Page 4: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

?? ??

??

??

MARCAS:• Sociedade da informação e da comunicação - TV,

IMPRENSA, RADIO, TURISMO, CINEMA – • Sociedade do corpo e prevenção de doenças - Programas

de Prevenção e Orientação em diferentes campos: saúde, lazer, segurança, organizações sociais e programas de assistência -

• Sociedade do Conhecimento - Formação continuada em todos os ramos pela necessidade de formação geral sólida, como requisito para o enfrentamento do campo produtivo.

A sociedade contemporânea é uma sociedade pedagógica! (Libâneo,2009)

Page 5: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.

Nelson Mandela

Page 6: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Neste contexto, o campo de conhecimentos que trata dessas questões entra em debate :

a PEDAGOGIA EM QUESTÃO!

Pedagogia é uma ciência da e para a educação (KOWARZIK), isto é, a teoria e a prática da educação. Investiga o fenômeno educativo, formula orientações para a ação prática, propõe princípios e normas relacionadas aos fins e meios da educação. É um campo de conhecimentos, de reflexão sistemática da prática da educação, do ato educativo e da prática educativa.

Page 7: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

EDUCAÇÃO é mais do que considerar os processos formais de ensino.

EDUCAR-SE é mais do que passar com sucesso pelos processos de

escolarização.

Page 8: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

EDUCAÇÃO se adquire e se faz por meio das interações entre as pessoas.

Está presente nas relações sociais, nos grupos organizados, no interior das instituições.

EDUCAÇÃO = CULTURA

EDUCAR-SE é adquirir um modo de ser e estar no mundo.

Page 9: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

PEDAGOGIA = não se reduz ao campo das práticas escolares. Envolve o conjunto de saberes e valores sociais e culturais produzidos cotidianamente nas

interações entre pessoas e instituições.

EXISTE, ENTÃO UMA DIVERSIDADE DE PEDAGOGIASPEDAGOGIA DAS MIDIAS

PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAISPEDAGOGIA EMPRESARIAL

PEDAGOGIA ESCOLAR

Page 10: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

SENDO ASSIM... Toda Pedagogia possui duas características

fundamentais : é uma atividade intencional e uma prática social que deve ser entendida no quadro

mais amplo da sociedade.

E toda prática pedagógica deve saber responder a seguinte pergunta:

A QUE INTERESSES ESTAS PRÁTICAS ATENDEM?

Page 11: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os

nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria

história.

Bill Gates

Page 12: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

“Mais do que nunca a educação parece ter, como papel essencial, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos de seu próprio destino.” 1996, pag. 100

EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIRRelatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

Page 13: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

1- APRENDER A CONHECER - adquirir instrumentos para a compreensão do mundo. Aprender a aprender. Aprender a conhecer o mundo que o rodeia. Adquirir cultura.

2- APRENDER A FAZER – inserção e compromisso pessoal e social do trabalhador. Capacidade de comunicar-se, gerir e resolver problemas estar apto a enfrentar situação e saber trabalhar em equipe.

3- APRENDER A VIVER JUNTOS E COM OS OUTROS – noção de conjunto da realidade, percepção das interdependências e diferenças. Respeito aos valores plurais. Descoberta do outro e aprendizagem do trabalhar com objetivos comuns, em colaboração.

4- APRENDER A SER – desenvolvimento total da pessoa nas suas dimensões ética, estética, valores, atitudes e conhecimentos.

4 PILARES DA EDUCAÇÃO UNESCO

Page 14: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Integração Articulação Convergência Diálogo Experimentação Inovação

PALAVRAS DE ORDEM DA ATUALIDADE

Perspectiva colaborativa por meio da troca de conhecimentos e compromissos

Formação de comunidades de aprendizagem da prática

BOAS PRÁTICAS

Page 15: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

diálogo senso crítico

liberdade criatividade

autonomia interação

flexibilidade investigação

cooperação intuição

ATITUDES FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA Identidade do Educador e dos Estudantes

DESAFIOVencer o isolamentoSaber usar as redes sociaisEstabelecer parcerias

Page 16: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

“... o diálogo tem estímulo e significação: pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chego a ser eu mesmo quando os demais chegarem a ser eles mesmos.”

PAULO FREIRE

(Educação como prática da liberdade, 1980)

“... o diálogo tem estímulo e significação: pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chego a ser eu mesmo quando os demais chegarem a ser eles mesmos.”

PAULO FREIRE

(Educação como prática da liberdade, 1980)

DIÁLOGO

amoroso

esperançoso humilde

confiante

Page 17: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Todos nós sabemos alguma coisa.

Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.Paulo Freire

Page 18: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

ocorre em diálogo com as práticas e no protagonismo dos sujeitos

- educadores e educandos -,

visando a consolidação da qualidade da educação básica e o compromisso com a produção da vida.

A FORMAÇÃO DOS ESPECIALISTAS...

SER EDUCADOR É SABER INFLUENCIAR PESSOAS NA TRAJETÓRIA DO CONHECIMENTO.

Page 19: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

Profissionais que se ocupam do domínio da prática educativa em suas diferentes manifestações e modalidades.

Profissionais que, sem restringir as suas atividades ao ensino, dedicam-se às atividades de pesquisa, formação profissional, educação especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sócio cultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições.

Profissionais professores do ensino público e privado que atuam em todos os níveis e modalidades de ensino.

O QUE É SER UM PEDAGOGO/ ESPECIALISTA?

Page 20: Belo Horizonte, 2014 Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II Ângela Imaculada Loureiro de.

CONHEÇA A MAGISTRA

www.educacao.mg.gov.br/magistraAv. Amazonas, 5855 – Gameleira – BH-MG

(31) 3379-8210 – [email protected]/magistra