Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

9
Capítulo X E S E

description

 

Transcript of Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

Page 1: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

Capítulo X E S E

Page 2: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

Bem–aventurado, é bem encaminhado; feliz. Jesus proclama FELIZES os que choram, os injustiçados, os pobres de espirito, os que sofrem perseguição... Justamente aqueles que o mundo considera INFELIZES. MISERICÓRDIA é sentimento de pesar ou de caridade despertado pela infelicidade de outrem; piedade, compaixão, perdão concedido, clemência, indulgência, graça. É a junção de duas palavras: Miséris + Córdia = Misericórdia + Coração.

Page 3: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos
Page 4: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos
Page 5: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

Itens 1 a 4 ESSE Perguntas e respostas

Page 6: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

1) Por que os misericordiosos obterão misericórdia? R: Porque somos regidos pela lei de causa e efeito, estabelecida pela sabedoria divina; assim, do modo como agimos para com os outros, do mesmo modo agirão para conosco. Sendo Deus a suprema misericórdia, quem não for misericordioso estará em sofrimento, por contrariar a LEI DIVINA. 2) Como se aplica a lei de causa e efeito no caso do perdão? R: Somente perdoando aos homens é que obteremos o perdão de Deus. Deus nos criou para sermos felizes e onde há ódio não existe felicidade: quem não perdoa não pode ser feliz. 3) Que atitude devemos tomar, quando formos ofendidos por alguém? R: Devemos procurá-lo em particular, para esclarecer a situação e buscar o entendimento,pondo fim à discórdia. “ Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele.”

Page 7: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

4) De acordo com os ensinamentos de Jesus, até quantas vezes devemos perdoar ao irmão que nos ofende? R: Não há limite para o perdão: Jesus nos ensina a perdoar sempre. “Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.” 5) Em que consiste a misericórdia? No esquecimento e no perdão das ofensas recebidas – atitudes próprias da alma elevadas, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir, e é toda calma, mansidão e caridade. A misericordiosa é o complemento da brandura, por quanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacifico. 6) Quais as características de um espírito que não perdoa as ofensas recebidas? R: Este é sempre ansioso, de sombria suscetibilidade, ressentindo-se por tudo e cheio de amargura; vê no próximo o inimigo, nunca o irmão. Lembremo-nos de que o agressor sempre tem razão: se demos motivo é justo que se ressinta; se não demos, é um infeliz que Deus confia ao nosso amparo.

Page 8: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

7) Para que haja o perdão verdadeiro, basta- nos dizer que perdoamos? R: Não. O perdão verdadeiro não é o dos lábios, mas do coração nobre e generoso, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter. É impossível uma reconciliação sincera de parte a parte quando o ofendido estende a mão ao ofensor com arrogância e ostentação. 8) É vergonhoso buscar a conciliação e a paz, perdoando a quem nos ofende? R: Não. A lição de hoje nos ensina que, em qualquer desentendimento, o espírito mais elevado mostra-se mais concilliador e, com esta atitude, obterá sempre a simpatia das pessoas de BEM e as graças de Deus. Achamos dificil perdoar porque somos ainda almas inferiores, distanciadas de Deus, que aguarda compassivo, nossa decisão de cumprir Sua Lei de Amor.

Page 9: Bem aventurados aqueles que são misericordiosos

De que maneira vivemos e expressamos a misericórdia no nosso dia-a-dia?

“Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”

(Jesus)