BI3 2015 site - SPBsb...SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 1 Boletim Informativo Ano XVII...

7
WWW.SPBSB.ORG.BR Boletim Informativo Ano XVII nº3/2015 Homenagem à nossa fundadora Virgínia Leone Bicudo (1910-2003), que em 1970 criou o primeiro grupo psicanalítico de Brasília. Em 2004, o sonho de Virgínia concretizava-se na Sociedade de Psicanálise de Brasília, componente da IPA. Foto de 1982, em encontro com nosso grupo.

Transcript of BI3 2015 site - SPBsb...SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 1 Boletim Informativo Ano XVII...

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 1

    W W W.SPBSB.ORG.BR

    Boletim InformativoAno XVII nº3/2015

    Homenagem à nossa fundadora Virgínia Leone Bicudo (1910-2003), que em 1970 criou o primeiro grupo psicanalítico

    de Brasília. Em 2004, o sonho de Virgínia concretizava-se na Sociedade de Psicanálise de Brasília, componente da IPA.

    Foto de 1982, em encontro com nosso grupo.

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 2

    O psicanalista Deocleciano Bendocchi Alves (SBPSP) esteve em Brasília nos dias 9 e 10 de outubro e realizou a palestra “A improvisação manifestada como substituição (Sobre a observação)”, além de seminário clínico com o grupo da SPBsb.

    Na foto, da esquerda para a direita:Deocleciano e sua mulher Júlia,Mirian Ritter, Roberto Jabur, Teresa Lírio e Luciano Lírio.

    Palestras e eventos

    Exercícios clínicosEm 27 de junho, a SPBsb recebeu os psicanalistas Cláudio Rossi (SBPSP) e Ivanise Ribeiro Eulálio Cabral (SPR) para participaram de Exercícios Clínic-os com o grupo. O evento contou também com a participação de Luciano Lírio (SPBsb) nas duas sessões, e coordenação de Cláudia Carneiro (SPBsb).

    Na foto: Ana Velia Vélez (esq.), Cláudia Carneiro, Mirian Ritter, Silvia Valla-dares, Cláudio Rossi, Ivanise Cabral e Luciano Lírio.

    Nova rodada de Exercícios clínicos foi realizada em 20 e 21 de novembro, com os convidados Gisèle de Mattos Brito (SBPSP/GEPMG) e Roosevelt Cassorla (SBPSP/GEPCamp), e participação de Carlos César Marques Frausino (IVLB), sob coordenação de Cláudia Carneiro (SPBsb). Também no dia 21, um debate clínico apresentado por Gisèle Brito, a partirde seu trabalho “Sonho da dupla: discussão de uma situação clínica”, com comentários de Roosevelt Cassorla e coordenação de Maria Silvia Valladares.

    Na foto: Frausino (esq.), Gisèle, Cassorla e Cláudia.

    Exercícios clínicos

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 3

    Fepal em Brasília

    O presidente da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal), Fernando Orduz, desembarcou em Brasília em 15 de outubro e durante três dias proferiu palestras e coordenou atividade clínica com nosso grupo.Nas fotos, em sentido horário: Fernando Orduz; ele e o colega Carlos Frausino (IVLB) durante palestra sobre tatuagens; na terceira, Orduz com o grupo da SPBsb em almoço na casa da colega Maria José Miguel.

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 4

    Espaço Amip

    Olá para todos,

    Bons ventos andam soprando para o nosso lado e 2016 chega cheio de atividades no mínimo instigadoras. Além de trazer boas oportunidades de mostrar o que e como andamos pensando e estudando.Já no início de abril, dia 9, teremos a Jornada preparatória para o Congresso da Fepal em Cartagena realizada pela Ocal. Será um encontro simultâneo e virtual entre três sedes de formação psicanalítica da América Latina (Brasil, México e Peru) interconectadas e com atividades entre si. E, de quebra, a melhor notícia! Nosso Instituto sediará a representação brasileira. O eixo de discussão que escolhemos foi: “Corpo – Conceito e PreConceito na América Latina”. Quem se animar poderá começar a pensar em trabalhos para apresentar. Além disso, já estamos com a data da nossa 2° Jornada marcada para o meio de novembro. Entre os dois eventos temos um monte de outros espalhados pelo mundo. Como o 1° Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa em maio, em Lisboa, seguido do Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa em Paris. Um pequeno espaço para respirar, trabalhar, elaborar e.... Em setembro Cartagena das Índias nos aguarda com o Congresso da Fepal.Como podem ver, o ano está recheado de bons motivos para nos encontrarmos e fazermos trocas. E uma coisa é certa: precisaremos renovar nosso passaporte. Que venha com força e criatividade!Um bom ano a todos, são os votos da AMIP!!!

    Por Diretoria da AMIP

    Palestras e eventos

    O psicanalista Ignácio Alves Paim Filho (SBPdePA) fechou em dezembro o ciclo de atividades da SPBsb com uma rodada de palestras, iniciada em maio, sobre conceitos da Metapsicologia e o caso clínico “O homem dos lobos”. Foto 1: Ignácio com sua mulher Cláudia e o colega Carlos Frausino (IVLB). Foto 2: a presidente da SPBsb, Mírian Ritter, e a diretora científi ca Sílvia Valladares. Foto 3: Em pé, Adriana Brill e Daniela Yglesias, e sentados, Carlos Frausino, Stella Winge, Ana Velia Vélez, Sílvia Valladares e Ignácio Paim.

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 5

    NOTÍCIAS

    Diretoria da SPBsbEm Assembleia Geral Extraordinária de 7 de outubro, a SPBsb elegeu dois membros da Diretoria: Roberto Calil Jabur, diretor do Instituto e Maria de Lourdes Zilli Guimarães, tesoureira. Eles substituíram Carlos de Almeida Vieira e Stella Winge, respectivamente.

    Assembleia Geral

    Participações externasEm outubro, a presidente da SPBsb, Mirian Ritter, e o diretor do Instituto, Roberto Calil, representaram a Sociedade no Congresso Brasileiro de Psicanálise. Em novembro, ambos participaram da Assembleia de Delegados e reunião de Presidentes da Febrapsi, em Fortaleza. Ainda em novembro, Roberto Calil participou do Encontro de Institutos da Fepal, no Rio de Janeiro. Crisélia Chaves proferiu a palestra “Vicissitudes da sexualidade feminina”, que fez parte da série Encontros Psicanalíticos/Café Psicanalítico, do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica do UniCEUB, em 7 de novembro, no UniCEUB.

    Intercâmbio

    LivrosA biblioteca da SPBsb recebeu, como doação, os livros: Irrepresentável, de César e Sara Botella; Bion em nove lições, de Luiz Cláudio Figueiredo; O Seminário - livro 23, de Jacques Lacan; Tessituras de uma experiência, de Deocleciano Bendochi Alves; A Sombra do objeto - Psicanálise do conhecimento não pensado, de Christopher Bollas; Na caverna dos duplos, de Maria Inês Giora; Litorais da Psicanálise, de Ana Costa; Psicanálise e Psicossomática – Casos clínicos, construções, de Ana Maria Soares, Cristiana Rodrigues Rua, Rubens Marcelo Volich, Maria Elisa Pessoa Labaki (org.); A psicanálise em situações sociais críticas – metodologia clínica e intervenções, de Jorge Broide e Emília Estivalet Broide; A construção da pessoa em Wallon e a constituição do sujeito em Lacan, de Alice Beatriz B. Izique Bastos; Conversa sobre terapia, de Bilê Tatit Sapienza; Rumo a uma nova epistemologia da psiquiatria, de Gernma E. Berrios; Diálogos psicanalíticos contemporâneos - O representável e o irrepresentável em André Green e Thomas Ogden, de Talya S. Candi (org); O primeiro olhar - Desenvolvimento psíquico inicial, défi cit e autismo, de Teresa Haudenschild e Do desabrigo à confi ança. Daseinsanalyse e terapia, de Bilê Tatit Sapienza.Também adquiriu os livros Obras completas de Freud, Volume 8, Freud - 1906-1909 e As duas análises de uma fobia em um menino de cinco anos - o pequeno Hans, de Celso Gutfreind.

    Biblioteca

    Eventos abertosA Comissão de Comunidade e Cultura promoveu eventos com o tema Corpo: linguagem artística e experiências socioculturais, com as seguintes atividades em novembro:27 - Palestra Corpo e Tecnologia, com Suzete Venturelli (UnB)28 - Palestra O corpo sob um olhar psicanalítico, com Daniela Prieto (SPBsb); Conferência com Gabriel Graça Oliveira (UnB); Workshop “Consciência corporal e subjetividade”, com Marco Aurélio Freitas (Anankê).

    Comunidade e Cultura

    Posse na AcademiaRonaldo Mendes de Oliveira Castro assumiu, em 20 de outubro, a cadeira número 40 da Academia de Medicina de Brasília, como acadêmico titular.

    Homenagem

    Brasília assume diretoriaA colega Cíntia Xavier de Albuquerque (SPBsb) tomou posse no cargo de diretora de Comunidade e Cultura da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), em assembleia ordinária de 28 de novembro, em Fortaleza.

    Febrapsi

    SPBsb no XXV Congresso BrasileiroA SPBsb esteve representada por vários colegas no XXV Congresso Brasileiro de Psicanálise da Febrapsi, ocorrido entre 28 e 31 de outubro. Carlos de Almeida Vieira apresentou trabalho na mesa redonda “Sonhos e representação, cinema, literatura e psicanálise”. Eliana Cunha Machado e Maria Fátima Silveira apresentaram o trabalho “Medicina e capacidade negativa”. E Márcia Vasconcelos apresentou seu trabalho “A dança de vida e de morte de Nina”. Silvia Valladares teve participação em Exercícios Clínicos e Ana Velia Vélez, Cláudia Carneiro, Silvia Helena Heimburger e Mírian Ritter coordenaram mesas redondas. No dia 27, Cláudia Carneiro participou como co-coordenadora do Working Party “Microscopia da sessão analítica”, coordenado por Roosevelt Cassorla (SBPSP e GEP Campinas).

    Febrapsi

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 6

    BIOGRAFIA

    Christopher Bollas nasceu em Washington, em 1943, e passou sua infância e adolescência na Califórnia. Graduou-se em história pela Universidade de Berkeley e é doutor em literatura pela Universidade de Buff alo, Nova York. Após a graduação, iniciou o trabalho clínico com crianças autistas, ao longo de dois anos,

    em uma clínica na Califórnia. Em 1973, começou a formação psicanalítica em Londres, fi liando-se ao denominado Middle Group ou Independent Group da Sociedade Britânica de Psicanálise, grupo que não se vinculava plenamente com as postulações dos psicanalistas reunidos em torno de Melanie Klein e de Anna Freud. Entre 1978 e 1991, foi professor e supervisor clínico no Instituto de Neuropsiquiatria Infantil da Universidade de Roma.Além do aporte freudiano, a obra de Bollas revela a infl uência de autores como Frances Tustin, Donald Winnicott, Wilfred Bion e Jacques Lacan, de sua experiência clínica, e muito do que aprendeu com os grandes mestres da literatura universal. Dentre essas infl uências, destaca-se o papel de Winnicott, de quem Bollas procura ampliar as ideias acerca do papel do objeto

    nas relações interpessoais e da expressão do self. Entre suas obras destacam-se os seguintes títulos: The evocative object world, The mystery of things, The infi nite question, The shadow of the object: psychoanalysis of the unthought unknown, Cracking up: the work of unconscious experience, Forces of destiny: psychoanalysis and human idiom, The freudian moment (co-autor com Vincenzo Bonaminio), Being a character: psychoanalysis and self experience, Hysteria, I have heard the mermaids singing, Mayhem, Dark at the end of the tunnel, The new informants: the betrayal of confi dentiality in psychoanalysis and psychotherapy (co-autor com David Sundelson), Free association (Ideas in Psychoanalysis), The Infi nite question.

    Christopher Bollas

    CURSOS E GRUPOS DE ESTUDO

    Curso de AperfeiçoamentoCoordenação: Luiz Tenório Oliveira Lima (SBPSP)3/outubro

    Grupo de estudos preparatórios - Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa 2016

    Coordenação: Silvia Helena HeimburgerUm sábado por mês

    Grupo de Estudos de Casal e FamíliaCoordenação: Ana Velia VélezEncontros quinzenais - Quartas-feiras - 19h

    Estudos literários: contribuições à psicanáliseCoordenação: Carlos de Almeida Vieira3º sábado do mês - 9h às 12h

    Contribuições da psicanálise à clínica contemporânea

    Coordenação: Carlos de Almeida VieiraUma quinta por mês - 20h às 22h

    Grupo de Estudos - Conversas Livro AnualCoordenação: Teresa Cristina Peixoto, Maria Nilza Campos e Sancha Benvindo LopesUma sexta-feira por mês - 16h

    Como o vento do destino de repente junta areia, raiva e medo, ele soltou o nome do menino, quando ela disse que estava prenhe. Tantas letras, não daria conta, o dentro dela, cada vez menor. Como dar cumprimento aquele nome que tentava ajuntar nas letras embaralhadas que não se combinavam. Repete, poderia pedir, não a ele. Para quem todo aprendido era doído. Sobre o desajeitamento de um bando de ossos, o padre sibilava, repete, e a dor vinha de algum lugar que já doía. Repete, e a bordoada atordoava todos os outros zumbidos de seu corpo. Então, trabalho difícil, interminável, na disjunção das letras. Como saber o que gestava? Agora, parindo o desacerto, porque não nomes como os dos demais meninos, Eden, Adão, Maria. Não carecia. Para ele carecia. Tenta lembrar o desconhecido, como dar a nascer o emaranhado. Aos gritos da dor que expulsa, arranca dela seu despreparo, o pai determina, é Cafarnaum, e o corpo dela explode em mil pedaços.

    Prosa e verso

    NomePor Mirian Estides DelgadoMembro do Instituto de Psicanálise VLB

  • SPBsb - Boletim Informativo - nº3/2015 - 7

    CORPO DIRETIVOSPBsb

    AGENDA NACIONAL E INTERNACIONAL

    EXPEDIENTEBoletim Informativo da SPBsb - edição bimestralEditora responsável: Helena Daltro PontualRevisão e editoração: Cláudia Carneiro e Lannusa Castro

    Sociedade de Psicanálise de Brasília SPBsbSHIS QI 09 Bl. E-1 sala 105 - 71625-009 Brasília-DF - (61) 3248-2309 / (61) 3364-1553 - [email protected] - spbsb.org.br

    DIRETORIAPresidente: Mirian Elisabeth Bender Ritter de GregorioSecretária: Liliana Dutra de Moraes AvidosTesoureira: Maria de Lourdes Zilli GuimarãesDiretora Científi ca: Maria Silvia Regadas de Moraes ValladaresDiretor do Instituto: Roberto Calil Jabur

    BIBLIOTECAResponsável: Liliana Dutra de Moraes Avidos

    BOLETIM INFORMATIVOEditora: Helena Lopes Daltro PontualRevisão: Cláudia Carneiro

    CoGeSe - COMISSÃO DE GESTÃO DO SISTEMA DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA CLÍNICA DA SPBsbCoordenação: Mirian Elisabeth Bender Ritter de GregorioMembros: Eliana Cunha Machado, Isa Maria Lopes Paniago, Roberto Calil Jabur, Sylvain Nahum Levy

    COMISSÃO DE COMUNIDADE E CULTURAMaria de Lourdes Teodoro (coordenadora), Alexandre Pantoja, Alice Maranhão Valença e Maria José Miguel

    COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSACláudia Carneiro (coordenadora), Cíntia Xavier de Albuquerque e Helena Pontual

    COMISSÃO DE ENSINOCarlos de Almeida Vieira (coordenador), Maria de Fátima Malva, Roberto Calil Jabur, Silvia Helena Heimburger e Tito Nícias Teixeira

    COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃOMaria Stella Winge (coordenadora) e Lúcia Eugênia Velloso Passarinho

    CONSELHO DE DIDATASRoberto Calil Jabur (coordenador), Ambrozina Amália Saad, Avelino Neto, Carlos de Almeida Vieira, Daniel Emídio de Souza, Delza Maria Araújo, José Nepomuceno Filho, Lúcia Helena Meluzzi, Márcio Nunes de Carvalho, Maria de Fátima Malva, Regina Lúcia Braga Mota, Ronaldo M. de Oliveira Castro, Selma de Oliveira Porto, Tito Nícias Teixeira da Silva

    REVISTA ALTERCarlos César Frausino (editor) e Carlos de Almeida Vieira (coeditor)Conselho editorial: Ana Velia Vélez, Maria Silvia Valladares, Mirian Ritter de Gregorio e Roberto Calil Jabur

    SETOR DE PSICANÁLISE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESAna Velia Vélez de Sánchez Osella (coordenadora) e Liliana Dutra Avidos (secretária)

    SECRETARIA ADMINISTRATIVADagmar Pereira do Carmo e Lannusa Castro

    GRUPO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE GOIÂNIA (GEPG)Presidente: Álvaro Alves VellosoDiretora do Instituto: Selma de Oliveira Barreiros PortoComitê patrocinador da IPA: Fernanda de Medeiros Arruda Marinho (SBPRJ) e Marlene Silveira Araújo (SPPA)Secretaria administrativa: Alessandra Sousa

    XII Diálogo latino-americano intergeracional entre homens e mulheresDesafi os da Psicanálise frente a Novas Confi gurações Sexuais e Familiares3 e 4/6/2016SBPSP - São Paulo-SPInformações: www.sbpsp.org.br

    Congresso latino-americano de Psicanálise Corpo13 a 17/9/2016Fepal - Cartagena, ColômbiaInformações: fepal.org

    Curso introdutório ao atendimento psicanalítico da infância a adolescênciaInício: 3/2016SBPSP - São Paulo-SPInformações: www.sbpsp.org.br

    Refl exões sobre a transmissão da psicanálise de crianças e a adolescentes: dos primórdios até a atualidade13 e 14/5/2016SBPSP - São Paulo-SPInformações: www.sbpsp.org.br

    IV Encontro Bienal de psicanálise e culturaPsicanálise e Tecnologia. Diálogos Possíveis

    19 a 21/5/2016SBPRP - Ribeirão Preto-SPInformações: sbprp.blogspot.com.br

    Tercer Encuentro de Psicoanalistas de Lengua Castellana. Filiacion y Neoparentalidades29 a 31/01/2016Asociation Psicoanalítica de Madrid, Espanha Informações: apm-actividades.org/evento/epsilecapm

    I Congresso de Psicanálise em Língua PortuguesaViolência, Memória, Identidade

    12 a 15/5/2016Febrapsi - Lisboa-PortugalInformações: [email protected]

    X Congreso Argentino de Psicoanálisis La clínica psicoanalítica en su diversidad

    25 a 28/5/2016APA - Buenos Aires-ArgentinaInformações: sbprp.blogspot.com.br