Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

12

Click here to load reader

description

kdfkfg

Transcript of Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

Page 1: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

ANEXO ITERMOS DE REFERÊNCIA

(AO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2001)INTRODUÇÃO1.1 - Considerando que os atuais elevadores vêm apresentando defeitos e exigindoparadas para manutenção corretiva cada vez mais freqüentes. Que os componentesestão desgastados pelo longo período de uso. Que os comandos estão obsoletos,estando em alguns casos há mais de dez anos fora de linha de fabricação, dificultando asubstituição de peças e componentes. Que o desgaste natural do conjunto não permitemelhorar a performance e garantir o transporte ininterrupto e seguro. Propomos asubstituição de todas as peças e componentes do atual conjunto de elevadores, queestejam comprometendo seu funcionamento, por outros com tecnologia moderna,permitindo mais agilidade no atendimento ao tráfego, segurança e monitoramento àdistância, através de sistemas computadorizados.

2. OBJETIVO2.1 - Contratar os serviços de modernização dos elevadores conforme as característicasem anexo, instalados nos blocos “E” e “H”, do ed. Sede da ANATEL, em Brasília – DF,com substituição das peças e componentes comprometidos ou não e sem se limitar a:

VERTICAL TRAVEL SYSTEM, com controle eficiente e preciso, e com despacho avançadocomputadorizado, inteligente e flexível, em substituição ao sistema comando/seletor/despacho àrelês (eletromecânico).

CONVERSORES ESTÁTICOS, com Reguladores eletrônicos de última geração, em substituiçãoaos atuais Moto-geradores.

SENSORES DE PROTEÇÃO INFRAVERMELHO, em substituição ao sistema de Barras deProteção das portas de cabinas, atualmente eletromecâncios e móveis, eliminando vandalismo,intervenções corretivas e ruídos.

SENSORES ÓTICOS em substituição aos Aparelhos Seletores de fita móvel, proporcionandoprecisão de nivelamento e paradas.

SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE TRÁFEGO, monitorar via vídeo, ofuncionamento do sistema e da situação do tráfego.

COMPONENTES

PARA CADA ELEVADOR:

PAINEL DE CONTROLEResponsável pelo processamento, interfaceamento e monitoração de todos os sinais de operação esegurança, incluindo chamadas de cabina e pavimentos, abertura e fechamento das portas, sensoresde carga e nivelamento.

O painel de comando determina o perfil ideal de velocidade em função da distância entre paradas,dispondo de autoteste contínuo de funcionamento e integridade. Em caso de irregularidade registraa informação e corrige-se automaticamente.

Page 2: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

O DCSCR, embutido no painel, é responsável pela adequação da tensão e da polaridade daarmadura do motor, substituindo o moto-gerador nesta função. Seu módulo de potência éalimentado diretamente da rede trifásica e contém fonte dupla com Tiristores, suportando tensão ecorrente reversa, proporcionando um perfeito controle.

DISPOSITIVOS COMPLEMENTARESCancelamento de chamadas falsas,Dispositivo para carro lotado,Estacionamento preferencial.

TRANSFORMADORES DE CORRENTE (TRAFO)/INDUTORES DE POTÊNCIAPara eliminar ruídos de linhas e interferência na rede.

CONVERSOR ESTÁTICOSubstitui o moto-gerador, proporcionando menor consumo de energia.

CHAVE PARA OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIAO comando do elevador será dotado de um dispositivo que, no caso de incêndio, desde que aindahaja energia elétrica no edifício e seja acionada a chave comutadora, fará com que o carro passe aoperar em “sistema de emergência”, isto é, todas as chamadas serão canceladas e o elevadordirigir-se-á, sem parar, para o pavimento principal, onde permanecerá desligado. Se o elevadorestiver subindo, parará no próximo pavimento, não abrirá a porta e voltará diretamente aopavimento principal.

TACOGERADORAcoplado à máquina de tração, gera sinais para o regulador eletrônico (controle de voltagem epolaridade do motor) e para o controle atuando no sistema de segurança e na unidade demonitoração de velocidade.

SENSORConjunto composto por sensor ótico e dispositivos demarcadores de regiões de paradas.

PLACAS DE ANDARESConjuntos placas demarcadoras de regiões de nivelamento e paradas, para os pavimentos.

LIMITADOR DE VELOCIDADEContendo polia esticadora, cabo de segurança, dispositivos eletrônicos para monitoração do seletorEletrônico, cabo de segurança, dispositivo de desengate e demais pertences, com finalidade dedetectar excesso de velocidade, proporcionar diminuição e/ou atuação do freio de segurança, senecessário.

SELETOR ELETRÔNICO DIGITALÉ um sistema microprocessado para substituir a fita seletora, tem por função gerar sinais aocomando/seletor para avanços, corte e paradas.O sistema funciona basicamente como leitor dos pulsos gerados a partir de uma roda dentada,acoplada mecanicamente à polia do limitador de velocidade.Através da contagem desses pulsos o seletor eletrônico é capaz de atualizar constantemente aposição do carro, e baseado nesta informação gerar os sinais de corte/avanço/parada.O sistema é composto por placa UCP, placa geradora de pulsos, placas de relês e sensores dereferência.

Page 3: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

BOTOEIRA DE INSPEÇÃOConjunto botoeira de inspeção, instalada sobre a cabina, cuja finalidade será movimentar oelevador durante vistoria de órgãos competentes, execução de serviços de manutenções preventivase corretivas; atendendo à Norma NBR 7192/98 item 4.15.1.1 letra d.

COLUNA DE COMUNICAÇÃO INTERATIVALocalizada no painel lateral da cabina, proporcionando visualização imediata e rápido acesso àsteclas, contendo, display multiponto com setas indicativas, intercomunicador, luz de emergência,identificação em braile e teclas eletrônicas sensíveis ao toque para registro de viagem.

BOTOEIRA PARA SERVIÇO DE ASCENSORISTAInstalada na coluna de comunicação interativa da cabina.

BOTOEIRAS DE CHAMADAPara pavimentos, contendo teclas de chamadas sensíveis ao toque, eletrônicas, para o registro dechamadas e demais pertences.

CABINAConforme Norma NBR 7192/98 composta de painéis e porta tipo correr, em aço inox, plataformacom isolação de borracha, assoalho revestido com ladrilhos de vinil amianto, teto, teto-falso,iluminação fluorescente, saída de emergência.Apenas a cabina do elevador privativo será substituída por um novo componente da linha Ufficio.As demais sofrerão remodelação com aplicação de novas botoeiras, painéis em aço inox e teto emaço carbono.

SINALIZAÇÃO DE CABINADisplay multiponto com setas indicativas de direção, contendo componentes eletrônicos de últimageração.

SINALIZAÇÃO DO PAVIMENTO PRINCIPALDisplay multiponto com setas indicativas de direção, contendo componentes eletrônicos de últimageração.

SINALIZAÇÃO DOS PAVIMENTOSDisplay multiponto com setas indicativas de direção, contendo componentes eletrônicos de últimageração.

CABOS DE COMANDOTipo paralelos, para interligação flexível entre os componentes da cabina e armário de comando,com revestimento plástico resistente a umidade, auto-extinguível e apto a suportar tensões de até600V, conforme exigência da Norma NBR 7192/98.

LIMITES DE SEGURANÇAPara os pavimentos extremos com a finalidade de desacelerar, inverter direção, parar e indicar fimde curso e chave de segurança no poço.

DISPOSITIVO AUTOMÁTICO PARA FUNCIONAMENTO COM FORÇA DEEMERGÊNCIA – DAFFE

Permitir funcionamento dos elevadores, através da energia fornecida pelo gerador diesel, quandofaltar energia elétrica da concessionária.

Page 4: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

Na falta de energia elétrica da concessionária, os elevadores irão parar, até que sejam alimentadospelo Gerador de emergência do edifício (fornecido pelo cliente). Ao receber a energia do Geradoro despacho de emergência, proporciona o seguinte funcionamento:

O primeiro elevador parte diretamente para o pavimento extremo inferior, sem atender nenhumachamada; ao chegar, suas portas se abrem para liberar os passageiros, permanecendo desligado atéo restabelecimento da energia.

Após o desligamento do primeiro, o segundo elevador parte, executando o mesmo serviço e, assimsucessivamente até o último elevador do edifício.

O último elevador ao chegar permanece ligado funcionando normalmente no atendimento dechamadas internas e externas.

O funcionamento de mais elevadores com o dispositivo citado está condicionado a programação doSoftware de gerenciamento e disponibilidade do gerador.

Ao voltar energia da concessionária, o gerador de emergência se desliga automaticamente e todosos elevadores voltam a funcionar normalmente.

MATERIAIS ELÉTRICOSFiações, calhas, terminais, conduítes e elementos elétricos de 1ª qualidade, para interligarbotoeiras/sinalização de pavimentos, limites de segurança, motores e demais componentes com ocomando/seletor.

COMPONENTES COMUM AO ELEVADOR

PAINEL DE DESPACHO AVANÇADO – ADS-ASSistema computadorizado de última geração, com alta velocidade de resposta e grandeflexibilidade de programação periférica.

SISTEMA DE MONITORAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGOEquipamento composto por microcomputador, modelo PC PENTIUM ou superior, clock mínimode 100MHz, mínimo de 8 MBYTES de RAM, unidade de disco flexível de 3.5” , unidade de discorígido (winchester) mínimo de 1.2 GBYTES, monitor de vídeo SVGA, colorido de 14”, sistemaoperacional MS-DOS/WINDOWS em diquete de 3.5” instalados, teclado, 110/220V, 50/60Hz,placa de comunicação serial NET227, impressora DESKJET ou MATRICIAL, nobreak, mousecom sistema operacional WINDOWS, modem, cabos de interligação micro/modem,despacho/modem, que interligado aos painéis dos elevadores, permite a visualização do status(posição, sentido de deslocamento, chamadas registradas, situação das portas, serviço VIP, etc.)dos elevadores, a fim de permitir a análise do desempenho e a supervisão completa da instalação,podendo inclusive programar comandos aos mesmos, obtenção de vários relatórios gráficos paraanálise, objetivando a segurança e o conforto dos usuários.Obs.: os equipamentos e sistemas descritos neste item serão fornecidos pela ANATEL.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVADeverá ser fornecida assistência técnica com realização de manutenção periódica conformecronograma recomendado pelo fabricante e atendimento corretivo quando necessário. Esse serviçoserá executado, sem ônus para a ANATEL, em cada elevador, a partir da data de sua aceitação e seestenderá durante o período de garantia dos equipamentos, de no mínimo 24 meses a contar da data

Page 5: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

de entrega/aceitação do último elevador.

MATERIAISEstão inclusos todos os materiais necessários ao cumprimento do estabelecido neste documento,exceto aqueles expressamente excluídos. Os materiais substituídos serão de propriedade dacontratada.Os serviços de sucatagem e transporte para fora da ANATEL serão de responsabilidade dacontratada.

ARMAZENAMENTODurante a instalação, a ANATEL disponibilizará área para que os materiais postos em obra sejamarmazenados com segurança.

EXECUÇÃO DOS SERVIÇOSDeverão ser executados pela contratada, por profissionais qualificados, e em princípio, em horáriocomercial, de 2ª à 6ª feira das 08:00h às 18:00h.

ATERRAMENTOo Sistema deverá ser aterrado à malha do Edifício, para proteger contra descargas, conformeNorma de Instalações Elétricas Prediais e Residenciais de Baixa Tensão NBR 5410.

3. PRODUTOS

4. FASES DE IMPLEMENTAÇÃO E PRAZOS4.1 - os serviços serão executados por etapas. Em princípio, em 02 (dois) elevadores simultâneos.O prazo para conclusão de todos os serviços e obras é de até 24 (vinte e quatro) meses, contados apartir da data de assinatura do contrato.

5. METODOLOGIA

6. QUALIFICAÇÕES DOS PROPONENTES6.1 – apresentar atestados que comprovem o fornecimento e execução de serviços de modernizaçãode elevadores compatíveis com os solicitados.

7. COMPROMISSOS DA ANATEL

8. CONFIDENCIALIDADE

9. PAGAMENTOS DOS SERVIÇOS9.1 – o pagamento será efetuado por etapa executada, em até 10 (dez) dias úteis, contados a partirdo 1º dia útil após o registro do documento de cobrança no protocolo da ANATEL ou da aceitaçãodos serviços, o que ocorrer por último.

Page 6: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

1

ANEXO AO TERMO DE REFERENCIA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS ELEVADORES INSTALADOS NO ED. SEDEANATEL, NO SAS, Q6, EM BRASÍLIA - DF

Elevadores 32.030 a 32.033-BRInstalação: social;Uso: passageirosCabina: em aço inox com cantos retos;Chave: chave faca;Máquina: CE147;Localização da máquina: em cima;Ventilação forçada da máquina: sem ventilação;Tipo de efeito: 1:1;Diâmetro da polia da máquina: 720mm;Diâmetro do cabo de tração: 1/2”;Velocidade: 90 m/min;Paradas excedentes: 1 parada excedente;Tipo de MG: MG 45B;Tipo de aparelho seletor: ASEL;Tipo de freio: BRC 42;Tensão da bobina de freio: 125V;Tipo de comando: MXBB;Tipo de controle: corrente contínua com moto-gerador;Tipo de limitador: B5A;Freio de segurança: tenaz;Diâmetro do cabo de segurança: 3/8”;Tipo de cabo de comando: paralelo chato;Tipo de guia de cabina: T161;Tipo de guia do conta peso: T161;Diâmetro da polia de desvio: 400mm;Número de canais da polia de desvio: 5 (cinco);Tipo de para choque: à mola;Operador de porta: APC63;Abertura de porta de cabina: 800mm;Tipo de barra de reversão: BR61;Tipo de botão: botão eletrônico;Tipo de sinalização: ILH;Trinco de pavimento: TC46;Tipo de botão de pavimento: botão eletrônico;Sinalização do pavimento principal: ILH;Tensão da rede: 380V;Freqüência da rede: 50HZ

Page 7: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

2

Tipo de porta de cabina: abertura central;Tipo de porta de pavimento: abertura central;Capacidade: 13 passageiros ou 910 Kg;Número de paradas: 11 paradas;Número de entradas: 1 entrada;Descrição das paradas: 1S, P, 1 ao 9;Motor: 20 HP;Quantidade de cabos de tração: 5 (cinco);Comprimento dos cabos de tração: 46m;Percurso: 37,49m;Quantidade de cabos de freio: 1;Comprimento de cabo de freio de segurança: 88m;Quantidade de cabos de comando: 9 (nove);

Elevador 32.034-BRInstalação: privativo;Uso: passageirosCabina: em aço inox com cantos retos;Chave: chave faca;Máquina: CE147;Localização da máquina: em cima;Ventilação forçada da máquina: sem ventilação;Tipo de efeito: 1:1;Diâmetro da polia da máquina: 720mm;Diâmetro do cabo de tração: 1/2”;Velocidade: 90 m/min;Paradas excedentes: 1 parada excedente;Tipo de MG: MG 45B;Tipo de aparelho seletor: ASEL;Tipo de freio: BRC 42;Tensão da bobina de freio: 125V;Tipo de comando: MXBB;Tipo de controle: corrente contínua com moto-gerador;Tipo de limitador: B5A;Freio de segurança: tenaz;Diâmetro do cabo de segurança: 3/8”;Tipo de cabo de comando: paralelo chato;Tipo de guia de cabina: T161;Tipo de guia do conta peso: T161;Diâmetro da polia de desvio: 400mm;Número de canais da polia de desvio: 5 (cinco);Tipo de para choque: à mola;Operador de porta: APC63;

Page 8: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

3

Abertura de porta de cabina: 800mm;Tipo de barra de reversão: BR61;Tipo de botão: botão eletrônico;Tipo de sinalização: ILH;Trinco de pavimento: TC46;Tipo de botão de pavimento: botão eletrônico;Sinalização do pavimento principal: ILH;Tensão da rede: 380V;Freqüência da rede: 50HZTipo de porta de cabina: abertura central;Tipo de porta de pavimento: abertura central;Capacidade: 13 passageiros ou 910 Kg;Número de paradas: 11 paradas;Número de entradas: 1 entrada;Descrição das paradas: 1S, P, 1 ao 9;Motor: 20 HP;Quantidade de cabos de tração: 5 (cinco);Comprimento dos cabos de tração: 46m;Percurso: 37,49m;Quantidade de cabos de freio: 1;Comprimento de cabo de freio de segurança: 88m;Quantidade de cabos de comando: 9 (nove);

Elevadores 32.037 a 32.040-BRInstalação: social;Uso: passageirosCabina: em aço inox com cantos retos;Chave: chave faca;Máquina: CE147;Localização da máquina: em cima;Ventilação forçada da máquina: sem ventilação;Tipo de efeito: 1:1;Diâmetro da polia da máquina: 720mm;Diâmetro do cabo de tração: 1/2”;Velocidade: 90 m/min;Paradas excedentes: 1 parada excedente;Tipo de MG: MG 45B;Tipo de aparelho seletor: ASEL;Tipo de freio: BRC 42;Tensão da bobina de freio: 125V;Tipo de comando: MXBB;Tipo de controle: corrente contínua com moto-gerador;Tipo de limitador: B5A;

Page 9: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

4

Freio de segurança: tenaz;Diâmetro do cabo de segurança: 3/8”;Tipo de cabo de comando: paralelo chato;Tipo de guia de cabina: T161;Tipo de guia do conta peso: T161;Diâmetro da polia de desvio: 400mm;Número de canais da polia de desvio: 5 (cinco);Tipo de para choque: à mola;Operador de porta: APC63;Abertura de porta de cabina: 800mm;Tipo de barra de reversão: BR61;Tipo de botão: botão eletrônico;Tipo de sinalização: ILH;Trinco de pavimento: TC46;Tipo de botão de pavimento: botão eletrônico;Sinalização do pavimento principal: ILH;Tensão da rede: 380V;Freqüência da rede: 50HZTipo de porta de cabina: abertura central;Tipo de porta de pavimento: abertura central;Capacidade: 13 passageiros ou 910 Kg;Número de paradas: 11 paradas;Número de entradas: 1 entrada;Descrição das paradas: 1S, P, 1 ao 9;Motor: 20 HP;Quantidade de cabos de tração: 5 (cinco);Comprimento dos cabos de tração: 46m;Percurso: 37,49m;Quantidade de cabos de freio: 1;Comprimento de cabo de freio de segurança: 88m;Quantidade de cabos de comando: 9 (nove);

Elevador 32.041-BRInstalação: privativo;Uso: passageirosCabina: em aço inox com cantos retos;Chave: chave faca;Máquina: CE147;Localização da máquina: em cima;Ventilação forçada da máquina: sem ventilação;Tipo de efeito: 1:1;Diâmetro da polia da máquina: 720mm;Diâmetro do cabo de tração: 1/2”;

Page 10: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

5

Velocidade: 90 m/min;Paradas excedentes: 1 parada excedente;Tipo de MG: MG 45B;Tipo de aparelho seletor: ASEL;Tipo de freio: BRC 42;Tensão da bobina de freio: 125V;Tipo de comando: MXBB;Tipo de controle: corrente contínua com moto-gerador;Tipo de limitador: B5A;Freio de segurança: tenaz;Diâmetro do cabo de segurança: 3/8”;Tipo de cabo de comando: paralelo chato;Tipo de guia de cabina: T161;Tipo de guia do conta peso: T161;Diâmetro da polia de desvio: 400mm;Número de canais da polia de desvio: 5 (cinco);Tipo de para choque: à mola;Operador de porta: APC63;Abertura de porta de cabina: 800mm;Tipo de barra de reversão: BR61;Tipo de botão: botão eletrônico;Tipo de sinalização: ILH;Trinco de pavimento: TC46;Tipo de botão de pavimento: botão eletrônico;Sinalização do pavimento principal: ILH;Tensão da rede: 380V;Freqüência da rede: 50HZTipo de porta de cabina: abertura central;Tipo de porta de pavimento: abertura central;Capacidade: 13 passageiros ou 910 Kg;Número de paradas: 11 paradas;Número de entradas: 1 entrada;Descrição das paradas: 1S, P, 1 ao 9;Motor: 20 HP;Quantidade de cabos de tração: 5 (cinco);Comprimento dos cabos de tração: 46m;Percurso: 37,49m;Quantidade de cabos de freio: 1;Comprimento de cabo de freio de segurança: 88m;Quantidade de cabos de comando: 9 (nove);

Page 11: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

6

Elevadores 32.035 a 32.036-BR e 32.042 a 32043-BRInstalação: serviço;Uso: passageirosCabina: em aço inox com cantos retos;Chave: chave faca;Máquina: CE365B;Localização da máquina: em cima;Ventilação forçada da máquina: sem ventilação;Tipo de efeito: 1:2;Diâmetro da polia da máquina: 450mm;Diâmetro do cabo de tração: 3/8”;Velocidade: 90 m/min;Paradas excedentes: 2 paradas excedentes;Tipo de MG: MG 45B;Tipo de aparelho seletor: ASEL;Tipo de freio: FD 170;Tensão da bobina de freio: 125V;Tipo de comando: ACBB;Tipo de controle: corrente contínua com moto-gerador;Tipo de limitador: B5A;Freio de segurança: tenaz;Diâmetro do cabo de segurança: 3/8”;Tipo de cabo de comando: paralelo chato;Tipo de guia de cabina: T161;Tipo de guia do conta peso: T161;Diâmetro da polia de desvio: 400mm;Número de canais da polia de desvio: 5 (cinco);Tipo de para choque: à mola;Operador de porta: APC63;Abertura de porta de cabina: 800mm;Tipo de barra de reversão: BR61;Tipo de botão: botão eletrônico;Tipo de sinalização: ILH;Trinco de pavimento: TC46;Tipo de botão de pavimento: botão eletrônico;Sinalização do pavimento principal: ILH;Tensão da rede: 380V;Freqüência da rede: 50HZTipo de porta de cabina: abertura lateral esquerda;Tipo de porta de pavimento: abertura central;Capacidade: 13 passageiros ou 910 Kg;Número de paradas: 11 paradas;Número de entradas: 1 entrada;

Page 12: Biblioteca Editais Tomadapreco Tp 001 2001 Anexoi Tp001 2001

7

Descrição das paradas: SS, P, 1 ao 10;Motor: 15 HP;Quantidade de cabos de tração: 5 (cinco);Comprimento dos cabos de tração: 185,5m;Percurso: 39,10m;Quantidade de cabos de freio: 1;Comprimento de cabo de freio de segurança: 98m;Quantidade de cabos de comando: 8 (oito).