Biblioteca escolar

49
Biblioteca Escolar Promovendo a integração através de ambientes virtuais de aprendizagem

description

Biblioteca escolar

Transcript of Biblioteca escolar

Page 1: Biblioteca escolar

Biblioteca Escolar

Promovendo a integração através de ambientes

virtuais de aprendizagem

Page 2: Biblioteca escolar

Joseane Oliveira dos Santos

[email protected]

Educadora  Especial,  Especialista  em  Educação  Especial  e  em   Educação  Infantil,  Aluna  do  curso  de  Especialização  em  Biblioteca Escolar  da  UFRGS,  Responsável  pela  Biblioteca  da  Escola  Marista Santa Marta.

Vanessa dos Santos Nogueira

[email protected]

Pedagoga, aluna do curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Responsável  pelo Laboratório  de Tecnologias    da Escola Marista Santa Marta e Tutora do Curso de Pedagogia da UAB/UFSM.

Page 3: Biblioteca escolar

Marista Santa Marta 

A obra onde as referidas experiências são vivenciadas está situada à Vila Pôr-do-Sol, numa região de ocupação, nascida da antiga fazenda Santa Marta, local que um grupo de famílias pertencentes ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia ocupou em dezembro de 1991.

Page 4: Biblioteca escolar

O aluno só tem contato com a tecnologia do computador e com o universo literário no ambiente da escola, assim esse trabalho mostra aos educandos uma nova visão de mundo, novas possibilidades e perspectivas de leitura do mundo.

Page 5: Biblioteca escolar

Objetivos● Diversificar as formas de incentivo à leitura.● Divulgar as atividades realizadas na biblioteca.● Tornar a hora do conto uma atividade que transcende ao

momento lúdico de sua apresentação através da interatividade realizada com a tecnologia.

● Integrar a biblioteca escolar e as tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação.

● Promover o desenvolvimento cultural, social e tecnológico de alunos, professores e funcionários.

Page 6: Biblioteca escolar

MetodologiaPara atingirmos nossos objetivos, utilizamos um processo

com as atividades na biblioteca, através da Hora do Conto, momentos de leituras, pesquisas e empréstimo domiciliar dos mais diversos gêneros literários. Tendo como público alvo alunos da Educação Infantil até a 7ª série do Ensino Fundamental e o grupo da Melhor idade , um dos projetos “ ”

sociais da instituição, composto por usuários de 40 a 85 anos de idade.

Page 7: Biblioteca escolar

As atividades de incentivo a leitura acontecem tanto nas visitas semanais à biblioteca como na sala de aula, com as rodas de leitura e atividades proporcionadas pelos professores em parceria com a biblioteca, para que os alunos possam vivenciar momentos onde possam refletir sobre as obras literárias oferecidas, seja oralmente ou através dos registros escritos e releituras.

Page 8: Biblioteca escolar

A literatura deixa de ser uma atividade exclusiva da biblioteca e se transforma em um caminho para o ensino multidisciplinar a partir do momento em que se expande a outros espaços, como no laboratório de tecnologias, que oferece uma aparência nova e atraente a literatura através da interação dos alunos com um ambiente virtual.

Page 9: Biblioteca escolar

Na presente proposta temos a efetivação de um planejamento das atividades da biblioteca e do laboratório de tecnologias a partir dos projetos desenvolvidos pelas turmas. Levando sempre em consideração o contexto da sala de aula.

Page 10: Biblioteca escolar

O ambiente virtual de aprendizagem é utilizado para divulgar as atividades para que alunos e professores possam fazer uma avaliação com o propósito de aperfeiçoá-las. São criadas situações de interação que estimulam a criatividade e promovem a leitura e a escrita.

Page 11: Biblioteca escolar

Biblioteca Escolar

A biblioteca escola é um espaço que tem a missão de transformar livros, revistas, idéias e informações em cultura e conhecimento promovendo a liberdade de expressão e a transformação social, como nos fala Cecília Meireles (2005) "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.", essa tão sonhada liberdade hoje, pode ser descoberta com uma rapidez nunca vista através da Internet.

Page 12: Biblioteca escolar

É fundamental que a biblioteca escolar, esteja integrada com os recursos tecnológicos que propiciem acesso a diversas formas literárias por pessoas de diferentes idades.

Page 13: Biblioteca escolar

Segundo (COUTINHO,1999) Através das obras literárias, tomamos contato “

com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana. ”

Page 14: Biblioteca escolar

Hora do conto

Uma das diversas atividades desenvolvidas pela biblioteca escolar é a hora do conto, esse momento desperta a imaginação e a fantasia. É uma forma lúdica de promover o incentivo à leitura. Acreditamos que essa ação não pode ser desvinculada do contexto escolar, para que isso ocorra é imprescindível estabelecer conexões que contemplem o trabalho cooperativo.

Page 15: Biblioteca escolar

Hora do conto com alunos e com robos do CMID 

Page 16: Biblioteca escolar
Page 17: Biblioteca escolar

Biblioteca Champagnat apresenta... A releitura da Obra

Limeriques da coroa implicante

Tatiana BelinkyEditoras Paulinas

Page 18: Biblioteca escolar

Apresentação para os alunos

Page 19: Biblioteca escolar

Hora do conto para os funcionários

Page 20: Biblioteca escolar
Page 21: Biblioteca escolar

Trabalho com o grupo da melhor idade:

“Parabéns às professoras da biblioteca e aos artistas da Melhor Idade pela linda iniciativa! As fotos ficaram muito legais! Percebeu-se que os trabalhos foram realizados com muita dedicação e criatividade. Grande abraço a todos (Professor ”

de Ensino Fundamental)

“Parabéns as colegas da Biblioteca pelo trabalho desenvolvido, principalmente pela integração com o Grupo A Melhor Idade. Tenham a certeza que, além da novidade, oportunizaram muito prazer e alegria a eles. Continuem assim (Funcionário)”

Page 22: Biblioteca escolar

Isso implica em uma mudança organizacional que é justificada por SENGE (1990) quando diz que “mudar é confrontar a organização com novas perspectivas, iniciativas e modelos mentais (paradigmas)”.

Page 23: Biblioteca escolar

        A  integração  entre  biblioteca,  sala  de  aula  e  tecnologias acontece  em  um  blog  que  é  considerado  um  ambiente virtual  de  aprendizagem  que  segundo  Vieira  &  Luciano (2006):

São  cenários  que  envolvem  interfaces  instrucionais  para  a interação  de  aprendizes.  Incluem  ferramentas  para  atuação autônoma  e  automonitorada,  oferecendo  recursos  para aprendizagem  coletiva  e  individual.  O  foco  desse  ambiente  é  a aprendizagem.  Não  é  suficiente  "escrever  páginas",  é  preciso programar  interações,  reflexões  e  o  estabelecimento  de  relações que conduzam a reconstrução de conceitos.

Page 24: Biblioteca escolar

Assim nossa preocupação é com a qualidade da educação, a tecnologia é o meio e não o fim, para que aconteça uma aprendizagem significativa, transformando o nosso meio social.

Page 25: Biblioteca escolar

Blog: http://bibliotecachampagnat.blogspot.com/

Page 26: Biblioteca escolar

Leitura e escrita através dos blogs

          Muitas  são  as  possibilidades  de trabalho  com  os  blogs  na  escola  hoje, mas o nosso maior desafio é promover a  interação  dos  nossos  professores  e alunos nesse ambiente.

        Esse  trabalho  desenvolve  novas competências e nos desafia a cada dia, sem um "modelo" vamos descobrindo a cada  atividade  novas  possibilidades. Passamos  de  expectadores  para autores,  vamos  escrevendo  uma  nova história.

Page 27: Biblioteca escolar

O que podemos fazer nos nossos blogs para promover uma 

aprendizagem colaborativa entre alunos e professores:

Page 28: Biblioteca escolar

1. Usar o blog como um portifólio para registrar as atividades desenvolvidas, divulgando assim o trabalho de alunos e professores e criando uma rede com outros blogs que estão relacionados ao mesmo assunto.

http://aprendendonasantamarta.blogspot.com/

http://educacaoinfantilnarede.blogspot.com/ 

Page 29: Biblioteca escolar

2. Fazer a avaliação das atividades desenvolvidas, oferecendo oportunidade para os alunos de se expressarem sobre os trabalhos que fazem, assim o professor pode melhorar o seu planejamento.

Exemplo:http://nossaturmanainternet.blogspot.com/

Page 30: Biblioteca escolar

3. Criar espaços para refletir sobre temas atuais, usando o espaço dos comentários para desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação.

Exemplo:http://turmadasantamarta.blogspot.com/2008/06/este­o­meu­brasil.html

http://turmadasantamarta.blogspot.com/2008/06/que­pas­este.html

Page 31: Biblioteca escolar

4. Trabalhar com fotografia e imagens.Exemplo:

http://turmadasantamarta.blogspot.com/2008/05/quantos­animais­voc­consegue­ver.html

Page 32: Biblioteca escolar

5. Disposponibilizar vídeos relacionados ao conteúdo trabalhado em aula, e propor questionamentos sobre o que foi assistido.

Exemplo:

http://turmadasantamarta.blogspot.com/search/label/Portugu%C3%AAs

Page 33: Biblioteca escolar

6. Construir textos e poesias juntos.Exemplo:

http://novasantamarta.blogspot.com/2008/06/trabalhando­muito.html

http://bibliotecachampagnat.blogspot.com/search/label/Poesias

Page 34: Biblioteca escolar

7. Criar PostcastExemplo:

http://novasantamarta.blogspot.com/2008/06/projeto­de­religio.html

Page 35: Biblioteca escolar

8. Oferecer um espaço para alunos e professores contarem o que andam lendo.

Exemplo:

http://bibliotecachampagnat.blogspot.com/search/label/Eu%20recomendo

Page 36: Biblioteca escolar
Page 37: Biblioteca escolar

9. Ou simplesmente deixar um recadinho, usando o blog para expressar o carinho que temos pelos alunos.

http://bibliotecachampagnat.blogspot.com/search/label/Imagens

http://novasantamarta.blogspot.com/2008/06/bom­dia.html

Page 38: Biblioteca escolar

Wiki

Page 39: Biblioteca escolar

Avatar

Page 40: Biblioteca escolar

Redes Sociais

Page 41: Biblioteca escolar

Blogs Educativos

Page 42: Biblioteca escolar

SlideShare

Page 43: Biblioteca escolar

SlideShare

Page 44: Biblioteca escolar

SlideShare

Page 45: Biblioteca escolar

Resultados

Com a interação no blog os alunos e professores têm buscado mais fontes de leitura. Essa interação oferece uma mostra de como os envolvidos no contexto escolar percebem o trabalho. Através dos comentários podemos acompanhar o resultado das atividades.

Page 46: Biblioteca escolar

Sobre o  ambiente virtual:

“Eu achei esse site muito bom, pois existem recomendações de livros ótimos, também existe vários espaços para todos os alunos colocarem suas opiniões sobre os livros lidos. (Aluno da 7ª série)”

“Gostei deste espaço, pois podemos fazer recomendações de livros, escreverem poesias. Adorei este espaço e espero que mais pessoas entrem neste espaço maravilhoso . ” (Aluno da 7ª série)

“Gostaria de agradecer em especial a colega Josi pela dedicação em criar um blog divertido e educativo que veio ao encontro do projeto da turma 121(Aprendendo e cuidando da natureza) todos os alunos gostaram muito e também agradecem pela atenção e carinho. Você é de+ (Professor de séries iniciais)”

Page 47: Biblioteca escolar

Sobre a Hora do conto:

“Meus alunos adoraram a hora do conto... foi 10!!!!!!!!!!Parabéns... Esperamos participar de muitas outras ainda... (Professor de ”

séries iniciais)

“Como é maravilhoso quando tem hora do conto na Biblioteca, pois as crianças ficam muito motivadas, empolgadas e alegres. Sentindo-se instigadas a ler outros livros interessantes, como este.Para dar continuidade a esta atividade fizemos em sala um registro através de desenho e produção escrita.Valeu, adorei muito mesmo. (Professor de séries iniciais)”

”Colegas da bibi, vocês estão de parabéns pela hora do conto desta semana, com certeza todas as crianças gostaram muito. Continuem assim despertando a imaginação e o interesse de nossa meninada. Um beijinho para vocês... (Professor de séries” iniciais)

Page 48: Biblioteca escolar

Com o desenvolvimento desse trabalho podemos perceber o significativo crescimento de leitores da escola. Em 2007 iniciamos o trabalho integrado com os setores e, em 2008 além do trabalho integrado temos o blog como canal de comunicação.

Em 2006; 2452

Em 2007; 2610

Em 2008; 3249

Em 2006Em 2007Em 2008

Page 49: Biblioteca escolar

Referências Bibliográficas

COUTINHO, Afrânio; Coutinho, Eduardo de Faria. A literatura no Brasil. Vol. 5. São Paulo: Global, 1999.

MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seler, 1990.

VIEIRA, Martha Barcellos & LUCIANO, Naura Andrade. Construção e Reconstrução de um Ambiente de Aprendizagem para Educação à Distância. Disponível em <http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=28>. Acesso em 05 de dezembro de 2007.