Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional...

11
Fevereiro/Março 2017 - Nº 163 - Ano 44 - www.ammg.org.br associação médica Jornal da de Minas Gerais Atuação Presidente lança candidatura Página 2 Ensino Tecnologia substitui corpos Página 7 Posses Empossadas novas diretorias Páginas 14, 15 e 16 Em abril, o serviço que abrange profissionais da saúde, em diversos estados, completa duas décadas de sucesso. Referência em educação continuada, a ferramenta disponibiliza milhares de artigos científicos veiculados em edições do mundo inteiro, e conta com uma equipe eficaz de bibliotecários para atender a uma grande demanda. Páginas 10 e 11 Biblioteca Virtual faz 20 anos

Transcript of Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional...

Page 1: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Fevereiro/Março 2017 - Nº 163 - Ano 44 - www.ammg.org.br

associaçãomédica

Jornal da

de Minas Gerais

Atuação

Presidente lançacandidaturaPágina 2

Ensino

Tecnologia substituicorposPágina 7

Posses

Empossadas novasdiretoriasPáginas 14, 15 e 16

Em abril, o serviço que abrange profissionais da saúde, em diversosestados, completa duas décadas de sucesso. Referência em educaçãocontinuada, a ferramenta disponibiliza milhares de artigos científicosveiculados em edições do mundo inteiro, e conta com uma equipeeficaz de bibliotecários para atender a uma grande demanda.

Páginas 10 e 11

Biblioteca Virtual faz 20 anos

Page 2: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Defesa ProfissionalA Comissão Estadual de Defesa do Médico

(CEDM) traz as principais perguntas e respostasreferentes ao comportamento adequado da pro-fissão, para prevenir possíveis acusações injustasde má prática da medicina.

Há ações preventivas àacusação de erro médico?

Entre as causas mais frequentes estão a márelação médico paciente e a falta de atualizaçãotécnico científica. Para reduzir as chances de acu-sação por estes motivos, o profissional deve ado-tar uma conduta que inclui:

Escutar: Ouça o paciente para compreen-der o significado da doença em sua vida e mantera visão do indivíduo como um todo. Cuidadocom as consultas superficiais e muito rápidas!

Examinar: Oriente o paciente como seráfeito o exame, pergunte se ele autoriza fazê-lo ese possível tenha na sala um acompanhante ouatendente. Examine-o com atenção!

Explicar: Informe o diagnóstico e as possibi-lidades terapêuticas e permita que ele ou o respon-sável participe da decisão. Fale sobre as possíveiscomplicações e chances de sucesso de cada pro-cedimento proposto. Formalize a decisão por meiodo Termo de Consentimento Informado, que deveser assinado pelo paciente ou por seu responsável.

Escrever: É obrigação ética do médico ter oprontuário completo de todo paciente, com datase horários dos procedimentos, dados da anam-nese, exames físico e complementares e propostasterapêuticas. O prontuário deve ser redigido comletra legível, assinado e carimbado. Ele é funda-mental como peça da defesa, no caso de processo.As receitas também devem ser esclarecidas, assimcomo pedidos de exames complementares.

Como agir quando o pacienterecusa a transfusão sanguínea,como nos casos dasTestemunhas de Jeová?

Nos casos em que os pacientes e familiaresrecusam a prática de qualquer ato médico ou autilização de derivados sanguíneos, especialmen-te no caso de menores, sugerimos uma análiseda necessidade da transfusão. Havendo indica-ção, deve-se comunicar imediatamente a auto-ridade policial, judiciária ou o Promotor de Jus-tiça, relatando o ocorrido e, se necessário, soli-citando autorização judicial, o que certamenteserá concedido. Em regra, se o paciente estiverem risco de morte, deve-se ministrar o sangue.Caso o médico deixe de realizar o tratamento eo paciente sofra algum dano, o médico respon-derá judicialmente por seus atos.

A atual diretoria da AssociaçãoMédica Brasileira (AMB) divulgou, emreunião administrativa realizada emfevereiro, que apoia e indica o presi-dente da Associação Médica de Mi-nas Gerais (AMMG), Lincoln LopesFerreira, para concorrer à gestão2017/2019 da entidade nacional. Aeleição ocorrerá dia 31 de agosto e oprazo para inscrição das chapas vaide 1º de julho a 1º de agosto. Ferreiraparticipa da diretoria atual da AMBcomo 2º vice-presidente. Ao Jornalda Associação Médica de Mi-nas Gerais (JAMMG), ele fala so-bre sua carreira e aspirações para aclasse médica.

JAMMG: Como teve início o as-sociativismo em sua vida profissionale por que o considera importante?

L.F: O associativismo sempre es-teve presente. Fui membro fundadore presidente por duas vezes da Asso-ciação Mineira de Medicina Preventiva e Ad-ministração em Saúde (Amimpas). Fundadorda Sociedade Mineira de Cirurgia Videola-paroscópica e da Sociedade Mineira de Ci-rurgia Geral, respondendo como presidentepor dois mandatos, além de várias partici-pações no capítulo do Colégio Brasileiro deCirurgiões. Integrei a Comissão Estadual deHonorários Médicos (CEHM) e fui diretorde Assuntos do Interior na AMMG, gestão2008/2011. Fui eleito seu presidente em2011 e reeleito em 2014. Valorizo o asso-ciativismo como forma adequada de uniãode forças, capaz de resultar em soluções emelhorias para a classe. O médico deve com-preender que embora tenha o reconheci-mento oriundo de sua atividade, muitas ve-zes, é presa fácil para as manipulações polí-ticas e econômicas. Ao atuar conjuntamentepassa a ser ouvido. Todas as entidades mé-dicas são relevantes em seu âmbito de atua-ção. Em Minas Gerais, temos o privilégio detrabalhar em sinergia, sendo fundamentalpara a resolução de problemas nas suas di-ferentes esferas.

JAMMG: À frente da AMMG, quais asrealizações dessa gestão?

L.F: A AMMG mantém toda a sua dire-toria alinhada com os setores da entidade,na definição do planejamento anual e apli-cação das atividades aprovadas, com foconos associados, em toda Minas Gerais. Con-tamos também com sócios de outros esta-dos, que buscam os serviços da BibliotecaVirtual. As sociedades de especialidades par-

ticipam ativamente de nossas iniciativas, co-mo as jornadas científicas e multidisciplinares.Sobre a febre amarela, por exemplo, o eventofoi transmitido ao vivo pelo Facebook, dia15 de fevereiro, alcançando mais de 11 milpessoas em duas horas e meia. Temos ummoderno Centro de Convenções, atuantesComissão Estadual de Defesa do Médico eComissão Estadual de Honorários Médicos,dentre outros beneficios. Junto à AMB traba-lhamos pelo estabelecimento da carreira demédico de estado, na defesa do título de es-pecialista, aprimoramento da formação pro-fissional, estabelecimento de uma represen-tação parlamentar eficiente, com forte atua-ção política, apartidária, mas consciente dosnossos deveres enquanto entidades forma-doras de opinião, na busca por melhores con-dições de trabalho, dignidade e respeito àclasse médica.

JAMMG: Quais os desafios da medi-cina na atualidade?

L.F: Os maiores equívocos começamna não disponibilidade de investimentosadequados na saúde e no sucateamento detodo o sistema, agravado pelo aparecimen-to de determinadas condições, que já ha-viam sido sanadas. A dengue é a maior pro-va disto. O médico tem que se educar paraplanejar suas ações e fazer um movimentode aproximação junto à comunidade. Amedicina é uma profissão destinada a serviràs necessidades do ser humano, ao se apro-ximar da população, ocorrerá uma valori-zação mútua.

Candidatura em Minasrecebe apoio da AMB

Alexandre Guzanshe

Página 2 • Fevereiro/Março 2017

ATUAÇÃO

JORNAL DAassociação

médica

4Médicos filiados à Associação Médica de Minas Ge-rais (AMMG) e ao Sindicato dos Médicos de MinasGerais (Sinmed MG), que estejam em dia com asanuidades, podem agendar horário para atendimen-to da Comissão pelo telefone: (31) 3241 2811.

Page 3: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Página 4 • Fevereiro/Março 2017 Fevereiro/Março 2017 • Página 5

OPINIÃO OPINIÃO

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

POSITIVO

Educação continuada deve ser o princípiobásico não apenas dos estudantes de medicina,mas também da classe médica atuante. Cientede que a atualização não pode parar, a Associa-ção Médica de Minas Gerais (AMMG) semprecolocou à disposição de seus sócios ferramentasque proporcionassem conhecimento. A Biblio-teca Virtual (BV), primeiramente chamada deCentro de Documentação Científica (CDC),completa duas décadas, firmando-se como omelhor meio para adquirir publicações do mun-do inteiro.

Os 20 anos foram construídos em meio aoslivros, revistas e muitas fichas de biblioteca. Afinal,a BV foi informatizada somente em 1997, quan-do completou dez anos e aumentou sua base dedados. No começo, milhares de textos científicosnecessitavam de dias para chegarem aos interes-sados e os eventos eram organizados com mesesde antecedência para que tudo fosse coletadono prazo solicitado. Felizmente, com a Interneto cenário se tornou dinâmico. O médico passoua ter nas mãos o material de sua especialidadeem um clique!

Na era do conhecimento, não existe dataprogramada para encerrar os estudos, como fi-zeram nossos avós. Atualmente, quem não se es-pecializa fica para trás. Os planos profissionaispodem e devem passar pela educação continua-da. Acordar e ler o jornal ou procurar saber asnovidades de sua revista científica preferida tam-bém precisa seguir o mesmo caminho e se trans-formar em hábito.

A Biblioteca Virtual existe exatamente parafazer parte do dia a dia do estudante, do médico

e, ainda, dos docentes que se alimentam com ar-tigos novos na velocidade em que começam acircular. Não vejo esse serviço oferecido pela en-tidade como um upgrade no currículo. Enxergocomo uma obrigação da busca pelo autoconhe-cimento, pela melhoria de sua atuação que irárefletir na qualidade do atendimento ao paciente.

Mantemos o compromisso de educar. Comodiretora científica há duas gestões, foco em todasas atividades que garantam o desenvolvimentoprofissional. Com este objetivo, criamos as ‘Reu-niões Multidisciplinares’ que conduzem, conco-mitantemente, um grande número de sociedadesde especialidades a aderirem à qualificação con-tínua e diferenciada que disponibilizamos. Emtempo real ou em um curto período, a BV pes-quisa, orienta, traduz, indica, alerta e estimula ainstrução permanente.

Hoje, ‘atualização científica’ é sinônimo deAssociação Médica, e só não se atualiza quemnão quer!

*Diretora de Científica da AMMG

ObesidadeO Sistema Único de Saúde (SUS)

passará a oferecer cirurgia bariátricapor videolaparoscopia, técnica me-nos invasiva em comparação à cirur-gia aberta indicada para casos deobesidade mórbida. A decisão foi di-vulgada em fevereiro no Diário Ofi-cial da União.

PartoO Ministério da Saúde (MS) lan-

çou, em março, o documento ‘Dire-trizes Parto Normal’. A estratégica,com mais de 200 recomendações,objetiva a redução da prática desne-cessária de procedimentos duranteo parto e melhorar a qualidade doatendimento.

VacinaçãoNa segunda quinzena de feverei-

ro, a Prefeitura de Belo Horizonteampliou a equipe em parte dos 150postos de saúde da capital para re-forçar a imunização contra febreamarela. Foram criados ainda trêspostos volantes exclusivos para aaplicação da vacina.

Câncer Mortes por câncer cresceram

31% desde 2000 no Brasil, segundodados da Organização Mundial deSaúde (OMS), divulgados em feverei-ro. O número de óbitos chegou a223,4 mil pessoas por ano até o finalde 2015. A doença é a segunda causade morte no país.

DepressãoSegundo dados da OMS, de feve-

reiro, estima-se que 5,8% da popula-ção brasileira sofra de depressão, ul-trapassando outros países da AméricaLatina. A taxa média supera a de Cuba,com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%,além de Chile e Uruguai, com 5%.

MortalidadeFumo passivo, contaminação da

água e falta de saneamento tiram, porano, a vida de 1,7 milhão de criançasmenores de cinco anos no mundo. Orelatório, divulgado pela OMS, emmarço, aponta que os óbitos decor-rem principalmente de doenças co-mo diarreia, malária e pneumonia.

Editorial

A atualizaçãonão pode parar

GENTE NOVA A As so ci a ção Mé dica de Mi nas Ge rais dá as boas-vindas a seus 65 no vos as so ci a dos:

NEGATIVO

Nathália de Melo Guimarães Nayane Moura Maia Nayara Dias de Souza Cunha Neimy Ramos Oliveira Nicolas Franco Ferreira Nicolle Ribeiro Silva Núbia Chouchounova Silvas Neves Núbia Lorena Costa Sena Olívia Maria de Sousa Barreto Olívia Moura de Paula Ricardo Otávio Augusto de Oliveira Machado Pablo Patrick Pereira Patrícia Barreto Guimarães Patrícia Carvalho Pereira Patrícia Gabriela Silva Santos Patrícia Junqueira de Resende Patrícia Leite Botelho Patrícia Lopes Prospero Paula CostaPaula de Faria Paula Gomes Bernadino Paula Maria Carvalho do Lago

Paula Pimentel Leite Rocha Paulo Augusto Oliveira Carvalho Paulo Rafael Fonseca Silva Pedro Bothrel Nogueira Pedro Enesto Teles Barbosa Pedro Henrique Miranda Pedro Henrique Rodrigues Andrade Lara Pedro Marques de Oliveira Tristão Pérola Gonçalves Fernandes Priscila Alves Vaz Priscila Ottoni Gama Rafael Alves Carvalho Rafael Diniz Abrantes Rafael Gusmão Rocha Rafael Penna Paula César Raísa Rios Lodi Guedes Ralph Brito Damaceno Raphael de Melo Franciscon Raphaela de Macedo Rosa Raquel Melo Starling Tavares Raquel Oliveira Guimarães Rayka Alzemita Helena Costa

Renata Nobre Maia Renato Souto de Vasconcelos Ricardo Aranha Magalhães Ricardo Augusto Couto Martins Ricardo Gandra Aguiar Ricardo Manoel Oliveira Rodrigues Ricardo Rodrigues PereiraRicardo Satiro Menezes Roberta Canabrava Rodrigues Silva Rodrigo Barbosa Milagres Rodrigo Coelho Santiago Rodrigo Leite Azevedo Rodrigo Macedo de Oliveira Rodrigo Maciel Dornas Rodrigo Mitre Cotta Rodrigo Soares Lopes Ronaldo Sapi Rossignoli Sâmara Ataíde Boa Sorte Sanny Kemelly Miquelante Yoshida Sarah Caroline Caldeira Brant Perpétuo Saulo Emanuel Barbosa de Oliveira

*Filiados entre 9 de maio e 6 de setembro de 2016

No dia oito de fevereiro, na sede daAssociação Médica Brasileira(AMB), em São Paulo, o presidenteda Associação Médica de MinasGerais (AMMG) e 2º vice-presidente da AMB, Lincoln LopesFerreira, participou de reunião como ministro da Saúde, RicardoBarros. Presidentes das demaisfederadas e das sociedades deespecialidades também marcarampresença. No encontro, Ferreirapropôs ao ministro que opagamento dos honorários sejaefetuado pelo Ministério da Saúdediretamente aos médicos. Barrosreafirmou a disposição paracontribuir e proporcionar aosmédicos brasileiros condiçõesadequadas de trabalho.

Arquivo AMB

Em destaque

Alexandre Guzanshe

Cartas

Car tas de vem ser en vi a das à As ses so ria de Im prensa da AMMG,po dendo ser pu bli ca das no todo ou em parte. En d.: Av. João Pi nheiro, 161, Cen tro, BH - MG. CEP 30130-180E-mail: [email protected]. Fax: (31) 3247 1632.

ClassimédicoAPARTAMENTO – Vendo apartamento de luxo, Ruados Inconfidentes, 344, Funcionários, próximo aoCorpo de Bombeiros, com 275m², seis vagas de ga-ragem, duas suítes e duas semi-suítes, sala paraquarto ambientes, lavabo, estar íntimo, copa e co-zinha, DCE, ampla área de serviços, salão de festasmontado, sala de ginástica, sauna, espaço gourmet,lazer completo. Contato: Dr Leonardo Correa deAraújo (31) 98578 3095 / 987441628 / 3467 2677.

CLÍNICA – Vendo clínica localizada em Contagem(MG), próxima ao Hospital Santa Rita. Recepção,quatro consultórios médicos, três salas de exames,elevador. Oferece serviços: ASO, PPRA, PCMSO,Audiometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalogra-ma, Espirometria com laudo, Treinamentos, Perícias,dentre outros. Disponíveis duas cabines audiomé-tricas, um audiômetro, um eletrocardiógrafo, umeletroencefalógrafo, um espirômetro, nove compu-tadores. Desejável que o interessado tenha conhe-cimentos de medicina e segurança do trabalho. Con-tato: Dr. Juan Nivardo Saavedra Leon (31) 998027119, tratar com Renata.

SALA – Alugo sala na Avenida Luiz Paulo Franco, 603,Bairro Belvedere. Horários a combinar. Contato: Dra.Ana Cristina de Rezende Castanheira (31) 999544982.

SALAS – Vendo conjunto de salas na região hospitalar,com 100 m² mais área privativa, três banheiros, copa,bancadas e pisos em granito. Duas vagas de garagem,armários e acabamento moderno. Contato: Dr. DarliNogueira (31) 99992 8900 / 3281 9706.

SALAS II – Alugo três consultórios e bloco cirúrgicocom duas salas equipadas, espaço de recuperaçãopós-anestésica, UTI de transferência, na região Pam-pulha. Além de uma secretária, possui estaciona-mento próprio. Contato: Dra. Cristiane Câmara Alves(31) 3474 3800 | 3474 3801.

Presidente:Lincoln Lopes FerreiraVice-Presidente:Gabriel de Almeida Silva JúniorSecretário Geral:Alcebíades Vitor Leal FilhoPrimeira Secretária:Regina Fátima Barbosa EtoDiretor Financeiro Adjunto:Luiz Carlos Molinari GomesDiretor Administrativo:Mauro Gualberto CoelhoDiretor Administrativo Adjunto:Odilon Gariglio Alvarenga de FreitasDiretora Científica:Luciana Costa SilvaDiretor Adjunto Científico:Agnaldo Soares LimaDiretor de Defesa do Exercício Profissional:Márcio Silva FortiniDiretora Adjunta de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos Legislativos:Maria Inês de Miranda LimaDiretor Adjunto de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos de Remuneração:Juraci Gonçalves de OliveiraDiretor de Benefícios:Fábio Augusto de Castro GuerraDiretora de Comunicação e Marketing:Ruth Borges DiasDiretor Adjunto de Comunicação e Marketing:Paulo BastianettoDiretora de Promoções Culturais:Maria Aparecida BragaDiretor de Assuntos do Interior:Paulo Roberto Repsold Diretor Adjunto de Assuntos do Interior:Lineu Henriques Camargos JúniorDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Manoel Torres Neves NetoDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Melicégenes Ribeiro Ambrósio

Jornal da AMMGReportagem e redação:Daniela Colen, Nétali Leite e Renata ClímacoAssessoria de Imprensa da AMMGAvenida João Pinheiro, 161, CentroCEP 30130-183 - Belo Horizonte/MGTelefone: (31) 3247 1600 - Fax: (31) 3247 1632E-mail [email protected] www.ammg.org.brEditoras e jornalistas responsáveis:Daniela Colen – MG 6966 JPNétali Leite - MG 07842 JPRenata Clímaco – MG 6341 JPProjeto gráfico: Carlos DomingosDiagramação e editoração:3R ComunicaçãoTelefone: (31) 3643 4423CTP e impressão: Rona EditoraDistribuiçãoEmpresa Brasileira de Correios e TelégrafosPublicidade:3R Comunicação – (31) 3643 [email protected]

O Jornal da AMMG é uma publicação bimestral,com tiragem de 17.000 exemplares. É proibida areprodução do conteúdo, sem autorização prévia.Os artigos assinados não refletem,necessariamente, a opinião da entidade. Produtose serviços anunciados nesta edição são deresponsabilidade de seus anunciantes. A AMMGnão se responsabiliza pelo conteúdo ou acertificação dos eventos realizados por terceirosem suas dependências.

Expediente

Ao leitorMédicos e seus depen-

dentes que desenvolvem al-guma atividade artística po-dem expor, sem ônus, no Es-paço Cultural Otto Cirne, lo-calizado no hall de entradada AMMG. Para este ano ain-da há três vagas. Contato:(31) 3247 1608.

Sócios quites com a AMMG interessados em anunciar gratuita-mente nesta seção devem entrar em contato pelo telefone (31)3247 1615 ou pelo e-mail [email protected].

COMUNICADOServe a presente para comunicar aos associados inadim-plentes com as anuidades de 2016 e anteriores que, nostermos do disposto no Artigo 22, parágrafo 1º, do EstatutoSocial da Associação Médica de Minas Gerais - AMMG,será efetivada a sua suspensão do quadro social da AMMG.O artigo citado encontra-se assim redigido:

“Artigo 22 – (...)§ 1º O associado devedor de uma anuidade terá seu vín-culo associativo suspenso, bem como as suas obrigaçõespecuniárias, ao final do exercício financeiro referente àanuidade não-adimplida.§ 2º O associado suspenso por inadimplência retornaráautomaticamente à condição de sócio efetivo, com os di-reitos daí decorrentes, após o pagamento do seu débito.

Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2017.DIRETORIA DA AMMG

ERRATANa matéria ‘Fórum aborda qualidade do ensino’, ediçãonº162 – Dezembro 2016/Janeiro 2017 foi informadoque 106 cursos passaram pela avaliação do Enade,em 2013, recebendo notas 1, 2 e 3. O número corretoé 166.

Luciana Costa*

Page 4: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Dia 17 de fevereiro, ocorreu nasede da Associação Médica de Mi-nas Gerais (AMMG), o ‘III Fórumde Discussão Sobre a Formação deFuturos Médicos’. Preceptores, pro-fessores, acadêmicos e coordena-dores de cursos de diversas locali-dades do estado debateram sobrea atuação do docente e a estruturaofertada.

O encontro foi coordenadopela diretora de Promoções Cul-turais da AMMG, Maria AparecidaBraga, que destacou a criação daComissão Estadual de Ensino Mé-dico e do Consórcio Colaborativo.“O objetivo é ouvir todos os envol-vidos e avançar, efetivamente, paraa melhoria da qualidade do ensi-no.” A representante da Associa-ção Brasileira de Ensino Médico(Abem), Rosa Malena, afirmou quea entidade propõe o aperfeiçoa-mento contínuo do pessoal docen-te, inclusive pela promoção do in-tercâmbio entre educadores mé-dicos nacionais e estrangeiros.

Durante sua apresentação, oprofessor da Eduaqualis, Cláudio

Moura Castro, disse que o docenteprecisa conhecer o universo doaluno, estimulando-o a compreen-der e vivenciar o conteúdo propos-to. Pedro Henrique Rocha Caldeira,acadêmico e coordenador do Gru-po de Estudos em Didática Aplica-dos ao Aprendizado de Medicina(Gedamm), trouxe a experiência

da Universidade Federal de MinasGerais (UFMG) e valorizou o diá-logo entre estudantes, professorese gestores. “Finalmente surge aoportunidade de vivenciarmosuma revolução no ensino médico,que é urgente.”

O representante do ConselhoRegional de Medicina de Minas

Gerais (CRM MG), Victor Hugo deMelo, mostrou a evolução do sis-tema de saúde brasileiro e infor-mou sobre a criação do Código deÉtica do Estudante de Medicina.Segundo Melo, tornam a iniciativarelevante as mudanças no exercí-cio da prática médica, expansãodo número de escolas, atençãocentrada na doença e não nodoente, incremento de denúnciascontra médicos jovens e preocu-pação com a formação ética e hu-manística dos estudantes.

Sobre o Consórcio Colaborati-vo, que permitirá que todos possamusufruir dos avanços propostos, orepresentante da Faculdade da Saú-de e Ecologia Humana (Faseh), Ri-cardo Guimarães, disse que a trans-formação exige a soma de recursoshumanos e materiais. “Pretendemoscriar e discutir, dentro da visão co-laborativa, ações inteligentes quegarantam a oportunidade de fazer-mos uma medicina melhor.” Ospróximos encontros serão agenda-dos para definição dos trabalhos ecriação de cronograma.

Fevereiro/Março 2017 • Página 7

JORNAL DAassociação

médica

ENSINOPágina 6 • Fevereiro/Março 2017

JORNAL DAassociação

médica

ENSINO

Fórum estabelece Comissão Estadual de EnsinoClóvis Campos

Para o professor Cláudio de Moura Castro é importante que os docentesconheçam o universo dos alunos e os estimulem

A tecnologia na medicina che-ga também às salas de aulas. Bo-necos e imagens virtuais em trêsdimensões são utilizados no estu-do da anatomia, substituindo oscorpos humanos. A prática, que vi-sa suprir a falta de cadáveres nasfaculdades de medicina que semultiplicam pelo país, é questiona-da por docentes que apostam nosmétodos tradicionais para a garan-tia da qualidade do ensino.

O presidente da Sociedade deMedicina de Alagoas, FernandoAntônio Gomes de Andrade, quetambém é professor da Universi-dade Federal de Alagoas (Ufal),conta que o Brasil não possui le-gislação que estimule a doação vo-luntária, o que é comum na Euro-pa e nos Estados Unidos. “Temosuma redução no número de cor-pos não reclamados, que antiga-mente chamávamos de indigentes,e há um desinteresse das institui-ções de ensino em sustentaremuma estrutura para receber doa-ções e manter os cadáveres de for-ma apropriada. Precisamos am-pliar o debate sobre o tema e es-tabelecer diretrizes com amparolegal, que assegurem a qualidadeda formação dos futuros profissio-nais da saúde.”

O vice-diretor e professor dodepartamento de Anatomia e Ima-gem da Faculdade de Medicina daUniversidade Federal de Minas Ge-rais (FM- UFMG), Humberto JoséAlves, explica que o contato diretocom o corpo tem um impacto quevai além da sua importância ine-gável e insubstituível para o treinoe o aprofundamento do conheci-mento pelo aluno, desde o primei-ro período. “A relação com o cor-po não está limitada à questão téc-nica. Muitos dos estudantes nuncaestiveram tão perto de uma pessoa

sem vida. Eles chegam à escolacom um olhar superior e a convi-vência com a ideia de morte pro-voca reflexão sobre a finitude e oslimites do médico, independente-mente de sua competência. É sem-pre uma lição de humildade”,acrescenta.

Para atender a demanda, a FM-UFMG criou, em 1999, o ‘Vida após

a Vida’, ampliando o número dedoadores, ao contrário do queocorre na maior parte das institui-ções de ensino do país. O progra-ma, coordenado por Alves, garantea cada semestre que 320 estudantesde medicina trabalhem com os cor-pos, além de atender universitáriosdos demais cursos da área da saúde,como enfermagem e fisioterapia.

No laboratório de Anatomiada Faculdade, a frase: ‘Aqui, a mor-te se alegra em socorrer a vida’ estáem destaque e traduz bem o signi-ficado das doações. “O mais im-portante e o mais nobre é o movi-mento do ser humano em oferecero seu corpo para contribuir como outro. Por meio do conhecimen-to os alunos são beneficiados e,posteriormente, os pacientes aten-didos por profissionais devidamen-te qualificados e atualizados”, afir-ma Alves.  

Rodrigo Leandro Togneri, alu-no do primeiro período de medi-cina da UFMG, diz que o acessoao cadáver facilita muito o apren-dizado. “Necessitamos da aula prá-tica para fixar a matéria e esse con-tato com o corpo permite melhorcompreensão do conteúdo.” LucasGabriel de Almeida Macedo, tam-bém do primeiro período, reforçaque a vantagem é mostrar as va-riações anatômicas presentes noindivíduo e que em livros e bone-cos não são percebidas.

Clóvis Campos

Tecnologia que substitui corpos limita aprendizado

O vice-diretor e professor da UFMG, Humberto José Alves, orienta seusalunos e destaca que o contato com o cadáver supera as questões técnicas

O presidente da Sociedade deMedicina de Alagoas, FernandoAndrade, diz que é preciso ampliar odebate sobre o tema e buscaramparo legal

Atualmente a Faculdade de Me-dicina da UFMG tem cerca de 900pessoas cadastradas, das diversas re-ligiões e faixa etária dos 18 aos 83anos. As motivações vão do desejode contribuir com a ciência ao medode ser enterrado vivo ou cremado.

Segundo Alves, este é um temadelicado, mas muitas pessoas aindanão sabem que é possível a doaçãoe se tivessem conhecimento, pode-riam decidir por fazê-la. O primeiropasso é agendar uma entrevista comos professores. Depois é assinadoum termo, de acordo com o artigo14 da Lei nº10.406/2002. Após amorte, um parente de primeiro grautem a prerrogativa de impedir a doa-

ção. Da mesma forma, quem nãoassinou o termo, mas deixou algumfamiliar ciente de que gostaria dedoar não terá dificuldade em ter ocorpo cedido para ensino, desde quea família procure a Faculdade.

O professor reforça que a deci-são é individual e da família, um ges-to que pode ser multiplicado e ins-pirar outras escolas. Como não háum túmulo que sirva como referên-cia do morto para a família, há oprojeto de criar um mausoléu àque-les que cederam o corpo volunta-riamente. “Uma forma de homena-gear as pessoas que contribuíramcom a vida, mesmo após a morte.”4 Mais informações: (31) 3409 9739.

Conhecimento facilita doaçãoArquivo Pessoal

Page 5: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Os laboratórios clínicos brasileiros jápodem aderir às recomendações do Con-senso Brasileiro para a Normatização daDeterminação Laboratorial do Perfil Lipí-dico, que dispensa a necessidade de jejumde 12 horas para exames do perfil lipídico:Colesterol Total (CT), LDL�C, HDL�C,não�HDL� C e Triglicérides (TG). O mé-dico é quem deverá avaliar os casos emque ainda pode ser necessário o jejum pro-longado para esses exames. O documento,distribuído aos laboratórios no início dedezembro do ano passado, foi elaboradopela Sociedade Brasileira de Patologia Clí-nica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) eSociedades Brasileiras de Cardiologia/De-partamento de Aterosclerose (SBC/DA),Análises Clínicas (SBAC), Diabetes (SBD)e Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

De acordo com o presidente do De-partamento de Patologia Clínica da Asso-ciação Médica de Minas Gerais (AMMG)e coordenador do Comitê Científico Edu-cação em Patologia Clínica pela SociedadeBrasileira de Patologia Clínica/Medicina La-boratorial (SBPC/ML), Leonardo de SouzaVasconcellos, até o ano passado, o tempode jejum era considerado um dos critériospré-analíticos dos mais importantes. “La-mentavelmente, nem todos recebem orien-tações adequadas. Frequentemente clientesatendidos nos laboratórios clínicos são im-pedidos de coletar exames e solicitados aretornar, posteriormente, devido à ausênciaou excesso de jejum, que também é preju-dicial à saúde e interfere nos resultados.”

Vários laboratórios internacionais jáaderiram a essa prática, principalmente doCanadá, Europa e Estados Unidos. Traba-lhos do exterior concluíram que é possívelutilizar os resultados do perfil lipídico sem

jejum para avaliação do risco cardiovascu-lar, que é o principal motivo para a solici-tação desse exame.

O presidente da Sociedade Mineira deCardiologia (SMC), José Carlos da CostaZanon, comemora a mudança. “Para algunspacientes mais sensíveis, como os diabéti-cos, crianças, idosos e gestantes, a coletados exames alimentando-se normalmentereduz o risco de efeitos indesejáveis asso-ciados ao jejum prolongado, como a hipo-glicemia, o aumento do risco de tonturas,quedas e acidentes de trânsito.”

Para o presidente da Sociedade Brasileirade Endocrinologia e Metabologia – RegionalMinas Gerais (Sbem-MG), Márcio Lauria, arealização de um exame de sangue com ainterrupção da alimentação de 12 horas re-presenta um situação atípica na vida do in-divíduo. “Sendo assim, aquelas dosagens quesão realizadas podem não ser condizentescom o estado habitual do paciente. Já exis-tem valores de referência padronizados paralipídeos fora do que era preconizado. Issonão é válido para pacientes com níveis muitoelevados de triglicerídeos. Nessa situação, oexame deve ser repetido sem ingerir comi-da. Mas para a maioria dos pacientes, essesvalores fora do jejum são confiáveis.”De acordo com Vasconcellos, já foram ini-ciados dois projetos de pesquisa no Hospitaldas Clínicas da UFMG e no Laboratório Ge-raldo Lustosa para avaliar o impacto da fle-xibilização, comparando dados entre serviçopúblico e privado.

“Agora, cabe aos médicos colocar emprática essa nova realidade. Para isto, é fun-damental que eles se atualizem para saberorientar adequadamente.” 4 O documento está disponível gratuitamen-te para consulta no site: www.sbpc.org.br

Na noite do dia 15 de fevereiro, a As-sociação Médica de Minas Gerais (AMMG)promoveu em sua sede uma reunião cien-tífica para debater a situação da febre ama-rela no estado. Representantes da Socieda-de Mineira de Infectologia (SMI) e das se-cretarias Municipal (SMSA) e de Estado deSaúde (SES) apoiaram a iniciativa e contri-buíram com informações sobre o atual pa-norama da doença. De maneira inédita, aentidade transmitiu via Facebook, em tem-po real, todo o evento.

De acordo com o subsecretário de Vi-gilância e Proteção à Saúde da SES, Rodri-go Fabiano do Carmo Said, a principal re-comendação do Ministério da Saúde (MS)é barrar a proliferação da febre amarelasilvestre, pois nas áreas rurais é que surgi-ram as suspeitas da doença em macacos(epizootia) e também os primeiros casosem humanos. “As notificações de epizoo-tia de primata no norte do estado geraramo alerta da Secretaria. A partir daí levan-tamos questões e sobre como a vigilânciadeve ser feita e acionamos o Ministério”,explicou.

O subsecretário revelou que estão sen-do estudados caso a caso, mas que a me-lhor estratégia, até então, é conseguir vaci-nar 100% do estado. “Até o dia 14 de fe-vereiro, já tínhamos 902 casos notificadose destes 202 estão confirmados. Dos 169óbitos suspeitos de decorrência da febreamarela, 69 receberam confirmação. E dosmunicípios, temos 39 certos de que há adoença, dentre 79 suspeitos”, esclareceu.“Contatamos a Fundação Ezequiel Dias pa-ra avaliar exames laboratoriais do início dedezembro. Mesmo sem todas as confirma-ções, o Ministério foi alertado sobre o pos-sível surto.”

A diretora da SMI, Virgínia Zambelli,abordou os aspectos clínicos, deixando cla-ro que a febre amarela é altamente letal epor este motivo requer atenção redobradapor parte dos médicos e da saúde pública.“O período de incubação do vírus, após apicada do mosquito, ocorre entre três e seisdias, e os sintomas começam a ficar apa-rentes no sétimo dia. A doença é dinâmica,com a possibilidade de piora em dias ouem poucas horas.”

Zambelli contou que nas regiões endê-micas o cartão de vacina está sendo descon-siderado e todas as pessoas estão sendo imu-nizadas. “Em todas as formas da febre ama-rela, seja leve, moderada ou grave, deve ha-ver a notificação compulsória, ou seja, qual-quer suspeita deve ser notificada”, avaliou.

Após as palestras, além dos represen-tantes da SMI e SES, a médica epidemiolo-gista e gerente de Vigilância em Saúde daSecretaria Municipal de Saúde de Belo Ho-rizonte, Lúcia Miana Mattos Paixão, respon-deu as perguntas do público. Via Facebooke no local do evento, comunidade, estu-dantes de medicina, médicos e demais pro-fissionais da área de saúde sanaram suasdúvidas. Dados sobre a febre amarela, tantopara especialistas quanto para o públicoleigo, podem ser acessadas no site da SES:www.saude.mg.ogv.vr/febreamarela. 4 Mais informações sobre a programaçãocientífica da AMMG podem ser obtidaspelo telefone (31) 3247 1619 ou peloemail [email protected].

Página 8 • Fevereiro/Março 2017 Fevereiro/Março 2017 • Página 9

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ESPECIALIDADEESPECIALIDADE

Em focoAnticoncepcional masculino

Um contraceptivo masculino em gel e injetávelmostrou 100% de eficácia na prevenção da gravidez.A notícia foi publicada no dia sete de fevereiro, narevista Basic and Clinical Andrology, que relata os úl-timos testes feitos com macacos rhesus. A substânciaatua bloqueando o fluxo do esperma e não na suaprodução. Ele pode ser a solução para homens quenão querem fazer a vasectomia. Testes anterioresmostraram que o resultado da aplicação pode serrevertido. As pesquisas em humanos devem acon-tecer nos próximos anos.

Combate ao ParkinsonUm grupo internacional de cientistas de institui-

ções do Reino Unido, Espanha, Itália, Holanda e Es-tados Unidos descobriu que um esteroide presenteno tubarão consegue impedir o acumulo de umaproteína cujo excesso está veiculado ao Parkinson.O estudo foi publicado, em fevereiro, na revista ame-ricana Procedings of Sciences, a Pnas. Os testes feitosem vermes são promissores para evitar o avanço dadoença. As primeiras pesquisas em humanos estãoprevistas para acontecer ainda em 2017.

Vacina AntimaláriaDe acordo com fabricantes da empresa Sanaria,

sediada nos Estados Unidos, a vacina antimaláriaforneceu proteção de até 100% por dez semanasem um ensaio clínico com humanos. Uma versãomais recente exigiu menos injeções e uma dose maisbaixa de parasitas vivos da doença que as anteriores.O experimento usa uma forma inativa viva e imaturado parasita para estimular uma reação positiva. Ape-sar dos resultados satisfatórios, o produto pode levarmais dois anos para chegar ao mercado.

Nova TecnologiaO Conselho Superior de Pesquisas Científicas da

Espanha patenteou no início do ano uma tecnologiacapaz de detectar o HIV em apenas uma semanaapós a infecção pelo vírus. Atualmente é preciso es-perar cerca de 30 dias. Segundo pesquisadores, adetecção precoce é um fator-chave para melhorara eficácia dos antirretrovirais, prevenção e propaga-ção da doença. O biosensor usa estruturas que sãofabricadas com soluções tecnológicas que permitemsua produção em grande escala e baixo custo.

Doença de CrohnPesquisadores da Universidade das Ciências da

Saúde de Utah, nos Estados Unidos, propõe a umcurto prazo que se desviem o olhar das bactériascausadoras da doença de Cronh e que comecem aolhar para um fungo, muito comum, presente no or-ganismo. Cientistas acreditam que portadores doproblema produzam mais anticorpos contra o Sa-charomyces cerivesiae, sinal que o micro-organismopossa estar envolvido no desenvolvimento da doen-ça. Os testes estão sendo feitos em ratos e de acordocom as descobertas, o fungo aumenta a produçãodo ácido úrico e piora a inflamação.

Atualização científicaO Jornal da AMMG publica sugestões de arti-

gos médicos avaliados pelo Conselho Científico daentidade. Nesta edição, o otorrinolaringologistaMarco Aurélio Rocha Santos fala sobre utilizaçãode analgésico após adenoamigdalectomia.

Syed, M.I., Magos, T.A., Singh, J. & Montague,M.L. A new analgesia regimen after (adeno)tonsillectomy in children: a pilot study. Clin.Otolaryngol., 41, 660–665, 2016.

A amigdalectomia, relacionada ou não com aadenoidectomia, é associada a uma alta incidênciade dor no pós-operatório, que limita a ingestão delíquidos e sólidos, aumentando a morbidade.

A codeína, usada no pós-operatório para con-trole da dor, foi contraindicada nos Estados Unidospelo FDA e banida no Reino Unido em criançascom idade inferior a 12 anos e abaixo de 18 anos,para aquelas portadoras de síndrome de apneiaobstrutiva do sono.

Os autores realizaram um estudo em hospitalterciário na Escócia, em 176 crianças com idade en-tre dois e 12 anos de idade submetidas à adenoa-migdalectomia. Elas receberam alta com uso regularde paracetamol e ibuprofeno por sete dias, com aprescrição de doses únicas de uma solução oral desulfato de morfina para serem administradas nasmanhãs do terceiro, quarto e quinto dia pós-ope-ratório, quando necessário.

A escala de dor Wong Baker FACES foi utili-zada como escore do primeiro ao décimo dia pós-operatório. O regime de analgésicos incluiu pa-racetamol e ibuprofeno em dose apropriada paraa idade e peso dependente (200 µg/kg) de sulfatode morfina nas manhãs do terceiro, quarto e quin-to dia.

Foram incluídos 125 questionários finais. Cer-ca de 74,4% dos pacientes fizeram a utilização damorfina do terceiro ao quinto dia pós-operatório.Os resultados mostraram escores de dor melhores(com valor de p< 0,0001) nas crianças que rece-beram morfina, comparados com as crianças quenão receberam e ainda procuraram menos aten-dimento médico no pós- operatório (p< 0,001)para controle da dor.

Não foram encontradas diferenças estatistica-mente significantes entre o grau de experiência docirurgião e a escala de dor e, nenhuma diferençaentre as técnicas cirúrgicas para a amigdalectomia(dissecção a frio, cauterização bipolar e Coblation)e a escala de dor.

Apesar de ter sido realizado um estudo pilotosem a randomização dos grupos, o uso da morfinaparece ser uma alternativa à codeína no controleda dor em crianças submetidas à adenoamigdalec-tomia. Estudos são necessários para estabelecerdose e frequência ideais da medicação.

4O trabalho pode ser encontrado na Biblioteca Virtual (BVAMMG). Informações https://associado.ammg.org.br/lo-gin/auth ou (31) 3247 1633.

Transmissão on-line via Facebook aquece debate

Clóvis Campos

Flexibilização de jejum éaderido por laboratórios

Segundo o presidente de Departamento de Patologia Clínica da AMMG, Leonardo de SouzaVasconcellos, começa a haver uma mudança de paradigma Primeiro encontro científico do ano faz transmissão ao vivo e atinge maior público via internet

Clóvis Campos

Acesse e assista

Page 6: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Fevereiro/Março 2017 • Página 11

JORNAL DAassociação

médica Página 10 • Fevereiro/Març o 2017

JORNAL DAassociação

médica

Facilitar o acesso ilimitado à in-formação e incentivar a produçãodo conhecimento são os objetivosconquistados pela Biblioteca Vir-tual da Associação Médica de Mi-nas Gerais (BV AMMG), em duasdécadas de existência. O projetoda bibliotecária Miriam Carvalho,que também coordena o Setor,contempla convênio com a Orga-nização Mundial de Saúde (OMS),por meio de seu Centro Latino-americano e do Caribe de Infor-mação em Ciências da Saúde (Bi-reme), e com a Organização Pan-Americana da Saúde. A parceriadisponibiliza aos sócios da entida-de um acervo de mais de cinco mi-lhões de publicações científicasque podem ser acessadas em tem-po real e adquiridas por meio decotas ou por valores irrisórios com-parados aos cobrados em dólar.

Em 1997, de acordo com o en-tão diretor-científico, Ênio RobertoPietra Pedroso, a AMMG anteci-pou o que ele intitula como disse-minação do conhecimento. “Naépoca, associamos a dificuldadede ser ter um patrimônio bibliote-cário com a busca pela instruçãode qualidade. Não era possívelacompanhar tudo sem os dadosdisponibilizados facilmente e a bi-blioteca ordenou tudo isto”, afir-ma. Pedroso conta que todas as di-retorias das sociedades de especia-lidades apoiaram a iniciativa. “Euera mais ligado à Universidade Fe-deral de Minas Gerais (UFMG), en-tão, para mim foi uma honra terparticipado de todo o processo.”

O presidente da AMMG, Lin-coln Lopes Ferreira, que foi diretorde Assuntos do Interior em umadas gestões do ex-presidente JoséCarlos Collares Filho, destaca queexpandir e promover a educaçãosão os pilares da entidade: “Viajan-do pelo estado, pude observar asbarreiras para se conseguir, porexemplo, um artigo de uma revistaestrangeira. Nas reuniões que rea-lizamos, sempre colocamos o mé-

dico em contato com as nossas fer-ramentas de ensino, e o sucesso daBiblioteca foi fundamental para is-to”, explica. Além de membros dasassociações médicas filiadas, estu-dantes de medicina e médicos dediversas regiões do Brasil e até deoutros países utilizam os serviçosoferecidos. Dentre eles, alertas so-bre artigos por tema, pesquisa emtempo real e assessoria científicaem congressos.

Veio para ficar

Nos primeiros seis anos, as so-licitações chegavam ao antigoCDC por carta, fax ou telefone.A equipe se mobilizava para pes-quisar, selecionar e enviar o ma-terial via fax ou Correios. MiriamCarvalho revela que o trabalhoera minucioso e demandava ho-

ras. “Antes da informatização,ocorrida em 2003, o alerta biblio-gráfico, separado de acordo coma área de interesse dos usuários,era feito em papel. Tínhamosuma labuta de formiguinha. Con-távamos com o apoio de faculda-des, pois antes da base informa-tizada, eram poucas as assinatu-ras de revista científicas.”

Para a ginecologista Thelma deFigueiredo e Silva, que utiliza a BVAMMG desde sua fundação, a ve-locidade dos serviços prestadosmerece elogios. “A criação do ser-viço virtual foi um grande avanço,pois na biblioteca física os artigosdemoravam a chegar e tambémcostumava ser longa a espera pelatradução de alguns. Quando oexemplar de uma revista estavaemprestado, fazíamos reserva. Àsvezes até imprimir era complica-

do”, lembra. Ela considera que aferramenta veio para ficar e que éde fundamental importância aorientação dos termos de pesquisafeita pela coordenadora MiriamCarvalho e equipe.

Silva diz que utiliza a BV, pelomenos uma vez por mês, para abusca de artigos internacionais.Conforme ela, o conteúdo é usadopara aprimorar sua atividade clíni-ca, estudar novos casos e rever an-tigos, e para atualização de condu-tas. Em uma recente experiência,recorreu à assessoria científica:“Ano passado, no Congresso deGinecologia palestrei sobre proce-dimentos estéticos na gravidez ehá poucas publicações sobre isto.A Biblioteca se esforçou para con-seguir o material. Na abertura doevento mencionei que sem ela nãoteria dado a aula”.

O cardiologista EpotamênidesMaria Good God, acompanhou oprogresso da Biblioteca Virtual daAssociação Médica de Minas Ge-rais (BV AMMG) desde o começo.Especialmente quando o serviçocompletou dez anos, era diretorcientífico da entidade e atuou ati-vamente para que os médicos usu-fruíssem o benefício. “Pude não sóconstatar, mas também aproveitarmuito, a comodidade e eficiênciado trabalho desenvolvido.” Segun-do ele, a cada dia o tempo é me-nor para acessar a bibliografia quecresce a uma velocidade vertigino-sa, e fica impossível acompanhá-la. “É bem verdade que os meca-nismos de busca na Internet fica-ram mais amigáveis, mas continuadifícil ‘separar o joio do trigo’. Noentanto, a Biblioteca Virtual evo-luiu nesse período e se moderni-zou, tornando-se cada vez maiságil e oferecendo, aos usuários,muito mais alternativas.”

O presidente da Sociedade Bra-sileira de Medicina do Esporte –Regional Minas Gerais, o pneumo-logista Sílvio Musman afirma queutiliza a BV AMMG praticamentedesde o lançamento, mas espora-dicamente pela limitação de ma-terial na época. “Com a nova for-matação, senti-me estimulado autilizar mais, principalmente comos créditos, a rapidez e o fato de oartigo ficar disponível por muitotempo.” Também o agrada a flexi-bilidade de individualizar o alerta,o que contribui para a seleção dostemas para estudar e montar asuas aulas. Musman conta que temo hábito de escolher entre cinco eseis artigos por mês, que se obrigaa ler: “É o meu ‘para casa’ pessoal”.Para ele, só não se atualiza quemnão quer.

No interior do estado, o hábitoda educação continuada avançoujunto com a BV AMMG. Por meiodas associações médicas filiadas,

os profissionais de medicina co-nheceram e passaram a solicitar oapoio científico. De GovernadorValadares, o ginecologista e obte-tra Nilo Sérgio Nominato come-çou a usar a Biblioteca em 2004,em função de seu mestrado. “Apóso primeiro contato, passei a pro-curar o serviço com frequência pa-ra a elaboração de meus trabalhos.

Além de docente, sou preceptorem residência médica e preciso memanter atualizado”, considera. No-minato atua com pré-natal de altorisco e demanda tarefas de seus re-sidentes sobre o tema. Ele explicaque se habituou a ver sempre algonovo e declara que é fantástica aassessoria que recebe: “Funcionamuito bem”.

A equipe da BV AMMG écomposta pelos seguintes biblio-tecários: Rafael Michalski; Cris-tiane Matos; Jean Pierre Miranda;Geraldo Faria; a coordenadoraMiriam Carvalho; e Yuri D’Agos-tini (foto – sentido horário). Elesatendem a demandas individua-lizadas e das sociedades de es-pecialidades. A fisiatra Ana PaulaCoutinho Fonseca publicou, re-centemente, artigo inédito que,de acordo com ela, contou comapoio especializado da Bibliotecano momento de pesquisar e uti-lizar as referências corretas.

Fonseca salienta que sua ex-periência com o serviço é ante-rior à publicação. Em 2006, du-rante o mestrado e quando pre-sidiu a Sociedade Brasileira deMedicina Física e Reabilitação –Regional Minas Gerais, era aindadiretora científica da Brasileira,participava frequentemente dereuniões na Associação MédicaBrasileira (AMB) para realizar osconsensos da reabilitação: “Fi-quei comprometida com o tema

e precisei estudar mais”. Ela lem-bra que, na ocasião, o então Cen-tro de Documentação Científica(CDC) ministrou para os fisiatraso primeiro curso sobre comousar a ferramenta de pesquisavirtual. A coordenadora MiriamCarvalho adianta que, brevemen-te, os cursos serão retomados eoferecidos, por demanda, paradiretores das sociedades de es-pecialidades.

Conforme Carvalho, a reto-mada dos cursos é um pedidoantigo e serão oferecidas orien-tações para: navegação no site daBV; pesquisa bibliográfica e basesde dados; personalização de umapágina exclusiva para cada socie-dade, com sugestões de revistas,artigos científicos guidelines econsensos; e ensinar a visualiza-ção no perfil do que tem sidopesquisado por colegas da área. 4 Cadastre-se, conheça e utilizea ferramenta pelo sitewww.ammg.org.br. Mais infor-mações pelo telefone (31)32471633.

ESPECIAL

Avanço rápido e eficiente

Serviços especializados

A ginecologista Thelma de Figueiredo e Silva elogia a velocidade dos serviços prestados pela Biblioteca Virtual

Clóvis Campos

Equipe da Biblioteca Virtual atende a demandas individualizadas e dassociedades de especialidades

Cartilhas, livros, revistas, dentre outras publicações, ganharam uma nova organização com o nascimento, em 1997, do Centrode Documentação Científica (CDC), hoje Biblioteca Virtual da Associação Médica de Minas Gerais (BV AMMG). O material,antes disposto de forma aleatória em prateleiras, foi catalogado, facilitando a pesquisa. Em um curto período, a atividaderealizada por uma equipe de bibliotecários tornou-se referência e a educação continuada cresceu, e ainda cresce, com a ne-cessidade de atualização dos estudantes e dos profissionais de medicina. Em abril, serão celebrados 20 anos de um trabalhoalicerçado na busca e na disponibilidade de milhares de artigos científicos veiculados em edições do mundo inteiro.

Biblioteca Virtual promove educação continuada há duas décadas

Clóvis Campos

Page 7: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Página 12 • Fevereiro/Março 2017 Fevereiro/Março 2017 • Página 13

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO

Neurocirurgia – XVI Congresso Mundial deNeurocirurgia, 20 a 25 de agosto, Istambul,Turquia. Informações: www.wfns2017.com.18º Congresso Brasileiro de Atualização emNeurocirurgia, 11 a 14 de outubro, São Paulo.Informações: www.wdcom.com.br/cban2017.

Neurologia e Psiquiatria Infantil – Reuniõescientíficas do departamento de Neurologiae Psiquiatria Infantil da AMMG. Informações:(31) 3247 1647.

Oftalmologia – IX Congresso Brasileiro de Ca-tarata e Cirurgia Refrativa, 31 de maio a 3de junho, Foz do Iguaçu, PR. Informações:www.brascrs2017.com.br. IX Congresso Na-cional da Sociedade Brasileira de Oftalmo-logia, 6 a 8 de julho de 2017, Recife, PE. In-formações: www.sbo2017.com.br. 61º Con-gresso Brasileiro de Oftalmologia, 6 a 9 desetembro, Fortaleza, CE. Informações:www.cbo.com.br.

Ortopedia e Traumatologia – XXIII CongressoBrasileiro de Trauma Ortopédico, 11 a 13 demaio, Brasília, DF. Informações: www.trau-maortopedico.med.br. 18º Congresso Bra-sileiro de Medicina e Cirurgia do Tornozeloe Pé, 18 a 21 de maio, Gramado, RS. Infor-mações: www.congressoabtpe.com.br. VIIICongresso Internacional de Artoplastia, 29de junho a 1º de julho, Rio de Janeiro. In-formações: (21) 2543 3844. XIII CongressoBrasileiro Ortopédico de Osteometabolismo,24 a 26 de agosto, Salvador, BA. Informa-ções: www.cboom.br. 49º Congresso Brasi-leiro de Ortopedia e Traumatologia, Goiânia,GO. Informações: www.cbot2017.com.br.

Otorrinolaringologia – Reuniões científicasdo departamento de Otorrinolaringologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647. 17ºCongresso Latinoamericano de Rinologia eCirurgia Facial, 20 a 22 de julho, Rio de Ja-neiro. Informações: www.rino2017.com.

Patologia – Reuniões científicas do departa-mento de Patologia da AMMG. Informações:(31) 3247 1647. XIX Congresso da Sociedade

Latinoamericana de Citopatologia, 23 a 25 deabril, Buenos Aires, Argentina. Informações:www.sociedaddecitopatologia.org.ar/sac. 31ºCongresso Brasileiro de Patologia, 2 a 5 denovembro, Belo Horizonte. Informações:www.sbp.org.br.

Patologia Clínica – Reuniões científicas men-sais do Departamento de Patologia Clínicada AMMG, nas últimas terças-feiras do mês.Informações: (31) 3247 1605. 51º Congres-so Brasileiro de Patologia Clínica/MedicinaLaboratorial e 3º Congresso Brasileiro de In-formática Laboratorial, 26 a 26 de setembro,São Paulo. Informações: (21) 3077 1400.

Pediatria – Reuniões Científicas do departa-mento de Pediatria da AMMG. Informações:(31) 3224 0857. Simpósio: Avanços em In-fectologia Pediátrica, 28 e 29 de abril, na sededa AMMG. Informações: (31) 3222 9861.Simpósio de Infectologia Pediátrica, 28 e 29de abril, na sede da AMMG. Informações:(31) 3224 0857. 14º Congresso Brasileiro deAlergia e Imunologia Pediátrica, 17 a 20 demaio, Cuiabá, MT. Informações: www.aler-goped2017.com.br. 12° Congresso BrasileiroPediátrico de Endocrinologia e Metabologia,31 de maio a 3 de junho, Rio de Janeiro. In-formações: www.cobrapem2017.com.br. 14°Simpósio Brasileiro de Vacinas, 22 a 24 dejunho, Florianópolis, SC. Informações:WWW.vacinas2017.com.br. 38º CongressoBrasileiro de Pediatria, 10 a 14 de outubro,Fortaleza, CE. Informações: www.sbp.com.br.

Pneumologia – Reuniões Científicas do depar-tamento de Pneumologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3213 3197. I Simpósio Multidisci-plinar de Câncer de Pulmão, na sede da AMMG.Informações: (31) 3213 3197. XX Congressoda Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, 3a 6 de maio, Rio de Janeiro. Informações:www.torax2017.com.br. XIV Congresso Minei-ro de Pneumologia e Cirurgia Torácica e IV Con-gresso Mineiro de Pneumologia Pediátrica, 29de junho a 1º de julho, na sede da AMMG. In-formações: www.smpct.org.br. XI CongressoBrasileiro de Asma e VII Congresso Brasileiro

de DPOC e Tabagismo, 2 a 5 de agosto, Forta-leza, CE. Informações: 0800 616218.

Psiquiatria – Reuniões Científicas do departa-mento de Psiquiatria da AMMG. Informações:(31) 3213 7457 ou www.ampmg.org.br. VIJornada de Psiquiatria do Sul de Minas, 7 e8 de abril, Itajubá, MG. Informações: (31)3213 7457. IV Jornada de Psiquiatria do Nor-te de Minas, 12 e 13 de maio, Montes Claros,MG. Informações: (31) 3213 7457. XIX Con-gresso Mineiro de Psiquiatria, 15 a 17 de ju-nho, na sede da AMMG. Informações: [email protected]. IV Jornada dePsiquiatria do Oeste de Minas, 4 e 5 de agos-to, Divinópolis, MG. Informações: (31) 32137457. III Jornada de psiquiatria do Vale doAço, 1º a 2 de setembro, Ipatinga, MG. Infor-mações: (31) 3213 7457. XXXV CongressoBrasileiro de Psiquiatria, 25 a 28 de outubro,São Paulo. Informações: www.cbpabp.org.br.

Radiologia – Reuniões Científicas do departa-mento de Radiologia da AMMG. Informações:(31) 3227 8544. Congresso Europeu de Ra-diologia, 1º a 5 de março, Viena, Áustria. In-formações: www.myesr.org/cms. 46º Congres-so Brasileiro de Radiologia, 12 a 14 de outubro,Curitiba, PR. Informações: www.cbr.org.br.

Reumatologia – Reuniões científicas do de-partamento de Reumatologia da AMMG. In-formações: (31) 3247 1613. Congresso Bra-sileiro de Reumatologia, 13 a 16 de setem-bro, Florianóplolis, SC. Informações:www.sbr2017.com.br.

Tanatologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Tanatologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1616. XIV Curso de Tana-tologia e Cuidados Paliativos, março a no-vembro. Grupo de Atendimento a Enlutados,março e abril, setembro e outubro. Informa-ções: (31) 3247 1616. III Simpósio Mineirode Cuidados Paliativos, 11 a 13 de maio, Be-lo Horizonte. Informações: (31) 2510 1012.

Terapia Intensiva – Curso para residentes e es-pecializandos em Terapia Intensiva, todas as

terças-feiras, na AMMG. Informações: (31)3222 3172 ou www.somiti.org.br. Cursos:ACLS – 30 a 31 de março, Belo Horizonte; 6a 7 de abril, Belo Horizonte; 7 a 8 de abril, Sal-vador, BA; 8 a 9 de abril, Belo Horizonte e Ipa-tinga, MG; 19 a 20, Belo Horizonte, 27 e 28de abril, Alfenas, MG; 29 a 30 de abril, BeloHorizonte e Alfenas, MG; 3 a 4 de maio, BeloHorizonte; 4, 5 e 6 de maio, São Paulo; 6 a 7de maio, Belo Horizonte e Curvelo, MG; 13 a14 de maio, Belo Horizonte; 18, 19 e 20 demaio, São Paulo; 20 a 21, 23 e 24. 27 a 28 demaio, Belo Horizonte. BLS – 7 e 29 de abril,Belo Horizonte e 23 de maio, Belo Horizonte.MAVIT – 28 de abril e 24 de maio, Belo Hori-zonte. PICC US – 31 de março, Belo Horizonte.ATLS – 27 a 29 de abril e 25 a 27 de maio, Be-lo Horizonte. ECTE – 22 e 23 de maio, BeloHorizonte. PVMA – 2 e 3 de abril e 23 e 24 demaio, Belo Horizonte. PALS – 29 e 30 de abril,Belo Horizonte. FCCS – 22 a 23 de maio, BeloHorizonte. GASU – 22 a 24 de maio, Belo Ho-rizonte. USPI – 23 a 24 de maio, Belo Hori-zonte. CITI – 24 de maio, Belo Horizonte.PVMC – 24 a 25 de maio, Belo Horizonte. 7ºSimpósio Somiti da Liga Acadêmica de Me-dicina Intensiva e 2º Simpósio Multiprofissio-nal e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicasde Urgência e Emergência e Medicina Inten-siva de Minas Gerais, 30 e 31 de março, BeloHorizonte. Informações: (31) 3222 3172 ouwww.somiti.org.br. XV Congresso Mineiro deTerapia Intensiva, 25 a 27 de maio, Belo Ho-rizonte. Informações: Informações: (31) 32223172 ou www.somiti.org.br.

Urologia – Reuniões científicas do departa-mento de Urologia da AMMG. Informações:(31) 3213 7002. XXXVI Congresso Brasileirode Urologia, 26 a 29 de agosto, Fortaleza,CE. Informações: www.sbu.org.br.

Videocirurgia – Reuniões científicas do de-partamento de videocirurgia da AMMG. In-formações: (31) 3247 1628. Congresso In-ternacional de Cirurgia Minimamente Inva-siva e Robótica, 18 a 20 de maio, Búzios,Rio de Janeiro. Informações: www.cirurgia-mini2017.com.br.

Alergia e Imunopatologia – Aulas do depar-tamento de Alergia e Imunologia da AMMG.Informações: (31) 3247 1647. XLIV Con-gresso Brasileiro de Alergia e Imunologia,21 a 24 de outubro, Belo Horizonte. Infor-mações: www.asbai.org.br.

Anestesiologia – Reuniões científicas do de-partamento de Angiologia e Cirurgia Vascularda AMMG. Informações: www.samg.org.br.51º Jornada de Anestesiologia do SudesteBrasileiro, 29 de junho a 1º de julho, Rio deJaneiro. Informações: www.sba.org.br.

Angiologia e Cirurgia Vascular – Reuniõescientíficas do departamento de Angiologia eCirurgia Vascular da AMMG. Informações:www.sbacvmg.com.br ou (31) 3213 0572.VII Simpósio Internacional de Flebologia, 14a 17 de junho, Belo Horizonte. Informações:www.sif.sbacvmg.com.br. 42º CongressoBrasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vas-cular, 9 a 13 de outubro, Natal, RN. Infor-mações: (84) 3221 3200.

Cardiologia – 27º Congresso da SociedadeMineira de Cardiologia, 6 a 8 de julho, BeloHorizonte. Informações: www.smc.org.br.72º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 3a 5 de novembro, São Paulo. Informações:www.cardiol.br.

Cirurgia Cabeça e Pescoço – XVI CongressoBrasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 25a 27 de agosto, Rio de Janeiro. Informações:www.congressobrasileiroccp2017.org.br.

Cirurgia Cardiovascular – 44º Congresso Bra-sileiro de Cirurgia Cardiovascular, 20 a 22de abril, Rio de Janeiro. Informações:www.sbccv.org.br/44congresso.

Cirurgia de Mão – 37º Congresso Brasileiro deCirurgia de Mão, 30 de março a 1º de abril, BeloHorizonte. Informações: www.mao2017.com.br.

Cirurgia Geral – XXXII Congresso Brasileiro deCirurgia, 28 de abril a 1º de maio, São Paulo.Informações: www.cirurgia2017.com.br.

Cirurgia Plástica – 11º Simpósio de Intercor-rências em Cirurgia Plástica – Regional Minas,26 a 27 de maio, Belo Horizonte. Informações:www.sbcpmg.org.br. Jornada Mineira de Ci-rurgia Plástica, 5 a 7 de outubro, Belo Hori-zonte. Informações: www.sbcpmg.org.br. 54ºCongresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 15a 18 de novembro, Florianópolis, SC. Infor-mações: www2.cirurgiaplastica.org.br.

Clínica Médica – Reuniões científicas do de-partamento de Clínica Médica da AMMG. In-formações: (31) 3247 1613. 14º CongressoBrasileiro de Clínica Médica e 4º CongressoInternacional de Medicina de Urgência e Emer-gência, 4 a 6 de outubro, Belo Horizonte. In-formações: www.clinicamedica2017.com.br.

Coloproctologia – Reuniões científicas dodepartamento de Coloproctologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.smcprocto.com.br.

Dermatologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Dermatologia da AMMG: 1º de abril,19 de agosto e 7 de outubro. Jornada: 19 e 20de maio, Belo Horizonte. 2ª Dermagerais, 17de 18 de novembro, Belo Horizonte. Informa-ções: (31) 3247 1627. 1º Simpósio de Imuno-biológicos e 9º Simpósio Nacional de Psoríase,4 de maio, São Paulo. 9º Teraderm, 5 a 6 demaio, São Paulo. 2º Simpósio de Cabelos eUnhas da SBD, 4 e 5 de agosto, Rio de Janeiro.72º Congresso da Sociedade Brasileira de Der-matologia, 7 a 10 de setembro, Costa do Sauí-pe, BA. Informações: www.sbd.org.br.

Endocrinologia e Metabologia – Educaçãomédica continuada do departamento de En-docrinologia e Metabologia da AMMG. Infor-mações: (31) 3247 1605. XVII CongressoBrasileiro de Obesidade e Síndrome Meta-bólica, 20 a 22 de abril, Olinda, Recife. Infor-mações: www.abeso.org.br. XVI CongressoMineiro de Endocrinologia e Metabologia, 28a 30 de abril, Belo Horizonte. Informações:www.congremem.com.br. XVI Latin Ameri-can Thyroid Congress, 15 a 18 de junho, Riode Janeiro. Informações: www.lts.org.

Endoscopia Digestiva – Reuniões Científicasdo departamento de Endoscopia Digestiva daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.sobedmg.org.br. Simpósio Internacionalde Endoscopia da Sobed, 19 a 20 de maio,Vitória, ES. Informações: www.sobed.org.br.Gastrominas 2017, 13º Workshop Interna-cional de Endoscopia Digestiva e 1º SimpósioMineiro de Oncologia Gastrointestinal, 17 a19 de agosto, na sede da AMMG. Informa-ções: www.gastrominas2017.com.br.

Gastroenterologia – Reuniões científicasdo departamento de Gastroenterologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.gastromg.org.br. XXIV CongressoBrasileiro de Hepatologia, 4 a 7 de outu-bro, Recife, PE. Informações: www.hepa-to2017.com.br. Gastrominas 2017, 13ºWorkshop Internacional de Endoscopia Di-gestiva e 1º Simpósio Mineiro de Oncolo-gia Gastrointestinal, 17 a 19 de agosto, nasede da AMMG. Informações: www.gas-trominas2017.com.br.

Geriatria e Gerontologia – Reuniões Cientí-ficas do departamento de Geriatria e Geron-tologia da AMMG. Informações: (31) 32471613. IX Congresso de Geriatria e Geronto-logia de Minas Gerais, 24 a 26 de agosto,Belo Horizonte. Informações: www.congres-sodegeriatria.com.br ou (31) 2510 1012.

Ginecologia e Obstetrícia – X Congresso Mi-neiro de Ginecologia e Obstetrícia, 10 a 13de maio, Belo Horizonte. Informações: (31)3227 8544. 57º Congresso Brasileiro de Gi-necologia e Obstetrícia, 15 a 18 de novem-bro, Belém, PA. Informações: www.febras-go.org.br/57cbgo.

Hematologia – Hemo 2017, 9 a 12 de no-vembro, Curitiba, PR. Informações:www.abhh.org.br.

Homeopatia – 72° Congresso da Liga MédicaInternacional de Homeopatia, 14 a 17 dejunho, Leipzig, Alemanha. Informações:www.lmhi-congress-2017.

Infectologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Infectologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1616 ou www.minasinfec-to.com.br. XIV Fórum Internacional de Sep-se, 4 a 5 de maio, São Paulo. Informações:www.forumsepse.com.br/2017. 53º Con-gresso da Sociedade Brasileira de MedicinaTropical, 4 a 7 de junho, Cuiabá, MT. Infor-mações: www.sbmt.org.br. XX CongressoBrasileiro de Infectologia, 12 a 15 de setem-bro, Rio de Janeiro. Informações: www.in-fecto2017.com.br.

Mastologia – Reuniões do Grupo Multidisci-plinar de Estudos em Câncer de Mama: 9 demaio, 4 de julho, 5 de setembro e 7 de no-vembro, Belo Horizonte. Informações: (31)3247 1613. 3ª Jornada Mineira do Câncer deMama, 7 e 8 de abril, Belo Horizonte. Infor-mações: www.cancerdemama2017.com.br.20º Congresso Brasileiro de Mastologia, 18a 21 de outubro, Porto de Galinhas, PE. In-formações: www.mastologia2017.com.br.

Medicina da Família e Comunidade – 5°Congresso Iberoamericano de MFC, 23 a 26de agosto, Lima, Peru. Informações:www.sbmfc.org.br.

Medicina do Exercício e do Esporte – Reu-niões científicas mensais do departamentode Medicina do Exercício e do Esporte daAMMG. Informações: (31) 3247 1605.

Medicina do Trabalho – Reuniões científicasmensais do departamento de Medicina doTrabalho da AMMG. Informações: (31) 32471616. Seminário Sudeste Anamt, 7 a 9 desetembro, Belo Horizonte. Informações:www.anamt.org.br.

Nefrologia – Pensar Mineiro: 27 de junho, 26de setembro e 24 de outubro, Belo Horizonte.Informações: (31) 3247 1616. CongressoMundial de Nefrologia, 21 a 25 de abril, Ci-dade do México, México. Informações:www.wcn2017.org. Congresso Mineiro deNefrologia, 25 a 27 de maio, Ouro Preto, MG.Informações: www.smn.org.br/congresso.

AGENDA C IENT ÍF ICA

Acontece nos dias sete e oitode abril, em Belo Horizonte, a 3ªJornada Mineira do Câncer de Ma-ma promovida pela Sociedade Bra-sileira de Mastologia – Regional Mi-nas Gerais. Especialistas convidadosde Minas Gerais, Rio Grande do Sule São Paulo trazem grandes novi-dades em pesquisas. Dentre os te-mas estão ‘contracepção e th dapós-menopausa em pacientes comalto risco para câncer de mama’,‘recomendações no estilo de vidae sua relação com o câncer de ma-ma’, ‘considerações cirúrgicas empacientes que receberam quimio-terapia neo-adjuvante’. Os tópicos

serão apresentados em conferên-cias e discussões de casos comgrandes pesquisadores do assunto.Também será realizado conto econtra-pronto sob a ótica da ‘mas-

tectomia profilática contralateralem pacientes sem mutação’. Serãopremiados os autores dos três me-lhores trabalhos. Mais informações.www.cancerdemama2017.com.br.

Jornada Mineira do Câncer de MamaReprodução

Belo Horizonte sedia, nos dias28 a 30 de abril, o XVI CongressoMineiro de Endocrinologia e Me-tabologia. Dentre os temas princi-pais estão as discussões de casos eapresentação de grandes palestrassobre diabetes, hipófise, câncer datireóide, adrenal gônadas e osteo-metabolismo. Já estão confirmadas

a presença de professores e espe-cialistas atuantes em Minas e outrosestados brasileiros. Também fazemparte do time de palestrantes, osconvidados internacionais Cons-tantite A.Stratakis, Ira Goldberg eKevin GC Yuen, com larga expe-riência na área e diversos estudosapresentados, sendo considerados

como referência para os colegasendocrinologistas em todo o mun-do. Os três melhores trabalhos nascategorias oral e pôster serão pre-miados nos valores de dois mil reaispara o primeiro lugar, mil reais parao segundo e quinhentos reais parao terceiro. Mais informações:www.congremem.com.br.

BH sedia Congresso de Endocrinologia

O 14º Congresso Brasileiro deAlergia e Imunologia Pediátrica acon-tece nos dias 17 a 20 de maio, emCuiabá (MT). Serão abordados a pre-venção, o diagnóstico e o tratamentodas doenças alérgicas e imunológicasque correspondem ao que o pedia-tra atende no dia-a-dia com oportu-

nidade de discussão de casos clíni-cos. Haverá ainda, espaço para apre-sentação de trabalho de conclusãode curso e pesquisas afins, bem co-mo momentos de aprofundamentona visão do sistema imune e da res-posta alérgica. Serão oferecidos cur-sos pré-congressos com embasa-

mento teórico para temas importan-tes na prática dos pediatras tais co-mo: ‘manejo do paciente asmáticopelo pediatra’, ‘novidades práticasem imunodeficências primárias’, ‘cur-so de hidratação e implementaçãoda barreira cutânea’. Mais informa-ções: www.alergoped2017.com.br.

Brasileiro de Alergia Pediátrica

O Simpósio Internacional deFlebologia (SIF 2017) aconteceráentre os dias 14 e 17 de junho, emBelo Horizonte, com a presença deconvidados de renome internacio-nal. O encontro tem se firmado co-mo um dos mais significativos daespecialidade e propicia a explora-ção de temas que são do dia-a-diados angiologistas e cirurgiões vas-culares, num espaço menor de tem-po, com produtividade. Haverá umpainel onde serão sanadas as dúvi-das que não são facilmente encon-tradas nos livros textos e que sãocruciais para um tratamento basea-do em evidências. Dentre os temasabordados estão: ‘escleroterapiacom laser transdérmico e microes-puma’, ‘termoablação de safenascom endolaser e por radiofrequên-cia’, ‘cirurgia venosa minimamenteinvasiva’, ‘tratamento endovascularde síndromes de congestão pélvicadas obstruções venosas de mem-bros inferiores’ e outros. Mais infor-mações: sif.sbacvmg.com.br.

Com o objetivo de transmitire atualizar conhecimentos, alémde servir de fórum para discus-sões sobre os avanços das medi-das preventivas, diagnósticas etratamentos das doenças renais,a Sociedade Mineira de Nefrolo-gia (SMN) realiza nos dias 25 a27 de maio, o 12º Congresso Mi-neiro de Nefrologia e 3º SimpósioMineiro de Transplante Renal.Nesta edição, o evento ganhamais um destaque ao realizar oCurso teórico-prático de ultras-sonografia point-of-care em Ne-frologia. O congressista terá a

oportunidade de participar deuma programação multiprofissio-nal. Serão discutidos temas compalestrantes e conferencistas derenome nacional, e também comos Highlights da Sociedade Ame-ricana de Nefrologia, que irão tra-zer as últimas novidades. O even-

to é aberto a médicos nefrologis-tas, urologistas, cirurgiões vascu-lares, transplantadores, residentes,acadêmicos de medicina, enfer-meiros, nutricionistas, psicólogos,assistentes sociais e outros pro-fissionais da saúde. Mais informa-ções: www.smn.org.br/congresso.

Nefrologistas reúnem-se em Ouro PretoReprodução

Internacionalde Flebologia Nos dias 10 a 13 de maio

acontece a 10ª edição do Con-gresso Mineiro de Ginecologia eObstetrícia (CMGO). Estarão pre-sentes profissionais de destaquenas suas respectivas áreas de atua-ção. Este ano estão confirmadosconvidados internacionais queapresentarão em grandes debatesos temas mais atuais em torno daespecialidade. Serão oferecidostrês cursos pré-congresso sobre‘cuidado perinatal: evidências dehoje, agenda de amanhã’, ‘saúdereprodutiva’ e ‘cirurgia vídeo en-doscópica’. Dentre os tópicos prin-cipais estão: ‘endocrinologia gine-cológica’, ‘contracepção’, ‘interrup-ção da gestação’, ‘saúde na gesta-ção’, ‘reprodução assistida’, ‘cirur-gia minimamente invasiva’, ‘urgên-cia obstétrica’, ‘doenças benígnase suas repercussões’, ‘envelheci-mento saudável’ e ‘diabetes e gra-videz’. O encontro incentiva aindaa participação de médicos jovens.Mais informações: (31) 3227 8544ou www.cmgo2017.com.br.

CMGO em BH

Page 8: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

No dia cinco de dezembro de 2016, tomaram posse para a gestão2016/2017 os novos diretores da Sociedade dos Acadêmicos de Medicinade Minas Gerais (Sammg). Da esquerda para a direita: Priscila BenficaCirilio (secretária geral), Ana Clara de Souza Lima (secretária de relaçõesexternas), Patrícia Gomes de Magalhães (secretária de finanças), MarinaCunha de Souza Lima (diretora científica), Larissa Martins Silva (diretoracultural). Segunda fileira esquerda para direita: Frederico Luiz (diretor decomunicação social e marketing), Carlos Henrique de Figueiredo (diretorde ensino médico), Filipe Dias Nassar Naback (presidente) e Arthur Au-gusto Alcântara (diretor de assuntos do interior). Não esteve presente,o diretor estrutural Bernardo Soares Lacchini.

Integram, desde o dia 31 de janeiro, os novos diretores da Associação Bra-sileira de Alergia e Imunopatologia – Regional Minas Gerais (Asbai-MG)para o biênio 2017/2018. Da esquerda para a direita: Roberto Magalhãesde Souza Lima (conselho consultivo), Ingrid Cunha de Souza Lima (secretáriageral), Claudia Ayres Rosa e Silva (secretária adjunta), Marisa Lages Ribeiro(vice-presidente), Claudio Eli Loyola (diretor financeiro), Eduardo Magalhãesde Souza Lima (presidente), Mariana Aun de Oliveira (diretora social), Fer-nando Monteiro Aarestrup (diretor de assuntos profissionais), Ernesto AkioTaketomi (diretor científico) e Patsy Luciana Valadares França (conselhoconsultivo). Fazem parte da diretoria: Rozana Ferreira Gonçalves (conselhoconsultivo) e Ataualpa Pereira Reis (conselho consultivo).

Tomou posse, no dia 16 de agosto de 2016, a nova diretoria da SociedadeBrasileira de Clínica Médica – Regional Minas Gerais, biênio 2016/2018.Da esquerda para a direita (sentados): Oswaldo Fortini Levindo Coelho(presidente) e Osvaldo Mendes de Souza Júnior (vice-presidente). Em pé,da esquerda para a direita: Mateus Muniz Goulart (primeiro secretário),Alice Duarte Filgueira (segunda tesoureira), Lucas Leonardo de Castro(segundo secretário) e Breno Figueiredo Gomes (primeiro tesoureiro).

Página 14 • Fevereiro/Março 2017 Fevereiro/Março 2017 • Página 15

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

POSSESPOSSES

Sociedades de especialidades elegem suas novas diretorias

Fotos: Clóvis Campos Eduardo Cunha de Souza Lima

O Jornal da AMMG apresenta os médicos dos departamentos científicos da Associação Médica de Minas Gerais, quetomaram posse recentemente. A seção é publicada anualmente, na edição fevereiro/março, pelo décimo ano consecutivo.

ACADÊMICOS

CLÍNICA MÉDICA

ALERGIA

No dia 22 de setembro de 2016, integrantes da Sociedade Brasileira deEndoscopia Digestiva - Estadual Minas Gerais (Sobed-MG) reuniram-separa a cerimônia de posse de sua nova diretoria, gestão 2016/2018. Daesquerda para a direita: Gustavo Miranda Martins (secretário), Karen Or-sini de Magalhães Brescia (2ª tesoureira), Vitor Arantes (presidente), JoséDayrrel de Lima Andrade (vice-presidente), Elmar José Moreira Lima (1ºtesoureiro) e Carlos Alberto Freitas Dias (2º secretário).

Assumiu a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Re-gional Minas Gerais (SBD-MG), no dia 18 de novembro de 2016, parao biênio 2017/2018. Da esquerda para a direita: Maria de Fátima MeloBorges (diretora de mídia eletrônica), Andréa Machado Coelho Ramos(tesoureira), Geraldo Magela Magalhães (coordenador de eventos cien-tíficos), Flávia Vasques Bittencourt (1ª secretária), Ana Cláudia de BritoSoares (presidente), Maria Luiza Pires de Freitas (vice-presidente) e Mi-chelle dos Santos Diniz (2ª secretária).

DERMATOLOGIA

Diretores estão à frente, desde dois de dezembro de 2016, Sociedadede Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais (SGN-MG) para o biê-nio 2017/2018. Da esquerda para a direita: Luiz Henrique de Souza Pinto(Comissão de Ética), Eliza Maria de Brito (diretora científica), Vitor MendesSá (diretor de comunicação social), Guilherme Santiago Mendes (diretorcientífico), Antônio Márcio de Faria Andrade (tesoureiro), Mário BeneditoCosta Magalhães (presidente), Lincoln Antinossi Cordeiro da Mata, (di-retor de assuntos do interior) e Humberto Oliva Galizzi (diretor de as-suntos do interior). Também integram a diretoria: Ângelo Flávio Adami(2º secretário), Áureo de Almeida Delgado (diretor de assuntos do in-terior), Eduardo Garcia Vilela (vice-presidente), Fábio Heleno de LimaPace (diretor para o jovem gastro), Maria do Carmo Friche Passos (diretorade ética), Pedro Duarte Gaburri (diretora de ética) e Vera Lúcia ÂngeloAndrade (1ª secretária).

GASTROENTEROLOGIA

Assumiram no dia 18 de maio de 2016, os novos diretores da SociedadeBrasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional Minas Gerais (SBGG-MG), para o biênio 2016/2018. Da esquerda para a direita (sentados):Lygia Paccini Lustosa (secretária adjunta da gerontologia), Ana CristinaNogueira Borges (1ª vice-presidente). Em pé, da esquerda para a direita:Galeno Hassen Sales (diretor de defesa profissional), Rodrigo Ribeirodos Santos (presidente), Ana Luisa Rugani Barcellos (secretária geral),Marco Túlio Gualberto Cintra (diretor científico), José Milton CardosoJúnior (diretor financeiro) e Adnaldo Paulo Cardoso (2ª vice-presidenteda gerontologia).

GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Tomaram posse no dia 30 de setembro de 2016, para a gestão2017/2019, novos integrantes da Sociedade Brasileira de Mastologia –Regional Minas Gerais (SBM-MG). Foto: Da esquerda para a direita, àfrente: Paula Cristina Martins Soares (segunda secretária) e HenriqueLima Couto (diretor de comunicação/revista e site). Na fileira de trás,da esquerda para a direita: Annamaria Massahud Rodrigues dos Santos(vice-presidente), Waldeir José de Almeida Júnior (presidente), ThaísPaiva Moraes (primeiro tesoureiro), Douglas de Miranda Pires (primeirosecretário) e Bárbara Pace Silva de Assis Carvalho (segunda tesoureira).

MASTOLOGIA

ENDOSCOPIA DIGESTIVA

COLOPROCTOLOGIARepresentam desde o dia 24 de novembro de 2016, para o triênio2017/2019, os novos diretores da Sociedade Mineira de Coloproctologia.Da esquerda para a direita: Beatriz Deoti e Silva Rodrigues (tesoureira ad-junta), Antônio Hilário Alves Freitas (presidente), Renata Magali RibeiroSilluzio Ferreira (diretora científica), Derival Nelmo Afonso dos Santos(diretor de mídias sociais), Hélio Antônio Silva (secretário geral), BrunoGiusti Werneck Cortes (diretor de valorização profissional) e Juliano AlvesFigueiredo (vice-presidente). Também integram a diretoria Paulo RochaFrança Neto(secretário adjunto) e Thaisa Barbosa da Silva (tesoureira).

Tomou posse no dia seis de dezembro de 2016, a nova gestão da Asso-ciação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig). Inte-gram, durante o período de 2017/2018, os diretores na primeira fileira,da esquerda para a direita: Ana Lúcia Ribeiro Valadares (diretora de in-formática), Inessa Beraldo de Andrade Bonomi (diretora de valorizaçãoe defesa profissional), Liv Braga de Paula (primeira secretária), Thelmade Figueiredo e Silva (diretora sócio cultural), Cláudia Lourdes SoaresLaranjeira (secretária geral) e Inês Katerina Damasceno Cavallo Cruzeiro(coordenadora das vice-presidências e diretorias regionais). Fileira detrás, da esquerda para a direita: Eduardo Batista Cândido (diretor de co-municação), Sandro Magnavita Sabino (diretor científico), Delzio SalgadoBicalho (diretor financeiro), Carlos Henrique Mascarenhas Silva (presi-dente), Alberto Borges Peixoto (vice-presidente), Márcio Alexandre Hi-

pólito Rodrigues (diretor de assuntos comunitários) e Gabriel Costa Osa-nan (diretor de ensino e residência médica).

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Alessandro Carvalho Clóvis Campos

Clóvis Campos

Clóvis Campos

Luis Fernando Assis

Page 9: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Página 16 • Fevereiro/Março 2017

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica Fevereiro/Março 2017 • Página 17

MINASPOSSES

Dia quatro de fevereiro tiveraminício as reuniões da União das Re-gionais da Zona da Mata (Urezo-ma). O primeiro encontro de 2017ocorreu na Associação Médica deViçosa e contou com a participa-ção de médicos da região e dos re-presentantes das entidades médi-cas. Participaram o presidente daAssociação Médica de Minas Ge-rais (AMMG), Lincoln Lopes Fer-reira, o diretor de Assuntos do In-terior da AMMG, Paulo RobertoRepsold, diretor de Assuntos do In-terior Adjunto e presidente da Ure-zoma, Manoel Torres Neves Neto,e os conselheiros do Conselho Re-gional de Medicina de Minas Ge-rais (CRM MG) João Batista GomesSoares e Antônio Dírcio.

Para o presidente da filiada,Lucas Vilas Bôas Magalhães, o en-contro é uma iniciativa macror-regional de sucesso. “Com 50anos ininterruptos de existência,a reunião consegue congregarmédicos de municípios da Zonada Mata mineira, prestando umimportante serviço de atualização

científica, defesa profissional econfraternização.” Magalhães fa-lou da relevância dos assuntospropostos para o encontro e doassociativismo para a classe mé-dica. Na programação foramabordados: ‘Febre Amarela’ e‘Cuidados Profissionais no Fim daVida, com os especialistas Ales-sandro Lisboa da Silva e Flávia Di-niz Valadares. ‘Contratos Médi-cos’ foi o título da palestra deJoão Batista Gomes Soares e ‘Me-

dicina Atual: Desafios e Perspec-tivas’, por Lincoln Lopes Ferrei-ra. Ao final houve mesa redondapara debate sobre os temas.

O presidente de Viçosa tam-bém divulgou as atividades reali-zadas pela entidade, como a reu-nião Ciência e Chopp, promovidaa cada dois meses. “Convidamosum profissional, geralmente recém-chegado à cidade, para se apresen-tar e proferir uma aula rápida so-bre um assunto de seu domínio.Depois fazemos uma confraterni-zação em restaurante da cidade.Esta é uma ação que está dandocerto, permitindo aliar conheci-mento científico, troca de expe-riências e aproximação entre oscolegas.” 4 As próximas Urezomas aconte-cem, dia 1º de abril, em Cata-guases e, seis de maio, emAlém Paraíba.

Quirino Jung

Clóvis Campos

Alessandro Carvalho

Arquivo Pessoal

Clóvis Campos

Viçosa sedia primeira Urezoma de 2017

A Associação Médica de JoãoMonlevade realizará, de 25 a 27de maio, a ‘Jornada Médica 2017:29 anos de inspiração, renovaçãoe reencontros’.

Segundo o presidente da filiada,

Manoel Furtado Neto, um aconte-cimento tradicional, com partici-pantes das redes pública e privadade saúde, visando atualização cien-tífica e congregação de associados.4 Informações: (31) 3852 4747.

Jornada Médica em João Monlevade

Lucas Magalhães, Paulo Roberto Repsold, João Batista Gomes Soares,Manoel Torres Neves Neto e Lincoln Lopes Ferreira durante Urezoma

Integrantes da Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN), gestão2016/2018, tomaram posse no dia 15 de setembro de 2016. Da es-querda para a direita, na primeira fileira: Silvia Corradi Faria de Medeiros(secretário), Daniel Calazans (presidente), Heloisa Reniers Vianna (con-selheira fiscal). Na fila de cima, da esquerda para a direita: José de Re-sende Barros Neto (diretor científico), Márcio Penna (diretor regionalleste) e Francisco Roberto Lello Santos (diretor regional sul). Ainda fazemparte da diretoria: Valério Hipólito (vice-presidente), Lilian Pires Freitasdo Carmo (tesoureira), Helady Sanders Pinheiro (diretor regional Zonada Mata), Sérgio Wyton Lima Pinto (conselho fiscal) e Gustavo FernandesFerreira (conselho fiscal).

Assumiram, no dia cinco de dezembro de 2016, os novos diretores daSociedade Mineira de Otorrinolaringologia, para a gestão 2017/2018.Da esquerda para direita: Maria Júlia Abrão Issa (secretária adjunto),Jacilea Regina Rodrigues (presidente), Marconi Teixeira Fonseca (vice-presidente) e Elizabeth Camargo Nigri Flores (secretária geral). Tambémparticipam da diretoria Eduardo Machado Rossi Monteiro (tesoureiro)e Rogério Márcio Pimenta de Oliveira (tesoureiro adjunto).

NEFROLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

Tomou posse, no dia nove de fevereiro, a nova diretoria da SociedadeBrasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Minas Gerais (Sbot-MG), para a gestão 2017. Da esquerda para a direita: Roberto Zambelli(tesoureiro adjunto), Antônio Tufi (secretário geral), Cristiano Menezes(vice presidente), Robinson Esteves (presidente), Rodrigo Barreiros Vieira(secretário adjunto) e Matheus Braga Jacques (tesoureiro).

ORTOPEDIA

REUMATOLOGIA

Tomou posse no dia quatro de junho, a nova diretoria da Associação deApoio à Residência Médica (Aremg). Na gestão de 2016/2018 estão àfrente os médicos: Sérgio Alexandre da Conceição (presidente), TatianiOliveira Fereguetti (diretora administrativo) e Antônio Fernandes Lages(diretor financeiro).

AREMG

Desde 14 de dezembro de 2016 estão à frente da gestão 2017/2018,os novos integrantes da Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR). Nafoto, da esquerda para a direita: Adrian Nogueira Bueno (secretário),Enio Ribeiro Reis (presidente) e Mariana Peixoto (diretora científica). Fa-zem parte da diretoria: Maria Lucia Alvares (tesoureira) e Viviane AngelinaSouza (vice-presidente).

Page 10: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

O que estou lendo

“Tracy Whitney se casae faz a promessa de largaro crime para viver bem aolado do marido. Mas apósuma reviravolta, retoma aantiga vida. Um romancepolicial ao estilo SidneySheldon e com o toque deTilly Bagsshawe, que deu

continuidade à trama após a morte do escritor.”

Fotos: Clóvis Campos

“Um engenheiro ale-mão, acostumado comlongos percursos de bici-cleta pela Europa, resolveconhecer de bicicleta aAmérica do Sul e os Andesa partir de Buenos Aires. Orelato é muito interessantee fui seguindo seu percursopelo mapa das Américas.”

No mês de março, o EspaçoCultural Otto Cirne recebe asobras da artista plástica ValdeteLino. Com a mostra ‘Cumplicida-de’, ela apresenta uma série depinturas em óleo sobre tela, tintaacrílica e textura.

O nome da exposição, segun-do a artista, está relacionado àssituações avassaladoras da vidaque nos cobram posicionamen-tos. Ela entende a cumplicidadecomo uma engrenagem que nosfaz coniventes e colaboradores,na dor ou na alegria.

O gosto pelas artes a acom-panha desde a infância, quandojá nutria amor pelos desenhos e pinturas. “Naadolescência, comecei a estudar. Mas encon-trei resistência dentro da própria família, por-que, na época, ser artista não era visto combons olhos”, revela. Somente na fase adultapode retomar os estudos e se formou em ar-tes plásticas pela Escola Guignard.

Embora atualmente esteja voltada so-mente para as artes, considera difícil a tarefade sobrevier exclusivamente disto: “Arte épaixão. Todo artista precisa ter seu sustento”.Pela primeira vez na Associação Médica deMinas Gerais (AMMG), irá comercializar astelas que já passaram por outras exposiçõesna capital mineira.

‘Cumplicidade’ fica em exposição até o fi-nal do mês de março. O Espaço Cultural OttoCirne está localizado no hall de entrada daAMMG e é destinado à exposição de obrasde arte de autoria de associados e seus depen-dentes. Médicos não associados e artistas nãomédicos podem utilizar o espaço, dependen-do da disponibilidade na agenda. Interessados

devem entrar em contato com a Assessoriade Comunicação, pelo telefone (31) 32471608 ou e-mail [email protected].

‘Arvorear’

Com a licença poética dos grandes artis-tas, Braulio Bittencourt criou a mostra ‘Arvo-rear’, exposição de fevereiro. Na técnica mistasobre tela, com a predominância de tinta acrí-lica, o uso de tinta esmalte, gesso e a aplica-ção de folha de ouro em algumas obras, eleapresenta pinturas que lembram as imagensdas árvores.

Autodidata, aos 13 anos teve o primeirocontato com as tintas. Em 2012, sentiu a ne-cessidade de se especializar e foi para a Ac-cademia d’Arte, em Florença (Itália). Atual-mente, produz em ateliê próprio, em BeloHorizonte, sua cidade natal. O artista acre-dita não ter um estilo definido, e se senteinfluenciado pelo impressionismo e pelo ex-pressionismo.

Na noite do dia três de março,na Associação Médica de MinasGerais (AMMG), os membros daAcademia Mineira de Medicina(AMM) se reuniram para empossarsua nova diretoria. Homenagensmarcaram a passagem da presi-dência da entidade do cardiologis-ta Cláudio Azevedo Salles para opsiquiatra José Raimundo da SilvaLippi, que ficará à frente da gestãoaté março de 2019.

A abertura da sessão solenecontou com a participação do vi-ce-presidente da AMMG, Gabrielde Almeida Silva Júnior, presidenteda Federação Brasileira das Acade-mias de Medicina, José HamiltonMaciel Silva, vice-presidente doConselho Federal de Medicina(CFM), Cícero de Lima Rena, diretordo Sindicato dos Médicos de MinasGerais (Sinmed MG), Flávio Men-donça Andrade da Silva, diretor daFaculdade de Medicina da Univer-sidade Federal de Minas Gerais, pro-

fessor Tarciso Afonso Nunes, e pre-sidente da Sociedade Brasileira deClínica Médica (Regional MG), Os-waldo Fortini Levindo Coelho, re-presentando a Fundação Educacio-nal Lucas Machado (Feluma).

Salles lembrou que ao assumiro cargo, há dois anos, abordoucom contundência os desacertosna condução dos rumos do país,

as afrontas às entidades e à classemédica. Ele falou sobre a origemda instituição e as raízes acadêmi-cas históricas, ressaltando que o re-conhecimento da arte de curar, emconsonância com os princípios queregem a ‘Medicina Hipocrática’,constitui o fundamento da essênciada AMM. Ao colega, disse emocio-nado: “Presidente Lippi, muito su-cesso e boa sorte na jornada quese inicia para a qual você acumulaindubitavelmente a essência indis-pensável da experiência, disponi-bilidade, interesse, empenho, entu-siasmo, competência, vontade egosto pelo trabalho acadêmico”.

Lippi entrou para a AMM hádez anos e considera um privilégio

conviver com pessoas de elevadopadrão na profissão. Ele falou sobreas mudanças ocorridas na últimadécada na área da saúde e afirmouque a medicina brasileira sofreu umenorme desgaste, decorrente dapolítica pública implantada.

O psiquiatra também ressaltouo crescimento da produção cientí-fica da entidade, com a realizaçãoquinzenal, em 2015 e 2016, de cur-sos e palestras. “Recebemos pales-trantes de todo o país e também dacomunidade local, sempre abordan-do temas atuais.” Segundo o acadê-mico, a nova gestão vai primar pelocientífico e as atividades serão man-tidas. O presidente apresentou, ain-da, uma série de razões que justifi-cam um homem de 82 anos aceitarum cargo tão desafiador. Lippi disseque o ser humano não nasce aca-bado, pronto, e por isso não enve-lhece, mas amadurece e fica expe-riente. “Eu, por ser homem, não mesinto velho, desgastado e sim maismaduro. Eu continuo ativo, pensa-tivo, reflexivo e criativo. Eu fui mefazendo, me construindo. Parafra-seando Cortella ‘sou a minha maisnova edição, revista e ampliada’. Omais velho de mim, se a medida é otempo, está no meu passado e nãono meu presente. Estou apto parafazer uma bela gestão.”

‘Cumplicidade’ visita Otto Cirne Juliana Alves

da SilvaEstudante de medicina

Em busca de um novo

amanhã

Sidney Sheldon (Editora Record)

Maria de FátimaHaueisen SanderDinizEndocrinologista

300 dias de bicicleta

Sven Schmid (Edições de

Janeiro)

Fevereiro/Março 2017 • Página 19

JORNAL DAassociação

médica

CULTURA

Reprodução

Marcelo Gomes Girundi Cirurgião geral

O mínimo que você precisa

saber para não ser um idiota

Olavo de Carvalho (Editora Record)

Página 18 • Fevereiro/Março 2017

JORNAL DAassociação

médica

ACADEMIA

A primeira edição do ano do projeto ‘TerçaCultural’ trouxe, para a capital mineira, a ge-riatra formada em cuidados paliativos AnaCláudia Quintana Arantes. Com a palestra ‘Amorte é um dia que a vale a pena viver’, minis-trada no dia 21 de março, na sede da Associa-ção Médica de Minas Gerais (AMMG), a espe-cialista contou suas experiências com pacientesgraves e com risco de morrer. O objetivo foifalar da importância da valorização da quali-dade de vida e a desmistificação da morte.

De acordo com a Organização Mundialde Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de in-divíduos no mundo precisam de cuidados

paliativos. Em 2002, a OMS definiu este tipode assistência como sendo um conjunto deações com uma abordagem ou tratamentoque melhora a qualidade de vida de pacientese familiares, diante de doenças que ameacema continuidade de sua existência. A geriatrareiterou que, no Brasil não há um controlesobre a aplicação e a aceitação das medidaspaliativas, porque o conhecimento técnicoainda é inferior à demanda.

O projeto ‘Terça Cultural’ é uma iniciativada diretoria científica da AMMG. Mais infor-mações: [email protected] oupelo telefone (31) 3247 1619.

‘Terça Cultural’ aborda avalorização da vida

“Coletânea de artigos do filó-sofo brasileiro Olavo de Carva-lho. Ele consegue, de forma ob-jetiva e sincera, emprestar digni-dade filosófica à vida cotidiana,sem jamais baratear opensamento. Ele tevea espetacular capa-cidade de anteversituações atuais.Leitura agradávele imperdível!”

Academia Mineira de Medicinaempossa integrantes em solenidade

Em alegre cerimônia, o cardiologista Cláudio Azevedo Salles transfere apresidência da AMM ao psiquiatra José Raimundo da Silva Lippi

Clóvis Campos

Presidente: José Raimundo da Silva Lippi1º vice-presidente: Walter Antonio Pereira2º vice-presidente: Geraldo Barroso deCarvalhoSecretário Geral: Emerson Fidelis Campos1ª secretária: Elizabeth Costa Dias2ª secretária: Maria Regina Calsolari Pe-reira de Souza Tesoureiro: José Carlos Serufo

Tesoureiro adjunto: Vinicius Cotta Barbosa1º Orador: Geraldo Magela Gomes da Cruz 2º Orador: Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro Diretor da Biblioteca e Museu: AntônioCarlos de Oliveira CorrêaDiretor de Grandes Eventos: Carlos Eduar-do Guimarães Leão Diretor Social e de Relações Públicas: Ro-berto Carlos Duarte

Conheça a diretoria da AMM

A nova diretoria lançará, nospróximos meses, o livro ‘Pensandoe Repensando os Mistérios da Men-te, com ajuda de Bion’. A obra é as-sinada pelo professor Antônio Mu-niz de Resende e é parte do cursode pós-graduação ‘PsicoterapiaVinculada à Dialética’, da AMM.

De acordo com Lippi, a publi-cação busca ampliar os conheci-mentos sobre Wilfred Bion, médi-co e psicanalista britânico que re-

volucionou a prática clínica  dapsicanálise. “Ele trouxe para o âm-bito da psicodinâmica os princi-pais fundamentos de outras ciên-cias e das artes, colaborando paraa expansão do universo mental,tanto do terapeuta, quanto do pa-ciente. Por isso a Academia, cum-prindo um de seus importantespapéis, propicia a todos uma novaforma de pensar a psicoterapia”,conclui.

Entidade lança livro

Page 11: Biblioteca Virtual faz 20 anos - ammg.org.br · Biblioteca Virtual faz 20 anos. Defesa Profissional A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) traz as principais perguntas e

Remetente: Associação Médica de Minas Gerais - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-180 - Belo Horizonte - MG

Página 20 • Fevereiro/Março 2017

JORNAL DAassociação

médica

COMUNIDADEDoença renal e obesidade são temas de campanha

O ‘Dia Mundial do Rim’, esteano celebrado na mesma data dodia do nefrologista (nove de março),tem como temas ‘Doença renal eobesidade – estilo de vida saudávelpara rins saudáveis’. A doença renalcrônica (DRC) atinge 10% da popu-lação mundial e afeta pessoas de to-das as idades e raças. Para relacionaresta enfermidade com o ganho ex-cessivo de peso e chamar a alertara população, a Associação Médicade Minas Gerais (AMMG), em par-ceria com a Sociedade Mineira deNefrologia (SMN), ilumina a fachadade sua sede, durante todo o mês demarço, nas cores azul e vermelho.

O presidente da SMN, DanielCalazans, conta que a campanhaque acontece em nível internacio-nal. Segundo ele, a ideia da ilumi-nação é de chamar a atenção dacomunidade para a doença que ésilenciosa: “No Brasil, a maior partedos diagnósticos já é dado na etapafinal da DRC, o que dificulta o ma-nejo e a reversão do quadro do pa-ciente”, explica. De acordo com aSociedade Brasileira de Nefrologia(SBN), nos últimos 15 anos, maisque dobrou o número de pacientesem hemodiálise no Brasil. Isto sedeve principalmente ao envelheci-mento da população, obesidade hi-pertensão e diabetes.

A obesidade está intimamenteligada a essas doenças e o ‘DiaMundial do Rim’ deste ano quer le-var às pessoas informações sobrecomo prevenir e tratar o excessode peso. Calazans explica que ou-tro embate para o diagnóstico etratamento é o fato de o doente,muitas vezes, ter o primeiro conta-to com o nefrologista já no mo-mento de admissão para a hemo-diálise. “É de fundamental impor-tância a prevenção e uma avaliaçãocom o seu nefrologista principal-mente no grupo citado”, destaca.

Clóvis Campos

Fachada da Associação Médica de Minas Gerais é iluminada com as cores da campanha do ‘Dia Mundial do Rim’

CONTABILIDADE MÉDICA

4Elaboração de IMPOSTO DE RENDA;4Escrituração detalhada do livro caixa;4Elaboração do DMED c/cruzamento com a Receita Federal;4Elaboração de Rateio de Despesas;4Regularização da atividade profissional Liberal, consultórios,

clínicas e hospitais, às normas estabelecidas pela legislação;4Constituição, regularização e baixa da Pessoa Jurídica;4Assessoria Fiscal, Contábil e Trabalhista;4Demonstração de resultados, através de Relatórios

Gerenciais e balancetes mensais;4Recuperação de Impostos;4Recursos Humanos - Administração e

elaboração da folha de pagamento;4Acompanhamento de processos de

licitação e convênios;4Retirada de Alvará Sanitário, PGRSS Projeto

Técnico e Cadastro nacional de Estabelecimento deSaúde - CNES.

ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE EM GERAL, DESENVOLVENDO SERVIÇOS DE GESTÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA, TRIBUTÁRIA, TRABALHISTA,FISCAL E PREVIDENCIÁRIA PARA HOSPITAIS, LABORATÓRIOS, CLÍNICAS, CONSULTÓRIOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS DA ÁREA MÉDICA.

ATIVIDADES CENTRAL DE ATENDIMENTODESCONTO DE 20% PARAASSOCIADOSDA AMMG.

Rua Rio de Janeiro, 243, Conjunto 1107 – CentroBelo Horizonte – MG. CEP 30160-040

e-mails: [email protected] e

[email protected]

Tel.: (31) 3274-6685 | Cel.: (31) 99954-2134Cel.: (31) 99912-5059 – Wilson BorgesCel.: (31) 99182-6572 – Wilson Ferreira

www.jbwauge.com.br

SBD valoriza especialistasCom o slogan #ValorizesuaPe-

le – Consulte um Dermatologistada SBD, a Sociedade Brasileira deDermatologia (SBD) lançou, emfevereiro, a campanha que temcomo principal objetivo conscien-tizar a população da importânciade se consultar um dermatologis-ta para a construção de uma saú-de integral. A ideia também é a devalorizar o especialista que cuidado maior órgão do corpo huma-no: a pele.

De acordo com a presidenteSociedade Brasileira de Dermato-logia - Regional Minas Gerais (SBDMG), Ana Cláudia de Brito Soares,as pessoas precisam ter em menteque fazem escolhas mais adequa-das ao optar pelo médico certifi-cado pela SBD. “Esse profissionalfoi aprovado em rigoroso exame,após seis anos de curso de medi-cina e de pelo menos três anos deestudos dedicados às doenças dapele, cabelo e unhas e às diversas

modalidades de tratamento, queincluem a cirurgia dermatológica,a cosmiatria e os tratamentos a la-ser”, esclarece.

A campanha visa ainda mostraraos estudantes de medicina, quepretendem se especializar em der-matologia, qual o caminho maisadequado para uma formação só-lida na área. Ao longo do ano, pormeio das redes sociais, a SBD MGcontinuará enfatizando a valoriza-ção do dermatologista.

GAL inicia atividadesO Grupo de Atendimento a En-

lutados (GAL), criado pela Socieda-de de Tanatologia de Minas Gerais(Sotamig), com apoio da AssociaçãoMédica de Minas Gerais (AMMG),oferece durante os meses de março(7, 14, 21 e 28) e abril (4, 11, 18 e25), sempre às terças-feiras, de 19hàs 21h, na sede da AMMG, encon-tros abertos ao público e voltados

às pessoas que vivenciaram algumaperda há pelo menos dois meses.

Para a coordenadora do GAL,a psiquiatra Mariel Paturle, os en-contros contribuem para o proces-so de elaboração do luto. “O obje-tivo é criar uma rede de apoio paracompartilhar experiências, externarsuas dores, trabalhar a perda de umente querido e reconquistar a ale-

gria de viver”, afirma Paturle. Se-gundo a especialista, por meio des-se trabalho é possível que os enlu-tados amenizem o sofrimento, dan-do novo sentido às suas vidas.

As reuniões são abertas ao pú-blico. As vagas estão disponíveis eserão preenchidas por ordem deinscrição. Mais informações: (31)3247 1616 ou www.sotamig.com.br.