Bichos da seda

4
1 BICHOS DA SEDA Nome comum: - Bicho da Seda Nome em Inglês: - Silkworm Nome científico: - Bombyx mori Classe: - Insecta Superordem: - Amphiesmenoptera Ordem: - Lepidóptera Subordem: - Glossata Superfamília: - Bombycoidea Família: - Bombycidae Género: - Bombyx

description

 

Transcript of Bichos da seda

Page 1: Bichos da seda

1

BICHOS DA SEDA

Nome comum: - Bicho da Seda

Nome em Inglês: - Silkworm

Nome científico: - Bombyx mori

Classe: - Insecta

Superordem: - Amphiesmenoptera

Ordem: - Lepidóptera

Subordem: - Glossata

Superfamília: - Bombycoidea

Família: - Bombycidae

Género: - Bombyx

Alimentação: - Herbívoro, folhas de amoreira durante toda a sua fase lagarta.

Origem: - Norte da China

Page 2: Bichos da seda

2

BICHOS DA SEDA

Distribuição geográfica: -De acordo com a distribuição geográfica, o bicho-da-seda é identificado como de origem Japonesa, Chinesa, Europeia ou Indiana.

O bicho da seda é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este insecto é nativo do Norte da China mas encontra-se atualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericicultura.

As suas metamorfoses:

- Ovo (mede cerca 1-2mm, amarelo quando depositado e vai escurecendo com o tempo)

- Lagarta (Após a eclosão, saem pequenas lagartas pretas com cerca de 2,5mm; os machos são brancos com anéis pretos e as fêmeas são brancas)

- Pupa (esta fase não é possível acompanhar uma vez que está dentro do casulo.)

- Adulto/borboleta

No dia 30 de Março, nasceram os meus bichos da seda.

A primeira coisa que aprendi, foi distinguir o macho da fêmea. O macho é uma lagartinha branca com anéis pretos, a fêmea é toda branca.

Só se alimentam de folhas de amoreira, que o meu pai traz do Ele come durante quarenta e dois (42) dias e sofre cinco (5) mudanças (metamorfoses), aumentando o seu peso 10000 vezes mais. Ele torna-se numa lagarta, a larva de uma borboleta e come grandes quantidades de folhas de amoreira. Chega a medir 5 cm. Pertencem à classe dos insetoscampo, todos os dias. Eles cresceram e estão bem gordinhos.

Page 3: Bichos da seda

3

BICHOS DA SEDA

Pode concluir que o desenvolvimento do bicho da seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa. O período em que vive como lagarta é dividido em cinco fases ou idades, durante as quais é sempre alimentada com folha da amoreira.

Quando atinge tamanho que varia de sete a oito centímetros e não come mais, o bicho-da-seda deve transferido para o “bosque”, (para um suporte para o inseto tecer o fio). Num movimento constante da cabeça, a lagarta produz um casulo em volta de si, a partir de um fio contínuo de cerca de 1,2 metro.

Ele come durante quarenta e dois (42) dias e sofre cinco (5) mudanças (metamorfoses), aumentando o seu peso 10000 vezes mais. Ele torna-se numa lagarta, a larva de uma borboleta e come grandes quantidades de folhas de amoreira. Chega a medir 5 cm. Pertencem à classe dos insetosFicámos a saber que em 33 dias, a lagarta torna-se 8000 vezes mais pesada e 23 vezes mais comprida.

O casulo demora a fazer, 3 dias e 3 noites. A lagarta mexe-se 200 000 vezes, para o fazer.

Hoje dia 28 de Maio, o terceiro bichinho encostou-se atrás do primeiro casulo e

está a fazer o seu casulo.

Ficámos a saber que a lagarta depois o casulo pronto, vai-se transformar em borboleta. Esta transformação chama-se metamorfose. Do casulo pode-se tirar a seda.

Cada casulo, pode atingir 3km de fio, mas para que isto possa acontecer, não se pode deixar, que a borboleta saia do casulo.

Assim, logo que os casulos estejam feitos, pega-se neles e metem-se em água quente, entre 50ºe 60º de forma a que o bicho morra e não fure o casulo, pois se não o fio fica partido.

Trabalho realizado por: Inês Elias nº 10 Turma: F Ano: 5º