BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

12
Igreja em estado permanente de missão página 3 Pergunte ao Padre: Fiel evangélica pode ser madrinha em batismo católico? página 11 Histórico das Pontifícias Obras Missionárias página 4 MDV denuncia proposta ao Senado Federal de legalização do aborto página 6 ANO XXII - Nº 186 www.dioceseosasco.com.br/bio Outubro 2011

description

BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

Transcript of BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

Page 1: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

Igreja em estado permanente de missãopágina 3

Pergunte ao Padre: Fiel evangélica pode ser madrinha em batismo católico?página 11

Histórico das Pontifícias Obras Missionáriaspágina 4

MDV denuncia proposta ao Senado Federal de legalização do aborto

página 6

ANO XXII - Nº 186

www.dioceseosasco.com.br/bio

Outubro 2011

MISSÃO NA ECOLOGIA

Page 2: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

2 Outubro 2011

COMUNICADOS

COmemOraçõesDaTas NaTaLÍCIas

PresBÍTerOs e reLIGIOsOs(as)

15/10 Pe. Mauro Sérgio Rodrigues Maciel 5615/10 Pe. Ubirajara Vieira de Melo 4219/10 Pe. Luiz Gonzaga Mello Camargo 8819/10 Pe. Alexander Souza de Carvalho 2922/10 Ir. Trindade Almezinda Elias, ffdp 3724/10 Pe. Cristiano José Soares Sanches 3625/10 Pe. Vagner João Pacheco de Moraes 3325/10 Ir. Vera Lúcia Cameroti, fm 5028/10 Pe. Emersom P. Borgonovi 3928/10 Ir. Joana da Cruz do Imac. Cor., ocd 4729/10 D. Francisco Manuel Vieira 8630/10 Ir. Célia Gonçalves Leão, fnsn 4531/10 Pe. Márcio Messias Cardozo 4431/10 Ir. Maria Antonina do Rosário, mop 9301/11 Ir. Maria Salete da Paixão, ffdp 8204/11 Frei Élbio Rodrigues Dias 8005/11 Ir. Rita Emilia Foggiatto, mad 5306/11 Ir. Lucia Alves de Almeida, fnsn 4707/11 Ir. Juliana Campos, cfnsm 07/11 Ir. Graciana (Josefina de Lourdes), toca09/11 Pe. Dr. Gilvan Leite de Araújo 4409/11 Pe. Sebastião Correia 4510/11 Pe. Hélio Pedro de Souza 3711/11 Pe. Marcos de Oliveira Galdino 4213/11 Ir. Maria Helenice Silvestre, mc 7113/11 Ir. Thereza Cursino, mjc

OrDeNações saCerDOTaIs

10/10 Mons. Wilhem Paulo Link 4604/11 Pe. Luiz Gonzaga Mello Camargo 6208/11 Pe. Raimundo Aristide da Silva, crl 2515/11 Pe. José Nilsonde Souza Santos, fdp 1415/11 Pe. Flávio Soares Lopes 1015/11 Pe. Marcelo Pereira da Silva 1015/11 Pe. Marcos Antonio Funchal 1015/11 Pe. Adilson Dias Rampaso 0815/11 Pe. Nilso Aparecido Motta 0815/11 Pe. Osmar Alves Souza 08

COmUNIDaDe sÃO JOÃO BaTIsTa OFereCe CUrsOs GrÁTIs

A Comunidade São João Batista do Jardim Guapiúva de Carapicuíba está oferecendo cursos gratuitos com o objetivo de capacitar e formar cidadãos jovens e adultos para o mercado de trabalho. Trata-se de um programa socioeducativo, denominado Projeto Espe-rança, cujo lema é “Formando Novos Talentos para o Reino de Deus”.

Confira a programação:

Segunda-feira – 19h – Inglês; Quinta-feira – 19h – Alfabetização de adultos e pintura em tecidos; Sexta-feira – 16h – Espanhol e 19h - pintura em tecidos; Sábado – 14h – Violão, teclado e técnica vocal; 19h30 – Espanhol.

Endereço: Praça José Apolinário - Jardim Guapiúva – Carapicuíba.

Contatos: 4188-8005 e 6452-4791.

1ª CamINHaDa Da FamÍLIa serÁ reaLIZaDa NO mÊs De OUTUBrO

Será promovida no mês de outubro a 1ª Caminhada da Família, evento com a missão de promover o resgate dos valores familiares, atualmente esquecidos na formação dos indivíduos. O evento pretende reunir toda a população são-roquense, independente de crenças religiosas, convicções filosóficas ou políticas. Com apresentações musicais, atividades esportivas e recreativas, a primeira Caminhada da Família é uma iniciativa popular e contará com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Mais informações na Divisão de Cultura, pelo telefone (11) 4784-3076.

Participe e lute pela retomada dos valores familiares, extremamente importantes para a formação dos seres humanos.

Fonte: Gil Ortiz

semaNa De FÉ e COmPrOmIssO sOCIaL

Tema geral: Mudanças Climáticas e Justiça Social

De 18 a 22 de Outubro de 2011 Horário e local: 19h30 – Cúria Diocesana de Osasco

Participe! Vamos refletir, aprender, rezar e trocar experiências.

eNCONTrO DOs mOVImeNTOs eCLesIaIs, assOCIações e NOVas COmUNIDaDes

Data: 15 de outubro (sábado)

Horário: das 8h às 17h

Local: Mariapolis Ginetta – Vargem Grande Paulista

CONVITe Da PasTOraL aFrO-BrasILeIra

xVIII Romaria ao Santuário da Mãe Negra Aparecida

Local: Aparecida do Norte

Dia: 5 de novembro/2011

Missa às 10h30

Elementos da cultura afro-brasileira

Coordenação secretariado da PAB, CNBB e Regional

Page 3: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

3 Outubro 2011

VOZ DO PASTOR

Igreja em estado permanente de missãoO Documento das Diretrizes Gerais

da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, a partir do n° 25, nos fala das urgências na ação evange-lizadora lembrando-nos a necessidade de encontrar caminhos, métodos para anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho em novos areópagos num contexto de mudança de época com novos critérios, referenciais, etc.

Não podemos nos calar nem ficar re-petindo os mesmos métodos enquanto as pessoas não conseguem chegar a Deus, à Igreja e buscam novas denominações ou se afundam no indiferentismo. A Igreja tem uma mensagem válida ao mundo atual, uma proposta que pode atingir o coração das pessoas de hoje.

Somos os interlocutores com o mundo de hoje, instrumentos que, a partir de nossa inserção em Cristo pelo batismo, não só devemos anunciar continuando seu projeto, mas testemunhar nossa fé e transmitir os valores que brotam do Evangelho de Jesus para que muitos possam ter vida.

O aperfeiçoamento das pessoas e dos métodos é necessário para que a evan-gelização atinja seu objetivo, ajudar as pessoas a despertar para Deus, para o Evangelho e para uma vida nova brotada de Jesus, caminho seguro para a vida e a salvação. Ter coragem de realizar a con-versão pessoal e a conversão pastoral. O testemunho precisa ser transparente e nossas atitudes, decisões e ações por si devem ser sinais de Jesus Cristo, Senhor e Servo que por amor visita e liberta de toda situação de pecado e de menos vida.

A cultura atual caminha para o afasta-mento de valores que promovem a vida humana, a fé em Deus, a prática religio-sa. Cresce o indiferentismo religioso, o materialismo que leva a consumir sem satisfazer e o relativismo que coloca no centro apenas aquilo que cada pessoa julga ser importante, ou o que lhe agrada, como critério de agir. Anunciar o Evan-gelho é oferecer um referencial seguro, a Palavra de Deus que promove a vida, cria relacionamento com o divino, abre para horizontes mais altos, inter-relaciona as pessoas tirando do isolamento, mostra o verdadeiro valor dos bens materiais, iluminados por bens superiores, a serviço da pessoa e do bem comum.

“É, pois, neste sentido, que emergem algumas urgências na evangelização que, por isso mesmo, devem estar presentes

em todos os processos de planejamento e nos consequentes planos, independen-temente do local onde as ações evan-gelizadoras aconteçam. Tais urgências dizem respeito à busca e ao encontro de caminhos para a transmissão e sedi-mentação da fé, neste período histórico de transformações profundas” (DGAE 2011-2015, n° 28)

O mandato de Jesus “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo” (Mc.16,15), é a ação per-manente que Ele pede de nós, ajudar as pessoas a fazer a experiência cristã no encontro com Ele e a buscar paz e salvação.

Para realizar o pedido de Jesus é neces-sária uma forte consciência missionária e a superação da atitude de ficar cuidando apenas das ovelhas que já estão ao nosso redor, mas ir até aquelas que necessitam de vida, de fé, de religião para que con-sigam encontrar Jesus e a comunidade e se fortalecerem com as graças dos sacramentos. “Sair ao encontro das pes - soas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e com-partilhar o dom do encontro com Cristo” (DAp, n° 548).

Para agir a partir da consciência mis-sionária é necessário ter o olhar de Jesus, sua sensibilidade, para compreender o chamado e o envio que Deus nos está fazendo e onde é necessário se dirigir para despertar a esperança e o desejo de salvação. Muitas vezes é onde estamos que Deus nos pede o testemunho alegre e convicto de que encontramos Jesus e o estamos seguindo com entusiasmo. Em nosso rosto deve brilhar nossa adesão a Jesus, à sua Igreja, a participação dos sa-cramentos, verdadeiras fontes de graças, paz e salvação. Outras vezes Deus pede para levar a outros lugares uma palavra serena, esclarecida, que traduza nossa experiência de Jesus. Também nossas obras, nossos trabalhos feitos com amor evangelizam: porque as pessoas vendo nossas obras glorificam o Pai que está no céu.

A consciência missionária se manifesta em todas as pastorais quando elas ajudam as pessoas a se aproximar e a se relacio-nar com Jesus, fazer a experiência de um relacionamento amigo, amoroso com Jesus e, por meio dele, com o Pai, na sabedoria do Espírito Santo. “Esta deve impregnar todas as estruturas eclesiais

e todos os planos pastorais” (DAp n° 365), a ponto de deixar para trás prá-ticas, costumes e estruturas, que já não tem atualmente condições de favorecer a transmissão da fé como lembra Apa-recida (cfr. DAp n°365).

Alegram-nos nossas igrejas cheias, nos sas comunidades animadas, nossos núcleos e grupos de estudo, pastorais, movimentos, associações e nossos con-selhos. Agradecemos a Deus a fé, a par-ticipação nas celebrações da Eucaristia, da Palavra, a presença de tantos leigos e leigas agentes de pastorais

Os trabalhos missionários na Diocese de Osasco têm sido intensos. As Santas Missões Populares prepararam milhares de fiéis que entusiasmados iniciaram, e continuam iniciando, atividades missioná-rias incontáveis. A Jornada Missionária forma os fiéis para o trabalho missioná-rio em cada paróquia. A Missão Jovem procura, em várias paróquias, evangelizar jovens, aproximando-os das comunida-des. A Infância Missionária anima as crianças para rezar pelos missionários e para evangelizar outras crianças. O Setor de Pastorais e Ação Missionária ajuda a partilhar as experiências missionárias de cada pastoral e a organizar COMIR e COMIPAS.

Graças sejam dados a Deus por todo auxílio que nos dá para que nossa Igreja Diocesana permaneça em estado per-manente de missão. Pedimos ao Espírito Santo que nos ilumine para que a própria comunidade cristã seja ela mesma anún-cio de Jesus, que tenhamos coragem para o testemunho e sabedoria para o anúncio explícito de Jesus e que descu-bramos quais grupos humanos de nossa realidade precisam de nossa especial atenção. De modo especial possamos amar e ajudar a juventude e a família a fazer a experiência de Jesus e de sua Palavra.

“Este é o grande serviço que a Igreja, discípula e missionária de Jesus Cristo, é chamada a prestar neste momento da história. Em atitude de diálogo, cabe-lhe anunciar e re-anunciar a pessoa e a mensagem de seu Mestre, conclamando à comunhão todos os seres humanos, para a busca da cultura da vida, a cami-nho do Reino definitivo” (DGAE 2011-2015, n°36).

Dom Ercílio TurcoBispo Diocesano de Osasco

Page 4: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

4 Outubro 2011

MÊS MISSIONÁRIO

Histórico das Pontifícias Obras missionárias

A Igreja, desde o início, dedicou-se intensamente ao atendimento do man-dato missionário de Jesus. Nem sempre, contudo, o realizou da mesma forma, tanto no que se refere à organização co - mo aos métodos.

A partir do dia de Pentecostes, os Apóstolos pregaram o Evangelho. Ele-geram, em seguida, colaboradores que, pela imposição das mãos, tomaram parte direta e oficial no anúncio da Boa-Nova. Os bispos, sucessores dos Apóstolos, com seus colaboradores continuaram a evangelização.

A partir do Edito de Milão (313) do Imperador Constantino e até o século XII a evangelização realiza-se sem maior organização, pois cada bispo – e cada monge – empreende por conta própria viagens apostólicas com a finalidade de pregar o Evangelho entre os pagãos.

No séc. XIII, o Papa toma a direção e coordena o movimento missionário.

É ele quem chama as diversas ordens religiosas confiando-lhes os territórios de missão e o envio de missionários.

Na época das grandes descobertas, a evangelização é entregue aos Reis de Portugal e Espanha (Padroado). E com isto surgiram novas dificuldades: a exces-siva ingerência dos Estados e a ausência de uma coordenação nos métodos e nas atividades. Sente-se a urgência de um organismo que, em comunhão com o Papa, assumisse a direção do movimento missionário. Na Epifania de 1622, Gre-gório XV funda a Sagrada Congregação para a Propagação da Fé (hoje Congre-gação para a Evangelização dos Povos). Inaugura-se uma nova etapa distinta da colonização e do Padroado.

O séc. XIX, após um declínio das mis - sões, caracteriza-se por um despertar missionário e um florescimento de asso-ciações missionárias (de 1822 a 1916 registram-se 270). Esta realidade produ-ziu também problemas: certa confusão entre os fiéis e uma desigualdade nas ajudas missionárias.

Entre essas Obras destacam-se por sua universalidade, organização e objetivos, a Obra de Propagação da Fé, Infância Missionária, São Pedro Apóstolo e mais tarde a União Missionária. O Papa Bento XV, na Encíclica “Maximum illud” (1919), as julga como instrumentos providenciais e as recomenda a todos os bispos.

Pio XI, em 1922, eleva as três primei-ras à categoria de Pontifícias. A União Missionária recebeu este título do Papa Pio XII, em 1956.

São instituições oficiais do Papa e, con-sequentemente, de toda a Igreja, para a animação e cooperação missionárias de todo o povo de Deus.

O Concílio Vaticano II, no Decreto “Ad Gentes”, consagrou solenemente es -tas Obras como instrumento principal do Colégio Episcopal – do Papa e dos bispos – para a cooperação na atividade missionária universal da Igreja (AG 38).

As Pontifícias Obras Missionárias são o organismo oficial da Igreja universal e de cada Igreja particular para a animação e cooperação missionária universal.

As Pontifícias Obras Missionárias são uma instituição da Igreja universal e de cada Igreja particular.

Elas exprimem a solicitude do Papa e dos pastores por toda a Igreja. Geram, nos católicos, desde a infância, o espírito de fraternidade universal e missionário, sem o qual não haverá verdadeira coope-ração. Atendem e socorrem as mais di-versas necessidades de ajuda material e espiritual de todos os povos. Promovem uma eficaz coleta para o bem de todas as missões atendendo às necessidades de cada uma.

As Pontifícias Obras Missionárias man-têm vivo e circulante, nas comunidades eclesiais, o espírito de solidariedade e de universalismo missionário.

O Papa Paulo VI, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 1963, disse: “As Pontifícias Obras Missionárias são a expressão direta e mais completa da solicitude do Supremo Pastor do reba-nho de Deus por todas as Igrejas. Elas, em nosso nome, proveem, segundo um

plano universal e com uma visão global, as mais diversas necessidades de ajuda material e espiritual que deve ser desti-nada a todas as nações”.

As Pontifícias Obras Missionárias surgi-ram e se desenvolveram como organiza-ções diferentes e autônomas. Hoje, elas constituem uma única instituição, embora sendo quatro Obras distintas.

“No exercício da sua atividade, estas Obras dependem, em nível universal, da Congregação para a Evangelização dos Povos, e, em nível local, das Con-ferências Episcopais e do Bispo de cada diocese” (RMi 84).

Objetivos

• Infundir nos católicos, desde a infân-cia, o sentido verdadeiramente universal e missionário, despertando a responsa-bilidade para o compromisso na evange-lização em todo o mundo.

• Cooperar com a oração, sacrifícios e testemunho de vida cristã em favor das missões.

• Estimular a coleta eficaz para ajudar todas as missões, segundo a necessidade de cada uma, recuperando o espírito de solidariedade e partilha fraternas das primeiras comunidades cristãs.

• Suscitar vocações “ad gentes” e por toda a vida, tanto nas Igrejas de antiga fundação como nas jovens. O testemu-nho firme da fé manifesta-se no com-promisso, na promoção e apoio das vocações missionárias.

• Organizar missionariamente as co-munidades eclesiais em todos os níveis.

Espírito

As Pontifícias Obras Missionárias, no seu ser e agir, buscam a comunhão mis-sionária.

Promovem incansavelmente o inter-câmbio mútuo dos dons que o Senhor, por seu Espírito, derramou nas Igrejas particulares e na Igreja universal; susci-tam um espírito de solidariedade entre todas as Igrejas em vista à evangelização universal e permanecem em comunhão com o Papa que, em nome de Cristo, preside a comunhão universal da cari-dade.

Fonte: www.pom.org.br

Page 5: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

5 Outubro 2011

VATICANO / CNBB E REGIONAIS

Na segunda-feira, 5/9, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que já passam de quatro milhões o número de pessoas em situação de fome na Somália, África. De acordo com a ONU, a ajuda que chega ao país ainda é insuficiente para amenizar a seca que afeta o chama-do Chifre da África, região no nordeste do continente que compreende Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eri-treia. Cerca de 750 mil pessoas correm o risco de morrer nos próximos quatro meses, informou ainda a Unidade de Aná-lises da ONU para a Segurança Alimentar e a Nutrição (FSNAU). A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.

A FSNAU comprovou ainda que a taxa de desnutrição aguda na região está num

nível alarmante. Por isso, foi intensificada a distribuição de alimentos nos campos de refugiados somalis na Etiópia. A ONU considera que uma taxa de desnutrição de 1% em uma população já é uma situação de emergência. Mas o quadro de nutrição dos somalis, principalmente entre crianças, é ainda pior. O represen-tante do Organismo disse que em quatro assentamentos de refugiados na Etiópia constataram-se taxas de desnutrição aguda que variam de 10% a 19%.

A Igreja no Brasil se mobiliza para ajudar a região. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início, no último dia 23 de agosto, à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região.

Colabore:Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16

Ao som de “Emanuel” – hino da Jor-nada Mundial da Juventude em Roma (2000) – cerca de 100 mil pessoas re-ceberam (dia 18/09) a cruz e o ícone da Jornada Mundial da Juventude numa grande festa no Campo de Marte, em São Paulo. Os símbolos do maior even-to da comunidade cristã mundial foram carregados por jovens, repetindo o gesto sempre realizado nos países que sediam a Jornada.

Acompanhados pelas bandeiras dos estados do Brasil, o ícone e a cruz foram conduzidos até o altar no início da cele-bração eucarística, ponto ápice do Bote fé, evento realizado durante todo o dia, com apresentações de cantores católicos de todo o país. A festa marca o início dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013.

Autoridades eclesiásticas e civis e deze-nas de sacerdotes estiveram reunidos no evento que reuniu caravanas de diversos estados participaram da missa presi-dida pelo arcebispo de São Paulo. Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, afirmou que a instituição se alegra com

a presença tão significativa dos jovens do Brasil. “Somos gratos ao santo pa-dre por escolher o Brasil o país sede da JMJ. É com Cristo ressuscitado e com Nossa Senhora que venceremos. Que a juventude eterna de Maria nos encoraje a perseverar no seguimento a Jesus Cristo. Vocês jovens são a esperança do Brasil, os sentinelas do amanhã”, afirmou.

A cruz recebida pela Arquidiocese de São Paulo é a mesma que João Paulo 2º entregou aos jovens em 1984 para que em torno dela se reunissem os jovens em preparação para as JMJ. Ocasião em que pediu que sempre se fizesse memória de quem só na cruz de Cristo existe reden-ção e vida. O ícone de Nossa Senhora passou a acompanhar a cruz em 2003.

Fonte: Thaysi Santos Canção Nova

Papa anuncia lema da JmJ 2013

O Papa Bento XVI anunciou na quarta-feira (24/08), ao término da audiência

geral realizada no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o lema escolhido para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro. O lema será a passa-gem evangélica de Mateus 28, 18: “Ide e evangelizai todos os povos”. A JMJ doRio será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, segundo informa o L’Osservatore Romano.

O lema escolhido pelo Papa sublinha o caráter missionário da próxima JMJ, como já anunciou o arcebispo do Rio de

Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na coletiva de imprensa realizada em Madri imediatamente depois do encerramento da JMJ 2011. O Papa também anunciou o lema da JMJ do próximo ano que, como é tradição, será realizada nas dioceses no Domingo de Ramos de 2012: “Estai sem-pre alegres no Senhor!”, tirado da Carta aos Filipenses (4, 4).“Desde já, confio à oração de todos a preparação destes im- portantes encontros”, disse o Papa aos fiéis reunidos no pátio de Castel Gandolfo.

Fome já afeta quatro milhões de pessoas na somália

mais de 100 mil pessoas recebem a cruz e o ícone da JmJ

Page 6: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

6 Outubro 2011

VATICANO / CNBB E REGIONAIS

Papa aos namorados: não temam o casamento

O Papa Bento XVI celebrou um emo-tivo encontro com jovens casais de na - morados na Praça do Plebiscito, em Ancona, no domingo, 11/09.

Ao se dirigir aos casais de namorados, Bento XVI os convidou a considerar o namoro como “um itinerário de fé” e a não ter medo de assumir as responsabi-lidades que o matrimônio cristão implica.

“A Eucaristia – disse o pontífice –, dom de Cristo para a salvação do mundo, indi-ca e contém o horizonte mais verdadeiro da experiência que vocês estão vivendo: o amor de Cristo como plenitude do amor humano”.

“A experiência do amor tem dentro de si a tensão para Deus”, disse. Ele pediu que

os jovens façam do tempo de preparação ao casamento “um itinerário de fé”.

“Redescubram em sua vida de casal a centralidade de Jesus Cristo e do ca-minhar na Igreja”. “Não descuidem da im - portância vital deste encontro; da Euca-ristia brota o sentido cristão da exis tência e uma forma nova de viver”.

“Não tenham medo de assumir a com-prometida responsabilidade da eleição conjugal; não temam entrar neste ‘gran-de mistério’, no qual duas pessoas se tornam uma só carne”.

O Movimento em Defesa da Vida no Brasil (MDV) denunciou que na quinta-feira, 18 de agosto, a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto reuniu em Brasília representantes de diversas ONGs que promovem a legalização do aborto no país para a realização de uma plenária após a qual representantes des-sas organizações tiveram uma audiência pública no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal para apresentar um documento favorável à despenalização do aborto no Brasil.

O tema da reunião, conforme a con-vocação oficial, era um “debate sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres”. suas atenções para o Senado Federal.

O documento, distribuído no Senado, mas não divulgado pelos meios de co-municação, afirma, entre outras coisas, que pretende-se retomar, no Brasil, “a proposta de legalização elaborada pela comissão tripartite, instituída em 2005 pela secretaria de políticas para as mulhe-res, retirando a prática de abortamento do código penal”.

A Plataforma afirma também que o aborto é apenas “o resultado da inter-

rupção da gravidez até a 22ª semana de gestação e cujo produto pesa até 500 gramas”, discriminando o nascituro e ignorando que se trata de um ser humano completamente formado, dotado do mes-mo direito inalienável à vida que qualquer outro ser humano, e não um simples produto que pesa até 500 gramas.

Ademais, a Plataforma pretende “im-pedir que organizações religiosas partici-pem na elaboração e controle social das políticas públicas, ou recebam recursos públicos para ação social que seja orien-tada por princípios religiosos”. Segundo o MDV, o documento pretende também “garantir a orientação sexual” nas escolas e “impedir a prática do ensino religioso na rede pública de educação”.

Fonte: www.acidigital.com

Com muita ale gria e dispo-sição, o cardeal dom Paulo Eva- risto Arns, arce-bispo emérito de São Paulo, comemorou o seu 90º aniver-sário com uma celebração eu-

carística na capela de sua residência, em Taboão da Serra, na manhã de quarta-feira (14/9), festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz. A missa foi presidida pe - lo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo

cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito da Arquidiocese, e mais bispos e padres, além da participação de familia-res, religiosas e leigos que representaram os muitos grupos que colaboraram com dom Paulo durante os quase 30 anos à frente da Arquidiocese.

Na homilia, dom Odilo ressaltou o trabalho e testemunho de dom Paulo na Arquidiocese e manifestou a alegria da Igreja de São Paulo por celebrar seus 90 anos. O cardeal Hummes também se manifestou, agradecendo a amizade fraterna de seu predecessor e recordou o apoio que recebeu dele durante as greves na região do ABC Paulista, na década de 1980, quando dom Cláudio era bispo de

Santo André.No final da celebração, o aniversariante agradeceu as manifesta-ções de afeto e carinho e destacou as três famílias que marcaram seus 90 anos de vida: a família na qual nasceu, com quem viveu até os 12 anos de idade, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores; a família franciscana, da qual manifestou sentir muito orgulho de fazer parte; e a família da Arquidiocese de São Paulo, onde viveu seu ministério episcopal.Em seguida,o aniversariante deu a bênção final e após a missa todos cantaram o “Parabéns a você” com o tradicional bolo de aniversário.

Fonte: www.arquidiocesede saopaulo.org.br

movimento em Defesa da Vida denuncia proposta ao senado Federal de legalização do aborto

em missa, cardeal arns agradece pelos seus 90 anos

Page 7: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

7 Outubro 2011

NOTÍCIAS DIOCESANAS

Diocese presente no encontro nacional da Pe

A Diocese de Osasco esteve presente no Xv Encontro Nacional da Pastoral da Educação que aconteceu de 2 a 4 de setembro no Recanto São José – Irmãs Alcantarinas , em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a participação de 4 profes-soras e uma religiosa.

O Encontro teve como principal foco os temas: Organização da Pastoral da

Educação à luz das novas Diretrizes da Igreja no Brasil e da nova Presidência da Comissão Episcopal de Pastoral para a Cultura e Educação.

A Pastoral da Educação diocesana está trabalhando com muito ânimo depois de receber o Pe. Bozano (paróquia Santa Rita - Vila Dirce) como assessor diocesa-no. A Região Carapicuíba está se fortale-cendo com a presença da Irmã Francisca. A região formou uma comissão regional que poderá ser referência para as demais regiões pastorais.

A Coordenação Diocesana vem bus-cando parcerias para realizar o cadastro dos professores de todas as paróquias. A missão precisa ganhar força. Este traba-

lho tem como referência a paróquia Nos-sa Senhora da Penha de Araçariguama, onde o Pe. Sebastião vem animando os professores através de um lindo trabalho de visita às escolas e reuniões pontuais para orar e refletir os problemas da edu-cação naquele município. O mesmo tem sensibilizado os demais padres da sua região para iniciarem em suas respectivas paróquias o trabalho da PE.

Contamos com todos os leitores do Bio para fazer acontecer o cadastro em suas paróquias. Aproveitamos para convidar todos os professores para o II Café Edu-cacional do Dia do Professor, dia 15/10 às 9h no Centro Pastoral Diocesano.

Aguardem convite no site da diocese.

A Paróquia Imaculada Conceição, si-tuada no distrito de Caucaia do Alto em Cotia, foi a primeira da Região Cotia a receber a visita pastoral. No dia 23 e 24 de agosto, o Pe. Everaldo Félix da Silva (atual pároco) acolheu calorosamente o bispo diocesano, que se dedicou em percorrer o território de toda a paróquia.

Entre os inúmeros afazeres de Dom Ercílio nesses dois dias, ele visitou e aben-çoou os enfermos, passou por todas as comunidades, participou dos conselhos, visitou escolas, creches e também outros prédios de órgão público, dentre outras atividades que fizeram a visita intensa e significativa. Além de tudo isso, Dom Ercílio celebrou junto com todo o povo a Santa Missa, onde a felicidade recíproca

do visitador e dos visitados foi elevada a Deus por meio da Eucaristia.

Ainda na cidade de Cotia, Dom Ercílio visitou nos dias 29, 30 e 2 de setembro a Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate. Lá, depois de ser muito bem recepcionado pelo pároco Pe. Odair José Rodrigues e pelo vigário Pe. Francisco de Assis Moraes, Dom Ercílio foi conduzido às comunidades que compõem a paró-quia, subdividida em núcleos. Além das visitas nas comunidades, o bispo esteve com o prefeito da cidade, em escolas, na Delegacia de Polícia, entre outros. Também participou dos conselhos da paróquia, atendeu confissões e acon-selhamentos, visitou vários enfermos e celebrou a Eucaristia na matriz paroquial,

ocasião em que abriu a novena de Nossa Senhora do Monte Serrate, e no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha. Ambas as visitas foram uma expressão prévia da alegria e receptivida-de da região, que neste semestre acolherá o bispo diocesano que prossegue com esmero desempenhando essa missão.

Aconteceu no dia 10 de setembro de 2011 no CECAD (Centro Catequético Diocesano) a Manhã de Espiritualidade dos Coordenadores Paroquiais de Liturgia da diocese de Osasco que foi assessorada pelo Pe. Jorge Augusto, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O tema foi a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Verbum Domini’’, do Santo Pa - dre Bento XVI, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Nesta mesma ocasião aconteceu a reunião com todos os padres assessores de Liturgia das regiões pastorais junto com o nosso Bispo diocesano Dom Ercílio Turco, onde cada padre falou sobre a caminhada

da região, dos trabalhos realizados. Es-tiveram presentes: Região Carapicuíba: Pe. Ely; Região Barueri: Pe. Fábio Rosá-rio; Região Bonfim: Pe. Dorival; Região Cotia: Pe. Paulo Pimentel; Região Santo Antonio: Pe. Flávio dos Anjos e Região São Roque: Pe. Anderson, que justificou

sua ausência e agradecemos ao Pe. An-tonio Machado que partilhou sobre os trabalhos realizados na região.

Dom Ercílio nos animou com suas pa-lavras e elogiou o trabalho e o esforço dos padres na boa preparação da Liturgia da Missa e desejou que outros encontros como esse aconteça mais vezes com sua presença e pediu alguns encaminhamen-tos da Comissão diocesana de Liturgia.

O Pe. Fabio do Rosário, em nome de toda Comissão de Liturgia, agradece a todos os coordenadores paroquiais que participaram desta manhã assim como os padres de cada região e de um modo especial a presença de Dom Ercílio.

ecos da visita pastoral na região Cotia

manhã de espiritualidade

Page 8: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

8 Outubro 2011

REGIÃO SANTO ANTONIO E BONFIM

Na sexta-feira, dia 26 de agosto, a Pa-róquia Imaculada Conceição do Jardim Dracena – SP se encheu de alegria e gratidão, pois recebeu seu novo pároco, o Pe. Alan, com missa presidida por Dom Ercílio.

Além dos paroquianos, havia presença de representantes das paróquias Nossa Senhora de Nazaré e São Vito, onde o Pe. Alan era vigário. Também presti-giaram a celebração o Pe. José Ailton, coordenador da Região Santo Antonio, Pe. Othoniel, Pe. Flávio dos Anjos, Pe. Alexandre de Oliveira, Pe. Alexandre Siles, Pe. Leonildo, Pe. Alan Hildeu – Passionistas e Pe. Jorge.

Na homilia, D. Ercílio ressaltou a im-portância que tem a pessoa do padre, pois ele ministra a palavra, santifica, coordena e guia o povo e é ministro da Comunhão. O pároco é a presença sacramental de Jesus, ele é distribuidor da graça de Deus.

“Hoje rezei pelo senhor e pedi que Deus o ilumine, seja generoso na res-posta ao Pai, disponível para servir, amoroso com o povo como Jesus foi. Viva o espírito de comunhão, pastor e rebanho. Trabalhem em comunhão, somem forças, trabalhem em conjunto, cuide da sua pessoa e a comunidade cuide dele. Deus faça que o senhor

continue servindo aos mais pobres”, afirmou o bispo.

Também nessa celebração se fez uma homenagem ao Pe. Alexandre Pessoa Garcia, em gratidão pelo trabalho que realizou junto à comunidade, por sua dedicação na missão e pedindo a Deus Pai que o ilumine nessa etapa de seu ministério.

O Pe. Alan recebeu a estola, as chaves da Igreja, do Sacrário e a provisão que lhe dá o cargo de pároco.

No final, o Pe. Alan agradeceu a Deus e a D. Ercílio pela confiança que está depositando nele e também o Pe. José Ailton e os paroquianos de São Vito.

Festival Bíblico-Catequético no Jardim Piratininga

No dia 03/09 a Paróquia Nossa Se-nhora Aparecida do Jardim Piratininga realizou com força a 4ª temporada do Festival Bíblico-Catequético.

Motivados por seu pároco, Padre Ro- gério Lemos, o festival trouxe toda criati-vidade, organização, animação das crian- ças e jovens que compõem as seis Igrejas da Paróquia.

Este ano, de forma especial, a cateque-se trouxe à tona o tema da Campanha da Fraternidade 2011, que vem de encontro ao projeto da paróquia de conscientizar a todos a respeito da preservação do meio ambiente, intimamente ligada à reutili-zação do “lixo” que produzimos. Foi mo- mento de grande alegria e união da Pa-róquia.

De maneira brilhante a catequese da Paróquia deu inicio ao Mês da Bíblia, de-

monstrando que nossas atitudes é que revelam o amor e entendimento a Pala-vra de Deus.

Fonte: Edna Dalva P. de Oliveira(coordenação Paroquial da

Dimensão Bíblico catequética)

Paróquia Imaculada Conceição tem novo pároco

Page 9: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

9 Outubro 2011

REGIÃO BARUERI

Dom Francisco agradece e abençoa a cidade de Barueri

Em sessão solene realizada na noite de 25/08, a Câmara Municipal de Ba-rueri entregou o diploma de cidadão be - nemérito de Barueri a Dom Francisco Manuel Vieira, bispo emérito da diocese de Osasco.

Sob a presidência do vereador Josué Pereira Silva, a sessão contou com a pre - sença do Monsenhor Claudemir José dos Santos, representando o bispo Diocesa-no Dom Ercílio Turco, dos vereadores: Francisco dos Reis Vilela, Antônio Carlos Marques (Dr. Antônio), José de Melo (Zé de Mello), Miguel Francisco de Lima

(Miguel de Lima), Sebastião Carlos do Nascimento (Carlinhos do Açougue), do pastor Daniel da Igreja Metodista do Jardim Belval, dos padres da cidade de Barueri: Mauro Ferreira, Márcio, Valdivi-no, Marcos Galdino, Valmirar. Também estiveram presentes o Pe. Xavier Cutajar e Pe. Sebastião, de Osasco; Monsenhor Paulo Link e Pe. Cláudio, de Carapicuiba.

O prefeito e outras autoridades não pu-deram participar, porém enviaram ofícios de congratulações ao homenageado. Era grande o número de pessoas das paró-quias da cidade de Barueri e adjacências que acompanharam a sessão.

O vereador Agnério, autor do projeto, expressou sua grande alegria pela apro-vação do título por todos os vereadores e que: “Sob a batuta de Dom Francisco, tanto os seminários quanto as paróquias passaram a se preocupar com a forma-ção religiosa dos fiéis. Os padres tiveram a permissão de formar ministérios nas paróquias, homens engajados na multi-plicação da palavra de Deus”. E a seguir entregou o diploma à Dom Francisco,

que muito emocionado agradeceu a Câ - mara Municipal de Barueri dizendo: “Eu quero manifestar neste momento a mi-nha alegria por pertencer assim oficial-mente de todos os trabalhos, realizações de Barueri e consagrar toda esta cida - de, como cidadão dela, a Deus . E Deus, Nosso Senhor a proteja e quando Cristo olhar para ela tenha um sorriso de alegria pelo bem em que vivem ao habitantes desta cidade. É o meu contributo; homem de Deus, homem de oração!”

Disse também que tem um grande cari-nho por Barueri, desde quando era aluno do seminário de Pirapora e, portanto, pôde conhecer a evolução e o progresso desta bela cidade. E no final fez um pe-dido a todos: “Vocês vão também fazer com que eu sinta mais alegria, sendo de Deus, sendo Jesus; enviados por Deus para realizar o bem. Vamos todos ser pessoas do bem, pessoas do amor, da paz,da alegria. Assim seja !”

Assista o discurso completo de Dom Francisco no site:

www.webtvsantaisabel.blogspot.com

Milhares de fiéis compareceram ao Cemip, no sábado (20), para prestigia-rem, em uma ação de fé e devoção, a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que visita o municí-pio de Itapevi pela 3ª vez consecutiva.

A Santa – considerada a padroeira do Brasil – chegou ao município de helicóp-tero, sendo recebida por autoridades e pela população, em uma grande missa campal, realizada com a presença dos radialistas Fábio Teruel e Ciro Aguiar, da

Rádio Tropical FM. A missa foi celebrada pelo padre João Carlos dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, da Vila Dr. Cardoso, contando com a presença dos párocos das Igrejas Cristo Rei, São Judas Tadeu e Nossa Senhora Aparecida. A prefeita, Dra. Ruth, Banholzer e o vice-prefeito e presidente da Comissão de Devotos de Nossa Senhora, Jaci Tadeu, assistiram a realização da missa.

Fonte: www.itapevi.sp.gov.br

O Conselho Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Escada promoveu junto com as seis comunidades no dia 4 de setembro uma festa para comemorar o aniversário de Padre Mauro.

Foi uma grande demonstração de ca - rinho e gratidão pelo seu trabalho e dedicação nesses oito anos a frente da Paróquia. Estiveram presente sua mãe,

dona Mercedes, e as irmãs Milena e Maricene. A comemoração começou na Igreja Matriz, com a celebração da Eucaristia e continuou no salão de festas Eurico Zeurgo, com musica e um vídeo contando um pouco da vida e o cotidia-no da evangelização deste padre muito querido na paróquia, por toda Diocese de Osasco e pelos lugares onde passou.

Imagem peregrina de Nossa senhora aparecida é acolhida por milhares de fieis

Paróquia Nossa senhora da escada comemora aniversário de seu pároco

Page 10: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

10 Outubro 2011

CARAPICUÍBA / COTIA / SÃO ROQUE

Grupo de teatro apocalipse desponta em CarapicuíbaFormado há cinco anos na Paróquia Nossa Senhora das Graças do Jardim

Ana Estela de Carapicuíba, o grupo de teatro Apocalipse conquistou o primeiro lugar no 14º Festival Nacional de Teatro Cristão, que aconteceu em São Paulo nos dias 3 e 4 de setembro, obtendo dez das treze categorias de premiação. O Apocalipse é um grupo teatral de caráter religioso católico, que surgiu a partir das ideias de uma turma de amigos dispostos a evangelizar por meio das artes nas comunidades cristãs.

Sob a direção de Cláudio Ordônio, os artistas já se apresentaram em vários espaços das paróquias de Carapicuíba, Osasco e, recentemente, na Igreja Nossa Senhora do Rosário da Vila Pompeia, São Paulo.

O grupo acumula um acervo de espetáculos, tratados com minuciosos traba-lhos nas áreas de direção, interpretação, coreografia, figurino, cenário, maquiagem, sonoplastia, iluminação e efeitos visuais, destacando-se as apresentações de Maldição em Ecbátana, Yeshua, Santa Rita, Sete Pecados Capitais, A Paixão de Cristo, O Livro de Jó e Apocalipse, que deu nome ao grupo.

Foto e texto: Rogério Roque

show com Celina Borges anima festa da padroeira de Cotia

No dia 08 de setembro de 2011 aconteceu a festa da Nati-vidade de Nossa Senhora e Solenidade de Nossa Senhora do Monte Serrate, padroeira de Cotia-SP.

Após a santa Missa festiva, a cantora católica Celina Borges animou a festa com um show em louvor a Deus, nosso Senhor, festejando a Mãe de Deus.

Foi um show emocionante e que proporcionou para mui- tas pessoas um encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo.

região Carapicuíba realiza formação para ministrosA coordenação regional dos ministros extraordinários da Região Pastoral de Carapicuíba

realizou encontro de formação no sábado, 10 de setembro, na Igreja Nossa Senhora Apa-recida (igreja amarela). Os ministros foram recepcionados pelo Pe. José Maria, coordenador da Região Carapicuíba e, na sequência, o Pe. Alexandre Siles explanou acerca da Exortação Apostólica “Verbum Dominum”, do Papa Bento XVI, que trata da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Para a coordenadora regional, Tiana dos Santos, “é uma alegria poder reunir os ministros leigos de Carapicuíba para refletir a Palavra de Deus e acolher as orientações que a Igreja dirige a seus fiéis”, ressaltou.

Foto e texto: Rogério Roque

Coroinhas da Paróquia santa Cruz fazem retiro espiritualNo dia 14 de agosto, os coroinhas da paróquia Santa Cruz, do bairro Piai, reuniram-

se para fazer o seu retiro espiritual cujo tema foi “A importância da Eucaristia para os coroinhas” ministrado pelo seminarista Rafael Santana.

Os coroinhas passaram toda manhã em oração e refletindo sobre o sacrifico Eucarístico e foram animados pela banda mirim da paróquia.

Às 11h, foi celebrada a Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Douglas da Paróquia Santa Cruz e co-celebrada pelo Pe. Eduardo. Durante a missa seis crianças receberam o envio de coroinhas e passaram a fazer parte oficialmente da pastoral. Os pais presentes receberam uma benção especial e foram homenageados pela comunidade.

Após o almoço, a assessora de pastoral, Vera Novaes, da Comunidade Matriz, conduziu a recreação durante toda a tarde, com brincadeiras e gincanas que animou os presentes.

Fonte: Rodolfo Domingues - Comunidade Santa Rita de Cássia

Page 11: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

11 Outubro 2011

PASTORAL

Comemoração dos fiéis defuntos

A Bíblia ensina que é santo e salutar o pensamento e a prática de rezar pelos mortos. E por isso nos apresenta o Apóstolo São Paulo realizando essa salutar prática.

De fato, no 2º Livro dos Ma-cabeus, capítulo 12, vers. 43 a 46, lemos: “(Judas Macabeu) tendo feito uma coleta man-

dou duas mil dracmas de prata a Jerusalém para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição, porque se ele não esperasse que os mortos haviam de ressuscitar, seria coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Ele considerava que aos falecidos na piedade está reservada uma grandíssima recompensa. SANTO E SA-LUTAR ESSE PENSAMENTO DE ORAR PELOS MORTOS, para que sejam livres dos seus pecados”. Este texto do Antigo Testamento tem confirmação em vários outros do Novo Tes-tamento, embora os protestantes o tenham por “apócrifo” (“Folh. Cat.”, nº 16). Vejamos:

São Paulo, na 2ª Epístola a Timóteo, cap. 1, vers. 18, assim ora a Deus pelo amigo Onesíforo: “Que o Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia do Senhor naquele dia”.

Nota: Comparando os vers. 15 a 18 do cap. 1º, com o vers. 19 do cap. 4º desta mesma Epístola, vê-se que Onesíforo já era morto, porque nestes textos, S. Paulo se refere nominalmente a outras pessoas, e quando seria o caso de nomear Onesíforo, seu grande amigo e benfeitor, ele não o faz, mas só se refere “à casa” e “à família de Onesíforo”. Daí se conclui que ele não era mais do número dos vivos. E São Paulo reza por ele, pedindo ao Senhor misericórdia para ele.

Portanto, os católicos rezam pelos mortos, porque, com a Bíblia e toda a Tradição, desde os tempos apostólicos, creem na existência do Purgatório.

A prática de dedicar um dia à comemoração de todos os fale-cidos aparece pela primeira vez com o bispo Isidoro de Sevilha, que ordenou a seus monges que oferecessem o sacrifício da Missa pelas almas dos defuntos no dia seguinte ao Domingo de Pentecostes. O verdadeiro ano do nascimento do Dia de Finados, conforme Padre Dorival Barreto, é o de 998, quando o Abade São Odilão de “Cluny” (994-1048) decretou que em todos os mosteiros sob sua jurisdição se fizesse a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. Na oportunidade, sempre segundo o pároco da Catedral, o Abade acrescentou que “se algum outro quiser seguir o exemplo de nossa piedosa invenção, participe de todos os bons votos e pedidos”.

No Missal de Paulo VI (1970), a liturgia da Missa dos defun-tos foi enriquecida de modo especial com novos “Prefácios de defuntos”, além do antigo. Por esses prefácios se percebe que a nova Liturgia cuida de expressar o sentido da morte cristã (Sacrosanctum Concilium 81), e proclama o mistério pascal de Cristo, em vez de se entristecer, “como os outros que não têm esperança” (1Ts 4, 13).

Fontes: Site Serviço de Notícias Dom Helder Câmara www.catequisar.com.br

PerGUNTe aO PaDre

Paz do senhor, sou evangélica e minha irmã teve um bebê há poucos dias. É um fofo meu

sobrinho! Gloria a Deus! minha irmã me deu a criança para que eu seja madrinha. Fiquei muito feliz, mas fica então a dúvida: o que devo fazer?

Nossas doutrinas são diferentes, mas eu gostaria de ser a madrinha.

Responde: Padre Cido PereiraJornalista. Diretor do jornal arquidiocesano O SÃO PAULO. Âncora do programa “Bom dia povo de Deus”, na rádio 9 de julho. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, Casa Verde.

Minha querida irmã. Você já pensou na incoerência de vida que será ser de uma Igreja evangélica e batizar o sobrinho na Igreja Católica? Ô minha irmã. Eu estou aqui pensando comigo mesmo que você ainda tem o coração católico, pois aceita o batismo de crianças e quer ser ma-drinha de uma na Igreja católica.

Sabe, querida irmã. Quem sabe é chegada a hora de você voltar para a Igreja Católica, a Igreja onde eu tenho certeza que você nasceu e cuja fé você bebeu com o leite materno no colo de sua mãe.

Se, contudo, você insiste em continuar evangélica, seja coerente em não aceitar ser madrinha de seu sobrinho, o que não significará que você deixará de amá-lo.

Sabe, minha irmã, ser padrinho, ser madrinha de batismo é uma responsabilidade imensa. Implica em dar testemunho de fé ao afilhado, à afilhada. Implica em viver intensamente a fé dentro daquela Igreja em que está acontecendo o ba-tismo, no caso a nossa Igreja Católica, Apostólica Romana.

Mas a nossa Igreja permite uma coisa a você: Que você seja, ao lado dos outros padrinhos, uma testemunha desse batismo. Lá na frente, esta criança poderá precisar de alguém que ateste que ela foi mesma batizada na Igreja Católica. Você, então, mesmo não sendo madrinha, poderá testemunhar este batismo junto ao pároco.

Volto a insistir, minha irmã. Se você sempre foi evangélica, você é livre de continuar servindo a Deus dentro de sua Igreja. Se você é uma ex-católica, volte para a nossa Igreja. Seu lugar está vazio na mesa comum, onde o Pai nos ali-menta com o pão de sua palavra e com o pão da vida que é Jesus. E voltando à Igreja, seja uma madrinha, uma mãe na fé para seu sobrinho, mostrando-lhe o caminho a seguir como católico, apostólico, romano. Um abraço fraterno do padre Cido.

Faça sua pergunta ao padre: [email protected]

Page 12: BIO Ano XXII No 186 - Outubro de 2011

12 Outubro 2011

CALENDÁRIO PASTORAL

Publicação do Boletim Informativo da Diocese de Osasco – Distribuição Gratuita – 11000 ExemplaresBispo Diocesano: Dom Ercílio Turco – Coordenação, editoração e revisão: Pe. Valdivino A. Gonçalves

Colaboração: Irmã Leticia, Pe. Emerson Pedroso, Sem. Marcio José Pereira, Gil Ortiz, Cristiana Brito, Carol Gonzaga, Rogério Roquerevisão: Patrícia Cordeiro – editoração eletrônica: Janio Luiz Malacarne

email: [email protected] – Cx. Postal: 56 – CeP: 06001-970 – Impressão: PAULUS

OUTUBrO

NOVemBrO