Biografia de Alfred Nobel

7
Alfred Nobel Emanuel (6ºC, nº10)

Transcript of Biografia de Alfred Nobel

Alfred NobelEmanuel (6ºC, nº10)

Quem foi Alfred Nóbel?• Alfred Nobel (1833-1896) nasceu em Estocolmo,

(Suécia) em 21 de Outubro. Gostava de Literatura e Química e, por isso, o seu pai enviou-o para o estrangeiro, onde estudou Engenharia Química.

• O que fez Alfred Nobel? Ficou rico ao descobrir dinamite, a balistite e outros detonantes. Era químico e industrial sueco. Usou sua fortuna para ajudar as organizações pacifistas e, antes de morrer, deixou toda a sua fortuna para uma fundação com o seu nome que premiasse anualmente personalidades de destaque mundial da Física, Química, Medicina, Literatura e, em especial, a quem contribui de maneira notável para a Paz entre os homens recebe o Prémio Nobel da Paz.

A infância de AlfredAlfred e os irmãos Robert e Ludwig foram educados por professores particulares. Estudou em São Petersburgo e aos 16 anos já era um químico competente. Falava inglês, francês, alemão, russo, além de sueco. Foi mandado para os Estados Unidos, onde passou um ano trabalhando com Johan Ericsson, um engenheiro sueco. Voltou com capacidade para dirigir a exploração de petróleo, mas a sua ambição era fazer experiências com explosivos, que mal se conhecia naquele tempo.

A morte do seu irmão - De volta à Suécia, Alfred e o seu pai montam um laboratório de pesquisas e começam a fazer pesquisas com nitroglicerina Em pouco tempo Alfred descobre a forma de fazer detonar essa substância. Uma explosão destruiu todo o laboratório. Várias pessoas morreram e, entre elas, estava o seu irmão Emil.

Nobel acumulou uma grande fortuna com as suas invenções, que ajudavam a construir canais e túneis. Solitário, sem filhos e abalado com a utilização da dinamite para a guerra, pediu então que uma fundação entregasse anualmente os Prémios Nobel. Foi a sua maneira de ajudar aquelas pessoas que trabalham pelo bem da Humanidade.

Alfred Nobel morreu em San Remo, Itália, no dia 10 de Dezembro de 1896. A Fundação Nobel foi criada no dia 29 de Junho de 1900 e desde 1901 entrega os prémios Nobel da: Paz, Química, Física, Medicina, Economia e Literatura.Dois portugueses já receberam estes importantes prémios: Egas Moniz (Médico) o Nobel da Medicina em 1949; e José Saramago (Escritor) ganhou o Nobel da Literatura em 1998.