Biografia José Saramago

7
Eu fui. Mas o que fui já me não lembra: Mil camadas de pó disfarçam, véus, Estes quarenta rostos desiguais. Tão marcados de tempo e macaréus. Eu sou. Mas o que sou tão pouco é: Rã fugida do charco, que saltou, E no salto que deu, quanto podia, O ar dum outro mundo a rebentou. Falta ver, se é que falta, o que serei: Um rosto recomposto antes do fim, Um canto de batráquio, mesmo rouco, Uma vida que corra assim-assim. José Saramago, in "Os Poemas Possíveis" José Saramago BIOGRAFIA

Transcript of Biografia José Saramago

Page 1: Biografia José Saramago

Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:Mil camadas de pó disfarçam, véus,Estes quarenta rostos desiguais.Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:Rã fugida do charco, que saltou,E no salto que deu, quanto podia,O ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:Um rosto recomposto antes do fim,Um canto de batráquio, mesmo rouco,Uma vida que corra assim-assim.

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"

José Saramago

BIOGRAFIA

Page 2: Biografia José Saramago

Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18.

 « Foi nestes lugares que vim ao mundo [...] Sem que ninguém de tal se tivesse apercebido, a criança já havia estendido gavinhas e raízes, a frágil semente que então eu era[…] Só eu sabia [...] que ainda teria de voltar à Azinhaga para acabar de nascer.»José Saramago, As Pequenas Memórias, Lisboa, Caminho, 2006, p. 11.

Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos.

Page 3: Biografia José Saramago

  Em  1940  concluiu  os  estudos  de  Serralharia Mecânica  no  Escola Industrial  de  Afonso  Domingues  e  consegue  o  seu  primeiro emprego  como  serralheiro  mecânico  nas  oficinas  dos  Hospitais Civis de Lisboa. Mas…

…à    noite  frequentava  a  biblioteca  municipal  do  Palácio  das Galveias,    e  «lendo ao acaso de encontros e de catálogos, sem orientação, sem ninguém que me aconselhasse, com o mesmo assombro criador do navegante que vai inventando cada lugar que descobre», nas palavras do próprio Saramago.

 Em 1947,publica Terra do Pecado, o seu primeiro romance, intitulado inicialmente A Viúva.

Page 4: Biografia José Saramago

A partir desta data  ninguém o pára e inicia-se uma longa aventura pela escrita…

… em 1998 o mérito é-lhe reconhecido  com a atribuição do:

Prémio Nobel de Literatura

Em 1993, já no seu terceiro casamento, muda-se com a esposa, Pilar del Río, para o arquipélago espanhol das Canárias, a ilha de Lanzarote

…nem sempre reconhecida em Portugal…

Page 5: Biografia José Saramago

A sua obra é o reflexo de uma longa viagem… da liberdade… do sonho de voar…

Page 6: Biografia José Saramago

Estátua erigida em sua honra, na aldeia natal

"Eu, no fundo, não invento nada. Sou apenas alguém que se limita a levantar uma pedra e a pôr à vista o que está por baixo. Não é minha culpa se de vez em quando me saem monstros." , frase de José Saramago

A sua vida e obra poderá ser consultada em:

http://www.josesaramago.org

No dia 18 de Junho, às 12h30m, José Saramago faleceu na sua casa em Lanzarote, acompanhado por sua família e amigos mais próximos.

Page 7: Biografia José Saramago

José Saramago partiu…

… a sua obra ficou…

TRABALHO REALIZADO POR:

Beatriz Fernandes, 4º A