BIOLOGIA 3 º ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª SARAH DOS ... · Com o desenvolvimento dos...

38
BIOLOGIA PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª SARAH DOS SANTOS 3 º ANO ENSINO MÉDIO

Transcript of BIOLOGIA 3 º ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª SARAH DOS ... · Com o desenvolvimento dos...

BIOLOGIA PROF.ª GISELLE PALMEIRA

PROF.ª SARAH DOS SANTOS3 º ANOENSINO MÉDIO

Unidade IIITecnologiaAula 12.1

• Revisão e Avaliação

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

2

EvolucionismoConjunto de ideias que defende a modificação das espécies ao longo do tempo por causas absolutamente naturais.

REVISÃO 1

3

Lamarck

REVISÃO 1

4

Lamarck Lei do Uso e Desuso: os indivíduos se adaptam às condições ambientais, nesse processo, o uso frequente de certo órgão favorecia seu desenvolvimento, bem como a falta de uso de certa estrutura, a tornaria enfraquecida e gradualmente diminuiria sua capacidade funcional até o desaparecimento total.Lei da Transmissão das Características Adquiridas: as características adquiridas ou perdidas, ao longo da vida do indivíduo seriam, então, transmitidas aos seus descendentes.

REVISÃO 1

5

Darwinismo - Ancestralidade comumAs espécies possuem um ancestral comum, este ao longo do tempo vai se diferenciando originando novas espécies.

REVISÃO 1

6

JOGO INTERATIVO

REVISÃO 1

7

Seleção naturalA natureza exerce uma seleção sobre a variabilidade das espécies (Mendel), os indivíduos mais adaptados deixam mais descendentes, contribuindo para a formação da geração seguinte.

REVISÃO 1

8

Neodarwinismo ou Teoria Sintética da EvoluçãoCom o desenvolvimento dos estudos de genética chegou-se à conclusão que a evolução ocorre devido aos fatores de: mutação, recombinação gênica, deriva gênica e fluxo gênico.

REVISÃO 1

9

Mutação gênicaSão alterações do código de bases nitrogenadas do DNA que originam novas versões de um gene (alelos).

REVISÃO 1

10

REVISÃO 1

11

Recombinação gênicaOcorre uma mistura de genes provenientes de indivíduos diferentes que ocorre na reprodução sexuada.

REVISÃO 1

12

Fluxo Gênico (Migração)É qualquer movimento de genes de uma população para outra, esses genes são transportados a uma população onde esses genes não existiam previamente.

REVISÃO 1

13

Deriva GênicaÉ a mudança na frequência dos alelos de uma população de uma geração para outra e ocorre em consequência de eventos ao acaso, como incêndio e inundação.

REVISÃO 1

14

Deriva gênica: efeito gargaloO tamanho da população é extremamente reduzido e as frequências alélicas podem ser bastante diferentes daquelas da população anterior ao evento.

REVISÃO 1

15

Deriva gênica: efeito fundadorUm pequeno grupo de indivíduos rompe com uma população maior para estabelecer uma colônia, esta pode não representar a diversidade genética total da população original.

REVISÃO 1

16

Mamíferos • Presença de

pelos (total ou parcialmente).

• Glândulas mamárias.

• Glândulas sudoríparas e sebáceas.

REVISÃO 2

17

RevestimentoOs pelos e as gorduras funcionam como isolante térmico e contribuem para a manutenção de uma temperatura constante. Glândulas sudoríparas e temperatura

REVISÃO 2

18

c a r n í v o r o s

h e r b í v o r o s

o n í v o r o s

Sistema digestivo do gato

REVISÃO 2

22

Reprodução e desenvolvimentoFecundação internaDesenvolvimento diretoVivíparos (exceto o ornitorrinco e a equidna, que são ovíparos): o filhote desenvolve-se no útero.

REVISÃO 2

23

Mamíferos

Monotremados Marsupiais Placentários

Evidências da evolução biológicaAs hipóteses são elaboradas como respostas para determinadas perguntas acerca de um fenômeno específico. Quando uma hipótese é confirmada diversas vezes, por experimentações e/ou um conjunto de evidências, ela tem grandes chances de se tornar uma teoria.

REVISÃO 2

25

Registros fósseisUma prova consistente de que nosso planeta já abrigou espécies diferentes das que existem hoje.

REVISÃO 2

26

Etapas de formação de um fóssil

REVISÃO 2

27

Anatomia comparadaEspécies ainda que muito diferentes, possuem estrutura óssea e muscular bastante parecidas.

Humano Cão Pássaro Baleia

REVISÃO 2

28

O parentesco evolutivo entre as aves e os mamíferos, por exemplo, também permite explicar as semelhanças entre os órgãos internos desses animais. Sistema circulatório: circulação dupla e completa com quatro cavidades

REVISÃO 2

29

Homologia Estruturas corporais ou órgãos que possuem origem embrionária semelhante, podendo desempenhar mesma função.

REVISÃO 2

30

Órgãos vestigiaisEstruturas pouco desenvolvidas e sem função expressiva no organismo, como o apêndice vermiforme e o cóccix.

REVISÃO 2

31

REVISÃO 2

32

Conceito de espécie“Espécie é um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies.”

REVISÃO 2

33

SubespécieSão populações de mesma espécie que diferem entre si quanto a determinadas características, normalmente, estão geograficamente isoladas.

REVISÃO 2

34

Subespécie

REVISÃO 2

35

EspeciaçãoFormação de novas espécies de seres vivos, pode ser por:Anagênese: é a transformação das características dentro de uma espécie, com mudanças graduais que levam à adaptação evolutiva.Cladogênese: é o processo pelo qual duas populações isoladas diferenciam-se no decorrer do tempo evolutivo originando novas espécies.

REVISÃO 2

36

Anagênese e Cladogênese

REVISÃO 2

37

Processos de especiação

Especiação alopátrica

Especiação simpátrica

Há isolamento geográfico

Não há isolamento

geográfico prévio

REVISÃO 2

38