BIOLOGIA D TAXONOMIA Clonagem Terapêutica Biotecnologia...Biologia D - Apostila 03 taxonomia...

2
BIOLOGIA D APOSTILA 03 TAXONOMIA Biologia D - Apostila 03 24 Clonagem Terapêutica Clonagem Reprodutiva Engenharia Genética A engenharia genética permite que cientistas usem os organismos vivos como matéria prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas. Para tanto, a engenharia genética utiliza ENZIMAS para quebrar a cadeia de DNA em determinados lugares, inserindo segmentos de outros organismos e costurando a sequência novamente. Os cientistas podem “cortar e colar” genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua biologia natural a fim de obter características específicas (por exemplo, determinados genes pódem ser inseridos numa planta para que esta produza toxinas contra pestes). Este método é muito diferente do que ocorre naturalmente com o desenvolvimento dos genes. O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resulta dos inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados. Quanto mais os genes são isolados de suas fontes naturais, maior é o controle dos cientistas sobre a vida. Eles podem criar forma de vida próprios (animais, plantas, árvores e alimentos), que jamais ocorreriam naturalmente. Na verdade, a industria está tentando dirigir o curso da evolução por si mesma. Biotecnologia Conjunto de conhecimentos técnicos que com-preendem processos ou produtos que utilizem entidades vivas (plantas, animais ou microorganismos) ou nelas produzam modificações. Tecnologia do DNA Recombinante Conjunto de técnicas utilizadas pela engenharia genética, que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Essa tecnologia permite extrair DNA de qualquer material biológico, seja um fio de cabelo, um osso ou uma gotícula de sangue coagulado, e depois submetê-lo a inúmeras técnicas de estudo. Também é possível introduzir genes de um ser vivo em outras espécies, para produzir substâncias que elas anteriormente não fabricavam. Por exemplo, um gene humano pode ser introduzido em uma bactéria, fazendo-a produzir uma proteína tipicamente humana. O grande desenvolvimento de Bioquímica aliado aos estudos genéticos realizados em bactérias e em vírus bacteriófagos permitiu aos cientistas manipular os genes, criando o instrumental básico da Engenharia Genética.

Transcript of BIOLOGIA D TAXONOMIA Clonagem Terapêutica Biotecnologia...Biologia D - Apostila 03 taxonomia...

  • BIOLOGIA DAPOSTILA 03 TAXONOMIA

    Biologia D - Apostila 0324

    Clonagem Terapêutica

    Clonagem Reprodutiva

    Engenharia Genética

    A engenharia genética permite que cientistas usem os organismos vivos como matéria prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas. Para tanto, a engenharia genética utiliza ENZIMAS para quebrar a cadeia de DNA em determinados lugares, inserindo segmentos de outros organismos e costurando a sequência novamente.Os cientistas podem “cortar e colar” genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua biologia natural a fim de obter características específi cas (por exemplo, determinados genes pódem ser inseridos numa planta para que esta produza toxinas contra pestes). Este método é muito diferente do que ocorre naturalmente com o desenvolvimento dos genes. O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resulta dos inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados. Quanto mais os genes são isolados de suas fontes naturais, maior é o controle dos cientistas sobre a vida. Eles podem criar forma de vida próprios (animais, plantas, árvores e alimentos), que jamais ocorreriam naturalmente. Na verdade, a industria está tentando dirigir o curso da evolução por si mesma.

    Biotecnologia

    Conjunto de conhecimentos técnicos que com-preendem processos ou produtos que utilizem entidades vivas (plantas, animais ou microorganismos) ou nelas produzam modificações.

    Tecnologia do DNA Recombinante

    Conjunto de técnicas utilizadas pela engenharia genética, que permite aos cientistas identifi car, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Essa tecnologia permite extrair DNA de qualquer material biológico, seja um fi o de cabelo, um osso ou uma gotícula de sangue coagulado, e depois submetê-lo a inúmeras técnicas de estudo. Também é possível introduzir genes de um ser vivo em outras espécies, para produzir substâncias que elas anteriormente não fabricavam. Por exemplo, um gene humano pode ser introduzido em uma bactéria, fazendo-a produzir uma proteína tipicamente humana. O grande desenvolvimento de Bioquímica aliado aos estudos genéticos realizados em bactérias e em vírus bacteriófagos permitiu aos cientistas manipular os genes, criando o instrumental básico da Engenharia Genética.

  • Biologia D - Apostila 03

    taxonomia BIOLOGIA DAPOSTILA 03

    25

    Enzimas de Restrição

    O material mais importante empregado na tecnologia de DNA recombinante são as ENZIMAS DE RESTRIÇÃO. Elas cortam o DNA somente em pontos específi cos, onde há determinadas sequências de bases nitrogenadas. Hoje se conhecem centenas de tipos de enzimas de restrição e cada uma corta o DNA em um ponto específi co.

    Terapia Gênica

    Manipulação de genes do indivíduo para corrigir defeitos genéticos.A terapia gênica pode ser dos tipos:

    - correção, quando ocorre a inserção de um gene funcional no local de um não funcional ou deleção de um gene deletério;- complementação, quando é feita a introdução de uma cópia normal sem modifi cação do original, ou- adição, com o acréscimo de um gene ausente no genoma.

    TESTES84. (UFPR) O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais cultivam variedades geneticamente modificadas de grãos e fibras do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo relatório do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia. Críticos das lavouras geneticamente modificadas dizem que os transgênicos levam ao aumento do uso de pesticidas, causam danos ao meio ambiente e que até o momento não foi provado que tais produtos são seguros para o consumo humano e animal. (Fonte: . Acesso em 08 set. 2015.)

    a) Discorra sobre duas características das lavouras transgênicas que estimulam os produtores a cultivá-las.

    __________________________________________________

    __________________________________________________

    __________________________________________________

    b) Por que o uso de culturas transgênicas levaria ao aumento do uso de pesticidas?

    __________________________________________________

    __________________________________________________

    __________________________________________________