Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ......

31
Biologia das infestantes vivazes ou perenes Ana Monteiro

Transcript of Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ......

Page 1: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Biologia das infestantes vivazes

ou

perenesAna Monteiro

Page 2: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Criptófitos

geófitos

Page 3: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

MODIFICAÇÕES O CAULE

Equisetum arvense (cavalinha-dos-campos)

RIZOMAS monopodiais – gemas no rizoma principal

Page 4: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

MODIFICAÇÕES O CAULE

Equisetum ramosissimum (pinheirinha)

RIZOMAS monopodiais – gemas no rizoma principal

Page 5: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

MODIFICAÇÕES O CAULE

Equisetum telmateia (cavalinha

RIZOMAS monopodiais – gemas no rizoma principal

Page 6: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

A parte distal do rizoma torna-se ereta, crescena vertical e forma folhas e flores. No solo, o rizoma continua o seu desenvolvimento devidoà atividade de uma ou mais gemas.

Exemplos de infestantes

Cynodon dactylon

Panicum repens

Phragmites australis

Poa pratensis

Sorghum halenpense

Urtica dioica

MODIFICAÇÕES O CAULERIZOMAS simpodiais – gema terminal desenvolve folhas e flores

Page 7: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Cynodon dactylon (grama)

MODIFICAÇÕES O CAULERIZOMAS simpodiais (estolhos)

Page 8: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Elymus repens (grama-francesa)

MODIFICAÇÕES O CAULERIZOMAS simpodiais – gema terminal desenvolve folhas e flores

Page 9: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Panicum repens (escalracho)

RIZOMAS simpodiaisMODIFICAÇÕES O CAULE

Page 10: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Phragmites australis (caniço))

Rizomas vigorosos e estolhos - com mais de 50 m de comprimento

MODIFICAÇÕES O CAULERIZOMAS simpodiais (helófitos)

Page 11: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Paspalum paspalodes (graminhão)

Paspalum dilatatum

RIZOMAS simpodiais (helófitos)MODIFICAÇÕES O CAULE

Page 12: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Agrostis stolonifera (erva-fina)

MODIFICAÇÕES O CAULE

Planta vivaz (hemicriptófito), formando tufos na base, podendo emitirestolhos a partir do interior da bainha das folhas; pode formar rizomas curtosa partir do exterior das bainhas das folhas

RIZOMAS e estolhos - curtos

Page 13: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Holcus mollis (erva-molar)

MODIFICAÇÕES do CAULERIZOMAS e estolhos - curtos

Page 14: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Cyperus longus (albafor)

MODIFICAÇÕES O CAULERIZOMAS – curtos (helófitos)

Page 15: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Arrhenatherum elatius subsp. bulbosus

(erva-de-conta)

MODIFICAÇÕES dos CAULESCORMOS

caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhasou escamas

Page 16: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Arum italicum (jarro-dos-campos)

MODIFICAÇÕES dos CAULES

TUBÉRCULO

Page 17: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Cyperus esculentus (juncinha)

MODIFICAÇÕES dos CAULES

TUBÉRCULO

Page 18: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Cyperus rotundus (juncinha)

TUBÉRCULO

MODIFICAÇÕES dos CAULES

Page 19: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Oxalis pes-caprae (erva-pata)

MODIFICAÇÕES das FOLHASBOLBOS

Page 20: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Allium vineale (alho-das-vinhas)

BOLBOSMODIFICAÇÕES dos CAULES

Os bolbos podem ser entunicados ou escamosos

Page 21: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Convolvulus arvensis (corriola) GEMAS RADICULARES (origem periciclo=raízes laterais e córtex)

MODIFICAÇÕES DAS RAÍZES

Page 22: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Cardaria draba (erva-fome)

GEMAS RADICULARES (origem periciclo=raízes laterais e córtex)

MODIFICAÇÕES DAS RAÍZES

Page 23: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

GEMAS RADICULARES (origem periciclo=raízes laterais e córtex)

Cirsium arvense (cardo-das-vinhas)

MODIFICAÇÕES DAS RAÍZES

Page 24: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

GEMAS RADICULARES (origem periciclo=raízes laterais e córtex)

Chondrilla juncea (leituga-branca)

MODIFICAÇÕES DAS RAÍZES

Page 25: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

RAIZES TUBEROSAS (engrossamento raízes adventicias e sem escamas com gemas)

EXEMPLOS

cultivadas

Orchis sp.

Dhalia mirabilis

Ipomoea batatas

Manihot esculenta

MODIFICAÇÕES DAS RAÍZES

infestantes

Bryonia cretica

Silene vulgaris

Ipomoea sp. (perenes)

www.botanical-online.com

Page 26: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Criptófitos

hidrófitos

Page 27: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

MODIFICAÇÕES dos CAULES

rizoma aquático (planta flutuante)

Eichhornia crassipes (jacinto-aquático)

Janeiro

Page 29: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

MODIFICAÇÕES dos CAULES

rizoma aquático (planta emergente)

Myriophyllum aquaticum (pinheirinha-de-água)

Page 30: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Criptófitos

hemicriptófitos

Page 31: Biologia das infestantes vivazes ou perenes · na vertical e forma folhas e flores. No solo, o ... CORMOS caule subterrâneo, curto e grosso, com nós e entrenós, com folhas ou escamas.

Exemplos

Beta maritima

Plantago lanceolata

Rumex sp.

Taraxacum officinale

MODIFICAÇÕES das FOLHAS“colo” plurianual

colo – zona de transição entre a raiz e o caule, que engrossa edesenvolve gemas que regeneram a planta anualmente