Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

14
COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORAS: VALÉRIA VALENTE COSTA ADRIANA ORTEGA 2012 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O homem atual tem se defrontado com um volume de informações muito maior que as disponíveis em épocas anteriores. De fato, novas informações tornam-se, a cada dia, indispensáveis para a vida em sociedade. A realização de tarefas corriqueiras, a incorporação ao mundo do trabalho, a interpretação e avaliação de informações científicas veiculadas pela mídia e o posicionamento individual em relação a questões da natureza ética e ambiental retratam com eloqüência o momento em que vivemos e a necessidade de estarmos bem informados e atualizados. A associação entre ciências e tecnologia tem logrado alcançar avanços realmente espetaculares, cujos resultados não só interferem em nosso cotidiano como, também, suscitam profundas indagações sobre o destino da humanidade. Nesse sentido e para ficarmos restritos a uma área de grande interesse, devemos lembrar os recentes sucessos alcançados pela Engenharia Genética e suas profundas implicações em varias áreas de atividade humana. É dentro desse contexto que devemos atuar hoje. Já não se pode ignorar que o ensino da Biologia carece de uma ação interdisciplinar de conteúdos tecnológicos e práticos, para uma fecunda interligação entre as ciências naturais e suas tecnologias. Essa premissa, aliada ao fato de que o aluno do ensino médio possui maturidade para alcançar as competências e habilidades que lhe propomos, nos direciona a uma formação útil à vida e ao mercado de trabalho.

Transcript of Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

Page 1: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃESENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: BIOLOGIAPROFESSORAS: VALÉRIA VALENTE COSTA

ADRIANA ORTEGA 2012

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O homem atual tem se defrontado com um volume de informações muito maior que as disponíveis em épocas anteriores. De fato, novas informações tornam-se, a cada dia, indispensáveis para a vida em sociedade. A realização de tarefas corriqueiras, a incorporação ao mundo do trabalho, a interpretação e avaliação de informações científicas veiculadas pela mídia e o posicionamento individual em relação a questões da natureza ética e ambiental retratam com eloqüência o momento em que vivemos e a necessidade de estarmos bem informados e atualizados. A associação entre ciências e tecnologia tem logrado alcançar avanços realmente espetaculares, cujos resultados não só interferem em nosso cotidiano como, também, suscitam profundas indagações sobre o destino da humanidade. Nesse sentido e para ficarmos restritos a uma área de grande interesse, devemos lembrar os recentes sucessos alcançados pela Engenharia Genética e suas profundas implicações em varias áreas de atividade humana.

É dentro desse contexto que devemos atuar hoje. Já não se pode ignorar que o ensino da Biologia carece de uma ação interdisciplinar de conteúdos tecnológicos e práticos, para uma fecunda interligação entre as ciências naturais e suas tecnologias. Essa premissa, aliada ao fato de que o aluno do ensino médio possui maturidade para alcançar as competências e habilidades que lhe propomos, nos direciona a uma formação útil à vida e ao mercado de trabalho. Para alcançar tal formação torna-se fundamental uma aprendizagem contextualizada, imbuída não somente de um conhecimento historicamente acumulado como da concepção de “Ciências” e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Em síntese, é fundamental que o ensino de Biologia se caracterize pelo desenvolvimento de competências para que o aluno possa compreender o mundo e nele agir com autonomia, tendo como instrumento o conhecimento cientifico e tecnológico.

Page 2: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

OBJETIVOS GERAIS

A disciplina de Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno VIDA. Historicamente vários conceitos foram construídos na tentativa de explicar e/ou compreender esse fenômeno, e assim, descrição dos seres vivos e dos fenômenos naturais levou o ser humano a diferentes concepções de VIDA, de mundo e de seu papel como parte deste.

Para que ensinar Biologia? A resposta a essa pergunta assume caráter pratico que deve responder às necessidades da vida contemporânea, correspondendo a uma cultura geral de visão de mundo. O que se busca é o desenvolvimento, por parte dos alunos, de competências que lhes permitam lidar com informações e conviver harmonicamente com elas no sentido de adotá-las ou refutá-las, posicionar diante dos fatos que exijam a sua participação social e compreender o mundo em que vivem. Para isso é relevante lembrar que os conhecimentos apresentados pela disciplina de Biologia no Ensino Médio não resultam da apreensão contemplativa da natureza em si, mas dos modelos teóricos elaborados pelo ser humano, seus paradigmas teóricos,que evidenciam o esforço de entender, explicar, usar e manipular os recursos naturais.

Para compreender os pensamentos que contribuíram na construção das diferentes concepções sobre o fenômeno VIDA e suas implicações no ensino, buscou-se, na história da ciência, os contextos históricos nos quais influências religiosas, econômicas, políticas e sociais impulsionaram essa construção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A constante evolução dos processos de investigação e o apuro da metodologia científica puseram termo à era das verdades absolutas. O dogmatismo cedeu terreno ao questionamento que resulta em descobertas impulsionadas por novas tecnologias. Na esteira desse processo situam-se mudanças em relação às quais o homem atual deve posicionar-se.

É ativa e indispensável a contribuição da Biologia quando se trata da compreensão e posicionamento ante grandes temas que dizem respeito à vida na Terra. De fato, a Biologia fornece subsídios para a discussão de questões polêmicas, tais como o aproveitamento de recursos naturais e a tecnologia utilizada pelo homem e sua influência no ambiente. Controle de epidemias, tratamento de doenças, melhoramento genético, clonagens, degradação ambiental e inúmeros outro temas de grande relevância são diretamente relacionados com os conhecimentos obtidos através da Biologia.

A visão do homem enquanto construtor e transformador do meio, para tal necessitando reconhecer que a harmonia do universo tem como fio condutor uma profunda dependência entre seres e ambiente, deve figurar entre as prioridades para o ensino de Biologia.

Page 3: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

PLANEJAMENTO ANUAL DE BIOLOGIA – 1º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender a vida em toda sua diversidade e características, levantando critérios objetivos; Identificar os compostos químicos que constituem as células e o organismo, suas proporções e funções; Perceber a natureza química da hereditariedade e conhecer os ácidos nucléicos; Conceituar ecologia e discutir os conceitos básicos que a sustentam; Despertar nos alunos o interesse por temas que afetam o ambiente e, portanto, a sua própria vida; Compreender que todos os elementos que compõem o ambiente estão relacionados entre si, numa relação harmônica; Perceber que tanto os seres vivos quanto fatores abióticos relacionam-se num equilíbrio dinâmico, onde matéria e energia transitam diferentemente no

meio, ciclicamente; Associar a sistematização de uma população com condições ambientais e tecnológicas apresentadas; Entender como se forma uma população e sua si21,00cmgnificação; Compreender o funcionamento de uma comunidade, bem como as relações entre os seres vivos que dela participam, classificando-as em positivas,

negativas ou neutras; Perceber a complexidade da biosfera e dos ecossistemas que a formam; Identificar os ecossistemas brasileiros e reconhecer suas características; Entender como se deu o inicio da vida na Terra, além de associá-la à sequência evolutiva; Compreender as condições geológicas e ambientais no planeta primitivo, articulando ecologia e evolução; Reconhecer as células como unidades fundamentais dos seres vivos, dotadas de estruturas básicas, responsáveis pela manutenção da vida; Reconhecer substâncias que possuem funções especificas, atuando em regiões distintas do organismo; Compreender que todo funcionamento celular depende do código genético e suas noções; Compreender que a respiração é essencial ao metabolismo celular, consistindo numa forma de obter energia; Entender o ATP como composto energético utilizável nos processos metabólicos; Entender como se dá a organização do núcleo, bem como sua função; Compreender os processos de mitose e meiose como meios para a constituição orgânica e produção de gametas;

Projeto de leitura

Page 4: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

Serão abordados no projeto de leitura artigos voltados para o conhecimento da biologia, como: Estudos de casos contemplando os conteúdos relacionados nos conteúdos estruturantes ou artigos de aprofundamento de conteúdo.

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Organização dos seres vivos

Mecanismos biológicos

Biodiversidade

Características gerais dos seres vivos; Química das células. Níveis de organização; Transferência de matéria e energia nos ecossistemas; Pirâmides ecológicas; Cadeias e Teias alimentares.Ciclos biogeoquímicos;Sucessão ecológica;

Ecossistemas Aquáticos e Terrestres; Ecologia de populações Relações intra-específicas e interespecíficas; Relações harmônicas e desarmônicas;Hipóteses sobre a origem da vida;Teorias da abiogêneses e biogêneses;Hipótese Heterotrófica.Morfologia e estruturas básicas;Organelas celulares;Metabolismo e divisão celular.Tecidos Epiteliais;Tecidos Conjuntivos;Tecidos Musculares;Tecido Nervoso.

PLANEJAMENTO ANUAL DE BIOLOGIA – 2º ANO

Page 5: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as regras de nomenclatura biológica e compreender a importância da nomenclatura binomial; Caracterizar cada um dos reinos dos seres vivos quanto ao tipo de células, ao número de células e à nutrição; Relacionar o fato de os vírus serem acelulares e bioquimicamente simples, com o fato de serem parasitas obrigatórios; Conhecer as principais doenças causadas por vírus e seus meios de transmissão e prevenção. Identificar as características gerais dos seres pertencentes ao reino monera; Reconhecer a importância das bactérias para a humanidade e conhecer as principais doenças causadas por elas; Enumerar e exemplificar as principais características dos protozoários; Analisar algumas doenças causadas através dos protozoários; Identificar os critérios adotados para a divisão do reino; Identificar a organização dos fungos; Mostrar a importância de certos fungos na natureza, nas indústrias e na alimentação; Analisar doenças causadas por fungos parasitas; Comparar uma briófita com uma pteridófita; Distinguir uma planta criptógama de outra fanerógama; Analisar o grupo das gimnospermas, comparar e diferenciar plantas angiospermas dicotiledôneas das monocotiledôneas; Analisar cada órgão vegetal. Analisar as características gerais do Reino Animalia; Observar em cada Filo características específicas e evolutivas; Caracterizar a anatomia e a fisiologia de cada filo; Conhecer a zoologia, reconhecendo sua importância no cenário ambiental, destacando características gerais dos animais e seu metabolismo. Conceituar e ressaltar diferenças básicas entre os termos dos conteúdos;

Projeto de leitura

Serão abordados no projeto de leitura artigos voltados para o conhecimento da biologia, como: Estudos de casos contemplando os conteúdos relacionados nos conteúdos estruturantes ou artigos de aprofundamento de conteúdo.

Page 6: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Organização dos seres vivos

Biodiversidade

Mecanismos biológicos

Taxonomia;Critérios de classificação: nomenclatura;Divisão em Reinos.Reprodução;Doenças.Cianobactérias;Bactérias.Algas ( Unicelulares e pluricelulares) ;Protozoários.Ascomicetos;Deuteromicetos;Ficomicetos;Basidiomicetos.Briófitas;Pteridófitas;Gimnospermas;Angiospermas.Porífera;Cnidária;Platelmintos;Anelídeos;Moluscos;Artrópodes;Equinodermos;Peixes;Anfíbios;Répteis;Aves;Mamíferos.

PLANEJAMENTO ANUAL DE BIOLOGIA – 3º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Page 7: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

Mencionar as teorias antigas, anteriores a Mendel, que procuravam explicar a hereditariedade; Descrever as experiências pioneiras de Mendel com ervilhas; Enunciar a lei da pureza dos gametas; Resolver problemas simples de monoibridismo com dinâmica completa; Conceituar co-dominância e resolver problemas pertinentes a esse assunto; Conceituar: genes, lócus, alelos, homólogos, homozigose, heterozigóse, dominância, recessividade, co-dominância, genótipo e fenótipo; Justificar a utilidade do retrocruzamento; Montar gráficos ou heredogramas; Conceituar e exemplificar polialelia; Distinguir os diversos grupos sangüíneos do sistema ABO e o comportamento de cada tipo nas transfusões de sangue; Conceituar interação gênica; Resolver problemas pertinentes ao assunto; Definir e exemplificar epistasia; Enunciar a lei da segregação independente e resolver problemas de diibridismo; Perceber que os cromossomos sexuais influenciam na transmissão das características; Reconhecer a importância da ecologia no mundo atual; Conceituar e exemplificar ecossistema; Diferenciar populações de comunidade; Enumerar fatores que regulam o crescimento das populações; Definir habitat, nicho ecológico, bioma, ecótono, biocenose e clímax; Identificar os componentes de uma cadeia alimentar; Distinguir teia de cadeia alimentar; Caracterizar os biomas da Terra; Conceituar microclima; Dissertar como se formam e se compõem as pirâmides; Conceituar, classificar e exemplificar as adaptações; Distinguir camuflagem de mimetismo, exemplificando; Enumerar e caracterizar as diversas formas de relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos; Discutir sobre a interferência do homem no equilíbrio ecológico; Demonstrar a necessidade de medidas enérgicas e urgentes para a preservação da natureza, como condição necessária à sobrevivência do homem, e dos

outros seres na Terra; Descrever os ciclos dos principais elementos químicos e de algumas substâncias, como a água, pelos organismos e pelo meio abiótico. Mencionar os principais pontos das hipóteses de Lamarck e Darwin sobre a evolução das espécies, fazendo críticas das falhas de cada uma; Descrever os fundamentos do Mutacionismo e da Teoria Sintética ou Moderna; Conceituar e dar a importância, em termos evolutivos dos fenômenos de mutação, luta pela vida, seleção natural isolamento (sexual e geográfico),

adaptações e oscilação genética nas populações; Demonstrar as evidências que servem de provas para o fenômeno da Evolução; Distinguir órgãos Homólogos de órgãos Análogos, reconhecendo nos primeiros uma comprovação do processo evolutivo;

Page 8: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

Demonstrar o papel do isolamento no fenômeno da especiação; Enumerar os segmentos anatômicos dos sistemas do corpo humano; Caracterizar estruturalmente e funcionalmente cada órgão dos sistemas do corpo humano; Diferenciar os tipos de digestão; Comparar os tipos de respiração; Relacionar respiração celular e orgânica Especificar vasos sangüíneos e onde ocorrem as trocas gasosas; Distinguir plasma de soro sangüíneo; Caracterizar e justificar a excreção como forma de manutenção do equilíbrio Homeostático da célula e do organismo; Justificar porque os hormônios são considerados mensageiros químicos e explicar a especificidade dos mesmos em relação aos seus órgãos-alvo; Enumerar as partes integrantes do SNC e do SNP; Distinguir irritabilidade celular de sensibilidade;

Projeto de leitura Serão abordados no projeto de leitura artigos voltados para o conhecimento da biologia, como: Estudos de casos contemplando os conteúdos relacionados

nos conteúdos estruturantes ou artigos de aprofundamento de conteúdo.

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Page 9: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

Biodiversidade

Manipulação genética

Genéticas de Mendel;Primeira Lei de Mendel;Segunda Lei de Mendel;Genética do Sexo;Genética posterior a Mendel;Genética de populações.Os seres e o meio ambiente;Ciclos biogeoquímicos.Teorias da Evolução.

Mecanismos biológicosNutrição e digestão;Respiração;Circulação e transporte;Excreção;Hormônios;Nervoso;Sensorial;

Reprodução.

METODOLOGIA

Os métodos e técnicas devem proporcionar ao professor capacidade de organizar e promover o trabalho docente. As aulas serão ministradas com uma exposição inicial, seguida de discussão com base nas atividades de aula e na bibliografia fornecida.

Page 10: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

As aulas práticas serão ministradas na sala de aula e no laboratório de Biologia, quando se fizer necessário.Eventualmente serão realizados seminários em sala de aula, construção de maquetes, visitas técnicas, pesquisas estruturadas, pesquisas on-line,

trabalhos em grupos, palestras, visando às questões mais problemáticas, apresentação de temas, dramatizações nas gincanas culturais, montagem de murais, dependendo do tema poderá se fazer campanhas e utilizar da interdisciplinaridade para assegurar o melhor entendimento do aluno.

Poderá ser utilizado equipamento para facilitar a aprendizagem do aluno, como: retroprojetor, vídeo, multimídia e outros.

AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser contínua, funcional, orientadora, integral e cumulativa realizada através de avaliações escritas, orais, auto-avaliação, avaliação dos exercícios propostos, pesquisas estruturadas, exercícios individuais e em grupos, exposição dos trabalhos, relatórios de aulas práticas, participação em atividades e observação direta, considerando o interesse do aluno, sua responsabilidade, capacidade de observar, investigar, discutir e formar conceitos.

RECUPERAÇÃO

Será trabalhada de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos através de análise de textos, interpretação e atividades podendo ser práticas para então avaliarmos o seu progresso.

Deverá ser paralela após revisão dos conteúdos dados.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;Olimpíada Brasileira de Matemática;Projeto Leitura.

BIBLIOGRAFIA

PAULINO, Biologia. São Paulo, ed. Ática – 2004 (volume único).

FAVARETTO e MERCADANTE, Biologia. São Paulo, ed. Moderna – 2005 (volume único).

Page 11: Biologia Ensino Medio Atual 2012 (1)

LINHARES e GEWANDSZ NADJER, Biologia Hoje. São Paulo, ed. Ática – 1997 (3 volumes).

DCE´s

BIBLIOTECA DO PROFESSOR

LAURENCE, J, Biologia: ensino médio, volume único, ed. Nova geração-2005.Biologia / vários autores- Curitiba: SEED-PR,2006.