BIOLOGIA - IFRS

10
73

Transcript of BIOLOGIA - IFRS

Page 1: BIOLOGIA - IFRS

73

Page 2: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas 1 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Viajar para dentro

Os brasileiros estão viajando mais. Pouco importa o destino: a verdade é que os pacotes turísticos e as passagens mais baratas estão tirando as pessoas de casa. Muita gente lucra com isso, como os donos de hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis e comércio em geral. Alguém perde? Talvez os psicanalistas. Poucas coisas são tão terapêuticas como sair do casulo. Enquanto os ônibus, trens e aviões continuarem lotados, os divãs correm o risco de ficar às moscas.

Viajar não é sinônimo de férias, somente. Não basta encher o carro com guarda-sol, cadeirinhas, isopores e travesseiros e rumar em direção a uma praia suja e superlotada. Isso não é viajar, é veranear. Viajar é outra coisa. Viajar é transportar-se sem muita bagagem para melhor receber o que as andanças têm a oferecer. Viajar é despir-se de si mesmo, dos hábitos cotidianos, das reações previsíveis, da rotina imutável, e renascer virgem e curioso, aberto ao que lhe vai ser ensinado. Viajar é tornar-se um desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato. Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se.

Pode acontecer em Paris ou em Trancoso, em Tóquio ou em Rio Pardo. São férias, sim, mas não só do trabalho: são férias de você. Um museu, um mergulho, um rosto novo, um sabor diferente, uma caminhada solitária, tudo vira escola. Desacompanhado, ou com um amigo, uma namorada, aprende-se a valorizar a solidão. Em excursão, não. Turmas se protegem, não desfazem vínculos, e viajar requer liberdade para arriscar. Viajando, você come bacon no café da manhã, passeia na chuva, vai ao super de bicicleta, faz confidências a quem nunca viu antes. Viajando, você dorme na grama, usa banheiro público, anda em lombo de burro, costura os próprios botões. Viajando, você erra na pronúncia, usa colar de conchas, troca horários, dirige do lado direito do carro. Viajando, você é reinventado.

É impactante ver a Torre Eiffel de pertinho, os prédios de Manhattan, o lago

55 60 65

Como, o Pelourinho. Mas ver não é só o que interessa numa viagem. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros e independentes, e essa é a chave para aniquilar tabus. A maioria de nossos medos são herdados. Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm endereço, partido político ou classe social. São aventureiros em tempo integral.

Viaja-se mais no Brasil, dizem as reportagens. Espero que sim. Mas que cada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. Adaptado de : MEDEIROS, Martha. Viajar para dentro, in Trem-Bala, L&PM Pocket, 2011

1. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

A) Uma viagem, que oportunize boas experiências e crescimento ao indivíduo, tem benefícios equivalentes ao aprendizado adquirido nos bancos escolares.

B) Considerados estatisticamente, os exemplos oferecidos pela autora levam a concluir que ela vê mais oportunidades de aproveitamento e fruição em viagens para o estrangeiro do que em viagens dentro do território nacional.

C) Para alcançarem-se os efeitos benéficos que uma viagem pode oferecer ao indivíduo, é preferível que ele viaje anônimo, possibilitando, assim, uma completa sensação de liberdade.

D) As pessoas que têm o hábito de viajar são mais despojadas e corajosas, tornando-se isentas de medos e preconceitos.

E) Viajar equipara as pessoas, na medida em que elas abandonam, de certa forma, suas peculiaridades originais.

___________________________________________

2. Assinale a passagem que melhor refere o tema do texto.

A) Os brasileiros estão viajando mais. (l. 01)

B) Poucas coisas são tão terapêuticas quanto sair do casulo. (l. 08-10)

C) São férias, sim, mas não só do trabalho. (l. 30-31)

D) Mas ver não é só o que interessa numa viagem. (l. 51-52)

E) O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. (l. 67-68)

Page 3: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

3

3. Considere as afirmativas abaixo, com relação ao texto. I. Desmascarar-se (l.28) significa “abandonar as suas hipocrisias”.

II. Uma boa viagem equivale a uma psicoterapia, já que seus efeitos são os mesmos.

III. Tramandaí ou Capão da Canoa, por exemplo, poderiam ser destinos para a viagem recomendada pela autora.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

4. Considere as propostas de deslocamento da palavra “somente” na frase Viajar não é sinônimo de férias, somente. (l. 14). I. Para antes de Viajar.

II. Para entre Viajar e não.

III. Para entre é e sinônimo.

Quais podem manter o significado da frase original?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

5. Considere a passagem Em excursão, não. Turmas se protegem (l. 37). Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula, quatro das palavras ou expressões abaixo poderiam ser inseridas logo após essa vírgula, mantendo o significado original da passagem, EXCETO uma. Assinale-a. A) conquanto

B) visto que

C) já que

D) porquanto

E) uma vez que

______________________________________________

6. Considere as propostas de substituição, no texto, para a passagem ao que lhe vai ser ensinado. (l. 24-25). I. a influência nova qualquer.

II. a quase totalidade de eventos do mundo. III. a toda a gama de conhecimentos. Quais devem ter acrescentado o acento grave, indicativo da ocorrência de crase, sobre a palavra sublinhada? A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

7. Considere as afirmações abaixo, em relação à pontuação do texto. I. O motivo de emprego das vírgulas que estão antes e depois de restaurantes (l. 06) é o mesmo das que estão antes e depois de do inesperado (l. 66). II. A vírgula após lotados (l. 11) justifica-se pelo mesmo motivo da que está após viajando (l. 39).

III. O motivo de emprego da vírgula que está após vínculos (l.38) é o mesmo da que está após independentes (l. 54). Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. ______________________________________________

8. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Mantém aceso o ideal sempre lutamos e próximos os parceiros, sonhos tanto convivemos e eu. A) com o qual de quem nos você B) para o qual em cujos os você C) pelo qual com cujos você D) por que com cujos tu E) com que em cujos os tu ______________________________________________

9. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Discussões houve, é verdade; todavia, hoje reina o consenso. II. Entre eu e tu, não há mais dívidas: estou quite contigo.

III. Senhores jornalistas, a secretária do deputado solicitou às policiais que entregassem elas mesmas o documento a Vossa Excelência. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. ______________________________________________

10. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Bastantes motivos já devia haver para que interpuséssemos uma medida de segurança. II. Era talvez meio-dia e meia quando o jurista expôs sua opinião acerca do processo.

III. Vimos, por este meio, requerer a Vossa Senhoria que assessore seus funcionários em tarefa tão árdua. Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

Page 4: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

4

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Dentro do processo projetual, as decisões a serem tomadas tem um grau crescente de especificidades. Na etapa de definição do partido e estudos preliminares, com relação à variável climática radiação solar,o arquiteto deve priorizar os compartimentos de permanência prolongada diurna e noturna, preferencialmente, com a orientação solar norte. Assim, assinale a alternativa correta: A) Na orientação norte, no período de verão, o movimento aparente do sol é caracterizado por raios solares com alturas menores.

B) Na orientação norte, no período de verão, o movimento aparente do sol é caracterizado por raios solares com alturas maiores.

C) No período de inverno, a orientação norte não é contemplada com radiação solar direta durante todo dia.

D) A orientação norte recebe radiação solar direta apenas no período quente, ou seja, no mês de dezembro.

E) Em nenhuma estação a orientação sul recebe radiação solar direta.

______________________________________________

12. Conforme a NBR 8403/1984 – Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas – Larguras de linhas, pode-se afirmar que as linhas contínua larga, contínua estreita e traço e ponto estreita tem a respectiva aplicação: A) Contornos visíveis, linhas de cotas e linhas de centro

de gravidade.

B) Contornos visíveis, contornos não visíveis e linhas de

simetrias.

C) Contornos visíveis, hachuras e linhas de simetrias.

D) Contornos não visíveis, hachuras e linhas de centro

de gravidade.

E) Contornos não visíveis, linhas de cotas e linhas de

simetrias.

______________________________________________

13. Segundo a NBR 10126/1987 – Cotagem em desenho Técnico – pode-se afirmar: A) A linha de cota deve ser interrompida assim como o elemento.

B) A indicação dos limites da linha de cota pode ser feita por meio de traços oblíquos inclinados à 30º.

C) A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota. Um pequeno espaço deve ser deixado entre a linha de contorno e a linha auxiliar.

D) Não há problema se ocorrer cruzamento nas linhas de cota, desde que as linhas sejam interrompidas no ponto de cruzamento.

E) Linhas auxiliares e de cota podem cruzar com outras linhas, desde que não sejam prejudicadas suas leituras.

14. Conforme a NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura – no Anteprojeto se dá a definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares(estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra. Assinale a alternativa que apresenta os documentos típicos dessa etapa: A) Situação, plantas, cortes, fachadas, memorial justificativo, detalhamento, discriminação técnica, documentos para aprovação em órgãos públicos e orçamento de projeto.

B) Situação, plantas, cortes, fachadas, memorial justificativo, discriminação técnica, documentos para aprovação em órgãos públicos e lista preliminar de materiais.

C) Situação, plantas, cortes, fachadas, memorial descritivo, discriminação técnica, documentos para aprovação em órgãos públicos e lista preliminar de materiais.

D) Situação, plantas, cortes, fachadas, memorial descritivo, detalhamento, discriminação técnica, documentos para aprovação em órgãos públicos e lista preliminar de materiais.

E) Situação, plantas, cortes, fachadas, memorial descritivo, discriminação técnica, documentos para aprovação em órgãos públicos e orçamento de projeto.

______________________________________________

15. Dentro do desenho projetivo, além das perspectivas e do recurso das escalas, outra forma de representação de peças visando sua construção são as projeções ortogonais. A ABNT padroniza o desenho das vistas da peça a partir da NBR 10067, sendo que no 1º diedro as três vistas mais usuais são, respectivamente: A) Vista frontal ou elevação, vista lateral esquerda ou perfil e vista superior ou planta.

B) Vista frontal ou elevação, vista lateral direita ou perfil e vista superior ou planta.

C) Vista frontal ou principal, vista lateral esquerda ou elevação e vista superior ou planta.

D) Vista frontal ou principal, vista lateral direita ou elevação e vista superior ou planta.

E) Vista principal ou elevação, vista lateral direita ou perfil e vista superior ou planta.

Page 5: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

5

16. A figura a seguir apresenta as posições das seis vistas ortográficas, quando o objeto está na frente do plano de projeção.

Assim, as vistas de números 5 e 6, respectivamente, estão

representando:

A) vista inferior e vista posterior

B) vista inferior e vista lateral direita

C) vista superior e vista posterior

D) vista superior e vista lateral esquerda

E) vista superior e vista frontal

______________________________________________

17. Escala é a relação entre cada medida do desenho e a sua dimensão real no objeto. São classificadas em natural, de redução e de ampliação. Qual das alternativas apresenta uma escala de redução e uma de ampliação, respectivamente, conforme recomendação da ABNT? A) 1:10 e 3:1

B) 1:30 e 3:1

C) 5:1 e 1:5

D) 1:2 e 1:20

E) 1:2 e 2:1

______________________________________________

18. Um dos problemas enfrentados por usuários de cadeira de roda são os espaços insuficientes para manobrar o aparelho. Com base na NBR 9050/2004 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), nos parâmetros relacionados à área de manobra para cadeiras de rodas sem deslocamento, as medidas necessárias para rotação de 90º são: A) 1.20m x 1.40m

B) 1.20m x 1.20m

C) 1.20m x 1.50m

D) 1.40m x 1.60m

E) 1.50m x 1.50m

19. Polígonos são figuras geométricas planas, limitadas por várias linhas (lados) que se cruzam em pontos (vértices), formando ângulos. A planta baixa ilustrada a seguir, representa um polígono.

A área útil da sala de estar em m² é:

A) 33,37 m²

B) 30,62 m²

C) 26,32 m²

D) 24,50 m²

E) 22,62 m²

______________________________________________

20. Alguns parâmetros são importantes para se verificar a qualidade no ambiente de trabalho. Determinadas variáveis são mais frequentemente utilizadas para encaminhar soluções aos problemas relacionados ao homem, à máquina, ao ambiente e ao sistema. Marque a alternativa que contenha exemplos dessas variáveis: A) Visão, temperatura corporal, distribuição de tarefas, variabilidade.

B) Audição, ritmo cardíaco, velocidade da máquina, postura.

C) Esforço, temperatura corporal, distribuição de tarefas, variabilidade.

D) Esforço, ruídos, iluminação, frequência de erros.

E) Visão, liberação de gás carbônico, motivação, umidade do ar.

1

2

3 64

5

SALA DE ESTAR

SACADA

0,15 2,50,15

3,85

0,15

0,1

55

0,1

5

5,3

0,15 4 2,5

6,65

0,1

51,5

1,5

0,1

5

1,8

5

0,1

5

Page 6: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

6

21. A Norma Regulamentadora NR 17 – Ergonomia estabelece parâmetros para as condições nos ambientes de trabalho visando conforto, segurança e eficácia. No que diz respeito a essa norma, é correto afirmar que: A) Quando mulheres e trabalhadores jovens forem encarregados de transportar cargas manualmente, o peso máximo destas cargas deverá ser superior aos transportados pelos homens, para não encadear problemas de saúde. B) Em locais de trabalho como salas de controle e laboratórios são necessários avaliar condições de conforto como consultar a NBR 13962 para ajustar os níveis de ruído no ambiente. C) Transporte manual regular de cargas se refere a toda atividade que será realizada de maneira descontínua no espaço de trabalho. D) Os assentos dos postos de trabalho devem apresentar altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida. E) Para as atividades realizadas de pé, devem existir assentos para descanso que possam ser utilizados por no mínimo 30% dos trabalhadores durante as pausas. ______________________________________________

22. A ergonomia é definida como o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Este estudo analisa a interação entre o homem e o trabalho com intuito de reduzir erros, acidentes e outros fatores que influem no desempenho do sistema produtivo. Esta análise está baseada no sistema homem-trabalho-ambiente. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta: A) Em um projeto, se cada equipe otimizar seu subsistema, produzirá soluções sub-ótimas, ou seja, soluções ideais para aquela determinada área. Sendo assim, o conjunto de soluções sub-ótimas dos subsistemas irá resultar em uma solução ótima do sistema. B) Um dos fatores a se considerar no estudo da ergonomia é a definição da amostragem. Um tipo muito utilizado em pesquisas de opinião é a amostragem aleatória onde os sujeitos são escolhidos ao acaso e, por isso, todos tem a possibilidade de serem considerados na amostra. C) A análise ergonômica do trabalho tem como objetivo diagnosticar e corrigir uma determinada situação de trabalho. Este método, chamado de AET apresenta quatro etapas: análise de demanda, análise da atividade, diagnóstico e recomendações. D) A pesquisa em ergonomia estabelece relações entre variáveis que se referem ao homem, à máquina, ao ambiente ou ao sistema. Estas variáveis que influenciam no desempenho do sistema podem ser classificadas em inputs e outputs. E) A análise da atividade refere-se a análise do comportamento do trabalhador quando realiza uma tarefa. Esta atividade é influenciada por fatores internos e externos. Os fatores internos estão relacionados ao conteúdo do trabalho, já os fatores externos ao próprio trabalhador.

23. A ergonomia estuda os aspectos que envolvam o relacionamento entre o homem e uma determinada atividade de produção. Sendo assim, a ergonomia abrange estudos que partem desde o conhecimento do homem até os estudos sobre os sistemas e processos de trabalho (Iida, 2005). Em função da diversidade dos aspectos a serem considerados, os ergonomistas focam em domínios especializados através de abordagens específicas da ergonomia, sendo uma delas: A) A ergonomia metodológica que se ocupa em aplicar melhorias nos processos de trabalho a partir de metodologias pré-estabelecidas como padrão para todos os casos, visando colocar a eficiência como objetivo principal.

B) A ergonomia cognitiva que se ocupa em estudar os processos mentais tais como a percepção, a memória, a segurança do trabalhador e a tomada de decisões.

C) A ergonomia interacional que se ocupa em aplicar a tecnologia da interface homem-máquina a um nível de abordagem micro, voltada para os trabalhadores individuais, permitindo que uma grande empresa reduza erros e melhore sua produtividade.

D) A ergonomia organizacional que se ocupa em otimizar os sistemas sócio-técnicos, trabalhando com movimentos repetitivos, o trabalho cooperativo e a interação homem-computador.

E) A ergonomia física que se ocupa em estudar tópicos como a postura, os distúrbios músculo-esqueléticos e a saúde do trabalhador.

______________________________________________

24. O software AutoCAD apresenta comandos básicos de configurações. O comando Fillet apresenta opções quando é acionado. Uma delas é o modo Multiple. Este último possui a função de: A) Arredondar todos os cantos do objeto em apenas um

clique.

B) Manter os cantos vivos originais.

C) Manter o comando ativo para dar sequência aos

arredondamentos com a possibilidade de utilizar

dimensões de raios diferentes.

D) Não manter os cantos vivos originais.

E) Manter o comando ativo para dar sequência aos

arredondamentos com a possibilidade de utilizar somente

dimensões de raios iguais.

Page 7: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

7

25. Ao selecionar uma determinada linha no software AutoCAD, esta pode ser representada, dentre outras, como uma linha do tipo contínua ou tracejada. A linha do tipo tracejada em determinados casos necessita ser escalada para que sua representação em traços seja visível. Em alguns casos, apesar de aparecer tracejada no model, aparece contínua no layout. Isto pode ocorrer em função de: A) O tipo de linha ser escalado na área de layout, ao invés da área de modelagem. B) Haver selecionado a opção de usar o fator de escala no paper e no model space de maneira idêntica. C) Na janela de configuração de página pelo layout, a caixa de seleção “Scale linetype” estar marcada. D) O fator de escala parcial estar com valor de 1.0. E) O layer em que a linha foi desenhada estar com o display lineweights desligado. ______________________________________________

26. No software AutoCAD, desenhos que são utilizados repetidamente em um arquivo não precisam ser produzidos toda vez que houver a necessidade de utilizá-los. O AutoCAD permite a utilização de entidades individuais agrupadas, os chamados blocos. Estes podem ser criados com uma configuração dinâmica. São os chamados blocos dinâmicos. Assim, podem ser modificados individualmente no desenho, sem que haja a necessidade de criar um novo ou de explodi-lo. Marque a alternativa que apresente os parâmetros e as ações correspondentes às letras contidas nas figuras:

A) A - parâmetro linear; B - ação stretch; C - parâmetro linear; D - ação stretch.

B) A - ação move; B- parâmetro strech; C - ação move; D - parâmetro stretch.

C) A - parâmetro point; B - ação move; C - parâmetro polar; D - ação stretch.

D) A - ação stretch; B - parâmetro move; C - ação stretch D - parâmetro move.

E) A - parâmetro move; B - ação linear; C - parâmetro move; D - ação linear.

27. A radiação solar é um dos mais importantes contribuintes para o ganho térmico em edifícios. Na escala da edificação, a transferência de calor pode ser dividida em cinco partes principais, segundo a ordem de importância, ilustradas na figura abaixo. Assinala a alternativa que identifica corretamente cada uma delas.

A) 1 - radiação solar direta de onda curta; 2 - radiação solar difusa de onda curta; 3 - radiação solar de onda curta refletida pelo solo e pelo entorno; 4 - radiação térmica de onda longa emitida pelo solo e pelo entorno aquecido; 5 - radiação térmica de onda longa emitida pelo edifício.

B) 1 - radiação térmica direta de onda curta; 2 - radiação térmica difusa de onda curta; 3 - radiação térmica de onda curta refletida pelo solo e pelo entorno; 4 - radiação térmica de onda curta emitida pelo solo e pelo entorno aquecido; 5 - radiação térmica de onda curta emitida pelo edifício.

C) 1 - radiação solar direta de onda longa; 2 - radiação solar de onda longa emitida pelo entorno; 3 - radiação solar de onda curta emitida pelo solo; 4 - radiação solar de onda longa refletida pelo solo; 5 - radiação térmica de onda curta refletida pelo edifício.

D) 1 - radiação solar direta de onda curta; 2 - radiação solar de onda longa emitida pelo entorno; 3 - radiação solar de onda curta refletida pelo solo e pelo entorno; 4 - radiação solar de onda longa emitida pelo solo e pelo entorno aquecido; 5 - radiação solar de onda longa emitida pelo edifício.

E) 1 - radiação solar direta de onda curta; 2 - radiação solar difusa de onda curta; 3 - radiação térmica de onda longa emitida pelo solo e pelo entorno; 4 - radiação térmica de onda longa refletida pelo solo e pelo entorno aquecido; 5 - radiação térmica de onda longa emitida pelo edifício.

Page 8: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

8

28. A carta solar é um importante instrumento para resolução de problemas de geometria da insolação. Dentre as informações contidas na carta solar estão as numeradas na ilustração abaixo. Assinala a alternativa que identifica corretamente cada uma delas.

A) 1- altura solar; 2 - horário do dia; 3 - rumo solar; 4 - trajetória solar

B) 1- horário do dia; 2 - altura solar; 3 - azimute solar; 4 - latitude do local

C) 1- horário do dia; 2 - altitude solar; 3 - azimute solar; 4 - trajetória solar

D) 1- horário solar; 2 - azimute solar; 3 - ângulo solar; 4 - trajetória solar

E) 1- horário solar; 2 - latitude do local; 3 - azimute solar; 4 - trajetória solar

______________________________________________

29. Analise as afirmativas abaixo marcando V para as verdadeiras e F para as falsas. Após assinala a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )Para uma mesma temperatura, a sensação de

conforto térmico pode ser diferente em função de

variáveis como vento e umidade.

( )A quantidade de radiação solar que atinge a

superfície da terra varia de acordo com os equinócios

de verão e inverno e solstícios de primavera e outono.

( )Os sistemas de proteção solar externos

proporcionam grandes reduções de calor, porém são

menos eficientes que as proteções internas.

( )As regiões do globo terrestre situadas abaixo dos

trópicos possuem uma variação maior de duração do

dia e da radiação recebida.

( )Uma das aplicações mais correntes da carta solar

é a determinação de tempos de insolação de fachadas. A) V - F - F - V - V.

B) V - V - F - F - F

C) F - F - F - V - V

D) V - F - F - F - V

E) F - F - V - V - F

30. Com base nas figuras 1 e 2, ambas relativas a cidade de Florianópolis, julgue os itens I a IV.

Figura 1

Figura 2

I - A Figura 1 foi gerada a partir de dados de normais climatológicas, já a figura 2 foi gerada utilizando-se dados de temperatura e umidade para as 8760 horas do TRY, ambos plotados sobre a carta psicrométrica.

II - A Figura 2 representa os dados de 62 cidades brasileiras situadas na zona bioclimática 3, conforme NBR 15220, destacando-se os dados da cidade de Florianópolis.

III - A figura 1 apresenta a carta bioclimática com as estratégias sugerida por Givoni, sendo que a zona identificada pelo número 1 corresponde a zona de conforto para países em desenvolvimento.

IV - A Figura 2 apresenta a carta bioclimática da NBR 15220, adaptada a partir da carta de Givoni, sendo a zona de conforto representada pela letra D.

São corretas apenas as afirmativas:

A) I e II

B) I, II e IV

C) II e III

D) II, III e IV

E) III e IV

Page 9: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

9

31. Para Lamberts et al.(1997) a arquitetura se encontra hoje em um panorama que torna cada vez mais necessário o controle do consumo de energia. Isto implica a necessidade de conceber edificações com melhor eficiência energética. Para que esta realidade se torne possível é urgente aos projetistas a compreensão do conforto ambiental e, consequentemente, o conhecimento das inter-relações de três categorias distintas de variáveis. São elas: A) Variáveis de macroclima, mesoclima e microclima.

B) Variáveis bioclimáticas, variáveis construtivas e variáveis culturais.

C) Variáveis locais, variáveis culturais e variáveis projetuais.

D) Variáveis ambientais, variáveis construtivas e variáveis culturais.

E) Variáveis climáticas, variáveis humanas e variáveis arquitetônicas.

______________________________________________

32. Para que um projeto bioclimático possa ser concebido é imprescindível que se estude e conheça o clima do local. Dentre os fatores climáticos a serem analisados, destacam-se: A) orientação solar, temperatura, topografia e vegetação.

B) orientação solar, topografia, temperatura, sons e ruídos.

C) radiação solar, topografia, vegetação e umidade.

D) radiação solar, temperatura, umidade e ventos.

E) radiação solar, temperatura, vegetação e ventos.

______________________________________________

33. O ícone de edifício comercial moderno é a fachada de vidro. Quando não protegido, o vidro gera ganhos solares altos (efeito estufa) e contribui para um elevado consumo de energia com climatização artificial. Outros critérios a serem seguidos no projeto de edifícios, objetivando sua menor dependência da climatização artificial são: I. Redução da transmitância térmica das paredes, janelas e coberturas.

II. Uso de proteções solares em aberturas.

III. Uso de cores claras nas superfícies externas.

IV. Emprego de ventilação cruzada sempre que possível.

Das alternativas acima, são consideradas corretas:

A) II, III e IV

B) II e IV

C) I e III

D) I, III, IV

E) I, II, III e IV

34. Para a aplicação das estratégias bioclimáticas em um projeto de edificação, podem ser utilizadas diferentes soluções projetuais. Nesse sentido, relaciona abaixo as estratégias bioclimáticas com respectivo(s) exemplo(s) de soluções de projeto. 1- RESFRIAMENTO EVAPORATIVO

2 - MASSA TÉRMICA PARA AQUECIMENTO

3 - AQUECIMENTO SOLAR PASSIVO

4 - AQUECIMENTO ARTIFICIAL

( ) Utilização de aberturas laterais e zenitais.

( ) Forração de paredes com vegetais;

( ) Construção de fechamentos opacos mais espessos.

( ) Construção de solários como forma de ganho direto.

( ) Utilização de sistemas de calefação.

( ) Diminuição das áreas de aberturas voltadas para o

sol.

( ) Construção de tanque de água na cobertura.

( ) Utilização de lareiras e fogões à lenha.

Marca a alternativa que apresenta as relações corretas:

A) 3-2-2-3-4-3-1-2

B) 3-1-2-3-4-2-1-4

C) 3-2-3-2-4-1-1-4

D) 2-1-3-4-4-3-2-2

E) 2-3-4-4-1-3-2-4

______________________________________________

35. O cálculo da carga térmica permite saber a quantidade de calor total que deverá ser fornecida ou extraída do ar do ambiente para se poder mantê-lo em condições desejáveis de temperatura e umidade. Com este cálculo é possível dimensionar um sistema para resfriamento ou aquecimento do ambiente interior. As fontes térmicas (humanas e arquitetônicas) a

considerar no levantamento da carga térmica, são:

A) Humanas: ocupantes; Arquitetônicas: fechamentos opacos, fechamentos transparentes, iluminação artificial, equipamentos, infiltração e renovação de ar.

B) Humanas: ocupantes e vestimentas; Arquitetônicas: fechamentos opacos, mobiliário, fechamentos transparentes e esquadrias.

C) Humanas: ocupantes; Arquitetônicas: orientação solar, fechamentos opacos, fechamentos transparentes e sistemas de climatização.

D) Humanas: ocupantes e vestimentas; Arquitetônicas: equipamentos, mobiliário, iluminação natural e artificial.

E) Humanas: ocupantes; Arquitetônicas: paredes, coberturas, esquadrias, mobiliário e iluminação natural.

Page 10: BIOLOGIA - IFRS

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Arquitetura, Conforto Ambiental

10

36. As principais trocas térmicas em uma edificação acontecem geralmente nos fechamentos transparentes. Vários critérios podem servir de argumento na escolha do tipo de vidro a ser utilizado em uma abertura. Com relação ao controle da radiação solar os vidros simples podem: I. Admitir ou bloquear a luz natural;

II. Admitir ou bloquear o calor solar;

III. Absorver ou refletir toda a radiação solar em forma de calor.

IV. Permitir o contato visual entre o interior e exterior.

V. Permitir ou bloquear as perdas de calor do interior;

Estão corretas apenas as alternativas:

A) I, II e IV

B) I, II, IV e V

C) I, II, III e IV

D) II, III e IV

E) II, III e IV

______________________________________________

37. O movimento diário e sazonal do sol na abóboda celeste produz um padrão previsível de qualidade e direcionalidade da luz natural disponível, com relação a sua localidade no globo terrestre. Para identificar a posição exata do sol no céu com relação a esta localidade, dia e hora usam-se coordenadas denominadas Azimute e altura solar. O Azimute é o ângulo horizontal formado a partir do Norte geográfico, em sentido horário, até a projeção do sol no plano. A altura solar pode ser definida como: A) A distância em metros desde a projeção solar até o

observador

B) Ângulo horizontal entre o plano do sol com o norte

C) Ângulo complementar entre o sol e o plano

horizontal

D) Distância em metros entre o norte geográfico e o

plano do sol

E) Ângulo que o sol faz com o plano horizontal

______________________________________________

38. As estratégias de projeto para iluminação natural se classificam em: componentes de condução, componentes de passagem e componentes de controle. A utilização e combinação de uma ou mais destas estratégias deve considerar as condições climáticas locais, disponibilidade da luz natural, orientação solar e a atividade desenvolvida no ambiente interno. Podemos citar como exemplos de componentes de controle: A) Janelas, Pátio e Brize Vertical.

B) Beiral, Átrio e Domo.

C) Pátio, Clarabóia e Cobogó.

D) Beiral, Venezianas e Cortinas.

E) Brize horizontal, Lucernário Tipo Shed e Marquise.

39. Os métodos mais conhecidos que abordam a integração da iluminação natural e artificial são os métodos IASPI, iluminação artificial suplementar permanente em interiores, e o PALN, percentual de aproveitamento da luz natural. O método IASPI, propõe a divisão do ambiente em zonas de diferentes níveis de iluminação, mostrando onde existe a necessidade do uso da iluminação artificial suplementar para a execução de determinada tarefa. O Método PALN é utilizado para analisar o desempenho da iluminação a partir do uso de sistemas de controle para a iluminação artificial e o potencial de conservação de energia para cada opção. Sabendo que: ELN= iluminância proporcionada pela luz natural;

ELA= iluminância proporcionada pela luz artificial;

Ep= iluminância de projeto.

É correto afirmar que:

A) Se ELN ≤ Ep, então ELA =0.

B) Se ELN > Ep, então ELA >0.

C) Se ELN ≤ Ep, então ELA > Ep.

D) Se Ep=ELN, então ELA > Ep.

E) Se Ep>ELN, então ELA= % Ep.

______________________________________________

40. O programa de etiquetagem voluntária de níveis de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos tem como objetivo alcançar a eficiência energética em edificações. Para isso são avaliados a eficiência de três sistemas da edificação: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Os aspectos considerados para avaliação da eficiência do

sistema de iluminação são:

I. Uso de lâmpadas fluorescentes compactas.

II. Divisão dos circuitos.

III. Percentual de aberturas na fachada.

IV. Contribuição da luz natural.

V. Desligamento automático do sistema de iluminação artificial.

Estão corretas as alternativas:

A) I,II e III

B) I,III e IV

C) II,IV e V

D) III,IV e V

E) I,III, IV e V