Biologia, núcleo e divisão celular.

36
BIOLOGIA.

description

o slide mostrara como e o núcleo seu numero e formo, os processos da divisão celular,e a reprodução.

Transcript of Biologia, núcleo e divisão celular.

BIOLOGIA.

Núcleo, divisão celular e reprodução

Núcleo: numero . E a estrutura presente nas células que e Responsável pelo controle das funções celulares. Anucleadas: sem o núcleo. A maioria das células são mononucleadas: Apresenta apenas um núcleo. Binucleadas: Com dois núcleo. Multinucleadas: com vários núcleo.

Núcleo: formas.

O núcleo geralmente e arredondado, de maneira geral o formato do núcleo e relativo a célula.

Os núcleos de células cúbicas e esféricas, normalmente são esféricos. Nas células pavimentosas são mais achatados, e nas prismáticas são mais longos.

Núcleo, divisão celular e reprodução

O núcleo e constituído pela carioteca nu-cleo-plasma, pela cromatina e pelo nucleico. Carioteca: E formada por duas membranajustapostas, que apresentam poros, em cada poro há um complexo de proteínas que regulam a entrada e saída de substancia do núcleo. Nucleoplasma e cromatina: E consti-tuído basicamente de substanciasdissolvidas na água, onde no interior do núcleo preenchidopor cariolinfa ou nucleoplasmafluido gelatinoso semelhanteou citosol.

composição núcleo.

Composição do núcleo.

Cromatina: formada basicamente por dois tipos básicos: a heterocromatina que corresponde a região mais corada, pois os filamentos estão condensando, o outro e eucromatina, que corresponde a região menos corada pois osfilamentos estão menos condensados, e o local onde os gemes estão ativos.

Nucleico: e constituída basicamente por RNA ribossomos e proteína, a associação do RNAr com proteínas formaram os graus ribonucleicas-proteínas que comporão os ribossomos.

A divisão celular consiste

em dois processo, a mitose

e meiose

Mitose: Uma celular da

Origem a duas outras células

com o mesmo numero de

cromossomos da inicial,

tipo de divisão celular que

e realiza

do na reprodução assexuada.

Divisão celular.

Meiose: Uma célula da origem aquatro novas células com metadedo numero de cromossomos da célula inicial.As células pode ser diploide ou diploides de acordo com o numerode cromossomosAs células diploides possuem paresde cromossomos homológico e sãorepresentado por 2n.As celular haploides possuemapenas um dos cromossomos representado por n.

O ciclo celular dividido em: Interfase. A interfase INTÉRFASE:é composta por três fases:• G1: intensa atividademetabólica (síntese deproteínas, enzimas, RNA e também deorganelas celulares).• S: replicação de DNA.A cromatina passa a ser constituída por duas cromátides, unidos por um centrômero.• G2: Nesta fase dá-se a síntese de biomoléculas necessárias à mitose e crescimento celular e duplicaçãodos centríolos.Na mitose em que a celular se dividem em duas partes,ela passa por quatro fase a Prófase, metáfase, anáfase, e telófase.

Ciclo celular.

O câncer. A base biológica do Câncer esta fundamentada naperda da capacidade normal da celular se dividir, comIsso as células cancerianas não param de se multiplicar.Vários fatos podem desencadear essa capacidade de Divisão.O que pode causar o Câncer?O Câncer pode se cousa pelas infeções vitais, vírus (HPV), da Hepatite B, radiação, alguns produtos químico e derivados do tabaco.

Mitoses anormais e aceleradas podem originar tumores malignos (Neoplasia/Câncer). Muitos tipos de câncer não têm causas conhecidas e outros estão associados a drogas, radiação e certos vírus.

Câncer.

Embora a mitose seja dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase, mas o

resultado da separação da célula final e d citocinese.

No inicio da prófase os cromossomos formam duas

cromáticas-irmãs unidos pelo centrômero; O núcleo

vai se tomar menos evidente ate desaparecer, pois cessa

a transição de RNAr. No citoplasma cada celular se organza

no seu próprio arranjo radial de micro túbulos. Cada

centrossomo crescem, determino-o afastamento do

centro da célula indo cada parte do núcleo e do

citoplasma par os polos da célula.

•Na metáfase começa logo após a ruptura da

carioteca, e não deixa um limite físico entre o

núcleo e o citoplasma; nesta fase os microtubulos

de fibra polar unem-se ou cinetócoros formando a

fibra cromossômica, com essa união possibilito o

deslocamento do cromossomos em direção equatorial

da célula.

Mitose em células animais

A anáfase se inicia com a separação dos centrômeros, permitindo a separação completa das duas cromátides-irmã de cada cromossomo, os cromossomossão puxados pelas fibra do fuso par os polos opostos da célula, processo que que as fibras cromossômicas sofrem despolimerização na região do cinetócorospor ações de enzimas. Telófase ultima fase da mitose,os cromossomos sofrem descondensarão e desaparecem: a carioteca e o núcleo sãoreorganizados. Com a divisão completaas células passam a chamar de citocinese.

Mitose.

Não há centríolos (mitose

acêntrica),Formação de fibras

do áster (mitose

anastral), a citocinese

e centrifuga (dentro ou fora)

em função da grande resistência

da parede celular.

Mitose em células vegetais.

A meiose garante a existência da fase haploide no

ciclo de vida da diploide restabelecida por meio da fecundação, após a fecundação (meiose inicia ou ciótica); no meio do ciclo (meiose intermediaria ou esporotica); no final(meiose final ou gamética).

Meiose

Meiose I e II: esta dividida entre a prófase I e II, metáfase I e II, anáfase I e II, e a telófase I e II.Na prófase I: E dividida em cinco subfase consecutiva, processo descrito pelo interfase antes da célula entra em mitose.A metáfase I os cromossomos e algumas fibras polares que apos o rompimento da carioteca, ocupam a região correspondente ou núcleo. Anáfase I e caraterizada pelo deslocamento dos cromossomos para os polos opostos da célula. Telófase I os cromossomos desespiralizam-se a carioteca e núcleo se reorganizam e ocorre a citocinese.

As células da haploides formadas pela meiose I sofre uma

segunda divisão que e a Meiose II, ou segunda divisão meiótica. As fases da meiose II são: a prófase II, metáfase II, anáfase II, e a telófase II.

Prófase II; Os cromossomos espiralaram-se. Centríolos duplicam, carioteca e núcleo desaparecem, fibras polares passam a ocupar a região correspondente ao núcleo. Os cromossomos unem-se com cinetócoros.

Metáfase II díades no equador celular. Anáfase II os centrômeros separam-se e cada cromátide-irmã

de uma díade e puxando para o polo da célula. Telófase II e citocinese: cromossomos-irmãos nos polos da

célula, fibra do fuso desaparecem e a carioteca e o núcleo se reorganizam.

Meiose.

Nas células procariontes não há citoesqueleto pois a divisão celular e mais simples, não ocorre a mitose, a divisão se inicia com alongamento da célula e duplicação de DNA, o alongamento da célula e ocorre imaginação da membrana plasmática na região mediana separando as duas células-filhas.

A divisão celular das bactérias.

O que é reprodução?

Qual a importância da reprodução?

Quais são os tipos de Reprodução?

Como ocorre a reproduçãodas espécies?

REPRODUÇÃO

É o mecanismo em que um ou dois indivíduos

originam novos indivíduos, contribuindo para aperpetuação da espécie.

O que é Reprodução?

Reprodução Assexuada– um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético entre células especiais de reprodução.

Reprodução Sexuada– mecanismo em quenormalmente dois organismos originam um novoindivíduo com troca de material genético entrecélulas especiais de reprodução, denominadasGametas.

Tipos de reprodução

Reprodução AssexuadaCissiparidade;

Esporulação;

Gemiparidade ou Brotamento;

Estrobilação;

Regeneração;

Propagação Vegetativa.

Tipos de reprodução

Cissiparidade (fissão binária, bipartição, divisão

simples) – um organismo simples divide-se em duas partes geneticamente iguais, que passarão a constituir novos indivíduos.

É verificada em geral em bactérias, algas unicelulares e protozoários.

Reprodução Assexuada.

Cissiparidade

Esporulação – fissão múltipla – o núcleocelular se divide sucessivamente, e cadanúcleo filho, juntamente com uma parte docitoplasma, origina um esporo. Quandoliberado da célula que originou, poderáformar um novo indivíduo.

Ocorre em bactérias, fungos, algas eprotozoários.

Reprodução Assexuada .

Esporulação

Gemiparidade ou Brotamento - quandoo organismo emite lentamente um“broto”, que cresce, formando um novoindivíduo. Os indivíduos que “brotam”podem se destacar do organismo parental eviver isoladamente ou manter-se agregado aele, constituindo uma colônia.

Ocorre em certasbactérias, protozoários, fungos, poríferos ecelenterados.

Reprodução Assexuada.

Gemiparidade ou Brotamento

Estrobilação - ocorre em algumas espécies de

celenterados, no qual o pólipo se dividetransversalmente em discos, formando um indivíduosemelhante a um estróbilo (ou pinha), originando váriasmedusas.

Reprodução Assexuada.

Estrobilação

Regeneração - quando parte do individuoé cortado gerando um novo ser. Cortando obraço de uma estrela-do-mar, verifica-se queo animal regenera o braço cortado, podendoreconstituir um novo organismo. Observa-setambém em planárias.

Reprodução Assexuada ou Agâmica

Regeneração

Reprodução Sexuada - mecanismo emque normalmente dois organismos originamum novo indivíduo com troca de materialgenético entre células especiais dereprodução, denominadas Gametas.

Destaca-se dois fenômenos que permite umacerta variabilidade entre os descendentes.Meiose

Fecundação

Tipos de reprodução

Uma célula diploide (2n) origina quatro células haploides (n), sendo

comum a ocorrência de crossig-over ou permutação.

MEIOSE

Mecanismo que permite reconstituir o número normal de cromossomos da espécie.

FECUNDAÇÃO

Unidade escolar celestino filho

Criados pelos alunas: Brena aliete,Biancade Paula, Mª de Jesus, Mª dos Humildes e pelos alunos: Francielsom Vieira, Henrique Felipe.

Obrigado