BIOLOGIA - UFPR

9
COMENTÁRIO DA PROVA Nesta edição do vestibular da UFPR, a prova de Biologia da segunda fase apresentou questões com diferentes níveis de dificuldade. Mas, de forma geral, podemos afirmar que a criatividade,o bom senso e a clareza estiveram sempre presentes em cada um dos itens. Assim sendo, devemos, mais uma vez, parabenizar a equipe elaboradora e reafirmar nossa certeza de que o vestibular da UFPR está entre os melhores processos seletivos do Brasil. Professores de Biologia do Curso Positivo. Resolução: As difíceis condições ambientais de frio extremo e pouca luminosidade teriam selecionado as formas de invertebrados que apresentassem desenvolvimento direto e, portanto, sem a fase larvária. Resolução: 1. Quantidades adicionais de CO 2 poderiam aumentar as taxas de fotossíntese das algas, alterar a disponibilidade de matéria orgânica e favorecer variedades de invertebrados que apresentem estágio larval. 2. O aquecimento global associado ao aumento das emissões de dióxido de carbono poderia melhorar as condições ambientais e favorecer variedades de invertebrados que apresentem estágio larval. 1 BIOLOGIA

Transcript of BIOLOGIA - UFPR

Page 1: BIOLOGIA - UFPR

COMENTÁRIO DA PROVA

Nesta edição do vestibular da UFPR, a prova de Biologia da segunda fase apresentou questões com diferentesníveis de dificuldade. Mas, de forma geral, podemos afirmar que a criatividade,o bom senso e a clareza estiveram semprepresentes em cada um dos itens. Assim sendo, devemos, mais uma vez, parabenizar a equipe elaboradora e reafirmarnossa certeza de que o vestibular da UFPR está entre os melhores processos seletivos do Brasil.

Professores de Biologia do Curso Positivo.

Resolução:

As difíceis condições ambientais de frio extremo e pouca luminosidade teriam selecionado as formas deinvertebrados que apresentassem desenvolvimento direto e, portanto, sem a fase larvária.

Resolução:

1. Quantidades adicionais de CO2 poderiam aumentar as taxas de fotossíntese das algas, alterar a disponibilidadede matéria orgânica e favorecer variedades de invertebrados que apresentem estágio larval.

2. O aquecimento global associado ao aumento das emissões de dióxido de carbono poderia melhorar as condiçõesambientais e favorecer variedades de invertebrados que apresentem estágio larval.

1

BIOLOGIA

Page 2: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:

Celulose.

Resolução:

Mamíferos herbívoros também apresentam protozoários e bactérias que realizam simbiose com a finalidade dedigerir a celulose.

Resolução:

Realização de análise para detectar a presença de gene que codifica enzima que digere a celulose.

2

BIOLOGIA

Page 3: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:

As células em questão são os linfócitos T, “pois são as que primeiramente reconhecem que algo estranho entrou nocorpo”.

Resolução:

A glicoproteína do vírus Ebola, introduzida na superfície do vetor viral semelhante à raiva, estimulará o sistemaimunológico a produzir um anticorpo específico contra o vírus Ebola. Assim, espera-se que, quando o vírus Ebolainfectar uma pessoa vacinada, os anticorpos já estejam prontos para agir.

Resolução:

O enunciado deixa claro que os pesquisadores estão usando uma espécie de um vetor viral semelhante ao vírus daraiva, ou seja, trata-se de outra variedade viral que apresenta, portanto, comportamento distinto do vírus Ebola e nãoapresenta genoma do vírus Ebola.

3

BIOLOGIA

Page 4: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:

Aquisição 1: Vasos condutores (tecidos de condução)

Vantagem adaptativa: O surgimento de um sistema condutor, composto pelo xilema e floema, tornou mais eficiente otransporte de água e nutrientes (seivas). Esses tecidos foram, de certa forma, responsáveis pelas plantas crescerem emaltura. Tal fato contribuiu, decisivamente, para a ocupação do ambiente terrestre.

Aquisição 2: Semente

Vantagem adaptativa: As sementes apresentam-se como uma grande aquisição evolutiva pois contêm e protegem oembrião contra altas e baixas temperaturas e a desidratação. Também armazenam reservas nutritivas que alimentam oembrião garantindo, assim, seu desenvolvimento. Além disso, as sementes permitem a disseminação da espécie, uma vezque podem apresentar especializações para que possam ser transportadas através de diversos meios (vento, água eanimais).

Aquisição 3: Fruto

Vantagem adaptativa: O aparecimento do fruto, como novidade evolutiva, contribuiu de maneira decisiva para o sucessodas Angiospermas em termos adaptativos. Além da proteção das sementes, os frutos contam com adaptações quepermitem a dispersão das mesmas. A dispersão garante que as plantas jovens não concorram com a planta mãe naobtenção de recursos, permitindo, ainda, a colonização de novos ambientes e aumentando, assim, as chances desobrevivência da espécie.

Observação: Na aquisição 2, poderia ser citado o pólen/tubo polínico (Independência da água na fecundação), assim comona aquisição 3 seria possível mencionar a flor (reprodução mais rápida e eficiente, aliada ao surgimento de diversosmecanismos de polinização).

4

BIOLOGIA

Page 5: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:Por dois mecanismos:1º) por neuro-hormônios provenientes do hipotálamo.

2º) por hormônios (moléculas) provenientes dos orgãos/tecidos. Nos dois processos pode ocorrer ativação ouinibição.

Resolução:

A pilula anticoncepcional contém doses de progesterona e estrógeno que inibem a secreção de FSH e LH pelahipófise. Portanto, não ocorrerá maturação de folículos e ovulação.

5

BIOLOGIA

Page 6: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:

Primeiramente devemos lembrar que os machos são haploides e, assim, os de olhos marrons produzirãoespermatozoides somente bm; os de olhos pérola, espermatozoides bp; os de olhos neve, bn ; os de olhos creme, bc; eos de olhos amarelos, b.

A fêmea é diploide e terá genótipo bm bp e irá produzir metade dos gametas bm (625 gametas) e metade bp (625 gametas).Desses, somente 80% serão fecundados e darão origem a fêmeas, conforme o esquema a seguir:

Fêmea bm bp x 5 tipos de espermatozoides

Gam. MascGam. Fem

100 bm 100 bp 100 bn 100 bc 100 b

500 bm

(80%)bm bm

100 fêmeasmarrons

bm bp

100 fêmeasmarrons

bm bn

100 fêmeasmarrons

bm bc

100 fêmeasmarrons

bm b100 fêmeasmarrons

500 bp

(80%)bm bp

100 fêmeasmarrons

bp bp

100 fêmeaspérola

bp bn

100 fêmeaspérola

bp bc

100 fêmeaspérola

bp b100 fêmeaspérola

Total de fêmeas = 1000 (600 DE OLHOS MARROM E 400 DE OLHOS PÉROLA)

Os 20% restantes dos gametas femininos não foram fecundados (250 GAMETAS) e deverão originar machoshaploides.

Metade dos gametas femininos não fecundados são bm e, portanto, originarão machos de olhos marrons (125 machosde olhos marrons) e metade dos gametas femininos não fecundados são bp e, portanto, originarão machos de olhospérola (125 machos de olhos pérola).

Resolução:

Como visto no quadro da questão anterior, serão 400 fêmeas de olhos de cor pérola e 125 machos com olhostambém de cor pérola.

6

BIOLOGIA

Page 7: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:Ocorreu um erro na anáfase II da meiose, pois não houve a separação das cromátides-irmãs do cromossomo 1(nãodisjunção).

Resolução:A partir do gameta C seria gerado um zigoto com uma aneuploidia do tipo trissomia.

A partir do gameta D seria gerado um zigoto com uma monossomia (aneuploidia).

Resolução:

Sim, porque seria formado um zigoto com uma monossomia e aí dois fenômenos podem ocorrer:

I. a monossomia de autossomos, geralmente, provoca um aborto, levando à morte.

II. a monossomia de sexuais seria mais bem tolerada que a monossomia de autossomos. Um exemplo de monossomiade sexuais vivos é a Síndrome de TURNER (44A + X).

7

BIOLOGIA

Page 8: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:Fermentação acética (vinagre), fermentação lática (iogurte) e fermentação alcoólica (pão, cerveja e vinho).

Resolução:Iogurte: lactobacilos vivos, células bacterianas.

Cerveja: fungos (leveduras).

Resolução:As fibras musculares estriadas esqueléticas em condições de anaerobiose.

Resolução:

Aumento no número de casos de câncer de pele; cegueira precoce em insetos; morte de algas superficiais; mutaçõesnos mais diferentes organismos expostos aos raios U.V.

Resolução:Redução na liberação de gases à base de CFC (clorofluorcarbonetos).

8

BIOLOGIA

Page 9: BIOLOGIA - UFPR

Resolução:Organela B: Retículo Endoplasmático Granuloso

Organela C: Vesícula de transferência

Organela D: Complexo Golgiense

Resolução:Secreção celular, um tipo de exocitose

Resolução:Ciclo de KREBS (ciclo do ácido cítrico), uma etapa da respiração celular aeróbia.

Resolução:Difusão simpes

9

BIOLOGIA