BIOLOGIA - upvix.com.br

15
2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES 1 Prof. Hélder Telles AULA 1 - LEUCÓCITOS Os leucócitos ou glóbulos brancos são as células de defesa do organismo. A quantidade normal de leucócitos no sangue varia de 5.000 a 10.000/mm³ . A elevação da taxa de leucócitos é denominada leucocitose e é indicativa de infecção ou de infestação. A leucopenia é a redução da taxa de leucócitos no sangue. São classificados em granulócitos ( neutrófilos, acidófilos e basófilos) e agranulócitos ( monócitos e linfócitos). Tipo Imagem Diagrama % no Sangue Função Neutrófilo 65% Neutrófilos estão envolvidos na defesa contra infecções bacterianas e outros pequenos processos inflamatórios. Têm núcleo dividido em segmentos (de 3 a 5). São o tipo mais abundante no sangue humano. Realizam diapedese. Geralmente morrem após a fagocitose, dando origem ao pus. Eosinófilo ou acidófilo 2% a 4% Comuns na mucosa intestinal, atacam organismos grandes demais para serem fagocitados. Eosinófilos estão envolvidos nas infecções parasitárias e processos alérgicos. Têm um núcleo celular bilobulado. Basófilo <1% Libera mediadores químicos como a histamina(substância vasodilatadora) e heparina (anticoagulante). Tem papel importante nas reações alérgicas exacerbadas que culminam nos choques anafiláticos. Não realizam diapedese. Linfócito 24% a 32% Os tipos principais são: Linfócitos B: Células B produzem anticorpos que se ligam ao patógeno para sua posterior destruição. Células B também são responsáveis pelo sistema de memória ("guardam resposta contra um novo ataque do mesmo agente patógeno"). Linfócitos T Auxiliares ou (CD4+): coordena a resposta imune, estimulando a ação dos linfócitos B. São as células atacadas pelo vírus causador da AIDS. Linfócitos T citotóxicos (ou CD8+): produzem perfurinas,substâncias que destroem células infectadas por vírus,células cancerosas e células de transplantes incompatíveis. Monócito 5.3% Apresenta núcleo riniforme ou ferraduriforme. Realiza diapedese e, após diferenciação, origina as células do sistema mononuclear fagocitário (macrófagos, osteoclastos, micróglias, etc) BIOLOGIA

Transcript of BIOLOGIA - upvix.com.br

Page 1: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

1

Prof. Hélder Telles

AULA 1 - LEUCÓCITOS

Os leucócitos ou glóbulos brancos são as células de defesa do organismo. A quantidade normal de leucócitos no sangue varia de 5.000 a 10.000/mm³ . A elevação da taxa de leucócitos é denominada leucocitose e é indicativa de infecção ou de infestação. A leucopenia é a redução da taxa de leucócitos no sangue. São classificados em granulócitos ( neutrófilos, acidófilos e basófilos) e agranulócitos ( monócitos

e linfócitos).

Tipo Imagem Diagrama % no Sangue Função

Neutrófilo

65%

Neutrófilos estão envolvidos na defesa contra infecções bacterianas e outros pequenos processos inflamatórios. Têm núcleo dividido em segmentos (de 3 a 5). São o tipo mais abundante no sangue humano. Realizam diapedese. Geralmente morrem após a fagocitose, dando origem ao pus.

Eosinófilo ou

acidófilo

2% a 4%

Comuns na mucosa intestinal, atacam organismos grandes demais para serem fagocitados. Eosinófilos estão envolvidos nas infecções parasitárias e processos alérgicos. Têm um núcleo celular bilobulado.

Basófilo

<1%

Libera mediadores químicos como a histamina(substância vasodilatadora) e heparina (anticoagulante). Tem papel importante nas reações alérgicas exacerbadas que culminam nos choques anafiláticos. Não realizam diapedese.

Linfócito

24% a 32%

Os tipos principais são: Linfócitos B: Células B

produzem anticorpos que se ligam ao patógeno para sua posterior destruição. Células B também são responsáveis pelo sistema de memória ("guardam resposta contra um novo ataque do mesmo agente patógeno").

Linfócitos T Auxiliares ou (CD4+): coordena a resposta imune, estimulando a ação dos linfócitos B. São as células atacadas pelo vírus causador da AIDS.

Linfócitos T citotóxicos (ou CD8+): produzem perfurinas,substâncias que destroem células infectadas por vírus,células cancerosas e células de transplantes incompatíveis.

Monócito

5.3%

Apresenta núcleo riniforme ou ferraduriforme. Realiza diapedese e, após diferenciação, origina as células do sistema mononuclear fagocitário (macrófagos, osteoclastos, micróglias, etc)

BIOLOGIA

Page 2: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

2

A figura a seguir mostra a origem dos elementos figurados do sangue (hematopoiese):

A partir de célula troco da medula óssea teremos:

Célula 1- célula progenitora dos linfócitos (célula- tronco linfoide) Célula 2- progenitora dos demais elementos figurados (célula-tronco mieloide) A- Formação dos linfócitos B- Formação dos demais tipos de leucócitos C- Formação das plaquetas a partir dos megacariócitos D- Formação de hemácia a partir de eritroblasto

A medula óssea vermelha é a fonte primária de todos os elementos figurados do sangue. Os linfócitos T saem

da medula óssea e amadurecem no interior do timo (T de timo). Posteriormente, podem migrar para outros órgãos. Portanto, a medula óssea e o timo são considerados órgãos linfoides primários.

Os linfonodos, as amígadalas (tonsilas), o baço, o apêndice cecal, etc podem armazenar os demais tipos de leucócitos que não necessitam de maturação após saírem das medulas ósseas. São considerados, portanto, órgãos linfoides secundários.

EXERCÍCIOS

QUESTÃO 1

(Ufjf-pism 1 2020) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções. Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde fluorescente? a) Mitocôndria e Núcleo. b) Peroxissomo e Fagossomo. c) Fagossomo e Lisossomo.

d) Mitocôndria e Complexo de Golgi. e) Complexo de Golgi e Núcleo.

QUESTÃO 2

(Uece 2018) Atente ao que se afirma a seguir sobre células do tecido sanguíneo:

I. Neutrófilos são leucócitos agranulosos que têm função de defesa e atuam na fagocitose de micro-organismos invasores e partículas estranhas.

II. Basófilos são leucócitos granulosos relacionados à liberação de heparina e de histamina; também são relacionados a diversos tipos de alergia.

III. Monócitos são células efêmeras na corrente sanguínea, pois migram para tecidos específicos, como por exemplo, baço e pulmões, onde se transformam em macrófagos.

Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) II e III apenas.

c) I e III apenas. d) I e II apenas.

Page 3: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

3

QUESTÃO 3

(Uece 2018) Considerando as células do sangue, associe corretamente os tipos celulares com suas respectivas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I Coluna II 1. Hemácias 2. Neutrófilos 3. Plaquetas 4. Linfócitos

( ) Estruturas anucleadas, com grande quantidade de hemoglobina, que transportam o oxigênio.

( ) Células, com núcleo esférico, que participam dos processos de defesa produzindo e regulando a produção de anticorpos.

( ) Granulócitos que desempenham papel crucial na defesa do organismo fagocitando e digerindo microrganismos.

( ) Estruturas anucleadas que participam dos processos de coagulação sanguínea.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) 2, 1, 4, 3. b) 1, 4, 2, 3.

c) 4, 3, 2, 1. d) 3, 2, 1, 4.

QUESTÃO 4

(G1 - ifsc 2015)

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. O sangue circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados. É formado por uma porção celular de natureza diversificada chamada “elementos figurados” do sangue, que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. Em relação ao tecido hematopoiético e sua constituição, assinale a alternativa CORRETA. a) Os linfócitos apresentam-se com núcleo bilobado e citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. Móveis

e fagocitários atuam nos organismos envolvidos por reações alérgicas. b) Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, fazem parte da linha de coagulação sanguínea e são

acionados em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos na tentativa de destruírem os agressores, como vírus e bactérias.

c) As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos devido ao seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro em sua composição. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo.

d) As plaquetas, por serem fragmentos de células, fazem parte do plasma sanguíneo. e) O sangue é composto aproximadamente por 66% de elementos figurados (células: hemácias, leucócitos e

plaquetas) e 34% de plasma (matriz extracelular). Ou seja, a maior parte do sangue é composta por células.

Page 4: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

4

QUESTÃO 5

(Udesc 2010) No quadro abaixo é demonstrada a característica geral dos leucócitos e a sua função.

Desenho esquemático

Nome do leucócito 1 2 Linfócito

Característica geral 3

Núcleo geralmente trilobulado

Núcleo ocupando quase toda célula

Função Fagocitar bactérias Fagocitar elementos

estranhos 4

Assinale a alternativa correta que completa o quadro acima na sequência 1, 2, 3 e 4. a) 1. Linfócito, 2. Neutrófilo, 3. Núcleo trilobulado e 4. Produção de anticorpos. b) 1. Monócito, 2. Neutrófilo, 3. Núcleo em forma de rim e 4. Produção de anticorpos. c) 1. Monócito, 2. Eosinófilo, 3. Núcleo em forma de rim e 4. Libera heparina. d) 1. Linfócito, 2. Basófilo, 3. Núcleo em forma de rim e 4. Libera heparina. e) 1. Basófilo, 2. Neutrófilo, 3. Núcleo trilobulado e 4. Produção de anticorpos. QUESTÃO 6

(Ufpe 2010) O corpo humano possui cerca de 5 a 6 litros de sangue, que é essencial para a sobrevivência e o funcionamento de células, tecidos e órgãos.

Considerando o conhecimento sobre o tecido sanguíneo, analise as proposições a seguir. ( ) As hemácias são células anucleadas, de origem mesodérmica, sem mitocôndrias e ricas em

hemoglobina; são produzidas com o estímulo da eritropoetina.

( ) Processos hemorrágicos intensos produzem o choque hipovolêmico, o que pode levar à morte, em razão da perda de plaquetas e dos fatores de coagulação sanguínea.

( ) Células T citotóxicas são linfócitos que amadurecem no Timo; são especializadas na produção de antígenos e células de memória durante as infecções.

( ) Neutrófilos e macrófagos são fagócitos originários da medula óssea vermelha, sendo que os primeiros possuem núcleo trilobado, e os segundos, um grande núcleo na região central da célula.

( ) Eosinófilos são células que combatem infecções parasíticas, enquanto os basófilos produzem aumento da permeabilidade vascular através da secreção de histamina.

QUESTÃO 7

(Uece 2009) Assinale a opção que apresenta a associação correta de dados — denominação, núcleo, tipo,função e origem, nesta ordem — relacionados aos leucócitos. a) Neutrófilo; Irregular; Agranulócito; Fagocitar microrganismos; Células-tronco mieloides. b) Eosinófilo; Bilobado; Granulócito; Combater vermes; Células-tronco mieloides. c) Basófilos; Trilobado; Agranulócito; Transformar-se em macrófagos; Células-tronco linfoides. d) Monócitos; Ferradura; Granulócito; Liberar histamina; Células-tronco linfoides.

Page 5: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

5

QUESTÃO 8

(Fepar 2019-mod)

Uma equipe da Universidade de Melbourne analisou os efeitos a longo prazo da remoção na infância das tonsilas faringianas e palatinas. O estudo mostrou que essas cirurgias, frequentes em todo o mundo, estão associadas a um aumento de doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas no decorrer da vida de quem passou pelo procedimento. Como as tonsilas palatinas em particular encolhem na idade adulta, presumia-se que estruturas como essas eram de pouca relevância. Atualmente já se sabe que elas estão estrategicamente posicionadas no nariz e na garganta, respectivamente, em um arranjo conhecido como anel de Waldeyer, funcionando como uma primeira linha de defesa imunológica.

(Adaptado do disponível em: <http://arquivosdeorl.org.br/conteudo>. Acesso em: 27 jun. 2018) A respeito das estruturas mencionadas no texto e de sua relação com a imunidade, julgue as afirmativas. ( ) As tonsilas, o apêndice cecal e o baço são considerados órgãos linfoides primários, constituintes do

MALT (tecido linfoide associado à mucosa).

( ) Os linfócitos B e 8T citotóxicos saem da medula óssea vermelha e passam por um período de maturação nas tonsilas, para se transformarem em células de memória e apresentarem antígenos aos linfócitos 4T .

( ) A remoção das tonsilas diminui a produção de células que apresentam antígenos e aumenta a produção de células T, causando reações de autoimunidade.

( ) Os plasmócitos são importantes agentes da imunidade humoral participando ativamente da produção de anticorpos.

( ) Uma importante função das tonsilas é suplementar o trabalho dos linfonodos drenantes e filtrar anticorpos que entram pelas mucosas e contaminam a linfa e os tecidos.

QUESTÃO 9

(Upf 2018) O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora para a proteção do nosso organismo contra bactérias e vírus invasores. Fazem parte do sistema linfático: a) amígdalas, linfonodos e paratireoides. b) baço, amígdalas e suprarrenais. c) linfonodos, paratireoides e timo. d) linfonodos, baço e suprarrenais. e) baço, linfonodos e timo. QUESTÃO 10

(Fac. Santa Marcelina - Medicin 2017) As imagens representam alguns elementos figurados com funções definidas.

a) Qual dessas células participa do mecanismo específico de defesa do organismo? O que essa célula produz que justifica essa função?

b) Uma dessas células produz histamina e heparina, substâncias com diferentes ações no corpo humano. Quais as funções dessas substâncias, respectivamente?

Page 6: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

6

QUESTÃO 11

(Upe-ssa 1 2017) A medula é um tecido gelatinoso, que fica no interior dos ossos, especialmente no ilíaco, localizado no quadril. A medula origina as células, que compõem o sangue. Na figura, os números representam células progenitoras, e as letras, algumas células diferenciadas.

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre células e funções. a) A célula 1 é responsável pela formação dos neutrófilos com função de produzir anticorpos e liberar heparina

com ação anticoagulante e histamina com ação vasodilatadora. b) As células leucocitárias (progenitora 1) originam os leucócitos (A) do tipo granulócito com função de fagocitar

elementos estranhos ao organismo, como parasitas intestinais, e atuar em doenças alérgicas e na coagulação sanguínea.

c) A célula 2 é responsável pela formação dos linfócitos com função de fagocitar bactérias, vírus, fungos e restos celulares. Os linfócitos podem ser do tipo T e B e podem ser encontrados no sangue e nos órgãos linfáticos, tais como baço e timo.

d) A célula 2 origina eritrócitos (D), eosinófilos (C), leucócitos agranulócitos (B). Essas primeiras (D) são células anucleadas e, por apresentarem aspecto bicôncavo, propiciam maior superfície para as trocas gasosas.

e) As células mieloides (progenitora 2) originam hemácias (D), plaquetas (C), neutrófilos (B), monócitos, eosinófilos, precursores dos mastócitos e basófilos. Sabe-se que as plaquetas são fragmentos anucleados dos megacariócitos e participam do processo de coagulação do sangue.

QUESTÃO 12

(Fuvest 2005) As bactérias podem vencer a barreira da pele, por exemplo num ferimento, e entrar em nosso corpo. O sistema imunitário age para combatê-las. a) Nesse combate, uma reação inicial inespecífica é efetuada por células do sangue. Indique o processo que

leva à destruição do patógeno bem como as células que o realizam. b) Indique a reação de combate que é específica para cada agente infeccioso e as células diretamente

responsáveis por esse tipo de resposta. QUESTÃO 13

(Uff 2004) A figura adiante representa o fenômeno biológico que ocorre com um tipo de célula que sai do vaso sanguíneo para exercer sua função no tecido conjuntivo.

a) Identifique esta célula e nomeie o fenômeno biológico apresentado. b) Qual a importância do fenômeno apresentado para a função desta célula?

Page 7: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

7

QUESTÃO 14

(Unicamp 2000) Os médicos verificam se os gânglios linfáticos estão inchados e doloridos para avaliar se o paciente apresenta algum processo infeccioso. O sistema imunitário, que atua no combate a infecções, é constituído por diferentes tipos de glóbulos brancos e pelos órgãos responsáveis pela produção e maturação desses glóbulos. a) Explique como macrófagos, linfócitos T e linfócitos B atuam no sistema imunitário. b) Explique que mecanismos induzem a proliferação de linfócitos nos gânglios linfáticos. QUESTÃO 15

(Ufes 2000) A urtiga é um vegetal que provoca, na maioria das pessoas, uma forte reação alérgica. Uma série de tipos celulares é responsável pelas reações alérgicas e por outros tipos de hipersensibilidade imune, EXCETO a) basófilos. b) eritrócitos.

c) eosinófilos. d) linfócitos.

e) mastócitos.

QUESTÃO 16

(EMESCAM 2006/1) A exposição excessiva à luz solar faz com que os raios UV-B alterem o DNA celular, ativando a formação de oncogenes que podem desencadear um câncer da epiderme, cujas células malignas são combatidas por linfócitos citotóxicos. Que variedade de órgão linfático ao ser extirpado traz como conseqüência uma interrupção na produção desses linfócitos? a) baço e timo. b) tonsilas.

a) linfonodo e baço. b) linfonodo.

c) timo.

QUESTÃO 17 (EMESCAM 2005/1) Analise as afirmativas abaixo, sobre o sistema imunitário:

I. O timo é considerado um órgão imunitário secundário, no qual os linfócitos T respondem aos antígenos. II. Os linfócitos B são diferenciados (originados) no baço, daí o nome linfócitos B (B de baço). III. Os linfonodos ou nódulos linfáticos são órgãos que tem linfócitos T e B.

Marque: a) Se somente I é correta. b) Se somente II é correta.

c) Se somente III é correta. d) Se I e III são corretas.

e) Se II e III são corretas.

QUESTÃO 18

(EMESCAM 2005/2) Durante o fenômeno de resposta imunitária existem linfócitos T que, ao entrar em contato com um determinado antígeno, produzem moléculas sinalizadoras (interleucinas) que induzem linfócitos B a se transformarem em plasmócitos. Estas células de defesa têm a função de produzir anticorpos para combater os antígenos apresentados. À variedade de linfócito T descrita denomina-se a) citotóxico. b) supressor.

c) de memória. d) auxiliar.

e) de tranferência.

QUESTÃO 19 (EMESCAM 2007/1) Acerca dos elementos figurados do sangue, assinale a alternativa correta: a) os monócitos são os glóbulos brancos menos abundantes e migram para o espaço extravascular onde se

transformam em macrófagos. b) os eosinófilos possuem grânulos citoplasmáticos que contêm histamina, os quais são corados pelo

corante eosina. c) os neutrófilos são os leucócitos mais abundantes, podem apresentar núcleo segmentado, e seus grânulos

contêm enzimas digestivas. d) as hemácias não são consideradas células sanguíneas, uma vez que não possuem núcleo quando maduras. e) os linfócitos são sempre originados na medula óssea e desempenham um importante papel na defesa

imunológica do organismo. QUESTÃO 20 (Emescam 2012-2) Considerando que um cientista fundiu, em laboratório , um linfócito B ativado por um antígeno com uma célula cancerosa, obtendo uma célula híbrida, esta poderá apresentar a capacidade de a) secretar imunoglobulinas e se dividir indefinidamente. b) fagocitar partículas estranhas e infectar outras células. c) liberar substâncias citotóxicas e proliferar. d) destruir células infectadas e diferenciar-se. e) apresentar antígenos e fagocitar outras células cancerosas.

Page 8: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

8

QUESTÃO 21 (Emescam 2008-1) Ao órgão de natureza linfática, situado à esquerda na cavidade abdominal, com papel importante na destruição de hemácias envelhecidas e referido como “banco de sangue”, por conter uma quantidade apreciável de sangue no seu interior, denomina-se a) fígado. b) cólon descendente.

c) linfonodo. d) baço.

e) pâncreas.

QUESTÃO 22 (EMESCAM 2006/1) A mãe de uma criança recém-nascida foi aconselhada pelo pediatra a dirigir-se à Unidade de Saúde do seu bairro para que seu filho recebesse a vacina BCG. Sendo devidamente vacinada, a criança estará imunizada contra a) Sarampo b) rubéola

c) poliomielite d) tuberculose

e) difteria

QUESTÃO 23 (EMESCAM 2006/2) Conforme veiculado pela mídia, no dia 14 de abril de 2006, o chinês Li Guoxing foi submetido a um transplante parcial de face que envolveu nariz, lábios e bochecha. A expectativa dos médicos agora é de que não ocorra a rejeição das estruturas transplantadas e, para isso, o paciente está sendo medicado com drogas imunossupressoras. No caso em questão, essas drogas exercem efeito, inibindo a ação dos a) linfócitos T CD8 +. b) plasmócitos.

c) linfócitos B. d) linfócitos T CD4 +.

e) linfócitos T supressores.

GABARITOS E RESOLUÇÕES/COMENTÁRIOS:

Resposta da questão 1: C As organelas observadas com coloração verde-fluorescente dentro dos neutrófilos foram os fagossomos e os lisossomos; os fagossomos ou vacúolos alimentares são formados por fagocitose e englobam as bactérias em vesículas que se fundirão a lisossomos para a realização da digestão desses microrganismos. Resposta da questão 2: B [I] Incorreta: Neutrófilos são leucócitos que apresentam inúmeros grânulos no citoplasma. Esses grânulos são lisossomos. Resposta da questão 3: B A sequência de preenchimento na coluna II, de cima para baixo é: 1, 4, 2 e 3. Resposta da questão 4: C O plasma correspondente a cerca de 55% do volume sanguíneo. Os 45% restantes são representados pelos elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas). Resposta da questão 5: B Os monócitos possuem núcleo em forma de rim e fagocitam bactérias. Os neutrófilos possuem núcleo geralmente trilobulado e fagocitam elementos estranhos. Os linfócitos possuem núcleo ocupando quase toda célula e produzem anticorpos. Resposta da questão 6: VFFVV Verdadeiro: os eritroblastos, durante a diferenciação, expelem o núcleo e produzem grande quantidade de hemoglobina, transformando-se em reticulócitos. Estes expelem as mitocôndrias e os ribossomos, transformando-se em hemácias. A produção de hemácias é estimulada pelo hormônio eritropoetina.

Falso: o choque hipovolêmico ocorre devido ao débito de volume sanguíneo para circular nos capilares e irrigar os tecidos e órgãos. Nessas condições, ocorre aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória e baixa da pressão arterial.

Falso: células T citotóxicas (linfócitos T CD8) têm como função principal o reconhecimento e a destruição de células infectadas por microrganismos ou células anormais, como as cancerígenas.

Verdadeiro: neutrófilos são fagócitos que migram rapidamente para os sítios de infecção, em especial nas infecções bacterianas; macrófagos, além de agirem como fagócitos, processam em seu interior antígenos e os apresentam na membrana celular para ativar outros grupos celulares da resposta imune; possuem as características celulares descritas acima.

Verdadeiro: eosinófilos são importantes em infecções parasíticas liberando seus grânulos tóxicos aos invasores; a histamina liberada pelos basófilos aumenta a permeabilidade vascular, de forma a permitir o extravasamento de células da resposta imune do endotélio para o tecido onde se encontram os antígenos.

Page 9: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

9

Resposta da questão 7: B Neutrófilos e basófilos são leucócitos granulócitos. Os monócitos são agranulócitos e defendem o organismo, realizando fagocitose e atuando como células apresentadoras de antígenos. Resposta da questão 8: F – F – F – V – F. 1ª afirmativa: Falsa. As tonsilas e o baço são órgãos linfoides secundários, locais onde ocorrem as respostas imunológicas; o apêndice cecal é uma pequena bolsa tubular localizada no intestino grosso, anteriormente considerado um órgão vestigial, mas diversas pesquisam identificaram a presença de bactérias que auxiliam na digestão e concentração de linfócitos, relacionando-o ao sistema imunológico. 2ª afirmativa: Falsa. Os linfócitos B (plasmócitos) produzem anticorpos; os linfócitos T4 alertam o sistema imunológico para a necessidade de combater antígenos; os linfócitos T8 ou citotóxicos são aqueles que destroem as células que estiverem infectadas; os linfócitos B são produzidos e amadurecidos na medula óssea, enquanto que os linfócitos T são produzidos na medula óssea e migram para o timo para amadurecimento. 3ª afirmativa: Falsa. A remoção das tonsilas diminui a produção de células que apresentam anticorpos, especialmente na região em que foram retiradas; as células T não produzem anticorpos. 5ª afirmativa: Falsa. As tonsilas apresentam papel semelhante ao dos linfonodos, filtrando a linfa, porém, as tonsilas ficam nas entradas das vias respiratórias e digestórias, enquanto que os linfonodos se localizam em posições estratégicas do corpo, como axilas, pescoço e virilhas A filtração de antígenos, e não de anticorpos, contribui para a defesa corporal. Resposta da questão 9: E O sistema linfático é composto por baço, uma massa de tecido linfoide que desempenha diversas funções, como filtragem do sangue para remoção de microrganismos e substâncias estranhas, produção de linfócitos e destruição de hemácias envelhecidas; linfonodos (nódulos linfáticos), estruturas ovoides localizadas em certos pontos da rede linfática, que apresentam macrófagos e linfócitos que reconhecem e fagocitam corpos estranhos presentes na linfa; e timo, um órgão situado próximo ao coração, onde ocorre o amadurecimento dos linfócitos T. Resposta da questão 10: a) Das células mostradas, são os linfócitos B que participam do mecanismo específico de defesa do organismo,

pois reconhecem e respondem a antígenos estranhos, através da ativação de anticorpos específicos contra agentes invasores.

b) A histamina atua como vasodilatodora nas alergias e a heparina é um importante anticoagulante. Resposta da questão 11: E Todos os componentes do sangue originam-se de células-tronco. Estas se diferenciam em dois tipos celulares. A primeira, linhagem linfoide, origina os linfócitos T e B (reconhecem e respondem especificamente a antígenos estranhos). A segunda, linhagem mieloide, origina as hemácias (eritrócitos), plaquetas (fragmentos anucleados de megacariócitos que participam da coagulação sanguínea), neutrófilos (fagocitários), monócitos (transformam-se em macrófagos fagocitários), eosinófilos (fagocitários e ações em processos alérgicos), mastócitos (mediadores químicos de inflamação) e basófilos (mediadores químicos de inflamação). Resposta da questão 12: a) A destruição inespecífica de bactérias patogênicas é realizada através do processo de fagocitose. Esta reação

imunológica é realizada por macrófagos do tecido conjuntivo e neutrófilos presentes no sangue. b) A reação específica para cada agente infeccioso consiste na produção de anticorpos produzidos por linfócitos

B e plasmócitos ativados. Resposta da questão 13: a) Leucócito (neutrófilo) e o fenômeno denominado Diapedese. b) Migrar para os locais de infecção, onde atuam através da fagocitose dos microorganismos e corpos estranhos. Resposta da questão 14: a) Macrófagos são células fagocitárias. Linfócitos T reconhecem os antígenos "apresentados" pelos macrófagos

e mediam a resposta imunológica através da liberação de linfocinas. Linfócitos B, ativados pelos linfócitos T, se dividem originando os plasmócitos produtores de anticorpos específicos.

b) A passagem e contato dos agentes infecciosos com os linfócitos presentes nos gânglios linfáticos induz a proliferação destes glóbulos brancos.

Resposta da questão 15:B Resposta da questão 16: E Resposta da questão 17: C Resposta da questão 18: D Resposta da questão 19: C Resposta da questão 20: A Resposta da questão 21: D Resposta da questão 22: D Resposta da questão 23: A

Page 10: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

10

TECIDO ADIPOSO

Características: Variedade de tecido conjuntivo rico em células adiposas ou gordurosas (adipócitos). Apresenta vascularização e inervação. Corresponde de 20-25% do peso corporal da mulher e 15-20% do homem. É encontrado em grande quantidade na hipoderme ou tela subcutânea e na medula óssea marela.

Abaixo, imagens de adipócitos.

Os adipócitos são células que realizam mitoses até uma certa idade (aproximadamente 7 anos). Portanto, diante de uma alimentação hipercalórica frequente, os adipócitos aumentam em tamanho (hipertrofia).

No tecido adiposo, além dos adipócitos, encontramos os pré-adipócitos. Os pré-adipócitos podem proliferar e diferenciar-se em novos adipócitos. Portanto, novos adipócitos podem surgir no organismo caso haja necessidade. Isso explica como que pessoas que fizeram lipoaspiração podem voltar a engordar caso não façam reeducação alimentar.

Nos casos de obesidade mórbida, além da hipertrofia dos adipócitos já existentes, ocorre a formação de novos adipócitos a partir dos pré-adipócitos.

Page 11: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

11

Funções: Reserva energética, pois a lipólise resulta na formação de glicose (gliconeogênese) Proteção térmica, pois o tecido adiposo ajuda a reter o calor gerado pelo metabolismo corporal. Além

disso, ocorre termogênese a partir da quebra de gordura. Proteção mecânica, amortecendo eventuais choques mecânicos. Produção do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Dimorfismo sexual.

As células adiposas armazenam gordura sob a forma de triglicerídeos e representam o maior depósito de

energia do organismo. Além do papel energético, o tecido adiposo tem outras funções, como a de ser o responsável pela diferença de contornos entre o corpo do homem e o da mulher e formar coxins absorventes contra choques mecânicos, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés. Como as gorduras são más condutoras de calor, esse tecido contribui para o isolamento térmico do organismo, além de preencher espaços entre outros tecidos e órgãos.

O tecido adiposo é dividido em multilocular e unilocular.

O tecido adiposo multilocular predomina no recém-nascido, é rico em vasos sanguíneos (coloração parda), seus adipócitos são ricos em mitocôndrias e sua principal função é a geração de calor através da oxidação das gorduras. Nas mitocôndrias existe uma proteína, a termogenina, que auxilia na manutenção da temperatura corporal do bebê.

Vale ressaltar que os adipócitos não realizam divisões mitóticas. Seu número pode aumentar no tecido adiposo em situações especiais, como na obesidade mórbida, através da diferenciação de outras células, os pré adipócitos.

O tecido adiposo unilocular predomina após os primeiros meses de vida. Também é chamado de gordura branca/amarela. Apresenta menor vascularização, seus adipócitos contêm uma grande massa de gordura no citoplasma e menor número de mitocôndrias. Este tipo de tecido adiposo tem funções de reserva energética e proteção mecânica.

Page 12: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

12

EXERCÍCIOS

QUESTÃO 1

(Unicamp 2017) O corpo humano é composto por pelo menos dois tipos de gordura. A mais comum é o tecido adiposo branco, um tipo perigoso que se acumula ao redor das vísceras e debaixo da pele, podendo causar obesidade e desencadear complicações metabólicas, como o diabetes tipo 2. A outra é o tecido adiposo marrom, que regula a produção de calor e, consequentemente, a temperatura corporal. Assinale a alternativa correta. a) O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom. b) O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor. c) O tecido adiposo branco não produz ATP, mas produz calor. d) O tecido adiposo branco produz ATP e calor. QUESTÃO 2

(Enem (Libras) 2017)

O diclorodifeniltricloroetano (DDT) é o mais conhecido dentre os inseticidas do grupo dos organoclorados, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores da malária e do tifo. Trata-se de um inseticida barato e altamente eficiente em curto prazo, mas, em longo prazo, tem efeitos prejudiciais à saúde humana. O DDT apresenta toxicidade e característica lipossolúvel.

DAMATO, C; TORRES, J. P. M.; MALM, O. DDT (diclorodifeniltricloroetano): toxicidade e contaminação ambiental – uma revisão, Química, n. 6, 2002 (adaptado).

Nos animais, esse composto acumula-se, preferencialmente, no tecido a) ósseo. b) adiposo.

c) nervoso. d) epitelial.

e) muscular.

QUESTÃO 3

(Uece 2015)

A Obesidade Infantil já é considerada o distúrbio nutricional mais comum na infância. Em 1998, a Organização Mundial de Saúde declarou a Obesidade Infantil uma "epidemia global": mais de 22 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos apresentam excesso de peso ou obesidade franca. Mais de 2/3 destas crianças se tornarão adultos obesos e terão sua expectativa de vida reduzida em 5 a 20 anos.

Disponível em:http://www.boasaude.com.br/artigos-de saude/5321/-1/obesidade-infantil-causas-e-complicacoes.html Sobre o tecido adiposo, é correto afirmar que a) as células adiposas continuam se multiplicando por meio da ingestão excessiva de comida pelos seres

humanos na fase adulta. b) o unilocular é pouco irrigado, pois os vasos acabam sendo obstruídos pelo acúmulo de gordura. c) é o tecido responsável por armazenar energia por meio da conversão de carboidratos em gordura. d) o unilocular é conhecido comumente como gordura marrom.

Page 13: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

13

QUESTÃO 4

(G1 - ifsc 2014) Leia o texto abaixo para responder a questão.

Pesquisa: uma em cada cinco crianças consome vegetais diariamente Um novo estudo, conduzido pela Vouchercloud.com, concluiu que apenas uma em cada cinco crianças consome vegetais todos os dias, e a maioria estaria substituindo alimentos saudáveis por comidas processadas. A pesquisa contou com 1.912 pais de crianças com 10 anos ou menos e também descobriu que uma criança come, em média, apenas cinco diferentes tipos de refeições por semana no Reino Unido. [...] Ainda, mais de 61% dos pais consideraram a dieta das crianças limitada, enquanto apenas 23% disseram ter tentado ampliar as preferências dos filhos em relação à alimentação. “É surpreendente a pequena quantidade de refeições que a criança média consome no Reino Unido. Mas com tão poucos pais tentando aumentar as opções nas dietas dos filhos, entendemos o porquê”, disse Matthew Wood, da Vochercloud.com. Estas descobertas alarmantes acontecem após a revelação de que um terço das crianças do ensino fundamental está com sobrepeso ou até mesmo obesas. No ano passado, foi descoberto também que adolescentes de apenas 14 anos estão se submetendo a cirurgias para perda de peso, sendo que 45 já fizeram a operação na Inglaterra, desde 2007.

Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e tecnologia/noticias/2014/03/05/ pesquisa-uma-em-cada-cinco-criancas-consome-vegetaisdiariamente/. Acesso: 7 mar. 2014.

Considerando o texto e o tema tecido adiposo, assinale a alternativa CORRETA. a) O tecido adiposo não possui função benéfica ao nosso organismo. Sendo assim, os alimentos com lipídeos

devem ser eliminados completamente da nossa dieta alimentar. b) As pessoas não precisam consultar médicos para adquirir medicamentos para a obesidade e devem comprá-

los pela internet. c) As principais células que compõem o tecido adiposo são chamadas fibrócitos e fibroblastos. d) As causas da obesidade infantil são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food,

salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão ou jogando videogame. Porém, como as crianças e jovens estão em período de crescimento, não se faz necessário uma dieta balanceada e a prática de atividade física.

e) Embora o tecido adiposo em excesso no organismo seja indesejado, ele pode desempenhar funções importantes como: isolante térmico, reserva de energia (os triglicerídeos); e proteção contra choques mecânicos.

QUESTÃO 5

(Udesc 2010) A gordura em excesso é um fator de alerta em relação às condições de saúde dos indivíduos. Profissionais que atuam na área de Fisioterapia Dermato-funcional têm demonstrado a eficácia no tratamento de gordura localizada pela aplicação de ultrassom em células adiposas do tecido subcutâneo. Essa técnica permite o rompimento das membranas das células de gordura.

Em relação ao contexto acima, cite: a) duas funções do tecido adiposo em nosso corpo; b) dois tipos de lipídios contidos no organismo humano. QUESTÃO 6

(Ufrgs 2010) Um indivíduo adulto submeteu-se a uma lipoaspiração para a retirada de 700 mL de gordura.

A respeito da gordura retirada no procedimento, é correto afirmar que ela é a) armazenada no tecido muscular, rico em mitocôndrias que metabolizam as reservas de gorduras. b) composta de ácidos graxos capazes de liberar mais energia que a glicose, em reações de oxidação

nas mitocôndrias. c) estocada nos adipócitos sob a forma de glicogênio. d) utilizada pelas células do sistema nervoso para produção de ATP. e) removida do tecido conjuntivo denso modelado. QUESTÃO 7

(Uel 2008)

"No alvorecer da humanidade, e durante muito tempo da nossa história, as refeições foram literalmente um vale tudo. Pelo fato dos seres humanos terem evoluído num mundo onde a disponibilidade de alimentos era apenas intermitente, a sobrevivência exigiu que tivéssemos a capacidade de armazenar energia para épocas de escassez. O tecido adiposo, familiarmente conhecido como gordura, é o órgão especializado para essa tarefa. Nossa capacidade de armazenar gordura continua essencial à vida e pode permitir que uma pessoa sobreviva à fome por meses. Na história humana recente, contudo, a quantidade de energia acumulada como gordura está aumentando em muitas populações. Obesidade é o nome que damos quando o armazenamento de gordura se aproxima de um nível que compromete a saúde de uma pessoa."

("SCIENTIFIC American". Especial: Alimentos, saúde e nutrição. Out. 2007. p. 46.)

Page 14: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

14

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I. Restringir as gorduras insaturadas - encontradas, por exemplo, na carne bovina, nos embutidos, na

margarina, assim como nas gorduras de laticínios - diminuem o risco de doença cardíaca coronariana. II. O glicogênio é uma forma importante de armazenamento de energia, o que se justifica por dois motivos

básicos: ele pode fornecer combustível para o metabolismo de carboidrato muito rapidamente, enquanto a mobilização de gordura é lenta; e, talvez o mais importante, o glicogênio pode prover energia sob condições anóxicas.

III. A totalidade de depósitos de gordura em adipócitos é capaz de extensa variação, consequentemente, permitindo mudanças de necessidades do crescimento, reprodução e envelhecimento, assim como flutuações nas circunstâncias ambientais e fisiológicas, tais como a disponibilidade de alimentos e a necessidade do exercício físico.

IV. O tecido adiposo aumenta: pelo aumento do tamanho das células já presentes quando o lipídeo é adicionado, fenômeno este conhecido como hiperplasia; ou pelo aumento do número de células, fenômeno conhecido como hipertrofia.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e III. b) II e III.

c) III e IV. d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

QUESTÃO 8

(Ufpel 2008)

"Até recentemente acreditava-se que o tecido adiposo tinha apenas a função de armazenar lipídios, servindo como uma reserva energética. No entanto, novas pesquisas vêm mudando essa ideia, ao revelar que os adipócitos têm importante participação nos mecanismos que regulam a concentração de glicose no sangue. Essa atuação recém descoberta do tecido adiposo também está relacionada ao diabetes melito tipo 2. Os novos estudos revelaram que os adipócitos produzem e liberam no sangue dezenas de diferentes fragmentos de proteínas que agem como hormônios ou agentes inflamatórios (citocinas) e regulam a ação da insulina nos outros tecidos. Quando a captação de glicose pelo adipócito é impedida, por exemplo, ocorre resistência à insulina no tecido muscular. Já o maior uso de glicose no tecido adiposo leva a um aumento significativo da sensibilidade à insulina e da tolerância à glicose no tecido muscular. Os estudos comprovam, portanto, a associação entre obesidade e diabetes.

("Ciência Hoje", v. 40, junho de 2007. [Adapt.].) Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a) alterações nas funções de liberação de insulina pelos adipócitos interferem na absorção da glicose pelas

células, podendo promover o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de células beta do pâncreas, o que diminui a capacidade desse órgão de produzir insulina e leva a um aumento da concentração de glicose no sangue.

b) a obesidade está fortemente associada à incidência de diabetes melito tipo 2, uma vez que o excesso de gordura leva a uma disfunção do tecido adiposo, promovendo resistência à ação da insulina e, consequentemente, ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de células produtoras de insulina do pâncreas.

c) alterações nas funções de liberação de insulina pelos adipócitos interferem na absorção da glicose pelas células, podendo promover o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares e adiposas, diminuindo sua capacidade de absorver a glicose do sangue.

d) a absorção de glicose pelo pâncreas fica comprometida em pessoas obesas, pois a disfunção do tecido adiposo promove um descontrole no metabolismo da glicose, bem como uma diminuição na produção de hormônios que regulam a ação da insulina. Esse comprometimento na ação da insulina promove um aumento na concentração de glicose no sangue, o que caracteriza a diabete tipo 2.

e) alterações nas funções de captação de glicose pelas células de gordura interferem na ação da insulina, podendo promover o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares e adiposas, diminuindo sua capacidade de absorver a glicose do sangue.

GABARITO:

Resposta da questão 1: D Tanto o tecido adiposo branco quanto o tecido adiposo marrom produzem ATP e calor durante a respiração celular. Resposta da questão 2: B Sendo lipossolúvel, o DDT acumula-se, preferencialmente, no tecido adiposo dos animais.

Page 15: BIOLOGIA - upvix.com.br

2021 – CURSO PARA FACULDADES PARTICULARES

15

Resposta da questão 3: C O tecido adiposo armazena os lipídios produzidos nas células hepáticas. Resposta da questão 4: E O tecido adiposo presente na hipoderme e entre os órgãos têm importância fisiológica por ser isolante térmico, reserva energética e proteger mecanicamente os órgãos internos contra traumatismos. Resposta da questão 5: a) O tecido conjuntivo adiposo, localizado abaixo da pele e entre os órgãos internos, funciona como amortecedor

contra abalos mecânico e, também, como reserva energética e isolante térmico, contribuindo para a homeotermia.

b) Os triglicérides, o colesterol, a esfingomielina e os hormônios esteroides são os principais lipídios observados no organismo humano.

Resposta da questão 6: B A gordura retirada no procedimento de lipoaspiração fica armazenada no tecido adiposo, um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo constituído por células especializadas no armazenamento de gordura, localizada principalmente sob a pele. A principal função do tecido adiposo é a reserva de energia, pois sua gordura é composta de ácidos graxos que são capazes de liberar mais energia que a glicose. Resposta da questão 7: B Resposta da questão 8: E

QUESTÕES SÉRIE CASA QUESTÃO 1

(G1 - cftmg 2006) As células adiposas pertencem ao tecido a) ósseo. b) nervoso. c) muscular. d) conjuntivo. QUESTÃO 2

(Ufv 2004) A obesidade já se transformou num problema de saúde pública em vários países do mundo. As células que acumulam gordura no corpo chamam-se células adiposas ou adipócitos. Quanto às características dos adipócitos em adultos, é INCORRETO afirmar que: a) aumentam em número com a alimentação excessiva. b) são capazes de converter carboidratos em gordura. c) fazem parte de um tecido ricamente vascularizado. d) têm função de armazenar energia química para o organismo. e) são um tipo de célula do tecido conjuntivo frouxo. QUESTÃO 3

(Ufrgs 2004) Considere as afirmações abaixo sobre o tecido conjuntivo adiposo em seres humanos.

i. Ele é originado a partir de células do ectoderma do embrião. ii. Um súbito emagrecimento provoca a redução do número de adipócitos no corpo. iii. Crianças recém-nascidas são protegidas do frio pela presença de um tecido adiposo multilocular, rico

em mitocôndrias.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II.

c) Apenas III. d) Apenas I e II.

e) Apenas II e III.

QUESTÃO 4

(Udesc 1996) A famosa gordura localizada é uma das principais razões que leva as pessoas para academias de ginástica. Ela é formada por camadas de tecido adiposo, que se desenvolve em certos locais do corpo (quadris, abdômen, etc.) de maneira acentuada. Contudo, todo o nosso corpo é envolvido, mais ou menos, por uma camada de gordura que fica abaixo da pele. Com base nessa afirmativa, RESPONDA: a) Como são denominadas as células desse tecido e qual a substância orgânica que armazenam? b) A presença desse tecido é importante para o metabolismo do organismo. COMENTE sobre uma função da

camada de tecido adiposo existente em nosso corpo.

GABARITOS Resposta da questão 1: D Resposta da questão 2: A Resposta da questão 3: C Resposta da questão 4: a) adipócitos - lipídios