Bip 476 - Agosto/03

12
Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br Nº 476 Agosto de 2003 bip i i b p p SIS.COM Sistema permite consultar espaços A partir de agosto, o Sis.com torna possível algo que o mercado publicitário sempre desejou: con- sultar on-line a disponibilidade de espaços na programação das emissoras da Rede Globo. As mais de quatrocentas agên- cias de publicidade de todo o Brasil, interligadas à Globo por meio do Sis.com, podem visua- lizar se os intervalos comerciais do Jornal Nacional, por exemplo, podem acolher uma inserção, con- tando do dia seguinte à data da consulta até o máximo de trinta dias. Para fazê-la, basta preencher uma tela indicando o período de veiculação, programas e emissoras desejadas. O Sis.com mostrará então uma tela com células acu- sando a disponibilidade ou não de espaço para comercialização nos dias e horários especificados de comerciais de base trinta segun- dos. Consultas para inserções maiores devem continuar sendo feitas por meio do Atendimento Comercial da Globo. AGO 2003 continua na última página COMO O TARP PODE AJUDAR VOCÊ Veja nas páginas centrais desta edição como o TARP pode tornar o seu planejamento de mídia mais preciso.

description

SIS.COM Nº 476 Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br A partir de agosto,o Sis.com torna possível algo que o mercado publicitário sempre desejou:con- sultar on-line a disponibilidade de espaços na programação das emissoras da Rede Globo. As mais de quatrocentas agên- cias de publicidade de todo o Brasil, interligadas à Globo por meio do Sis.com,podem visua- lizar se os intervalos comerciais do Agosto de 2003 AGO 2003 2003 2 Borghi,da BorghiErh-R AGO

Transcript of Bip 476 - Agosto/03

Page 1: Bip 476 - Agosto/03

Uma publicação da SuperintendênciaComercial da Rede Globohttp://sucom.redeglobo.com.br

Nº 476Agosto de 2003

bipi i bp p SIS.COM

Sistema permite consultar espaços

A partir de agosto, o Sis.comtorna possível algo que o mercadopublicitário sempre desejou: con-sultar on-line a disponibilidadede espaços na programação dasemissoras da Rede Globo.

As mais de quatrocentas agên-cias de publicidade de todo oBrasil, interligadas à Globo pormeio do Sis.com, podem visua-lizar se os intervalos comerciais do

Jornal Nacional, por exemplo,podem acolher uma inserção, con-tando do dia seguinte à data daconsulta até o máximo de trintadias. Para fazê-la, basta preencheruma tela indicando o período deveiculação, programas e emissorasdesejadas. O Sis.com mostraráentão uma tela com células acu-sando a disponibilidade ou não deespaço para comercialização nosdias e horários especificados decomerciais de base trinta segun-dos. Consultas para inserçõesmaiores devem continuar sendofeitas por meio do AtendimentoComercial da Globo.

AGO2003

�continua na

última página

COMO O TARPPODE AJUDAR

VOCÊ

Veja nas páginascentrais destaedição como o TARP podetornar o seu

planejamento de mídia

mais preciso.

Page 2: Bip 476 - Agosto/03

AGO2003 2

bipi i bp p MATEC

Mais do que um filme,um estado de espírito

A Matec, uma das maiores emais conceituadas construtorasbrasileiras, estreou na TV comtodo o requinte a que tinha direito:com um filme de um minutoexibido no Fantástico. Especial-mente caprichado e bem conce-bido, o filme não se preocupou emlistar obras ou capacitações técni-cas da empresa. "Pelo contrário,queríamos expor um estado deespírito da empresa, uma idéia doque somos e do que desejamosser", afirma Luiz Augusto Milano, oGuto, presidente da Matec, empre-sa com treze anos de vida.

Guto lembra que o projeto demarketing da Matec nasceu hácinco anos, com a seleção daBorghiErh-R Inteligência Criativacomo agência, “pela sensibilidadeque demonstrou em entender nos-sos princípios".

No começo deste ano, Gutoachou que havia chegado a hora detornar os valores e aspirações daempresa mais conhecidos dogrande público. Ele queria umfilme criativo e diferente, que tra-balhasse com a emoção. "O filmecriado pela BorghiErh-R captacom exatidão o momento vividopela Matec e o que ela quer trans-mitir ao mercado, o que ela pensa

sobre a vida", diz Guto. "Não é umfilme publicitário; é uma carta deprincípios", resume José Henri-que Ramos Borghi, diretor daBorghiErh-R.

Definida a estratégia de cria-ção, não se demorou muito a esco-lher o veículo para difundir a men-sagem. "Precisávamos entrar peloveículo mais importante do merca-do, capaz de atingir o público quequeríamos. Começamos pelo Fan-tástico buscando o impacto dolançamento que só ele oferece e, nasequência, os telejornais, pela qua-lificação da audiência", diz Guto.Ele considera ainda que negociarcom a Globo foi uma experiênciabastante positiva. "É uma negocia-ção justa pela cobertura oferecida epelo volume e qualidade daaudiência". A Matec concentroutoda a sua verba de TV aberta naGlobo.

O impacto da iniciativa veiorápido, a começar pelo própriosetor da construção, onde a empre-sa já é bastante reputada. "Aimagem transmitida foi altamentepositiva junto aos contratantes,clientes, empresas parceiras, con-correntes e público em geral. "Oscomentários chegam de todos oslados", diz Guto.

Borghi, da BorghiErh-R

Page 3: Bip 476 - Agosto/03

AGO20033

A marca Glória, de leite ederivados, é antiga e especialmentequerida pelas donas-de- casa masestava distante da mídia há algumtempo. Comprada recentementepela Parmalat, o desafio era reavi-var a forte ligação com as consu-midoras, maximizando a verba,que não era grande.

"Após adquirir a marca Glória,promovemos uma pesquisa e cons-tamos toda a força da ligação entre ela e o ambiente familiar. A cam-panha tinha como finalidade res-gatar estas lembranças tão positi-vas", diz Erik Volavicius, um dosresponsáveis pela gerência damarca, junto com Renata Ferraz.

A proposta ousada, formula-da pela Chiesa & Associados, foibasear todo o relançamento de

Glória em uma ação de mer-chandising com concurso dereceitas em Mais Você, o progra-ma diário comandado por AnaMaria Braga nas manhãs daGlobo. "A promoção bolada pelaChiesa conseguiu juntar as duaspontas: ao mesmo tempo em queexpunha toda a linha de produ-tos Glória e seus diferenciais, rea-vivava suas ligações com as con-sumidoras", diz Erik.

A promoção consistia numconcurso de receitas de pratos queusassem os produtos da linhaGlória. Foram recebidas quase 5mil receitas, examinadas uma auma pelo Grupo de Culinária daParmalat. A vencedora foi a So-bremesa Brasil, uma interessantemistura de sabores brasileiros. "Omelhor foi ter conseguido a par-ceria de Ana Maria e da Globo",diz Carlos Chiesa, sócio da agên-cia. "Creio que a maioria das pes-soas sequer percebeu que se trata-va de merchandising, tal o en-volvimento e integração da açãono programa".

Nas gôndolas dos supermer-cados, os resultados da promoçãotambém foram considerados ex-celentes, com crescimento expres-sivo das vendas a partir do mo-mento em que o concurso co-meçou a ser divulgado. "A inte-gração foi o segredo da ação. Oendosso e simpatia de Ana Mariaforam fundamentais", diz Erik.

GLÓRIA

Revivendo uma marcaforte e querida

A partir da direita, Chiesa,Renata e Erik

bipi i bp p

Page 4: Bip 476 - Agosto/03

AGO2003 4

bipi i bp p AÇÃO GLOBAL

Para promover a cidadania

O Ação Global, um projeto daRede Globo em parceria com oSesi, ONGs, sindicatos, empresase governo, é uma festa cívica paraas comunidades carentes dasgrandes cidades brasileiras.

Acontece uma vez por ano econsiste em um mutirão de ser-viços integrados que tem comoobjetivo a promoção e o fortale-cimento da cidadania.

Durante um dia inteiro, osparceiros do Projeto Ação Globalsomam esforços em eventos queoferecem desde emissão de docu-mentos, assistência médica pre-ventiva, assistência jurídica eorientação sobre nutrição, atéatividades de lazer. Nos últimossete anos, mais de 750 mil docu-mentos foram emitidos e só nosúltimos quatro anos mais de 6milhões de pessoas foram atendi-das nesta ação social.

Em 2003 o evento será rea-lizado no dia 27 de setembro eterá como metas envolver diver-sos segmentos da sociedade eatingir milhões de pessoas emtodo o Brasil. O tema principal aser desenvolvido é o da alfabetiza-ção, em parceria com o Ministérioda Educação.

No Ação Global 2003, alémdas atividades que são tradi-cionalmente desenvolvidas, tam-bém serão disponibilizadosespaços para balcões do programade Primeiro Emprego e paradoações ao Fome Zero.

Em 2002 o tema da AçãoGlobal foi "Brasil com Nome eSobrenome", chamando a atençãopara a questão da cidadania, quecomeça com a posse de documen-tos de identificação. Os resultadosforam notáveis: 1,2 milhão deatendimentos em 23 estadosbrasileiros.

Está disponível uma CotaNacional de Patrocínio para oAção Global 2003. Após a suacomercialização, será disponi-bilizada uma Cota Local dePatrocínio.

RESULTADOS

ONZE ANOS DEPOIS DO SEULANÇAMENTO, ESTA É A

PRIMEIRA VEZ QUE É APRESENTADO AO MERCADO

UM PLANO DE PATROCÍNIO DO AÇÃO GLOBAL.

COM COBERTURA EM TODO OPAÍS, REPRESENTA UMA

EXCELENTE OPORTUNIDADEPARA ANUNCIANTES DE TODOS

OS SETORES

Page 5: Bip 476 - Agosto/03

AGO20035

PRÉ PLANO DE COMERCIALIZAÇÃO

QUANT DESCRIÇÃO UNIT. TOTAL

LANÇAMENTOJORNAL NACIONAL 1 VINHETA DE BLOCO 1 1SEGUNDA-FEIRA - DIA 22/09/2003 1 COMERCIAL DE 30” 1 1

RESULTADOSRESULTADOS ALCANÇADOS 20 CHAMADA (NET) 1 20DE 23 À 26/09/03

CHAMADAS DE PÚBLICO/COMPARECIMENTOCHAMADAS DE PÚBLICO 20 CHAMADA (LOCAL) 1 20DE 23 À 26/09/03

FLASHESFLASHES NACIONAIS 5 VINHETA DE ENCERRAMENTO 1 5SÁBADO - DIA 27/09/03

ACOMPANHAMENTO JORNALÍSTICOJORNAL DA GLOBO 1 VINHETA DE BLOCO 1 1SEXTA-FEIRA - DIA 26/09/03 1 COMERCIAL DE 30” 1 1

PRAÇA TV 1ª EDIÇÃO (SP1, RJ, BH, REC e DF) 1 VINHETA DE BLOCO 1 1SÁBADO - DIA 27/09/03 1 COMERCIAL DE 30” I 1

JORNAL HOJE 1 VINHETA DE BLOCO 1 1SÁBADO - DIA 27/09/03 1 COMERCIAL DE 30” 1 1

PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO (SP1, RJ, BH, REC e DF) 1 VINHETA DE BLOCO 1 1SÁBADO - DIA 27/09/03 1 COMERCIAL DE 30” 1 1

JORNAL NACIONAL 2 VINHETAS DE BLOCO 1 2SEXTA E SÁBADO - DIAS 26 E 27/09/03 2 COMERCIAIS DE 30” 1 2

FANTÁSTICO 1 VINHETA DE BLOCO 1 1DOMINGO - DIA 28/09/02 1 COMERCIAL DE 30” 1 1

TOTAL DE INSERÇÕES 61

TOTAL DE

INSERÇÕES

61

bipi i bp p

Page 6: Bip 476 - Agosto/03

AGO2003 6

bipi i bp p TARP

Mais precisão e efica sua campanha puVocê não precisa falar com toda a população para divulgar seus produtos e serviços; precisa falar com segmentos homogêneos d

O GRP domiciliar, abreviaçãode Gross Rating Point, é umatradicional e confiável ferramentade planejamento de mídia. Masnão há dúvida de que com o Tarp,Target Audience Rating Point, háum ganho extraordinário de pre-cisão da informação para o plane-jamento de mídia.

Com o GRP domiciliar (asoma pura e simples das audiên-cias dos programas onde vocêinseriu seu comercial) sabe-sequantos domicílios viram o seucomercial mas não quantas pes-soas você realmente quer atingir.

Sim, porque você, salvo rarasexceções, não precisa falar comtoda a população para divulgarseus produtos e serviços. Precisafalar para segmentos homogê-neos, por exemplo, mulheres adul-tas ou pessoas com maior oumenor poder aquisitivo. Você cer-tamente conhece o seu consumi-dor por pesquisas ou pela suaexperiência e pode estabelecer operfil dele com detalhes, quantosanos tem, qual é o seu poderaquisitivo e onde mora.

É exatamente para isso que seutiliza o Tarp. A medida indica a

audiência que o programa ondevocê inseriu o seu comercial tevejunto a um target específico. OIbope disponibiliza hoje em suaspesquisas de audiência de TVmais de cinquenta targets especí-ficos de público. E para todos osprogramas da TV brasileira, oIbope pode estabelecer comexatidão a audiência alcançadapor eles junto a cada um destestargets.

AGUARDE

VEJA NAS PRÓXIMASEDIÇÕES DO BIP

UM AMPLO ESTUDO SOBRE AS VÁRIAS FORMAS

DE PLANEJAR SEUSINVESTIMENTOS NA

GLOBO USANDO O TARP.

Page 7: Bip 476 - Agosto/03

bipi i bp p

AGO20037

ciência para ublicitária

de público

A GLOBO E O TARP

Quando você analisa a pro-gramação de TV pela ótica doTarp, descobre que a liderançade audiência da Globo é aindamais expressiva.

Considerando o caso do tar-get ambos os sexos, das classesAB com quatro anos de idade emais, dos trinta programas demaior audiência junto a este tar-get no mês de junho, 27 são daRede Globo. O mais bem coloca-do da concorrência aparece ape-nas na 23ª posição.

Assim, quando se soma aaudiência no target destes trintaprogramas, chega-se a uma pre-dominância de 94% da Globoante 6% das demais emissoras. Seo ranking cobrisse apenas osvinte programas líderes deaudiência, a liderança da Globochegaria a 100%.

Tarp na Globo e das demais emissorassomadas

TARGET GLOBO SOMAS DAS DEMAIS EMISSORAS

AMBOS OS SEXOS, 94% 6%

AB, 4 ANOS E MAIS

AMBOS OS SEXOS, 87% 13%

CDE, 4 ANOS E MAIS

MULHERES,ABCDE, 89% 11%

18 ANOS E MAIS

HOMENS,ABCDE, 92% 8%

18 ANOS E MAIS

DONAS-DE-CASA,ABCDE, 88% 12%

COM FILHOS DE 2 A 14 ANOS

DONAS-DE-CASA,ABCDE, 92% 8%

SEM FILHOS DE 2 A 14 ANOS

Fonte: Ibope Telereport junho de 2003, sem considerar eventos esportivos

Page 8: Bip 476 - Agosto/03

AGO2003 8

bipi i bp p SESSÃO DA TARDE

Na Globo, o horárionobre começa à tarde

Há mais de vinte anos, a Ses-são da Tarde coleciona médias deaudiência e share que, frequen-temente, superam os melhoresresultados de programas notur-nos da concorrência.

Durante o primeiro semestrede 2003, entre as maiores audiên-cias da Sessão da Tarde em SãoPaulo, Rio e Brasília, destacam-se

“Jesus” (34 pontos em DF), “Bar-bie como Rapunzel” (24 pontosem SP, 29 no RJ e 31 em DF),“UmNinja da Pesada (36 pontos noRJ) e “As Namoradas do Papai”(28 pontos em SP).

Consulte o atendimento daGlobo e saiba mais sobre Sessãoda Tarde, que tem uma cota depatrocínio local.

Mercado Nacional

19

47%

17%

15%

16%15%

37%24%

38%

38%audiência

share

4/11 anos

12/17 anos

18/24 anos

25/49 anos

50+ anos

Classes AB

Classe C

Classes DE

Mercado SP1

18

40%

audiência

share

16%

38%

16%16%

14%

42%

31% 27%

4/11 anos

12/17 anos

18/24 anos

25/49 anos

50+ anos

Classes AB

Classe C

Classes DE

Fonte: Ibope Telereport

Page 9: Bip 476 - Agosto/03

AGO20039

CHOCOLATE COM PIMENTA

Às 18h, uma novela diferente

Ao contrário do que se esperade uma novela, Chocolate comPimenta conta uma história de...desamor.

Ana (Mariana Ximenes) eDanilo (Murilo Benício) vivem

um conturbado ro-mance que acaba cheiode mágoas e ressenti-mentos. A partir daí,não querem mais saberum do outro. Os vilões(o prefeito, o ban-queiro e o delegado dapequena cidade ondetudo se passa) vãofazer o possível paraque fiquem juntos.Não por romantismoou por desejar quesejam "felizes para

sempre", mas apenas por inte-resses materiais.

Escrita por Walcyr Carrasco(autor de O Cravo e a Rosa), apróxima novela das 18h da Globotem direção de Jorge Fernando eserá uma deliciosa comédiaromântica, cuja trama tem duasfases e se passa nos anos 1920, napequena cidade de Ventura. Cho-

colate com Pimenta promete tra-zer de volta a ingenuidade e a ale-gria que tanto agradam à audiên-cia do horário.

ABRINDO O HORÁRIO NOBRE

Na hora da Novela das 18h,cerca de 24,7 milhões de domicí-lios com TV estão com os apare-lhos ligados: é o início do horárionobre. Mais da metade desseslares (54%) está com a TV sin-tonizada na Globo — são 19,7milhões de telespectadores comperfil de consumo especialmenteatraente.

Consulte o Atendimento Co-mercial da Rede Globo e conheçamais detalhes sobre o perfil dopúblico da Novela das 18h e todosos produtos do seu portfóliocomercial: comerciais nacionais elocais, merchandising, internet,Globo Internacional e licencia-mento.

A Novela das 18h tem umacota de patrocínio local, comabertura e encerramento caracte-rizados.

bipi i bp p

Page 10: Bip 476 - Agosto/03

AGO2003 10

bipi i bp p BRASÍLIA MUSIC FESTIVAL 2003

A capitalda música

No final de setembro, Brasíliaserá a capital nacional da músicacom a realização do Brasília MusicFestival 2003, que acontecerá nosdias 25, 26 e 27 de setembro, noAutódromo Internacional deBrasília. No domin-go, dia 28 de setem-bro, a Rede Globoexibirá, para todo oBrasil, um com-pacto do Festival,após o Fantástico.

Para receberentre 200 e 300 milpessoas, o BrasíliaMusic Festival con-tará com uma es-trutura comparávela dos maiores festi-vais de música domundo. São 250 mil m2 de área,com 800 mil watts de luz e 250 milwatts de som.

No palco principal se apre-

sentarão seis bandas internacio-nais e seis nacionais. Já têm pre-sença confirmada, Alanis Moris-sette, Simply Red, Pretenders,Titãs e Charlie Brown Jr.

A infra-estrutura do eventoinclui espaço paraesportes radicais,um shopping cen-ter, dois camarotesde mil lugares cada,seiscentos seguran-ças, estacionamentopara 10 mil veículoscom vigilância per-manente, quatro-centos banheiros euma Tenda de Música Eletrônica,onde seis DJ’s deLondres, Ibiza e

Nova York, além de seis brasileiros,farão shows com o melhor damusica eletrônica. A tenda terácapacidade para 10 mil pessoas.

Page 11: Bip 476 - Agosto/03

AGO200311

BRASÍLIA MUSIC FESTIVAL 2003

QUANT DESCRIÇÃO

ENVOLVIMENTO REDEFANTÁSTICO 1 COMERCIAL DE 30” 28/09

COMPACTO DO SHOW 1 ABERTURA CARACTERIZADA DE 5”28/09 APÓS FANTÁSTICO 2 COMERCIAIS DE 30”

2 VINHETAS DE PASSAGEM DE 5”1 ENCERRAMENTO CARACTERIZADO DE 5”

15 CHAMADAS DE 5”

ENVOLVIMENTO DF, GOIÂNIA E ANÁPOLISCHAMADAS DE PÚBLICO 80 CHAMADAS DE 5” 8 A 27/09

ENVOLVIMENTO DISTRITO FEDERALBLOCOS JORNALÍSTICOS 12 VINHETAS DE BLOCOS DE 5” 15 A 20/09 E 22 A 27/09, NO DFTV1 12 COMERCIAIS DE 30”

ENTRADAS AO VIVO 2 ENCERRAMENTOS DE 5”25 E 26/09,ANTES DO PROGRAMA DO JÔ 2 COMERCIAIS DE 30”

ENTRADAS AO VIVO 1 ENCERRAMENTO DE 5”27/09,ANTES DO SUPERCINE 1 COMERCIAL DE 30”

TOTAL DE

INSERÇÕES

132

Estas ilustrações mostramcomo será o Brasília MusicFestival, que aconteceráem setembro

bipi i bp p

Page 12: Bip 476 - Agosto/03

SIS.COM

Sistema permiteconsultar espaços

Continuação da capa

Trata-se de uma nova e im-portante facilidade que se incor-pora ao Sis.com, que já oferece:

■ envio de mapa de compraapós negociação com atendimen-to comercial;

■ autorização de faturamento;■ acompanhamento do flight;■ solicitação de geração de ma-

terial;■ definição, troca, consulta e

solicitação de devolução de mate-riais de exibição.

Todas as agências já integra-das ao Sis.com poderão acessar anova facilidade sem que seja ne-cessário o cadastramento adi-cional ou a obtenção de novassenhas.

Agências que tenham inte-resse em acessar o Sis.com devemconsultar o atendimento ou a áreade operações comerciais da RedeGlobo de sua cidade.

AGO2003 12

bipi i bp p

Veja abaixo exemplo da tela do novo serviço do Sis.com. Quem fez a consulta gostaria desaber sobre a disponibilidade de espaços nos programas Casseta e Planeta, Jornal da Globo eNovela 20h, nos mercados SP1, Salvador e RS1, no período durante seis dias do mês de julho.Os espaços marcados com um X vermelho indicam a não existência de espaço para inserçãode comerciais.