Blogs Ba

38
Técnicas para a Técnicas para a produção de conteúdo produção de conteúdo de qualidade na de qualidade na internet internet

description

Slides da palestra do prof. Eduardo Sales sobre webwriting, realizado na Livraria Saraiva, no Salvador Shopping.

Transcript of Blogs Ba

Page 1: Blogs Ba

Técnicas para a Técnicas para a produção de conteúdo produção de conteúdo

de qualidade na internet de qualidade na internet

Page 2: Blogs Ba

ApresentaçãoApresentação

Page 3: Blogs Ba

O que é criar? Como se cria?O que é criar? Como se cria?

Não existe receita de bolo, mas as Não existe receita de bolo, mas as sementes para a criatividade são sementes para a criatividade são atiradas ainda na infância e atiradas ainda na infância e juventude.juventude.

““Poder de criação”Poder de criação” e e “espírito “espírito inventivo”inventivo” são um desafio para os são um desafio para os especialistas.especialistas.

Page 4: Blogs Ba

Criadores não aprendem a capacidade Criadores não aprendem a capacidade criativa e sim as técnicas para criativa e sim as técnicas para desenvolvê-la.desenvolvê-la.

A técnica dá embasamento às idéias A técnica dá embasamento às idéias criativas e poderá ser adquirida. Ela criativas e poderá ser adquirida. Ela auxilia na produção, mas seus auxilia na produção, mas seus resultados criativos só se manifestam resultados criativos só se manifestam quando o indivíduo tem inspiração ao quando o indivíduo tem inspiração ao utilizá-la na prática.utilizá-la na prática.

Page 5: Blogs Ba

A capacidade criadora depende não A capacidade criadora depende não apenas de condições inatas do apenas de condições inatas do indivíduo, como também de suas indivíduo, como também de suas experiências e conhecimentos experiências e conhecimentos anteriores acumulados. Além do anteriores acumulados. Além do ambiente sociocultural em que vive.ambiente sociocultural em que vive.

Para que se possa produzir Para que se possa produzir criativamente é indispensável criativamente é indispensável o auxílio de dados existentes em sua o auxílio de dados existentes em sua memória. Eles servem de alimento a memória. Eles servem de alimento a imaginação criadora.imaginação criadora.

Page 6: Blogs Ba

A mente humana tem a capacidade de A mente humana tem a capacidade de reviver imagens armazenadas, associá-reviver imagens armazenadas, associá-las e combiná-las para chegar ao las e combiná-las para chegar ao objetivo final: a criação.objetivo final: a criação.

Quando já se tentou de tudo na busca Quando já se tentou de tudo na busca da solução convém remexer e buscar da solução convém remexer e buscar no inconsciente uma boa idéia que no inconsciente uma boa idéia que pode estar adormecida.pode estar adormecida.

Page 7: Blogs Ba

Percepção Percepção é o ato deé o ato de captar os dados captar os dados que irão alimentar o intelecto:que irão alimentar o intelecto:

1 – Determinar bem o assunto sobre o 1 – Determinar bem o assunto sobre o qual vai escrever.qual vai escrever.

2 – Procurar e pesquisar dados que se 2 – Procurar e pesquisar dados que se refiram a este assunto em jornais, refiram a este assunto em jornais, revistas, internet, TV.revistas, internet, TV.

Page 8: Blogs Ba

3 – Refletir e concentrar o pensamento 3 – Refletir e concentrar o pensamento sobre o assunto que deseja, anotando sobre o assunto que deseja, anotando as idéias que ocorrem. as idéias que ocorrem.

4 – Buscar em sua memória 4 – Buscar em sua memória por lembranças, cheiros, por lembranças, cheiros, imagens que se relacionem imagens que se relacionem com o tema.com o tema.

Page 9: Blogs Ba

Técnicas lingüísticasTécnicas lingüísticas Texto pirâmideTexto pirâmide

Page 10: Blogs Ba

Associação de idéias:Associação de idéias:

1 - Contigüidade ou proximidade de 1 - Contigüidade ou proximidade de elementos.elementos. PNEU / CARRO / VIAGEM / ESTRADAPNEU / CARRO / VIAGEM / ESTRADA

Page 11: Blogs Ba

2 - Semelhança ou superposição de 2 - Semelhança ou superposição de significados. significados. Tartaruga lembra lentidão.Tartaruga lembra lentidão.Fogo lembra destruição.Fogo lembra destruição.

3 - Sucessão ou decorrência de idéias, 3 - Sucessão ou decorrência de idéias, uma após a outra. uma após a outra. NUVENS ESCURAS>CHUVA>CHÃO NUVENS ESCURAS>CHUVA>CHÃO MOLHADO>ACIDENTE DE CARROMOLHADO>ACIDENTE DE CARRO

4 - Contraste ou oposição.4 - Contraste ou oposição.FRIO / CALOR - DIA / NOITE FRIO / CALOR - DIA / NOITE

Page 12: Blogs Ba

Criatividade RedacionalCriatividade Redacional

É a habilidade de produzir algo É a habilidade de produzir algo original e diferente daquilo que já original e diferente daquilo que já existe.existe.

Para ser criativo em redação é Para ser criativo em redação é preciso conhecer e dominar as preciso conhecer e dominar as possibilidades que a língua oferece.possibilidades que a língua oferece.

Page 13: Blogs Ba

Ser criativo não basta se seu texto Ser criativo não basta se seu texto falhar em comunicar.falhar em comunicar.

Se o texto não comunica ele é ineficaz Se o texto não comunica ele é ineficaz e inútil.e inútil.

Um texto fica melhor organizado Um texto fica melhor organizado quando obedece a um planejamento quando obedece a um planejamento previamente estabelecido em previamente estabelecido em um esquema ou esboço.um esquema ou esboço.

Page 14: Blogs Ba

De onde vem as IdéiasDe onde vem as Idéias??

A idéia é um processo mental, fruto da A idéia é um processo mental, fruto da imaginação. Do encadeamento de imaginação. Do encadeamento de idéias surge a criatividade. Idéia e idéias surge a criatividade. Idéia e criatividade são fundamentais para a criatividade são fundamentais para a criação de qualquer obra.criação de qualquer obra.

O primeiro e mais óbvio dos atos do O primeiro e mais óbvio dos atos do entendimento. O engenho para dispor, entendimento. O engenho para dispor, inventar e representar uma coisa. inventar e representar uma coisa.

Page 15: Blogs Ba

O pensamento humano se estrutura em O pensamento humano se estrutura em imagens, é como se tivéssemos uma imagens, é como se tivéssemos uma câmera atrás do olho. câmera atrás do olho.

O escritor/redator tem a capacidade de O escritor/redator tem a capacidade de estar num mesmo ambiente como ator estar num mesmo ambiente como ator e observador, de ver e imaginar ao e observador, de ver e imaginar ao mesmo tempo.mesmo tempo.

Idéias valem ouro, grana, nosso Idéias valem ouro, grana, nosso sustento. Não é vergonha cobrar por sustento. Não é vergonha cobrar por elas.elas.

Page 16: Blogs Ba

O Quadro de IdéiasO Quadro de Idéias

1 – Idéia Selecionada:1 – Idéia Selecionada: vem de nossa vem de nossa memória ou vivência pessoal. É memória ou vivência pessoal. É absolutamente pessoal. Aquilo que é absolutamente pessoal. Aquilo que é mais íntimo é freqüentemente mais mais íntimo é freqüentemente mais universal, uma idéia selecionada com universal, uma idéia selecionada com tratamento adequado pode trazer tratamento adequado pode trazer resultados excelentes.resultados excelentes.

Page 17: Blogs Ba

2 –2 – Idéia Verbalizada:Idéia Verbalizada: surge daquilo surge daquilo que alguém nos conta. Um caso, um que alguém nos conta. Um caso, um comentário, um pedaço de história que comentário, um pedaço de história que ouvimos no ônibus. É uma idéia que ouvimos no ônibus. É uma idéia que nasce de algo que captamos no nasce de algo que captamos no ambiente.ambiente.

Page 18: Blogs Ba
Page 19: Blogs Ba

3 –3 – Idéia Lida:Idéia Lida: é a idéia grátis, aquilo é a idéia grátis, aquilo que achamos num jornal, revista, livro, que achamos num jornal, revista, livro, folheto. Devemos prestar folheto. Devemos prestar muitamuita atenção em noticiários e programas atenção em noticiários e programas informativos para aumentar nosso informativos para aumentar nosso estoque de idéias lidas que podem se estoque de idéias lidas que podem se transformar em trabalho no futuro.transformar em trabalho no futuro.

Page 20: Blogs Ba

4 –4 – Idéia Transformada:Idéia Transformada: uma idéia uma idéia que nasce de uma ficção: um filme, que nasce de uma ficção: um filme, livro, novela, peça de teatro, blog. A livro, novela, peça de teatro, blog. A transformação é a manipulação das transformação é a manipulação das idéias, dos temas e dos tópicos. Idéia idéias, dos temas e dos tópicos. Idéia transformada consiste em utilizar a transformada consiste em utilizar a mesma idéia, mas de outra maneira.mesma idéia, mas de outra maneira.

Um autor amador copia, um autor Um autor amador copia, um autor profissional rouba e transforma.profissional rouba e transforma.

Page 21: Blogs Ba

5 –5 – Idéia Proposta:Idéia Proposta: quando a idéia quando a idéia nos é encomendada, caso da nos é encomendada, caso da propaganda. O segredo é se propaganda. O segredo é se apaixonar por essa nova idéia, apaixonar por essa nova idéia, pesquisando, estudando.pesquisando, estudando.

Page 22: Blogs Ba

6 –6 – Idéia Procurada:Idéia Procurada: Encontramos Encontramos ela após fazer um estudo sobre o que ela após fazer um estudo sobre o que o mercado quer. O que não foi feito o mercado quer. O que não foi feito ainda. A idéia procurada ocupa um ainda. A idéia procurada ocupa um vazio no mercado. Pode ser um tema vazio no mercado. Pode ser um tema ainda não abordado em determinado ainda não abordado em determinado ambiente. Pode se basear também na ambiente. Pode se basear também na procura daquilo que agrada um certo procura daquilo que agrada um certo tipo de público.tipo de público.

Page 23: Blogs Ba

Receita básica para ter idéias:Receita básica para ter idéias:

1 – Concentração1 – Concentração 2 – Inspiração2 – Inspiração 3 – Memória3 – Memória 4 – Talento (capacidade criativa)4 – Talento (capacidade criativa) 5 – Autoconfiança5 – Autoconfiança

Page 24: Blogs Ba

WebwritingWebwritingQuando nasce uma nova mídia, em um Quando nasce uma nova mídia, em um primeiro momento o conteúdo nela primeiro momento o conteúdo nela veiculado é diretamente reaproveitado veiculado é diretamente reaproveitado de outro meio já existente.de outro meio já existente.

Foi para suprir a necessidade de se Foi para suprir a necessidade de se pensar o texto e produzir conteúdo em pensar o texto e produzir conteúdo em sintonia perfeita com o mundo on-line sintonia perfeita com o mundo on-line que surgiu a profissão do que surgiu a profissão do webwriter.webwriter.

Page 25: Blogs Ba

O que é Webwriting?O que é Webwriting?

É um conjunto de técnicas que auxiliam É um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.em ambientes digitais.

Falar em ‘distribuição de conteúdo’ é Falar em ‘distribuição de conteúdo’ é deixar evidente a tarefa mais difícil do deixar evidente a tarefa mais difícil do webwriting: aliar texto, design e webwriting: aliar texto, design e tecnologia, e tratá-los como um tecnologia, e tratá-los como um componente único: a informação.componente único: a informação.

Page 26: Blogs Ba

O texto na rede é solto e descontraído, O texto na rede é solto e descontraído, informal e intimista. Porém, precisa informal e intimista. Porém, precisa disfarçar uma pitada de marketing, para disfarçar uma pitada de marketing, para convencer o internauta a prosseguir com convencer o internauta a prosseguir com a leitura.a leitura.

A qualquer momento o leitor pode ser A qualquer momento o leitor pode ser atraído por algum banner apelativo ou atraído por algum banner apelativo ou efeitos multimídia e ir para bem longe efeitos multimídia e ir para bem longe do texto. Por isso é importante do texto. Por isso é importante cativar a atenção total do cativar a atenção total do internauta.internauta.

Page 27: Blogs Ba

““Quando se tem um espaço Quando se tem um espaço reduzido, escreve-se pouco e reduzido, escreve-se pouco e

objetivamente”.objetivamente”.

Page 28: Blogs Ba

Técnicas de WebwritingTécnicas de Webwriting

Escrever para a web nada mais é que Escrever para a web nada mais é que espelhar a internet em todos os seus espelhar a internet em todos os seus atributos. Lembre-se da velha máxima: atributos. Lembre-se da velha máxima: na rede, nada é definitivo.na rede, nada é definitivo.

O webwriter é o O webwriter é o “anzol”“anzol” da rede, da rede, aquele que tem a isca na ponta aquele que tem a isca na ponta do teclado, prontinha para fisgar do teclado, prontinha para fisgar os internautas.os internautas.

Page 29: Blogs Ba

Regras básicas de persuasão em textos:Regras básicas de persuasão em textos:

Estamos lidando com a Estamos lidando com a credibilidade -credibilidade - jamais utilize jamais utilize artimanhas para ganhar visitação.artimanhas para ganhar visitação.

A verdade é a melhor arma -A verdade é a melhor arma - lide lide com a realidade, por mais que com a realidade, por mais que ela seja sombria. ela seja sombria.

Page 30: Blogs Ba

Use e abuse da emoção -Use e abuse da emoção - o leitor o leitor quer ser seduzido. Não tenha medo de quer ser seduzido. Não tenha medo de ser sentimental demais ser sentimental demais nos textos. Convença nos textos. Convença o internauta de que ele o internauta de que ele não poderia viver sem não poderia viver sem aquela informação.aquela informação.

Page 31: Blogs Ba

Dicas básicas para forçar o visitante Dicas básicas para forçar o visitante a permanecer no site:a permanecer no site:

AtençãoAtenção – trate com a maior – trate com a maior importância a informação que você importância a informação que você está oferecendo. Disponibilize dados está oferecendo. Disponibilize dados completos, não importa a maneira completos, não importa a maneira como irá formatá-los. O leitor bem como irá formatá-los. O leitor bem atendido sempre volta.atendido sempre volta.

Page 32: Blogs Ba

Benefício Benefício – Se um assunto precisar – Se um assunto precisar transpor vários parágrafos/links para transpor vários parágrafos/links para chegar ao ponto crucial, deixe claro chegar ao ponto crucial, deixe claro para o internauta que a espera vale a para o internauta que a espera vale a pena. Faça com que cada passo seja pena. Faça com que cada passo seja visto como essencial para que ele visto como essencial para que ele entenda o assunto como um todo.entenda o assunto como um todo.

Page 33: Blogs Ba

Retorno Retorno – Peça sempre a opinião do – Peça sempre a opinião do leitor. Ele se sentirá lisonjeado e leitor. Ele se sentirá lisonjeado e indispensável e você terá em mãos indispensável e você terá em mãos um feedback precioso sobre a um feedback precioso sobre a eficácia do site.eficácia do site.

Tom Tom – Use sempre um tom simpático – Use sempre um tom simpático ao elaborar seus textos. Muitos ao elaborar seus textos. Muitos webwriters esquecem disso, e aí ser webwriters esquecem disso, e aí ser persuasivo se torna uma missão persuasivo se torna uma missão quase impossível.quase impossível.

Page 34: Blogs Ba

Os três mandamentos do webwriting:Os três mandamentos do webwriting:

ObjetividadeObjetividade – Vá direto ao assunto. O – Vá direto ao assunto. O monitor de um computador não é uma monitor de um computador não é uma página de revista, portanto não há lugar página de revista, portanto não há lugar para uma leitura confortável. A web é para uma leitura confortável. A web é um local onde o internauta procura por um local onde o internauta procura por informações muito específicas. Um texto informações muito específicas. Um texto longo demais corre o sério risco de virar longo demais corre o sério risco de virar lixo virtual. Seja direto e use links para lixo virtual. Seja direto e use links para desenvolver tópicos que você considere desenvolver tópicos que você considere úteis para o visitante.úteis para o visitante.

Page 35: Blogs Ba

Navegabilidade Navegabilidade – O design é – O design é fundamental, mas é o texto que leva o fundamental, mas é o texto que leva o internauta a navegar por um website. internauta a navegar por um website. Faça com que o visitante possa chegar Faça com que o visitante possa chegar rapidamente à informação desejada. rapidamente à informação desejada. Não deixe que ele fique dando voltas à Não deixe que ele fique dando voltas à toa. Não seja prolixo ou pomposo toa. Não seja prolixo ou pomposo quanto à linguagem. quanto à linguagem. Seja claro e direto.Seja claro e direto.

Page 36: Blogs Ba

VisibilidadeVisibilidade – A missão de deixar as – A missão de deixar as informações principais de um website informações principais de um website visíveis está inteiramente nas mãos do visíveis está inteiramente nas mãos do webwriter. Existem diversos recursos webwriter. Existem diversos recursos tecnológicos que ajudam muito na tecnológicos que ajudam muito na construção editorial de uma página, construção editorial de uma página, mas a maestria está em saber usá-los mas a maestria está em saber usá-los cuidadosamente. Lembre-se de que não cuidadosamente. Lembre-se de que não cabe tudo na primeira página.cabe tudo na primeira página.

Page 37: Blogs Ba

Sempre revisem seus Sempre revisem seus textos. Deixe-os textos. Deixe-os

descansar!descansar!

Page 38: Blogs Ba

Organização:Organização: