Boas Festas! Natal Solidário da Vila Sossego 18/12/2012 · UBS ATENDENDO NA VILA- NO BAR DA NELSA!...

4
Um jornal do Projeto Intersossego S? Ano 1 – Número 3 Dezembro de 2011 Programa Saúde Urbana UFRGS Comunidade da Vila Sossego Geneci Friolin Fátima Mazern Lídia Machado Maria da Silva Zila Conceição Adalir Siqueira Nilton Rangel e os organizadores do NATAL SOLIDÁRIO Professores Alzira Lewgoy Maria Ines Azambuja Maurem Ramos Roberta Alvarenga Reis Fga. Brunah Brasil Alunos Bárbara Schmitz Bruno Hoffmeister Iarema Soares Priscila Thomas Sandra Parodia Simone Zucconelli Equipe 1 UBS-HCPA João Kolling Francisco Arsego Margery Zantello Jovina Dornelles Magali Dorneles Colaboraram nesta edição: Um Cartão Postal da Vila Sossego: a árvore de Natal , feita de garrafas pet. Criação do morador Nilton Rangel e confeccionada com a ajuda dos moradores Cristiano, Sandra e Vanusa. Moradoras da Vila Sossego recebem o Grupo Saúde Urbana/Intersossego . Correção: O nome do marido da moradora Izabel Cristina Soares não é José, como saiu na edição nº 2, mas sim João Henrique Pavão. Atenção! Reunião dia 9/01- UFRGS/UBS/ Vila Sossego, às 19 horas no Bar da D. Nelsa. Boas Festas! Natal Solidário da Vila Sossego 18/12/2012 O Antes e Depois do Muro........ A dança dos adolescentes fez até o Papai Noel parar de trabalhar para dar uma olhadinha. Comissão Organizadora do Natal da Vila Sossego: Catiana, Ondina, Nelza, Fátima, Kassandra (com gorro de papai noel), Jovina e Nilton Enfim chegou o momento mais esperado pelas crianças: a entrega dos presentes. Onde você descarta o seu lixo? UBS HCPA Santa Cecília

Transcript of Boas Festas! Natal Solidário da Vila Sossego 18/12/2012 · UBS ATENDENDO NA VILA- NO BAR DA NELSA!...

Um jornal do Projeto Intersossego

S?

Ano 1 – Número 3 Dezembro de 2011

Programa Saúde Urbana UFRGS

Comunidade da Vila Sossego

Geneci Friolin Fátima Mazern Lídia Machado Maria da Silva Zila Conceição Adalir Siqueira

Nilton Rangel e os organizadores do

NATAL SOLIDÁRIO

Professores Alzira Lewgoy

Maria Ines Azambuja Maurem Ramos

Roberta Alvarenga Reis

Fga. Brunah Brasil

Alunos Bárbara Schmitz

Bruno Hoffmeister Iarema Soares

Priscila Thomas Sandra Parodia

Simone Zucconelli

Equipe 1 UBS-HCPA João Kolling

Francisco Arsego Margery Zantello

Jovina Dornelles Magali Dorneles

Colaboraram nesta edição:

Um Cartão Postal da Vila Sossego: a árvore de Natal , feita

de garrafas pet. Criação do morador Nilton Rangel e

confeccionada com a ajuda dos moradores Cristiano, Sandra e

Vanusa.

Moradoras da Vila Sossego recebem o Grupo Saúde Urbana/Intersossego .

Correção: O nome do marido da moradora Izabel Cristina Soares não é José, como saiu na edição nº 2, mas sim João Henrique Pavão.

Atenção! Reunião dia 9/01-UFRGS/UBS/ Vila Sossego, às 19 horas no Bar da D. Nelsa.

Boas Festas! Natal Solidário da Vila Sossego 18/12/2012

O Antes e Depois do Muro........

A dança dos adolescentes fez até o Papai Noel parar de trabalhar para dar uma olhadinha.

Comissão Organizadora do Natal da Vila Sossego: Catiana, Ondina, Nelza, Fátima, Kassandra (com gorro de papai noel), Jovina e

Nilton

Enfim chegou o momento mais esperado pelas crianças: a

entrega dos presentes.

Onde você descarta o

seu lixo?

UBS HCPA

Santa Cecília

Editoriais

Saúde Urbana UFRGS

2011: Um ano de muitos avanços! O ano de 2011 trouxe grandes mudanças à UBS HCPA/Santa Cecília. Foi o ano em que formamos a equipe 1, responsável pela Vila Sossego e por parte do bairro Santana. Com isso, nos aproximamos ainda mais dos moradores e das instituições que fazem parte da comunidade: Educação: nos aproximamos das escolas Apeles Porto Alegre e São Francisco, do Lar São José (creche e SASE) em um projeto em conjunto com psiquiatras infantis do Hospital de Clínicas. Saúde Mental: estamos trabalhando junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Centro e o CAPS especializado em tratar problemas de Álcool e Drogas, na Sede da Cruz Vermelha Internacional. Serviço Social: O grupo do Centro Regional de Assistência Social veio na reunião da comunidade e está cadastrando as famílias que ainda não tem NIS para orientá-los sobre seus direitos. Meio Ambiente: a nova Secretaria Especial de Direitos dos Animais acabou adiando para o próximo ano o mutirão de castração gratuita de cachorros e gatos para o próximo ano. Mas a grande conquista certamente foi à chegada do Grupo de Saúde Urbana da Universidade para trabalhar com a Vila Sossego e com a UBS Santa Cecília. Já temos a 3ª edição do jornal da Vila, além de todas discussões, com o apoio na solução do muro e na busca de soluções definitivas! Parabéns a todos pelo ano de 2011! Certamente o ano de 2012 nos aguarda com muito trabalho e muitas conquistas!

Dr. João Kolling e Equipe 1 da UBS Santa Cecília

Mande sugestões sobre o que gostaria de ler no próximo número, ou colabore você mesmo, sobre um assunto do interesse da Comunidade.

Email para contato [email protected]

Sonho que sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade!

(Raul Seixas) O Natal é a época em que nossos sonhos de solidariedade renascem. O jornal “Saúde, Sossego” ao narrar histórias da Vila Sossego, suas lutas, desafios e sonhos na busca continuada por uma vida melhor, também, quer registrar a história da nossa convivência – comunidade, professores e alunos da UFRGS e profissionais da UBS Santa Cecília – que se iniciou em 2011 em reuniões mensais, nas visitas nas tardes das quintas-feiras e nas festas de São João e de Natal da comunidade. Nesta edição, contagiada pelo espírito natalino, queremos dizer que o sonho dos moradores da Vila não é um sonho que eles sonham sozinhos. Queremos sonhar junto e, como diz o Raul Seixas, ajudar o sonho a ser realidade. A história contada abaixo foi escrita por um escritor português que viveu há muitos anos, e é nossa mensagem de Natal para a Vila Sossego. “Era uma vez um velho agricultor que estava muito doente e então resolveu chamar seus três filhos junto ao seu leito. Mostrou-lhes um feixe com muitas varas bem amarradas e pediu que cada um deles quebrasse todas as varas. O filho mais velho pegou rapidamente o feixe pensando que seria fácil atender ao pedido do pai. Por mais esforço que fizesse, não conseguiu. O segundo filho, tentou, mas também não conseguiu. Chegou a vez do filho mais moço que se orgulhava de ser muito forte. Torceu o feixe, mas as varas continuavam inteiras. Então o pai pediu que lhe dessem o feixe de varas, dizendo que ele, mesmo velho e doente, conseguiria quebrar todas as varas. Logo em seguida desatou o feixe, separou as varas e foi quebrando uma a uma até que não restasse nenhuma inteira. Olhando fixamente para os filhos, o pai disse que enquanto eles estivessem unidos seriam muito fortes para construir um futuro melhor, para realizar seus sonhos, para mudar sua realidade, mas separados, como as varas seriam facilmente vencidos. Para toda a comunidade um Natal de sonhos e um Ano Novo de realizações. Um brinde a todos nós, e em especial aos bolsistas, pela organização integral desta edição. Tim-tim!

Prof. Alzira Lewgoy, Coordenadora do Projeto Intersossego

Prof. Maria Ines Azambuja, Coordenadora do Programa Saúde Urbana

UBS HCPA

Santa Cecília

UBS ATENDENDO NA VILA- NO BAR DA NELSA! Na quarta-feira, dia 14 de dezembro, nossa equipe 1 instalou no Bar da Nelsa e

em mesas na frente do bar um “Posto Avançado”, com vacinas, balanças digitais, réguas de medida de criança e adultos, aparelhos de medir pressão arterial e atendemos mais de 30 pessoas!

Nosso objetivo era buscar as crianças que não vão ao posto. Pessoal, estamos preocupados com as crianças que não tem carteira de vacinas, que não tem o acompanhamento regular.

Até um ano as crianças têm que consultar com médico ou enfermeira todos os meses.

De 1 a 2 anos as crianças devem ir a UBS pelo menos a cada 3 meses. A partir de 2 anos, uma consulta a cada 6 meses pode ser suficiente, se não

houver outros problemas. Mas esse atendimento na Vila não significa que estão faltando consultas! Temos

consultas! Fale com a Jovina ou venha no turno de acolhimento em que o seu médico e enfermeira estão no posto! Veja a tabela na última versão do Jornal! Vamos colocar também no mural da Saúde.

PROJETO OLHAR BRASIL

No mês de novembro, a UBS, em parceria com o NASCA, levou um ônibus de crianças da Escola São Francisco que tinham problema visual para consultar no Hospital Banco de Olhos e ganhar óculos. Ano que vem, vamos fazer também na Escola Apeles Porto Alegre.

Mas se o seu filho ou você tem algum problema visual, consulte no posto que poderemos fazer este teste lá!

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE URBANA

Na primeira semana de novembro, o Dr João da UBS e a Professora Roberta, do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS, foram a Belo Horizonte apresentar os problemas da Vila Sossego e nosso trabalho no grupo de Saúde Urbana em uma Conferência Internacional. Na semana anterior, a professora Roberta recebeu o destaque brasileiro na área de Saúde Coletiva do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

TREINAMENTO EM DENGUE

Toda a equipe da UBS foi preparada para uma possível epidemia de Dengue no verão que está começando. E a Sossego, o que tem a ver com isso?

- O mosquito se reproduz perto de árvores. TEM ÁRVORE PERTO DA SOSSEGO? - A larva precisa de água parada, que se acumula onde há lixo, garrafas, caixas

d’água abertas, vasos com pratinho. TEM ÁGUA PARADA PERTO DA SOSSEGO? Por quê epidemia? Porque quase ninguém ainda teve dengue em Porto Alegre e

somos mais suscetíveis! Por que temos o mosquito da Dengue e desde o ano passado já tivemos poucos casos de Porto Alegre. Pra se espalhar é um toque! Então vamos ler a matéria sobre o lixo no jornal, tirar os pratos debaixo dos vasos ou colocar areia, tampar as caixas d’água e pensar em como resolver nosso problema com o lixo!

Todos os dias há Acolhimento! Na 3ª feira temos consultas pré-marcadas

após as 18 horas para quem trabalha de dia (comprovar)! Não há

atendimento de urgência ou acolhimento nesse horário!

p. 2 p.7

UBS HCPA

Santa Cecília

Unidade Básica de Saúde do HCPA / Santa Cecília Equipe da Estratégia Saúde da Família 1

O acúmulo de lixo em bueiros e ralos em épocas de chuva dificulta o escoamento

da água, causando os conhecidos alagamentos. A Leptospirose aumenta

nesses períodos, pois os alagamentos trazem para mais perto de nós a urina

dos ratos, que é o meio de transmissão da bactéria causadora da doença, a

leptospira. Os sintomas são parecidos com os da gripe, como febre, dor de

cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Apesar de existir tratamento, a

leptospirose é uma doença grave, que pode levar a morte.

p.6 p.3 Programa

Saúde Urbana UFRGS Capitão Sossego !!!

Acad. de Nutrição Sandra M.M. Parodia e Acad. de Jornalismo Iarema Soares

Lixo mal armazenado traz sérias conseqüências a saúde Acad de Medicina Priscila Thomas e Acad de Serviço Social Bárbara Schimitz

Gastroenterites, parasitoses e problemas de pele: o lixo atrai animais domésticos,

como cães e gatos, e também ratos, pombas e baratas. Através deles, bactérias

e vermes entram em contato com as pessoas, causando doenças. Os principais

sintomas da gastro-enterite são vômito e diarréia, podendo levar a desidratação,

principalmente no verão. As parasitoses afetam adultos e criançascausando anemia

e fraqueza. O impetigo é caracterizado por lesões na pele, com aspecto de bolhas grandes, que

podem conter pus. São mais comuns em crianças e aparecem com maior freqüência no verão.

Quando as bolhas se rompem, a pele fica vulnerável à infecções por bactérias existentes no meio

ambiente.

Lixo é tudo aquilo que não nos serve mais, que pode ser jogado fora. Ele pode ser reciclável (se for

separado da maneira adequada) ou não.

Restos de comida, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e remédios devem ser descartados

corretamente, pois podem atrair animais, contaminar o solo e a água, e favorecer o adoecimento.

Além disso, grandes quantidades de lixo restringem o espaço de circulação e lazer das pessoas,

como acontece na comunidade. Nossa maior preocupação em relação ao lixo na Vila Sossego é

seu impacto na saúde dos moradores, por isso, abordaremos um pouco mais esse assunto.

A pior ameaça relacionada ao lixo

hoje é a dengue. A dengue é

causada por um vírus transmitido

às pessoas através de um

mosquito.

Atenção: a doença não passa de

pessoa para pessoa, a não ser

através dos mosquitos! Por isso é

importante erradicar o mosquito e

suas larvas.

O mosquito se reproduz em locais de água parada, como pneus, garrafas e outras coisas geralmente abandonadas como lixo. Os sintomas também se parecem com os da gripe, podendo haver ainda dor no fundo dos olhos, cansaço, fraqueza e dor articular. Sendo uma virose, tende a melhorar em sete dias, entretanto, pessoas que já tiveram a doença antes podem desenvolver um quadro mais sério, com manchas na pele e hemorragia. O verão é a melhor época para a proliferação do mosquito, por isso, é preciso ficar atento! O Aedes aegypti, mosquito vetor da doença, é menor que os mosquitos comuns, possui manchas brancas no corpo e tende a picar mais as pernas, durante o dia. É importante que, em caso de suspeita da doença, não sejam utilizados medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (aspirina, AAS, engov).

Dengue

Portanto, o lixo está pode ocasionar problemas de saúde na Vila Sossego, que podem ser evitados

se houver cuidado com o correto descarte desse material. Se todos, moradores e gestores da

cidade, trabalharem juntos, a comunidade se torna um lugar mais limpo, mais agradável e mais

saudável. Caso alguém apresente algum dos sintomas acima, o ideal é procurar atendimento na

UBS HCPA-Santa Cecília, onde todos os profissionais foram treinados para lidar com essas

situações.

Importante! Não se deve fazer o uso de remédios sem indicação de um profissional da saúde.

Programa Saúde Urbana

UFRGS

PERSONAGENS

perda de significado do conceito de comunidade, é fácil esquecer o sentimento de solidariedade. A moradora Fátima e suas amigas, Lídia e Maria, mostraram que sabem o que é solidariedade... E disseram que, se pudessem, o presente de Natal que gostariam de dar para a Vila Sossego seria a melhoria da infraestrutura e a definição de data para construção dos apartamentos. Para esta esperança de Natal tornar-se realidade falta apenas envolvermos os órgãos responsáveis no mesmo sonho que estamos sonhando juntos agora, moradores, UFRGS e UBS, o de concretizar a mudança esperada há mais de 10 anos por dezenas de famílias.

Em meio a quitutes e risadas, Fátima, Lídia e Maria demonstram solidariedade e apresentam um discurso consciente e consistente.

Programa de Saúde Urbana UFRGS

É Natal! Época de compras, de reunir a família e de desfrutar da companhia das pessoas que estimamos. É tempo também de doação, ação e revitalização de sonhos e de causas que, às vezes, damos como perdidas.

Natal, apreço e ação Acad. Jornalismo Iarema Soares

Era uma casa ampla, com espaço para as plantas (que não eram poucas) e para a cachorrinha Mel. Sentadas na varanda que brindava a todos com um vento refrescante nesses dias escaldantes do verão porto-alegrense, Fátima Nazern (52 anos), Lídia Machado (61 anos) e Maria da Silva (55 anos) conversaram com a UFRGS sobre a Vila Sossego. Fátima, a proprietária da residência, quando indagada sobre o amplo espaço do qual abriria mão com a construção dos apartamentos de 53 m, prevista no projeto de habitação da Vila, afirma: “Claro que seria bom continuar a morar nesta casa, com espaço para minhas plantas, mas é preciso pensar no coletivo. De que adianta eu morar aqui se, ao sair de casa, me deparo com casas em péssima situação que alagam em períodos de chuva?”. O incômodo sentido pela moradora da Vila Sossego evidencia que ainda é possível encontrar solidariedade, respeito e consideração pelo próximo e principalmente esperança de mudança de atitude. Atualmente, em meio a exaltação do consumo, o imperativo do “Eu” e a

Da esquerda para a direita, Maria, Lídia e Fátima.

p. 4

Carta dos bolsistas do Grupo Intersossego Acad. Arquitetura e Urbanismo Bruno Hoffmeister

Completam-se oito meses do Projeto de Extensão Universitária da UFRGS na Vila Sossego (o Intersossego). Apesar de parecer um curto período, apenas suficiente para nos conhecermos nas reuniões mensais e outros eventos, não é. Muitas coisas aconteceram, surgiram ou se modificaram nesse tempo. Embora, talvez, essas transformações não fiquem tão aparentes para os moradores que nos veem com uma frequência um pouco abaixo da necessária ou desejada. Apesar de alguns desdobramentos pessimistas, vemos muitas possibilidades para o otimismo. De um lado há um sistema de gestão de governo que reserva dinheiro para a comunidade, mas muitas vezes não consegue fazer uso dele em tempo hábil, pois parece faltar projeto para tal... Mas a comunidade conseguiu pequenas melhorias por ação do CAR Centro, por exemplo, e há também o trabalho da Equipe 1 da UBS (Unidade Básica de Saúde), bem disposta e coordenada, pronta para estreitar ainda mais as relações com o grupo de extensão da UFRGS e os moradores, em atividades conjuntas. Apesar de não conhecermos todos os moradores da Vila Sossego e de nem todos nos conhecerem, percebemos que os vínculos que criamos estão mais profundos. Embora seja apenas o início de uma relação, temos boas perspectivas e disposição para ela. No trabalho que se estende além dos encontro mensais, às segundas feiras, isso se percebe claramente. Pensamos cada vez mais em ideias que incluem ativamente a comunidade e que nos aproximem dela no ano de 2012. Os bolsistas do “Projeto Intersossego” esperam colaborar para que os moradores da Vila Sossego possam continuar buscando ser independentes, atuantes e auto gestores das suas vontades e ideias para uma vida saudável e satisfatória. Pensamos que a vida já é digna por si só. Mas é ao longo dela que esta dignidade é ampliada, através de conquistas e realizações, com trabalho e envolvimento próprios.

Programa Saúde Urbana UFRGS

Moradoras há mais de 30 anos da Vila Sossego, Zila Conceição (70 anos) e Adalir Siqueira (69 anos) compareceram ao chá promovido pelo grupo Saúde Urbana/Intersossego no último dia 15 de Dezembro na UFRGS. Nossas outras convidadadas, Enedina, Jandira, Marta e Cenira, infelizmente não puderam ir!... Na conversa, muitos assuntos foram abordados. Dona Zila, que trabalhou durante muitos anos sem carteira assinada e é mãe de sete filhos e avó de 40 netos, destacou a importância da escola: “Antigamente, não existia esse auxílio que hoje é dado aos jovens para estudar, hoje, eles ganham material de graça e não querem estudar. Quem dera eu, na minha época, ter tido essa ajuda”. Dona Adalir, a primeira moradora da área que hoje chamamos de Vila Sossego, mãe de dois filhos e avó de quatro netos, contou que a área era propriedade da Família Cordeiro, e afirmou que a força da comunidade é o resultado do querer de seus moradores.

Projeto Intersossego promove chá para as idosas da Vila

Acad. Jornalismo Iarema Soares

Da esquerda para a direita;: Acad. Bruno, Prof. Alzira, D. Adalir e D. Zila

p. 5

Programa Saúde Urbana UFRGS