Bocais e Difusores

9
Universidade Federal de Ouro Preto DECAT- Departamento de Engenharia De Controle e Automação CAT 134-Termodinânima Técnica Profª Maria do Perpétuo Socorro Bocais, Difusores e Restrições Bruno Sardenberg de Castro Lima Daluan Moreno E. Putini Felipe Diniz

Transcript of Bocais e Difusores

Page 1: Bocais e Difusores

Universidade Federal de Ouro PretoDECAT- Departamento de Engenharia De Controle e Automação

CAT 134-Termodinânima TécnicaProfª Maria do Perpétuo Socorro

Bocais, Difusores e RestriçõesBruno Sardenberg de Castro Lima

Daluan Moreno E. PutiniFelipe Diniz

Page 2: Bocais e Difusores

Conceitos :

Bocais :

• São dispositivos que operam e regime permanente .Apresentam um contorno interno para que o escoamento seja suave.

• Não realizam trabalho, pois não possuem parte móvel.• Tanto a variação de energia potencial do escoamento

quanto a transferência de calor são desprezíveis.

Exceção :O bocal de grande porte dos foguetes a combustível líquido.

Page 3: Bocais e Difusores

Difusores :

• Operam, também , em regime permanente.• Seu comportamento é o inverso dos bocais.• A energia cinética na seção de entrada dos difusores é alta e

é baixa na seção de descarga.• A energia potencial e a transferência de calor ,também, são

desprezíveis.

Page 4: Bocais e Difusores

Estrangulamento :

• Ocorre quando um fluido escoa numa linha e subitamente encontra uma restrição na passagem do escoamento.

• Pode ser constituída por : uma placa com um pequeno furo, uma válvula parcialmente aberta ou uma mudança brusca de seção de escoamento.

• O trabalho realizado é nulo.• A energia potencial ,também, não é significativa.• A passagem do fluido pela restrição ocorre tão rapidamente

e em um curto espaço ,que não há tempo suficiente nem uma área grande o bastante para que ocorra transferência de calor significativa.

• Pode ocorrer mudança de fase do fluido.

O estrangulamento é uma queda de pressão à entalpia constante.

Page 5: Bocais e Difusores

Funções :Bocais :São utilizados para gerar escoamento com velocidades altas à custa da expansão do fluido, ou seja, provoca aumento de energia cinética e queda de pressão.

Difusores :Os difusores são utilizados para desacelerar os escoamentos. Assim, torna-se possível aumentar a pressão num escoamento com a redução da velocidade do fluido.

Restrição : São utilizados para que ocorra uma queda brusca na pressão do escoamento sem aumentar significativamente a velocidade do fluido. Diferentemente do bocal ,o qual produz uma aumento da velocidade do escoamento.

Page 6: Bocais e Difusores

Aplicações :

Na prática, os bocais são construídos para várias finalidades:a) Combate a incêndios;b) Operações de limpeza;c) Serviços de construção;d) Aplicações agrícolas;e) Tratamento de água;f) Máquinas hidráulicas etc.

Page 7: Bocais e Difusores

O difusor, no campo automobilístico é um elemento responsável pela difusão aerodinâmica que ocorre com o carro em alta velocidade. Geralmente localiza-se abaixo do carro, e tem como principal objetivo, conduzir o ar de forma a não causar grandes choques com a estrutura, proporcionando mais performance e estabilidade.

Aplicações :

Page 8: Bocais e Difusores

Aplicações :

O líquido refrigerante passa por uma válvula de expansão - onde a sua pressão decai abruptamente - causando a sua evaporação parcial e a auto refrigeração de, normalmente, menos de metade do líquido. Daí, resulta uma mistura de líquido e vapor a uma temperatura e pressão inferiores. A mistura líquido-vapor fria desloca-se então através da serpentina do evaporador e evapora-se completamente, arrefecendo o ar que a atravessa, o qual é impulsionado através da serpentina por um ventilador. O vapor refrigerante resultante volta então ao compressor para completar o ciclo termodinâmico.

Page 9: Bocais e Difusores

Bibliografia :

• http://arquivos.unama.br/nead/graduacao/ccet/engenharia_civil/3semestre/fenomenos_transporte/html/unidade2/aula1/aula1.pdf

• Termodinâmica / Merle C. Potter, Elaine P. Scott ; tradução: Alexandre Arcanjo, Helena Bononi, Suely Sonoe Murai Cuccio ; revisão técnica: Sérgio Nascimento Bordalo.Termodinamica,São Paulo : Thomson, 2006.

• Fundamentos da termodinamica classica / Gordon J. Van Wylen, Richard E. Sonntag ; traducao: Guido Picciotti ... [et al.]. -Sao Paulo: E. Blucher, 1976.